Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria de Lurdes Marquês Serrazina
Nomes de citação
- Serrazina, Lurdes
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D91D-9562-DA46
- ORCID iD
- 0000-0003-3781-8108
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1993 - 1998
Concluído
|
Mathematics Education (Doutoramento)
University of London, Reino Unido
"Teachers' professional development in a period of raical change in primary mathematics education in Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
sem classificação |
1983 - 1984
Concluído
|
Mathematics Education (Mestrado)
Boston University, Estados Unidos
"Conservation of Number, Seriation and Classification Abilities of Urban Portuguese Children at First and Second Year of Primary
School" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
sem classificação |
1966 - 1972
Concluído
|
Matemática (Licenciatura)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/09/01 - 2012/07/31 | Professor Associado Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal |
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal | ||
2000/10/01 - 2012/07/30 | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1988/09 - 1999/12 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1987/09 - 1988/01 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/03 - 2012/01 | Vice-Presidente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2005/06 - 2011/09 | Coordenadora do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.ºCiclos doEnsino Básico | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério de Educação, Portugal | ||
2004/01/01 - 2009/12/31 | Presidente do Conselho Directivo ESE | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/09 - Atual | investigadora na UIDEF - Unidade de Investigação e desenvolvimento em educação e formação) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2000/09 - 2010/08 | investigadora (Colaboradora no Centro de Investigação em Educação e Formação) | Universidade de Lisboa, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal | ||
1975/10 - 1987/09 | Professora do 1.º grupo do ensino secundário (Professora) | Ministério da Educação, Portugal |
1974/10 - 1975/09 | Professora estagiária (Professora estagiária) | Ministério da Educação, Portugal |
1971/10 - 1974/01 | professora proviória 4.º grupo (Professora) | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/03/01 - Atual | Raciocínio Matemático e Formação de Professores (Reason)
PTDC/CED-EDG/28022/2017
Investigador
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/12 - 2022/04 | RED Recursos Digitais Matemática
POCH-04-5267-FSE-000124
Responsável pela Equipa Pedagógica
Direção-Geral de educação, Portugal
|
Em curso
|
2016/11/02 - 2018/07/31 | Flexibilidade de cálculo e raciocínio quantitativo,
IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação, Portugal
|
Concluído
|
2009/01 - 2011/01 | Qualificação de professores em países lusófonos
9-ACP-RPR-118#28
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde Universidade Pedagogica, Moçambique Instituto Superior Politécnico de S. Tomé e Príncipe, São Tomé e Príncipe Universidade Nacional de Timor Lorosae, Timor - Leste |
Concluído
|
2005/01 - 2007/12 | Desenvolvendo o sentido do número: perspetivas e exigências curriculares
POCI/CED/59680/2004
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal Instituto Politécnico de Leiria, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001/01 - 2004/01 | Professores do ensino básic e competências em Matemática
POCTI/CED/355442000
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2002/01 - 2003/01 | Sentido de número e competências de cálculo
IIE-10-02
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
|
2000/01 - 2001/12 | Desenvolvimento profissional de professores em início de carreira e ensino da Matemática
IE2000
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto de Inovação Educacional
Concluído
|
1994/01 - 1996/01 | Aprendizagens em Matemática: um estudo sobre construção de conceitos
PCSH/C/CED/57/93
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
1992/01 - 1994/01 | Utilização de materiais na resolução de problemas
PCED/C/DCI/8/91
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Manual |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/07 | Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridade | Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
|
2019/07 | Processos de raciocínio matemático evidenciados por alunos de 3º ano de escolaridade na realização de uma sequência de tarefas | Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
|
2019/07 | Envolver os alunos em processos de raciocínio: As ações do professor | III Congresso Internacional Envolvimento dos alunos na escola
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2019/02 | Teachers’ actions in classroom and the development of quantitative reasoning | CERME 11 - Eleventh Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Utrecht, Países Baixos)
|
2019/02 | Dealing with quantitative difference: A study with second graders | CERME 11 - Eleventh Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Lisboa, Países Baixos)
|
2019/02 | A learning path for rational numbers through different representations | CERME 11 - Eleventh Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Utrecht, Países Baixos)
|
2018/07 | THE TEACHER’S ROLE IN WHOLE CLASS DISCUSSION iN DEVELOPiNg the QUANTITATIVE REASONING | PME 42 - 42nd Psychological Mathematics Education
International Group for the Psychology of Mathematics Education (Umea, Suécia)
|
2017/02 | Te role of representations in promoting the quantitative reasoning | CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Dublin, Irlanda)
|
2017/02 | Fostering rational numbers understanding through percentage. | CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Dublin, Irlanda)
|
2017/02 | Models' use and adaptation aiming at conceptual understanding of decimal numbers | CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Dublin, Irlanda)
|
2015/02 | A socially built understanding of rational numbers. | CERME 9 - Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Praga, República Checa)
|
2015/02 | Additive adaptive thinking in 1st and 2nd grades pupils | CERME 9 - Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Praga, República Checa)
