Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Catarina Oliveira Lucas
Nomes de citação
- Lucas, Catarina
- Lucas, C.
- Lucas, Catarina Oliveira
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 001F-D3D7-DAF0
- ORCID iD
- 0000-0002-0645-2169
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2016/01
Concluído
|
Doutoramento (Outros)
Universidade do Porto, Portugal
"UNA POSIBLE «RAZÓN DE SER» DEL CÁLCULO DIFERENCIAL ELEMENTAL EN EL ÁMBITO DE LA MODELIZACIÓN FUNCIONAL" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente cun Laude |
2015
Concluído
|
Advanced Mathematical Techniques and Applications (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
"Una posible «razón de ser» del cálculo diferencial elemental en el ámbito de la modelización funcional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Summa cum laude, with international mention |
2007
Concluído
|
Master in Engineering Mathematics (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"Modelos deformáveis aplicados à segmentação de lesões em imagens dermatológicas." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Bom |
2003
Concluído
|
Mathematics (Educational) (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
1997
Concluído
|
Scientific-Technological course of Biotechnology (Ensino secundário)
Colégio Internato dos Carvalhos, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/02 - 2020/01/02 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Institute of Public Health of University of Porto (ISPUP), Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/10/01 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior Politécnico Gaia, Portugal |
2011/01/05 - 2019/12/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal |
2016/02/22 - 2018/08/31 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | School of Education, Polytechnic Institute of Porto, Portugal |
2017/09/16 - 2018/03/01 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | IPAM – Universidade Europeia – Laureate International Universities, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/09/12 - 2017/11/01 | Trainer: Courses for high-performance entrepreneurs: - Scalability and Replicability (Communication, Synergies and Partnerships). - Business Models: Sustainability, Sources and Financing Mechanisms. | Winning Scientific Management, Portugal |
2002/09/01 - 2012/01/01 | Mathematics teacher on basic and secondary education | 2 private schools + 10 public schools of Portuguese Ministry of Education, Portugal |
2004/09/01 - 2005/05/04 | Project technician: - International conferences organization about developing employability, vocational training, creativity and business spirit. | Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2012/02/01 - 2015/12/18 | Una posible «razón de ser» del cálculo diferencial elemental en el ámbito de la modelización funcional
SFRH/ BD/ 77335/2011
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Vigo, Espanha
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/02/01 - 2015/12/18 | LA MODELIZACIÓN FUNCIONAL Y LA “RAZÓN DE SER” DE LOS CONCEPTOS
SFRH/BD/77335/2011
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/01/01 - 2026/01/01 | Proyecto coordinado EDUParadigms: “Condiciones para la transición entre paradigmas en la enseñanza de las matemáticas y otras
disciplinas”
PID2021-126717NB-C33
Equipa de Trabajo
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
|
2023/03 - 2024/12 | StartIT
2021-1-DE01-KA220-HED-000023215
Investigador
Agence Europe SA, Bélgica
|
Em curso
|
2022/01/01 - 2023/01/01 | DIG-EMP-POSTCOVID - The impact of digitalization on job security and quality in the post-Covid era
DIG-EMP-POSTCOVID
Investigador
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal
|
Obra Social La Caixa
Concluído
|
2019/01/01 - 2021/12/31 | Propuestas para una enseñanza universitaria basada en el paradigma del cuestionamiento del mundo
RTI2018-101153-B-C21
Investigador Pós-doutorado
Universitat Ramon Llull IQS School of Management, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
|
2019/01/02 - 2020/04/30 | Diabetes & obesity at the crossroads between Oncological and Cardiovascular diseases – a system analysis NETwork towards precision
medicine (DOCnet)
NORTE-01-0145-FEDER-000003
Investigador
Institute of Public Health from the University of Porto (ISPUP), Portugal
|
|
2016/01/01 - 2018/01/01 | “Strengthening Europeans' capabilities by establishing the European literacy network Chair”.
Investigador
|
Concluído
|
2013/01/01 - 2015/01/01 | La modelización matemática para la formación del profesorado de secundaria: del algebra al cálculo diferencial
EDU 2012-39312-c03-03
Investigador
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
|
Ministerio de Ciencia e Innovación de España
Concluído
|
2003 - 2005 | DESSOL-Desenvolvimento Local através da Solidariedade
2001/EQUAL/A2/EE/288
Desenvolvimento técnico
Instituto Piaget, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/02/02 - Atual | Co-orientadora de Mestrado de Lorena Sisi, Universidad Nacional del Comahue, Neuquén, Argentina.
