???global.info.a_carregar???
Dina Tavares. Completed the Doutoramento in Matemática e Aplicações in 2017/10/12 by Universidade de Aveiro, Mestrado in Matemática in 2006/06/26 by Universidade de Aveiro and Licenciatura in Matemática (Ensino de) in 2003 by Universidade de Aveiro. Is Adjunct Teacher in Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais and Organic Unit Vice-Dean in Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. Published 10 articles in journals. Has 12 section(s) of books and 12 book(s). Participates and/or participated as Co-Principal Investigator (Co-PI) in 1 project(s) and Researcher in 8 project(s). Works in the area(s) of Exact Sciences with emphasis on Mathematics and STEM Education. In his curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Matemática; Educação financeira; Resolução de problemas; Literacia financeira; Competição matemática; conhecimento matemático; Formação inicial de professores; Raciocínio matemático; Criatividade; peer assessment; Higher Education; computational thinking; STEM education; fractional calculus; fractional calculus of variations.
Identification

Personal identification

Full name
Dina Tavares

Citation names

  • Tavares, Dina
  • Tavares, D.

Author identifiers

Ciência ID
E017-F6C3-562F
ORCID iD
0000-0002-4938-0855
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=77btPMYAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
JMC-1785-2023
Scopus Author Id
56519530700

Email addresses

  • dina.tavares@ipleiria.pt (Professional)

Addresses

  • Escola Superior Educação e Ciências Sociais, Campus 1 Rua Dr. João Soares Apartado 4045 , 2411-901, Leiria, Leiria, Portugal (Professional)

Knowledge fields

  • Exact Sciences - Mathematics
  • Social Sciences - Educational Sciences
Education
Degree Classification
2017/10/12
Concluded
Matemática e Aplicações (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Fractional Calculus of Variations" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
2008
Concluded
Estatística Avançada e Matemática Financeira (Pós-Graduação)
Major in Sem especialidade
Universidade de Coimbra, Portugal
Aprovado
2006/06/26
Concluded
Matemática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"As Espirais na Obra de Francisco Gomes Teixeira" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovado
2003
Concluded
Matemática (Ensino de) (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
15
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2017/10/13 - Current Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2009/09/20 - 2017/10/12 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2006/09/20 - 2009/09/19 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2004/10/11 - 2005/08/31 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2021/05/26 - Current Organic Unit Sub-director Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/02 - 2022/02 Coordenador de Departamento Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2005/09 - 2006/08/31 Professora do Ensino Básico e Secundário Escola Secundária Sebastião da Gama, Portugal
Escola Secundária Sebastião da Gama, Portugal
2003/10/09 - 2003/12/31 Professora do Ensino Básico e Secundário Instituto de Promoção Social da Bairrada, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2007 - 2012 Fractional Calculus of Variations
SFRH/BD/42557/2007
PhD Student Fellow
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2023 - Current Carta Educativa do Município de Pombal
CE2
Principal investigator
Ongoing
2022 - Current Carta Educativa do Município de Ansião
CE1
project manager
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Ongoing
2024/06 - 2028/01 Teaching and Leading the Next generation of Timorese - TALENT Project
TTP/2023/Cons/CS/0013
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Ongoing
2024/09 - 2027/08 Empowering Ladies in STEM through Varied Approaches for Technological Excellence - Women in STEM Empowerment (ELEVATE-WISE)
RERASMUS-EDU-2024-CBHE-STRAND-1
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Erasmus
Ongoing
2024/09 - 2027/08 Empowering Ladies in STEM through Varied Approaches for Technological Excellence - Women in STEM Empowerment (ELEVATE-WISE)
RERASMUS-EDU-2024-CBHE-STRAND-1
Erasmus
2023/10 - 2026/09 Euro4VET Project
101127571
Researcher
Erasmus Plus
Ongoing
2022/11 - 2025/04 Project "Your Future" - Mozambique
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Ongoing
2022/09 - 2024/12 Computational thinking in the initial training of early years teachers
Co-Principal Investigator (Co-PI)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
Centro de Estudos em Educação e Inovação
Ongoing
2023/07 - 2024/07 Cabo Verde Human Capital Project - Technical Assistance for the preparation and validation of the Programmes for the 11 grade secondary school subjects/Cabo Verde
P175828
Project manager and scientific consultant
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
World Bank
Ongoing
2022/07 - 2023/07 Skills4Future - Innovative Practices
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
Concluded
2020/11 - 2023/01 Project Supera-te - Mozambique
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
African Development Bank
Concluded
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações
UID/MAT/04106/2019
UID/MAT/04106/2013
Researcher
Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2009 - 2013 Escola+ “Education for All” - Promotion of Secondary Education - São Tomé e Príncipe
Researcher
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Fonseca, Marta; Pinto, Carina; Tavares, Dina. Multiplos Olhares sobre a Dis.lexia. Papa-Letras. 2023.
  2. Cardoso, Ana Paula; Tavares, Dina; Santos, Filipe; Pinto, Hélia; Dias, Isabel Simões; Fonseca, Marta; Duarte, Nicole; et al. VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Livro de atas 4 e 5 de Fevereiro de 2022. Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria. 2022.
    https://doi.org/10.25766/3epr-2g28
  3. Cardoso, Ana Paula; Tavares, Dina; Santos, F.; Pinto, Hélia; Dias, I. S.; Fonseca, M.; Duarte, N.; et al.. Livro de atas: VI ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Leiria: ESECS - Instituto Politécnico de Leiria. 2022.
    Published
  4. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rocha, Isabel; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno; Cadima, Rita; Costa, Rogério. Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos. Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. 2019.
    https://doi.org/10.25766/x4mm-sm42
  5. Almeida, Ricardo; Tavares, Dina; Torres, Delfim F. M.. The variable order fractional calculus of variations. Springer. 2019.
    10.1007/978-3-319-94006-9
  6. Tavares, D.; Gonçalves, F.; Menino, Hugo; Cadima, Rita. Todos Juntos Matemática 2º ano. Santillana. 2017.
  7. Tavares, Dina. Todos Juntos - Matemática 1.º Ano - Caderno Atividades. 2016.
  8. Tavares, Dina. Todos Juntos - Matemática 1.º Ano - Manual do Aluno. Portugal. 2016.
  9. Tavares, D.; Gonçalves, F.; Menino, H.; Cadima, Rita. Todos Juntos Matemática 1º ano. Santillana. 2016.
  10. Tavares, Dina. Desafios de Matemática 4º ano. Portugal. 2011.
  11. Tavares, Dina. Matemática 2.º ano. Portugal: Santillana Editores, S.A.. 2011.
  12. Tavares, D.; Gonçalves, F.; Menino, Hugo; Cadima, Rita. Desafios de Matemática 2º ano. Portugal. 2011.
Book chapter
  1. Tavares, Dina; Menino, Hugo. "A importância do feedback na aprendizagem da matemática numa experiência de ensino a distância". In Metodologias e práticas educativas no ensino superior . visões multidisciplinares, 135-153. Coimbra, Portugal: Livraria Almedina, 2024.
    Published
  2. Rainho, Nuno; Oliveira, Ana; Tavares, Dina. "Pensamento computacional num contexto de Geometria: uma experiência envolvendo Problem- Based Learning". In Projetos de Inovação Pedagógica. Skills4Future: Innovative Practices, 165-182. l: Politécnico de Leiria, 2023.
    Published
  3. Sebastião, Fernando; Tavares, Dina; Menino, Hugo; Oliveira, Eunice; La Féria, Ana; Teixeira, Rita. "O jogo educacional Multipli enquanto atividade lúdica e de aprendizagem matemática". In 8.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social - Ócio, Jogo e Brincadeira: Aprendizagens e Mediação Intercultural., 140. CICS.NOVA.IPLeiria; ESECS.Politécnico de Leiria, 2021.
    Accepted
  4. Faria, Susana ; Ribeiro, Aurora Maria Agostinho; Tavares, Dina. "O mar nos media portugueses: que papel para a Ciência?". In Comunicar Ciência num mundo em mudança, 97-114. Covilhã, Portugal: Editora LabCom.IFP, 2021.
    Published
  5. Almeida, Ricardo; Tavares, Dina; Torres, Delfim F. M.. "The fractional calculus of variations". In The Variable-Order Fractional Calculus of Variations, 61-114. Springer, 2019.
    Published • 10.1007/978-3-319-94006-9_4
  6. Almeida, R.; Tavares, Dina; Torres, D.F.M.. "Expansion formulas for fractional derivatives". In The Variable Order Fractional Calculus of Variations, 33-60. Cham, Switzerland: Springer, 2019.
    Published • 10.1007/978-3-319-94006-9_3
  7. Almeida, Ricardo; Tavares, Dina; Torres, Delfim F. M.. "The calculus of variations". In The Variable-Order Fractional Calculus of Variations, 21-32. Springer, 2019.
    Published • 10.1007/978-3-319-94006-9_2
  8. Almeida, Ricardo; Tavares, Dina; Torres, Delfim F. M.. "Fractional calculus". In The Variable-Order Fractional Calculus of Variations, 1-20. Springer International Publishing, 2019.
    Published • 10.1007/978-3-319-94006-9_1
  9. Almeida, R.; Tavares, Dina; Torres, D.F.M.. "Preface". In The Variable-Order Fractional Calculus of Variations. Springer International Publishing, 2019.
    Published
  10. Tavares, Dina; Pinto, Hélia. "As competições e o ensino e aprendizagem da matemática". In Desafios matemáticos - 20 anos de problemas para os primeiros anos, 24-32. Leiria, Portugal: Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, 2019.
    Published
  11. Tavares, Dina; Rainho, Nuno. "Números e operações e a resolução de problemas". In Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos, 33-52. Portugal, 2019.
    Published
  12. Tavares, Dina; Rainho, Nuno. "Geometria e medida e a resolução de problemas". In Desafios matemáticos – 20 anos de problemas para os primeiros anos. Portugal, 2019.
Conference abstract
  1. Cadima, Rita; Tavares, Dina; Menino, Hugo. "ASSESSMENT FOR LEARNING: A SYSTEMATIC REVIEW ON PEER ASSESSMENT IN HIGHER EDUCATION". Paper presented in 16th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma Maiorca, 2024.
    10.21125/edulearn.2024.0327
  2. Tavares, Dina; Menino, Hugo; Cadima, Rita. "STEM EDUCATION IN PRE-SERVICE TEACHER TRAINING: CONCEPTIONS AND CHALLENGES". Paper presented in 16th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2024.
    10.21125/edulearn.2024.0651
  3. Menino, Hugo; Cadima, Rita; Tavares, Dina. "PRE-SERVICE TEACHERS' PEER ASSESSMENT - AN EXPERIENCE IN HIGHER EDUCATION". Paper presented in 16th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, 2024.
    10.21125/edulearn.2024.0328
  4. Mendes, Alexandra; Oliveira, Ana; Tavares, Dina; Menino, Hugo. "Difficulties experienced by 6th-grade students in maths tasks based on exploratory teaching". Paper presented in 1st International Conference on Math Education and Technology 2023 (ICMET2023), Aveiro, 2024.
Conference paper
  1. Tavares, Dina; Menino, Hugo. Corresponding author: Tavares, Dina. "Computacional thinking in basic education in Portugal, a teaching experience review". Paper presented in ICNAAM 2023, Heraklion, 2023.
    In press
  2. Oliveira, Ana; Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Duarte, Nicole; Rainho, Nuno. "Portuguese preservice teachers' preconceptions of computational thinking". Paper presented in International Conference of Numerical Analysis and Applied Mathematics ICNAAM 2023, Creta, 2023.
    In press
  3. Duarte, Nicole; Oliveira, Ana; Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "Computational thinking in Mathematics: an experience with preservice teachers". Paper presented in International Conference of Numerical Analysis and Applied Mathematics ICNAAM 2023, Creta, 2023.
    In press
  4. Tavares, Dina; Gonçalves Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento algébrico de futuros professores no início da sua formação". Paper presented in XI Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2022.
    In press
  5. Tavares, Dina; Rainho, Nuno; Sousa, Marlene; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos. "A formação financeira promove a literacia financeira dos estudantes do Ensino Superior? – Estudo de caso aplicado a estudantes da ESECS-IPLeiria". Paper presented in VIII conferência internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação 2019, Leiria, 2019.
    Published
  6. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da organização e tratamento de dados". Paper presented in VII Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2018.
    Published
  7. Tavares, Dina; Rainho, Nuno; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Sousa, Marlene. "A literacia financeira e as necessidades de formação dos estudantes do ensino superior". Paper presented in VI Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2017.
    Published
  8. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria". Paper presented in II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2017), Bragança, 2017.
    Published
  9. Tavares, Dina; Pinto, Hélia Gonçalves; Menino, Hugo Lopes; Rodrigues, Marina; Rainho, Nuno. "O conhecimento matemático de futuros professores dos primeiros anos: o caso dos números racionais". 2017.
  10. Constantino, Irene; Mourão, Alda; Tavares, Dina. "Impacto do isolamento familiar no uso de medicamentos potencialmente inapropriados nos idosos: um estudo exploratório". 2015.
  11. Tavares, Dina; Rainho, Nuno. "Matematrix e a aprendizagem da Matemática". Paper presented in Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
    Published
  12. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Rocha, Isabel; Rodrigues, Marina. "O sentido de número de futuros professores do 1.º ciclo". Paper presented in XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), Lisba, 2011.
    Published
  13. Tavares, Dina. "El sentido del número en los futuros profesores de primer ciclo. Dos estudios de caso.". 2011.
Conference poster
  1. Tavares, Dina; Almeida, Ricardo; Torres, Delfim F. M.. "An isoperimetric problem with dependence on fractional derivatives". Paper presented in Research Day 2015, 2015.
Journal article
  1. Tavares, Dina; Ana Oliveira; Menino, Hugo. "Pensamento computacional: uma experiência de formação de professores dos primeiros anos". Educação & Matemática 173 (2024):
    Accepted
  2. Pedro Morouço; Dina Tavares; Hugo Plácido Silva. "Tethered Swimming: Historical Notes and Future Prospects". Encyclopedia (2024): https://doi.org/10.3390/encyclopedia4030067.
    10.3390/encyclopedia4030067
  3. Luís Sousa; Vanda Santos; Dina Tavares. "Comprehensive Learning in Mathematics: The Contribution of the Poly-Universe Tool". International Journal for Technology in Mathematics Education 30 3 (2023): 149-154. http://dx.doi.org/10.1564/tme_v30.3.5.
    10.1564/tme_v30.3.5
  4. Tavares, D.; Almeida, R.; Torres, D.F.M.. "Fractional Herglotz variational problems of variable order". Discrete and Continuous Dynamical Systems - Series S 11 1 (2018): 143-154. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85030998778&partnerID=MN8TOARS.
    10.3934/dcdss.2018009
  5. Tavares, D.; Almeida, R.; Torres, D.F.M.. "Combined fractional variational problems of variable order and some computational aspects". Journal of Computational and Applied Mathematics (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85019956800&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cam.2017.04.042
  6. Tavares, D.; Almeida, R.; Torres, D.F.M.. "Constrained fractional variational problems of variable order". IEEE/CAA Journal of Automatica Sinica 4 1 (2017): 80-88. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85010032197&partnerID=MN8TOARS.
    10.1109/JAS.2017.7510331
  7. Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Rodrigues, Marina. "O concurso DESAFIOS e o desenvolvimento da criatividade". Educação e Matemática 3 138 (2016): 34-38.
    Published
  8. Tavares, D.; Almeida, R.; Torres, D.F.M.. "Caputo derivatives of fractional variable order: Numerical approximations". Communications in Nonlinear Science and Numerical Simulation 35 (2016): 69-87. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84951797580&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cnsns.2015.10.027
  9. Tavares, D.; Almeida, R.; Torres, D.F.M.. "Optimality conditions for fractional variational problems with dependence on a combined Caputo derivative of variable order". Optimization 64 6 (2015): 1381-1391. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84926258370&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02331934.2015.1010088
  10. Menino, Hugo Lopes; Tavares, Dina; Quaresma, A.; Rodrigues, M.; Menino, Hugo. "El sentido del número en los futuros profesores de 1.er ciclo dos estudios de caso". Esta comunicación pretende presentar algunas evidencias del trabajo de investigación que se lleva a cabo en el proyecto SNUMERO, del Núcleo de investigación y Desarrollo en Educación (NIDE) del Instituto Politécnico de Leiria. Se pretende caracterizar el sentido del número en los futuros profesores de 1.er ciclo de enseñanza básica, y percibir la forma en que planifican y llevan a cabo tareas en e (2011): http://hdl.handle.net/10400.8/1737.
Journal issue
  1. Santos, V.; Costa, Cecília ; Tavares, Dina. "STEM: Innovation on Teaching and Learning". Frontiers in Education (2024): https://www.frontiersin.org/research-topics/48491/stem-innovation-on-teaching-and-learning.
    Published
Magazine article
  1. Rodrigues, Marina; Tavares, Dina; Pinto, Hélia; Menino, Hugo; Rainho, Nuno. "Ensinar matemática no século XXI - Como promover percursos de sucesso?", Nova Ágora - Revista do Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Ágora, 2018
Report
  1. Lázaro, A.; Pereira, A.P.; Henriques, C.; Toneca, C.; Amaro, D.; Tavares, D.; Rodrigues, F.; et al. 2023. Promoção do Sucesso e Redução do Abandono Académico: Plano de Ação. https://doi.org/10.25766/nz9j-pn08.
Thesis / Dissertation
  1. Correia, Susana Daniela Gonçalves. "Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade". Master, 2018. http://hdl.handle.net/10400.8/3406.
  2. Tavares, Dina dos Santos. "Fractional calculus of variations". PhD, 2017. http://hdl.handle.net/10773/22184.
  3. Vieira, Marisa Lopes. "Resiliência e funcionalidade em idosos institucionalizados: estudo comparativo entre idosos participantes em sessões de psicomotricidade e não participantes". Master, 2016. http://hdl.handle.net/10400.8/1947.
  4. Sousa, Cátia Rodrigues. "Desenvolvimento do raciocínio estatístico em aluno do 4.º ano de escolaridade na realização de uma investigação estatística". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.8/1688.
  5. Tavares, Dina dos Santos. "As espirais na obra de Francisco Gomes Teixeira". Master, 2006. http://hdl.handle.net/10773/4850.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2024/09 O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS MOBILIZADAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS X CONEDU
(Fortaleza, Brazil)
2024/07/09 O papel do feedback entre pares para o desenvolvimento das capacidades e disposições de pensamento crítico 10.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.24)
ISCAP, P.PORT (Porto, Portugal)
2023/10/03 Difficulties experienced by 6th-grade students in maths tasks based on exploratory teaching International Conference on Math Education and Technology 2023
University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/09/18 Calculus of variations with combined variable order derivative Ninth Conference on Applied Mathematics and Scientific Computing (Applmath18)
(Sibenik, Croatia)
2018/06 The variable-order fractional calculus of variations Annual meeting of the CIDMA (Center for Research & Development in Mathematics and Applications)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2017/07/19 A literacia financeira no ensino superior: estudo aplicado a estudantes da ESECS Escola de Verão em Educação Financeira Escolar e Educação Matemática
Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Caparica, Portugal)
2017/05/10 Fractional variational problems with combined variable order derivatives The Cape Verde International Days on Mathematics 2017
(Praia, Cape Verde)
2016/07/06 O concurso Desafios e o desenvolvimento da criatividade 4.º Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
2016/05/10 Fractional variational problem of Herglotz The International Meeting on Applied Mathematics in Errachidia 2016 (IMAME'2016)
Faculty of Sciences and Technics Errachidia, Moulay Ismail University and University of Aveiro (Errachidia, Morocco)
2015/07/03 Ensino da Estatística no ensino superior: uma experiência em regime B-Learning Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.15)
2015/05/19 Isoperimetric problems with dependence on fractional derivatives International Conference on Differential & Difference Equations & Applications
Portuguese Military Academy (Amadora, Portugal)
2014/07/08 Variational problems with dependence on Caputo fractional derivatives of variable order 10th AIMS conference on Dynamical Systems, Differential Equations and Applications
(Madrid, Spain)
2010/07 Matematrix Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática
Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2023 - 2024/11 Refletindo sobre as Práticas Pedagógicas: a mobilização de práticas do Pensamento Computacional por alunos do 5.º ano em tarefas de Regularidades em sequências
Co-supervisor
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/09 - 2023/10/16 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB: investigando sobre o desenvolvimento de Literacia Financeira através de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiras
Co-supervisor
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020/09 - 2022/03 Uma Prática Pedagógica reflexiva para aprender a ensinar. O contributo do teste escrito em duas fases no processo de ensino e aprendizagem
Co-supervisor
MESTRADO EM ENSINO DO 1.º CEB E EM MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CEB (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2016 - 2018 Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridade
Co-supervisor
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2014 - 2016 Resiliência e funcionalidade em idosos institucionalizados: estudo comparativo entre idosos participantes em sessões de psicomotricidade e não participantes
Co-supervisor
Intervenção para um Envelhecimento Ativo (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2014 - 2015 Desenvolvimento do raciocínio estatístico em aluno do 4º ano de escolaridade na realização de uma investigação estatística
Co-supervisor
Educação Matemática no Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023/10/20 - 2023/10/21 36.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática (2023/10/20 - 2023/10/21)
Conference (Member of the Organising Committee)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações, Portugal
2019/07/02 - 2019/07/02 Membro da comissão organizadora do Seminário Resolução e a formulação de problemas em Matemática nos primeiros anos (2019/07/02)
Seminar (Member of the Organising Committee)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2024/12/04 Matematicando em hotelaria e turismo: uma proposta de abordagem da geometria
(Thesis) Main arguer
Rosa Gonçalves Simões (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/11/29 Refletindo sobre a Prática Pedagógica e sobre o contributo dos materiais manipuláveis na aprendizagem das relações entre os constituintes dos prismas, pirâmides e bipirâmides
(Thesis) Arguer
Beatriz Botas Mateus (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2024/10 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB: As representações matemáticas utilizadas por alunos de 5.° ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
Ana Sofia Feliciano Ferreira (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2024/09/26 O uso do mapeamento de competências digitais para elaboração de um Plano de Formação para desenvolvimento de competências
(Thesis) Arguer
Gizelle Natália dos Santos Capistranes (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2024/07/18 Utilização de jogos digitais na melhoria das competências de cálculo mental em alunos do 1.º CEB
(Thesis) Arguer
Celestino Miguel Martins Espírito Santo (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/12/06 0 recurso ao Escape Room educativo no processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras.
(Thesis) Main arguer
Paula Cristina Rodrigues Gonçalves (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023/12/05 Um percurso de aprendizagem na Prática Pedagógica do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: Tarefas de partilha equitativa na aprendizagem dos números racionais em contexto de ensino exploratório
(Thesis) Arguer
Juliana Margarida de Almeida Figueiredo (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/11 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Dificuldades sentidas por alunos e professores na concretização de tarefas matemáticas assentes no ensino exploratório
(Thesis) Arguer
Alexandra Gonçalves Mendes (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/07/14 Educação Inclusiva em tempos de Pandemia – Ensino Presencial VS Ensino à Distância
(Thesis) Arguer
Cristina Ludovina Lopes Perdigão Gil (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/07/10 Avaliação do desempenho docente num Agrupamento de escolas: perceções da gestão, dos avaliadores e dos avaliados
(Thesis) Arguer
Cristina Maria Bastos Dias Henriques (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2023/07/10 Avaliação do desempenho docente num Agrupamento de escolas: perceções da gestão, dos avaliadores e dos avaliados
(Thesis) Arguer
Cristina Maria Bastos Dias Henriques (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/12 Da emergência às oportunidades: reflexões e relato de uma futura professora em contexto de Prática Pedagógica excecional
(Thesis) Arguer
Mariana Sofia Santos (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/10/16 Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB: investigando sobre o desenvolvimento de Literacia Financeira através de uma sequência de tarefas matemáticas contextualizadas com situações financeiras
Supervisor
Inês Isabel Rodrigues Francisco (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/10 Refletindo sobre as minhas práticas pedagógicas. A aprendizagem dos conceitos de área e perímetro através de uma sequência de tarefas no 3.º ano de escolaridade
(Thesis) Arguer
Soraia Filipa Antunes Farinha (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022/07 O contributo da utilização da ferramenta poly-universe na promoção de aprendizagem compreensiva de matemática no 1.º CEB
(Thesis) Arguer
Luís Miguel Marques Sousa (Master)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/06/02 Utilização dos códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos matemáticos no 2.º Ciclo do Ensino Básico
(Thesis) Arguer
Maria da Graça Rodrigues Feliciano Martins (Master)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2020/12/11 Modelação matemática aplicada à epidemiologia, com e para alunos do 12.º ano
(Thesis) Main arguer
Diamantina Adelaide Lascasas Martins Lourenço Santo (Master)
Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, Portugal

Conference scientific committee

Conference name Conference host
2023/10 - Current 1st International Conference on Math Education and Technology 2023