|
2015/02 | Six year old pupils' intuitive knowledge about triangles. | CERME 9 - Ninth Congress of the European Society for Research in Mathematics
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Praga, República Checa)
|
2013/02 | MENTAL COMPUTATION STRATEGIES IN SUBTRACTION PROBLEM SOLVING | CERME 8 - Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education (Ankara, Turquia)
|
2010 | Materiais para o ensino da Geometria - Brochura de apoio ao Programa de Matemática do Ensino Básico | Profmat2010
APM (Aveiro, Portugal)
|
2010 | Metas de aprendizagem em matemática para o ensino básico | ProfMat2010
APM (Aveiro, Portugal)
|
2009 | Como estamos de formação contínua? Balanço e perspetivas para o futuro | ProfMat2009
APM (Viana do Castelo, Portugal)
|
2008 | O novo programa de Matemática para o 1º e 2º ciclos: oportunidades de mudança | ProfMat2008
APM (Elvas, Portugal)
|
2008 | Formação contínua para professores de Matemática: o que já aprendemos? Que desafios enfrentamos? | ProfMat2008
APM (Elvas, Portugal)
|
2005 | Que formação matemática na formação inicial de professores? | ProfMat2005
Associação de Professores de Matemática (Évora, Portugal)
|
2004 | Provas de aferição para que serviram (em)? | ProfMat2004
APM (Covilhã, Portugal)
|
2003 | Sentido de número e competências de cálculo | ProfMat2003
APM (Santarém, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2016 - Atual | Flexibilidade em cálculo mental na adição e subtração,¿ numa perspetiva de sentido de número nos primeiros anos de escolaridade
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 - Atual | Flexibilidade de cálculo mental da multiplicação e divisão numa perspetiva do sentido de número
Orientador
|
Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 - Atual | Classificação de figuras no plano: uma experiência de ensino no 1.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - Atual | Práticas letivas dos professores: o ensino da Medida – um trabalho no 1.º ciclo do ensino
Orientador
|
Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - Atual | Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática na implementação do Programa de Matemática do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - Atual | Estratégias de cálculo em problemas de mutiplicação e divisão
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2011 - Atual | Práticas de ensino de futuros professores em geometria
Orientador
|
Educação Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 - Atual | Visualização espacial
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2011 - Atual | O Desenvolvimento do pensamento geométrico num segundo ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2011/09/09 - 2019/10/15 | Tarefas de sala de aula: Práticas letivas de alunos no 3º ano com representações matemáticas
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014/09/03 - 2018/10/15 | A compreensão de números racionais: o papel da representação decimal
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
|
2013/09/15 - 2018/07/21 | A aprendizagem comparticipada dos números racionais através de percentagens
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2017 | O desenvolvimento do raciocínio com tarefas de regularidades e sequências
Orientador
|
|
2016 - 2017 | Cálculo mental na resolução de problemas de multiplicação: Um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade
Coorientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 - 2016 | O ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo com o 4.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2014 | Os conceitos dos alunos de 2.º e 4.º anos sobre triângulos e definições que utilizam
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2014 | Figuras bidimensionais Um estudo no 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2014 | A divisão no 4.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2013 | Atividades de investigação em Geometria: uma experiência no 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2011 - 2012 | Contributos de ambientes de geometria dinâmica (Geogebra) e do geoplano na compreensão das propriedades e relações entre
quadriláteros
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2012 | O desenvolvimento do conceito de área: um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2012 | O desenvolvimento do sentido de número num contexto de resolução de problemas de adição e subtracção no 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Universidade de Lisboa (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2012 | Comunicação no ensino-aprendizagem da Matemática. Práticas no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Didática da Matemática (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2011 | O cálculo mental na resolução de Problemas: Um estudo no 1º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2010 - 2010 | A geometria na formação inicial de professores
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2010 | Conceito de volume: uma experiência no 6.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2009 - 2009 | A Matemática entre Jardim de Infância e 1.º ciclo: Trabalho colaborativo entre professores
Coorientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2008 - 2008 | O pensamento geométrico no 1.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 - 2007 | Supervisão em Matemática - perspectivas e envolvimento dos professores do 1.º ciclo nas actividades matemáticas de natureza
investigativa no âmbito da Geometria
Orientador
|
Supervisão (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
|
2007 - 2007 | O desenvolvimento dos conceitos de área e de perímetro: um estudo no 3.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 - 2007 | O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais
do Ensino Fundamental, tendo como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem de frações
Coorientador
|
Educação Matemática (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2006 - 2006 | A Matemática na sala amarela: contributo de um trabalho colaborativo para a valorização da prática educativa de uma Educadora
de Infância no domínio da Matemática
Orientador
|
