Identification
Personal identification
- Full name
- Marlene Cainelli
Citation names
- Cainelli, Marlene
- Marlene Rosa Cainelli
Author identifiers
- Ciência ID
- E013-CBAD-CAF9
- ORCID iD
- 0000-0002-9709-3834
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com.br/citations?view_op=list_works&hl=pt-BR&user=7N9VjKUAAAA
Telephones
- Mobile phone
-
- 968127694 (Personal)
Addresses
- vereda banda de música 30, 4470-513, moreira da maia, Maia, Portugal (Personal)
Knowledge fields
- Social Sciences - Educational Sciences
Languages
Language | Speaking | Reading | Writing | Listening | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Portuguese (Mother tongue) | |||||
Spanish; Castilian | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) | Intermediate (B1) | Upper intermediate (B2) | Upper intermediate (B2) |
English | Intermediate (B1) | Intermediate (B1) | Elementary (A2) | Intermediate (B1) | Elementary (A2) |
Education
Degree | Classification | |
---|---|---|
2013/01/15 - 2014/01/16
Concluded
|
Pos doutoramento (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
|
1998/02/01 - 2003/04/11
Concluded
|
Doutorado em História Social (Doctor)
Universidade Federal do Paraná, Brazil
"HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIAS DE BRASILEIROS:
História, passado e identidade na memória popular
" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1988/02/02 - 1993/04/02
Concluded
|
Mestrado em História Social (Master)
Major in Mestrado
Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Humanas, Brazil
"Entre a roça e o ditado: a campanha nacional de educação rural - Londrina 1952-1963" (THESIS/DISSERTATION)
|
|
1983/02/01 - 1987/09/12
Concluded
|
Licenciatura em História (Graduado)
Major in Docência
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
Affiliation
Teaching in Higher Education
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
1989/04/11 - 2020/06/01 | Associate Professor (University Teacher) | Universidade Estadual de Londrina, Brazil |
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil |
Others
Category Host institution |
Employer | |
---|---|---|
2019/02/01 - Current | Integrated Investigator | Universidade do Porto, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
Projects
Grant
Designation | Funders | |
---|---|---|
2013/01/15 - 2014/01/16 | Historical education : a study on the form of constitution of historical thinking in history classes.
s/r
Post-doc Fellow
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
|
Contract
Designation | Funders | |
---|---|---|
2019/02/01 - 2021/01/02 | Methodology of teaching an Learning and evaluation in controversial social themes in human sciences and their contribution
to social development
s/r
Researcher
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brazil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluded
|
2017 - 2019 | INDIGENOUS PEOPLE, QUILOMBOLA AND NAPALM: A HISTORY OF THE RIBEIRA VALLEY GUERRILLA
s/r
Researcher
Universidade Federal do Paraná, Brazil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluded
|
2014 - 2019 | Teaching History: A Study on teaching practice and the history narration production by History Teachers in the Basic Education
s/r
Principal investigator
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
Universidade de São Paulo, Brazil Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brazil Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brazil |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
|
2011/01/15 - 2013/01/16 | Historical education: a study on the form of constitution of historical thinking in Brazilian history classes in elementary
school.
s/r
Principal investigator
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
|
Other
Designation | Funders | |
---|---|---|
2009/03/02 - 2012/03/30 | History Education .A Study about history learning in the transitional process to fifth grade of the primary teaching.
