Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sofia Marques da Silva
Nomes de citação
- Silva, Sofia Marques
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 001A-CDA1-2575
- ORCID iD
- 0000-0002-2688-1171
Endereços de correio eletrónico
- sofiamsilva@fpce.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (+351) 226079700 Ext.: 232 (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Rua Alfredo Allen, 4200-135, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- https://ciie.fpce.up.pt/en/cv/72 (Profissional)
- https://ciie.fpce.up.pt/pt/cv/72 (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008
Concluído
|
PhD in Educational Sciences (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Exuberâncias e (trans)figurações de si numa casa da juventude. Uma etnografia de fragilidades e de estratégias juvenis para
o reconhecimento e para a dignidade.(Exuberances and self (trans) figurations in a Youth Centre)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved by unanimity. Recommended for publication |
2004
Concluído
|
Master in Education Sciences (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Figuras e Configurações da Estranheza na Escola (Figures and Configurations of Strangeness at School)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved, maximum grade. Recommended for publicati |
2001
Concluído
|
Degree in Education Sciences (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
1995
Concluído
|
Degree in History (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2003 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2016 - 2021 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2008/11/01 - 2020 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2003/11/01 - 2008/11/30 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Member of the Executive Board of CIIE | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2020 - Atual | Deputy Director of the Doctoral Programme in Educational Sciences of the University of Porto | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Director of the Department of Education Sciences | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022 - Atual | Member of the Council of Representatives | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022 - Atual | Teacher in charge of the Lifelong Learning Course "Digital inclusion of people and groups in situations of vulnerability: competences, training profiles and project design" | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021 - Atual | Member of the National Council of Education (CNE) | Conselho Nacional de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Member of the General Council of the University of Porto | Universidade do Porto, Portugal |
2020 - Atual | Member of a group focused on education and rural communities organised as part of EERA Network 14 - Communities, Families and Schooling in Educational Research | European Educational Research Association (EERA), Alemanha |
2020 - Atual | Deputy Director of the Doctoral Programme in Education Sciences | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - Atual | Member of the Scientific Committee of the Doctoral Programme in Education Sciences | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - Atual | Co-Convenor of Network 5, Children and Youth at Risk and Urban Education | European Educational Research Association (EERA), Alemanha |
European Educational Research Association (EERA), Alemanha | ||
2018 - Atual | Member of the Scientific Board | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - Atual | Member of the research group NUDISE-Group for the Study of Gender and Sexual Diversity at School | Universidade de São Paulo, Brasil |
2015 - Atual | Coordinator of 'JEDI - Youth, Education, Diversity and Innovation', a CIIE's research and advanced training group | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2015 - Atual | Member of WERA Network on Educational Advocacy | World Educational Research Association (WERA), Espanha |
2013 - Atual | Portugal's representative on the SIRIUS European Policy Network | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2020 - 2024 | Editor-in-Chief of the scholarly journal ESC - Educação, Sociedade & Culturas [Education, Society and Cultures] | Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal | ||
2018 - 2022 | Editor-in-Chief of the scholarly journal Ethnography and Education | Routledge, Reino Unido |
Taylor & Francis Group, Reino Unido | ||
2018 - 2020 | Deputy Head of the National Digital Competences Initiative e.2030, Portugal INCoDe.2030 (and Coordinator of Axis I - Inclusion) | Governo da República Portuguesa, Portugal |
2018 - 2019 | Leader of the "Digital Literacy and Skills" development group of the European Association for the Education of Adults project | Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional IP, Portugal |
2014 - 2017 | Deputy Director of SPCE-Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [Portuguese Society of Education Sciences] | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/07 - 2022/07 | Crescer em regiões de fronteira em Portugal: jovens, percursos educativos e agendas
Provided by PTCRIS: PTDC/CED-EDG/29943/2017
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2000 - 2002 | A Autonomia Visível das Raparigas e a Desafectação dos Rapazes da Escola [The Visible Autonomy of Girls and the Disengagement
of Boys from School]
PIHM/P/SOC/15098/1999
Bolseiro de Técnico de Investigação
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/01 - 2027/06 | SINCRONY: interSectIonal iNClusion in delibeRation and participatiON with Youth
ID: 101132459
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Horizon Europe
Em curso
|
2023/06 - 2027/06 | SIRIUS 3.0 - Impactful and Sustainable Policy Change for Migrant Education
101114742 — Sirius 3.0
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2021 - 2023 | ClimActiC - CidadaniaPeloClima: Criando Pontes entre Cidadania e Ciência para a Adaptação Climática [ClimActiveCitizen: Connecting
Citizenship and Science for Climate Adaptation (ClimActiC)]
NORTE-01-0145-FEDER-000071
Investigador
|
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
Concluído
|
2021 - 2023 | Healthy Waters - Identification, Elimination, Social Awareness and Education of Water Chemical and Biological Micropollutants
with Health and Environmental Implications
NORTE-01-0145-FEDER-000069
Investigador
|
Comissao de Coordenacao e Desenvolvimento Regional do Norte
Concluído
|
2018/07/16 - 2022/07/15 | Grow up in border regions in Portugal: young people, educational pathways and agendas
PTDC/CED-EDG/29943/2017
Universidade do Porto, Portugal
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/07 - 2022/07 | GROW.UP: Grow Up in Border Regions in Portugal: Young People, Educational Pathways and Agendas
PTDC/CED-DG/29943/2017
POCI-01-0145-FEDER-029943
PTDC/CED-DG/29943/2017
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Regional Development Fund Fundação para a Ciência e a Tecnologia Concluído
|
2018/10 - 2022/02 | Aprender através de diversos contextos educativos: transferibilidade de práticas promissoras no quadro do Horizonte 2020
Provided by PTCRIS: PTDC/CED-EDG/29886/2017
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2021 - 2022 | Estudantes de Países Terceiros em Portugal: Desafios da integração numa era (pós)pandémica [Third-country students in Portugal:
Challenges of integration in a (post)pandemic era]
PT/2021/FAMI/706
Investigador
|
Alto Comissariado para as Migrações
Em curso
|
2019 - 2022 | DISK - Digital Immigrants Survival Kit
2019-1-PT01-KA204-060898
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2019 - 2022 | MINDtheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion
2019-2-PT02-KA205-006226
Investigador
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2019/01 - 2021/12 | Preventing the Early School Leaving phenomenon in the EU through practical and innovative solutions
2018-2-IT03-KA205-014235
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2018/10/01 - 2021/09/30 | Learning from diverse educational settings: transferability of promising practices in the 2020 Horizon
PTDC/CED-EDG/29886/2017
Universidade do Porto, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2017/09 - 2021/09 | SIRIUS 2.0. Policy Network on Migrant Education [Local team PI]
EAC/S28/2016
Investigador responsável
|
European Commission
Concluído
|
2018 - 2021 | #IBelong - Towards a sense of Belonging in an Inclusive Learning Enviroment [Local team PI]
2018-1-NL01-KA203-038965
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2016/06/20 - 2019/12/19 | Jogos Sérios no Ensino Superior: Impactos, Experiências e Potenciais [Serious Games in Higher Education: Impacts, Experiences
and Potential]
PTDC/MHC-CED/7182/2014
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/02 - 2018/01 | RESL.eu - Reducing Early School Leaving in the EU
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2016 - 2018 | Currículo, Políticas e Cultura [Curriculum, Policies and Culture]
FCT/CAPES 4.4.1.00/2854
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Concluído
|
2015 - 2018 | NAOS - Professional Capacity dealing with diversity [PI of the national team]
2014-1-NL01-KA200-001295
Investigador responsável
|
European Commission
Concluído
|
2015 - 2018 | Xeno Tolerance - Supporting VET teachers and trainers to prevent radicalisation
2015-1-FR01-KA202-015143
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2015 - 2018 | Jovens, Educação e Regiões de Fronteira – JERF [Youth, Education and Border Regions - JERF]
JERF
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Concluído
|
2016 - 2017 | Gender–related challenges in European education systems
EIGE2016/OPER/08
Investigador
Istituto per la Ricerca Sociale, Itália
|
European Institute for Gender Equality
Concluído
|
2016 - 2017 | Tools and policy Pointers for mainstreaming innovative pedagogies and school organisations practices: barriers and solutions
EAC-47-2014-2
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2015 - 2017 | Framework Service Contract to Carry Out Studies Supporting European Cooperation in Education and Youth
EAC-47-2014-2
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2015 - 2017 | Porto.Juventude: Plano Municipal de Juventude - Porto [Porto.Juventude: Municipal Youth Plan - Porto]
SERV0062
SERV0056_Porto_2016
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Câmara Municipal do Porto
Concluído
|
2015 - 2016 | MEMA: Review and Monitoring of Migrant Education in the EU
IP/B/CULT/IC/2015-163
Bolseiro de Investigação
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Ciències de l'Educació, Espanha
|
European Parliament
Concluído
|
2015 - 2016 | Teacher Education prepares teacher students to deal with diversity in the classroom
EAC-47-2014-2
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2014 - 2016 | CodeIWP Commitment to Democracy through Increasing Women's Participation
2014-2694/001-001
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2013 - 2015 | SIRIUS European Policy Network: European Policy Network on the education of children and young people with a migrant background
EAC-2012-0688
EAC-2013-0550
Investigador
European Commission, Bélgica
|
European Commission
Concluído
|
2010 - 2015 | Culturas Juvenis e Percursos Educativos no Interior Nordeste de Portugal [Youth Cultures and Educational Pathways in the Inner
Northeast of Portugal]
JERF
Investigador responsável
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas
Concluído
|
2010/03/22 - 2013/09/21 | Building Local Networking in Education? Decision-makers' discourses and strategies on school achievement and drop-out
PTDC/CPE-CED/104460/2008
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2009 - 2012 | PIDOP - Processes Influencing Democratic Ownership and Participation
Investigador
|
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development
Concluído
|
2007/07 - 2010/07 | Mediation in the Community | Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2005/06 - 2008/06 | Life stories in school and communities of youth - Revisiting school drop-out | Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2004/01/02 - 2007/01/15 | Educational Poliphony, citizenship and Young and Adult Women's Biographies
PIHM/CED/49775/2003
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2004 - 2007 | Polifonia na Educação, cidadania e biografia de mulheres jovens e adultas [Polyphony in the education, citizenship and biography
of young and adult women]
PIHM/CED/49775/2003
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2002/09/01 - 2006/08/31 | Youths, Students and The Secondary Education in Portugal - The JOVALESProject
POCTI/CED/39292/2001
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2003 - 2004 | Os Custos Sociais e Económicos da Violência Contra as Mulheres [The Social and Economic Costs of Violence Against Women]
Violência Doméstica
|
Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Programa de rádio / tv |
|
Outros
Outra produção |
|
Software |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/03/12 | [as invited keynote] Final conference of the COST Action: CA18213 - Rural NEET Youth Network: Modeling the risks underlying rural NEETs social exclusion | COST Action: CA18213 - Rural NEET Youth Network: Modeling the risks underlying rural NEETs social exclusion
European Committee of Regions (Brussels, Bélgica)
|
2023/07/05 | [as invited keynote speaker] From the "doings" of fieldwork to analysis and interpretation: the meaning of field, fieldwork negotiations, data collection and data analysis techniques | Summer School "Qualitative Research and Academic Integrity in Education"
World Educational Research Association (WERA), International Association of Educators (INASED), European Network of Academic
Integrity (ENAI) and Polish Educational Research Association (PERA) (Warsaw, Polónia)
|
2023/06/29 | [as invited keynote speaker] "Let's start at the interesting beginning" - participatory approaches as arenas of negotiation of systems of knowledge and place-based agendas | EERSS 2023 - EERA Summer School 2023 |
2022/12/12 | [as invited keynote speaker] Small and Rural Schools as Learning Hub | Conference "The role of the school in the promotion of equality. Teaching practices and reflections for a systemic action" organized by INDIRE and the Tuscany Region (Italy) |
2022/01/22 | [as invited keynote speaker] Sentir o pulsar do país a partir de experiência de jovens em escolas de fronteira [Feeling the pulse of the country from the experience of young people in borders] | Conference cycle Knowledge and information for development. On the occasion of International Education Day on 24 January
Academia de Ciências de Lisboa
|
2021/09/03 | [as invited keynote speaker] Escola, interioridade e justiça social: o caso das regiões de fronteira [School, interiority and social justice: the case of border regions] | VIII Simpósio de Educação e V Encontro Internacional de Políticas Públicas
Uni-FACEC – Centro Universitário Municipal de Franca e Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista
(Brazil)
|
2020/11/26 | [as invited keynote speaker] O trabalho em rede como fator promotor de resiliência em escolas e comunidades de regiões de fronteira de Portugal Continental [Networking as a factor promoting resilience in schools and communities in border regions of mainland Portugal] | VI Congreso Internacional em Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud (Spain) |
2020/10/27 | [as invited keynote speaker] Abordagens resilientes e níveis de governança no desenvolvimento da juventude em regiões de fronteira de Portugal [Resilient approaches and levels of governance in youth development in Portugal's border regions] | IV Seminário Internacional de Pesquisa em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (SIPPEDES) - UNESP (France) |
2019 | [as invited keynote speaker] Cooperação multinível e processos de inclusão digital [Multi-level co-operation and digital inclusion processes] | II Seminário Internacional "Educação e e.learning em estabelecimentos prisionais" (Azores)
Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta, Centro de Estudos Interdisciplinares
do Século XX (Ceis20) da Universidade de Coimbra
|
2019 | [as invited keynote speaker] Young people sense of belonging to regional, national or European identity: a study in border regions of Portugal | International Conference "L'identité européenne en question"
West Univertity of Timisoara, Romenia
|
2019 | [as invited keynote speaker] What is the environment new generations should grow up in? | Conferência LUSO 2019: Artificial and Human Intelligence – Creating a better future together (London)
PARSUK – Portuguese Association of Researchers and Students in the UK
|
2019 | [as invited keynote speaker] Educação e inclusão através das competências digitais [Education and inclusion through digital competences] | Seminário Internacional: Pensar o Humano e Sua Formação em Tempos de Complexidade e Modernidade Reflexiva
Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra
|
2018 | [as invited keynote speaker] As Comunidades Criativas para a Inclusão Digital [Creative Communities for Digital Inclusion] | Conferência Fórum Permanente para as Competências Digitais (Lisbon) |
2018 | [as invited keynote speaker] Computação: valor da literacia digital [Computing: the value of digital literacy] | Conferência Computação e Sociedade
Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa
|
2015 | Invited Keynote Speaker - "Bridging online ethnography and online learning environments in hhigher education…and back again" | |
2014 | Invited Keynote Speaker - "Teachers’ competences in diverse classrooms" | |
2011 | Invited Keynote Speaker - "Faz sentido pensar a educação de um ponto de vista feminista?" | |
2010 | Invited Keynote Speaker - "Gendered politics in doing ethnography" | |
2005 | Invited Keynote Speaker - "L'école devant l'incertitude et face a des catégories dépasses. Le phénomène de la violence a l'école au Portugal" |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | (To define)
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - Atual | Exploring the Role of Stand-Up Comedy as Sex Education: A Transnational Study of Performers. Intentions, Audience Learning,
Attitude and Behavioral Changes
Coorientador
|
Sexualidade Humana (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - Atual | Medicalização da Diferença: Perspetiva da Comunidade Autista sobre Educação Inclusiva [Medicalisation of Difference: The Autistic
Community's Perspective on Inclusive Education]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 - Atual | Nativos digitais em formação inicial de professores: um estudo sobre as novas gerações de professores e a transformação digital
da educação [Digital natives in initial teacher training: a study on the new generations of teachers and the digital transformation
of education]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - Atual | As práticas socioeducativas de contratendência: efeitos transformadores em percursos académicos atípicos e na construção do
saber e aprendizagem profissional em Educação [Socio-educational counter-tendency practices: transformative effects on atypical
academic paths and on the construction of knowledge and professional learning in Education]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 - Atual | Jovens, Culturas de Escola e Apropriação Territorial da Educação Para a Cidadania em Regiões de Fronteira [Young People, School
Cultures and the Territorial Appropriation of Citizenship Education in Border Regions] Grant FCT SFRH/BD/143733/2019
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - Atual | Transformações. Desafios e impactos da indústria 4.0: novos modelos pedagógicos de educação e formação [Transformations. Challenges
and impacts of industry 4.0: new pedagogical models of education and training] Grant FCT PD/BD/135470/2017
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - Atual | Desafios da educação de jovens imigrantes: um estudo de caso sobre jovens de São Tomé e Príncipe [Challenges of educating
young immigrants: a case study of young people from São Tomé and Príncipe]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - Atual | Educação Política e Comunidades de Videojogos: contextos de criação e participação [Political Education and Video Game Communities:
contexts of creation and participation]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - Atual | Trajetórias educativas de jovens surdos/as: limites, possibilidades e impacto das escolhas nas transições após o Ensino Secundário
[Educational trajectories of deaf young people: limits, possibilities and the impact of choices on transitions after secondary
education]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 - 2024 | O papel educacional do Desporto na inclusão da população jovem refugiada em Portugal [The educational role of sport in the
inclusion of young refugees in Portugal]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 - 2023 | A construção colaborativa de competências interculturais: um estude sobre práticas desenvolvidas entre jovens e profissionais
em contextos educativos [The collaborative construction of intercultural competences: a study on practices developed between
young people and professionals in educational contexts] Grant FCT SFRH/BD/129309/2017
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2023 | Abordagens e culturas de resiliência em escolas de fronteira: perspetivas de jovens para compreender os seus percursos educativos
[Approaches and cultures of resilience in border schools: perspectives of young people to understand their educational pathways]
Grant FCT/PDCE-UP: PD/BD/128118/2016
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2022 | Educação Política e Comunidades de Videojogos: Contextos de criação e de participação [Political Education and Video Game
Communities: Contexts of creation and participation] Grant FCT PD/BD/135578/2018.
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2022 | Culturas e Participação em Grupos de Jovens católicos: experiências, trajetórias e sentidos da formação [Cultures and Participation
in Catholic Youth Groups: experiences, trajectories and meanings of formation] Grant FCT/PDCE-UP: PD/BD/114284/2016
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2016 - 2020 | À procura de culturas participatórias entre jovens migrantes. Da pertença a uma organização juvenil aos seus percursos socioeducativos
[Looking for participatory cultures among young migrants. From belonging to a youth organization to its socio-educational
pathways] Grant FCT/PDCE-UP: PD/BD/114285/2016
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2012 - 2020 | Cursos de aprendizagem e equidade no campo educativo: um estudo sobre representações, reconhecimento e imagem social do ensino
profissionalizante de jovens em Portugal [Learning courses and equity in the educational field: a study on representations,
recognition and social image of vocational education for young people in Portugal] Grant FCT/PDCE-UP: PD/BD/105703/2014
Orientador
|
Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 - 2018 | Discursos escolares sobre bullying e homofobia: que (im)possibilidades cidadãs para jovens não-heterossexuais [School discourses
on bullying and homophobia: what (im) citizen possibilities for non-heterosexual youth] Grant FCT/PDCE-UP: SFRH/BD/52467/2014
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2018 | Trabalho em Rede e a Promoção do Sucesso Escolar [Networking and Promoting School Success] Grant FCT/PDCE-UP: SFRH/BD/84289/2012
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2015 | Diálogos e perspectivas de jovens sobre o ambiente construído da escola. Uma etnografia da relação dos jovens com espaços
educativos [Dialogues and perspectives of young people about the built environment of the school. An ethnography of the relationship
of young people with educational spaces]
Coorientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2011 - 2015 | Estudo comparativo entre Espanha e Portugal, ao nível das políticas, acção e discursos em torno a Igualdade de Oportunidades
entre homens e mulheres [Comparative study between Spain and Portugal, in terms of policies, action and discourses around
Equal Opportunities between men and women]
Coorientador
|
Pedagogia (Doutoramento)
Universidad de Extremadura, Espanha
|
2010 - 2014 | Biografias e Identidade de Jovens Portugueses Imigrantes em França [Biographies and Identity of Young Portuguese Immigrants
in France]
Orientador
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | EERSS EERA Summer School 2024 (2024 - 2024)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2023 - 2023 | Jornadas de Reflexão sobre Investigação na Universidade do Porto [Research Reflection Days at the University of Porto] (2023 - 2023)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto, Portugal |
2023 - 2023 | VII ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação "Desafios Atuais na Investigação em Educação: Agendas Emergentes"
[VII ENJIE National Meeting of Young Education Researchers "Current Challenges in Education Research: Emerging Agendas"] (2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2023 - 2023 | EERSS EERA Summer School 2023 (2023 - 2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2022 - 2022 | Responsável pela Comissão Organizadora da Conferência final GROW.UP - Jovens a crescer em regiões de fronteira / III Seminário
Internacional JEDI [Leading the Organising Committee of the final conference GROW.UP - Young people growing up in border regions
/ III JEDI International Seminar ] (2022 - 2022)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2022 - 2022 | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Educação e Cidades [XVI Congress of the Portuguese Society
of Educational Sciences - Education and Cities] (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2022 - 2022 | EERSS - EERA Summer School 2022 (2022 - 2022)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal |
2022 - 2022 | 10.º Congresso Olhares sobre a Educação / 3rd International Congress Perspectives on Education (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2022 - 2022 | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação [XVI Congress of the Portuguese Society of Educational Sciences] (2022 - 2022)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2021 - 2021 | Responsável pela Comissão Organizadora do Webinar Encontros de Fronteira III - Agendas da Juventude: propostas de jovens para
o desenvolvimento das suas comunidades [Director of the Organising Committee of the Webinar Encontros de Fronteira III - Youth
Agendas: young people's proposals for the development of their communities] (2021 - 2021)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2021 - 2021 | EERSS EERA Summer School 2021 (2021 - 2021)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Jyväskylän yliopisto, Finlândia |
2021 - 2021 | Seminário final do projeto EduTransfer "Aprender através de diversos contextos educativos: transferibilidade de práticas promissoras"
[Final seminar of the EduTransfer project "Learning through different educational contexts: transferability of promising practices"] (2021 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Responsável pela Comissão Organizadora do Webinar GROW.UP: Mini Encontros de Fronteira II - Abordagens de resiliência em escolas
de fronteira: contributos para refletir sobre as nossas escolas [Leader of the Organising Committee of the GROW.UP Webinar:
Mini Border Encounters II - Resilience approaches in border schools: contributions to reflecting on our schools] (2020 - 2020)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2020 - 2020 | Webinar APP GROW.UP: Interdisciplinaridade e experiências colaborativas no desenvolvimento de uma app para jovens [Interdisciplinarity
and collaborative experiences in developing an app for young people] (2020 - 2020)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal |
2020 - 2020 | IV Fórum IINEDU - Investigar e Intervir em Educação [IV IINEDU Forum - Research and Intervention in Education] (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
|
2020 - 2020 | XVII Congreso Nacional y IX Iberoamericano de Pedagogía [XVII National and IX Iberoamerican Congress of Pedagogy] (2020 - 2020)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha |
2020 - 2020 | 9º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa CIAIQ2020 [9th Ibero-American Congress on Qualitative Research CIAIQ2020] (2020 - 2020)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidad Abierta de Cataluña, Espanha |
2019 - 2019 | Responsável pela Comissão Organizadora do II Seminário Internacional JEDI - Jovens, Educação, Diversidades e Inovação [Leader
of the Organising Committee of the II JEDI International Seminar - Youth, Education, Diversity and Innovation] (2019 - 2019)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Responsável pela Comissão Organizadora dos Encontros de Fronteira I [Leader of the Organising Committee of the Border Encounters
I] (2019 - 2019)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - 2019 | II Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a comunicação científica em educação [II EXPRESSA International Seminar:
Re-imagining scientific communication in education] (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019 - 2019 | II Seminário Internacional Jovens, Educação, Diversidade e Inovação: cruzar fronteiras [2nd International Seminar on Youth,
Education, Diversity and Innovation: crossing borders] (2019 - 2019)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015 - 2019 | Link Convenor of Network 19 - Ethnography, European Conference on Educational Research (2015 - 2019)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2018 - 2018 | Winter School "Ethnography Unbound: responding to late Modernity’s Mobilities and Challenges" (2018 - 2018)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
European Educational Research Association (EERA), Alemanha Universitat de Barcelona, Espanha |
2018 - 2018 | Internacional Seminar "A Diversidade como Oportunidade" [Diversity as an Opportunity] (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | European Conference on Educational Research (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Libera Università di Bolzano, Itália |
2018 - 2018 | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Ciências, Culturas e Cidadanias [XIV Congress of the Portuguese
Society of Educational Sciences: Sciences, Cultures and Citizenship] (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
2018 - 2018 | 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa CIAIQ2020 [7th Ibero-American Congress on Qualitative Research CIAIQ2020] (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Fortaleza, Brasil |
2018 - 2018 | Internacional Conference "Discourse, Power & Resistance. Education and the striving for dignity" (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Coimbra, Portugal |
2017 - 2017 | Internacional Meeting "ETHNOARTS - Ethnographic Explorations of the Arts and Education" (2017 - 2017)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2016 - 2016 | I Seminário Internacional Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos (2016 - 2016)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2016 - 2016 | I Seminário Internacional Juventudes, Educação e Cidadania: Retratos Contemporâneos [1st International Seminar on Youth, Education
and Citizenship: Contemporary Portraits] (2016 - 2016)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2014 - 2014 | Chairperson of ECER Porto 2014: The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe (2014 - 2014)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011 - 2011 | Seminário Internacional "Pesquisa e Infância: desafios que as crianças lançam à etnografia" (2011 - 2011)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011 - 2011 | Conferência Internacional "Rethinking Educational Ethnography: Researching on-line communities and interactions" (2011 - 2011)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011 - 2011 | Internacional Workshop "Why Does Gender Still Matter in Education?" (2011 - 2011)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2011 - 2011 | II Encontro de Sociologia da Educação - “Educação, Territórios e (Des)Igualdades (2011 - 2011)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2010 - 2010 | Spring School on Comparative Educational Pathways (2010 - 2010)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
University of York Department of Education, Reino Unido |
2009 - 2009 | International Workshop “What are schools for? Visions and scenarios for the future of education and schooling” (2009 - 2009)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Dolnoslaska Szkola Wyzsza, Polónia |
2008 - 2008 | Internacional Workshop “Cultural Capital and Educational Inequalities: Concepts, methods, strategies and new configurations”
(2008 - 2008)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Masarykova univerzita, República Checa |
2007 - 2007 | International Workshop “What counts in educational research? Quantitative and qualitative explanations of educational inequalities”
(2007 - 2007)
Oficina (workshop) (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Masarykova univerzita, República Checa |
2007 - 2007 | V Encontro da APS: Transições e Percursos Educativos de Mulheres Jovens e Adultas (2007 - 2007)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | A construção de percursos educativos de jovens em territórios de fronteira de Portugal Continental: pensar a escola e abordagens
de resiliência [The construction of young people's educational paths in border territories in mainland Portugal: thinking
about school and resilience approaches]
Orientador
|
Ana Milheiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023 | Reflexões sobre a educação emocional no contexto da psicopedagogia [Reflections on emotional education in the context of psychopedagogy]
Arguente
|
Ludmila Lins Bezerra (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022 | A relação entre indisciplina e insucesso escolar/académico dos alunos, sobre uma escola de Fortaleza-Ceará-Brasil [The relationship
between indiscipline and student academic failure in a school in Fortaleza, Ceará, Brazil]
Arguente principal
|
Jacira Medeiros de Camelo (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2022 | Criação de narrativas digitais e Literacia Mediática: investigação-ação com alunos do Ensino Secundário [Creating digital
narratives and media literacy: action research with secondary school students]
Arguente principal
|
Ana Filipa Pereira Oliveira (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
|
2022 | O envolvimento e estudantes em projetos de Responsabilidade Social Universitária: aprendizagem em serviço, auditoria (ecológica)
e desenvolvimento cívico e profissional [The involvement of students in University Social Responsibility projects: service
learning, (ecological) auditing and civic and professional development]
Arguente
|
Márcia Coelho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 | Educação da Infância Marginalizada no Concelho de Penafiel (1865-1974): Instituições de Acolhimento, Assistência e Proteção
[The Education of Marginalised Children in the Municipality of Penafiel (1865-1974): Institutions of Reception, Assistance
and Protection]
Arguente
|
Rosa do Céu Pinto Pacheco Bastos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 | Fala-se em participação, mas não nos deixam participar: cidade e cidadania a partir de olhares e vozes jovens [People talk
about participation, but they don't let us participate: the city and citizenship from the point of view of young people]
Arguente
|
Ana Lúcia Garcia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | Imaginaris i experiències de (im)mobilitat en la infància. Un estudi etnogràfic a la regió metropolitana de Barcelona [Imaginaries
and experiences of (im)mobility in childhood. An ethnographic study in the metropolitan region of Barcelona.]
Arguente
|
Miquel Martorell Faus (Doutoramento)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
|
2021 | Sucessos e insucessos TEIP: uma avaliação com métodos mistos [TEIP successes and failures: a mixed methods evaluation]
Arguente
|
Hélder Nuno Ricardo Ferraz (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2020 | Cidadania Europeia para que te quero? Significados de cidadania nacional e europeia para jovens de grupos étnicos não dominantes
numa escola portuguesa [European citizenship why do I want you? Meanings of national and European citizenship for young people
from non-dominant ethnic groups in a Portuguese school]
Arguente
|
Sara Pinheiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 | Sentidos da escola em contextos periféricos: narrativas de jovens brasileiros e portugueses [School senses in peripheral contexts:
narratives of Brazilian and Portuguese youth]
Arguente
|
Thiago Freires (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2019 | O escutismo na construção das cidadanias juvenis: estudo sobre educação e participação de jovens escuteiros e escuteiras [Scouting
in the construction of youth citizenships: study on education and participation of young boy scouts and girl scouts]
Arguente
|
Mariana Rodrigues (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 | Joves, Art Urbà i Educació Comunitària. Recerca-Acció i Etnografia Visual al District Collblanc – La Torrassa (L’Hospitalet
de LLobregat) [Youth, Urban Art and Community Education. Action Research and Visual Ethnography in the Collblanc - La Torrassa
District (L’Hospitalet de LLobregat)]
Arguente
|
Pere Grané (Doutoramento)
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
|
2018 | Taking their life into their own hands: intersecting inequality of condition dimensions in poor women´s idiosyncratic and
educational paths and their strategies to cope with poverty
Arguente
|
Elsa Maria Guedes Teixeira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 | There is no such thing as a "typical" student: a narrative approach to the experience of migrant students in Portugal
Arguente
|
Cosmin Nada (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2017 | Ciudades de papel: Etnografía militante sobre la cultura de participación juvenil en la Casa de Joventut La Maranya [Paper
cities: Militant ethnography on the culture of youth participation at the Casa de Joventut La Maranya]
Arguente
|
Arecia Aguirre García Carpintero (Doutoramento)
Universitat Jaume I Departament d'Educació, Espanha
|
2017 | Educação especial: (im)possibilidades de uma educação inclusiva [Special education: (im) possibilities of inclusive education]
Arguente
|
António Miguel Barbosa Correia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2015 | Relações de Género e sexualidade na Educação Infantil: interfaces que envolvem a prática pedagógica [Gender relations and
sexuality in early childhood education: interfaces that involve pedagogical practice]
Arguente principal
|
Valeria Pall Oriani (Doutoramento)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
2014 | Educação e cidadania de jovens e imigrantes: constrangimentos e possibilidades de participação cívica e política [Education
and citizenship of young people and immigrants: constraints and possibilities for civic and political participation]
Arguente
|
Norberto de Sousa Ribeiro (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014 | A palavra aos jovens. A construção social das masculinidades e a desafetação escolar [The word to young people. The social
construction of masculinities and school disaffection]
Arguente
|
Maria Manuela Ribeiro Carrito (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2013 | “Tem é de ser de mim”: Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças [“It has to be me”: New technologies,
risks and opportunities from the children's perspective]
Arguente principal
|
Ana Francisca da Cunha Monteiro (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 | Os rankings, por outro lado... possibilidades de cidadania jovem, na tensão da mudança educativa e social [The rankings, on
the other hand ... possibilities of young citizenship, in the tension of educational and social change]
Arguente
|
Eunice Margarida Baptista de Macedo Alves (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | British Journal of Sociology of Education | Taylor & Francis |
2013 - Atual | Member of the Editorial Board of the Baskent University Journal of Education (2148-3485) | Baskent University, Ankara, Turkey |
2020 - 2024 | Editor-in-Chief of the Journal Educação, Sociedade & Culturas | CIIE-Centro de Investigação e de Intervenção Educativas, Universidade do Porto |
2018 - 2023 | Editor-in-Chief of the Journal Ethnography & Education | Taylor & Francis |
2012 - 2018 | Deputy Editor - Ethnography & Education | Taylor & Francis |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2024 - Atual | PRR - I was invited by the State Secretary of State of Higher Education to evaluate projects under the Recovery and Resilience
Plan.
Avaliador
|
Governo da República Portuguesa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal | |
2023 - Atual | Member of the ERC Peer Review Panels - ERC Starting Grant Panels 2023.
SOCIAL SCIENCES & HUMANITIES (SH), The Social World and Its Diversity (SH3)
Avaliador
|
European Research Council, Bélgica | |
2018 - Atual | Portuguese expert on the European transition committee from H2020 to Horizon Europe in the thematic area "Europe in a changing
world - inclusive, innovative and Reflective Societies", at the invitation of the FCT-Foundation for Science and Technology.
Outro
|
||
2023 - 2023 | European Research Council Evaluator for Starting Grants
Avaliador
|
European Research Council, Bélgica | European Commission |
2021 - 2021 | Evaluator of international projects as an expert for EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency) - "Youth
in Action Programme", European Commission.
Evaluation of 12 Key action 3 projects: Social inclusion and common values: the contribution in the field of education and
training.
Avaliador
|
European Commission, Bélgica | European Commission |
2015 - 2021 | Membro do Júri de Seleção de candidatos/as para o Programa Doutoral em Ciências da Educação [Member of the Selection Panel
for the Doctoral Programme in Education Sciences]
Membro
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2020 - 2020 | As an international member, I served on juries for international competitions at the Department of Research Methods and Diagnosis
in Education - Departament de Mètodes d'Investigació i Diagnòstic en Educació (MIDE) at the University of Barcelona.
Avaliador
|
Universitat de Barcelona Facultat d'Educació, Espanha | |
2017 - 2019 | Coordinator of the axis "Inclusion in the Knowledge Society" of the Thematic Agenda for Research and Innovation "Social Inclusion
and Citizenship" of the FCT - Foundation for Science and Technology.
Coordenador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Member of expert group on higher education and youth work | Humanistinen ammattikorkeakoulu kirjasto, Finlândia |
2019 - Atual | Coordinator of the experts group Inclusão Social e Cidadania [Social Inclusion and Citizenship] of the FCT Agenda Temática de Investigação e Inovação [Thematic Agendas for Research and Innovation] | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2018 - Atual | Member, by appointment of the FCT-Foundation for Science and Technology, of the Horizon 2020 Programme Committee for Challenge "Europe in a changing world - Inclusive, Innovative and Reflective Societies" (SC6). | Horizon Europe, Bélgica |
2015 - Atual | Member of the network of experts of "NESET II - Network of Experts on Social Aspects of Education and Training" (advisory network of the European Commission Directorate General for Education and Culture). The network analyses policies and writes opinions. The expert profile can be found at: http://nesetweb.eu/en/network-members/sofia-marques-da-silva/ | European Commission, Bélgica |
2015 - Atual | Member of the International Advisory for the Special Interest Group (SIG) Conference | European Association for Research on Learning and Instruction, Bélgica |
2023 - 2023 | Selected to take part in the Expert Meeting on Higher Education in Youth Work, held in Helsinki | European Union, Bélgica Council of Europe, França |
2017 - 2019 | Member of the Policy and Practice Advisory Network of the project "PROMISE: PROMoting youth Involvement and Social Engagement - Opportunities and challenges for 'conflicted' young people across Europe", co-ordinated by the Portuguese Catholic University. | Universidade Católica Portuguesa, Portugal |
2015 - 2015 | Member of the network of experts of the project "Co-Design for learning through investigative and knowledge Generation practices in Professional Higher Education (Code)", submitted to the Research Council of Norway call for Young Research Talents. | Norges forskningsråd, Noruega |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2021/03/05 | Interview with Lusa, the Portuguese news agency, which was then broadcast to all the Portuguese media, on the subject "Digital skills should be introduced as early as primary school. Digital inclusion cannot be seen as a luxury." | Lusa - Agência de Notícias de Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023/10/24 - 2023/10/24 | TV show Sociedade Civil [Civil Society], channel RTP2 | The quality of our universities in preparing young people well to enter the labour market |
2023/09/20 - 2023/09/20 | Antena 1 radio's Consulta Pública [Public Consultation] programme | Young people, what future? Are there or are there not conditions to retain talent in Portugal? From unemployment to housing, what obstacles do the new generations face in our country? |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011 - Atual | Council da European Educational Research Association (EERA) | Member |
2010 - Atual | European Educational Research Association | Member |
2010 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | Member |
2014 - 2016 | Interim Board da European Policy Network (REDE SIRIUS) | Elected member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Selected as an expert at the Peer Learning Activity (PLA) on Education and Training of Youth Workers initiated by the EU-Council
of Europe Youth Partnership, the SALTO Training and Cooperation, together with Finland’s Ministry of Education and Culture
and the National Agencies of Erasmus+ Youth Germany and Finland, Ireland, Portugal, policymakers and youth work structures
from Serbia and Georgia.
Consultor
|
Council of Europe, França |
2018 - Atual | National Digital Skills Initiative e.2030, Portugal INCoDe.2030
Coordenador
|
Governo da República Portuguesa, Portugal |
2017 - Atual | Inclusion axis of the INCoDe.2030 initiative: Training and generalising access to digital technologies for the entire population
and territory to obtain information, communicate and access and use public and private digital services.
Coordenador
|
Governo da República Portuguesa, Portugal |
2009 - Atual | Co-convenor on Network 05: Children and Youth at Risk in Urban Education, of European Conference on Educational Research (ECER) | |
2005 - Atual | Co-convenor on Network 19: Ethnography, of the European Conference on Educational Research (ECER) | |
2019 - 2024 | Full member and member of the Management Committee of the COST Action: CA18213 - Rural NEET Youth Network: Modeling the risks underlying rural NEETs social exclusion | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2019/04/09 - 2019/04/09 | At the invitation of the Portuguese Minister for Science, Technology and Higher Education, I was part of the Portuguese delegation at the Digital Day in Brussels. | |
2019/03/11 - 2019/03/12 | At the invitation of the Portuguese Minister of Science, Technology and Higher Education, I was part of the Portuguese delegation at the OECD Going Digital Summit at the OECD headquarters in Paris. | |
2015 - 2019 | Network 19 - Ethnography, da European Conference on Educational Research (ECER) In charge of coordinating annual activities,
namely preparing the programme for the ECER and coordinating the team of co-responsible convenors for reviewing abstracts,
participating in the general network meetings at the headquarters of EERA, which organises the conference.