Supervisão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2006 - 2006 | Concepções docentes sobre o conceito de continuidade nas práticas didácticas da Matemática na transição do 1.º para o 2.º
ciclo do ensino básico
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2006 - 2006 | Desenvolvimento proffssional de professores do 1.º ciclo num contexto dum programa de formação contínua em Matemática
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2005 - 2005 | Como lidam os professores do 1.º cilo com o currículo prescrito na matemática e qual o papel medador dos manuais nesse processo
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2005 - 2005 | A resolução de problemas e o desenvolvimento da comunicação matemática um estudo de caso no 4.º ano de escolaridade
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2005 - 2005 | O ambiente de sala de aula e construção de significados matemáticos no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2005 - 2005 | Relevância da formação inicial em Matemática nas concepções e práticas dos professores do 1.º ciclo: dois estudos de caso
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2005 | Papel das representações na construção da compreensão matemática dos alunos do 1.º ciclo
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2004 - 2004 | As actividades matemáticas de natureza investigativa nos primeiros anos de escolaridade - perspectivas e envolvimento dos
alunos
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2001 - 2004 | Gestão do currículo de Matemática no 1.º ciclo
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2001 - 2003 | A Matemática na hora do conto
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2001 - 2003 | A multiplicação e a divisão em alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2001 - 2003 | Actividades investigativas na aprendizagem da Matemática no 1.º ciclo
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2000 - 2002 | Orientar e colaborar para melhor ensinar: três estudos de caso
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2000 - 2002 | Caracterização do sentido de número: estudos de caso com alunos do 8.º ano de escolaridade
Orientador
|
Ensino da Matemática (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2000 - 2002 | O papel da calculadora na resolução de problemas: um estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998 - 2000 | O desenvolvimento profissional dos proofessores do 1.º ciclo e as suas práticas de sala de aula
Orientador
|
Educação Matemática (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/10/17 - 2018/12/31 | Membro da Comissão Científica do EIEM 2018, realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra subordinado
ao tema "A aula de matemática" (2018/11/17 - 2018/11/18)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2015 - 2015 | Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
|
2011 - 2011 | PROFMAT2011
Encontro (Outra)
|
|
2011 - 2011 | Escola e Comunidade
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
|
2010 - 2010 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2010
Encontro (Outra)
|
|
2007 - 2007 | CERME 5 - Fifth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
Congresso (Outra)
|
|
2006 - 2006 | XV Encontro de Investigação em Educação Matemática - Currículo e Desenvolvimento Curricular
Encontro (Outra)
|
|
2006 - 2006 | XVII SIEM, XVII Seminário de Investigação em Educação Matemática
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2005 - 2005 | V CIBEM - Congresso Ibero-americano de educação matemática
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Participantes e FCT, Portugal |
2003 - 2003 | PROFMAT2003
Encontro (Outra)
|
Participantes, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017/02/01 - 2017/02/05 | Participação com apresentação de comunicação: Models’ use and adaptation aiming at conceptual understanding of decimal numbers.
Conferência
|
CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, Turquia
|
2017/02/01 - 2017/02/05 | Participação com apresentação de comunicação: Fostering rational numbers understanding through percentage
Encontro
|
CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Chipre
|
2017/02/01 - 2017/02/05 | Participação com apresentação de comunicação: The role of representations in promoting the quantitative reasoning
Congresso
|
CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, França
|
2016/07/24 - 2016/07/31 | Day number: A Promoter routine of flexibility and conceptual understanding
Congresso
|
ICME 13 - 13th International Congress on Mathematics Education
International Comission on Mathematical Instruction, Alemanha
|
2016/07/24 - 2016/07/31 | Constructing Rational Numbers’ Understandings - A teaching experiment at primary school. 13th International
Congresso
|
ICME 13 - 13th International Congress on Mathematics Education
International Commission on Mathematical Instruction, Alemanha
|
2016/07/24 - 2016/07/31 | Learning rational numbers in the early years: The role of representations and the decimal numbers
Congresso
|
ICME 13 - 13th International Congress on Mathematics Education
International Comission on Mathematical Instruction, Alemanha
|
2016 - 2016 | Desenvolvendo a flexibilidade em rotinas de cálculo.
Seminário
|
Seminério de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2016 - 2016 | RECONHECER ÂNGULOS AGUDOS EM TRIÂNGULOS: UM PROCESSO EXPERIMENTAL COM RECURSO AO “MEDIDOR INFORMAL DE ÂNGULOS
Encontro
|
Encontro de Investigação em Educação Matemática
SPIEM, Portugal
|
2016 - 2016 | Diversidade de recursos como suporte da flexibilidade de cálculo numa turma do 1º ano
Encontro
|
Encontro de Investigação em Educação Matemática
SPIEM, Portugal
|
2015 - 2015 | ADDITIVE ADAPTIVE THINKING IN 1ST AND 2ND GRADES PUPILS
Congresso
|
CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, República Checa
|
2015 - 2015 | SIX YEARS OLD PUPILS INTUITIVE KNOWLEDGE ABOUT TRIANGLES
Congresso
|
CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, República Checa
|
2015 - 2015 | SPATIAL AND GEOMETRIC STRUCTURING - CONTRIBUTIONS FOR A COLLECTIVE CONSTRUCTION
Congresso
|
CERME9 - Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, República Checa
|
2015 - 2015 | Identificar retângulos num conjunto de quadriláteros: que discussão?