s/r
Principal investigator
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluded
|
Outputs
Publications
Book |
|
Book chapter |
|
Edited book |
|
Journal article |
|
Journal issue |
|
Preface / Postscript |
|
Activities
Oral presentation
Presentation title | Event name Host (Event location) |
|
---|---|---|
2021 | A Educação Histórica como possibilidade de mudança teórica e metodológica na forma de ensinar História no Brasil. |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2021 | Formação do pensamento histórico e compreensão do passado: Ensinar e pesquisar em educação histórica. |
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brazil)
|
2021 | O Ensino de História e a Memória Histórica: entre esquecer e lembrar o passado para viver no presente |
Lapeduh- Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brazil)
|
2020/11 | O sentido de aprender e ensinar em tempos complexos: que caminhos escolher? |
Lapeduh- Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brazil)
|
2020 | Os desafios de ensinar temas históricos difíceis dolorosos ou traumáticos | II Colóquio de Educação Histórica
Unicentro (Irati, Brazil)
|
2019/11/21 | Os professores e suas ideias sobre a História e seu ensino na educação básica. |
Lapeduh- Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brazil)
|
2019 | O desafio da formação de professores em tempos de negação da ciência |
Universidade Federal Latino Americana (Foz do Iguaçu, Brazil)
|
2017/08/03 | Os professores e suas ideias sobre a história e seu ensino na Educação Básica. (Brasil- 1998 - 2016) | XVII Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Federal Latino Americana - UNILA (Foz do , Brazil)
|
2017 | O Programa Nacional do Livro Didático de História (PNLD-História) - História para quem? |
Universidade Estadual Paulista (Assis, Brazil)
|
2013 | La constitución del pensamiento histórico de jóvenes estudiantes en Brasil y Portugal: la construcción de explicaciones sobre el pasado a partir de la tomada de decisiones sobre cuestiones históricas, |
Universidade de Barcelona (Barcelona , Spain)
|
Supervision
Thesis Title Role |
Degree Subject (Type) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021 - Current | Sobre a concepção da Educação Histórica: estudo de práticas didáticas dos docentes relacionadas a literacia histórica.
Supervisor
|
Mestrado em História Social (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2021 - Current | História Difícil em quadrinhos: O Diário de Anee Frank e Maus e os conceitos de empatia e significância histórica em aulas
de História.
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação (PhD)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2020 - Current | Wie Kinder Gerne Malen: a busca pela universalização da humanidade no pós-guerra
Supervisor
|
Mestrado em História Social (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2020 - Current | Cultura histórica e aprendizado histórico: perspectivas historiográficas e representações nos livros didáticos sobre à escravização
africana e afro-brasileira (1997-2018).
Supervisor of Erica da Silva Xavier
|
Programa de Pós Graduação em Educação (PhD)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2019 - Current | A FOTOGRAFIA COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A ARTE DO IMIGRANTE HARUO OHARA EM LONDRINA-PR (1927-1999).
Supervisor of Valdir Pimenta
|
Programa de Pós Graduação em Educação (PhD) |
2018 - 2022 | Humanismo e Didática: Contribuições para o ensino-aprendizagem da História
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação (PhD)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2019/03 - 2021 | Mas afinal, o que é História?" A consciencia histórica de estudantes da EJA em Apucarana - Paraná- Brasil
Supervisor of João Augusto Mantin Nantes dos Santos
|
Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado e Doutorado (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2019 - 2021 | TUDO QUE EU ACHAVA QUE ERA UMA COISA, NA VERDADE ERA ALGO MUITO MAIS COMPLEXO": O ENSINO DE HISTÓRIA, A LEI 10.639/03 E A
FORMAÇÃO DO PENSAMENTO HISTÓRICO DE JOVENS ESTUDANTES
Supervisor of Eloá Lamim da Gama
|
Mestrado em História Social (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2017 - 2021 | Professores de História e Educação Histórica: apropriações de um campo em formação no ensino de história da rede pública do
estado do Paraná.
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação (PhD)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2018 - 2020 | As propostas de ensino de História das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e da BNCC: caminhos divergentes e algumas
aproximações
Supervisor of Renata Madureira Pavan
|
Programa de Pós Graduação em Educação - UEL - Mestrado e Doutorado (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2018 - 2020 | De "Sufragistas às Primaveris": compreensões históricas de estudantes jovens sobre o movimento feminista.
Supervisor of Samanta Botini
|
Mestrado em História Social (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2016 - 2020 | Orientação temporal,consciência Histórica e a Constituição da Identidade Docente:um estudo com professores de História.
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação (PhD)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2017 - 2019 | Escravidão e Racismo: A metodologia da aula-oficina em tempos de revisionismos historiográficos
Supervisor of Fernanda Pereira dos Santos
|
Mestrado em História Social (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2017 - 2019 | O uso escolar de "Os Miseráveis" em quadrinhos na aprendizagem histórica de jovens estudantes: Um estudo na perspectiva do
novo humanismo.
Supervisor of Giovana Maria Carvalho Martins
|
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2016 - 2018 | . Fontes Históricas propostas pelo livro didático: interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental - Londrina,
2017.
Supervisor of Heloisa Pires Fazion
|
Mestrado em História Social (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2016 - 2018 | História de Vida e o aprendizado Histórico no ensino fundamental: desenvolvimento da empatia histórica a partir de uma atividade
entre duas gerações de alunos do colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes- Londrina- Pr
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação- Mestrado e Doutorado (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2016 - 2018 | Narrativas de alunos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina-UEL (2014-2017).
Supervisor
|
Mestrado em História Social (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2016 - 2018 | O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme O menino do Pijama Listrado.
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2015 - 2017 | Aprender a ser professor: contribuições da educação histórica na formação inicial de professores(PIBID-História/ UEL 2011
- 2013.
Supervisor
|
Programa de Pòs Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2015 - 2017 | Empatia pedagógica como possibilidade para o trabalho com a temporalidade em sala de aula: experiências de professores de
História das redes de ensino municipal e estadual de Brasilândia/MS
Supervisor of Anilton Diogo dos Santos
|
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e doutorado (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2015 - 2017 | Ensino e aprendizagem Histórica: narrativas de jovens sobre o protagonismo político.
Supervisor
|
Mestrado em História Social (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2014 - 2016 | Entre permanências e subversões: A composição visual feminina nos livros didáticos de História.
Supervisor of Marilia Alcantara Bernardelli
|
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2014 - 2016 | . O que dizem os professores sobre a disciplina de História: Os cadernos didáticos do Programa São Paulo Faz Escola(2009 -
2015).
Supervisor of José Antonio Gonçalves Caetano
|
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2014 - 2016 | Os paradidáticos no ensino de História: as ideias e as experiências dos professores de História da educação básica em Londrina
-PR.
Supervisor
|
Mestrado em História Social (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2013 - 2015 | A compreensão histórica dos professores PDE - um estudo no campo da educação histórica.
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2013 - 2015 | As narrativas de alunos do Ensino médio de Londrina- Pr sobre a ditadura militar brasileira (1964-1985).
Supervisor
|
Mestrado em História Social (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2012 - 2014 | O ensino de História Local na formação da consciência Histórica:um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti-
PR.
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2011 - 2013 | O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: As concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos
do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker- Londrina- Pr.
Supervisor of Danilo Ferreira Brito
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2010 - 2012 | A consciencia histórica de Jovens alunos do terceiro ano do ensino médio:uma investigação com a metodologia da educação histórica.
Supervisor of Lidiane Camila Lourençato
|
Programa de pós Graduação em educação (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2010 - 2012 | Marcos possíveis para produção de uma historiografia de instituições escolares do norte do Paraná.
Supervisor of Adalcia Canedo da Silva Nogueira
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2010 - 2012 | SIGNIFICAÇÕES DO PROFESSOR DE HISTÓRIA PARA SUA AÇÃO DOCENTE: O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E O MANUAL DO PROFESSOR DO SEGUNDO
SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL AVALIADO PELO PNLD 2008.
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2008 - 2010 | A formação de professores nas séries iniciais do ensino fundamental.
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2007 - 2009 | O lugar da prática de ensino e do estágio supervisionado na formação do professor de História:um estudo sobre o curso de história
da UNESP/campus de Assis.
Supervisor of Mariana Reis Feitosa
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2007 - 2009 | Saberes históricos de professores nas séries iniciais:algumas perspectivas de Ensino em sala de aula.
Supervisor of Tiago Costa Sanches
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2006 - 2008 | A prática docente do professor de História: um estudo sobre o ensino de história do Paraná nas escolas estaduais de Londrina.
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2005 - 2007 | As Concepções de história presentes no ensino fundamental: as relações entre a historiografia, metodologias e o ensino de
história.
Supervisor
|
Programa de Pós Graduação em Educação (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
Event organisation
Event name Type of event (Role) |
Institution / Organization | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Comissão científica do Encontro Científico Pedagógico Internacional no âmbito da unidade curricular de Didática da História
e da Geografia – Mestrado em Ensino de Português e HGP – IPVC (2021 - 2021)
Meeting (Member of the Scientific Committee)
|
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2021 - 2021 | XII Seminário Internacional de Educação Histórica e IV Congresso Ibero Americano de Educação Histórica (2021 - 2021)
Congress (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brazil |
2021 - 2021 | Comissão Cientifica das XX Jornadas Internacionais de Educação Histórica (2021 - 2021)
Congress (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2019 - 2019 | Participação na comissão científica XIX CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN HISTÓRICA (CALI, 2019) (2019 - 2019)
Congress (Member of the Scientific Committee)
|
Universidad Santiago de Cali, Colombia |
2018 - 2018 | Comissão Científica XVIII Congreso Internacional de Educacion Histórica. (2018 - 2018)
Congress (Member of the Scientific Committee)
|
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Spain |
2017 - 2017 | Comissão organizadora e científica do XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e I Encontro da Associação
Ibero- Americana de Pesquisadores em Educação Histórica- Aipedh, 2017. (2017 - 2017)
Congress (Member of the Scientific Committee)
|
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brazil |
Jury of academic degree
Topic Role |
Candidate name (Type of degree) Institution / Organization |
|
---|---|---|
2021 | As ideias dos alunos do ensino médio de Planalto- BA acerca do conceito de verdade Histórica
(Thesis) Main arguer
|
Leidiane Alves Brito Amaral (Master)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brazil
|
2021 | AS NARRATIVAS DA GUERRA DO PARAGUAI EM MANUAIS DIDÁTICOS: FONTES PARA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR E DA CULTURA HISTÓRICA
(Thesis) Arguer
|
Andrew Cesar de Goes (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2021 | LEI 10.639/2003: UM MAPEAMENTO NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ
(Thesis) Arguer
|
Giovana Todan (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2021 | Método intuitivo e instrução pública paranaense: a revista ‘A Escola’ (1906-1910)
(Thesis) Arguer
|
Rosicleia Rodrigues da Silva (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2021 | O Centro de memória escolar como lugar de memória: perspectivas a respeito dos museus escolares do município de Irati- PR
(Thesis) Main arguer
|
Jayne Maria Witchemichen (Master)
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brazil
|
2021 | Afinal, o que é democracia? Análise do conhecimento substantivo de alunos do ensino médio.
(Thesis) Main arguer
|
Ana Paula Rodrigues Carvalho (PhD)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brazil
|
2020 | A profissão docente na Província do Paraná divulgada no jornal Dezenove de Dezembro (1854-1870).
(Thesis) Arguer
|
Fernanda Cristina de Souza Pedrão (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2020 | Ideias dos alunos quanto ao nordestino em Londrina -Pr.
(Thesis) Arguer
|
Gisele da Silva Oliveira (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2020 | Lugares de Memórias na Rede: educação patrimonial, espaços públicos e linguagens digitais para o ensino de História.
(Thesis) Main arguer
|
Giovani Marcos Bernini (Master)
Universidade Estadual do Paraná, Brazil
|
2020 | Objetivos do ensino e avaliação da aprendizagem histórica: uma análise a partir de questões de vestibulares e do enem”(2014-2018).
(Thesis) Arguer
|
Alessandro Henrique Monteiro Pereira (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2020 | Racismo no ambiente escolar: consciência histórica e experiência de alunos do ensino fundamental
(Thesis) Arguer
|
Andressa da Silva Oliveira (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil
|
2019 | Cultura Escolar no norte pioneiro do Paraná: O Ginásio estadual de Santo Antonio da Platina- Pr (1945-1960).
(Thesis) Arguer
|
Lucas Batista Hernandes (Master)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil
|
2019 | A criança e a relação com o conhecimento: a aprendizagem histórica na educação infantil.
(Thesis) Main arguer
|
Andressa Garcia Pinheiro de Oliveira (PhD)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brazil
|
2019 | Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
(Thesis) Main arguer
|
Aaron Sena Cerqueira Reis (PhD)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brazil
|
2019 | Currículo, cultura histórica e cultura escolar na construção estética da aula,
(Thesis) Main arguer
|
Everton Carlos Crema (PhD)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brazil
|
2019 | Entre Histórias e memórias: o pensamento histórico e as narrativas sobre a regionalidade na educação básica do Vale do Taquari
- RS.
(Thesis) Main arguer
|
Cristiano Nicolini (PhD)
Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
|
2019 | Saberes e práticas docentes e o ensino de história do 2ºciclo nos cadernos de professores da rede municipal de Umuarama (2009
a 2014).
(Thesis) Main arguer
|
Elisangela Alves dos Reis (PhD)
Universidade Estadual de Maringá, Brazil
|
2018 | Brincando com o perfil histórico de Rolândia: o lúdico entre o patrimônio histórico oficial e patrimônio histórico afetivo
(Thesis) Main arguer
|
Renato Cesar Ferreira (Master)
Universidade Estadual do Paraná, Brazil
|
2018 | O passado em Bits:uma investigação sobre o uso de fontes em suporte digital no ensino de história
(Thesis) Main arguer
|
Fábio Vinicius Gôngora (Master)
Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Brazil
|
2017 | Concepção de passado de crianças no 5º ano do ensino fundamental em Vitória da Conquista, BA.
(Thesis) Main arguer
|
Nallyne Celene Neves Pereira (Master)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brazil
|
2017 | Os currículos de História para o ensino fundamental em Goiás e a consciência histórica dos alunos(2004-2016).
(Thesis) Main arguer
|
Natália Cândida dos Santos Pessoni (Master)
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brazil
|
2017 | A juventude frente a História: Embates entre as propostas de documentos oficiais para o ensino médio e o significado da História
como disciplina escolar.
(Thesis) Main arguer
|
Lidiane Camila Lourençato (PhD)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brazil
|
2016 | Aprendizagem Conceitual: O cinema como possibilidade formativa.
(Thesis) Main arguer
|
Alba Aparecida Matarezi Pinheiro (PhD)
Universidade Estadual de Maringá, Brazil
|
2015 | Imposições Negociadas: Poder, Saber e inculcação de valores no livro didático de História- uma analise dos livros didáticos
de História adotados pelo PNLD para o Ensino Médio no biênio 2010/2012.
(Thesis) Main arguer
|
Washington Tourinho Júnior (PhD)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Assis, Brazil
|
2015 | Percursos da Didática da História para os anos iniciais no Brasil.
(Thesis) Main arguer
|
Tiago Costa Sanches (PhD)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brazil
|
2014 | A constituição da disciplina Prática Pedagógica B na Formação de Pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental
na Universidade Federal do Paraná(1980-2010).
(Thesis) Main arguer
|
Sandra Guimarães Sagatio (PhD)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brazil
|
2013 | A avaliação de Competências Históricas através da Interpretação da Evidência: um estudo com alunos do ensino secundário.
(Thesis) Arguer
|
Maria Helena Oliveira Ângelo Veríssimo (PhD)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Ad Hoc journal article review
Journal title (ISSN) | Publisher | |
---|---|---|
2020 - 2020 | TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA (2237-101X.) | Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ. |
2018 - 2018 | História e Ensino (2238-3018) | Mestrado em História Social |
Association member
Society Organization name | Role | |
---|---|---|
2017 - Current | ASSOCIAÇÃO IBEROAMERICANA DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA – AIPEDH | Membro da Diretoria |
Course / Discipline taught
Academic session | Degree Subject (Type) | Institution / Organization | |
---|---|---|---|
2014 - Current | Educação HIstórica: Teoria, pesquisa e metodologia | Programa de Pós Graduação em Educação (Master Universitario) | Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brazil |
1989 - 2019 | Teoria e Metodolodia do ensino de História | História (Graduado) | Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brazil |
Evaluation committee
Activity description Role |
Institution / Organization | Funding entity | |
---|---|---|---|
2010 - 2015 | Avaliadora do Programa Nacional de Avaliação de livros didáticos de História do Ministério da Educação do Brasil (PNLD)
Evaluator
|
Ministério da Educação, Brazil | Ministério da Educação |