???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA DA GLÓRIA SALAZAR D'EÇA COSTA FRANCO

Nomes de citação

  • Franco, Maria
  • Glória, Franco

Identificadores de autor

Ciência ID
0410-D39E-6784
ORCID iD
0000-0001-8634-9120

Endereços de correio eletrónico

  • gloria@uma.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2003
Concluído
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade da Madeira, Portugal
Unanimidade, Louvor e Distinção
1995
Concluído
Mestrado em Psicologia Clínica do Desenvolvimento (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Squiggle e o imaginário infantil" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1989
Concluído
Curso de Psicologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Bom com Distinção (16 valores)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/11/10 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Algarve- Centro Universitário de Investigação em Psicologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11/01 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade da Madeira, Portugal
1994/01/24 - 2021/10/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade da Madeira Faculdade de Artes e Humanidades, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016 - Atual Lend a Hand – Social Inclusion Programming for Migrant and Refugee Children at Primary Schools
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
European Education and Culture Executive Agency
Concluído
2017/09/01 - 2020/11/30 Cognition & Inclusion
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Concluído
2010/06/14 - 2013/12/13 RED – Rendimento Escolar e Desenvolvimento: um estudo longitudinal sobre os efeitos das transições em alunos Portugueses
PTDC/CPE-CED/104884/2008
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2022/02/28 - Atual COMPUSEL- Computational Thinking in Enhancing Primary Students’ Social-Emotional Learning Skills
Investigador
Em curso
2022/02/28 - Atual TETRA- TRAINING OF EDUCATORS FOR TRANSFER OF TRANSVERSAL SKILLS - improving competences for real Social Inclusion of people with cognitive disabilities
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Em curso
2020/09/01 - 2023/08/30 ASUMIE -Additional support and Mediated learning in Inclusive education
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Concluído
2019/09/01 - 2022/08/31 REFLECT - Raising awareness and stimulating Executive Functioning and social emotional Learning by integrating Evidence based strategies in the Classroom to empower pupils, Teachers and parents
Investigador
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014/04/20 - 2017 Estudo de Avaliação do Risco de Aluviões na Ilha da Madeira - Fase 2 [Madeira Island Alluvium Risk Assessment Study - Phase 2]
Investigador
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Franco, Maria; Garcês, Ana Isabel ; Maio, Teresa. "Questionário de Habilidades de Interação Social: Estudos Exploratórios com Indivíduos com Incapacidade Intelectual [Social Interaction Skills Questionnaire: Exploratory Studies with Individuals with Intellectual Disability].". Braga, 2021.
    Publicado
  2. Franco, Maria; Andrade, Marisa. "A Perceção dos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico Sobre a Sua Vinculação aos Pais, Pares e Professor e o Ajustamento Escolar [Primary School Students' Perceptions of Their Attachment to Parents, Peers and Teachers and School Adjustment]". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Coruña, 2019.
    Publicado • 10.17979/spudc.9788497497268
  3. Franco, Maria; Rodrigues, Ana Sofia; Telo, Simone. "Desenvolvimento de Habilidades Socioprofissionais em Indivíduos com Necessidades Especiais: Avaliação de um programa de Intervenção.[Development of Socio-professional Skills in Individuals with Special Needs: Evaluation of an Intervention Programme]". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / II Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, Coruña, 2019.
    Publicado • 10.17979/spudc.9788497497268
  4. Galindo, Edgar; Reschke, Konrad; Franco, Glória; Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda; Beja, Maria João; Rodrigues, Nuno; Witruk, Evelin. "Psychology in education and health IV: Proceedings of the IV Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. 1st International Scientific Meeting in Psychology, 14th and 15th October, 2019, Madeira, Portugal". 2019.
  5. Franco, Maria; Jorge, Sílvia. "Literacia Emocional em Adolescentes [Emotional Literacy in Adolescents]". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 2014.
    Publicado
  6. Dias, Lisandra; Franco, Maria. "Desenvolvimento de Competências Emocionais Na População com Deficiência Intelectual: Uma possibilidade de Atuação Do Psicólogo [Development of Emotional Competences in the Intellectually Disabled Population: A Possibility for Psychologists Practise]". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia/ 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses [ IX Ibero-American Congress of Psychology / 2nd Congress of Portuguese Psychologists Order], Lisboa, 2014.
    Publicado
  7. Santos, Natalie; Branco, Susana; Freitas, Lénia; Gonçalves, Liliana; Franco, Glória; Beja, Maria João. "Burnout e o psicólogo educacional: O caso da ram". 2012.
Artigo em revista
  1. Nóbrega Santos, Natalie; Franco, Glória; Beja, Maria João. "Perfiles de Inteligencia Emocional y Competencias Sociales: Relación con el Desempeño Académic [Emotional Intelligence and Social Competence Profiles: Relationship with Academic Performance]". Escritos de Psicología - Psychological Writings 16 1 (2023): 65-76. http://dx.doi.org/10.24310/espsiescpsi.v16i1.14749.
    Publicado • 10.24310/espsiescpsi.v16i1.14749
  2. Mário Santos; Natalie Nóbrega Santos; Glória Franco; Elisabete Porto Silva. "Aprendizagem de competências sociais e emocionais em crianças do 1.o ciclo do ensino básico: Avaliação do programa KidsTalentum [Learning social and emotional skills in children in the 1st cycle of basic education: Evaluation of the KidsTalentum program]". PSICOLOGIA [Psychology] 34 2 (2020): 123-142. https://doi.org/10.17575/psicologia.v34i2.1503.
    Publicado • 10.17575/psicologia.v34i2.1503
  3. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Andrade, Cláudia; Franco, Glória. "Impacto da inteligência emocional no engagement e no burnout dos professores: Diferenças de sexo [Emotional intelligence impact on engagement and teacher burnout: gender diferences]". PSICOLOGIA 34 1 (2020): 361-369. http://dx.doi.org/10.17575/psicologia.v34i1.1681.
    Publicado • 10.17575/psicologia.v34i1.1681
  4. Maria da Gloria Franco; António Roazzi; Natalie Nóbrega Santos. "O Teste de Compreensão Emocional (TEC): Estudos Psicométricos numa População Portuguesa [The Emotional Comprehension Test (ECT): Psychometric Studies in a Portuguese Population]". Psico-USF 25 2 (2020): 247-260. https://doi.org/10.1590/1413-82712020250204.
    10.1590/1413-82712020250204
  5. Sousa, Fábia Camacho; Beja, Maria João; Franco, Glória; Rodrigues, Domingos. "Vulnerabilidade social em contextos de riscos naturais: uma revisão sistemática da literatura [Social vulnerability in natural hazard contexts: a systematic review of the literature]". RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar [RECH - Journal of Science and Humanities Teaching – Citizenship, Diversity and Well-Being]] IV 2 (2020): 486-509. http://hdl.handle.net/10400.13/3515.
    Acesso aberto • Publicado
  6. D' Eça Costa Franco PHD, Maria da Glória Salazar; Miranda, Lúcia. "Inteligência Emocional Percebida em Crianças Sobredotadas: Um Estudo Comparativo [Perceived emotional intelligence in gifted children: A comparative study)". TALINCREA: Talento, Inteligencia y Creatividad [TALINCREA: Talent, Intelligence and Creativity] 7 13 (2020): 48-61. http://hdl.handle.net/10400.13/3514.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Moura, Letícia; D' Eça Costa Franco PHD, Maria da Glória Salazar; Beja, Maria João Pereira. "Meta-Emoção Parental e Autonomia Funcional em Adultos com Incapacidade Inteletual: Fatores Moderadores [Parental Meta-Emotion and Functional Autonomy in Adults with Intellectual Disability: Moderating Factors]". Revista Psicologia, Educação e Cultura [Psychology, Education and Culture Journal] 24 2 (2020): 137-152. http://hdl.handle.net/10400.13/3084.
    Acesso aberto • Publicado
  8. Moura, Letícia; D' Eça Costa Franco PHD, Maria da Glória Salazar; Beja, Maria João Pereira. "Meta-Emoção Parental e Autonomia Funcional em Adultos com Incapacidade Intelectual [Parental Meta-Emotion and Functional Autonomy in Adults with Intellectual Disability]". Revista Psicologia, Educação e Cultura [Psychology, Education and Culture Journal] 24 1 (2020): 115-130. http://hdl.handle.net/10400.13/3513.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Franco, Maria da Glória; Rodrigues, Ana Sofia; Rodrigues, Nuno; Telo, Simone. "Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção [Development of socio-professional skills in individuals with special needs: evaluation of an intervention program]". RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar [RECH - Journal of Science and Humanities Teaching – Citizenship, Diversity and Well-Being]] V 2 (2019): 620-648. http://hdl.handle.net/10400.13/3511.
    Acesso aberto • Publicado
  10. D' Eça Costa Franco PHD, Maria da Glória Salazar; Rodrigues, Marisa. "Inteligência Emocional e Resolução de Problemas Sociais na Adolescência [Emotional Intelligence and Social Problem Solving in Adolescence].". Revista Psicologia, Educação e Cultura [Psychology, Education and Culture Journal] 23 2 (2019): 7-27. http://hdl.handle.net/10400.13/3512.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Beja, Maria João; G, Franco; JM, Sousa; AA, Candeias; S, Aveiro. "Ageing perception in seniors’ formal caregivers". MOJ Gerontology & Geriatrics 3 2 (2018): 142-144. http://dx.doi.org/10.15406/mojgg.2018.03.00102.
    Acesso aberto • Publicado • 10.15406/mojgg.2018.03.00102
  12. Sousa, Fábia; Beja, Maria João; Franco, Glória. "Desenvolvimento cognitivo na adultez emergente: um estudo na Universidade da Madeira [Cognitive development in emerging adulthood: a study at Madeira University ]". Revista Psicologia, Educação e Cultura [Journal of Psychology, Education and Culture] 22 1 (2018): 10-27. http://hdl.handle.net/10400.13/2144.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Santos, Natalie de Nóbrega dos; Franco, Glória; Beja, Maria João. "Competencias sociales y emocionales y hábitos de lectura en niños(as) del 1.º ciclo de Educación Básica [Social and emotional competencies and reading habits in children in Basic Education]". Revista Psicologia, Educação e Cultura [Journal of Psychology, Education and Culture] 22 1 (2018): 200-219. http://hdl.handle.net/10400.13/3628.
    Acesso aberto • Publicado
  14. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Franco, Maria. "Fatores que Influenciam o Desenvolvimento da Compreensão Emocional [Factors that influence the development of emotional understanding].". Amazônica-Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação [Amazônica-Journal of Psychopedagogy, School Psychology and Education] 20 1 (2018): 25-55. http://hdl.handle.net/10400.13/3627.
    Acesso aberto • Publicado
  15. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Franco, Maria. "Competencias sociales y emocionales y hábitos de lectura en niños(as) del 1.º ciclo de Educación Básica [Social and emotional competencies and reading habits in children in Basic Education]". Revista Psicologia, Educação e Cultura [Journal of Psychology, Education and Culture] 22 1 (2018): 200-219. http://hdl.handle.net/10400.13/3628.
    Acesso aberto • Publicado
  16. Franco, Maria Glória; Nóbrega, Marisa. "Inteligência Emocional, Resolução de Problemas Sociais e Rendimento Académico [Emotional Intelligence, Social Problem Solving and Academic Performance]". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación [Journal of Studies and Research in Psychology and Education] 10 (2017): 098-103. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.2899.
    Acesso aberto • 10.17979/reipe.2017.0.10.2899
  17. Maria Glória Franco; Sara Jardim. "A Escolha dos Líderes e a Compreensão Emocional na Educação Pré-Escola [Choosing Leaders and Emotional Understanding in Preschool Education]". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación [Journal of Studies and Research in Psychology and Education] 04 (2017): 129-133. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.04.2690.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.04.2690
  18. Santos PHD, Mário Fortes; Carrasco-Santos PHD, María Jesús; D' Eça Costa Franco PHD, Maria da Glória Salazar; Chinchilla PHD, José Luis Minguete; Reinoso-Caparrós PHD, , Miguel Reinoso-Caparrós PHD; Bahia PHD, Sara; Santos MD, Natalie; Pereira Beja PHD, Maria João. "KIDSTALENTUM: OUTDOOR TRAINING PROGRAM TO IMPROVE EMOTIONAL INTELLIGENCE IN ADOLESCENTS IN MANCHESTER UNITED SOCCER SCHOOLS, LISBON". EPH - International Journal of Educational Research 1 2 (2017): 11-21. http://dx.doi.org/10.53555/ephijer.v1i2.11.
    Acesso aberto • Publicado • 10.53555/ephijer.v1i2.11
  19. Andrade, Cláudia; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Franco, Glória. "Inteligência emocional como factor protector do burnout em professores do 2º e 3º ciclo, e secundário da RAM [Emotional intelligence as a protective factor against burnout in 2nd and 3rd cycle and secondary school teachers in the Autonomous Region of Madeira]". International Journal of Developmental and Educational Psychology [International Journal of Developmental and Educational Psychology] 6 1 (2017): 417-426. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v6.761.
    10.17060/ijodaep.2014.n1.v6.761
  20. Franco, M.G.; Beja, M.J.; Candeias, A.; Santos, N.. "Emotion understanding, social competence and school achievement in children from primary school in Portugal". Frontiers in Psychology 8 AUG (2017): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85027712036&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpsyg.2017.01376
  21. Vilia, Paulo N.; Candeias, Adelinda A.; Neto, António S.; Franco, Maria da Glória S.; Melo, Madalena. "Academic achievement in physics-chemistry: the predictive effect of attitudes and reasoning abilities". Frontiers in Psychology 28 8 (2017): http://hdl.handle.net/10400.13/3499.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2017.01064
  22. M.G, Franco. "Expressividade e regulação emocional em alunos do ensino superior [Expressiveness and emotional regulation in higher education students]". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 5 1 (2016): 477-486. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.709.
    Publicado • 10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.709
  23. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Franco, Glória. "Inteligencia emocional y actividad lectora en una escuela de 1.º ciclo [Emotional intelligence and reading activity in a basic school]". International Journal of Developmental and Educational Psychology [International Journal of Developmental and Educational Psychology] 5 1 (2016): 159-166. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.658.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.658
  24. Andrade, Cláudia Alexandra; Santos, Natalie Nobrega; Franco, Maria Glória. "Inteligência emocional e engagement em professores do ensino básico e secundário da Ilha da Madeira [Emotional intelligence and engagement in teachers of basic and secondary education of Madeira Island]". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación [Journal of Studies and Research in Psychology and Education] 3 2 (2016): 121-130. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2016.3.2.1810.
    Publicado • 10.17979/reipe.2016.3.2.1810
  25. Silva Santos, Mário Alberto; Da Gloria Franco, Maria; De Nobrega Santos, Natalie; Porto Silva, Elisabete. "Outdoor training como metodologia para potenciar la inteligencia emocional en niños y adolescentes [Outdoor training as a methodology to enhance emotional intelligence in children and adolescents.].". International Journal of Developmental and Educational Psychology [International Journal of Developmental and Educational Psychology] 2 1 (2016): 429. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.458.
    Acesso aberto • 10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.458
  26. Porto Silva, Elisabete; Franco, Glória. "Relação entre a inteligência emocional e o rendimento escolar em crianças do 1.º ciclo do ensino básico da RAM [Relationship between emotional intelligence and school performance in primary school children in the Autonomous Region of Madeira (RAM)].". International Journal of Developmental and Educational Psychology [International Journal of Developmental and Educational Psychology] 2 1 (2016): 419-428. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.457.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.457
  27. Franco, Maria Glória; Rodrigues, Eduína Marilena. "Resolução de conflitos e a compreensão emocional em crianças do Pré-escolar [Conflict resolution and emotional understanding in preschool children].". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación [Journal of Studies and Research in Psychology and Education] 2 (2015): 045-050. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2015.0.02.449.
    Acesso aberto • Submetido • 10.17979/reipe.2015.0.02.449
  28. Franco, Maria. "Emotional comprehension development | Desenvolvimento da compreensão emocional". Psicologia: Teoria e Pesquisa [Psychology: Theory and Research] 31 3 (2015): 339-348. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84947749582&partnerID=MN8TOARS.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/0102-37722015032099339348
  29. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Franco, Glória. "Inteligencia emocional: la compreensión emocional y las relaciones entre pares en el jardín de infancia [Emotional intelligence: emotional understanding and peer relationships in kindergarten]". International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología. 5 1 (2014): 167. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.659.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17060/ijodaep.2014.n1.v5.659
  30. Silva Santos, Mário Alberto; Da Gloria Franco, Maria; De Nobrega Santos, Natalie; Porto Silva, Elisabete. "Outdoor training como metodologia para potenciar la inteligencia emocional en niños de 1.º ciclo [Outdoor training as a methodology to enhance emotional intelligence in basic education].". International Journal of Developmental and Educational Psychology [International Journal of Developmental and Educational Psychology] 2 1 (2014): 429-438. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.458.
    Acesso aberto • Publicado • 10.17060/ijodaep.2014.n1.v2.458
  31. Natalie de Nóbrega dos Santos; Glória Franco. "INTELIGENCIA EMOCIONAL Y ACTIVIDAD LECTORA EN UNA ESCUELA DE 1.º CICLO". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2014): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349851788017.
  32. Mário Alberto Silva Santos; Maria da Glória Franco; Natalie de Nobrega Santos; Elisabete Porto Silva. "?OUTDOOR TRAINING COMO METODOLOGÍA PARA POTENCIAR LA INTELIGENCIA EMOCIONAL EN NIÑOS Y ADOLESCENTES?". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2014): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349851788020.
  33. Mário Alberto Silva Santos; Maria da Glória Franco; Natalie de Nobrega Santos; Elisabete Porto Silva. "OUTDOOR TRAINING COMO METODOLOGÍA PARA POTENCIAR LA INTELIGENCIA EMOCIONAL EN NIÑOS DE 1.º CICLO?". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2014): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349851782045.
  34. Cláudia Andrade; Glória Franco. "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL COMO FATOR PROTETOR DO BURNOUT EM PROFESSORES DO 2.º E 3.º CICLOS E SECUNDÁRIO DA RAM". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2014): https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=349851790048.