Seminário
|
Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2015 - 2015 | Raciocínio quantitative aditivo de alunos de 2.º ano: A importância das representações
Encontro
|
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de nvestigação em Educação Matemática, Portugal
|
2015 - 2015 | A construção do conceito de número racional através de múltiplas representações
Encontro
|
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
|
2015 - 2015 | Desvendadno o mistério da vírgula: As representações dos números decimais numa tarefa de 4.º ano
Encontro
|
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemátics, Portugal
|
2014 - 2014 | In-service teacher education: the importance of classroom supervision.
Congresso
|
ECER 2014 - European Congress of Educational Research
EERA - Eurpean Education Research Association, Portugal
|
2014 - 2014 | Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica
Seminário
|
XXV SIEM _ Seminário de Investigação em Educação Matemática
APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2014 - 2014 | Identificação de figuras no plano por alunos do 1º ano de escolaridade
Seminário
|
XXV SIEM - XXV Seminário de Investigação em Educação Matemátics
APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2014 - 2014 | Cálculo flexível e o raciocínio quantitativo aditivo em alunos dos 1.º e 2.º anos
Seminário
|
XXV SIEM - Seminário de Investigação em Educação Matemática
APM - Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2013 - 2013 | A educação matemática na formação do professor: um novo olhar
Congresso
|
XV Encontro da Sociedade Brasileira da Educação Matemática da Baía
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Baia - Brasil, Brasil
|
2013 - 2013 | Conhecimento matemático do professor. Que desafios?
Seminário
|
Seminário de Lançamento do Programa de Educação Matemática na Baia.
Instituto Anísio Teixeira, Brasil
|
2013 - 2013 | Propriedades e relações entre quadriláteros
Encontro
|
Encontro de Investigação em Educação Matemática 2013
SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
|
2013 - 2013 | Mathematical communication: Teachers' recognition of the singularity of student' knowledge
Congresso
|
CERME 8 - 8 th Congress of European Research in Mathematics Education
ERME - European Society for Research in Mathematics Education, Turquia
|
2013 - 2013 | MENTAL COMPUTATION STRATEGIES IN SUBTRACTION PROBLEM SOLVING
Congresso
|
CERME 8 - Congress of European Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics Education, Turquia
|
2012 - 2012 | O professor e o ensino da Matemática: planificação, reflexão e trabalho colaborativo
Encontro
|
A Matemática nos primeiros anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2012 - 2012 | Porquê desenvolver o sentido do número ao longo do ensino básico?
Congresso
|
ProfMat 2012
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2012 - 2012 | O sentido do número no 1.º ciclo: uma leitura da investigação
Seminário
|
XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2012 - 2012 | O ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: as tarefas e a concretização do currículo de Matemática
Seminário
|
Pesquisas e Práticas em Educação Matemática
Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil
|
2011 - 2011 | As tarefas e a concretização do currículo de Matemática
Conferência
|
Seminário: Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º CEB
Escola Superior de Educação e Comunicação do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
|
2011 - 2011 | Conhecimento matemático para ensinar nos primeiros anos: o papel da reflexão e da planificação na formação de professores
Conferência
|
I Encontro de Matemática nos anos iniciais
Universidade Federal de S. Carlos, S. Paulo, Brasil
|
2011 - 2011 | STRATEGIES AND PROCEDURES: WHAT RELATIONSHIP WITH THE DEVELOPMENT OF NUMBER SENSE OF STUDENTS?
Congresso
|
CERME7 - 7th Congress of European Researchers of Mathematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Polónia
|
2011 - 2011 | CONCEPTIONS AND PRACTICES OF MATHEMATICAL COMMUNICATION
Congresso
|
CERME7 - 7th Conress of european Research on Mathematics education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Polónia
|
2011 - 2011 | ProfMat2011
Congresso
|
ProfMat 2011
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2011 - 2011 | O PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA INVESTIGAÇÃO
Seminário
|
SIEM _ Seminário de Investigaão em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2011 - 2011 | Educação matemática nos anos iniciais
Conferência
|
Encontro do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de São Francisco
Universidade de São Francisco, Brasil
|
2011 - 2011 | A formação matemática do professor dos anos iniciais em Portugal, particularmente na ESE de Lisboa
Conferência
|
DTPP convida
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas, Universidade Federal de São Carlos, Brasil
|
2011 - 2011 | A Formação Inicial e Contínua em matemática para Professores dos Anos Iniciais em Portugal nos últimos 8 anos
Conferência
|
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade deEducação da UNICAMP
Grupo de Pesquisa Prapem (Prática Pedagógica em Matemática) e do GEPFPM (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores
de Matemática, Brasil
|
2010 - 2010 | Metas de aprendizagem em Matemática
Conferência
|
ProfMat2010
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2010 - 2010 | Materiais de apoio ao professor de Matemática: a brochura de Geometria
Conferência
|
ProfMat2010
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2010 - 2010 | Desenvolvimento profissional dos professores das séries iniciais
Conferência
|
Encontro satélite do PME 34
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil
|
2010 - 2010 | Teachers' initial glimpse of mathematics present in pupils' work and reflection with teacher educators about classroom practices:
potential and challenges. Research Forum 5.
