???global.info.a_carregar???
Otilia da Costa e Sousa is a Principal Coordinating Professor at the Polytechnic Institute of Lisbon. She got an Aggregation degree in Education, Teacher Training, from the University of Lisbon (2013), and a PhD in Linguistics from the Universidade Nova de Lisboa (2001). Her research interests intersect Linguistics and Education: literacy, writing, reading, grammar, communication, teacher training, diversity and inclusion.
Identification

Personal identification

Full name
OTÍLIA DA ENCARNAÇÃO DA COSTA E SOUSA

Citation names

  • Sousa, Otília Costa e
  • Sousa, O.
  • Sousa, O. C.

Author identifiers

Ciência ID
E91B-9F4A-47CF
ORCID iD
0000-0001-7755-2418
Scopus Author Id
56432594300

Email addresses

  • otilias@eselx.ipl.pt (Professional)

Telephones

Telephone
  • (351) 217115500 Ext.: 336 (Professional)

Websites

Knowledge fields

  • Humanities - Languages and Literatures - Linguistics

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese (Mother tongue)
French Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1) Proficiency (C2) Upper intermediate (B2)
English Intermediate (B1) Advanced (C1) Elementary (A2) Intermediate (B1) Upper intermediate (B2)
Spanish; Castilian Beginner (A1) Advanced (C1) Beginner (A1) Upper intermediate (B2) Upper intermediate (B2)
Education
Degree Classification
2013
Concluded
n/a (Título de Agregado)
Major in Educação - Formação de Professores
Universidade de Lisboa, Portugal
"Literacia e aprendizagem formal da língua: para uma pedagogia do texto" (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada por Unanimidade
2001
Concluded
Linguística (Doutoramento)
Major in Especialidade: Semântica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Aquisição das Categorias Tempo e Aspecto: o Imperfeito" (THESIS/DISSERTATION)
1990 - 1995
Concluded
Linguística Aplicada (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Marcadores aspectuo-temporais em narrativas de e para crianças de 6/7 anos – Quando..., então e depois " (THESIS/DISSERTATION)
Aprovada (unanimidade)
1979 - 1984
Concluded
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2015/11/07 - Current Main Coordinator Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - 2021/08/31 Invited Associate Professor (University Teacher) Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2006/01 - 2015/01 Teacher Coordinator (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico De Lisboa, Escola Superior De Educação, Portugal
1996/01/01 - 2006/01/01 Adjunct Teacher (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
1993/01/01 - 1996/01/01 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
1990/09/01 - 1991/07/31 Assistant (Polytechnic Teacher) Instituto Politécnico de Beja, Portugal
Instituto Politécnico de Beja, Portugal

Others

Category
Host institution
Employer
1991/08/01 - 1993/01/01 Professora do Ensino Secundário Ministério da Educação, Brazil
Ministério da Educação, Brazil
1984/09/01 - 1990/08/31 Professora do Ensino Secundário Ministério da Educação, Brazil
Ministério da Educação, Brazil
1978/10/01 - 1981/07/31 Professora do Ensino Secundário Ministério da Educação, Brazil
Ministério da Educação, Brazil
Projects

Grant

Designation Funders
2011/05 - 2011/08 LEITURA E ESCRITA E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA TEXTUAL
Provided by PTCRIS: SFRH/BSAB/1124/2011
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Contract

Designation Funders
2021/06 - Current L.E.R.
Researcher
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo
Ongoing
2021 - Current Na rota das escolas como comunidades de aprendizagem para a inclusão
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ongoing
2022/04 - 2028/04 University learners in contemporary academic-scientific literacy practices in the training of globalized researchers and basic education teachers
FAPESP2022/05908-00
Researcher
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Brazil
Ongoing
2022/01 - 2024/12 Na Rota das Escolas como Comunidades de Aprendizagem para a Inclusão
Provided by PTCRIS: PTDC/CED-EDG/4650/2021
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2019/05 - 2020/05 Competências de escrita no 1º ciclo: que mudanças no conhecimento ortográfico em duas décadas?
CEO
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Ongoing
2019 - 2020 CEO: Writing skills in primary education how spelling has changed in the last 20 years?
CEO_IDICA_2019-2020
Principal investigator
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluded
2017/01/01 - 2019/12/20 tandem For four
Researcher
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluded
2017/01 - 2019/01 Orisc - Oracy in the School Culture
FCT/1531/31/1/2017/S
Principal investigator
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior

Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluded
2014 - 2018 ELN European Literacy Network - Multilinguism
Researcher
Concluded
2009/09/01 - 2013/12/31 Projecto Mais Sucesso Escolar (Escolas de Tipologia Híbrida)
Researcher
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Ministério da Educação
Concluded
2000 - 2001 LER & ESCREVER para uma tipologia Textual
LER&ESCREVER
Principal investigator
Instituto de Inovação Educacional
Concluded

Other

Designation Funders
2020/09 - 2023/12 CATIE - Comunidades de Aprendizagem Transformativa para a Inclusão Educativa CATIE - Transformative Learning Communities for Educative Inclusion
Researcher
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
Ongoing
2021/09/01 - 2023/03/31 EI! EducAção pela IntegrAção: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo
Principal investigator
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI)
Concluded
Outputs

Publications

Book
  1. Sousa, Otília. Textos e contextos: leitura, escrita e cultura letrada. Portugal: Media XXI. 2015.
  2. Vasconcelos, Teresa; Rocha, Carla; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Menau, João; Ramos, Mercês; Ferreira, Nuno Martins; et al. Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar metodologias. Portugal: Ministério da Educação e Ciência. 2011.
  3. Gonçalves, Fernanda; Guerreiro, Paula; Freitas, Maria João; Sousa, Otília. O conhecimento da língua: percursos de desenvolvimento. Portugal: Ministério da Educação Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular. 2011.
  4. Sousa, Otília Costa e. Tempo e Aspeto:o imperfeito num corpus de aquisição. Lisboa, Portugal: Colibri/IPL. 2007.
    Published
  5. Tempo e Aspecto. Portugal. 2007.
  6. Sousa, Otília Costa e. Construindo Histórias. Portugal: Estampa. 1996.
Book chapter
  1. Lourenço, Manuela Andrade; Sousa, Otília. "A leitura, a escrita e os textos de literatura". Portugal: CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho,
    Sousa, O., & Lourenço, M. (2014). A leitura, a escrita e os textos de literatura. In F. Viana, R. Ramos, E. Coquet & M. Martins (Coords.), Atas do 10.º Encontro Nacional (8.º Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração (pp.
  2. Vilares, Sílvia Garrido; Monteiro, Tânia Silvestre; Semião, Daniela; Sousa, Otília. "ESTRATÉGIAS PROMOTORAS DE FLUÊNCIA EM LEITURA: RELATO DE UM CASO EM PORTUGAL". In Compreensão de textos e estratégias de leitura na escola, 260-278. Vitória da Conquista, Brazil: Fonema e Grafema, 2024.
    Published • 10.29327/5410940.1-15
  3. Flores, Cristina; Araújo, Sílvia. Corresponding author: Flores, Cristina. "How different are Portuguese monolingual and Portuguese-French bilingual children’s written narratives?". In Cultural and Linguistic Education in the Context of Migration, 50-71. Newcastle upon Tyne, United Kingdom: Cambridge Scholars Publishing., 2024.
    Published
  4. Costa-Pereira, T.; Pereira, Sara; Sousa, O.. Corresponding author: Costa-Pereira, T.. "Literacia em ciências usando ferramentas digitais". In Ensino na Educação Básica, edited by Souza, F., Coelho, M. & Pontes, V., 19-38. Natal, Brazil: EditorialIFRN, 2023.
    Published
  5. Ana Paula Vale, UTAD; Sousa, O.. Corresponding author: Ana Paula Vale, UTAD. "A análise dos erros ortográficos como instrumento para compreender o desenvolvimento e apoiar o ensino da escrita". In Alfabetização baseada na ciência, edited by Renan Almeida Sargiani, 270-280. Porto Alegre, Brazil: ArtMed/Penso, 2022.
    Published
  6. Sousa, O.; Silva, Ana Catarina; Costa-Pereira, T.. Corresponding author: Sousa, O.. "Ensinar a ler e a escrever: uma abordagem equilibrada". In Ensino e aprendizado da leitura e da escrita: contribuições interdisciplinares, 123-155. Vitória da Conquista, Brazil: Fonema e grafema ed., 2022.
    Published
  7. Sousa, O.; Clérigo, J.; Fuertes, M.; Lino, D.. "Modelos pedagógicos dos educadores na interação e comunicação com as crianças durante uma tarefa cooperativa". 125-147. Lisboa, Portugal: CIED, 2021.
    Published
  8. Sousa, O.; Costa-Pereira, T.; Henriques, G.. "Manuais escolares: textos, compreensao na leitura e acesso ao conhecimento". In Investigacao e praticas em leitura, 87-110. CIED, 2020.
    Published
  9. Sousa, O.; Ana Teberosky; Angelica Sepulveda. "Orality, reading and wrinting in early literacy". In reading and writing conexions, edited by Alves, Rui 4E13-0FD1-BB6A; Limpo, Teresa ; Joshi, M., 85-105. Springer, 2020.
    Published
  10. Sousa, O.. "A escrita com função epistémica em projeto do 1.º ciclo do ensino básico de Lisboa: escrever enquanto processo de organização e construção do conhecimento.". Brazil, 2018.
  11. Sousa, O.. "Discurso relatado: construcao das vozes do texto por alunos do 2.º e 4.º anos de escolaridade". In Ensino na Educação Básica,, 388-406. Brazil: IFRN, 2018.
    Published
  12. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Brincar a dois tempos: estilos de comunicação entre pais e filhos em jogo livre". 143-148. Portugal: CIED, 2016.
  13. Sousa, Otília Costa e. "Literacia, desenvolvimento linguístico e textual". 211-227. Santarém, Portugal: Cosmos, 2014.
    Published
Conference paper
  1. Ana Rita Chedas de Sampaio. "Falar para aprender: ditado cooperativo e aprendizagem da ortografia.". Bragança, 2023.
    Published
  2. Sousa, O.. "Aprendizagem com investigação: Uma experiência no ensino superior". 2019.
    Published
  3. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Participação e envolvimento da criança numa tarefa de construção com educadoras e educadores". Paper presented in Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação - Motivação para o Desempenho Académico, Lisboa, 2016.
    Published
  4. Sousa, Otília; Sepúlveda, Angélica; Lourenço, Manuela; Correia, Ana. "Leitura, literatura e desenvolvimento da competência textual". 2013.
  5. Sílvia Araújo; Otília Sousa; Araújo, Sílvia; Sousa, Otília. "Pour une approche contrastive du présent simple en français et en portugais". 2012.
    10.1051/shsconf/20120100195
  6. Sousa, Otília. "Perífrases aspectuais : estar a / andar a + infinitivo". 2007.
  7. Sousa, Otília. "Tempo, aspecto e modalidade - a propósito de quando". 2003.
  8. Sousa, Otília; Silva, Encarnação. "A produção de texto narrativo no 1º ciclo do EB: detecção de alguns problemas". 2003.
  9. Sousa, Otília; Vohlgemuth, Laurence. "Um estudo de inferências linguísticas". 2002.
  10. Sousa, Otília. "Imperfeito português e condicional francês: valores modais". 2000.
  11. Sousa, Otília. "Da variedade à invariância : então um caso exemplar". 1998.
  12. Sousa, Otília. "Imperfeito e predicação de existência". 1998.
Edited book
  1. Sousa, O.. Investigacao e Praticas em Leitura. Lisboa, Portugal: CIED. 2020.
    Published • Editor
Journal article
  1. Daniela Semião; Maria João Mogarro; Filipe Brás Pinto; Maria José D. Martins; Nelson Santos; Otilia Sousa; Amélia Marchão; et al. "Teachers’ Perspectives on Students’ Cultural Diversity: A Systematic Literature Review". Education Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/educsci13121215.
    10.3390/educsci13121215
  2. Lockiewicz, M., ; Sousa, O.; Fuertes, M., ; Piechowska, M.; Costa-Pereira, T.. Corresponding author: Lockiewicz, M.,. "Comparative analysis of the approach to first language oracy of Polish and Portuguese early education teachers.". Calidoscópio 21 3 (2023): 499-517. https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/26623.
    Open access • Published
  3. Teresa Costa-Pereira; Inês Alves; Otília Sousa. "Contar e explicar: competências de escrita de estudantes de 5.º ano numa escola multicultural portuguesa". Entrepalavras (2021): https://doi.org/10.22168/2237-6321-22358.
    10.22168/2237-6321-22358
  4. Dockrell, J. E.; Papadopoulos, T. C.; Mifsud, C. L.; Bourke, L.; Vilageliu, O.; Bešic, E.; Seifert, S.; et al. "Teaching and learning in a multilingual Europe: findings from a cross-European study". European Journal of Psychology of Education (2021): http://dx.doi.org/10.1007/s10212-020-00523-z.
    10.1007/s10212-020-00523-z
  5. Daszkiewicz, M.; Sousa, O.; Lockiewicz, M.; Lino, D.; Piechowska, M.. "comparative analysis of the approach to L1 oracy in Polish and Portuguese early education curricula". 20 (2020): 1-17.
    Open access • Published • 10.17239/l1esll-2020.20.01.08
  6. Sousa, O.; Marina Fuertes; Bruno Veiga; Isabel Fernandes; Clarisse Nunes. "Estudo comparativo da comparticipacao, interacao e comunicacao em criancas com atraso e criancas com desenvolvimento tipico". Sensos-e 7 2 (2020): 99-110. https://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/3512.
    Open access • Published • https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3512
  7. Martins, Margarida Alves; Sousa, Otília; Castro, São Luís; Dockrell, Julie; Papadopoulos, Timothy; Mifsud, Charles. "Conceções dos professores portugueses sobre multilinguismo e práticas educativas em salas de aula multilingues". Análise Psicológica 37 4 (2019): 493-506. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1622.
    10.14417/ap.1622
  8. Teresa Costa-Pereira; Cláudia Faria; Otília Costa Sousa. "A função epistémica da escrita: aprendizagens de conteúdos e de escrita associadas ao trabalho de projeto em Estudo do Meio". Acta Scientiarum. Language and Culture 41 1 (2019): 45794-45794. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.45794.
    10.4025/actascilangcult.v41i1.45794
  9. Sousa, O.. "Resumir textos narrativos e expositivos: do ensino às perceções dos alunos". Palavras em linha 2 (2019): 2-20.
    Published
  10. Sousa, O.. "O percurso dos estudos tandem sobre o comportamento interativo e comunicativo de pais e educadores em tarefas colaborativas". Da investigação às Práticas:Estudos de Natureza Educational9 9 2 (2019): 46-72. http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.184.
    Open access • Published
  11. Sousa, Otília Costa e. "Práticas de literacia no ensino superior: as percepções dos alunos sobre escrita nas disciplinas". Acta Scientiarum - Language and Culture (2018): http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i2.41888.
    10.4025/actascilangcult.v40i2.41888
  12. Fuertes, Marina; Sousa, Otília; Lockiewicz, Marta; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila. "How different are parents and educators? A comparative study of interactive differences between parents and educators in a collaborative adult-child activity". PLOS ONE 13 11 (2018): e0205991. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0205991.
    10.1371/journal.pone.0205991
  13. Fernandes, Isabel; Fuertes, Marina; Barroso, Isabel; Ferreira, Andreia; Branco, Miguel; Ladeiras, Ana; Veloso, Catarina; et al. "Estudo comparativo acerca do comportamento e comunicação materna e paterna em atividade conjunta com os seus filhos de idade pré-escolar". Análise Psicológica 36 3 (2018): 295-310. http://dx.doi.org/10.14417/ap.1240.
    10.14417/ap.1240
  14. Fuertes, Marina; Castro, Sofia; Alves, Maria João; Faria, Anabela; Osório, Tiago; Sousa, Otília. "Interação e linguagem dirigida a crianças de quinze meses". Psicologia USP 28 3 (2017): 346-357. http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420160154.
    10.1590/0103-656420160154
  15. Sousa, Otília Costa e. "Conhecimento ortográfico e escrita". Da Investigação às Práticas: Estudos Educacionais (2017):
    10.25757/invep.v7i3.149
  16. Sousa, Otília Costa e. "Desempenho ortográfico em estudantes do ensino superior: a acentuação gráfica". Da Investigação às Práticas: Estudos Educacionais 7 3 (2017): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/148.
    10.25757/invep.v7i3.148
  17. Sousa, Otília Costa e. "As diferenças interativas e comunicativas de educadoras e das mães com crianças em idade em pré-escolar". Da Investigação às Práticas: Estudos Educacionais (2017): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/117.
    10.25757/invep.v7i1.117
  18. Sousa, Otília Costa e. "Orthography and development of linguistic awareness". Cultura Y Educación (2015):
    10.1080/11356405.2015.1089390
  19. Sousa, Otília. "o ditado como estratégia de aprendizagem". EXEDRA 9 (2014): 116-127. http://hdl.handle.net/10400.21/4489.
    Open access • Published
  20. Sousa, Otília Costa e. "Competência textual à entrada no Ensino Superior.". Revista de Estudos da Linguagem (2011): http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/2560.
    10.17851/2237-2083.19.1.247-267
  21. Otília Da Costa e Sousa. "Emergência e desenvolvimento das relações de causalidade em narrativas de crianças". Filologia e Linguística Portuguesa 12 1 (2010): 91-91. https://doi.org/10.11606%2Fissn.2176-9419.v12i1p91-104.
    10.11606/issn.2176-9419.v12i1p91-104
  22. Adriana Cardoso; Susana Pereira; Encarnação Silva; Otília Sousa; Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Silva, Encarnação; Sousa, Otília. "On the development of textual competence in primary education". L1 Educational Studies in Language and Literature 09, Runnin 4, Special (2009): 63-86. https://doi.org/10.17239%2Fl1esll-2009.09.04.03.
    10.17239/l1esll-2009.09.04.03
  23. Sousa, Otília. "Linguística, filosofia da linguagem e operações cognitivas: a propósito da noção de presente". Cadernos de Filosofia da Linguagem 7 (2000): 113-122. http://hdl.handle.net/10400.21/2644.
    Published
  24. Sousa, O.. "Children’s metalinguistic activity in the construction of linguistic existence". 3 2 (1999): 65-71.
    Open access • Published
  25. Sousa, O.. "Constructing reference in children’s narratives". Psychology of Language and Communication 3 1 (1999): 29-40.
    Published
  26. Sousa, Otília. "Reconto e aquisição da gramática textual". Ler Educação 16 (1995): 49-58. http://hdl.handle.net/10400.21/2642.
Report
  1. Sousa, O.; Hortas, Maria João; Maria João Mogarro; A. Sofia Pinho. 2023. Relato´rio do projeto“EducAc¸a~o pela IntegrAc¸a~o.
Thesis / Dissertation
  1. Castro, Sofia Alexandra Pereira Coelho de. "Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida". Master, 2015. http://hdl.handle.net/10400.21/5569.
  2. Janeiro, Ana Sofia. "O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica". Master, Instituto Politécnico De Lisboa, Escola Superior De Educação, 2015. http://hdl.handle.net/10400.21/5261.
  3. Cravo, Filipa Costa Segão. "Ditado: um percurso de aprendizagem entre pares". Master, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/5269.
  4. Cardoso, Magda Filipa Patrício Magalhães. "A aprendizagem da leitura e da escrita partindo de texto". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/3404.
  5. Alves, Maria João Mendonça. "Estudo exploratório dos comportamentos interativos mãe – filho(a) e pai – filho(a) aos 15 meses de vida.". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/3128.
  6. Lourenço, Maria Manuela Andrade. "Porque ler não chega… da biblioteca escolar à sala de aula: um percurso de leitura e escrita". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/3137.
  7. Ramos, Rosa Alexandra Pereira. "Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua". Master, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/3781.
  8. Carvalho, Artur Jorge Matos de. "Avaliação de um programa para a estimulação da consciência fonológica em contexto escolar". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/1375.
  9. Costa, Teresa Alexandra Mendes. "O texto expositivo num manual escolar de estudo do meio". Master, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/1301.
  10. Pacheco, Noémia Maria Gonçalo. "Ensino de léxico e texto descritivo". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/2391.
  11. Parracho, Sara Catarina de Matos. "Português L2: ensino da escrita e input linguístico". Master, 2011. http://hdl.handle.net/10400.21/2394.
  12. Pinto, Filipa Alexandra dos Santos, 1977-. "O papel da linguagem e da leitura literária no desenvolvimento da escrita em crianças a frequentar o 4º ano de escolaridade : análise de recontos de textos literários". Master, 2009. http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000582882.

Other

Dataset
  1. Sousa, O.. CINDEI.
Other output
  1. Editorial. 2018. Fuertes,Marina; Nunes,Clarisse; Lino,Dalila; Sousa,Otília; Torres,Susana; Teófilo,Rui. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722018000200001.
  2. Editorial. O leitor poderá encontrar neste número vários artigos com abordagens inovadoras no âmbito das novas tecnologias, da educação inclusiva e da educação na primeira infância.. 2018. Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Sousa, Otília. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/158.
  3. Editorial. A Revista Da Investigação às Práticas: Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELX) mantém o seu esforço de publicação de artigos originais numa abordagem transversal e multicultural do conhecimento no âmbito educativo.Neste segundo número regular do ano de 2018, encontramos artigos teóricos e empíricos que num cruzamento de olhares abordam diferentes temáticas associadas. 2018. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/164.
  4. Editorial. Muita da investigação sobre o desenvolvimento da literacia tem-se ocupado do estudo da aprendizagem da leitura, mas a aprendizagem da escrita é também muito importante e esse reconhecimento tem vindo a traduzir-se na realização de um número cada vez maior de trabalhos científicos dedicados a esse tópico.. 2017. Vale, Ana Paula Simões; Sousa, Otília Costa. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/149.
  5. Editorial. 2016. Fuertes,Marina; Rodrigues,Margarida; Sousa,Otília; Lino,Dalila. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000200001.
  6. Editorial. O segundo número do volume 6 da Revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional apresenta sete artigos e duas recensões. O primeiro artigo, intitulado School change and educational reform: How activity theory could respond to Sarason's insights de Sharada Gade da Universidade Umeå, na Suécia, entrelaça as perspetivas teóricas de Sarason e Engeström com trabalho empírico no int. 2016. Lino, Dalila; Fuertes, Marina; Rodrigues, Margarida; Sousa, Otília. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/120.
  7. Estudo sobre as diferenças interativas e comunicativas de educadores e educadoras com crianças em idade em pré-escolar. A educação de infância tem sido assegurada maioritariamente por mulheres e associada ao género feminino. Recentemente, o número de homens na profissão aumentou na Europa. Contudo, o contributo do educador masculino tem sido pouco estudado. No intuito de contribuir para esse corpo de conhecimento, procurámos estudar as diferenças e semelhanças nos comportamentos interativos dos educadores e das edu. 2016. Ferreira, Andreia; Barroso, Isabel; Branco, Miguel; Fernandes, Isabel; Ladeiras, Ana; Osório, Tiago; Pinto, Filipe; et al. http://hdl.handle.net/10400.21/6697.
    10.25757/invep.v6i2.102
  8. Editorial. O número 1 do volume 5 da revista Da investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional congrega estudos nacionais e internacionais em Educação, de natureza empírica e teórica, em áreas diversificadas como a sociologia das organizações escolares, a educação de infância, a avaliação de desempenho docente no Ensino Básico, o currículo escolar e a compreensão da leitura. A diversidade de temát. 2015. Rodrigues, Margarida; Gonçalves, Carolina; Tomás, Catarina; Fuertes, Marina; Sousa, Otília. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/8.
  9. Compreensão na leitura num manual de estudo do meio. A aquisição de competências ao nível da compreensão na leitura apresenta-se, cada vez mais, como o caminho para chegar ao conhecimento. O tipo de texto que se assume como o meio privilegiado de acesso ao conhecimento é o texto expositivo. Como tal, é importante que os textos a que os alunos têm acesso diariamente na sala de aula (nomeadamente, os textos dos manuais) sejam adequados ao desenvolvime. 2015. Teresa, Costa; Sousa, Otília; Cardoso, Adriana. http://hdl.handle.net/10400.21/4422.
  10. Literacia, ensino da leitura e sucesso escolar. Nas últimas décadas, tem se observado uma crescente demanda pelo domínio da linguagem escrita em todas as áreas da vida social (Olson 2009). Essa demanda não se limita apenas ao contexto brasileiro, mas refere-se a um contexto mundial, que hoje coloca o domínio das diversas capacidades de linguagem, em especial das capacidades de leitura e escrita, como condição para acesso ao conhecimento, à part. 2015. Barros, C. G. Paes de; Sousa, Otília; Carvalho, C.. http://hdl.handle.net/10400.21/5186.
  11. Editorial. O presente número da revista Da Investigação às Práticas apresenta um conjunto de contribuições oriundas de vários campos do saber, enfoques, tempo e espaços, sobre questões que vão desde as brincadeiras dos adultos e das crianças, aos desafios educativos e pedagógicos que se colocam aos docentes, quando se consideram as competências e ações das crianças, às orientações pedagógicas e doutrinação p. 2015. Tomás, Catarina; Gonçalves, Carolina; Rodrigues, Margarida; Fuertes, Marina; Sousa, Otília. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/5.
  12. Comportamentos interativos mãe-filho(a) e pai-filho(a) aos 15 meses de vida. Os comportamentos diádicos são os alicerces da qualidade da relação entre os pais e a criança, e estas relações precoces são determinantes para a organização da personalidade e para o desenvolvimento da criança. Neste estudo, pretendemos descrever os comportamentos diádicos detalhadamente e em seguida categorizá-los, no intuito de comparar os modos (tipo de jogo usado, respostas verbais, tipo de c. 2015. Alves, Maria João; Fuertes, Marina; Sousa, Otília. http://hdl.handle.net/10400.21/4477.
  13. Editorial. 2015. Rodrigues,Margarida; Gonçalves,Carolina; Tomás,Catarina; Fuertes,Marina; Sousa,Otília. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722015000100001.
  14. Editorial. 2014. Tomás,Catarina; Gonçalves,Carolina; Rodrigues,Margarida; Fuertes,Marina; Sousa,Otília. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722014000100001.
  15. Ler e escrever: percursos de aprendizagem. Este artigo pretende dar conta da experiência desenvolvida ao longo de dois anos com os professores de Língua Portuguesa, no âmbito do Projeto Mais Sucesso Escolar, em turmas do 3.º Ciclo do Ensino Básico. A partir dos desempenhos dos alunos quer em escrita, quer em leitura, pareceu-nos importante centrar a nossa reflexão e o nosso trabalho nas práticas pedagógicas, em sala de aula, ao nível do de. 2012. Sousa, Otília; Gonçalves, Carolina. http://hdl.handle.net/10400.21/5184.
  16. Da formação de professores ao desenvolvimento curricular: uma experiência no âmbito da articulação curricular pré-escolar /1.º ciclo do ensino básico. Apresenta-se o trabalho realizado na oficina de formação Língua e literacia nos primeiros anos de escolaridade. A oficina de formação favoreceu o trabalho colaborativo entre educadores de infância e professores do 1º ciclo, do mesmo agrupamento, e implicou os docentes em diálogo e análise de propostas de trabalho em conjunto para promover a reflexão e o questionamento crítico de práticas, crenças. 2012. Sousa, Otília; Coelho, Manuela. http://hdl.handle.net/10400.21/5187.
  17. Literacia e ensino da compreensão na leitura. Este artigo visa refletir sobre os conceitos de literacia e de ensino de compreensão na leitura. Distante do conceito de alfabetização, o conceito de literacia atualiza necessidades da sociedade contemporânea em relação às competências de leitura. Ensinar a ler com eficácia tornou-se para a escola um desafio, dado que a leitura extravasou em muito o espaço escolar e a vida acadêmica e tornou-se um. 2011. Carvalho, Carolina; Sousa, Otília. http://hdl.handle.net/10400.15/530.
  18. Nota de Abertura. A revista Da Investigação às Práticas – Estudos de Natureza Educacional apresenta, regularmente, artigos de investigação e artigos de desenvolvimento visando contribuir para a inovação educacional em diferentes áreas da educação. . 2011. Sousa, Otília; Fuertes, Marina; Tomás, Catarina. https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/64.
  19. A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial. Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidis. 2011. Vasconcelos, Teresa; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Sousa, Otília; Ramos, Mercês; Melo, Nuno; Hortas, Maria João; et al. http://hdl.handle.net/10400.21/143.
  20. El texto en el aprendizaje de la lecto-escritura. La investigación didáctica viene señalando la dificultad en la transposición hacia la práctica lectiva de los resultados de la investigación en los dominios que convergen en el acto de enseñar y aprender. Esta dificultad se constata diariamente: si, por un lado, hay maestros que tienen una actitud innovadora (una minoría), por otro, hay profesores con los cuales se perpetúan formas de enseñar a le. 2010. Sousa, Otília; Costa, Carmen Bouza da. http://hdl.handle.net/10400.21/2676.
  21. Português L2 / L1: compreensão na leitura. Este texto resulta de um estudo que pretendia avaliar comparativamente a compreensão na leitura de alunos de ascendência africana e de alunos lusos, em final de escolaridade obrigatória, em Portugal. Para recolha e análise dos dados, aplicouse um teste de língua a um universo de 170 alunos, metade de ascendência africana e metade de ascendência lusa a frequentar escolas da periferia de Lisboa. Os. 2010. Gonçalves, Carolina; Sousa, Otília. http://hdl.handle.net/10400.21/2648.
  22. A construção gerundiva: uma construção problemática?. O objectivo deste trabalho é reflectir sobre algumas construções problemáticas observadas em textos escritos produzidos por alunos do primeiro ano do curso de Educação Básica, no âmbito da disciplina de Técnicas de Expressão Oral e Escrita. Estes textos (entre duzentas e trezentas palavras) consistem em comentários efectuados com base num excerto que versava sobre o tema da poluição causada por um. 2009. Sousa, Otília; Estrela, Antónia. http://hdl.handle.net/10400.21/2664.
  23. Écrire à l' université: jeux et enjeux didactiques. Nous présentons, dans cette communication, les resultats d'une étude menée dans le cours d'expression orale et écrite dispensé en premier année à l'Escola Superior de Educação de Lisbonne.. 2009. Sousa, Otília; Estrela, Antónia. http://hdl.handle.net/10400.21/2675.
  24. Da língua em funcionamento ao funcionamento da língua. Enquanto tutoras da disciplina de Intervenção Educativa de cursos de Formação Inicial de Professores temos assistido.... 2005. Sousa, Otília; Cardoso, Adriana; Sousa, O.. http://hdl.handle.net/10400.21/2490.
  25. Word learning and text organisation: an intervention case. In the present study we focus on the interaction between the acquisition of new words and text organisation. In the acquisition of new words we emphasise the acquisition of paradigmatic relations such as hyponymy, meronymy and semantic sets. We work with a group of girls attending a private school for adolescents in serious difficulties. The subjects are from disadvantaged families. Their writing. 2001. Sousa, Otília; Dias, Ana. http://hdl.handle.net/10400.21/2674.
  26. O pretérito imperfeito do indicativo: do discurso das gramáticas a uma linguística das operações. Após a apresentação do discurso de diferentes grmáticas do Português sobre o pretérito imperfeito do indicativo, apresenta-se uma proposta de explicação do funcionamento do imperfeito.. 1999. Sousa, Otília. http://hdl.handle.net/10400.21/2673.
  27. Constructing reference in children's narratives. In this paper we are concerned with the role played by adverbials in the construction of reference in children's narratives.. 1999. Sousa, Otília. http://hdl.handle.net/10400.21/2651.
  28. Da força argumentativa de até agora: a oralidade no pré-escolar. A expressão até agora marca a constreução de uma situação durativa limitada à direita. O limite é estabelecido por agora, marcador que refere o tempo da fala.... 1996. Sousa, Otília. http://hdl.handle.net/10400.21/2643.
Activities

Supervision

Thesis Title
Role
Degree Subject (Type)
Institution / Organization
2022/09/25 - Current Um percurso para o desenvolvimento de competências ortográficas e linguísticas: ditado cooperativo
Supervisor
Instituto Politécnico De Lisboa, Escola Superior De Educação, Portugal
2021 - 2024 Criança Refugiada e Escola: língua segunda e inclusão escolar a partir do ensino e aprendizagem colaborativos
Supervisor
Doutoramento Educação (PhD)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2022/09/28 - 2023/07/18 Qualidade da Escrita da escrita e fluência leitora no 6.º ano de escolaridade
Supervisor
Instituto Politécnico De Lisboa, Escola Superior De Educação, Portugal
2021 - 2022/07 Hábitos de leitura, competência de leitura e escrita de textos no 1.º e 2.º CEB
Supervisor
Mestrado em Ensino de 1.º e 2.º CEB Português E HistóriaGeografia (Master)
2021 - 2022/07 Avaliação da Qualidade de Escrita no 5.º ano em Textos Narrativos
Supervisor
Mestrado em Ensino de 1.º e 2.º CEB Português, História Geografia (Master)
2021 - 2022/07 Avaliação da Qualidade de Escrita no 5.º ano em Textos Narrativos
Supervisor
Mestrado em Ensino de 1.º e 2.º CEB Português, História Geografia (Master)
2016 - 2020/12/11 Possibilidades funcionais nos usos mesoclíticos (Vaux TE Vprin),
Co-supervisor of Cléber Lemos
Doutoramento Linguística (PhD)
Universidade Federal da Paraíba Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão, Brazil
2016 - 2020 Possibilidades funcionais nos usos mesoclíticos (Vaux TE Vprin),
Co-supervisor
Linguística (PhD)
2016/10 - 2019/10 Ler e escrever para construir conhecimento: um projeto de intervenção no 1.º ciclo do Ensino Básico
Co-supervisor
2015/09 - 2019 Ler e escrever para construir conhecimento: um projeto de intervenção no 1º ciclo do Ensino Básico.
Supervisor of Teresa Costa-Pereira
Formação de Professores
2017 - 2017 Sensibilidade e bom senso: o sentido das relações entre crianças e adultos Intervenção Precoce (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Estudo sobre o comportamento interativo de mães e de educadoras (com os seus filhos ou com outras crianças) numa tarefa colaborativa com a criança. Intervenção Precoce (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 Concepções de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico sobre a inclusão escolar Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 Estudo comparativo de linguagem e dos comportamentos interativos pais- filhos aos 15 meses de vida Intervenção Precoce (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2015 O impacto do ensino explícito e reflexão sobre a língua na competência ortográfica Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2014 Ditado: um percurso de aprendizagem entre pares Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 A aprendizagem da leitura e da escrita partindo de texto Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Porque ler não chega… da biblioteca escolar à sala de aula: um percurso de leitura e escrita Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Ensinar a escrever: ensinar a pensar a língua Didáctica da Língua Portuguesa no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2013 - 2013 Estudo exploratório dos comportamentos interativos mãe – filho(a) e pai – filho(a) aos 15 meses de vida Intervenção Precoce (Master)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2010 Da diversidade linguística à relação pedagógica: elementos que interferem no sucesso escolar dos alunos africanos
Co-supervisor

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2023/07/18 O impacto da componente prática na aprendizagem do Suporte Básico de Vida por alunos do 6.º ano do 2.º CEB
President of the jury
Diana Franco (Master)
Instituto Politécnico De Lisboa, Escola Superior De Educação, Portugal
2023/07/17 Percepções acerca do bem-estar animal em crianças do 1.ºCiclo
President of the jury
Joana Coelho (Master)
Instituto Politécnico De Lisboa, Escola Superior De Educação, Portugal
2022/07 TRABALHO POR PROJETO E AS ESTRATÉGIAS DE AUTORREGULAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NUMA TURMA DE 6.º ANO
President of the jury
SARA FILIPA ALVES PEREIRA e FERREIRA (Master)
Distinctions

Award

1995 Apoio à publicação de trabalho científico
Republica Portuguesa Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, Portugal

Other distinction

2011 Bolsa SFRH/BSAB/1124/2011
1996 Bolsa ProdepII(5.2)