Coorientador
|
Universidad Nacional del Comahue, Argentina
|
2018/01/09 - Atual | Co-orientadora de Pós-Doutoramento de Vera Machado no Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP).
Orientador
|
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
2020/09/01 - 2022/01/01 | Orientação de estância de investigação de Kristina Markulin em colaboração com Marianna Bosch e numa parceria com o IQS School
of Management, Universitat Ramon Llull (Barcelona).
Coorientador
|
Associació de Químics i Enginyers de l'Institut Químic de Sarrià, Espanha
|
2018 - 2020 | Co-orientadora de Doutoramento Sandwich de Rochelande Felipe Rodrigues no Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP)
da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Coorientador
|
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/03/14 - Atual | Organisation of the Mathematics Day (2023/03/14)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal |
2022/06 - Atual | Mathematics Competition (2022/06)
Concurso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Instituto Superior Politécnico Gaya, Portugal |
2019/11 - Atual | Research Seminar: Joint modelling of longitudinal and survival data. (2019/11)
Seminário (Coorganizador)
|
Institute of Public Health from the University of Porto (ISPUP), Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/08 - Atual | Palestra por convite sobre: Recorridos de Estudio e Investigación co-disciplinares para la enseñanza del Cálculo Diferencial
en cursos de Salud
Conferência
|
Universidad Nacional del Comahue, Argentina
|
2018/08 - Atual | Conferência por convite sobre "¿Cómo romper con el contrato didáctico habitual y provocar el cuestionamiento del mundo? Ejemplo
de una propuesta para la enseñanza de la Matemática en la Escuela Secundaria".
Conferência
|
Facultad de Ciencias Exactas, UNICEN, Argentina
|
2016/11 - Atual | Curso (Oficina) por convite: Percurso de Estudo e Pesquisa e a Formação de Professores
Oficina (workshop)
|
LaDiMa, 1.º Simpósio Latino Americano de Didática da Matemática |
2016/10 - Atual | Palestra em Mesa Redonda por convite: “Diagnósticos de conhecimentos e possíveis escolhas didáticas frente as dificuldades
no ensino de matemática”
Mesa-redonda
|
II Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências |
2016/10 - Atual | Atelier por convite: Modelação matemática na transição do Ensino Médio para o Ensino Superior
Oficina (workshop)
|
|
2015/09 - Atual | The 17th EWM General Meeting | INdAM Meeting of European Women in Mathematics |
2015/06 - Atual | Conferência plenária: Um modelo epistemológico de referência como resposta a um problema didático
Conferência
|
|
2015/06 - Atual | Videoconferência plenária por convite: Algumas noções da Teoria Antropológica do Didático. Análise da relação entre o ensino
do cálculo e o uso da modelagem funcional no ensino secundário português.
Conferência
|
Instituto Anísio Teixeira, Brasil
|
2015/06 - Atual | Conferencia plenária: Construção de um modelo epistemológico de referência que articula o cálculo diferencial elementar e
a modelagem funcional. Desenho, experimentação e avaliação de percursos de estudo e investigação.
Conferência
|
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2015/06 - Atual | Conferencia plenária por convite: Esboço de um modelo epistemológico de referência e formulação do problema didático. Razão
de ser «oficial» do cálculo diferencial elementar
Conferência
|
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2015/06 - Atual | Conferencia plenária por convite: A teoria antropológica do didático. As condições que incidem sobre o desenvolvimento da
modelagem matemática na transição do ensino Secundário/Médio para o ensino Universitário
Conferência
|
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
|
2015 - Atual | Vídeoconferência: O percurso de estudo e pesquisa no contexto da didática e da teoria antropológica do didático
Conferência
|
|
2014/01 - Atual | Seminário: Una caracterización del modelo epistemológico dominante en torno a la modelización funcional y el cálculo diferencial
en la enseñanza secundaria portuguesa.
Seminário
|
XI Seminario de investigación TAD de Barcelona
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/08 | Percurso de estudo e pesquisa no conceito de função: Analisando o Processo de Ensino e Aprendizagem e as Influências na Formação
do Professor de Matemática
Arguente principal
|
Rochelande Felipe Rodrigues (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2019/08 | Integração de noções didáticas nas praxeologias matemáticas no estudo da noção de função quadrática
Arguente principal
|
Edmo Fernandes Carvalho (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
|
2018/08 | Diseño, implementación y análisis de un Recorrido de Estudio e Investigación co-disciplinar en matemática y física en la Escuela
Secundaria
Arguente principal
|
María Paz Gazzola (Doutoramento)
Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina
|
2018 | Ecologia de saberes matemáticos no ensino técnico integrado ao ensino médio
Arguente principal
|
Alexandre de Souza Barros (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
|
2016 | ... no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar/Ensino do 1.º CEB/Ensino do 1.º e 2.º CEB
Arguente principal
|
Ana Soraia Castro Serôdio (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017 - Atual | CISTI | |
2015 - Atual | Congress of the European Society for Research in Mathematics Education | |
2013 - Atual | Congressos Internacionais da TAD | |
2011 - Atual | Seminários de Investigação em Educação Matemática |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/03 - Atual | Quadrante | |
2019 - Atual | Educación Matemática (2448-7821) | Sociedad Mexicana de Investigacion y Divulgacion de la Educacion Matematica A. C. |
2019 - Atual | Caminhos em Educação Matemática | |
2018 - Atual | Cultura y Educación (1578-4118) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2017 - Atual | International Journal of Technology and Human Interaction (1548-3916) | IGI Global |
2017 - Atual | Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (1983-3156) | Portal de Revistas PUC SP |
2016 - Atual | Enseñanza de las Ciencias Revista de investigación y experiencias didácticas (2174-6486) | Universitat Autonoma de Barcelona |
2016 - Atual | Educación Editora |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Member of the Scientific-Technical Council of ISPGAYA
Membro
|
Instituto Superior Politécnico Gaya Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal | |
2020 - Atual | Membro da Comissão de Creditação do curso licenciatura em Gestão do ISPGAYA.
Membro
|
Instituto Superior Politécnico Gaia, Portugal | |
2018/06/01 - Atual | Member of the Scientific Council of CEOS.PP.
Membro
|
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/11 - Atual | Master Class to Biomedicine Engineering degree in Universidad de Deusto, Castro Urdiales, Bilbao, Spain (2h) | Universidad de Deusto, Espanha | |
2023/06/19 - Atual | Seminário de investigação no âmbito do proyecto EDU-Paradigms (sep2022-ago2026) apresentado por Catarina Lucas, Alicia Ruiz-Olarría y Josep Gascón sobre el artículo “Una estrategia para la formación del profesorado: el caso del cálculo diferencia elemental” publicado na revista Enseñanza de las Ciencias. Online. (1h30) | ||
2015/08 - Atual | Cours 4: Raison d'être of Differential Calculus in the scope of Functional Modelling | ||
2015/06 - Atual | Didactics of Mathematics | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil | |
2015/06 - Atual | Percursos de Estudo e Pesquisa | Universidade Federal da Bahia, Brasil | |
2019/06/01 - 2019/08/01 | Intensive Research Program: - Invited to conduct an Advanced Course: "Research in Didactics at University Level". - To participate as speaker and workshopper. | Centre de Recerca Matematica, Espanha Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2016/06 | “A Matemática é para o menino e para a menina?” | Jornal Público |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Membro da Comissão Científica do ISPUP
Membro
|
Institute of Public Health from the University of Porto (ISPUP), Portugal |
2018 - Atual | Membro da Comissão Científica do Intensive Research Programme (IRP) com o título: Advances in the anthropological theory of
the didactic and their consequences in curricula and in Teacher Education
Membro
|
Centre de Recerca Matematica, Espanha |
2018 - Atual | Membro da Comissão Organizadora do 1º Encontro de Mulheres Matemáticas
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2018 - Atual | Membro da Comissão Científica da CISTI’2018
Membro
|
|
2017 - Atual | Membro da Comissão Científica da CISTI’2017
Membro
|
|
2016 - Atual | Membro da Comissão Científica do II Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências
Membro
|
Instituto Anísio Teixeira, Brasil |
Distinções
Outra distinção
2023 | Bolsa de Mobilidade ERASMUS+ |
2022 | Bolsa de mobilidade ERASMUS
Erasmus Plus, Bélgica
|
2016 | Extraordinary Prize of Doctorate
Universidade de Vigo, Espanha
|
2016 | Grant to distinguish excellent PhD students |