Mesa-redonda
|
PME34
Psychological Mathematics Education Group, Brasil
|
2010 - 2010 | Programa de Matemática do Ensino Básico e Metas de Aprendizagem
Conferência
|
Seminário "Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
ESE de Viana de Castelo, Portugal
|
2010 - 2010 | A importância da discussão colectiva no desenvolvimento do sentido de número
Seminário
|
XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2010 - 2010 | O Programa de Formação Contínua em Matemática: contributos para o desenvolvimento profissional de professores
Seminário
|
Seminário Final do Programa de Formação em Matemática para Professores dos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico do Distrito
de Santarém
Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2010 - 2010 | Programa de Matemática do Ensino Básico e Metas de Aprendizagem
Seminário
|
Matemática no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Portugal
|
2010 - 2010 | MATHEMATICS TEACHERS’ LEARNING THROUGH ENGAGEMENT IN ‘RESEARCH PROJECTS’: CHALLENGES, POTENTIAL, CONSTRAINTS, AND EXPERIENCES
Simpósio
|
PME34 - Conference of the International Group for the Pshychlogy of Mathematics Education
International Group for the Pshychlogy of Mathematics Education, Brasil
|
2009 - 2009 | Formação de Professores: Supervisão e Práticas.
Seminário
|
II SIEMAT - II Seminário de Investigação em Educação Matemática
UNIBAN - Universidade Bandeirantes de S. Paulo, Brasil
|
2009 - 2009 | O desenvolvimento do sentido de número no contexto de resoluçãao de problemas de subtracção no 2.º ano de escolaridade
Seminário
|
XX SIEM - XX Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2009 - 2009 | Formação de Professores: Supervisão e Práticas
Seminário
|
II Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil
|
2008 - 2008 | An In-service Teacher Education Programme in Mathematics: Rewards and Challenges
Conferência
|
ICME11
ICMI, México
|
2008 - 2008 | O novo Programa de Matemática para os 1.º e 2.º ciclos: Oportunidade de mudança.
Encontro
|
ProfMat 2008
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2008 - 2008 | To learn mathematics from the beginning
Conferência
|
Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e OCDE, Portugal
|
2007 - 2007 | Future of Mathematics Education in Europe, Primary Education Panel, Number sense development.
Mesa-redonda
|
Future of Mathematics Education in Europe
European Mathematical Society, Portugal
|
2007 - 2007 | CERME 5
Congresso
|
V Congress of European Research in Matehamtics Education
ERME - European Association Research of Mathematics Education, Chipre
|
2007 - 2007 | Constructing multiplication: Different strategies used by pupils
Congresso
|
V CERME - V Congress European Research in Matehamtics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Chipre
|
2007 - 2007 | O reajustamento do Programa do Ensino Básico
Encontro
|
ProfMat 2007
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2006 - 2006 | O desenvolvimento do sentido do número e as competências de cálculo no ensino fundamental : A multiplicação.
Conferência
|
4º EEMAT-RJ - 4ª Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil
|
2006 - 2006 | Constructing multiplication: Can pupils develop ,models for thinking
Conferência
|
30th Conference of the International group for the Psychology of Mathematics
PME, Portugal
|
2006 - 2006 | Números e Álgebra: Desenvolvimento Curricular
Encontro
|
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Secção de Educação Matemática da SPCE, Portugal
|
2006 - 2006 | XV Encontro de Investigação em Educação Matemática
Encontro
|
Encontro de Investigação em Educação Matemática
Secção de Educação Matemática, Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, Portugal
|
2006 - 2006 | XVII SIEM
Seminário
|
XVII SIEM
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2005 - 2005 | CERME4
Congresso
|
IV Congress of European Research of Mathematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Portugal
|
2005 - 2005 | A formação para o ensino da Matemáticva : que perspectivas?
Encontro
|
Encontro internacionaal de homenagem a Paulo Abrantes
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2005 - 2005 | V Congresso Ibero-americano de Educação Matemática
Congresso
|
V CIBEM
Federaçao Ibero-americana de Educação Matemática, Portugal
|
2004 - 2004 | What mathematical and educational competencies should be developed on elementary prospective teachers?
