???global.info.a_carregar???
Ana Sofia Ferreira Caseiro concluiu o Doutoramento em Educação em 2016/07/20 pelo Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, o Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em 2011/02/16 pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa e a Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza em 2006/06/27 pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Para além disso, concluiu em 2023 a Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais pelo Instituto Politécnico de Portalegre e em 2022 o Pós-doutoramento em Educação Matemática pela Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Cento de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Ao longo dos anos, também tem sido formanda de várias Ações de Formação de Curta Duração. É Professora Adjunta na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, onde é coordenadora da Licenciatura em Educação Básica e da Licenciatura em Educação em Educação Básica – Pós-laboral, membro da coordenação da Pós-Graduação em Didática da Matemática - Aprendizagens e Recursos, assim como é coordenadora do domínio científico da Matemática. Para além de outros órgãos e/ou estruturas que já coordenou, ou foi membro, destaca-se que atualmente é Conselheira do Conselho Técnico-Científico, Conselheira do Conselho Pedagógico, Membro da Comissão Científica do CIED, Conselheira do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas e membro da Comissão Editorial da Revista "Da Investigação às Práticas". Também é de destacar que, desde 2011, é membro da comissão coordenadora do Grupo de Trabalho e Investigação da Associação de Professores de Matemática. Em termos de lecionação, tem lecionada diversas Unidades Curriculares da área científica da Matemática e da Didática da Matemática, assim como tem acompanhado vários estudantes em Práticas de Ensino Supervisionadas, quer em 1.º ciclo quer em 2.º ciclo. Tem lecionado, sobretudo, no mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, no mestrado em Educação Pré-escolar, no mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, na Licenciatura em Educação Básica e na Licenciatura em Animação Sociocultural. Publicou 12 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulos de livros e 1 livros. Organizou 34 eventos. Orientou 10 dissertações de mestrado e coorientou 4, encontrando-se atualmente a orientar 7. Recebeu 1 prémios e/ou homenagem. Participa e/ou participou como investigadora em 5 projetos e investigadora responsável em 2 projetos. Atua nas áreas de Ciências Sociais, com ênfase em Ciências da Educação, em particular nas áreas da Educação Matemática e da Didática da Matemática.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Sofia Ferreira Caseiro

Nomes de citação

  • Caseiro, Ana
  • Caseiro, A.
  • Ana Caseiro
  • Caseiro

Identificadores de autor

Ciência ID
0414-6870-AAC4
ORCID iD
0000-0003-4352-7614

Endereços de correio eletrónico

  • anac@eselx.ipl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2022 - 2023
Concluído
Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
19 valores
2022
Concluído
Futuros professores dos primeiros anos e o uso de recursos tecnológicos no ensino da Matemática (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
Aprovado
2016/07/20
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: Três estudos de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2011/02/16
Concluído
Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
18
2006/06/27
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024 - 2024 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2007/09/01 - 2016/08/31 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Conselheira do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Conselheira do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Membro da coordenação da Pós-Graduação em Didática da Matemática - Aprendizagens e Recursos Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Membro da Comissão Editorial da Revista "Da Investigação às Práticas" (CIED) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - Atual Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica - Pós-laboral Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Atual Coordenadora do Domínio Científico da Matemática Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Atual Conselheira do conselho Eco escolas Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Conselheira do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 - Atual Membro da Comissão Científica do CIED Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - Atual Membro do Domínio Científico da Matemática Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2024 Co-coordenadora do CIED Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2024 Coordenadora da Linha de Investigação “Currículo e Didáticas” Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2021 Membro da coordenação da Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2021 Membro da coordenação da Licenciatura em Educação Básica - Pós-laboral Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2020 Coordenadora do Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º Ciclo e 2.º Ciclo do Ensino Básico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2019 Membro do Gabinete de Gestão da Qualidade da Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2007 - 2018 Conselheira do departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2009 - 2010 Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - Atual Membro da comissão coordenadora do Grupo de Trabalho e Investigação Associação de Professores de Matemática, Portugal
2007 - 2008 Formadora do Programa de Ensino Experimental das Ciências Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2006/09/01 - 2007/08/31 Docência no Ensino não superior Externato As Descobertas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024 - Atual INDUÇÃO
INDUÇÂO
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Em curso
2022 - 2023 AEMaps - Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
AE.maps
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2021 - 2023 Cenários de aprendizagem interdisciplinar na aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio no 1.º ciclo (CAI1Ciclo)
CAI1Ciclo
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2018 - 2020 O conhecimento estatístico dos/as estudantes do ensino básico, secundário e da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa.
ESELX/IPL-CIED/2018/A27
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2018 - 2020 A estruturação no pensamento matemático
ESELX/IPL-CIED/2018/A31
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2017/10/12 - 2019/10/11 Eco-sensors4Health: Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
SAICT-POL/23235/2016
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/01/01 - 2019/04/30 Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab (PTDC/MHCCED/0588/2014)
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2012/03/15 - 2015/09/14 Desenvolver a literacia estatística: Aprendizagem do aluno e formação do professor
PTDC/CPE-CED/117933/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Caseiro; Machado, Ricardo; Tiago Tempera; RIBEIRO, SANDRA. "Developing critical citizens for sustainability through data analysis". Trabalho apresentado em 1.ª Conferência Internacional FEE EcoCampus, 2024.
  2. Sanches, K; Caseiro, A.. "Da planificação à condução de discussões coletivas na aula de matemática: O papel do professor". Trabalho apresentado em VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da Escola Superior de Educação de Lisboa, 2022.
  3. Caseiro, Ana; Ricardo Machado. "A experiência de realização de projetos em Educação Estatística: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística, 2019.
    Publicado
  4. Caseiro, Ana; Ricardo Machado; Tiago Tempera. "The importance of high-level tasks in the access of statistical errors: A study with future teachers of the first years". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2019.
  5. Caseiro, Ana; Margarida Rodrigues; Lurdes Serrazina. "Teachers’ actions in classroom and the development of the quantitative reasoning". Trabalho apresentado em Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education, 2019.
  6. Caseiro, Ana; Margarida Rodrigues; Lurdes Serrazina. "Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2019.
  7. Rodrigues, Margarida; Serrazina, Maria De Lurdes; Caseiro, Ana. "Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2018, 2018.
  8. Loução, Maria Alexandra; Caseiro, Ana. "O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6.º ano". 2018.
  9. Caseiro, Ana; Ricardo Machado; Tiago Tempera. "A (re)construção do conhecimento estatístico: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática 2018, 2018.
  10. Caseiro, Ana; Ricardo Machado; Tiago Tempera. "O conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos: Um estudo de caso numa Escola Superior de Educação". Trabalho apresentado em XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2018.
  11. Caseiro, Ana; Margarida Rodrigues; Lurdes Serrazina. "O questionamento da professora na promoção da estruturação numérica". Trabalho apresentado em XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2018.
  12. Caseiro, Ana; Maria João Silva; Bianor Valente; Alexandra Souza. "As crianças como promotoras de saúde ambiental nas escolas: Utilização de sensores nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico". Trabalho apresentado em III Encontro de Investigação e Práticas em Educação, 2018.
  13. Silva, MJ; Caseiro, A.; Rodrigues, M; Valente, B; Melo, N; Almeida, A; Nunes, C. "Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente". 2018.
  14. Caseiro, Ana; Maria João Silva; Margarida Rodrigues. "O trabalho de recolha, tratamento e análise de dados estatísticos com recurso a tecnologias: um estudo com futuros/as professores/as dos primeiros anos". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.
  15. Margarida Rodrigues; Lurdes Serrazina; Caseiro, Ana. "A orquestração da discussão coletiva na aula de Matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativo". Trabalho apresentado em VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática, 2017.
  16. Silva, MJ; Ana Caseiro; Rodrigues, M; Valente, B; Melo, N; Almeida, A; Nunes, C. "O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental". Trabalho apresentado em do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional, 2017.
    Publicado
  17. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "Comunicação, ações e questões de uma professora de 1.º ciclo na condução de tarefas estatísticas". Trabalho apresentado em International Conference Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education, 2015.
  18. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "Elementary teacher practice in project work involving statistics". Trabalho apresentado em 9th Congress of European Research in Mathematics Education, 2015.
  19. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "Investigações no ensino de conceitos e representações estatísticas no 1.º ciclo". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2014.
  20. Menezes, L; Serrazina, L; Fonseca, L; Ribeiro, A; Rodrigues, M; Vale, I; Barbosa, A; Caseiro, A.. "Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica". 2014.
  21. Ribeiro, Carlos Miguel; Jakobsen, Arne; Caseiro, Ana. "Accessing prospective early years’ teachers’ knowledge on fractions in order to design tasks for developing teachers’ MKT". Trabalho apresentado em Southern African Association for Research in Mathematics, Science and Technology Education,, 2013.
  22. Nascimento, Maria Manuel; Ribeiro, C. Miguel; Martins, J. Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida; Castro, Joana; Caseiro, Ana. "Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ knowledge and training". 2013.
  23. Caseiro, Ana; Monteiro, Cecília. "Conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística". Trabalho apresentado em I Encontro de Mestrados de Educação, 2013.
  24. Caseiro, Ana. "Conhecimento e práticas de professores em Educação Estatística: Um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo". Trabalho apresentado em IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2013.
  25. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "Primary School Teachers’ practices in statistical investigation tasks". Trabalho apresentado em 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 2013.
  26. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "Formação entre professores: A influência do trabalho colaborativo entre professores no seu desenvolvimento profissional". Trabalho apresentado em XX.º Colóquio Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education, 2013.
  27. Caseiro, Ana; João Pedro da Ponte; Cecília Monteiro. "O que aprendem os professores uns com os outros? O trabalho colaborativo como forma de promover o desenvolvimento do conhecimento estatístico para o ensino". Trabalho apresentado em I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y CombinatorIa, 2013.
  28. Nascimento, Maria Manuel; Martins, José Alexandre; Martins, Fernando; Pires, Manuel Vara; Martins, Cristina; Rodrigues, Margarida; Castro, Joana; Caseiro, Ana; Ribeiro, C. Miguel. "Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, 2012.
  29. Gomes, Alexandra; Ribeiro, C. Miguel; Martins, Fernando; Pinto, Hélia; Aires, Ana Paula; Campos, Helena B.; Caseiro, Ana; et al. "Tarefas em geometria: da sala de aula para a formação de professores: descrição de um projeto". 2012.
  30. Caseiro, Ana. "Os professores de 1.º ciclo e o ensino da OTD segundo as actuais orientações curriculares". Trabalho apresentado em Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Eucation, 2012.
  31. Caseiro, Ana. "Conhecimento e práticas em Estatística de professores do 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo". Trabalho apresentado em Encontro do CIED da Escola Superior de Educação de Lisboa, 2012.
  32. Caseiro, Ana; Carlos Miguel Ribeiro. "Conhecimento de futuros professores dos Primeiros Anos: uma experiência com racionais". Trabalho apresentado em Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, 2012.
  33. Caseiro, Ana. "Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo.". Trabalho apresentado em III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012.
  34. Caseiro, Ana; Carlos Miguel Ribeiro. "Formação Matemática de futuros professores dos primeiros anos – contributos de um foco no conhecimento matemático para ensinar.". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, 2012.
  35. Carlos Miguel Ribeiro; Caseiro, Ana; Helena Gomes; Fernando Martins; Hélia Pinto; Alexandra Gomes. "Alguns aspetos críticos para futuros professores dos primeiros anos no âmbito da geometria – potencialidades para a formação". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, 2012.
  36. Lurdes Serrazina; Barbosa, A; Caseiro, Ana; Cecília Monteiro; Cristina Loureiro; Graciosa Veloso; Isabel Vale; et al. "O conhecimento matemático dos estudantes no início da Licenciatura em Educação Básica: um projeto envolvendo três Escolas Superiores de Educação". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, 2012.
  37. Caseiro, Ana. "Conhecimento e práticas em Educação Estatística de professores de 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo". Trabalho apresentado em XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2012.
  38. Lurdes Serrazina; Barbosa, A; Caseiro, Ana; Ribeiro, A; Cecília Monteiro; Cristina Loureiro; Fernandes, F; et al. "O conhecimento matemático dos futuros docentes no início da Licenciatura em Educação Básica: um projeto envolvendo três Escolas Superiores de Educação. XXIII". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2012.
  39. Caseiro, Ana. "Conhecimento profissional em Estatística de 3 professores do 1.º ciclo". Trabalho apresentado em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2011.
  40. Caseiro, Ana. "O conhecimento dos professores do 1.º ciclo sobre educação estatística". Trabalho apresentado em XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática, 2010.
Artigo em revista
  1. Ana Caseiro; Ricardo Machado. "Medidas de tendência central de um conjunto de dados: Conhecimento e desempenho de futuros professores dos primeiros anos". Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática 2 15 (2022): 125-131.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Silva, Maria João; Valente, Bianor; Caseiro, Ana; Silva,Maria João; Valente,Bianor; Caseiro,Ana. "Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas". Da Investigação às Práticas 9 1 (2019): https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/170.
    Publicado • 10.25757/invep.v9i1.170
  3. Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Maria. "Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente". (2018): http://hdl.handle.net/10400.21/8646.
  4. Rodrigues, Margarida; Caseiro, Ana; Silva, Maria João. "Prospective teachers' statistical thinking in technology enhanced inquiry in the context of an integrated approach". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/8170.
  5. Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Clarisse. "O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/11893.
  6. Serrazina, Maria De Lurdes; Barbosa, Ana; Caseiro, Ana; Ribeiro, António; Monteiro, Cecília; Loureiro, Cristina; Fernandes, Fátima; et al. "O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educação". (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/4222.
  7. Menezes, Luís; Serrazina, Maria De Lurdes; Fonseca, Lina; Ribeiro, António; Rodrigues, Margarida; Vale, Isabel; Barbosa, Ana; et al. "Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica". (2014): http://hdl.handle.net/10400.21/3528.
  8. Ana Caseiro. "Materiais para a aula de Matemática – As sandes". Educação e Matemática (2012):
    Publicado
  9. Ana Caseiro; Hélia Jacinto. "Da investigação à prática - Uma nova secção: porquê e para quê". Educação e Matemática (2012):
  10. Ana Caseiro. "Magia em Matemática". Educação e Matemática (2011):
  11. Ana Caseiro. "A álgebra dos sapos". Educação e Matemática (2011):
  12. Ana Caseiro. "Qual é o maior produto?,". Educação e Matemática (2010):
Capítulo de livro
  1. Ana Caseiro; Silva, Maria Joao; Estrela, Antónia. "Aprendizagem móvel e corporizada: Sensores e robôs em educação básica numa perspetiva interdisciplinar.". In Práticas de Integração Curricular no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, 27-59. Portugal: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, 2022.
    Publicado
  2. Rodrigues, Margarida; Caseiro, Ana; Silva, Maria João; Almeida, António; Loução, Alexandra; Monteiro, Sara. "Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência". CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, 2019.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.004
  3. Silva, Maria Joao; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Clarisse. "The Eco-sensors4Health project in teacher training: Using sensors to raise awareness in environmental health". Institute of Electrical and Electronics Engineers, 2017.
    10.1109/SIIE.2017.8259658
Edição de livro
  1. Caseiro, A.; Domingos, A; Matos, JF; Santos, L; Almeida, M; Teixeira, P; Machado, R. Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática.. Associação de Professores de Matemática. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Caseiro, A.. Conhecimento dos professores de 1º ciclo sobre educação estatística. Associação de Professores de Matemática. 2010.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rodrigues, Ana Sofia Ferreira Caseiro, 1984-. "Conhecimento e práticas de professores em educação estatística : três estudos de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2016. http://hdl.handle.net/10451/24859.
  2. Caseiro, Ana. "Conhecimento dos professores de 1º ciclo sobre educação estatística". Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/107.

Outros

Outra produção
  1. O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação. Esta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas.. 2011. Nunes, Cláudia; Henriques, Ana; Caseiro, Ana; Silvestre, Ana; Pinto, Hélia; Jacinto, Hélia; Ponte, João Pedro. http://hdl.handle.net/10174/4825.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023 Interdisciplinaridade no 1.º ciclo entre Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio I Encontro Nacional de Educação Básica
(Porto, Portugal)
2023 Um olhar sobre os resultados académicos na Licenciatura em Educação Básica I Encontro Nacional de Educação Básica
(Porto, Portugal)
2023 Tarefas interdisciplinares no 1.º ciclo: articulação entre Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio XXX Colóquio da AFIRSE Portugal “Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens”
(Lisboa, Portugal)
2023 Conhecimento, foco e opções de futuros professores dos primeiros anos sobre o uso de recursos tecnológicos em aulas de Matemática XXX Colóquio da AFIRSE Portugal “Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens”
(Lisboa, Portugal)
2019 A experiência de realização de projetos em Educação Estatística: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística
(Espanha)
2019 Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridade XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática
2019 The importance of high-level tasks in the access of statistical errors: A study with future teachers of the first years Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education
2018 A (re)construção do conhecimento estatístico: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos Encontro de Investigação em Educação Matemática 2018
2018 As crianças como promotoras de saúde ambiental nas escolas: Utilização de sensores nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico III Encontro de Investigação e Práticas em Educação
2018 Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano Encontro de Investigação em Educação Matemática
2018 O conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos: Um estudo de caso numa Escola Superior de Educação XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática
2018 O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6.º ano Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da Escola Superior de Educação de Lisboa
2018 O questionamento da professora na promoção da estruturação numérica XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática
2017 A orquestração da discussão coletiva na aula de Matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativo VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática
2017 O trabalho de recolha, tratamento e análise de dados estatísticos com recurso a tecnologias: um estudo com futuros/as professores/as dos primeiros anos VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática
2015 Comunicação, ações e questões de uma professora de 1.º ciclo na condução de tarefas estatísticas International Conference Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education
2015 Elementary teacher practice in project work involving statistics 9th Congress of European Research in Mathematics Education
2015 Investigando a biodiversidade do recreio - uma experiência com alunos/as do 1.º ciclo XVIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
2015 Investigando o recreio… Uma oportunidade para articular a Matemática e o Estudo do Meio XVIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
2015 Biodiversidade e Matemática 4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
2014 Investigações no ensino de conceitos e representações estatísticas no 1.º ciclo Encontro de Investigação em Educação Matemática
2014 Projetos com Estatística – trabalhos de alunos do 1.º ciclo . XVII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
2014 “-Estatística?! É tabelas e gráficos!” Será? 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
2014 Quando um gráfico com barras afinal não é um gráfico de barras – representações realizadas por alunos do 1.º ciclo XVII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos
2013 Conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística I Encontro de Mestrados de Educação
2013 Conhecimento e práticas de professores em Educação Estatística: Um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2013 Formação entre professores: A influência do trabalho colaborativo entre professores no seu desenvolvimento profissional XX.º Colóquio Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education
2013 O que aprendem os professores uns com os outros? O trabalho colaborativo como forma de promover o desenvolvimento do conhecimento estatístico para o ensino I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y CombinatorIa
2013 Primary School Teachers¿ practices in statistical investigation tasks 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
2013 Subtraindo com significação – discutindo aspetos do conhecimento do professor. ProfMat 2013 ProfMat 2013
2013 Quando o que parece mais elementar é, afinal, o mais problemático – discutindo alguns aspetos do conhecimento do professor em OTD ProfMat 2013
2013 Statistical Knowledge and Teaching Practices of Elementary School Teachers in the context of Collaborative Work 8th Congress of European Research in Mathematics Education
2012 Alguns aspetos críticos para futuros professores dos primeiros anos no âmbito da geometria ¿ potencialidades para a formação III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
2012 Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
2012 Conhecimento de futuros professores dos Primeiros Anos: uma experiência com racionais Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
2012 Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo. III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2012 Conhecimento e práticas em Educação Estatística de professores de 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática
2012 Conhecimento e práticas em Estatística de professores do 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo Encontro do CIED da Escola Superior de Educação de Lisboa