  35. Mário Alberto Santos; Maria da Glória Franco; Natalie Santos; Elisabete Silva. "O Programa de Outdoor Training KidsTalentum no Desenvolvimento das Competências Sociais e Emocionais nas Crianças do 1.º Ciclo". The Journal of Linguistic and Intercultural Education (2013): https://doi.org/10.29302/jolie.2013.6.10.
    10.29302/jolie.2013.6.10
  36. Glória, Franco; Candeias, Adelinda; Beja, Maria João Pereira. "Social and emotional intelligence in children with special educational need institutionalized: Preliminary studies". International Journal of Development and Educational Psychology 23 1 (2011): 277-282. http://hdl.handle.net/10400.13/2556.
    Acesso aberto • Publicado
  37. Beja, Maria João Pereira; Glória, Franco. "Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em alunos do ensino superior [Emotional expressivity and perspectives on death in higher education students].". International Journal of Development and Educational Psychology 23 1 (2011): 153-160. http://hdl.handle.net/10400.13/2557.
    Acesso aberto • Publicado
  38. Glória, Franco. "Percepção que os alunos têm dos seus professores, auto-conceito e os resultados escolares [Students' perceptions of their teachers, self-concept and school results]". International Journal of Development and Educational Psychology 22 1 (2010): 37-46. http://hdl.handle.net/10400.13/3629.
    Acesso aberto • Publicado
  39. Franco, Maria Glória; Maria Glória Franco. "What teachers want to mean with student`s “affective behaviour”". International Journal of Developmental and Educational Psychology (2009): http://hdl.handle.net/10400.13/3510.
  40. Glória, Franco. "What teachers want to mean with student´s “affective Behavior”". International Journal of Development and Educational Psychology 21 1 (2009): 417-426. http://hdl.handle.net/10400.13/3510.
    Publicado
  41. Candeias, Adelinda; Leal, F. ; Barahona, H. ; Charrua, M., ; Matos, A. O.; Glória, Franco; Dias, C. ; Oliveira, M.. "The relationships between social intelligence, social competence and abstract inteligence-A Study of validity with portuguese gifted and non gifted children". International Journal of Development and Educational Psychology 21 1 (2009): 151-157.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Glória, Franco. "Emotional intelligence in the classroom". International Journal of Psychology 39 5-6 (2004): 87.
    Publicado
  43. Glória, Franco; André, Manuel; Pereira, Maria João; Pocinho, Margarida. "Attitude change toward the new solid waste incineration system in Meia Serra (Portugal)". International Journal of Psychology 39 5-6 (2004): 203.
    Publicado
  44. Franco, Maria; Pereira, Maria João. "Pensar Emocionalmente a relação escola-família [Thinking emotionally about the school-family relationship]". Sobredotação [Giftedness] (2003): 107-122.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Franco, Maria; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Beja, Maria João Pereira. "Teachers’ perceived emotional intelligence profiles and vulnerability to stress". In Propuestas didácticas para la nueva sociedad del conocimiento[Didactic proposals for the new knowledge society], 769-780. Madrid, Espanha: Dykinson, 2023.
    Publicado
  2. Beja, Maria João Pereira; Franco, Maria; Sousa, Fábia; Rodrigues, Domingos. "Social vulnerabiliy and risk perception: a study from Madeira Island". In Psychology in education and health IV: Proceedings of the IV Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology | 1st International Scientific Meeting in Psychology, 117-127. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, 2019.
    Publicado
  3. Franco, Maria; Caldeira, Emília; Pires, Heldemerina. "Psychological practices, job and life satisfaction, stress and burnout in school psychologists". In Psychology in education and health IV: Proceedings of the IV Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology | 1st International Scientific Meeting in Psychology, 40-53. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, 2019.
    Publicado
  4. Beja, Maria João Pereira; Franco, Maria; Sousa, Fábia; Portugal. Alda. "Epistemological development in higher education: a portuguese". In Psychology in Education and Health, 59-66. Évora, Portugal: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.,, 2018.
    Publicado
  5. Franco, Maria; Beja, Maria João Pereira; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Roazzi,António; Candeias, Adelinda; Portugal, Alda. "Crosssectional study of emotion understanding in Portuguese children". In Psychology in Education and Health, 51-57. Évora, Portugal: FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.,, 2018.
    Publicado
  6. Franco, Maria Glória; Beja, Maria João; Soares, Maria Luísa; Antunes, Ana Pereira. "Olhares da psicologia sobre os estudantes do ensino superior: o caso da Universidade da Madeira". Universidade da Madeira, 2015.
  7. Franco, Maria. "A representação dos alunos do 1º ciclo do ensino básico das características afetivas dos seus professores: um estudo na RAM [Primary school pupils' representation of their teachers' affective characteristics: a study in the Autonomous Region of Madeira, Portugal].". In O futuro da escola pública [The future of public schools], 287-295. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2013.
    Publicado
  8. Nóbrega, Elsa; Franco, Maria. "Os conflitos entre docentes nas escolas de 1º ciclo. Que realidade?[ Conflicts between teachers in primary schools. What reality?]". In A escola em tempo de crise: Oportunidades e constragimentos.[ Schools in times of crisis: Opportunities and constraints], 199-210. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2012.
    Publicado
  9. Sousa, Ricardo; Franco, Maria. "Inteligência emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress em context escolar [Teachers' emotional intelligence and vulnerability to stress in the school context ]". In A escola em tempo de crise: Oportunidades e constragimentos.[Schools in times of crisis: Opportunities and constraints]., 172-187. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2012.
    Publicado
  10. Candeias, Adelinda; Franco, Maria. "Contributes of abstract intelligence, emotional intelligence , social intelligence and social competences for academic performance". In Investigación en convivencia escolar: Variables relacionadas [Research on school coexistence: Related variables], 489-492. Granada, Espanha: Editorial GEU, 2010.
    Publicado
  11. Pereira, Sofia; Franco, Maria. "PHDA: Uma visão dos professores do 1º Ciclo do Ensino [ADHD: A vision of primary school teachers Básico]". In Investigación en convivencia escolar: Variables relacionadas[Research on school coexistence: Related variables], 343-351. Granada, Espanha: Editorial GEU, 2010.
    Publicado
  12. Franco, Maria. "Inteligência emocional: Modelos, Instrumentos de avaliação e Limites [Emotional Intelligence: Models, Assessment Tools and Limits]". In Inteligência Humana[Human Intelligence], 72-96. Coimbra, Portugal: Quarteto, 2008.
    Publicado
  13. Franco, Maria. "Inteligência emocional: O que se sabe hoje [Emotional intelligence: What we know today].". In Inteligência Múltiplos Enfoques [Intelligence - multiple approaches].. São Paulo, Brasil: Casa do Psicólogo, 2008.
    Publicado
  14. Franco, Maria Glória. "A representação dos alunos do 1º ciclo do ensino básico das características afetivas dos seus professores: um estudo na RAM, Portugal". Universidade da Madeira, Centro de Investigação em Educação, 2003.
Edição de livro
  1. Miranda, Lúcia ; Beja, Maria João Pereira; Franco, Maria. Revista Psicologia, Educação e Cultura: : Desenvolvimento, aprendizagem, relação e contexto escolar[Journal of Psychology, Education and Culture: Development, learning, relationships and the school contexto]. Porto, Portugal. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Candeias, Adelinda; Portelada, António; Guerra, Cristina; Pires, Heldemerina; Franco, Glória; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Fragoso, Susana; Calisto, Inês. O que faz o meu dia? / What make my day? Bem-estar, competências socioemocionais e funcionamento executivo em crianças e jovens. Universidade de Évora (Departamento de Ciências Médicas e da Saúde – Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano). 2023.
  2. Galindo, Edgar; Reschke, Konrad; Franco, Maria; Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda; Beja, Maria João; Rodrigues, Nuno; Witruk, Evelin. Psychology in education and health IV: Proceedings of the IV Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology | 1st International Scientific Meeting in Psychology. Funchal, Portugal: Universidade da Madeira. 2019.
    Publicado • Editor
  3. pinheiro, cristina; Beja, Maria João Pereira; Emonts, Anne; Franco, Maria. Mulheres: Feminino, plural [Women: Feminine, plural]. Funchal, Portugal: Nova Delphi. 2013.
    Publicado • Editor
  4. Franco, Maria da Glória Salazar D' Eça Costa. A gestão das emoções na sala de aula [Emotion management in the classroom]. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian/ FCT. 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Glória, Franco; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Beja, Maria João Pereira. "Perfis de inteligência emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress [Teachers' emotional intelligence profiles and vulnerability to stress].". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [1st International Congress on Research and Intervention in School and Educational Psychology],, 2022.
  2. Glória, Franco; Beja, Maria João; Bernardo, Raquel. "A perceção de pais e filhos sobre as práticas educativas parentais: efeito das variáveis individuais e contextuais [Parents' and children's perceptions of parental educational practices: the effect of individual and contextual variables]". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia de Educação [2nd International Congress on Student Involvement at School:, 2016.
  3. Glória, Franco; Nóbrega, Marisa. "Inteligência emocional, resolução de problemas sociais e desempenho académico [Emotional intelligence, social problem solving and academic performance]". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia de Educação[2nd International Congress on Student Involvement at School: Perspectives from Educational Psychology], 2016.
  4. Freitas, Letícia; Glória, Franco. "Conhece-te [Get to understand yourself].". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Diversidade e Educação, desafios atuais [International Psychology and Education Colloquium. Diversity and Education, current challenges], 2015.
Resumo em conferência
  1. Franco, Maria; Beja, Maria João Pereira; Silva, Emanuel. "Bullying nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e a compreensão emocional [Bullying among primary school pupils and emotional understanding][". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía [XVII Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy], Coruña, 2023.
    Publicado
  2. Beja, Maria João Pereira; Franco, Maria; Freitas, Fátima. "Burnout parental em pais/cuidadores de adultos com necessidades [Parental burnout in parents/caregivers of adults with needs]". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía [XVII Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy], Coruña, 2023.
    Publicado
  3. Franco, Maria; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Beja, Maria João Pereira. "Teachers’ perceived emotional intelligence profiles and vulnerability to stress". Trabalho apresentado em XVI International Congress on Education and Innovation, Yucatán, 2023.
    Publicado
  4. Miranda, Lúcia ; Franco, Maria; Casiraghi, Bruna; Diaz, Yanina. "Potencialidades e limites da metodologia gamificação na intervenção com alunos do ensino fundamental [Potential and limits of the gamification methodology in intervention with primary school students]". Trabalho apresentado em 4 º Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura Desafios sociais e educação: Culturas e Práticas [4th International Congress on Psychology, Education and Culture Social Challenges and Education: Cultures and Practices], Porto, 2022.
    Publicado
  5. Franco, Maria; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Beja, Maria João Pereira. "Implicações das práticas/atividades do psicólogo escolar na satisfação com o trabalho, stress e burnout [Implications of school psychologists' practices/activities on job satisfaction, stress and burnout]". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [1st International Congress on Research and Intervention in School and Educational Psychology],, Braga, 2022.
    Publicado
  6. Beja, Maria João Pereira; Glória, Franco; Almeida, João; Portugal, Alda Patrícia. "Exaustão Familiar e Resiliência Familiar em Tempos de Covid-19 [Family Exhaustion and Family Resilience in Times of Covid-19. Paper presentation]". Trabalho apresentado em 14 º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Psicologia e Saúde em Tempos de Crise [14th National Congress of Health Psychology: Psychology and Health in Times of Crisis], Funchal, 2022.
    Publicado
  7. Beja, Maria João Pereira; Spínola, Carolina; Glória, Franco; Portugal, Alda Patrícia. "Burnout Parental em Pais e Mães Estudantes do Ensino Superior em Tempos de Covid-19 [Parental Burnout in Fathers and Mothers of Higher Education Students in Times of Covid-19 , Paper presentation]". Trabalho apresentado em 14 º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Psicologia e Saúde em Tempos de Crise [14th National Congress of Health Psychology: Psychology and Health in Times of Crisis], Funchal, 2022.
    Publicado
  8. Franco, Maria; Beja, Maria João Pereira; De Nóbrega dos Santos, Natalie. "Socio-Emotional Profiles and Academic Performance". Trabalho apresentado em 8th International Congress on Emotional Intelligence- ICEI 2022, Palermo, 2022.
    Publicado
  9. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Franco, Maria; Beja, Maria João Pereira. "Socio-Emotional Profiles in Children: Preliminary Studies". Trabalho apresentado em 8Th International Congress on Emotional Intelligence- ICEI 2022, Palermo, 2022.
    Publicado
  10. Glória, Franco; Batista, Rosangélica. "Meta-Emoção Parental e Exaustão Parental no Pós-Covid [Parental Meta-Emotion and Parental Exhaustion in the Post-Covid Period [Paper presentation]". Trabalho apresentado em 14 º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Psicologia e Saúde em Tempos de Crise [14th National Congress of Health Psychology: Psychology and Health in Times of Crisis], Funchal, 2022.
    Publicado
  11. Franco, Maria; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Andrade, Cláudia. "XVI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía [XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy]". Trabalho apresentado em V Leipzig-Évora Scientific Meeting in Psychology, Leipzig, 2021.
    Publicado
  12. Spínola, Carolina; Franco, Maria; Portugal, Alda Patrícia; Beja, Maria João Pereira; Rodrigues, Nuno. "Parental Burnout in higher Education Students that are Mothers and Fathers". Trabalho apresentado em V Leipzig-Évora Scientific Meeting in Psychology, Leipzig, 2021.
    Publicado
  13. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Franco, Maria; Andrade, Cláudia. "Perfis de inteligência percebida dos professores e a sua relação com o burnout e o engagement [Teachers' perceived intelligence profiles and their relationship with burnout and engagement].". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia [XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy],, Braga, 2021.
    Publicado
  14. Franco, Maria; Garcês, Ana Isabel ; Maio, Teresa. "Questionário de Habilidades de Interação Social: Estudos Exploratórios com Indivíduos com Incapacidade Intelectual [Social Interaction Skills Questionnaire: Exploratory Studies with Individuals with Intellectual Disability]". Trabalho apresentado em XVI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía [XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy], Braga, 2021.
    Publicado
  15. Glória, Franco. "Violência. Aquém e além da justiça [Violence. Beyond and beyond justice]". Trabalho apresentado em II Jornadas do Tribunal da Comarca da Madeira[II Conference of the Madeira District Court], Funchal, 2019.
    Publicado
  16. Beja, Maria João; Franco, Maria; Sousa, Fábia; Rodrigues, Domingos. "Social vulnerabiliy and risk perception: a study from Madeira Island". Trabalho apresentado em IV Leipzig-Évora Scientific Meeting in Psychology | 1st International Scientific Meeting in Psychology, Funchal, 2019.
    Publicado
  17. Franco, Maria da Glória; Caldeira, Emília; ´Pires, Heldemerina. "Psychological practices, job and life satisfaction, stress and burnout in school psychologists". Trabalho apresentado em IV Leipzig-Évora Scientific Meeting in Psychology | 1st International Scientific Meeting in Psychology, Funchal, 2019.
    Publicado
  18. Glória, Franco; Andrade, Márcia; Beja, Maria João Pereira. "A Perceção dos Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a Vinculação aos pais, pares e Professores e o Ajustamento Escolar[The Perception of Primary School Students on Attachment to Parents, Peers and Teachers and School Adjustment.].". Trabalho apresentado em XVI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía [XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy], Coruña, 2019.
  19. Glória, Franco; Rodrigues, Ana Sofia; Telo, Simone. "[Development of Socioprofessional Skills in Individuals with Special Needs: Evaluation of an Intervention Programme]". Trabalho apresentado em XVI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía [XVI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy], Coruña, 2019.
    Publicado
  20. Glória, Franco; Moura, Letícia; Beja, Maria João Pereira. "Meta-Emoción parental en famílias com indivíduos com incapacidad intelectual [Parental Meta-Emotion in families with individuals with intellectual disabilities]". Trabalho apresentado em XV Congreso RELATES[XV RELATES Congress]., Barcelona, 2019.
    Publicado
  21. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Andrade, Cláudia; Glória, Franco. "Impacto da inteligência emocional no engagement e no burnout dos professores: Diferenças de género [Impact of emotional intelligence on teacher engagement and burnout: Gender differences]". Trabalho apresentado em X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia [X National Symposium on Research in Psychology Poster presentation], Braga, 2019.
    Publicado
  22. Franco, Maria Glória. "Escola e Prevenção: Nas emoções encontramos a solução? Emoções [School and Prevention: Can we find the solution in emotions?],". Trabalho apresentado em 3º Congresso da Educação Emocional- Brincar e Crescer Saudável… Com as Emoções [Emotions, 3rd Emotional Education Congress - Playing and Growing Healthy... With Emotions], Coimbra, 2019.
  23. Glória, Franco; Caldeira, Emília. "Workplace stress, burnout and satisfaction with work and life in Portuguese school psychologists". Trabalho apresentado em International Seminar in Multiple Approaches to the Study and Interventions in Stress, Évora, 2018.
    Publicado
  24. Beja, Maria João Pereira; Glória, Franco; Pestana, Anísia. "Famílias com Filhos com Necessidades Educativas Especiais: Lutos e Perdas [Families with Children with Special Educational Needs: Grief and Loss]". Trabalho apresentado em III Leipzig-Évora Scientific Meeting in Psychology, Évora, 2018.
    Publicado
  25. Garcês, Ana Isabel ; Glória, Franco; Maio, Teresa; Beja, Maria João Pereira. "Programa de Habilidades Sociais com Criancas com Incapacidade Intelectual [Social Skills Programme with Children with Intellectual Disability].". Trabalho apresentado em 6th International Congresso of Educational Sciences and Development, Setubal, 2018.
    Publicado
  26. Santos, Mário; Glória, Franco; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Porto Silva, Elisabete; Correia, Sandra. "Programa de Desenvolvimento de Competências Sociais e Emocionais em Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico: O Programa Kidstalentum [Social and Emotional Skills Development Programme for Primary School Children: The Kidstalentum Programme]". Trabalho apresentado em 6th International Congresso of Educational Sciences and Development, Setubal, 2018.
    Publicado
  27. Santos, Mário; Glória, Franco; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Correia, Sandra. "O Impacto da Aprendizagem na Natureza no Desenvolvimento de Competência Sociais e Emocionais de Crianças do Ensino Pré-Escolar [The Impact of Learning in Nature on the Development of Social and Emotional Skills in Preschool Children]". Trabalho apresentado em 6th International Congresso of Educational Sciences and Development, Setubal, 2018.
    Publicado
  28. Glória, Franco; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Roazzi,António. "O Teste de Compreensão Emocional (TEC): Vantagens e Contributos em Contexto Escolar [The Emotional Comprehension Test (ECT): Advantages and Contributions in the School Context].". Trabalho apresentado em 6th International Congresso of Educational Sciences and Development, Setubal, 2018.
    Publicado
  29. Glória, Franco. "School achievement and Emotions". Trabalho apresentado em III Leipzig-Évora Scientific Meeting in Psychology, Évora, 2018.
    Publicado
  30. Glória, Franco; Nóbrega, Marisa. "Inteligência Emocional, Resolução de Problemas Sociais e Rendimento Académico em Adolescentes [Emotional Intelligence, Social Problem Solving and Academic Performance in Adolescents.]". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia [XIV Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy]., Braga, 2017.
    Publicado
  31. Franco, Maria. "As emoções na Aprendizagem, Que contributos [Emotions in Learning, What Contributions]". Trabalho apresentado em Seminário Emoções, Criatividade e Aprendizagem na Natureza [Seminar on Emotions, Creativity and Learning in Nature], Funchal, 2017.
    Publicado
  32. Glória, Franco; Rodrigues, Eduína Marilena. "Resolução de Conflitos em Idade Pré-escolar [Conflict Resolution at Preschool Age]". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia [XIV Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy]., Braga, 2017.
    Publicado
  33. Glória, Franco; Jardim, Sara. "A escolha dos líderes e a compreensão emocional na Educação Pré-escolar [The choice of leaders and emotional understanding in Pre-school Education]". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia [XIV Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy]., Braga, 2017.
    Publicado
  34. Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Santos, Mário. "Emotional Regulation and Resolution of Social Problems.". Trabalho apresentado em 6th International Congresso on Emotional Inteligence, Porto, 2017.
    Publicado
  35. Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Velosa, Sílvio. "Emotional Regulation: Contributions to the Study of Gross Questionnaire". Trabalho apresentado em 6th International Congresso on Emotional Inteligence, Porto, 2017.
    Publicado
  36. Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Velosa, Sílvio. "Evaluation with Berkeley Expressivity Questionnaire.". Trabalho apresentado em 6th International Congresso on Emotional Inteligence, Porto, 2017.
    Publicado
  37. Glória, Franco; Andrade, Sofia. "O absentismo dos estudantes e as vivências académicas dos alunos do Ensino Superior da Região Autónoma da Madeira [Student absenteeism and the academic experiences of higher education students in the Autonomous Region of Madeira.]". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia de Educação[2nd International Congress on Student Involvement at School: Perspec, Lisboa, 2016.
    Publicado
  38. Franco, Maria; Rodrigues, Eduína Marilena. "gestão de conflitos e a compreensão emocional em crianças do pré-escolar [Conflict management and emotional understanding in pre-school children]". Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxía [XIII Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy]., Corunã, 2015.
    Publicado
  39. Glória, Franco; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Silva, Elisabete. "Avaliação da inteligência emocional em crianças: instrumentos de autorrelato ou de habilidades [Assessment of emotional intelligence in children: self-report or skills instruments.]". Trabalho apresentado em XIII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagoxía [XIII Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy]., Corunã, 2015.
    Publicado
  40. Franco, Maria; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Porto Silva, Elisabete; Santos, Mário. "). Inteligência emocional, autoconceito e inteligência fluida: Um estudo com crianças do 1º ciclo do Ensino Básico [Emotional intelligence, self-concept and fluid intelligence: A study with primary school children]". Trabalho apresentado em 13º Colóquio Internacional de Psicologia da Educação[13th International Conference on Educational Psychology], Lisboa, 2015.
    Publicado
  41. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Glória, Franco. "Competências sociais e hábitos de leitura em crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico [Social skills and reading habits in primary school children].". Trabalho apresentado em 13º Colóquio Internacional de Psicologia da Educação [13th International Conference on Educational Psychology], Lisboa, 2015.
    Publicado
  42. Santos, Màrio; Glória, Franco; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Porto Silva, Elisabete. "Programa KidsTalentum para o treino de competências sociais e emocionais em crianças do 1º ciclo do Ensino Básico [KidsTalentum programme for training social and emotional skills in primary school children]". Trabalho apresentado em 13º Colóquio Internacional de Psicologia da Educação[13th International Conference on Educational Psychology], Lisboa, 2015.
    Publicado
  43. Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Candeias, Adelinda; ´Pires, Heldemerina. "Competências emocionais e sociais em crianças sobredotadas: Um estudo comparativo [Emotional and social competences in gifted children: A comparative study].". Trabalho apresentado em Congresso Internacional da ANEIS 2014: Sobredotação: A aceleração escolar como resposta educativa[ANEIS International Congress 2014: Giftedness: School acceleration as an educational response], 2014.
    Publicado
  44. Santos, Mário; Glória, Franco; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Porto Silva, Elisabete. "KidsTalentum: Um programa para a promoção de competências socioemocionais [KidsTalentum: A programme to promote socio-emotional skills].". Trabalho apresentado em Congresso Internacional da ANEIS 2014: Sobredotação: A aceleração escolar como resposta educativa[ANEIS International Congress 2014: Giftedness: School acceleration as an educational response], 2014.
    Publicado
  45. Dias, Lisandra; Glória, Franco. "Desenvolvimento de Competências Emocionais na população com deficiência intelectual: Uma possibilidade de atuação do Psicólogo [Developing Emotional Competences in the Intellectually Disabled Population: A Possible Way for Psychologists to Practice]". Trabalho apresentado em IX Congresso Iberoamericano de Psicologia e 2º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses[IX Ibero-American Congress of Psychology and 2nd Congres, 2014.
    Publicado
  46. Glória, Franco. "Expressividade e regulação emocional em alunos do ensino superior[Expressiveness and emotional regulation in higher education students]". Trabalho apresentado em VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD [VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD]., 2014.
    Publicado
  47. Andrade, Claudia; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Glória, Franco. "Inteligência emocional como factor protetor do burnout em professores dos 2º - 3º Ciclos e Secundário da RAM [Emotional intelligence as a protective factor against burnout in 2nd - 3rd cycle and secondary school teachers in Madeira]". Trabalho apresentado em VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD [VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD], 2014.
    Publicado
  48. Porto Silva, Elisabete; Glória, Franco. "Relação entre a inteligência emocional e o rendimento escolar em crianças do 1º ciclo do ensino básico da RAM [Relationship between emotional intelligence and school performance in primary school children in the Autonomous Region of Madeira]". Trabalho apresentado em VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD [VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD], 2014.
    Publicado
  49. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Glória, Franco. "Inteligencia emocional: La compreensión emocional y las relaciones entre pares en el Jardín de Infancia [Emotional Intelligence: Emotional Understanding and Peer Relationships in Kindergarten]". Trabalho apresentado em VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD [VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD], 2014.
    Publicado
  50. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Glória, Franco. "Inteligencia emocional y actividad lectora en una escuela de 1.º ciclo. VII Congreso de Psicología y Educación [Emotional intelligence and reading activity in a 1st cycle school]". Trabalho apresentado em VII Congress of Psychology and Education], XXI Congreso INFAD [VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD [VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD], 2014.
    Publicado
  51. Santos, Mário; Glória, Franco; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Porto Silva, Elisabete. "Outdoor training como metodologia para potenciar la inteligencia emocional en niños de 1º ciclo [Outdoor training as a methodology to promote emotional intelligence in children in the first cycle.].". Trabalho apresentado em VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD [VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD]., 2014.
    Publicado
  52. Santos, Màrio; Glória, Franco; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Porto Silva, Elisabete. "Outdoor training como metodologia para potenciar la inteligencia emocional en niños y adolescentes [Outdoor training as a methodology to enhance emotional intelligence in children and adolescents.].". Trabalho apresentado em VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD [VII Congreso de Psicología y Educación, XXI Congreso INFAD]., 2014.
    Publicado
  53. Glória, Franco. "O Burnout na profissão de psicólogo[Burnout in the psychology profession]". Trabalho apresentado em II Jornadas em Psicologia da Educação. A globalização e as mudanças sociais: Os novos desafios da Psicologia [II Conference on Educational Psychology. Globalisation and social change: new challenges for psychology], Funchal, 2013.
    Publicado
  54. Glória, Franco; Santos, C.. "O Autoconceito e o Rendimento Académico [Self-Concept and Academic Performance]". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação [1st International Congress on Student Involvement at School: Perspectives from Psychology and Education]., 2013.
    Publicado
  55. Glória, Franco. "O Envolvimento dos Alunos com os seus Professores: a Representação dos Alunos do 1º Ciclo das Qualidades dos Seus Professores [Students' Involvement with Their Teachers: Primary School Students' Representation of Their Teachers' Qualities]". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação [1st International Congress on Student Involvement at School: Perspectives from Psychology and Education]., 2013.
    Publicado
  56. Beja, Maria João Pereira; Glória, Franco. "O adolescente e a família: Autonomia ou autonomias? [The adolescent and the family: Autonomy or autonomies?].". Trabalho apresentado em Adolescência: Desafios e riscos [Adolescence: Challenges and risks], Ponta Delgada, 2012.
    Publicado
  57. Medeiros, Maria Teresa Pires de; Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira; Melo, P.. "Os adolescents e a internet: Um estudo nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira [Teenagers and the Internet: A study in the Autonomous Regions of the Azores and Madeira]". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos[II International Seminar on the Contributions of Psychology in Educational Contexts]., 2012.
    Publicado
  58. Glória, Franco. "Inteligência Emocional: Duas Décadas de Discussão [Emotional Intelligence: Two Decades of Discussion]". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos[II International Seminar on the Contributions of Psychology in Educational Contexts]., 2012.
    Publicado
  59. Freitas, Lénia; Glória, Franco. "Programa de promoção da Inteligência Emocional no 1º Ciclo do Ensino Básico [Programme to promote Emotional Intelligence in the 1st Cycle of Basic Education].". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos[II International Seminar on the Contributions of Psychology in Educational Contexts]., 2012.
    Publicado
  60. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Glória, Franco. "Inteligência Emocional: A compreensão das emoções em crianças do pré-escolar [Emotional Intelligence: Understanding emotions in pre-school children]". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos[II International Seminar on the Contributions of Psychology in Educational Contexts]., 2012.
    Publicado
  61. Carvalho, Olga; Glória, Franco. "Inteligência Emocional: Um estudo com crianças de Idade Pré-Escolar [Emotional Intelligence: A study with pre-school children].". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos[II International Seminar on the Contributions of Psychology in Educational Contexts]., 2012.
    Publicado
  62. Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira. "Expressividade e Regulação Emocional em Alunos do Ensino Superior [Expressiveness and Emotional Regulation in Higher Education Students].". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional Contributos da Psicologia em Contextos Educativos[II International Seminar on the Contributions of Psychology in Educational Contexts]., Braga, 2012.
    Publicado
  63. Freitas, Lénia; De Nóbrega dos Santos, Natalie; Gonçalves, L.; Branco, S.; Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira. "Burnout e o psicólogo educacional: O caso da RAM [Burnout and the educational psychologist: The case of RAM].". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia da Educação[12th International Colloquium on Educational Psychology], Lisboa, 2012.
    Publicado
  64. Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Melo, P.. "Padrões de uso da internet em adolescentes: Conhecer para intervir [Patterns of internet use in adolescents: Knowing in order to intervene].". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia da Educação[12th International Colloquium on Educational Psychology], Lisboa, 2012.
    Publicado
  65. Carvalho, Olga; Glória, Franco. "Inteligência emocional: A compreensão das emoções em crianças do pré-escolar [Emotional intelligence: Understanding emotions in pre-school children].". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia da Educação[12th International Colloquium on Educational Psychology], Lisboa, 2012.
    Publicado
  66. De Nóbrega dos Santos, Natalie; Glória, Franco; Roazzi,António. "Inteligência emocional: Um estudo com crianças de 5 e 6 anos [Emotional intelligence: A study with 5 and 6 year old children].". Trabalho apresentado em 12º Colóquio Internacional de Psicologia da Educação[12th International Colloquium on Educational Psychology], Lisboa, 2012.
    Publicado
  67. Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira. "As crianças sobredotadas: Inteligência emocional e relações afectivas[Gifted children: Emotional intelligence and emotional relationships]". Trabalho apresentado em Seminário de Sobredotação: Perspectivas, percursos e desafios [Seminar on Giftedness: Perspectives, trajectories and challenges], Funchal, 2011.
    Publicado
  68. Pereira, Sofia; Glória, Franco. "Pais e professores: O que pensam sobre a PHDA [Parents and teachers: What they think about ADHD]". Trabalho apresentado em Congresso Internacional “Educação, Saúde e Desenvolvimento Social” International Congress "Education, Health and Social Development"]., Funchal, 2011.
    Publicado
  69. Faria, Carla; Pocinho, Margarida; Glória, Franco. "Criatividade e Inteligência Emocional: Um estudo em duas escolas da RAM [Creativity and Emotional Intelligence: A study in two schools in the Autonomous Region of Madeira]". Trabalho apresentado em Congresso Internacional “Educação, Saúde e Desenvolvimento Social” [International Congress "Education, Health and Social Development"], Funchal, 2011.
    Publicado
  70. Garcês, Soraia; Glória, Franco; Santos, Lina. "Programa de intervenção de competências cognitivas [Cognitive skills intervention programme]". Trabalho apresentado em Congresso Internacional “Educação, Saúde e Desenvolvimento Social” [International Congress "Education, Health and Social Development"], Funchal, 2011.
    Publicado
  71. Glória, Franco. "A violência no feminino [Violence involving women]". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional “A Mulher em debate: Passado e presente”[International Colloquium "Women in Debate: Past and Present”]., Funchal, 2011.
    Publicado
  72. Glória, Franco; Candeias, Adelinda. "Social and emotional intelligence in children with special educational need institutinalized: Self and others". Trabalho apresentado em 12th European Congress of Psychology, Istambul, 2011.
    Publicado
  73. Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira; Medeiros, Maria Teresa Pires de; Melo, P.. "Adolescence and internet use". Trabalho apresentado em 12th European Congress of Psychology, Istambul, 2011.
    Publicado
  74. Pereira, Sofia; Glória, Franco. "PHDA sob a perspetiva de pais e professores [ADHD from the perspective of parents and teachers]". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía [XI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy], Coruña, 2011.
    Publicado
  75. Glória, Franco; Candeias, Adelinda. "Inteligência emocional e inteligencia social: Um estudo com crianças do 1º Ciclo do Ensino Basico [Emotional intelligence and social intelligence: A study with primary school children].". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía [XI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy], Coruña, 2011.
    Publicado
  76. Camacho, Ana Sofia; Glória, Franco. "A percepção que alunos, diretores de turma e encarregados de educação têm sobre o papel do psicólogo escolar [The perception that pupils, head teachers and parents have of the role of the school psychologist].". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía [XI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy], Coruña, 2011.
    Publicado
  77. Sousa, Ricardo; Glória, Franco. "Inteligência emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress em contexto escolar [Teachers' emotional intelligence and vulnerability to stress in the school contexto].". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía [XI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy], Coruña, 2011.
    Publicado
  78. Beja, Maria João Pereira; Glória, Franco. "Formação superior de profissionais na área da saúde: Perspectivas das vivências sobre a morte [Higher education for health professionals: Perspectives on experiences of death].". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía [XI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy], Coruña, 2011.
    Publicado
  79. Nóbrega, Elsa; Glória, Franco. "Gestão construtiva de conflitos nas escolas de 1º ciclo da RAM [Constructive conflict management in primary schools in Madeira].". Trabalho apresentado em XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxía [XI Galician-Portuguese International Congress of Psychopedagogy], Coruña, 2011.
    Publicado
  80. Glória, Franco. "Competências emocionais em crianças com necessidades educativas espaciais [Emotional competences in children with spatial educational needs.]". Trabalho apresentado em III Encontro Regional da Associação de Pais da RAM [III Regional Meeting of the Parents' Association of Madeira]., Funchal, 2010.
    Publicado
  81. Pereira, Sofia; Glória, Franco. "PHDA: Uma visão dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico [A view from primary school teachers]". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional de Convivencia escolar: Variables psicológicas Y Educativas implicadas [II International Conference on School Coexistence: Psychological and Educational Variables Involved], Almeria, 2010.
    Publicado
  82. Glória, Franco. "Percepção que os alunos têm dos seus professores, autoconceito e os resultados escolares [Students' perception of their teachers, self-concept and school results.]". Trabalho apresentado em XVII Congreso de Psicología do INFAD “Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la vida” [XVII INFAD Psychology Congress "Social Difficulties and Positive Psychology of Life"], 2010.
    Publicado
  83. Glória, Franco; Candeias, Adelinda. "Social and emotional intelligence in children with special educational need institutinalized: Preliminary studies.". Trabalho apresentado em 4th Annual International Conference on Psychology, 2010.
    Publicado
  84. Beja, Maria João Pereira; Glória, Franco. "L’ adolesncence et les différents visages de l´autonomie [Adolescence and the different faces of autonomy]". Trabalho apresentado em 7th EFTA, Paris, 2010.
    Publicado
  85. Glória, Franco. "Inteligência Emocional [Emotional Intelligence].". Trabalho apresentado em 3º Colóquio- Educar, (Re) Habilitar e Integrar [3rd Colloquium - Educating, (Re)Enabling and Integrating], Funchal, 2009.
    Publicado
  86. Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira. "Questionário de regulação emocional de Berkeley: Estudos exploratórios para a população portuguesa [Berkeley Emotional Regulation Questionnaire: Exploratory studies for the Portuguese population].". Trabalho apresentado em I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde [1st Luso-Brazilian Congress of Health Psychology]., Faro, 2009.
    Publicado
  87. Beja, Maria João Pereira; Glória, Franco. "E agora o que é que eu digo?. [And now what do I say? ]". Trabalho apresentado em I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde [1st Luso-Brazilian Congress of Health Psychology]., Faro, 2009.
    Publicado
  88. Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira. "Teste de expressividade emocional: Estudos exploratórios para a população portuguesa [Emotional expressiveness test: Exploratory studies for the Portuguese population].". Trabalho apresentado em I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde[1st Luso-Brazilian Congress of Health Psychology, Faro, 2009.
    Publicado
  89. Pereira, Sofia; Glória, Franco. "Necessidades de (In) Formação dos professores relativamente à PHDA em contexto escolar: O caso do Concelho de Santa Cruz [Teachers' Training Needs in relation to ADHD in the school context: The case of the Municipality of Santa Cruz. ].". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía [X International Galician-Portuguese Congress of Psychopedagogy], Braga, 2009.
    Publicado
  90. Glória, Franco; Beja, Maria João Pereira. "As emoções num grupo de alunos de ensino superior: Regulação e expressividade emocional [Emotions in a group of higher education students: Emotional regulation and expressiveness].". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía [X International Galician-Portuguese Congress of Psychopedagogy], Braga, 2009.
    Publicado
  91. Beja, Maria João Pereira; Glória, Franco. "Vivências de morte em contexto de formação [Experiences of death in a training contexto].". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía [X International Galician-Portuguese Congress of Psychopedagogy], Braga, 2009.
    Publicado
  92. Glória, Franco. "What teachers want to mean with student´s “affective Behavior”". Trabalho apresentado em XVI Congreso INFAD Y First Internacional Congreso of ICARO “Psicología y Sociedad em el siglo XXI. Competencias Relacionales”., Turim, 2009.
    Publicado
  93. Beja, Maria João Pereira; Glória, Franco. "Expressividade emocional e perspectivas sobre a morte em contextos de saúde [Emotional expression and perspectives on death in healthcare contexts].". Trabalho apresentado em icPED 2009. Internacional Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research, Covilhã, 2009.
    Publicado
  94. Glória, Franco; Candeias, Adelinda; Pires, Heldemerina. "Estudo da percepção emocional, resolução de problemas sociais e competências sociais: Um estudo com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico [Emotional perception, social problem solving and social skills: A study with primary school children].". Trabalho apresentado em icPED 2009. Internacional Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research, Covilhã, 2009.
    Publicado
  95. Candeias, Adelinda; Glória, Franco; Pires, Heldemerina. "Estudo da relação entre a perceção emocional, o rendimento académico e a inteligência geral em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico [Study of the relationship between emotional perception, academic performance and general intelligence in primary school children].". Trabalho apresentado em icPED 2009. Internacional Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research, Covilhã, 2009.
    Publicado
  96. Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda; Glória, Franco. "Perceção emocional e competências sócio-emocionais: A perceção dos pais face à perceção dos filhos [Emotional perception and socio-emotional competences: Parents' perception of their children's perception].". Trabalho apresentado em icPED 2009. Internacional Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research, Covilhã, 2009.
    Publicado
  97. Glória, Franco; Candeias, Adelinda; Pires, Heldemerina. "Perceção emocional e competências socioemocionais: A perceção dos alunos face à perceção dos professores no 1º Ciclo do Ensino Básico [Emotional perception and socio-emotional competences: Students' perceptions compared to teachers' perceptions in the 1st Cycle of Basic Education].". Trabalho apresentado em icPED 2009. Internacional Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research, Covilhã, 2009.
    Publicado
  98. Glória, Franco; Candeias, Adelinda; Pires, Heldemerina. "[Emotional intelligence and socio-emotional competences: The perspective of students, parents and teachers].". Trabalho apresentado em icPED 2009. Internacional Conference of Psychology and Education: Practices, Training and Research, Covilhã, 2009.
    Publicado
  99. Glória, Franco. "Refletir sobre o comportamento afetivo para melhor compreender o contexto da sala de aula [Reflecting on affective behaviour to better understand the classroom contexto].". Trabalho apresentado em XV Congresso Internacional INFAD [XV INFAD International Congress]., Évora, 2008.
    Publicado
  100. Glória, Franco. "Competências Sociais e Emocionais em crianças sobredotadas: perceção dos pais [Social and Emotional Competences in Gifted Children: Parents' Perceptions. Internationa"].". Trabalho apresentado em Conferência Internacional “Excelência e Rendimento Superior” [Conference "Excellence and Higher Achievement]., Braga, 2008.
    Publicado
  101. Glória, Franco. "Inteligência Social e Emocional em crianças sobredotadas: Estudo comparativo [Social and Emotional Intelligence in gifted children: A comparative study].". Trabalho apresentado em Conferência Internacional “Excelência e Rendimento Superior” [Conference "Excellence and Higher Achievement], Braga, 2008.
    Publicado
  102. Candeias, Adelinda; Glória, Franco; Rebocho, M.; Pires, H.; Rocha, A.; Franco, C.; Barahona, H.; Ferreira. M.. "Estudo da interação entre inteligência social, inteligência emocional e competência social - Um estudo com crianças portuguesas [Study of the interaction between social intelligence, emotional intelligence and social competence - A study with Portuguese children]". Trabalho apresentado em III Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e XII Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos [III Bra, 2007.
    Publicado
  103. Glória, Franco. "A importância das grelhas de observação na avaliação psicológica [ The importance of observation grids in psychological assessment.]". Trabalho apresentado em XI Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos [XI International Conference on Psychological Assessment: Forms and Contexts],, Braga, 2006.
    Publicado
  104. Glória, Franco. "Inteligência Emocional: Modelos, Instrumentos de avaliação e Limites [Emotional Intelligence: Models, Assessment Instruments and Limits].". Trabalho apresentado em I Simpósio de Inteligência Humana[1st Human Intelligence Symposium, Évora, 2005.
    Publicado
  105. Glória, Franco. "Teachers training and emotions: How training in emotional intelligence can help.". Trabalho apresentado em 9th European Congress of Psychology, Granada, 2005.
    Publicado
  106. Glória, Franco. "Adaptation of the multifactor emotional intelligence scale (MEIS) to a Portuguese population.". Trabalho apresentado em VII European Conference on Psychological Assessment, Malaga, 2004.
    Publicado
  107. Glória, Franco. "Emotional Intelligence in the Classroom.". Trabalho apresentado em 28th International Congress of Psychology, Beijing, 2004.
    Publicado
  108. Glória, Franco; André, Manuel; Pereira, Maria João; Aragão, Carmo; Pocinho, Margarida. "Attitude change toward the new solid waste incineration system in Meia Serra". Trabalho apresentado em 28th International Congress of Psychology, Beijing, 2004.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Baptista, Rosangelica Baptista. "Meta-emoção parental e exaustão parental". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.13/5109.
  2. Freitas, Fátima Carolina da Silva. "Burnout parental em pais/cuidadores de adultos com necessidades especiais". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.13/5120.
  3. Silva, Emanuel Rodrigues da. "Bulling nos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e compreensão emocional". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.13/4200.
  4. Almeida, João Henrique Jesus. "Burnout parental: a influência da resiliência familiar de variáveis sociodemográficas". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.13/4156.
  5. Diniz, Beatriz Maria Ramos Ribeiro de Andrade. "Burnout parental e perfecionismo - Qual a sua relação? Estudo exploratório". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10400.13/3890.
  6. Moura, Letícia Rodrigues. "A meta-emoção parental e autonomia funcional em adultos com incapacidade intelectual". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/3084.
  7. Moura, Letícia Rodrigues. "A meta-emoção parental e autonomia funcional em adultos com incapacidade intelectual". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/3084.
  8. Crawford, Carlota Maria Faria. "A relação entre a qualidade das relações fraternais e as práticas agressivas entre pares". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/10400.13/2984.
  9. Rodrigues, Ana Sofia Silva. "Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2287.
  10. Mendonça, Jessica Andreia Silva. "Violência entre pares: especificidades do contexto prisional". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/3081.
  11. Chacin, Mamlio Aramy Martinez; Martinez, Mamlio; Franco, Maria da Glória; Portugal, Alda Patrícia. "Motivação para frequentar o ensino em contexto prisional: perceções da comunidade penitenciária". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2398.
  12. Correia, Laura Maria Fernandes Rodrigues. "A transmissão transgeracional dos padrões de interação violenta dos reclusos agressores". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/3082.
  13. Rodrigues, Ana Sofia Silva. "Desenvolvimento de habilidades socioprofissionais em indivíduos com necessidades especiais: avaliação de um programa de intervenção". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/2287.
  14. Andrade, Márcia Raquel Abreu. "A perceção dos alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre a sua vinculação aos pais, pares e professor e o ajustamento escolar". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/1911.
  15. Garcês, Ana Isabel Abreu. "Programa de competências sociais e o seu impacto em adultos com incapacidade intelectual". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2102.
  16. Garcês, Ana Isabel Abreu. "Programa de competências sociais e o seu impacto em adultos com incapacidade intelectual". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2102.
  17. Caldeira, Emília Vanessa Florença. "A prática e os níveis de satistação com o trabalho, stress e burnout dos psicólogos escolares". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2101.
  18. Garcês, Ana Isabel Abreu. "Programa de competências sociais e o seu impacto em adultos com incapacidade intelectual". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.13/2102.
  19. Teixeira, Tanya Patrícia Perestrelo. "Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1914.
  20. Teixeira, Fátima Mariana Agrela. "Impacto do programa GPS no desenvolvimento de competências socio-emocionais nos indivíduos em situação de reclusão: o caso do estabelecimento prisional do Funchal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1622.
  21. Teixeira, Tanya Patrícia Perestrelo. "Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1914.
  22. Teixeira, Fátima Mariana Agrela. "Impacto do programa GPS no desenvolvimento de competências socio-emocionais nos indivíduos em situação de reclusão: o caso do estabelecimento prisional do Funchal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1622.
  23. Teixeira, Tanya Patrícia Perestrelo. "Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1914.
  24. Teixeira, Fátima Mariana Agrela. "Impacto do programa GPS no desenvolvimento de competências socio-emocionais nos indivíduos em situação de reclusão: o caso do estabelecimento prisional do Funchal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.13/1622.
  25. Andrade, Soraia Filipa Gomes Ferreira Espinho; Pestana, Anísia José Sousa. "O absentismo nos estudantes e as vivências académicas nas insituições de ensino superior da Região Autónoma da Madeira". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.13/1232.
  26. Nóbrega, Marisa Carina Alves. "Inteligência emocional e resolução de problemas sociais na adolescência: um estudo comparativo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1481.
  27. Nóbrega, Marisa Carina Alves. "Inteligência emocional e resolução de problemas sociais na adolescência: um estudo comparativo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1481.
  28. Nóbrega, Marisa Carina Alves. "Inteligência emocional e resolução de problemas sociais na adolescência: um estudo comparativo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1481.
  29. Duarte, Vera Joana Vasconcelos Gonçalves. "A perceção do luto infantil nos contextos educacionais e familiar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.13/1508.
  30. Anjo, Érica Nicola Silva. "Aspetos desenvolvimentais da inteligência emocional em jovens institucionalizados: estudo de caso". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1005.
  31. Simões, Verónica Sofia Mendonça. "Estilos de aprendizagem e reeducação: um estudo comparativo com agressores de violência doméstica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1038.
  32. Anjo, Érica Nicola Silva. "Aspetos desenvolvimentais da inteligência emocional em jovens institucionalizados: estudo de caso". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1005.
  33. Anjo, Érica Nicola Silva. "Aspetos desenvolvimentais da inteligência emocional em jovens institucionalizados: estudo de caso". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.13/1005.
  34. Freitas, Lénia Carina Vieira. "A inteligência emocional e a leitura: um estudo com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/433.
  35. Quintanilha, Mafalda Correia Nogueira Fino. "A inteligência emocional na prática educativa do Pré-Escolar: um estudo etnográfico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/344.
  36. Jorge, Sílvia Olímpia Freitas. "Literacia emocional nos adolescentes: a emoção como sustentáculo para a aprendizagem e o sucesso escolar...?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/335.
  37. Dias, Lisandra Maria Lopes Gomes Fernandes. "Desenvolvimento de um programa de competências emocionais em jovens e adultos com deficiência intelectual: estudo de caso na RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/701.
  38. Jardim, Manuel Jorge Bazenga Marques. "Competências emocionais nas organizações aeronáuticas: um factor humano para a gestão de desempenhos e para a segurança". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/475.
  39. Sousa, Ricardo Luís Valente. "Inteligência emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress em contexto escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/443.
  40. Rodrigues, Eduína Marilena Telo Neves. "A gestão de conflitos e a compreensão emocional em crianças do pré-escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1066.
  41. Jardim, Sara Maria Mendonça. "A escolha dos líderes e a compreensão emocional na educação pré-escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/702.
  42. Nóbrega, Elsa Maria de Freitas Ferreira. "Gestão construtiva de conflitos nas escolas básicas do 1º Ciclo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/453.
  43. Andrade, Cláudia Alexandra Rodrigues. "Inteligência emocional, engagement e burnout em professores do 2º e 3º Ciclos e Secundário da RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/622.
  44. Castro, Dolores Carina Reis. "A influência das variáveis socioemocionais e do autoconceito nos anos de transição 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório na RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/450.
  45. Santos, Carminda da Conceição Baptista de Sousa. "Perceção das educadoras de infância sobre a relação escola/família: um estudo no ensino pré-escolar na RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/692.
  46. Sousa, Ricardo Luís Valente. "Inteligência emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress em contexto escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/443.
  47. Jardim, Sara Maria Mendonça. "A escolha dos líderes e a compreensão emocional na educação pré-escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/702.
  48. Castro, Dolores Carina Reis. "A influência das variáveis socioemocionais e do autoconceito nos anos de transição 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório na RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/450.
  49. Andrade, Cláudia Alexandra Rodrigues. "Inteligência emocional, engagement e burnout em professores do 2º e 3º Ciclos e Secundário da RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/622.
  50. Jardim, Manuel Jorge Bazenga Marques. "Competências emocionais nas organizações aeronáuticas: um factor humano para a gestão de desempenhos e para a segurança". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/475.
  51. Jorge, Sílvia Olímpia Freitas. "Literacia emocional nos adolescentes: a emoção como sustentáculo para a aprendizagem e o sucesso escolar...?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/335.
  52. Santos, Carminda da Conceição Baptista de Sousa. "Perceção das educadoras de infância sobre a relação escola/família: um estudo no ensino pré-escolar na RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/692.
  53. Nóbrega, Elsa Maria de Freitas Ferreira. "Gestão construtiva de conflitos nas escolas básicas do 1º Ciclo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/453.
  54. Rodrigues, Eduína Marilena Telo Neves. "A gestão de conflitos e a compreensão emocional em crianças do pré-escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1066.
  55. Quintanilha, Mafalda Correia Nogueira Fino. "A inteligência emocional na prática educativa do Pré-Escolar: um estudo etnográfico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/344.
  56. Dias, Lisandra Maria Lopes Gomes Fernandes. "Desenvolvimento de um programa de competências emocionais em jovens e adultos com deficiência intelectual: estudo de caso na RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/701.
  57. Jorge, Sílvia Olímpia Freitas. "Literacia emocional nos adolescentes: a emoção como sustentáculo para a aprendizagem e o sucesso escolar...?". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/335.
  58. Andrade, Cláudia Alexandra Rodrigues. "Inteligência emocional, engagement e burnout em professores do 2º e 3º Ciclos e Secundário da RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/622.
  59. Quintanilha, Mafalda Correia Nogueira Fino. "A inteligência emocional na prática educativa do Pré-Escolar: um estudo etnográfico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/344.
  60. Freitas, Lénia Carina Vieira. "A inteligência emocional e a leitura: um estudo com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/433.
  61. Jardim, Sara Maria Mendonça. "A escolha dos líderes e a compreensão emocional na educação pré-escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/702.
  62. Rodrigues, Eduína Marilena Telo Neves. "A gestão de conflitos e a compreensão emocional em crianças do pré-escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/1066.
  63. Santos, Carminda da Conceição Baptista de Sousa. "Perceção das educadoras de infância sobre a relação escola/família: um estudo no ensino pré-escolar na RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/692.
  64. Jardim, Manuel Jorge Bazenga Marques. "Competências emocionais nas organizações aeronáuticas: um factor humano para a gestão de desempenhos e para a segurança". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/475.
  65. Castro, Dolores Carina Reis. "A influência das variáveis socioemocionais e do autoconceito nos anos de transição 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório na RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/450.
  66. Nóbrega, Elsa Maria de Freitas Ferreira. "Gestão construtiva de conflitos nas escolas básicas do 1º Ciclo". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/453.
  67. Santos, Carolina Sofia Pita Dionísio dos. "A transição escolar do 1º para o 2º Ciclo: implicações a nível do rendimento académico". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/637.
  68. Sousa, Ricardo Luís Valente. "Inteligência emocional dos professores e vulnerabilidade ao stress em contexto escolar". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/443.
  69. Dias, Lisandra Maria Lopes Gomes Fernandes. "Desenvolvimento de um programa de competências emocionais em jovens e adultos com deficiência intelectual: estudo de caso na RAM". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.13/701.
  70. Santos, Natalie de Nóbrega dos. "Inteligência emocional: a compreensão das emoções em crianças do pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/444.
  71. Silva, Elisabete de Borba Porto da. "A relação entre inteligência emocional e o rendimento escolar em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico da R.A.M.". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/687.
  72. Silva, Elisabete de Borba Porto da. "A relação entre inteligência emocional e o rendimento escolar em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico da R.A.M.". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/687.
  73. Santos, Natalie de Nóbrega dos. "Inteligência emocional: a compreensão das emoções em crianças do pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/444.
  74. Correia, Ana Isabel Marote. "Auto-conceito: uma visão integradora de alunos, pais e professores". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/1550.
  75. Santos, Natalie de Nóbrega dos. "Inteligência emocional: a compreensão das emoções em crianças do pré-escolar". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/444.
  76. Silva, Elisabete de Borba Porto da. "A relação entre inteligência emocional e o rendimento escolar em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico da R.A.M.". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.13/687.
  77. Franco, Maria da Glória Salazar d’ Eça Costa. "A gestão das emoções na sala de aula: projecto de modificações das atitudes emocionais de um grupo de docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico". Doutoramento, 2003. http://hdl.handle.net/10400.13/1409.
  78. Franco, Maria da Glória Salazar d’ Eça Costa. "Squiggle e o imaginário infantíl: contribuições ao estudo da relação entre o desenvolvimento emocional da criança e a sua expressão pela técnica do Squiggle". Mestrado, 1995. http://hdl.handle.net/10400.13/136.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015 Conhece-te. Colóquio Internacional Psicologia e Educação. Diversidade e Educação, desafios atuais
ISPA (Lisboa, Portugal)
2009 E agora o que é que eu digo?. I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)