Congresso
|
ICME10 - 10th International Congress of Mathematics Education
ICMI, Dinamarca
|
2003 - 2003 | CERME3
Congresso
|
III Congress of European Research of Mathematics Education
ERME - European Research Association of Mathematics Education, Itália
|
2003 - 2003 | Professionals investigate their own practice
Congresso
|
Third Conference of the European Society for Research in Mathematics Education
ERME, Itália
|
2003 - 2003 | ProfMat2003
Encontro
|
ProfMat2003
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2001 - 2001 | O professor como investigador: Leitura crítica de investigação em Educação Matemática
Seminário
|
SIEM 2001
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
1999 - 1999 | Good Practice
Congresso
|
CERME1 - Congress of European Research in Mathematics Education
European Society for Research in Mathematics in Education, Alemanha
|
1998 - 1998 | Desenvolvimento profissional dos professores: Contributos para reflexão
Seminário
|
IX SIEM
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/12/15 | Práticas de ensino e o desenvolvimento do senso numérico em crianças do 1º ano do ensino fundamental
Arguente principal
|
Marina de Souza Bortolocci (Mestrado)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil
|
2020/07/20 | O ensino-aprendizagem-avaliação da matemática através da resolução de problemas. Intencionalidades, ações e reflexões dos
docentes
Arguente principal
|
Louise dos Santos Lima (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020/04/22 | Estrategias y errores en la medida de la longitud en niños de 4 a 8 años: una propuesta didáctica sobre el uso de la regla
/Four to eigth-year-old children strategies and errors in the measurement of length : A didactic proposal on the use of the
ruler.
Arguente
|
Ariadna Gomezescolar Camino (Doutoramento)
Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
|
2020/01/13 | TAREFAS NA SALA DE AULA: PRÁTICA LETIVA DE PROFESSORES DO 3.º ANO COM REPRESENTAÇÕES MATEMÁTICAS
Orientador
|
Isabel Maria Palmeiro Velez (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/03/28 | A COMPREENSÃO DE NÚMEROS RACIONAIS: O PAPEL DA REPRESENTAÇÃO DECIMAL
Orientador
|
Cristina Maria da Silva Morais (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/03/21 | O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DOS PRIMEIROS ANOS
Arguente principal
|
Lina Maria Amador Brunheira Assunção (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018/12 | A APRENDIZAGEM COMPARTICIPADA DOS NÚMEROS RACIONAIS ATRAVÉS DA PERCENTAGEM
Orientador
|
Helena Gil Monteiro Guerreiro (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2018/02/22 | As possíveis inter-relações da Rede Social - Facebook com alguns conceitos de comunidades de prática no processo de formação
continuada de professores de Matemática”
Arguente principal
|
Maria Angela de Oliveira Oliveira (Doutoramento)
IGCE- Educação Matemática UNESP – Rio Claro, Brasil
|
2017 | Cálculo mental na resolução de problemas de multiplicação: um estudo com alunos do 3.º ano de escolaridade | (Mestrado) |
2017 | O desenvolvimento do raciocínio com tarefas de regularidades e sequências | (Mestrado) |
2017 | Flexibilidade em cálculo mental na adição e subtração numa perspetiva de sentido do número: um estudo nos 1.º e 2.º anos de escolaridade | (Outro) |
2016 | A criatividade matemática no contexto de uma competição de resolução de problemas | (Doutoramento) |
2016 | O Ensino/aprendizagem da divisão com compreensão. Um estudo no 4.º ano de escolaridade | (Mestrado) |
2016 | A resolução de problemas geométricos por crianças de 5 anos | (Mestrado) |
2016 | Práticas de ensino envolvendo a resolução de problemas | (Mestrado) |
2016 | A CRIATIVIDADE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DE UMA COMPETIÇÃO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Arguente principal
|
Nuno Alexandre Rodrigues Amaral (Doutoramento)
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Portugal
|
2015 | A resolução de problemas matemáticos no 4.º ano de escolaridade em contexto de trabalho de grupo | Ana Cristina Caixeirinho da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2015 | A multiplicação e a divisão de números naturais: uma análise de manuais escolares | (Mestrado) |
2014 | A Gestão do currículo no Contexto de um Grupo de Professores de Matemática | Cláudia Cunha Nunes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2014 | A Capacidade de subtizing em crianças de 4 anos | Maria João Ramalho Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2014 | Organização e Tratamento de Dados Recolhidos nas Rotinas das Crianças na sala dos quatro anos | Sandra Cristina Ramalho Cordeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | Miniprojetos Interculturais na Aula de Matemática | Lucília Rita Rocha Teles Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | O geoplano na resolução de tarefas envolvendo os conceitos de área e perímetro: um estudo no 2.º ciclo do ensino básico | Sara Raquel Roque Ventura (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | A exºlicitação do raciocínio na resolução de problemas no 2.º ciclo do ensino básico: contributos para o desenvolvimento das competências orais e escritas | Carla Maneta (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2013 | As representações matemáticas em dois contextos: Portugal e Brasil | Aluska Dias Ramos de Macedo (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2013 | A aprendizagem da multiplicação num contexto de resolução de problemas: um estudo com alunos do 1.º ciclo | Susana Alexandra Alvarez Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 | Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática : práticas no 1º ciclo do ensino básico | António Manuel da Conceição Guerreiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | A aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número : um estudo com alunos do 1.º ciclo | Maria de Fátima Pista Calado Mendes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | O desenvolvimento do sentido de número no âmbito da resolução de problemas de adição e subtração no 2.º ano de escolaridade | Elvira da Graça Ferreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2012 | Formação inicial de Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental: a metemática em questão | Vera Maria Jarcovis Fernandes (Doutoramento)
Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil
|
2012 | O uso de diferentes formas de comunicação em aulas de Matemática do Ensino Fundamental | Bernadete Verónica Schaeffer Hoffman (Mestrado)
Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil
|
2011 | Construcción de conocimiento acerca de la intervención curricular en el aprendizaje de las matemáticas en un entorno virtual | Carolina Rey Mas (Doutoramento)
Universitat d'Alacant, Espanha
|
2011 | Os programas de Matemática do ensino básico de 1990 a 2007 e o processo de implementação do programa de 2007, no 1.º ciclo do ensino básico | Carla Margarida Nunes Alpalhão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2011 | Programas de Matemática do 1.º Ciclo - uma pesquisa histórica desde 25 de Abril de 1974 até 1990 | Ana Rita Guido da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2011 | Histórias com Matemática: Sentido espacial e ideias geométricas | Maria Paula Pereira Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2011 | O cálculo mental na resolução de problemas : um estudo no 1.º ano de escolaridade | Cristina Maria da Silva Morais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2011 | O desenvolvimento profissional de professores do 1º ciclo do ensino básico : contributo da participação num programa de formação contínua em matemática | Maria Cristina do Espírito Santo Martins (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2011 | Se não sabe, porque pergunta? : as perguntas dos alunos e a interpretação de problemas Authors: | Pedro da Cruz Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2011 | Formação | Nuno Jorge Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2010 | El sentido del número: una experiencia de aprendizaje y desarrollo en educación infantil | Marina Rodrigues (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2010 | Formação do Professor do Ensino Fundamental - Ciclo I | Marinês Yole Poloni (Mestrado)
Universidade Banderirante de São Paulo, Brasil
|
2010 | Estratégias para demonstrar o valor da biblioteca escolar e obter colaboração: Um estudo numa Escola Secundária com 3.º Ciclo | Maria do Céu Gomes Dias Rodrigues (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 | Contributos do Associativismo na (Re)Construção da Identidade Profissional dos Professores de Matemática do 2.º Ciclo | Rute Sandra Marçal Ferreira Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2010 | A Noção de Percentagem no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Uma Experiência de Ensino | Maria João Batalha Reis Vieira da Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2009 | O Papel das Representações na Resolução de Problemas de Matemática: um estudo no 1.º ano de escolaridade | Maria Elisa Calado Pinto (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2007 | A comunicação na sala de aula de Matemática: um projecto colaborativo com três professoras do ensino básico | Maria Helena Silva de Sousa Martinho (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2007 | Os problemas de adição e subtracção nos manuais do 2.º ano de Matemática | Maria João Rodrigues da Silva (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2007 | A Internet na sala de aula de Matemática: um estudo de caso no 6.º ano de escolaridade | Luís Pedro Gonçalves Novo Fornelos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Posições e atitudes de professores face às mudanças em educação: um caso no 1.º ciclo | Maria de Lurdes Monteiro Vaz Mendes Teodósio (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
|
2006 | Compreensões de professores das séries iniciais sobre o ensino dos procedimentos envolvidos nos algoritmos convencionais da adição e da subtracção com reagrupamento | Rosana Minitto (Mestrado)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
2005 | Investigar para ensinar Matemática: contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores | José Luís Menezes Correia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2004 | Formação de Professores Polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desse conhecimento | Edda Curi (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2003 | Concepções sobre a Matemática e a actividade matemática | Henrique Manuel Guimarães (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2003 | Conexões matemáticas num contexto de actividades de aplicação, investigação e modelação matemática - um estudo no 2.º ciclo do ensino báasico | Emília de Lurdes Peste Palma Maria (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2003 | Compreensão de conceitos matemáticos avançados - a Matemática no início do superior | António Domingos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2002 | Desarrollo Profesional del Maestro de Primaria Respecto de la Enseñanza de la Matemática. Un Estudo de Caso | Nuria Climent Rodríguez (Doutoramento)
Universidad Huelva, Espanha
|
2002 | Estudos das dificuldades encontradas em 2000 pelos alunos na resolução da Prova de Aferição de Matemática - 4.º ano | Maria José da Cruz Nunes Guerra (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2002 | As Dificuldades dos alunos do 6.º ano na resolução de problemas de Matemática | Ana Paula Marcelino Neto Leitão (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
2001 | O conhecimento e o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática | Manuel Joaquim Félix da Silva Saraiva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2000 | As Práticas Lectivas como Actividade de Resolução de Problemas | Leonor Santos (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2000 | Novas Tecnologias, Cognição e Cultura: Um estudo no primeiro ciclo do ensino básico | Carlos Manuel Nogueira Fino (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2000 | Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ano de Escolaridade: Análise do Ensino e das Aprendizagens em Matemática | Pedro Manuel Baptista Palhares (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
1998 | Significado e Aprendizagem da Matemática Dos problemas de aplicação à produção de metáforas conceptuais | Susana Paula Graça Carreira (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/11/25 - 2019/11/29 | II Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa | Maputo, Moçambique |
2019/11/17 - 2019/11/18 | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2019 | Coimbra |
2019/06/02 - 2019/10/09 | CERME 11 | Utrecht; Holanda |
2019/02/01 - 2019/05/01 | Seminário de Investigação em Educação Matemática 2019 | Castelo Branco |
2016/08/15 - 2017/04/02 | CERME 10 - Tenth Conference of Research in Matematics Education | Dublin, Irlanda |
2015/03/01 - 2016/02/04 | I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa" October 2015. Coimbra | Coimbra |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2015/11/13 - Atual | Da Investigação às Práticas | CIED - Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa |
2011/06/06 - Atual | Revista UNIÓN | FISEM |
2011/06/05 - Atual | BOLEMA | |
2011/06/05 - Atual | RIPEM - International Journal for Research in Mathematics Education | Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM |
2005/05 - Atual | JIEEM - Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática | Kroton |
2005/01 - Atual | ZETEKITÉ - Revista de Educação Matemática (2176-1744.) | Universidade Estadual de Campinas |
2004/06/02 - Atual | Journal of Mathematics Teacher Education (1386-4416) | Springer |
1992 - Atual | Quadrante - Revista de Investigação em Educação Matemática | Associação de Professores de Matemática |
1987/01 - Atual | Educação e Matemática | Associação de Professores de Matemática |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2009 - 2009 | INDICADORES DE EFECTIVIDADE, EFICIÊNCIA, QUALIDADE E EQUIDADE" | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Inspeção-Geral de Educação, Portugal |
2008 - 2008 | INDICADORES DE EFECTIVIDADE, EFICIÊNCIA, QUALIDADE E EQUIDADE" | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Inspeção-Geral de Educação, Portugal |
2007 - 2007 | Formação Contínua de Professores do 1.º ciclo em Matemática | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2006 - 2006 | Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação Instituto Poliécnico de Lisboa, Portugal |
2005 - 2005 | Formação contínua em Matemática para professores do 1.º ciclo do ensino básico | Aperfeiçoamento (Curso médio) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2000/01 - 2004/01 | Fundamentos da Matemática | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2000/01 - 2004/01 | Geometria | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2000/01 - 2004/01 | Didática da Geometria | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2000/01 - 2004/01 | Materiais no Ensino da Matemática | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2000/01 - 2004/01 | Educação Matemática | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1988/10 - 2000/01 | Fundamentos da Matemática | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1988/10 - 2000/01 | Educação Matemática | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1988/10 - 2000/01 | Geometria | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1988/10 - 2000/01 | Didática da Geometria | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
1988/10 - 2000/01 | Materiais no Ensino da Matemática | (Outros) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2012/01 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | Vice-Presidente da Direção desde novembro de 2017 |
1992/01 - Atual | Sociedade Portuguesa de Matemática | |
1988/10/01 - Atual | National Council of Teachers of Mathematics (USA) | Membro |
1986/09 - Atual | Associação de Professores de Matemática | |
2002 - 2015/12/31 | American Educational Research Association (AERA) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2005/06/01 - 2011/07/31 | Coordenadora da Comissão de Acompanhamento do Programa de Formação Contínua de Professores em Matemática para professores
do 1º e 2º ciclos do ensino básico - responsável pela proposta de organização, acompanhamento e desenvolvimento.
Consultor
|
|
2000/07 - 2003/12 | Presidente Conselho Científico
Presidente / Vice-presidente
|
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2012 - Atual | concurso de professor adjunto na área de Educação de Infância | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2012 - Atual | Concurso de professor adjunto na área de Artes Plásticas | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2009 - Atual | Professor adjunto de Matemática na ESE de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2008 - Atual | Professor adjunto de Matemática na ESE de Setúbal | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2008 - Atual | Professor adjunto de Matemática na ESE da Guarda | Instituto Politécnico da Guarda, Portugal |
2008 - Atual | Professor coordenador de Matemática na ESE de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2005 - Atual | Professor Coordenador de Matemática no ISCAL | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2003 - Atual | Professor coordenador de Matemática na ESE de Setúbal | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |