Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Micaela Aguiar
Nomes de citação
- Aguiar, Micaela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0019-650B-9A07
- ORCID iD
- 0000-0002-5923-9257
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=vjF4VOgAAAAJ
- Researcher Id
- GXV-6516-2022
- Scopus Author Id
- 57866068900
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Russo | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Galego | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/04/17 - 2023/07/29
Concluído
|
Specialized Training in Content Creation in Digital Environments/ Formação Especializada em Criação de Conteúdos em Ambientes
Digitais (Especialização pós-licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
18 |
2021/04
Concluído
|
Language Sciences/ Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Especialização em Specialty: Discourse Analysis/ Especialidade: Análise do Discurso
Universidade do Minho, Portugal
"Imagens presidenciais nos discursos de tomada de posse nos cem anos da República Portuguesa/ Presidential images in inauguration
speeches in the hundred years of the Portuguese Republic." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with a grade of Very Good/ Aprovada com menção de Muito Bom |
2013
Concluído
|
Portuguese and Comparative Linguistics/ Linguística Portuguesa e Comparada (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Minho, Portugal
"A construção do Ethos em L'Étranger e Albert Camus/ The Construction of Ethos in Albert Camus' L'Étranger" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2011
Concluído
|
European Languages and Literatures/ Línguas e Literaturas Europeias (Licenciatura)
Especialização em Major Português, minor Francês
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/07 - 2020 | Imagens presidenciais nos discursos de tomada de posse nos Cem anos da República Portuguesa/ Presidential images in inauguration
addresses in the hundred years of the Portuguese Republic
SFRH/BD/117408/2016
Universidade do Minho, Portugal
|
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/10 - 2024 | PAFSE: Partnerships for Science Education
101006468
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Horizon 2020
Concluído
|
2021/10/15 - 2023/06/30 | Multilingual Portal for Specialized Languages: mining open data for cross-language information retrieval
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Humanísticos
UID/ELT/00305/2019
Universidade do Minho, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014 - 2014 | Sociolinguistic Profile of Braga´s Speech Variety
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2013 - 2013 | Sociolinguistic Profile of Braga´s Speech Variety
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2011 - 2012 | Sociolinguistic Profile of Braga´s Speech Variety
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/08 | Como escrever um projeto de dissertação com inteligência artificial? - aplicação pedagógica de ferramentas digitais em prol de géneros académicos ocultos/ How to write a dissertation project with artificial intelligence? - pedagogical application of digital tools for hidden academic genres. | III Encontro Nacional sobre Discurso Académico. Complexidade teórica e Diversidade Didática/ III National Meeting on Academic
Discourse. Theoretical Complexity and Didactic Diversity
Nova FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2023/09/08 | alBERTUM: um motor de pesquisa para linguagem académica e de especialidade. | Retiro de Verão
CEHUM
|
2023/06/30 | Simplifying specialized texts with AI: A ChatGPT-basedlearning scenario | International Conference In Information Technology & Educations - ICITED’23
(Manaus, Brasil)
|
2023/06/30 | Semi-automatic extraction of academic transdisciplinary phraseology: expanding a corpus of categorized academic phraseology using BERT machine learning models | Second International Conference on Multilingual Digital Terminology Today - Design, Representation Formats and Management
Systems
NOVA University (Lisboa)
|
2023/03/17 | ChatGPT : pour un jargon scientifique plus accessible grâce à l' IA/ ChatGPT : for a more accessible scientific jargon thanks to AI | Journée d'études: Mots/Machines #5 Terminologie
Université de Bretagne (Bretagne, França)
|
2023/03/02 | Using BERT to Retrieve Academic and Scientific Language in Small and Large Corpora | Programming and Data Infrastructure in Digital Humanities
HIGH PERFORMANCE COMPUTING CENTRE (Évora, Portugal)
|
2022/11/24 | Metodologia multimodal para a exploração digital do património textual em cenários de aprendizagem ativa./ Multimodal methodology for the digital exploration of textual heritage in active learning scenarios. | XXIV Colóquio de Outono. Património Textual: Abordagens Interdisciplinares
CEHUM (Braga, Portugal)
|
2022/11/07 | How To Create Digital Xml-Annotated Glossaries In Class? A Multimodal Approach To Teaching Specialized Languages Across All Levels Of Education | Iceri 2022 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation
(Seville, Espanha)
|
2022/10/28 | Criação de um Banco de Frases a partir de um Corpus de Artigos Científicos para Promoção da Literacia Académica/ Creating a Phrase Bank from a Corpus of Scientific Articles to Promote Academic Literacy | 38.º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística/ 38th National Meeting of the Portuguese Linguistic Association
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/10/11 | Motor multifunções: pesquisa terminológica bilingue e assistente de escrita académica com base em dados científicos abertos/ Multifunction engine: bilingual terminology search and academic writing assistant based on open scientific data | 13.ª Conferência lusófona Ciência Aberta/ 13th Lusophone Open Science Conference
Universidade Eduardo Mondlane. (Maputo, Moçambique)
|
2022/07/15 | A BERT-Powered Writing Assistant for Academic Purposes in European Portuguese | International Conference in Information Technology & Education
ESPM (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2022/07/15 | Criação de glossários temáticos em diferentes níveis de ensino com recurso a linguagens de programação e anotação/ Creation of thematic glossaries at different levels of education using programming and annotation languages | 1st International Conference on Education and Training,
Universidade de Lisboa (Lisboa)
|
2022/07/14 | Metodiza: um recurso para a promoção de literacias em contexto académico/ Methodize: a resource for promoting literacy in an academic context | CNaPPES.22 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior/ CNaPPES.22 8th National Congress on Pedagogical
Practices in Higher Education
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/07/04 | Open Science And Open Data Towards Open Education — Portlingue: A Digital Humanities Research Project | Edulearn22, 14th annual International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Mallorca , Espanha)
|
2022/03/25 | A Multimodal Mapping Methodology for Translators. How to quickly familiarize yourself with a subject area terminology. | Journée d’études — Mots/Machines #4 Simplification et adaptation du texte
Université de Bretagne Occidentale (Bretagne)
|
2017/10/19 | A imagem do Presidente da República em 10 anos: análise da receção mediática de discursos de tomada de posse presidenciais (2006-2016)/ The image of the President of the Republic in 10 years: analysis of the media reception of presidential inauguration speeches (2006-2016) | Jadis VII Memita - Media, Power and Identity: discursive strategies in ideologically-oriented discourses
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
|
2017/06/28 | A construção de emoções negativas enquanto estratégia discursiva no discurso de tomada de posse: do Estado Novo a Donald Trump/ The construction of negative emotions as a discursive strategy in the inauguration speech: from Estado Novo to Donald Trump | 5.ª Conferência Internacional Gramática & Texto (GRATO)
Universidade Nova de Lisboa.
|
2016/10/26 | O Presidente na relação com o(s) poder(es): estratégias de legitimação e manipulação nos discursos presidenciais de tomada de posse do Estado Novo/ The President in the relationship with power(s): strategies of legitimation and manipulation in presidential inauguration speeches of the Estado Novo | JADIS VI CIED II, sextas jornadas internacionais de análise do discurso e segundo congresso internacional de estudos do discurso
Faculdade de Letras do Porto
|
2015/10/28 | A Construção do Medo nos Discursos Presidenciais de Tomada de Posse do Estado Novo (1933-1974): A análise Linguística da Emoção/ The Construction of Fear in the Presidential Inaugural Speeches of the Estado Novo (1933-1974): A Linguistic Analysis of Emotion | XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística/ XXXI National Meeting of the Portuguese Linguistics Association
Universidade do Minho
|
2015/06/19 | A estigmatização de Meursault: a construção do ethos em L´étranger de Albert Camus/ The stigmatization of Meursault: the construction of ethos in L'étranger by Albert Camus | International conference Intercultural poetics. Literary representations of The foreign other
Universidade do Minho
|
2015/06/18 | Apelo presidencial à participação pública: aspetos da modalidade deôntica nos discursos de tomada de posse da 3ª República/ Presidential call for public participation: aspects of deontic modality in inauguration speeches of the 3rd Republic | II Simpósio internacional EDiSo. Discursos e sociedades em movimento
Universidade de Coimbra
|
2014/11/21 | O ato compromissivo em cem anos de discursos presidenciais de tomada de posse/ The promising act in one hundred years of presidential inauguration speeches | IX Fórum de Partilha Linguística/ IX Forum on Linguistic Sharing
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
|
2014/09/11 | Dictatorial ethos in presidental inaugural addresses from the Estado Novo | GEsIPI International Conference Identity: Representations & Practices
Universidade de Lisboa
|
2014/04/28 | Portanto no falar bracarense: valores contextuais/ Portanto in Braga's speech: contextual values | 1st International Symposium on Variation in Portuguese
Universidade do Minho
|
2014/04/28 | A realização das oclusivas vozeadas em falantes do PSFB/The realization of voiced occlusives in speakers of the PSFB | 1st International Symposium on Variation in Portuguese
Universidade do Minho
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11 - Atual | Uso de IA para a Personalización de Currículos de Ensinanza de Idiomas
Coorientador
|
Programa de Doutoramento en Lingüística (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2023 - 2024/10/16 | Explorando o potencial da Inteligência Artificial: Curso de Formação para Professores de Língua Não Materna/ Exploring the
potential of Artificial Intelligence: Training Course for Non-Native Teachers
Coorientador
|
Português Língua Não Materna (MPLNM) (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/11/13 - Atual | Lopes, F., Aguiar, M., & Araújo, S. (13 de novembro de 2024) Workshop Uminho em campo: Inovação social com IA. Parte das
atividades da unidade 3AUM (Área de Aperfeiçoamento Académico UMinho). /Workshop Uminho in the field: Social Innovation with
AI. Part of the activities of unit 3AUM (UMinho Academic Improvement Area). (2024/11/13 - 2024/11/13)
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2024/11/06 - Atual | Araújo, S., Aguiar, M., & Lopes, F. (06 de novembro de 2024) Workshop Uminho em campo: Explora uma organização social. Parte
das atividades da unidade 3AUM (Área de Aperfeiçoamento Académico UMinho). /Workshop Uminho in the field: Explore a social
organization. Part of the activities of unit 3AUM (UMinho Academic Improvement Area). (2024/11/06)
Oficina (workshop)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2024/10/23 - Atual | Araújo, S., Lopes, F., Aguiar, M. Oliveira, L. (23 de outubro de 2024). Workshop de Criação de brochuras médicas com Inteligência
Artificial. Workshop realizado na Escola de Medicina da Universidade do Minho./ Workshop on Creating Medical Brochures with
Artificial Intelligence. Workshop held at the University of Minho's School of Medicine. (2024/10/23)
Oficina (workshop)
|
|
2024 - Atual | 2nd International Conference on Data & Digital Humanities — Generative Artificial Intelligence for Text and Multimodal Data,
December 12th and 13th, 2024, Braga/Hybrid, University of Minho. https://sites.google.com/view/ddhum-2024
(2024/12/12 - 2024/12/13)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2024 - Atual | techLING, VII International Congress of Language, Linguistics and Technology, Federal University of Rio de Janeiro, October
02 and 03, 2024, Brazil. https://sites.google.com/view/techling2024/welcome?authuser=0
(2024/10/02 - 2024/10/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil |
2024 - Atual | ENLIGHT RISE and Arqus Alliance Ambassador Open Science Webinar Series, 2024. https://pad.gwdg.de/s/WYyRu-syJ
(2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2024 - 2025 | International EdTech Conference 2025 (2024 - 2025)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal Management Education and Research Institute, Índia |
2024/09/10 - 2024/09/11 | Open Science Ambassador Network. Workshop days (10 e 11 de setembro de 2024). Workshop organizada pela comunidade de prática
de Open Science Ambassador Network com financiamento de 10.000€ por concurso a Arqus Innovation Fund 2023./ Workshop organized
by the Open Science Ambassador Network community of practice with €10,000 in funding from the Arqus Innovation Fund 2023.
(2024/10/10 - 2024/10/11)
Oficina (workshop)
|
|
2024/01/15 - 2024/01/29 | Escrita académica e comunicação multimodal de ciência com Inteligência Artificial Generativa. Workshop realizado no âmbito
do curso de verão do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada do IEL-Unicamp /Academic writing and multimodal communication
of science with Generative Artificial Intelligence. Workshop held as part of the summer course of the Postgraduate Program
in Applied Linguistics at IEL-Unicamp. (2024/01/15 - 2024/01/29)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Estudos da Linguagem, Brasil |
2023/03/08 - 2023/03/10 | 1st International Conference on Data & Digital Humanities Text Mining and Multimodal Storytelling (2023/03/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023/03/08 - 2023/03/08 | Exploring generative AI tools: Can ChatGPT be used as a personalized learning assistant? in 1st International Conference
on Data & Digital Humanities Text Mining and Multimodal Storytelling
(2023/03/08 - 2023/03/10)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2022/11/23 - 2022/11/23 | Multimodal mapping methodology for the promotion of STEM in distance or hybrid learning contexts in Eclose Teacher Training
in Innovative Student-Activating Methods (2022/11/21 - 2022/11/25)
Oficina (workshop) (Outra)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2022 - 2022 | Workshop De Criação De Glossários Disciplinares Em Formato Digital/ Workshop on Creating Disciplinary Glossaries in Digital
Format (2022/02/21 - 2022/03/08)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Escola EB2, 3 de Real, Portugal |
2020/11/05 - 2020/11/06 | XXII Colóquio de Outono 2020: Populismos e suas linguagens/ XXII Fall 2020 Colloquium: Populisms and their languages (2020/11/05 - 2020/11/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2018/07/12 - 2018/07/13 | Congresso Internacional Linguagens de Poder (2018/07/12 - 2018/07/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/10/26 - Atual | Design para mobile (UX/UI)
Oficina (workshop)
|
EU Code Week
Casa Europa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/06 | O ethos discursivo nas cartas de Clarice Lispector/ The discursive ethos in Clarice Lispector's letters
Arguente
|
Laysse dos Santos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/03/02 | A construção do ethos em tempo de pandemia: análise de entrevistas televisivas entre março de 2020 e agosto de 2021. / The
construction of ethos during the pandemic: analysis of televised interviews between March 2020 and August 2021
Arguente
|
Carlos André Portilha Leite (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/10/02 - 2024/10/03 | techLING, VII International Congress of Language, Linguistics and Technology | Federal University of Rio de Janeiro |
2023/03/08 - 2023/03/11 | 1st International Conference on Data & Digital Humanities Text Mining and Multimodal Storytelling | Universidade do Minho |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | H2D — Revista de Humanidades Digitais/ H2D — Digital Humanities Journal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2013 - 2021 | Curso de Preparação de Maiores de 23 anos para Acesso ao Ensino Superior/ Preparation Course for Over 23s for Access to Higher Education | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
2018 - 2018 | Análise Conversacional/ Conversational Analysis | (Licenciatura) | Universidade do Minho, Portugal |
2016 - 2016 | Curso Anual de Português Língua Não Materna - BabeliUM | (Outros) | Universidade do Minho, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2017/08/09 | Mais próximos ou mais distantes. Em 100 anos, os presidentes ficaram menos paternalistas/ Closer or farther away. In 100 years, presidents have become less paternalistic | Sapo24 |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/10/01 - 2023/10/01 | Páginas de Português - Antena 2 | Como escrever um projeto de dissertação com Inteligência Artificial?/ How to write a dissertation proposal with Artificial Intelligence? |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023/04/27 - Atual | Arqus Open Science Ambassador Network | Open Science Ambassador |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2033 | Journal of Academic Language and Learning | |
2023 - 2023 | Estudos em Gramática, Texto e Discurso. | |
2022 - 2022 | H2D Revista de Humanidades Digitais |