Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Inês Patrícia Rodrigues Ferraz
Nomes de citação
- Ferraz, Inês
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E413-F996-27B5
- ORCID iD
- 0000-0003-3177-1652
Endereços de correio eletrónico
- ines.ferraz@staff.uma.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/10 - 2024/05
Concluído
|
Educação Especial (Diploma de especialização)
Especialização em Domínio Cognitivo e Motor
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
|
18 valores |
2021/09/01 - 2021/12/01
Concluído
|
Educação Social e Intervenção Comunitária (Pós-Graduação)
Especialização em Formação
Traininghouse , Portugal
|
20 |
2021/08/28 - 2021/10/04
Concluído
|
Curso Intensivo: Intervenção em Situações de Crise e Catástrofe (Outros)
Especialização em Psicologia e Desenvolvimento Pessoal
ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal, Portugal
|
19 |
2013 - 2020
Concluído
|
Formador Creditado (registo N.º CCPFC/RFO-34007/13) (Outros)
Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
|
|
2019/07 - 2019/07
Concluído
|
Problemas Correntes da Língua Portuguesa (Outros)
Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
|
Excelente |
2018/07/07 - 2018/07/30
Concluído
|
Curso Intensivo: Práticas Parentais positivas: conhecer e promover (Outros)
Especialização em Psicologia e Desenvolvimento Pessoal
ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal, Portugal
|
19 |
2012/10/01 - 2017/12/04
Concluído
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Contributo das Operações Lógicas para a Aprendizagem da Leitura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
2015/11 - 2015/11
Concluído
|
Linguagem e Literacia na Educação Pré-Escolar (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
|
Excelente |
2014/10/27 - 2015/06/09
Concluído
|
Oficina de Formação: Construindo com êxito a Matemática (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
|
Excelente |
2012 - 2013
Concluído
|
Projeto de Formação de Português do 1.º Ciclo (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
|
Excelente |
2012/11 - 2012/12
Concluído
|
Conhecimento Explícito da Língua: A Gramática nos programas de Português do 1.º Ciclo (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
|
Muito Bom |
2012/06/23 - 2012/07/21
Concluído
|
Curso de Formação: E-tutoria com Simulação Pedagógica (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
|
Excelente |
2011/10/01 - 2011/10/22
Concluído
|
Curso de Formação: Otimizar a Formação com recurso aos quadros interativos b-learning (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
|
Excelente |
2009/10/01 - 2011/10/03
Concluído
|
Psicologia da Educação (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
"Consciência Fonológica: Uma competência linguística fundamental na transição do Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2010/09 - 2010/09
Concluído
|
Novo Programa do Português do Ensino Básico (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
|
Excelente |
2008/12/30 - 2009/02/02
Concluído
|
Curso de Formação: Iniciação ao Adobe Flash (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
|
Excelente |
2008/12/30 - 2009/02/02
Concluído
|
Curso de Formação: Concepção de e-conteúdos (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
|
Excelente |
2009/01
Concluído
|
Certificado de Aptidão Profissional - Formador (Outros)
Direção Regional de Qualificação Profissional, Portugal
|
|
2008/11/26 - 2008/12/05
Concluído
|
Curso de Formação: Instrumentos Pedagógicos para a Aprendizagem de Acordo com as Preferências do Cérebro, (Outros)
Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
|
Excelente |
2008/06 - 2008/07
Concluído
|
Ferramentas da web no Ensino da Língua Portuguesa (Outros)
SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores, Portugal
|
Excelente |
2002/10/01 - 2006/06/28
Concluído
|
Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura)
Universidade da Madeira, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/07 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal |
2015/04 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Secretaria Regional de Educação, Portugal |
2006/09/01 - 2023/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Maria Eugénia de Canavial, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/11 - Atual | Formador | Instituto CRIAP, Portugal |
2022/11 - Atual | Formador | Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal |
2020/02 - Atual | Formador | Sindicato de Professores da Madeira, Portugal |
2012/10 - 2014/04 | Formador | Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/07 - 2012/07 | Bolsa de Curta Duração - Reuniões Científicas
Projeto nº 001956/2012/131
Bolseiro de Investigação
Centro de Investigação e Tecnologia da Madeira, Portugal
|
Concluído
|
2011/06 - 2011/06 | Bolsa - Fundo de Apoio à Comunidade Científica
Processo nº 11 5 283
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/11/01 - Atual | Projeto "Ler para Crescer"
CMCL
Orientador
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal
|
Em curso
|
2021/06/01 - Atual | Projeto "BookStart Madeira"
ABM
Investigador
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal
|
Em curso
|
2019/01/01 - Atual | Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018/09/01 - Atual | "Ensinar e Aprender Português"
CIEC
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho, Portugal
|
Em curso
|
2017/09/01 - 2018/07/30 | Projeto LIGA-TE - Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Liga-te
Dinamizador
Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional da Madeira, Portugal
|
Concluído
|
2012/10 - 2014/04 | Projeto "Do berço às Letras"
Orientador
Secretaria Regional de Educação, Portugal
|
Concluído
|
2010/09 - 2011/06 | Projeto "Do berço às Letras"
SRE - DRE
Investigador
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Propriedade Intelectual
Patente |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07/11 | Projeto de literacia familiar "Ler para Crescer" | IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/07/11 | Trilhos entre a formação inicial de professores e a prática pedagógica | IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2023/07/03 | O cérebro e a Aprendizagem da leitura e da escrita: que relação? | Congresso Cérebro e Aprendizagem, de mãos dadas
Escola EB/PE de S. António e Curral das Freiras (Funchal, Portugal)
|
2022/11/29 | A Consciência Fonológica na Literacia: da Teoria à Prática em Sala de Aula | Mitos, Verdades e Desafios… das Perturbações Específicas de Aprendizagem
Centro de Recursos Educativos Especializados da Ribeira Brava / Ponta do Sol (São Vicente, Portugal)
|
2022/10/21 | A leitura e as Perturbações de Aprendizagem Específicas | Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2022/09/16 | Quando brincam as nossas crianças? Contributo para uma reflexão. | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/21 | E o tempo para as crianças poderem brincar livremente? | Porto ICRE22 - Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2021/10/29 | Transição do Pré-escolar para o 1.º Ciclo: aceitar os desafios sem esquecer as experiências vividas | ”. Encontro de Educação de Infância: (Re)Pensar a Educação de Infância - Refletir para agir
Sindicato de Professores da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2021/10/14 | Etapas de desenvolvimento da criança e Aprendizagem da Leitura | Encontro do 1.º Ciclo do Ensino Básico: pensar (n)o presente e perspetivar o futuro: dinâmicas de mudança face à nova realidade
Sindicato de Professores da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2021/06 | A influência da pandemia COVID-19 na resiliência e otimismo de docentes e não-docentes | Congresso Anual de Comunicação de Ciência SciComPt
SciComPt - Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal
|
2021/05 | Como facilitar a transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico? | 1º Congresso Internacional Observatório para o Futuro da Educação de Infância
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
|
2019/06 | Que competências podem ser preditoras do desempenho em leitura? Um estudo longitudinal. | X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2016/07 | O papel das operações lógicas, da consciência fonológica e do conhecimento das letras na aprendizagem da leitura | I Jornadas em Estudos da Criança, Instituto de Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015/06 | Phonological awareness, letter knowledge and the piagetian tasks in Portuguese preschoolers | X International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Department of Nordic Studies and Linguistics, Odense (Odense, Dinamarca)
|
2014/05 | Vou para a Escola: e agora? | I Congresso de Educação e Saúde Infantil da Madeira – Escuta Sente e Reage o Mundo dos Bebés
Centro Cívico de Santa Maria Maior (Funchal, Portugal)
|
2013/06 | Phonological Awareness Program: a longitudinal study | IX International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Universidad de Paris-Est Créteil (Paris, França)
|
2012/07 | Efeito de um programa de treino da consciência fonológica no rendimento escolar: um estudo longitudinal | II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011/09 | Avaliação psicoeducacional no contexto elementar Brasileiro e Português: Avaliação da consciência fonológica com crianças dos 4 aos 6 anos | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunã (Corunã, Espanha)
|
2011/06 | Improving pre-reading children metalinguistic competences: evaluation of a longitudinal intervention program | VIII International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Universidad de Hildesheim (Hildesheim, Alemanha)
|
2011/05 | Desenvolvimento de um programa de treino da consciência fonológica | Congresso Internacional “Educação, Saúde e Desenvolvimento Social"
Direção Regional de Educação (Funchal, Portugal)
|
2010/04 | A importância da consciência fonológica no desenvolvimento da linguagem | II Encontro de Educação de Infância
Secretaria Regional de Educação e Cultura (Funchal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2014/09/01 - 2014/10/03 | Estágio pedagógico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06 - 2019/06 | Moderador da Sessão Temática 21: Psicologia da Educação e Psicologia Comunitária (2019/06 - 2019/09)
Simpósio (Outra)
|
Universidade da Madeira, Portugal |
2018/01 - 2018/05 | Jornadas de Psicopedagogia: Stress e Educação (2018/05 - 2018/05)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Escola do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/11/29 - Atual | Mesa Redonda acerca das Perturbações Específicas da Aprendizagem - Elisa Fonseca psicóloga, Anita Figueira psicóloga, Inês
Ferraz docente, Mónica Vasconcelos Neuropediatra, Sandra Ornelas terapeuta da fala e Bruno Rodrigues terapeuta da fala
Mesa-redonda
|
"Mitos & Verdades das Perturbações Específicas da Aprendizagem"
Centro de Recursos Educativos da Ribeira Brava e Ponta do Sol, Portugal
|
2022/01/23 - Atual | Com a presença de Ana Marques terapeuta da fala, Cristina Aveiro terapeuta ocupacional, Joana Alves psicóloga, Inês Ferraz
professora e José Luís Nunes pediatra, uma conversa sobre quais as competências e quais os preditores, em idade pré-escolar,
inerentes ao sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita.
Mesa-redonda
|
"Aprender a ler - será de uma só vez?!"
Crescer - Centro de apoio ao desenvolvimento infantil, Portugal
|
2012/06/09 - 2012/06/09 | Atividades desenvolvidas no âmbito da leitura, escrita e matemática no pré-escolar
Oficina (workshop)
|
Expo Criança - 2012
Infantário da Rochinha, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/12/13 | O Bem-Estar e a Educação de Carreira na Infância
Arguente principal
|
Ana Catarina Rodrigues Nóbrega (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2021/12/21 | Avaliação da Eficácia de um Programa de Mindfulness no Bem-Estar
Arguente principal
|
Marta Patrícia Abreu Ferreira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2021/11/18 | O Bem-estar dos docentes e não docentes à luz da Educação Inclusiva
Arguente principal
|
Mónica Canha Carvalho (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
2020/11/09 | Resiliência e Otimismo no Ensino Básico e Secundário
Arguente principal
|
António Alberto Maia Vasconcelos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/07/13 - 2023/08/21 | Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (1806-3446) | |
2022/02/03 - 2022/02/10 | Psicologia: Teoria e Pesquisa (1806-3446) | |
2021/07 - 2021/12 | Frontiers in Psychology (1664-1078) | Positive Psychology in Everyday Life |
2021/07 - 2021/09 | Frontiers in Psychology (1664-1078) | Positive Psychology in Everyday Life |
2021/05 - 2021/07 | Frontiers in Psychology (1664-1078) | Positive Psychology in Everyday Life |
2019/09 - 2019/09 | Revista Psicologia | X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/11/15 - Atual | Pré-requisitos para a aprendizagem da leitura em Creche e Pré-escolar | Formação profissional (Outros) | Instituto CRIAP, Portugal |
2023/04/22 - Atual | Estudo do Meio da Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico | Formação contínua (Outros) | Sindicato de Professores da Madeira, Portugal |
2023/01/19 - Atual | Competências pré-leitoras | Formação contínua (Outros) | Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal |
2022/06/03 - Atual | Formação - Trabalhar a Matemática desde o Pré-escolar ao 1.º Ciclo | Ação de Curta Duração do 2.º Ciclo de Formação da Rede ESCXEL (2021/22) (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022/05/27 - Atual | Formação - Leitura e Escrita na Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo | Ação de Curta Duração do 2.º Ciclo de Formação da Rede ESCXEL (2021/2022) (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/12 - Atual | Formação - Matemática no Pré-Escolar: para além dos números | Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) | Sindicato de Professores da Madeira, Portugal |
2020/10 - Atual | Formação - Despertar para a leitura e abordagem à escrita | Formação contínua (Outros) | Sindicato de Professores da Madeira, Portugal |
2020/02 - Atual | Formação - Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico | Formação contínua (Outros) | Sindicato de Professores da Madeira, Portugal |
2022/10/14 - 2022/10/14 | Leitura, Escrita e Matemática na Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo | 2ª Edição - Ação de Curta Duração do 2.º Ciclo de Formação da Rede ESCXEL (2021/22) (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2012/10 - 2014/04 | Formação - Projeto: Do Berço às Letras | Formação contína (Outros) | Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal |
2013/01 - 2013/07 | Supervisora - Formação: Novos Programas de Português do 1º Ciclo do Ensino Básico | Formação contínua (Outros) | Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal |
2011/10 - 2012/05 | Formação - Despertar para a leitura e escrita no pré-escolar | Formação contínua (Outros) | Infantário da Rochinha, Portugal |
2012/03/29 - 2012/04/12 | Psicologia da Educação / Consciência Fonológica, Escrita e Matemática no Pré-Escolar | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade da Madeira, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2023/10 | Artigo de opinião "Aprender a escrever à mão na era digital: necessidade ou nostalgia?". | Jornal - O Público. |
2023/07 | Artigo de opinião “Ler e escrever nas férias". | Jornal - O Público |
2023/04 | Artigo de opinião "Haverá uma idade certa para aprender a ler e a escrever?". | Jornal - O Público |
2023/03 | Artigo de opinião "Dicas para facilitar a aprendizagem da leitura". | Jornal - O Público |
2023/02 | Artigo de opinião "Aprendizagem da leitura: sinais de alerta". | Jornal - O Público |
2022/12/09 | Artigo de opinião "Qual a melhor prenda de Natal para uma criança?" | Jornal "Público" |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2022/06/01 - Atual | Madeira Viva | Importância do Brincar - Visão da Criança |
2022/05/18 - Atual | Madeira Viva | A Matemática não é um "bicho de 7 cabeças" |
2022/03/30 - Atual | Madeira Viva | Importância de incutir hábitos de leitura às crianças desde cedo |
2021/11/03 - Atual | Madeira Viva | "Aprender a ler" |
2021/09/30 - 2021/09/30 | Casa das Artes 2021 - Episódio 21 | Apresentação do livro "Aprender a ler" |
2012/06/27 - 2012/06/27 | Viva Voz | Programas de desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática no pré-escolar. |