???global.info.a_carregar???
Professora Auxiliar convidada na Universidade da Madeira. Concluiu o Doutoramento em Estudos da Criança em 2017 pela Universidade do Minho, Instituto de Educação, o Mestrado em Psicologia da Educação em 2011 pela Universidade da Madeira, Faculdade de Artes e Humanidades e a Licenciatura em Ensino Básico - 1.º Ciclo em 2006 pela Universidade da Madeira. É Professora do Ensino Básico desde 2006. É Investigadora na Universidade do Minho, no Centro de Investigação em Estudos da Criança, Investigadora na Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais. É Formadora no Sindicato de Professores da Madeira e na Direção Regional de Educação. Publicou artigos em revistas especializadas. Possui 3 livros publicados e 2 patentes registadas. Organizou eventos e participou em eventos. Orientou trabalhos de conclusão de curso de licenciatura e mestrado. Participou como Bolseiro de Investigação em 2 projetos. Atua na área de Ciências da Educação, com ênfase em Psicologia da Educação.
Identification

Personal identification

Full name
Inês Patrícia Rodrigues Ferraz

Citation names

  • Ferraz, Inês

Author identifiers

Ciência ID
E413-F996-27B5
ORCID iD
0000-0003-3177-1652

Email addresses

  • ines.ferraz@staff.uma.pt (Professional)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Psychology
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
English Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1) Intermediate (B1)
French Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2)
Spanish; Castilian Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2023/10 - 2024/05
Concluded
Educação Especial (Diploma de especialização)
Major in Domínio Cognitivo e Motor
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
18 valores
2021/09/01 - 2021/12/01
Concluded
Educação Social e Intervenção Comunitária (Pós-Graduação)
Major in Formação
Traininghouse , Portugal
20
2021/08/28 - 2021/10/04
Concluded
Curso Intensivo: Intervenção em Situações de Crise e Catástrofe (Outros)
Major in Psicologia e Desenvolvimento Pessoal
ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal, Portugal
19
2013 - 2020
Concluded
Formador Creditado (registo N.º CCPFC/RFO-34007/13) (Outros)
Major in Psicologia do Desenvolvimento e Educação
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2019/07 - 2019/07
Concluded
Problemas Correntes da Língua Portuguesa (Outros)
Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
Excelente
2018/07/07 - 2018/07/30
Concluded
Curso Intensivo: Práticas Parentais positivas: conhecer e promover (Outros)
Major in Psicologia e Desenvolvimento Pessoal
ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal, Portugal
19
2012/10/01 - 2017/12/04
Concluded
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Major in Psicologia do Desenvolvimento e Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Contributo das Operações Lógicas para a Aprendizagem da Leitura" (THESIS/DISSERTATION)
Muito Bom
2015/11 - 2015/11
Concluded
Linguagem e Literacia na Educação Pré-Escolar (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Excelente
2014/10/27 - 2015/06/09
Concluded
Oficina de Formação: Construindo com êxito a Matemática (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Excelente
2012 - 2013
Concluded
Projeto de Formação de Português do 1.º Ciclo (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Excelente
2012/11 - 2012/12
Concluded
Conhecimento Explícito da Língua: A Gramática nos programas de Português do 1.º Ciclo (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Muito Bom
2012/06/23 - 2012/07/21
Concluded
Curso de Formação: E-tutoria com Simulação Pedagógica (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
Excelente
2011/10/01 - 2011/10/22
Concluded
Curso de Formação: Otimizar a Formação com recurso aos quadros interativos b-learning (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
Excelente
2009/10/01 - 2011/10/03
Concluded
Psicologia da Educação (Mestrado)
Major in Psicologia da Educação
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
"Consciência Fonológica: Uma competência linguística fundamental na transição do Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico" (THESIS/DISSERTATION)
18
2010/09 - 2010/09
Concluded
Novo Programa do Português do Ensino Básico (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Excelente
2008/12/30 - 2009/02/02
Concluded
Curso de Formação: Iniciação ao Adobe Flash (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
Excelente
2008/12/30 - 2009/02/02
Concluded
Curso de Formação: Concepção de e-conteúdos (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
Excelente
2009/01
Concluded
Certificado de Aptidão Profissional - Formador (Outros)
Direção Regional de Qualificação Profissional, Portugal
2008/11/26 - 2008/12/05
Concluded
Curso de Formação: Instrumentos Pedagógicos para a Aprendizagem de Acordo com as Preferências do Cérebro, (Outros)
Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
Excelente
2008/06 - 2008/07
Concluded
Ferramentas da web no Ensino da Língua Portuguesa (Outros)
SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores, Portugal
Excelente
2002/10/01 - 2006/06/28
Concluded
Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura)
Universidade da Madeira, Portugal
15
Affiliation

Science

Category
Host institution
Employer
2019/07 - Current Researcher (Research) Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal
2015/04 - Current Researcher (Research) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Other Careers

Category
Host institution
Employer
2023/09/01 - Current Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria Regional de Educação, Portugal
2006/09/01 - 2023/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Maria Eugénia de Canavial, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
2023/11 - Current Formador Instituto CRIAP, Portugal
2022/11 - Current Formador Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
2020/02 - Current Formador Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
2012/10 - 2014/04 Formador Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Projects

Grant

Designation Funders
2012/07 - 2012/07 Bolsa de Curta Duração - Reuniões Científicas
Projeto nº 001956/2012/131
Research Fellow
Centro de Investigação e Tecnologia da Madeira, Portugal
Concluded
2011/06 - 2011/06 Bolsa - Fundo de Apoio à Comunidade Científica
Processo nº 11 5 283
Research Fellow
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded

Contract

Designation Funders
2022/11/01 - Current Projeto "Ler para Crescer"
CMCL
Supervisor
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal
Ongoing
2021/06/01 - Current Projeto "BookStart Madeira"
ABM
Researcher
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal
Ongoing
2019/01/01 - Current Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2018/09/01 - Current "Ensinar e Aprender Português"
CIEC
Technical development
Universidade do Minho, Portugal
Ongoing
2017/09/01 - 2018/07/30 Projeto LIGA-TE - Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Liga-te
Dinamizador
Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional da Madeira, Portugal
Concluded
2012/10 - 2014/04 Projeto "Do berço às Letras"
Supervisor
Secretaria Regional de Educação, Portugal
Concluded
2010/09 - 2011/06 Projeto "Do berço às Letras"
SRE - DRE
Researcher
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Ferraz, Inês. Aprender a ler. Riga, Latvia: Novas Edições Acadêmicas. 2020.
    Published
  2. Ferraz, Inês. Prova de Avaliação da Consciência Fonológica. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira. 2018.
    Published
  3. Ferraz, Inês. Programa de Treino da Consciência Fonológica. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira. 2018.
    Published
Book chapter
  1. Ferraz, Inês. "Facilitar a entrada na escolaridade obrigatória". In Estudos em Psicologia & Educação, 269-284. Funchal, Portugal: CIERL-UMa, 2018.
    Published
Conference abstract
  1. Pocinho, Margarida; Ferraz, Inês. "Baby Bookstart: a pilot-Project on Madeira Island". Paper presented in 2024 ARLE-IFTE Conference: Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology., Melbourne, 2024.
    Submitted
  2. Ferraz, Inês. "A Leitura e as Perturbações de Aprendizagem Específicas". Paper presented in Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias, 2022.
    Published
  3. Ferraz, Inês. "E o tempo para as crianças poderem brincar livremente?". Paper presented in O Porto ICRE’22 - Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2022.
    Published
  4. Ferraz, Inês. "A influência da pandemia COVID-19 na resiliência e otimismo de docentes e não-docentes". Paper presented in SciComPt 2021- Velhos desafios, novas ameaças: comunicar a incerteza e combater a desinformação, 2021.
    Published
  5. Ferraz, Inês. "Phonological awareness, letter knowledge and the piagetian tasks in Portuguese preschoolers.". 2015.
    10.13140/RG.2.1.4320.9045
  6. Ferraz, Inês. "Efeito de um programa de treino da consciência fonológica no rendimento escolar: um estudo longitudinal". Paper presented in II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,, Braga, 2012.
    Published
Conference paper
  1. Fernandes, Adérita; Ferraz, Inês. "Ensino da leitura e da escrita – trilhos entre a formação de professores e a prática pedagógica". Porto, 2023.
  2. Ferraz, Inês. "Como Facilitar a Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico?". Paper presented in 1º Congresso Internacional Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2021.
    Published
  3. Ferraz, Inês. "Contributo das Operações Lógicas para a aprendizagem da leitura". Paper presented in Jornadas Doutorais da Universidade do Minho, 2013.
  4. Pocinho, Margarida; Ferraz, Inês. "Phonological awareness program: a longitudinal study". Paper presented in 9th International Association for the Improvement of Mother Tongue Education, 2013.
Conference poster
  1. Ferraz, Inês. "Métodos de Ensino e Inovação". Paper presented in Jornadas de Psicopedagogia: Stress e Educação, 2018.
  2. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "Matemática + do que números". Paper presented in II Seminário Internacional - Contributos da psicologia em contextos educativos, 2012.
  3. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "Improving pre-reading children metalinguistic competences: evaluation of a longitudinal intervention program". Paper presented in VIII International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education, 2011.
Journal article
  1. Inês Patrícia Rodrigues Ferraz. "Perturbações Específicas e Aprendizgem da Leitura". Child Studies (2024): https://doi.org/10.21814/childstudies.5888.
    10.21814/childstudies.5888
  2. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "Consciência fonológica: relação com o português e a matemática". Revista de divulgação científica - AICA 13 1 (2021): 18-28. https://pt.calameo.com/read/002167773d544d3013437.
    Published
  3. Ferraz, Inês. "A maturidade para aprender a ler: contributos para uma reflexão". Calidoscópio (2020):
    doi: 10.4013/cld2.020.181.01
  4. Ferraz, Inês. "Que competências podem ser preditoras do desempenho em leitura? Um estudo longitudinal". Atas do X Simposio Nacional de Investigacao em Psicologia 34 1 (2020): 469-476. http://doi:10.17575/psicologia.v34i1.1681.
    Published • doi:10.17575/psicologia.v34i1.1681
  5. Ferraz, Inês. "Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar". Calidoscópio 16 1 (2018): 4-15. https://doi.org/10.4013/cld.2018.161.01.
    Published • 10.4013/cld.2018.161.01
  6. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida; Pereira, Alexandra; Pimenta, Antónia; Ferraz, Inês. "Phonological Awareness Program: A longitudinal study from Preschool to 4thGrade". SHS Web of Conferences 16 1 (2015): 1-9. http://dx.doi.org/10.1051/shsconf/20151601002.
    Published • 10.1051/shsconf/20151601002
  7. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "Phonological Awareness Training Programme". US-China Foreign Language 10 2 (2012): 37-52.
    Published
  8. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "A consciência fonológica como competência linguística na transição do Ensino Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico". Revista de divulgação científica – AICA 4 1 (2012): 57-63.
    Published
  9. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "Programa de Treino da Consciência Fonológica". PSICOLOGIA 33 1 (2011): 8-10. http://www02.madeira-edu.pt/Portals/5/documentos/PublicacoesDRE/Revista_Diversidades/dwn_pdf_LinhasAcao_33.pdf.
    Published
Thesis / Dissertation
  1. Ferraz, Inês. "Consciência fonológica: uma competência linguística fundamental na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico". Master, Universidade da Madeira, 2011. http://digituma.uma.pt/handle/10400.13/241.

Intellectual property

Patent
  1. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida; Fernandes, Tânia. 2014. "Prova de Avaliação da Consciência Fonológica". Portugal.
    Granted/Issued
  2. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida; Fernandes, Tânia. 2014. "Programa de Treino da Consciência Fonológica". Portugal.
    Granted/Issued
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/07/11 Projeto de literacia familiar "Ler para Crescer" IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2023/07/11 Trilhos entre a formação inicial de professores e a prática pedagógica IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2023/07/03 O cérebro e a Aprendizagem da leitura e da escrita: que relação? Congresso Cérebro e Aprendizagem, de mãos dadas
Escola EB/PE de S. António e Curral das Freiras (Funchal, Portugal)
2022/11/29 A Consciência Fonológica na Literacia: da Teoria à Prática em Sala de Aula Mitos, Verdades e Desafios… das Perturbações Específicas de Aprendizagem
Centro de Recursos Educativos Especializados da Ribeira Brava / Ponta do Sol (São Vicente, Portugal)
2022/10/21 A leitura e as Perturbações de Aprendizagem Específicas Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2022/09/16 Quando brincam as nossas crianças? Contributo para uma reflexão. XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07/21 E o tempo para as crianças poderem brincar livremente? Porto ICRE22 - Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/10/29 Transição do Pré-escolar para o 1.º Ciclo: aceitar os desafios sem esquecer as experiências vividas ”. Encontro de Educação de Infância: (Re)Pensar a Educação de Infância - Refletir para agir
Sindicato de Professores da Madeira (Funchal, Portugal)
2021/10/14 Etapas de desenvolvimento da criança e Aprendizagem da Leitura Encontro do 1.º Ciclo do Ensino Básico: pensar (n)o presente e perspetivar o futuro: dinâmicas de mudança face à nova realidade
Sindicato de Professores da Madeira (Funchal, Portugal)
2021/06 A influência da pandemia COVID-19 na resiliência e otimismo de docentes e não-docentes Congresso Anual de Comunicação de Ciência SciComPt
SciComPt - Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal
2021/05 Como facilitar a transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico? 1º Congresso Internacional Observatório para o Futuro da Educação de Infância
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2019/06 Que competências podem ser preditoras do desempenho em leitura? Um estudo longitudinal. X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2016/07 O papel das operações lógicas, da consciência fonológica e do conhecimento das letras na aprendizagem da leitura I Jornadas em Estudos da Criança, Instituto de Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015/06 Phonological awareness, letter knowledge and the piagetian tasks in Portuguese preschoolers X International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Department of Nordic Studies and Linguistics, Odense (Odense, Denmark)
2014/05 Vou para a Escola: e agora? I Congresso de Educação e Saúde Infantil da Madeira – Escuta Sente e Reage o Mundo dos Bebés
Centro Cívico de Santa Maria Maior (Funchal, Portugal)
2013/06 Phonological Awareness Program: a longitudinal study IX International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Universidad de Paris-Est Créteil (Paris, France)
2012/07 Efeito de um programa de treino da consciência fonológica no rendimento escolar: um estudo longitudinal II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011/09 Avaliação psicoeducacional no contexto elementar Brasileiro e Português: Avaliação da consciência fonológica com crianças dos 4 aos 6 anos XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunã (Corunã, Spain)
2011/06 Improving pre-reading children metalinguistic competences: evaluation of a longitudinal intervention program VIII International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Universidad de Hildesheim (Hildesheim, Germany)
2011/05 Desenvolvimento de um programa de treino da consciência fonológica Congresso Internacional “Educação, Saúde e Desenvolvimento Social"
Direção Regional de Educação (Funchal, Portugal)
2010/04 A importância da consciência fonológica no desenvolvimento da linguagem II Encontro de Educação de Infância
Secretaria Regional de Educação e Cultura (Funchal)

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2014/09/01 - 2014/10/03 Estágio pedagógico
Supervisor
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Degree)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2019/06 - 2019/06 Moderador da Sessão Temática 21: Psicologia da Educação e Psicologia Comunitária (2019/06 - 2019/09)
Symposium (Other)
Universidade da Madeira, Portugal
2018/01 - 2018/05 Jornadas de Psicopedagogia: Stress e Educação (2018/05 - 2018/05)
Seminar (Member of the Scientific Committee)
Escola do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2022/11/29 - Current Mesa Redonda acerca das Perturbações Específicas da Aprendizagem - Elisa Fonseca psicóloga, Anita Figueira psicóloga, Inês Ferraz docente, Mónica Vasconcelos Neuropediatra, Sandra Ornelas terapeuta da fala e Bruno Rodrigues terapeuta da fala
Round table
"Mitos & Verdades das Perturbações Específicas da Aprendizagem"
Centro de Recursos Educativos da Ribeira Brava e Ponta do Sol, Portugal
2022/01/23 - Current Com a presença de Ana Marques terapeuta da fala, Cristina Aveiro terapeuta ocupacional, Joana Alves psicóloga, Inês Ferraz professora e José Luís Nunes pediatra, uma conversa sobre quais as competências e quais os preditores, em idade pré-escolar, inerentes ao sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita.
Round table
"Aprender a ler - será de uma só vez?!"
Crescer - Centro de apoio ao desenvolvimento infantil, Portugal
2012/06/09 - 2012/06/09 Atividades desenvolvidas no âmbito da leitura, escrita e matemática no pré-escolar
Workshop
Expo Criança - 2012
Infantário da Rochinha, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2022/12/13 O Bem-Estar e a Educação de Carreira na Infância
(Thesis) Main arguer
Ana Catarina Rodrigues Nóbrega (Master)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/12/21 Avaliação da Eficácia de um Programa de Mindfulness no Bem-Estar
(Thesis) Main arguer
Marta Patrícia Abreu Ferreira (Master)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/11/18 O Bem-estar dos docentes e não docentes à luz da Educação Inclusiva
(Thesis) Main arguer
Mónica Canha Carvalho (Master)
Universidade da Madeira, Portugal
2020/11/09 Resiliência e Otimismo no Ensino Básico e Secundário
(Thesis) Main arguer
António Alberto Maia Vasconcelos (Master)
Universidade da Madeira, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2023/11/15 - Current Pré-requisitos para a aprendizagem da leitura em Creche e Pré-escolar Formação profissional (Outros) Instituto CRIAP, Portugal
2023/04/22 - Current Estudo do Meio da Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico Formação contínua (Outros) Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
2023/01/19 - Current Competências pré-leitoras Formação contínua (Outros) Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
2022/06/03 - Current Formação - Trabalhar a Matemática desde o Pré-escolar ao 1.º Ciclo Ação de Curta Duração do 2.º Ciclo de Formação da Rede ESCXEL (2021/22) (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/05/27 - Current Formação - Leitura e Escrita na Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo Ação de Curta Duração do 2.º Ciclo de Formação da Rede ESCXEL (2021/2022) (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/12 - Current Formação - Matemática no Pré-Escolar: para além dos números Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
2020/10 - Current Formação - Despertar para a leitura e abordagem à escrita Formação contínua (Outros) Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
2020/02 - Current Formação - Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico Formação contínua (Outros) Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
2022/10/14 - 2022/10/14 Leitura, Escrita e Matemática na Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo 2ª Edição - Ação de Curta Duração do 2.º Ciclo de Formação da Rede ESCXEL (2021/22) (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/10 - 2014/04 Formação - Projeto: Do Berço às Letras Formação contína (Outros) Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
2013/01 - 2013/07 Supervisora - Formação: Novos Programas de Português do 1º Ciclo do Ensino Básico Formação contínua (Outros) Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
2011/10 - 2012/05 Formação - Despertar para a leitura e escrita no pré-escolar Formação contínua (Outros) Infantário da Rochinha, Portugal
2012/03/29 - 2012/04/12 Psicologia da Educação / Consciência Fonológica, Escrita e Matemática no Pré-Escolar Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Universidade da Madeira, Portugal

Interview (newspaper / magazine)

Activity description Newspaper / Forum
2023/10 Artigo de opinião "Aprender a escrever à mão na era digital: necessidade ou nostalgia?". Jornal - O Público.
2023/07 Artigo de opinião “Ler e escrever nas férias". Jornal - O Público
2023/04 Artigo de opinião "Haverá uma idade certa para aprender a ler e a escrever?". Jornal - O Público
2023/03 Artigo de opinião "Dicas para facilitar a aprendizagem da leitura". Jornal - O Público
2023/02 Artigo de opinião "Aprendizagem da leitura: sinais de alerta". Jornal - O Público
2022/12/09 Artigo de opinião "Qual a melhor prenda de Natal para uma criança?" Jornal "Público"

Interview (tv / radio show)

Program Topic
2022/06/01 - Current Madeira Viva Importância do Brincar - Visão da Criança
2022/05/18 - Current Madeira Viva A Matemática não é um "bicho de 7 cabeças"
2022/03/30 - Current Madeira Viva Importância de incutir hábitos de leitura às crianças desde cedo
2021/11/03 - Current Madeira Viva "Aprender a ler"
2021/09/30 - 2021/09/30 Casa das Artes 2021 - Episódio 21 Apresentação do livro "Aprender a ler"
2012/06/27 - 2012/06/27 Viva Voz Programas de desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática no pré-escolar.

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2023/07/13 - 2023/08/21 Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (1806-3446)
2022/02/03 - 2022/02/10 Psicologia: Teoria e Pesquisa (1806-3446)
2021/07 - 2021/12 Frontiers in Psychology (1664-1078) Positive Psychology in Everyday Life
2021/07 - 2021/09 Frontiers in Psychology (1664-1078) Positive Psychology in Everyday Life
2021/05 - 2021/07 Frontiers in Psychology (1664-1078) Positive Psychology in Everyday Life
2019/09 - 2019/09 Revista Psicologia X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia