???global.info.a_carregar???
Marlene Cainelli works in the areas of Social Science with emphasis in the area of Education Science. She has a teaching diploma (graduation) in History by the State University of Londrina (1987). Master’s in History by the Federal University of Paraná (1994) and PhD in Social History by the Federal University of Paraná (2003). Currently she works as a Senior volunteer teacher in the State University of Londrina. Experience in History and education, acting mainly in the following areas: History Education, Teacher training (Teacher Education), History education, school knowledge and teaching knowledge. Teacher in the master’s and Doctorate History program of State University of Londrina. Nowadays is developing the follow Research Project: Controversial Social Themes In the history classrooms: examining the educational textbooks and the teacher training in Brazil and Portugal. Acting as Leader of the research Project History and Education since 1994. Marlene has a post- doctorate in Education by the Federal University of Paraná (2009) and post – doctorate in History Education by the Minho University in Portugal (2013). Coordinator of PDE/History/Uel 2014/2017. Coordinator of PIBID/History of the State University of Londrina 2014/2019. Collaborative Researcher in the Investigating, Cultural Transdisciplinary, Space and Memory (CITCEM) of the Porto University (Membership – ID#RH10165), since January 2020 by formal invitation by the PhD Wael A. (Chief Author London Journals Press).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marlene Cainelli

Nomes de citação

  • Cainelli, Marlene
  • Marlene Rosa Cainelli

Identificadores de autor

Ciência ID
E013-CBAD-CAF9
ORCID iD
0000-0002-9709-3834
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?view_op=list_works&hl=pt-BR&user=7N9VjKUAAAA

Telefones

Telemóvel
  • 968127694 (Pessoal)

Moradas

  • vereda banda de música 30, 4470-513, moreira da maia, Maia, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2013/01/15 - 2014/01/16
Concluído
Pos doutoramento (Pós-doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
1998/02/01 - 2003/04/11
Concluído
Doutorado em História Social (Doctor)
Universidade Federal do Paraná, Brasil
"HISTÓRIA DO BRASIL, HISTÓRIAS DE BRASILEIROS: História, passado e identidade na memória popular " (TESE/DISSERTAÇÃO)
1988/02/02 - 1993/04/02
Concluído
Mestrado em História Social (Master)
Especialização em Mestrado
Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Humanas, Brasil
"Entre a roça e o ditado: a campanha nacional de educação rural - Londrina 1952-1963" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1983/02/01 - 1987/09/12
Concluído
Licenciatura em História (Graduado)
Especialização em Docência
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989/04/11 - 2020/06/01 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Estadual de Londrina, Brasil
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - Atual Integrated Investigator Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013/01/15 - 2014/01/16 Historical education : a study on the form of constitution of historical thinking in history classes.
s/r
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/02/01 - 2021/01/02 Methodology of teaching an Learning and evaluation in controversial social themes in human sciences and their contribution to social development
s/r
Investigador
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2017 - 2019 INDIGENOUS PEOPLE, QUILOMBOLA AND NAPALM: A HISTORY OF THE RIBEIRA VALLEY GUERRILLA
s/r
Investigador
Universidade Federal do Paraná, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2014 - 2019 Teaching History: A Study on teaching practice and the history narration production by History Teachers in the Basic Education
s/r
Investigador responsável
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil

Universidade de São Paulo, Brasil

Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2011/01/15 - 2013/01/16 Historical education: a study on the form of constitution of historical thinking in Brazilian history classes in elementary school.
s/r
Investigador responsável
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2009/03/02 - 2012/03/30 History Education .A Study about history learning in the transitional process to fifth grade of the primary teaching.
s/r
Investigador responsável
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Cainelli, Marlene; Marilia, Gago; Thomson, Ana Beatriz. "As aprendizagens essenciais e as habilidades da BNCC: uma análise dos currículos português e brasileiro sob o olhar da educação Histórica". PRÁXIS EDUCACIONAL 88 (2022): 01-21.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  2. Cainelli, Marlene; Solé, Glória; NODA,, Marisa. "O estágio supervisionado nos cursos de Licenciatura em História: Um estudo sobre Brasil e Portugal". Educação e Pesquisa 48 (2022): 1-23.
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  3. Giovana Maria Carvalho Martins; Marlene Rosa Cainelli. "Aprendizagem histórica e novo humanismo: as ideias históricas dos jovens a partir da leitura dos quadrinhos de “Os Miseráveis”". Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (2021): 573-592. https://doi.org/10.21723/riaee.v16i2.13202.
    10.21723/riaee.v16i2.13202
  4. Cainelli, Marlene. "Historiografia do Ensino de História no Brasil: questões de investigação na pesquisa em Ensino de História.". Revista Territórios e Fronteiras 14 2 (2021): 105-123.
    Publicado
  5. Sueli De Fátima Dias; Marlene Rosa Cainelli. "Ensino de História: Educação Histórica no contexto de mudanças das práticas pedagógicas (Paraná, 2008).". Educação (UFSM) 45 (2020): https://doi.org/10.5902/1984644436242.
    10.5902/1984644436242
  6. Cainelli, Marlene. "Grounded Theory: Conceito, desafios e os usos na educação histórica". Unisinos (On line) 24 (2020): 01-19.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Flávio Batista dos Santos; Marlene Rosa Cainelli. "Educação histórica e temporalidade:campo e categoria do ensino aprendizagem em História". Revista HISTEDBR On-line (2019): https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654355.
    10.20396/rho.v19i0.8654355
  8. Maria Auxiliadora Schmidt; Marlene Cainelli. "Apresentação - “A História é uma recolha de experiências”". Educar em Revista 35 74 (2019): 9-16. https://doi.org/10.1590/0104-4060.64592.
    10.1590/0104-4060.64592
  9. Marlene Cainelli. "Didática da história e a competência de atribuição de sentido: um estudo a partir da metodologia da educação histórica". Educar em Revista 35 74 (2019): 55-67. https://doi.org/10.1590/0104-4060.64400.
    10.1590/0104-4060.64400
  10. Cainelli, Marlene. "Educação Histórica e temporalidade: campo e categoria do ensino e aprendizagem em história". HISTEDBR 19 (2019): 01-16.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Ramos, Marcia Elisa Tete; Cainelli, Marlene Rosa. "As sociedades indígenas nos livros didáticos de História: entre avanços, lacunas e desafios". Revista História Hoje 7 14 (2018): 63-85. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v7i14.471.
    Publicado • 10.20949/rhhj.v7i14.471
  12. Cainelli, Marlene; Barca, Isabel. "A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado". Educação e Pesquisa 44 0 (2018): http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201844164920.
    Publicado • 10.1590/s1678-4634201844164920
  13. Cainelli, Marlene; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de. "Livro didatico de História: conhecimento histórico e didática da História no mundo contemporâneo.". História e Ensino 24 (2018): 13-28.
    Acesso aberto • Publicado
  14. Cainelli, Marlene; SANTOS,Anilton Diogo. "Empatia pedagógica como possibilidade metodológica para o trabalho com a temporalidade em sala de aula". Cadernos de Pesquisa: Pensamento educacional 13 (2018): 90-108.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Cainelli, Marlene; TOMAZINI, Elizabete Cristina. "A Aula- oficina como campo metodológico para formação de professores em História: um estudo sobre o PIBID/História/ UEL". História & Ensino 23 (2017): 11-33.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Cainelli, Marlene; Ramos, Marcia Elisa Tete; CUNHA, Maria de Fatima. "Formação de Professores de História: o príncipio investigativo como fundamento da prática de ensino". Revista Perspectiva(UFSC) 34 (2016): 189-204.
    Acesso aberto • Publicado
  17. Cainelli, Marlene; Ramos, Marcia Elisa Tete. "A educação Histórica como campo de investigativo". Revista Dialogos (Maringá) 19 (2015): 11-27.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Cainelli, Marlene; LOURENÇATO, Lidiane Camila. "Investigação em educação histórica: consciência histórica de jovens alunos brasileiros do ensino médio". Revista Dialogos 19 (2015): 397-412.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Cainelli, Marlene; CASAGRANDE, Marilsa. "O professor e a escola: mudanças e permanências frente aos desafios da modernidade.". Revista NUPEM 7 (2015): 163-181.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Cainelli, Marlene; Ramos, Marcia Elisa Tete. "A relação entre teoria e prática na formação de professores de História.". História & Perspectiva (UFU) 27 (2014): 227-254.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Cainelli, Marlene; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de. "Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças dos anos iniciais em uma escola pública brasileiraileira.". Educação em Revista UFMG 29 (2013): 99-118.
    Acesso aberto
  22. Cainelli, Marlene. "Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da História no ensino fundamental". Educar em Revista 164 (2006): 57-72.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Cainelli, Marlene; Maria Auxiliadora Schmidt. "Temas históricos controversiales y la enseñanza de la historia en Brasil .". In Afrontar los pasados controversiales y traumáticos : Aproximaciones desde la enseñanza y el aprendizaje de la Historia., 41-74. Cali, Colômbia: Universidad del Valle y Universidad Icesi, 2021.
    Publicado
  2. Cainelli, Marlene. "A Aula-Oficina como possibilidade de mudança metodológica na forma de ensinar História no Brasil". In Vinte anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, 45-56. Porto, Portugal: CITCEM, 2021.
    Publicado
  3. Cainelli, Marlene. "Significância Histórica". In Competencias do pensamento histórico, 153-163. Curitiba, Brasil: WA Editores, 2020.
    Publicado
  4. Cainelli, Marlene; TOMAZINI, Elizabete Cristina. "Aprendizagem docente, formação inicial de professores: o PIBID como espaço de articulação entre as instituições e os sujeitos no universo escolar.". In Desafios e resistências no ensino de História, 159-183. São Leopoldo, Brasil: Editora OIKOS, 2019.
    Publicado
  5. Cainelli, Marlene; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de. "As histórias difíceis, temas controversos : a escravização dos africanos nos manuais escolares brasileiros aprovados pelo programa nacional de avaliação de livros didáticos Programa Nacional". In Temas controvertidos en el aula. Enseñar História en la era de la posverdad, 455-474. Múrcia, Espanha: EDIT.UM © Ediciones de la Universidad de Murcia, 2019.
    Publicado
  6. Cainelli, Marlene. "Os professores e suas ideias sobre a História e seu ensino na educação básica". In Formação e aprendizagem: Caminhos e desafios para a pesquisa em educação histórica e ensino de história, 91-104. Editora Trilhas Urbanas, 2019.
    Publicado
  7. Cainelli, Marlene; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; CAIMI, Flávia. "A Ditadura Militar nos livros didáticos de História no Brasil: " As lembranças permitidas".". In O Manual escolar no ensino da História: Visões historiográficas e didáticas, 13-31. Lisboa, Portugal: APH(ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA) Ed. Lisboa, 2018.
    Publicado
  8. Cainelli, Marlene. "Os estudos no campo da pesquisa em educação histórica na Universidade Estadual de Londrina: temas, abordagens, teoria, metodologia e sujeitos". In Educação Histórica- ousadia e inovação em educação e história: escritos em homenagem a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, 201-215. Curitiba, Brasil: WA Editores, 2018.
    Publicado
  9. Cainelli, Marlene; PINTO, Helena; Solé, Glória. "Portugal and Brazil : How Much of 'our' Past Is Theirs too?". In Teaching History and the Changing Nation State – Transnational and Intranational Perspectives, 123-139. Londres, Reino Unido: Bloomsbury Academic, 2018.
    Publicado
  10. Cainelli, Marlene; TOMAZINI, Elizabete Cristina. "Aprender a ser professor: experiência brasileira na formação de professores de História". In Epistemologias e ensino de História, 576-593. Porto, Portugal: CITCEM, 2017.
    Publicado
  11. Cainelli, Marlene. "As práticas de ensino de professores de história na educação básica (Brasil- 1998 - 2016)". In Epistemologias e ensino de História, 848-865. Porto, Portugal: CITCEM, 2017.
    Publicado
  12. Cainelli, Marlene. "History Education: perspectives on History learning in elementary scholl". In Brazilian Investigation: In History Education, 37-52. Curitiba, Brasil: WA Editores, 2016.
    Publicado
  13. Cainelli, Marlene; PINTO, Helena; Solé, Glória. "Portugal and Brazil: How Much of ‘Our’Past Is ‘Theirs’ Too?". In Teaching History and the Changing Nation State: Transnational and Intranational Perspectives, 123-145. Londres, Reino Unido: Bloomsbury Publishing, 2016.
    Publicado
  14. Cainelli, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. "A Consciência Histórica como o lugar e o propósito da Aprendizagem Histórica: introdução ao dialogo com a teoria de Jörn Rusen". In Memória Sensibilidades e Saberes, 116-128. Campinas, Brasil: Editora Alínea, 2015.
    Publicado
  15. Cainelli, Marlene. "O desenvolvimento do pensamento histórico a partir do estudo do patrimônio e da história local: o monumento aos pioneiros na cidade de Londrina- Paraná- Brasil". 43-60. Braga, Portugal: CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CIED), INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE DO MINHO, 2014.
    Publicado
  16. Cainelli, Marlene; TUMA, Magda. ""Brincando nos Campos do Senhor": potencialidades para a compreensão do tempo histórico". In CINEMA E ENSINO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 85-102. Campinas, Brasil: Editora Alínea, 2013.
    Publicado
  17. Cainelli, Marlene; LOURENÇATO, Lidiane Camila. "O ensino de história na transição da quarta para quinta série: um estudo com a metodologia da educação histórica.". In Educação e Consciência Histórica na era da Globalização, 311-326. Braga, Portugal: CIED - Universidade do Minho, 2011.
  18. Cainelli, Marlene. "O que se ensina e o que se aprende em História". In História: Ensino Fundamental, 2-21. Brasilia, Brasil: Ministério da Educação -Secretaria de Educação Básica, 2010.
  19. Cainelli, Marlene. "Educação Histórica: o desafio de ensinar história no ensino fundamental". In Aprender História: perspectivas da Educação Histórica, 117-138. Ijuí, Brasil: Unijuí, 2009.
    Publicado
  20. Cainelli, Marlene; TUMA, Magda. "Educação Histórica: Iniciando crianças na Arte de Construção do Conhecimento Histórico". 229-247. Braga, Portugal: CIED - Universidade do Minho, 2008.
    Publicado
Edição de livro
  1. A escola e o ensino de história:repensando a aula de história em tempos de pandemia.. Porto Alegre, Brasil: Editora FI. 2021.
    Publicado • Editor
  2. Formação e Aprendizagem: caminhos e desafios para a pesquisa em Educação Histórica e Ensino de História.. Goiania, Brasil: Trilhas Urbanas. 2019.
    Publicado • Editor
  3. Educação Histórica- ousadia e inovação em educação e História:escritos em homenagem a Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt. Curitiba, Brasil: WA Editores. 2018.
    Publicado • Editor
Edição de número de revista
  1. Cainelli, Marlene; Maria Auxiliadora Schmidt. "Metodologia da Pesquisa em Educação Histórica". Educar em Revista 35 74 (2019):
    Publicado • Editor convidado
  2. Cainelli, Marlene; Maria Auxiliadora Schmidt; MIRALLES, Pedro. "Temas Sociais Controversos e aprendizagem Histórica: desafios contemporâneos". Antíteses 11 22 (2018):
    Publicado • Editor convidado
  3. Cainelli, Marlene; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de. "Livro didático de História:conhecimento histórico e didática da história no mundo contemporâneo". História & Ensino 24 2 (2018):
    Publicado • Editor convidado
Livro
  1. Cainelli, Marlene; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Ensinar História. São Paulo, Brasil: Scipionne. 2010.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Cainelli, Marlene. "Ensino de História". 2-8. Curitiba, Brasil: CRV. 2020.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021 A Educação Histórica como possibilidade de mudança teórica e metodológica na forma de ensinar História no Brasil.
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2021 Formação do pensamento histórico e compreensão do passado: Ensinar e pesquisar em educação histórica.
Universidade Federal de Pernambuco (Recife, Brasil)
2021 O Ensino de História e a Memória Histórica: entre esquecer e lembrar o passado para viver no presente
Lapeduh- Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
2020/11 O sentido de aprender e ensinar em tempos complexos: que caminhos escolher?
Lapeduh- Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
2020 Os desafios de ensinar temas históricos difíceis dolorosos ou traumáticos II Colóquio de Educação Histórica
Unicentro (Irati, Brasil)
2019/11/21 Os professores e suas ideias sobre a História e seu ensino na educação básica.
Lapeduh- Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
2019 O desafio da formação de professores em tempos de negação da ciência
Universidade Federal Latino Americana (Foz do Iguaçu, Brasil)
2017/08/03 Os professores e suas ideias sobre a história e seu ensino na Educação Básica. (Brasil- 1998 - 2016) XVII Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Federal Latino Americana - UNILA (Foz do , Brasil)
2017 O Programa Nacional do Livro Didático de História (PNLD-História) - História para quem?
Universidade Estadual Paulista (Assis, Brasil)
2013 La constitución del pensamiento histórico de jóvenes estudiantes en Brasil y Portugal: la construcción de explicaciones sobre el pasado a partir de la tomada de decisiones sobre cuestiones históricas,
Universidade de Barcelona (Barcelona , Espanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Sobre a concepção da Educação Histórica: estudo de práticas didáticas dos docentes relacionadas a literacia histórica.
Orientador
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2021 - Atual História Difícil em quadrinhos: O Diário de Anee Frank e Maus e os conceitos de empatia e significância histórica em aulas de História.
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2020 - Atual Wie Kinder Gerne Malen: a busca pela universalização da humanidade no pós-guerra
Orientador
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2020 - Atual Cultura histórica e aprendizado histórico: perspectivas historiográficas e representações nos livros didáticos sobre à escravização africana e afro-brasileira (1997-2018).
Orientador de Erica da Silva Xavier
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2019 - Atual A FOTOGRAFIA COMO RECURSO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A ARTE DO IMIGRANTE HARUO OHARA EM LONDRINA-PR (1927-1999).
Orientador de Valdir Pimenta
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
2018 - 2022 Humanismo e Didática: Contribuições para o ensino-aprendizagem da História
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2019/03 - 2021 Mas afinal, o que é História?" A consciencia histórica de estudantes da EJA em Apucarana - Paraná- Brasil
Orientador de João Augusto Mantin Nantes dos Santos
Programa de Pós Graduação em Educação Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2019 - 2021 TUDO QUE EU ACHAVA QUE ERA UMA COISA, NA VERDADE ERA ALGO MUITO MAIS COMPLEXO": O ENSINO DE HISTÓRIA, A LEI 10.639/03 E A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO HISTÓRICO DE JOVENS ESTUDANTES
Orientador de Eloá Lamim da Gama
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2017 - 2021 Professores de História e Educação Histórica: apropriações de um campo em formação no ensino de história da rede pública do estado do Paraná.
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2018 - 2020 As propostas de ensino de História das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná e da BNCC: caminhos divergentes e algumas aproximações
Orientador de Renata Madureira Pavan
Programa de Pós Graduação em Educação - UEL - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2018 - 2020 De "Sufragistas às Primaveris": compreensões históricas de estudantes jovens sobre o movimento feminista.
Orientador de Samanta Botini
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2016 - 2020 Orientação temporal,consciência Histórica e a Constituição da Identidade Docente:um estudo com professores de História.
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2017 - 2019 Escravidão e Racismo: A metodologia da aula-oficina em tempos de revisionismos historiográficos
Orientador de Fernanda Pereira dos Santos
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2017 - 2019 O uso escolar de "Os Miseráveis" em quadrinhos na aprendizagem histórica de jovens estudantes: Um estudo na perspectiva do novo humanismo.
Orientador de Giovana Maria Carvalho Martins
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2016 - 2018 . Fontes Históricas propostas pelo livro didático: interpretações de alunos do sexto ano do ensino fundamental - Londrina, 2017.
Orientador de Heloisa Pires Fazion
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2016 - 2018 História de Vida e o aprendizado Histórico no ensino fundamental: desenvolvimento da empatia histórica a partir de uma atividade entre duas gerações de alunos do colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes- Londrina- Pr
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação- Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2016 - 2018 Narrativas de alunos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina-UEL (2014-2017).
Orientador
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2016 - 2018 O desenvolvimento dos conceitos de empatia histórica e multiperspectividade na utilização do filme O menino do Pijama Listrado.
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2015 - 2017 Aprender a ser professor: contribuições da educação histórica na formação inicial de professores(PIBID-História/ UEL 2011 - 2013.
Orientador
Programa de Pòs Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2015 - 2017 Empatia pedagógica como possibilidade para o trabalho com a temporalidade em sala de aula: experiências de professores de História das redes de ensino municipal e estadual de Brasilândia/MS
Orientador de Anilton Diogo dos Santos
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2015 - 2017 Ensino e aprendizagem Histórica: narrativas de jovens sobre o protagonismo político.
Orientador
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2014 - 2016 Entre permanências e subversões: A composição visual feminina nos livros didáticos de História.
Orientador de Marilia Alcantara Bernardelli
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2014 - 2016 . O que dizem os professores sobre a disciplina de História: Os cadernos didáticos do Programa São Paulo Faz Escola(2009 - 2015).
Orientador de José Antonio Gonçalves Caetano
Programa de Pós Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2014 - 2016 Os paradidáticos no ensino de História: as ideias e as experiências dos professores de História da educação básica em Londrina -PR.
Orientador
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2013 - 2015 A compreensão histórica dos professores PDE - um estudo no campo da educação histórica.
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2013 - 2015 As narrativas de alunos do Ensino médio de Londrina- Pr sobre a ditadura militar brasileira (1964-1985).
Orientador
Mestrado em História Social (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2012 - 2014 O ensino de História Local na formação da consciência Histórica:um estudo com alunos do ensino fundamental na cidade de Ibaiti- PR.
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2011 - 2013 O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: As concepções sobre a história presentes nas narrativas dos alunos do CEIEBJA Profa. Dulceney Becker- Londrina- Pr.
Orientador de Danilo Ferreira Brito
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2010 - 2012 A consciencia histórica de Jovens alunos do terceiro ano do ensino médio:uma investigação com a metodologia da educação histórica.
Orientador de Lidiane Camila Lourençato
Programa de pós Graduação em educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2010 - 2012 Marcos possíveis para produção de uma historiografia de instituições escolares do norte do Paraná.
Orientador de Adalcia Canedo da Silva Nogueira
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2010 - 2012 SIGNIFICAÇÕES DO PROFESSOR DE HISTÓRIA PARA SUA AÇÃO DOCENTE: O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA E O MANUAL DO PROFESSOR DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL AVALIADO PELO PNLD 2008.
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2008 - 2010 A formação de professores nas séries iniciais do ensino fundamental.
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2007 - 2009 O lugar da prática de ensino e do estágio supervisionado na formação do professor de História:um estudo sobre o curso de história da UNESP/campus de Assis.
Orientador de Mariana Reis Feitosa
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2007 - 2009 Saberes históricos de professores nas séries iniciais:algumas perspectivas de Ensino em sala de aula.
Orientador de Tiago Costa Sanches
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2006 - 2008 A prática docente do professor de História: um estudo sobre o ensino de história do Paraná nas escolas estaduais de Londrina.
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2005 - 2007 As Concepções de história presentes no ensino fundamental: as relações entre a historiografia, metodologias e o ensino de história.
Orientador
Programa de Pós Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - 2021 Comissão científica do Encontro Científico Pedagógico Internacional no âmbito da unidade curricular de Didática da História e da Geografia – Mestrado em Ensino de Português e HGP – IPVC (2021 - 2021)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2021 - 2021 XII Seminário Internacional de Educação Histórica e IV Congresso Ibero Americano de Educação Histórica (2021 - 2021)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
2021 - 2021 Comissão Cientifica das XX Jornadas Internacionais de Educação Histórica (2021 - 2021)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019 - 2019 Participação na comissão científica XIX CONGRESO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN HISTÓRICA (CALI, 2019) (2019 - 2019)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidad Santiago de Cali, Colômbia
2018 - 2018 Comissão Científica XVIII Congreso Internacional de Educacion Histórica. (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Consejería de Educación y Universidades de la Región de Murcia, Espanha
2017 - 2017 Comissão organizadora e científica do XII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica e I Encontro da Associação Ibero- Americana de Pesquisadores em Educação Histórica- Aipedh, 2017. (2017 - 2017)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 As ideias dos alunos do ensino médio de Planalto- BA acerca do conceito de verdade Histórica
Arguente principal
Leidiane Alves Brito Amaral (Mestrado)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil
2021 AS NARRATIVAS DA GUERRA DO PARAGUAI EM MANUAIS DIDÁTICOS: FONTES PARA ANÁLISE DA CULTURA ESCOLAR E DA CULTURA HISTÓRICA
Arguente
Andrew Cesar de Goes (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2021 LEI 10.639/2003: UM MAPEAMENTO NO DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO CNPQ
Arguente
Giovana Todan (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2021 Método intuitivo e instrução pública paranaense: a revista ‘A Escola’ (1906-1910)
Arguente
Rosicleia Rodrigues da Silva (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2021 O Centro de memória escolar como lugar de memória: perspectivas a respeito dos museus escolares do município de Irati- PR
Arguente principal
Jayne Maria Witchemichen (Mestrado)
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Brasil
2021 Afinal, o que é democracia? Análise do conhecimento substantivo de alunos do ensino médio.
Arguente principal
Ana Paula Rodrigues Carvalho (Doutoramento)
Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
2020 A profissão docente na Província do Paraná divulgada no jornal Dezenove de Dezembro (1854-1870).
Arguente
Fernanda Cristina de Souza Pedrão (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2020 Ideias dos alunos quanto ao nordestino em Londrina -Pr.
Arguente
Gisele da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2020 Lugares de Memórias na Rede: educação patrimonial, espaços públicos e linguagens digitais para o ensino de História.
Arguente principal
Giovani Marcos Bernini (Mestrado)
Universidade Estadual do Paraná, Brasil
2020 Objetivos do ensino e avaliação da aprendizagem histórica: uma análise a partir de questões de vestibulares e do enem”(2014-2018).
Arguente
Alessandro Henrique Monteiro Pereira (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2020 Racismo no ambiente escolar: consciência histórica e experiência de alunos do ensino fundamental
Arguente
Andressa da Silva Oliveira (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil
2019 Cultura Escolar no norte pioneiro do Paraná: O Ginásio estadual de Santo Antonio da Platina- Pr (1945-1960).
Arguente
Lucas Batista Hernandes (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
2019 A criança e a relação com o conhecimento: a aprendizagem histórica na educação infantil.
Arguente principal
Andressa Garcia Pinheiro de Oliveira (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
2019 Brasil em tempos de crise: um estudo sobre a consciência histórica de jovens estudantes
Arguente principal
Aaron Sena Cerqueira Reis (Doutoramento)
Universidade de São Paulo Faculdade de Educação, Brasil
2019 Currículo, cultura histórica e cultura escolar na construção estética da aula,
Arguente principal
Everton Carlos Crema (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
2019 Entre Histórias e memórias: o pensamento histórico e as narrativas sobre a regionalidade na educação básica do Vale do Taquari - RS.
Arguente principal
Cristiano Nicolini (Doutoramento)
Universidade Federal de Santa Maria, Brasil
2019 Saberes e práticas docentes e o ensino de história do 2ºciclo nos cadernos de professores da rede municipal de Umuarama (2009 a 2014).
Arguente principal
Elisangela Alves dos Reis (Doutoramento)
Universidade Estadual de Maringá, Brasil
2018 Brincando com o perfil histórico de Rolândia: o lúdico entre o patrimônio histórico oficial e patrimônio histórico afetivo
Arguente principal
Renato Cesar Ferreira (Mestrado)
Universidade Estadual do Paraná, Brasil
2018 O passado em Bits:uma investigação sobre o uso de fontes em suporte digital no ensino de história
Arguente principal
Fábio Vinicius Gôngora (Mestrado)
Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Brasil
2017 Concepção de passado de crianças no 5º ano do ensino fundamental em Vitória da Conquista, BA.
Arguente principal
Nallyne Celene Neves Pereira (Mestrado)
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil
2017 Os currículos de História para o ensino fundamental em Goiás e a consciência histórica dos alunos(2004-2016).
Arguente principal
Natália Cândida dos Santos Pessoni (Mestrado)
Universidade Federal de Goiás - Câmpus Samambaia, Brasil
2017 A juventude frente a História: Embates entre as propostas de documentos oficiais para o ensino médio e o significado da História como disciplina escolar.
Arguente principal
Lidiane Camila Lourençato (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
2016 Aprendizagem Conceitual: O cinema como possibilidade formativa.
Arguente principal
Alba Aparecida Matarezi Pinheiro (Doutoramento)
Universidade Estadual de Maringá, Brasil
2015 Imposições Negociadas: Poder, Saber e inculcação de valores no livro didático de História- uma analise dos livros didáticos de História adotados pelo PNLD para o Ensino Médio no biênio 2010/2012.
Arguente principal
Washington Tourinho Júnior (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Assis, Brasil
2015 Percursos da Didática da História para os anos iniciais no Brasil.
Arguente principal
Tiago Costa Sanches (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
2014 A constituição da disciplina Prática Pedagógica B na Formação de Pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná(1980-2010).
Arguente principal
Sandra Guimarães Sagatio (Doutoramento)
Universidade Federal do Paraná Setor de Educação, Brasil
2013 A avaliação de Competências Históricas através da Interpretação da Evidência: um estudo com alunos do ensino secundário.
Arguente
Maria Helena Oliveira Ângelo Veríssimo (Doutoramento)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2010 - 2015 Avaliadora do Programa Nacional de Avaliação de livros didáticos de História do Ministério da Educação do Brasil (PNLD)
Avaliador
Ministério da Educação, Brasil Ministério da Educação

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2014 - Atual Educação HIstórica: Teoria, pesquisa e metodologia Programa de Pós Graduação em Educação (Master Universitario) Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Comunicação e Artes, Brasil
1989 - 2019 Teoria e Metodolodia do ensino de História História (Graduado) Universidade Estadual de Londrina Centro de Letras e Ciências Humanas, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017 - Atual ASSOCIAÇÃO IBEROAMERICANA DE PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO HISTÓRICA – AIPEDH Membro da Diretoria

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - 2020 TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA (2237-101X.) Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ.
2018 - 2018 História e Ensino (2238-3018) Mestrado em História Social