???global.info.a_carregar???
Professora Auxiliar convidada na Universidade da Madeira. Concluiu o Doutoramento em Estudos da Criança em 2017 pela Universidade do Minho, Instituto de Educação, o Mestrado em Psicologia da Educação em 2011 pela Universidade da Madeira, Faculdade de Artes e Humanidades e a Licenciatura em Ensino Básico - 1.º Ciclo em 2006 pela Universidade da Madeira. É Professora do Ensino Básico desde 2006. É Investigadora na Universidade do Minho, no Centro de Investigação em Estudos da Criança, Investigadora na Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais. É Formadora no Sindicato de Professores da Madeira e na Direção Regional de Educação. Publicou artigos em revistas especializadas. Possui 3 livros publicados e 2 patentes registadas. Organizou eventos e participou em eventos. Orientou trabalhos de conclusão de curso de licenciatura e mestrado. Participou como Bolseiro de Investigação em 2 projetos. Atua na área de Ciências da Educação, com ênfase em Psicologia da Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Inês Patrícia Rodrigues Ferraz

Nomes de citação

  • Ferraz, Inês

Identificadores de autor

Ciência ID
E413-F996-27B5
ORCID iD
0000-0003-3177-1652

Endereços de correio eletrónico

  • ines.ferraz@staff.uma.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2023/10 - 2024/05
Concluído
Educação Especial (Diploma de especialização)
Especialização em Domínio Cognitivo e Motor
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
18 valores
2021/09/01 - 2021/12/01
Concluído
Educação Social e Intervenção Comunitária (Pós-Graduação)
Especialização em Formação
Traininghouse , Portugal
20
2021/08/28 - 2021/10/04
Concluído
Curso Intensivo: Intervenção em Situações de Crise e Catástrofe (Outros)
Especialização em Psicologia e Desenvolvimento Pessoal
ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal, Portugal
19
2013 - 2020
Concluído
Formador Creditado (registo N.º CCPFC/RFO-34007/13) (Outros)
Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2019/07 - 2019/07
Concluído
Problemas Correntes da Língua Portuguesa (Outros)
Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
Excelente
2018/07/07 - 2018/07/30
Concluído
Curso Intensivo: Práticas Parentais positivas: conhecer e promover (Outros)
Especialização em Psicologia e Desenvolvimento Pessoal
ReConstruir - Psicologia e Desenvolvimento Pessoal, Portugal
19
2012/10/01 - 2017/12/04
Concluído
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Contributo das Operações Lógicas para a Aprendizagem da Leitura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2015/11 - 2015/11
Concluído
Linguagem e Literacia na Educação Pré-Escolar (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Excelente
2014/10/27 - 2015/06/09
Concluído
Oficina de Formação: Construindo com êxito a Matemática (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Excelente
2012 - 2013
Concluído
Projeto de Formação de Português do 1.º Ciclo (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Excelente
2012/11 - 2012/12
Concluído
Conhecimento Explícito da Língua: A Gramática nos programas de Português do 1.º Ciclo (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Muito Bom
2012/06/23 - 2012/07/21
Concluído
Curso de Formação: E-tutoria com Simulação Pedagógica (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
Excelente
2011/10/01 - 2011/10/22
Concluído
Curso de Formação: Otimizar a Formação com recurso aos quadros interativos b-learning (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
Excelente
2009/10/01 - 2011/10/03
Concluído
Psicologia da Educação (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
"Consciência Fonológica: Uma competência linguística fundamental na transição do Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2010/09 - 2010/09
Concluído
Novo Programa do Português do Ensino Básico (Outros)
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Excelente
2008/12/30 - 2009/02/02
Concluído
Curso de Formação: Iniciação ao Adobe Flash (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
Excelente
2008/12/30 - 2009/02/02
Concluído
Curso de Formação: Concepção de e-conteúdos (Outros)
Proinov – Consultoria em Gestão, Formação e Multimédia, Portugal
Excelente
2009/01
Concluído
Certificado de Aptidão Profissional - Formador (Outros)
Direção Regional de Qualificação Profissional, Portugal
2008/11/26 - 2008/12/05
Concluído
Curso de Formação: Instrumentos Pedagógicos para a Aprendizagem de Acordo com as Preferências do Cérebro, (Outros)
Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
Excelente
2008/06 - 2008/07
Concluído
Ferramentas da web no Ensino da Língua Portuguesa (Outros)
SIPE - Sindicato Independente de Professores e Educadores, Portugal
Excelente
2002/10/01 - 2006/06/28
Concluído
Ensino Básico - 1.º Ciclo (Licenciatura)
Universidade da Madeira, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/07 - Atual Investigador (Investigação) Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal
2015/04 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Secretaria Regional de Educação, Portugal
2006/09/01 - 2023/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Maria Eugénia de Canavial, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11 - Atual Formador Instituto CRIAP, Portugal
2022/11 - Atual Formador Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
2020/02 - Atual Formador Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
2012/10 - 2014/04 Formador Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2012/07 - 2012/07 Bolsa de Curta Duração - Reuniões Científicas
Projeto nº 001956/2012/131
Bolseiro de Investigação
Centro de Investigação e Tecnologia da Madeira, Portugal
Concluído
2011/06 - 2011/06 Bolsa - Fundo de Apoio à Comunidade Científica
Processo nº 11 5 283
Bolseiro de Investigação
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/11/01 - Atual Projeto "Ler para Crescer"
CMCL
Orientador
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal
Em curso
2021/06/01 - Atual Projeto "BookStart Madeira"
ABM
Investigador
Universidade da Madeira Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais, Portugal
Em curso
2019/01/01 - Atual Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/09/01 - Atual "Ensinar e Aprender Português"
CIEC
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho, Portugal
Em curso
2017/09/01 - 2018/07/30 Projeto LIGA-TE - Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Liga-te
Dinamizador
Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional da Madeira, Portugal
Concluído
2012/10 - 2014/04 Projeto "Do berço às Letras"
Orientador
Secretaria Regional de Educação, Portugal
Concluído
2010/09 - 2011/06 Projeto "Do berço às Letras"
SRE - DRE
Investigador
Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernandes, Adérita; Ferraz, Inês. "Ensino da leitura e da escrita – trilhos entre a formação de professores e a prática pedagógica". Porto, 2023.
  2. Ferraz, Inês. "Como Facilitar a Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico?". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2021.
    Publicado
  3. Ferraz, Inês. "Contributo das Operações Lógicas para a aprendizagem da leitura". Trabalho apresentado em Jornadas Doutorais da Universidade do Minho, 2013.
  4. Pocinho, Margarida; Ferraz, Inês. "Phonological awareness program: a longitudinal study". Trabalho apresentado em 9th International Association for the Improvement of Mother Tongue Education, 2013.
Artigo em revista
  1. Inês Patrícia Rodrigues Ferraz. "Perturbações Específicas e Aprendizgem da Leitura". Child Studies (2024): https://doi.org/10.21814/childstudies.5888.
    10.21814/childstudies.5888
  2. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "Consciência fonológica: relação com o português e a matemática". Revista de divulgação científica - AICA 13 1 (2021): 18-28. https://pt.calameo.com/read/002167773d544d3013437.
    Publicado
  3. Ferraz, Inês. "A maturidade para aprender a ler: contributos para uma reflexão". Calidoscópio (2020):
    doi: 10.4013/cld2.020.181.01
  4. Ferraz, Inês. "Que competências podem ser preditoras do desempenho em leitura? Um estudo longitudinal". Atas do X Simposio Nacional de Investigacao em Psicologia 34 1 (2020): 469-476. http://doi:10.17575/psicologia.v34i1.1681.
    Publicado • doi:10.17575/psicologia.v34i1.1681
  5. Ferraz, Inês. "Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar". Calidoscópio 16 1 (2018): 4-15. https://doi.org/10.4013/cld.2018.161.01.
    Publicado • 10.4013/cld.2018.161.01
  6. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida; Pereira, Alexandra; Pimenta, Antónia; Ferraz, Inês. "Phonological Awareness Program: A longitudinal study from Preschool to 4thGrade". SHS Web of Conferences 16 1 (2015): 1-9. http://dx.doi.org/10.1051/shsconf/20151601002.
    Publicado • 10.1051/shsconf/20151601002
  7. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "Phonological Awareness Training Programme". US-China Foreign Language 10 2 (2012): 37-52.
    Publicado
  8. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "A consciência fonológica como competência linguística na transição do Ensino Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico". Revista de divulgação científica – AICA 4 1 (2012): 57-63.
    Publicado
  9. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "Programa de Treino da Consciência Fonológica". PSICOLOGIA 33 1 (2011): 8-10. http://www02.madeira-edu.pt/Portals/5/documentos/PublicacoesDRE/Revista_Diversidades/dwn_pdf_LinhasAcao_33.pdf.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ferraz, Inês. "Facilitar a entrada na escolaridade obrigatória". In Estudos em Psicologia & Educação, 269-284. Funchal, Portugal: CIERL-UMa, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Ferraz, Inês. Aprender a ler. Riga, Letónia: Novas Edições Acadêmicas. 2020.
    Publicado
  2. Ferraz, Inês. Prova de Avaliação da Consciência Fonológica. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira. 2018.
    Publicado
  3. Ferraz, Inês. Programa de Treino da Consciência Fonológica. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Ferraz, Inês. "Métodos de Ensino e Inovação". Trabalho apresentado em Jornadas de Psicopedagogia: Stress e Educação, 2018.
  2. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "Matemática + do que números". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional - Contributos da psicologia em contextos educativos, 2012.
  3. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida. "Improving pre-reading children metalinguistic competences: evaluation of a longitudinal intervention program". Trabalho apresentado em VIII International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education, 2011.
Resumo em conferência
  1. Pocinho, Margarida; Ferraz, Inês. "Baby Bookstart: a pilot-Project on Madeira Island". Trabalho apresentado em 2024 ARLE-IFTE Conference: Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology., Melbourne, 2024.
    Submetido
  2. Ferraz, Inês. "A Leitura e as Perturbações de Aprendizagem Específicas". Trabalho apresentado em Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias, 2022.
    Publicado
  3. Ferraz, Inês. "E o tempo para as crianças poderem brincar livremente?". Trabalho apresentado em O Porto ICRE’22 - Porto International Conference on Research in Education, Porto, 2022.
    Publicado
  4. Ferraz, Inês. "A influência da pandemia COVID-19 na resiliência e otimismo de docentes e não-docentes". Trabalho apresentado em SciComPt 2021- Velhos desafios, novas ameaças: comunicar a incerteza e combater a desinformação, 2021.
    Publicado
  5. Ferraz, Inês. "Phonological awareness, letter knowledge and the piagetian tasks in Portuguese preschoolers.". 2015.
    10.13140/RG.2.1.4320.9045
  6. Ferraz, Inês. "Efeito de um programa de treino da consciência fonológica no rendimento escolar: um estudo longitudinal". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”,, Braga, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ferraz, Inês. "Consciência fonológica: uma competência linguística fundamental na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, Universidade da Madeira, 2011. http://digituma.uma.pt/handle/10400.13/241.

Propriedade Intelectual

Patente
  1. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida; Fernandes, Tânia. 2014. "Prova de Avaliação da Consciência Fonológica". Portugal.
    Concedida/Emitida
  2. Ferraz, Inês; Pocinho, Margarida; Fernandes, Tânia. 2014. "Programa de Treino da Consciência Fonológica". Portugal.
    Concedida/Emitida
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/11 Projeto de literacia familiar "Ler para Crescer" IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2023/07/11 Trilhos entre a formação inicial de professores e a prática pedagógica IV Jornadas Internacionais de Leitura, Escrita e Sucesso Escolar (4 LESE)
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2023/07/03 O cérebro e a Aprendizagem da leitura e da escrita: que relação? Congresso Cérebro e Aprendizagem, de mãos dadas
Escola EB/PE de S. António e Curral das Freiras (Funchal, Portugal)
2022/11/29 A Consciência Fonológica na Literacia: da Teoria à Prática em Sala de Aula Mitos, Verdades e Desafios… das Perturbações Específicas de Aprendizagem
Centro de Recursos Educativos Especializados da Ribeira Brava / Ponta do Sol (São Vicente, Portugal)
2022/10/21 A leitura e as Perturbações de Aprendizagem Específicas Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2022/09/16 Quando brincam as nossas crianças? Contributo para uma reflexão. XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/07/21 E o tempo para as crianças poderem brincar livremente? Porto ICRE22 - Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/10/29 Transição do Pré-escolar para o 1.º Ciclo: aceitar os desafios sem esquecer as experiências vividas ”. Encontro de Educação de Infância: (Re)Pensar a Educação de Infância - Refletir para agir
Sindicato de Professores da Madeira (Funchal, Portugal)
2021/10/14 Etapas de desenvolvimento da criança e Aprendizagem da Leitura Encontro do 1.º Ciclo do Ensino Básico: pensar (n)o presente e perspetivar o futuro: dinâmicas de mudança face à nova realidade
Sindicato de Professores da Madeira (Funchal, Portugal)
2021/06 A influência da pandemia COVID-19 na resiliência e otimismo de docentes e não-docentes Congresso Anual de Comunicação de Ciência SciComPt
SciComPt - Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal
2021/05 Como facilitar a transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico? 1º Congresso Internacional Observatório para o Futuro da Educação de Infância
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Porto, Portugal)
2019/06 Que competências podem ser preditoras do desempenho em leitura? Um estudo longitudinal. X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2016/07 O papel das operações lógicas, da consciência fonológica e do conhecimento das letras na aprendizagem da leitura I Jornadas em Estudos da Criança, Instituto de Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015/06 Phonological awareness, letter knowledge and the piagetian tasks in Portuguese preschoolers X International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Department of Nordic Studies and Linguistics, Odense (Odense, Dinamarca)
2014/05 Vou para a Escola: e agora? I Congresso de Educação e Saúde Infantil da Madeira – Escuta Sente e Reage o Mundo dos Bebés
Centro Cívico de Santa Maria Maior (Funchal, Portugal)
2013/06 Phonological Awareness Program: a longitudinal study IX International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Universidad de Paris-Est Créteil (Paris, França)
2012/07 Efeito de um programa de treino da consciência fonológica no rendimento escolar: um estudo longitudinal II Seminário Internacional “Contributos da psicologia em contextos educativos”
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011/09 Avaliação psicoeducacional no contexto elementar Brasileiro e Português: Avaliação da consciência fonológica com crianças dos 4 aos 6 anos XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
Universidade da Corunã (Corunã, Espanha)
2011/06 Improving pre-reading children metalinguistic competences: evaluation of a longitudinal intervention program VIII International Conference of the International Association for the Improvement of Mother Tongue Education
Universidad de Hildesheim (Hildesheim, Alemanha)
2011/05 Desenvolvimento de um programa de treino da consciência fonológica Congresso Internacional “Educação, Saúde e Desenvolvimento Social"
Direção Regional de Educação (Funchal, Portugal)
2010/04 A importância da consciência fonológica no desenvolvimento da linguagem II Encontro de Educação de Infância
Secretaria Regional de Educação e Cultura (Funchal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014/09/01 - 2014/10/03 Estágio pedagógico
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura/Bacharelato)
Escola Superior de Educação de João de Deus, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/06 - 2019/06 Moderador da Sessão Temática 21: Psicologia da Educação e Psicologia Comunitária (2019/06 - 2019/09)
Simpósio (Outra)
Universidade da Madeira, Portugal
2018/01 - 2018/05 Jornadas de Psicopedagogia: Stress e Educação (2018/05 - 2018/05)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
Escola do 2.º e 3.º Ciclos do Caniço, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/11/29 - Atual Mesa Redonda acerca das Perturbações Específicas da Aprendizagem - Elisa Fonseca psicóloga, Anita Figueira psicóloga, Inês Ferraz docente, Mónica Vasconcelos Neuropediatra, Sandra Ornelas terapeuta da fala e Bruno Rodrigues terapeuta da fala
Mesa-redonda
"Mitos & Verdades das Perturbações Específicas da Aprendizagem"
Centro de Recursos Educativos da Ribeira Brava e Ponta do Sol, Portugal
2022/01/23 - Atual Com a presença de Ana Marques terapeuta da fala, Cristina Aveiro terapeuta ocupacional, Joana Alves psicóloga, Inês Ferraz professora e José Luís Nunes pediatra, uma conversa sobre quais as competências e quais os preditores, em idade pré-escolar, inerentes ao sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita.
Mesa-redonda
"Aprender a ler - será de uma só vez?!"
Crescer - Centro de apoio ao desenvolvimento infantil, Portugal
2012/06/09 - 2012/06/09 Atividades desenvolvidas no âmbito da leitura, escrita e matemática no pré-escolar
Oficina (workshop)
Expo Criança - 2012
Infantário da Rochinha, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/12/13 O Bem-Estar e a Educação de Carreira na Infância
Arguente principal
Ana Catarina Rodrigues Nóbrega (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/12/21 Avaliação da Eficácia de um Programa de Mindfulness no Bem-Estar
Arguente principal
Marta Patrícia Abreu Ferreira (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2021/11/18 O Bem-estar dos docentes e não docentes à luz da Educação Inclusiva
Arguente principal
Mónica Canha Carvalho (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal
2020/11/09 Resiliência e Otimismo no Ensino Básico e Secundário
Arguente principal
António Alberto Maia Vasconcelos (Mestrado)
Universidade da Madeira, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023/07/13 - 2023/08/21 Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (1806-3446)
2022/02/03 - 2022/02/10 Psicologia: Teoria e Pesquisa (1806-3446)
2021/07 - 2021/12 Frontiers in Psychology (1664-1078) Positive Psychology in Everyday Life
2021/07 - 2021/09 Frontiers in Psychology (1664-1078) Positive Psychology in Everyday Life
2021/05 - 2021/07 Frontiers in Psychology (1664-1078) Positive Psychology in Everyday Life
2019/09 - 2019/09 Revista Psicologia X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/11/15 - Atual Pré-requisitos para a aprendizagem da leitura em Creche e Pré-escolar Formação profissional (Outros) Instituto CRIAP, Portugal
2023/04/22 - Atual Estudo do Meio da Educação Pré-Escolar ao 1.º Ciclo do Ensino Básico Formação contínua (Outros) Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
2023/01/19 - Atual Competências pré-leitoras Formação contínua (Outros) Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
2022/06/03 - Atual Formação - Trabalhar a Matemática desde o Pré-escolar ao 1.º Ciclo Ação de Curta Duração do 2.º Ciclo de Formação da Rede ESCXEL (2021/22) (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/05/27 - Atual Formação - Leitura e Escrita na Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo Ação de Curta Duração do 2.º Ciclo de Formação da Rede ESCXEL (2021/2022) (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/12 - Atual Formação - Matemática no Pré-Escolar: para além dos números Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
2020/10 - Atual Formação - Despertar para a leitura e abordagem à escrita Formação contínua (Outros) Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
2020/02 - Atual Formação - Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico Formação contínua (Outros) Sindicato de Professores da Madeira, Portugal
2022/10/14 - 2022/10/14 Leitura, Escrita e Matemática na Transição do Pré-Escolar para o 1.º Ciclo 2ª Edição - Ação de Curta Duração do 2.º Ciclo de Formação da Rede ESCXEL (2021/22) (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/10 - 2014/04 Formação - Projeto: Do Berço às Letras Formação contína (Outros) Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
2013/01 - 2013/07 Supervisora - Formação: Novos Programas de Português do 1º Ciclo do Ensino Básico Formação contínua (Outros) Madeira - Direção Regional de Educação, Portugal
2011/10 - 2012/05 Formação - Despertar para a leitura e escrita no pré-escolar Formação contínua (Outros) Infantário da Rochinha, Portugal
2012/03/29 - 2012/04/12 Psicologia da Educação / Consciência Fonológica, Escrita e Matemática no Pré-Escolar Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Universidade da Madeira, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2023/10 Artigo de opinião "Aprender a escrever à mão na era digital: necessidade ou nostalgia?". Jornal - O Público.
2023/07 Artigo de opinião “Ler e escrever nas férias". Jornal - O Público
2023/04 Artigo de opinião "Haverá uma idade certa para aprender a ler e a escrever?". Jornal - O Público
2023/03 Artigo de opinião "Dicas para facilitar a aprendizagem da leitura". Jornal - O Público
2023/02 Artigo de opinião "Aprendizagem da leitura: sinais de alerta". Jornal - O Público
2022/12/09 Artigo de opinião "Qual a melhor prenda de Natal para uma criança?" Jornal "Público"

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2022/06/01 - Atual Madeira Viva Importância do Brincar - Visão da Criança
2022/05/18 - Atual Madeira Viva A Matemática não é um "bicho de 7 cabeças"
2022/03/30 - Atual Madeira Viva Importância de incutir hábitos de leitura às crianças desde cedo
2021/11/03 - Atual Madeira Viva "Aprender a ler"
2021/09/30 - 2021/09/30 Casa das Artes 2021 - Episódio 21 Apresentação do livro "Aprender a ler"
2012/06/27 - 2012/06/27 Viva Voz Programas de desenvolvimento da leitura, da escrita e da matemática no pré-escolar.