Coordenador
|
European Educational Research Association (EERA), Alemanha |
2018/06/19 - 2018/06/19 | I represented the INCoDe.2030 initiative at Digital4Her in Brussels. | |
2018/04/10 - 2018/04/10 | At the invitation of the Portuguese Minister for Science, Technology and Higher Education, I was part of the Portuguese delegation at Digital Day 2018 in Brussels. |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | International member of juries for international competitions of the Department of Research Methods and Diagnosis in Education - Departament de Mètodes d’Investigació i Diagnòstic en Educació (MIDE), University of Barcelona | Universitat de Barcelona - Campus Mundet, Espanha |
2016 - Atual | International project appraiser as a specialist at the EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency) - “Youth in Action Program”, European Commission | European Commission, Bélgica |
2014 - Atual | Evaluation para o The Danish Council for Independent Research (DFF) - YDUN (Younger women Devoted to a University career) | |
2019 - 2019 | Member of the External Advisory Board of the MEDICI Project - Mapping the evolving Digital Inclusion landscape to support Cohesion and Integration, of the Catholic University of Portugal (Lisbon). | |
2019 - 2019 | Member of the group of experts to consult the PerSoParAge project - Personal and social resources for autonomy and social participation in an aging society (POCI-01-0145-FEDER-023678) | |
2016 - 2016 | Invited by the European Commission - DG Education and Culture - as a specialist in Youth, Diversity and Education to participate in the “Expert Meeting on the Review of the Key Competences Framework”, held on November 9, 2016 in Brussels. | |
2015 - 2015 | Invited as expert by Sophie Beernaerts of the Head of Unit for schools, educators and multilingualism (European Commission, DG EAC - EDUCATION AND CULTURE, Unit B.2 - Schools and educators, Multilingualism) to the Roundtable on Multilingual Classrooms, Brussels | |
2013 - 2013 | International Scientific Projects Evaluator for Riksbankens Jubileumsfond, Sweden |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | SCOPIO Magazine Architecture, Art and Image | |
2022 - Atual | Learning, Culture and Social Interaction | Elsevier |
2021 - Atual | lambda Nordica | |
2021 - Atual | Journal Sustainability | |
2021 - Atual | Australian Educational Researcher | |
2020 - Atual | Educational Research | Taylor & Francis |
2020 - Atual | European Educational Research Journal | SAGE |
2019 - Atual | e-Curriculum | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil |
2019 - Atual | Análise Social | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa |
2019 - Atual | Revista de Psicologia del Deporte | Universitat de les Illes Balears, Universitat Autònoma de Barcelona |
2018 - Atual | Sociology of Education | |
2018 - Atual | Italian Journal of Sociology of Education | |
2017 - Atual | Revista ENCITEC, Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista | Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Santo Ângelo, Brasil |
2016 - Atual | Revista de Psicologia del Deporte | |
2016 - Atual | International Journal of Psychology: A Biopsychosocial Approach | EBSCO |
2015 - Atual | International Journal for Research on Extended Education | Elsevier |
2014 - Atual | Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education | Taylor & Francis |
2014 - Atual | Revista Portuguesa de Educação | Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho |
2014 - Atual | Investigar em Educação | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
2013 - Atual | Baskent University Journal of Education | Baskent University, Ankara, Turquia |
2012 - Atual | ORG & DEMO | Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia da Universidade Estadual Paulista – UNESP (São Paulo, Brasil) |
2012 - Atual | Ethnography & Education Journal | Taylor & Francis |
2012 - Atual | Educação e Sociedade | Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES (São Paulo, Brasil |
2010 - Atual | The Journal of Systemics, Cybernetics, and Informatics | |
2009 - Atual | European Journal of Teacher Education | Taylor & Francis |
2008 - Atual | ex aequo | Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (Lisboa, Portugal) |
2008 - Atual | Educação, Sociedade & Culturas | CIIE-Centro de Investigação e de Intervenção Educativas, Universidade do Porto |
2012 - 2014 | NEW International Journal of School Disaffection |
Distinções
Prémio
2021 | Prémio CEI-IIT – Investigação, Inovação e Território 2021 [CEI-IIT Prize - Research, Innovation and Territory 2021]
Centro de Estudos Ibéricos, Portugal
|
2017 | Projeto de Inovação Pedagógica do Programa de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto
Universidade do Porto, Portugal
|
2016 | Elsevier Best Poster Award of ECER 2016 com o poster “Transitions to Higher Education During Austerity Times: Expectations and Challenges for Young People From Border Regions” (em coautoria com Ana Milheiro Silva) |
2016 | Prémio - Projetos de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto
Universidade do Porto, Portugal
|
2001 | Prémio D. Dinis /D. Dinis Prize - Best Master Thesis in Education Sciences |
2001 | Prémio Eng. António de Almeida/António de Almeida Foundation Prize -Best Student
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|
Outra distinção
2018 | Nominated and elected as Editor-in-Chief of the Journal Ethnography & Education (Routledge) (2018-2023) |
2016 | Invited by the University of Linz to Teach at the Master Course in Education and Management |
2016 | Invited to be mentor/lecturer at the EERA Summer school on Research Methodologies |
2015 | Elected Link Convenor of Network 19: Ethnography, of the European Conference on Educational Research (ECER) (2015-2019)
European Educational Research Association (EERA), Alemanha
|
2014 | Deputy Editor - Ethnography and Education (Taylor & Francis) |
2013 | Reviewer of international scientific projects |