???global.info.a_carregar???
Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes. Professora Catedrática do Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela. Docente há 34 anos, dos quais 26 no Ensino Superior. A actividade docente universitária é realizada ao nível da graduação e da pós-graduação assegurando as unidades curriculares de Metodologia de Investigação em Educação (Licenciatura), Metodologia de Investigação Científica, Políticas Educativas, Currículo e Interdisciplinaridade (Mestrado). A leccionação da unidade curricular de Metodologia de Investigação em Educação constitui o foco de actuação pedagógica actual. Para além do vínculo formal e institucional com o ISCED-Benguela, no âmbito da pós-graduação (Mestrado) é docente convidada do Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo e da Huíla. A actuação científica inscreve-se na linha de investigação de políticas e práticas de gestão no ensino superior, focalizando a avaliação institucional e a avaliação das aprendizagens. Das investigações científicas realizadas resultaram diversas publicações sob a forma de comunicações, artigos, livros e capítulos de livros, de autoria individual ou partilhada com docentes e investigadores, nacionais e/ou estrangeiros. A participação em bancas de examinadores de âmbito local e internacional constitui outra dimensão da actuação científica da docente. Publicou diversos artigos, livros, capítulos de livros e comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais. São de destacar 2 artigos em revistas especializadas. No domínio da administração e gestão, a docente acumula experiências decorrentes do exercício de cargos de direcção e de chefia ao nível dos órgãos de tutela do Ensino Superior em Angola (Directora Nacional) e da Unidade Orgânica, na gestão do pelouro académico, científico e de titular do órgão de gestão. O desempenho profissional é, particularmente reforçado com a especialização académica em administração escolar, bem como, com a participação em comissões técnicas de âmbito nacional para a conformação de políticas de avaliação que resultou no estabelecimento do Regime Jurídico de Avaliação e Acreditação da Qualidade das Instituições de Ensino Superior em Angola. A integração em fóruns colegiais da Universidade e da Unidade Orgânica conferem também créditos ao desenvolvimento profissional e à acumulação de experiências no âmbito da concepção e da gestão de processos organizacionais. A afiliação científica confere à docente integração em redes internacionais de investigadores destacando-se o Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES), o Fórum Internacional de Política e Administração da Educação (InterEduc), a Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AICSH-LP), Fórum Português de Administração Educacional (FPAE), a Sociedade Portuguesa de Ciências da educação (SPCE) e colaboradora do Centro de Investigação da Universidade do Minho (CIEd).
Identification

Personal identification

Full name
Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes

Citation names

  • Mendes, Maria

Author identifiers

Ciência ID
F314-99C0-1646
ORCID iD
0000-0003-4904-7056
Google Scholar ID
https://scholar.google.com.br/citations?user=3o5JTEEAAAAJ&hl=pt-BR
Researcher Id
https://www.researchgate.net/profile/Maria_Mendes54

Telephones

Mobile phone
  • (+244) 923615107 (Personal)

Addresses

  • Benguela, 1451, Benguela, Baía Farta, Angola (Personal)

Knowledge fields

  • Social Sciences - Educational Sciences
  • Social Sciences - Educational Sciences

Languages

Language Speaking Reading Writing Listening Peer-review
Portuguese Advanced (C1) Proficiency (C2) Advanced (C1) Advanced (C1) Advanced (C1)
English Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2) Elementary (A2)
Education
Degree Classification
2021/12/16 - 2022/05
Concluded
Especialista em Gestão do Ensino Superior (Diploma de especialização)
Major in Gestão do Ensino Superior
Universidade Católica de Angola, Angola
18 valores
2008 - 2013/06/24
Concluded
Organização e Administração Escolar (Doutoramento)
Major in Ciências da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Avaliação e qualidade da educação superior em Angola: o caso da Universidade Agostinho Neto." (THESIS/DISSERTATION)
2013
Concluded
Ciências da Educação (Doutoramento)
Major in Especialidade: Organização e Administração Escolar
Universidade do Minho, Portugal
"Avaliação da qualidade e educação superior em Angola - O caso da Universidade Agostinho Neto " (THESIS/DISSERTATION)
2004 - 2006
Concluded
Mestrado em Educação - Desenvolvimento Curricular (Master)
Major in Desenvolvimento Curricular
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
"Estratégia para a avaliação da aprendizagem dos estudantes no ISCED em Benguela" (THESIS/DISSERTATION)
1988 - 1991
Concluded
Ciências da Educação (Licence)
Major in Pedagogia
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Affiliation

Teaching in Higher Education

Category
Host institution
Employer
2019 - Current Full Professor (University Teacher) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Universidade Katyavala Bwila, Angola
2011/05 - 2019/03 Associate Professor (University Teacher) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2008/07 - 2011/05 Assistant Professor (University Teacher) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, Angola
2005/07 - 2008/06 Assistant (University Teacher) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2004/02 - 2005 Trainee Assistant (University Teacher) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

Other Careers

Category
Host institution
Employer
1987 - 1989 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Básica de Formação de Professores (Anexa ao Instituto Normal de Educação Ferraz Bomboco - Huambo), Angola
Escola Básica de Formação de Professores (Anexa ao Instituto Normal de Educação Ferraz Bomboco - Huambo), Angola
1985 - 1987 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Primária Anexa Instituto Normal de Educação Ferraz Bomboco, Angola

Positions / Appointments

Category
Host institution
Employer
2022/08 - Current President Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2019/02 - Current Coordenadora - Curso de Mestrado em Metodologia do Ensino Primário Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2018/11 - Current Vice-President FORGES, Portugal
2018 - Current Vice-President Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Portugal
2015/12 - Current Membro - Comissão Científica do Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa Universidade Katyavala Bwila - Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Universidade Katyavala Bwila - Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2020/11/29 - 2022/08 Coordenadora da Comissão Instaladora do ISCED-Benguela Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2015/07 - 2020/10/29 Decana de Unidade Orgânica Universidade Katyavala Bwila - Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Universidade Katyavala Bwila - Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2011/01 - 2015/06 Vice Decana para a Área Académica Universidade Katyavala Bwila - Faculdade de Economia, Angola
Universidade Katyavala Bwila - Faculdade de Economia, Angola
2012 - 2013 Membro da Comissão para Elaboração da Proposta de Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação - Angola, Angola
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação - Angola, Angola
2009 - 2010 Directora Nacional de Orientação Profissional e Apoio aos Estudantes Secretaria de Estado para o Ensino Superior – Angola, Angola
Secretaria de Estado para o Ensino Superior – Angola, Angola
2007 - 2009 Vice-Decana para a Área Científica Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
Instituto Superior de Ciências das Educação de Benguela, Angola
Outputs

Publications

Book
  1. Mendes, Maria. Avaliação da Qualidade no Ensino Superior em Angola. Angola. 2013.
Book chapter
  1. Mendes, Maria. "A avaliação do desempenho e a carreira docente no ensino superior em Angola". In A educação em verso e reverso: dos aportes normativos aos aspectos operacionais, 185-196. Brazil: Atena Editora, 2021.
    Published
  2. Mendes, Maria. "Avaliação Institucional na Universidade Katyavala Bwila". In Avaliação do Ensino Superior: perspectivas institucionais, 51-70. Curitiba, Brazil: Editora CRV, 2017.
    Published
  3. Mendes, Maria. "A Autonomia para uma avaliação construtivista". In Avaliação do ensino superior: perspectivas institucionais, 33-49. Curitiba, Brazil: Editora CRV, 2017.
    Published
  4. Mendes, Maria. "Garantia da Qualidade e Avaliação: um estudo comparado no âmbito da CPLP". In Políticas de Educação Superior e Docência Universitária: diálogos Sul-Sul, 119-144. Curitiba, Brazil: Editora CRV, 2016.
    Published • 10.24824/978854440939.8
  5. Mendes, Maria. "Avaliação Institucional no Ensino Superior em Angola: um olhar à luz das perspetivas burocrática, política e institucional". In Avaliação Institucional e Ação Política: Múltiplas Realidades da Educação Superior, 327-353. Santa Maria, Brazil: EDITORA CRV, 2014.
    Published
Conference paper
  1. Mendes, Maria. "Estatuto da carreira docente: nova fisionomia da avaliação do desempenho?". Paper presented in 8.ª Conferência FORGES, 2018.
    Published
  2. Mendes, Maria. "A regulação curricular, a avaliação e a acreditação no ensino superior em Angola". Paper presented in 7.ª Conferência FORGES, 2017.
    Published
  3. Mendes, Maria. "Reflexões sobre a avaliação institucional no ensino superior em Angola". 2015.
  4. Mendes, Maria. "Perceções e imagens sobre a avaliação e a qualidade no ensino superior em Angola". 2015.
  5. Mendes, Maria. "A avaliação institucional no Ensino Superior em Angola como mecanismo de gestão da qualidade". 2014.
  6. Mendes, Maria. "Regulação estatal das universidades pela avaliação institucional". 2011.
Journal article
  1. António Alcidio Chimbaia David; Fernando Vianeque Agostinho; Maria Da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes. "OS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO HUAMBO, ANGOLA". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 (2024): https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5746.
    Open access • 10.47820/recima21.v5i10.5746
  2. Tuca Manuel; Maria da Conceicao Barbosa Mendes. "UNIVERSITIES MANAGEMENT POLICIES IN ANGOLA: NATIONAL QUALITY SYSTEM". International Journal of Human Sciences Research 3 6 (2023): 2-16. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.558362310024.
    10.22533/at.ed.558362310024
  3. Rangel Assunção Francisco Domingos; Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes; Diana da Silva Oliveira; Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa. "A qualificação académica e profissional do docente em cursos de direito em Angola: orientações para a construção do plano de desenvolvimento institucional". Sapientiae (2022): https://doi.org/10.37293/sapientiae72.07.
    10.37293/sapientiae72.07
  4. "Qualificação académica e profissional dos docentes de cursos de direito em Angola: orientações para a construção do plano de desenvolvimento institucional". 7 2 (2022): 221-237. http://publicacoes.uor.ed.ao/index.php/sapientiae/article/view/306/pdf.
    Open access • Published
  5. Tuca, Manuel. "Garantia da Qualidade do Ensino Superior em Angola: do instrumentalismo ao socioconstrutivismo". Revista educação, Sociedade & Culturas 58 (2021): 51-70. http://scholar.google.com.br/scholar_url?url=https://ojs.up.pt/index.php/esc/article/download/151/127&hl=pt-BR&sa=X&d=14834119552437401772&ei=UjiQYMr4JI3nmQHEhLegAg&scisig=AAGBfm3MLOqjQ6vcQiPof2MmCfM3_Kp1lA&nossl=1&oi=scholaralrt&hist=3o5JTEEAAAAJ:3542136.
    Open access
  6. Mendes, Maria. "Qualificação Acadêmica e Profissional dos Professores de Cursos de Direito em Angola: uma análise com base nos planos de desenvolvimento institucional". Jornal de Políticas Educacionais 15 9 (2021): 1-25. http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566.
    Open access • Published • http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566
  7. Rangel Assunção Francisco Domingos; Maria da Conceição Barbosa Rodrigues Mendes; Diana Da Silva Oliveira; Nilza Maria Vilhena Nunes Costa. "n. 09 - QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE CURSOS DE DIREITO EM ANGOLA: uma análise com base nos Planos de Desenvolvimento Institucionais". Jornal de Políticas Educacionais 15 (2021): https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.78566.
    10.5380/jpe.v15i0.78566
  8. Maria da Conceição Barbosa Mendes; Mendes, Maria. "A escrita de textos científicos: abordagem didática focalizada na aprendizagem significativa". Pesquisa e Ensino 2020 1 (2020): 1-25. https://doi.org/10.37853/pqe.e202029.
    Published • 10.37853/pqe.e202029
  9. Mendes, Maria; Maria da Conceição Barbosa Mendes; Tuca Manuel. "A carreira docente do Ensino Superior em Angola". Pesquisa e Ensino 1 (2020): 1-27. https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe.
    Open access • https://doi.org/10.37853/pqe.e202001
  10. Mendes, Maria. "A GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA: PRÁTICAS E LÓGICAS DE ACESSO". Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade (2019): http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p58-69.
    10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p58-69
  11. Mendes, Maria. "Lógicas e Práticas de Acesso ao Ensino Superior em Angola". TMQ - Techniques, Methodologies and Quality 10 (2019): 177-193. https://publicacoes.riqual.org/ed10/.
    Published
  12. Mendes, Maria. "Visibilidade dos Sistemas de Créditos Académicos nos Países Lusófonos". TELOS. Revista de Estudos Interdisciplinarios en Ciencias Sociales (2017):
  13. Mendes, Maria. "Garantia da qualidade e da avaliação". Espaço Pedagógico (2015):
    10.5335/rep.v22i2.5567
  14. Mendes, Maria. "Avaliação e gestão da qualidade no ensino superior em Angola". Meta Avaliação (2014): 95-108. http://file:///C:/Users/hp/Downloads/234-965-1-PB%20(2).pdf.
    http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.234
  15. Mendes, Maria Da Conceição Barbosa. "Avaliação e Gestão da Qualidade no Ensino Superior em Angola: Traços Emergentes". Revista Meta: Avaliação 6 17 (2014): 145. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v6i17.234.
    Open access • Published • 10.22347/2175-2753v6i17.234
  16. Mendes, Maria. "Avaliação Institucional na Universidade Agostinho Neto (Angola) e Regulação Estatal". Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, p. 317-350 (2012):
    https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000200003
  17. Mendes, Maria. "Avaliação institucional e regulação estatal das universidades em Angola". Educação, Sociedade & Culturas 33 (2011): 89-106.
    Open access • Published
Magazine article
  1. Manuel, Tuca; Mendes, Maria. "Universities Management Policies in Angola: National Quality System", International Journal of Human Sciences Research, 2023, https://doi.org/10.22533/at.ed.558362310024.
  2. Mendes, Maria. "A escrita de textos científicos", abordagem didática focalizada na aprendizagem significativa, 2020, https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/view/687.
Manual
  1. Mendes, Maria. Investigação em Educação. Benguela, Angola: KAT-Editora. 2016.
Newspaper article
  1. Mendes, Maria. "Autonomy for a constructivist assessment", International Journal of Innovation Scientific Research and Review , 2020, http://www.journalijisr.com/archive/202008.
Thesis / Dissertation
  1. Mendes, Maria da Conceição Barbosa Rodrigues. "Avaliação da qualidade e educação superior em Angola : o caso da Universidade Agostinho Neto". PhD, 2013. http://hdl.handle.net/1822/24888.

Other

Other output
  1. O Ensino Superior em Angola: Tendências e Perspectivas para a Gestão pela Qualidade. Aula Magistral. Cerimónia de Abertura do Ano Académico 2023/2024_MESCTI.. 2023. Mendes, Maria.
Activities

Oral presentation

Presentation title Event name
Host (Event location)
2023/09/28 O Ensino Superior em Angola: Tendências e Perspectivas para a Gestão pela Qualidade.
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação_Angola (Luanda, Angola)
2019/10/03 A Importância dos Indicadores de Avaliação do Desempenho Docente e da Avaliação Institucional como Critérios da Qualidade do Ensino
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação_Angola (Luanda, Angola)
2019/09/23 A Formação de Professores em Angola: desafios para a qualidade
Escola Superior Pedagógica do Namibe, (Moçamedes, Angola)

Event organisation

Event name
Type of event (Role)
Institution / Organization
2023/11/22 - Current Membro da Comissão Científica da 13.ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa. As Instituições de Ensino Superior e os Grandes Desafios da Humanidade no Espaço da Língua Portuguesa: estratégias para uma gestão orientada pelos ODS. Universidade Católica Portuguesa, 23 e 24 de Novembro 2023_ https://eventos.aforges.org/about-us/ (2023/11/22 - 2023/11/24) FORGES, Portugal
2018/11/28 - 2018/11/30 8.ª Conferência realizada sob o lema "O PAPEL DA GARANTIA DA QUALIDADE NA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR: DESAFIOS, DESENVOLVIMENTOS E TENDÊNCIAS". Constitui um espaço de encontro e de reflexão anual sobre diversas matérias relacionadas com a gestão no Ensino Superior. (2018/11/28 - 2018/11/30) Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Portugal
2014/11 - 2014/11 4ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (2014/11/19 - 2014/11/21)
Conference (Member of the Scientific Committee)
FORGES, Portugal

Event participation

Activity description
Type of event
Event name
Institution / Organization
2017/11/29 - 2017/12/01 7.ª Conferência FORGES "O PAPEL DO ENSINO SUPERIOR PARA O DESENVOLVIMENTO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA".
Conference
7.ª Conferência FORGES "O PAPEL7.ª Conferência FORGES
FORGES, Portugal

Jury of academic degree

Topic
Role
Candidate name (Type of degree)
Institution / Organization
2017 Entre Sonhos e Realidades: a Auto-Eco-Formação Interdisciplinar de Professores em Ciências da Natureza
Thesis Member
Rafaele Rodrigues de Araújo (PhD)
Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brazil

Association member

Society Organization name Role
2017 - Current Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) Membro
2015 - Current Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Membro
2014 - Current Fórum Internacional de Política e Administração da Educação (InterEduc) Membro
2011 - Current Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Membro
2011 - Current Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa Membro-fundador
2009 - Current Fórum Português de Administração Educacional Membro

Committee member

Activity description
Role
Institution / Organization
2015/11 - 2015/11 (Comissão Científica) 5ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa
Member
FORGES, Portugal

Course / Discipline taught

Academic session Degree Subject (Type) Institution / Organization
2019 - Current Metodologia de Investigação em Educação (Mestrado) Mestrado em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa (Licence) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola
2019 - Current Currículo e Interdisciplinaridade Mestrado em Desenvolvimento Curricular Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2019 - Current Política Educativa Mestrado em Edsucação (Master) Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo, Angola
2014 - Current Metodologia de Investigação em Educação Licenciatura em Ciências da Educação (Licence) Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, Angola

Evaluation committee

Activity description
Role
Institution / Organization Funding entity
2024 - Current Avaliação de projectos de investigação científica. FUNDECIT, Angola

Journal scientific committee

Journal title (ISSN) Publisher
2020 - Current Pesquisa e Ensino (2675-1933) Universidade Federal do Oeste da Bahia