2012 Formação Matemática de futuros professores dos primeiros anos ¿ contributos de um foco no conhecimento matemático para ensinar. Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
2012 Os professores de 1.º ciclo e o ensino da OTD segundo as actuais orientações curriculares Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Eucation
2012 Statistical knowledge and teaching practices of elementary school teachers in the context of collaborative work. Sixth Yerme Summer School
2012 Conhecimento de futuros professores na imersão na prática – o caso dos volumes e capacidades . III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
2012 Trabalhando com dados: uma metodologia de trabalho. ProfMat 2012
2012 Interpretando a representação parte-todo: o papel da unidade ProfMat 2012
2012 Trabalhando com dados: uma metodologia de trabalho ProfMat 2012
2012 Análise de gráficos e tabelas: Um princípio, um fim ou nenhum? Encontro Nacional dos Primeiros Anos
2012 Como pensaste? Encontro Nacional dos Primeiros Anos
2011 Conhecimento profissional em Estatística de 3 professores do 1.º ciclo XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática
2010 O conhecimento dos professores do 1.º ciclo sobre educação estatística XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática
2010 Sapos e Álgebra ProfMat 2010
2010 22 Mágico ProfMat 2010
2009 Tenta-estima-tenta ProfMat 2009

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Formulação de problemas por alunos do 2.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 O impacto do ensino exploratório na aprendizagem de Relações e Regularidades em Matemática: uma experiência no 2.º ciclo
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 Resolução de problemas por alunos do 3.º ano: representações matemáticas
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 Da planificação à condução de discussões coletivas na sala de aula de Matemática: o papel do professor
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 Estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 Formação de uma Comunidade Matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2020 De que forma pode a integração curricular entre a Educação Física e a Matemática potenciar o processo de Ensino Aprendizagem nas duas áreas?
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2019 Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2018 O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6º ano
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2017 O contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mental
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 O contributo da aprendizagem cooperativa na formação de alunos matematicamente competentes
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2012 A importância do cálculo mental para o desenvolvimento do sentido do número e diferentes formas para uma sua abordagem
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023 - 2023 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2023 - 2023)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Dia Internacional da Matemática 2023 (2023 - 2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Tertúlias em Educação Matemática: Raciocinar em Geometria (2023 - 2023)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 ““Mundo Jurássico” e Estatística: Que relação?” dinamizado pelo Professor Ricardo Machado e Tatiana Crispim (2023 - 2023)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 “Pordata” dinamizado por Mariana Pimenta. Fundação Francisco Manuel dos Santos. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 “Organização e tratamento de dados: um projeto de investigação no ensino pré-escolar” dinamizado pela Educadora Inês Diogo. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 “Resolução de problemas e raciocínio Matemático” dinamizado pelas Professoras Catarina Andrade e Sara Candeias. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 “Aprendizagens Essenciais de Matemática” dinamizado pela Professora Lina Brunheira. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 “O pensamento computacional no currículo de Matemática do ensino básico” dinamizado pelo Professor Rui Gonçalo Espadeiro. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 “Pordata” dinamizado por Mariana Pimenta. Fundação Francisco Manuel dos Santos. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 “Recursos digitais para a aula de Matemática” dinamizado pelo Professor António Domingos. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 "Histórias de Contar e Encantar" dinamizado pela Professora Encarnação Silva. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 "Histórias de (en)contar" dinamizado pela autora Maria Francisca Macedo. (2021 - 2021)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 "Aula de Matemática com a Khan Academy" dinamizado pelo Professor António Domingos. (2021 - 2021)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 "Investigação Estatística: Um trabalho do 1.º Ciclo" dinamizado pela Professora Vanessa Almeida. (2021 - 2021)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 “Metodologia de trabalho projeto: uma possibilidade para trabalhar estatística?” dinamizada pelo Educador Bruno Leite. (2020 - 2020)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 “1,2,3, Contar histórias” dinamizada pela Educadora Katherine Silva. (2020 - 2020)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 XXII Encontro Nacional de Professores de Matemática nos Primeiros Anos (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2018 - 2018 XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2018 - 2018 “O que trazemos na lancheira” dinamizada pela Professora Vanessa Almeida. (2018 - 2018)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Aula aberta dinamizada por Vanessa Almeida intitulada “O que trazemos na lancheira?” (2017 - 2017)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Aula aberta dinamizada por Kathy Silva e Sandra de Santa Bárbara com as apresentações: “‘Ler’ antes de saber Ler, ‘Contar’ antes de saber Contar ... Através de histórias!” e “Contar com histórias” (2017 - 2017)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2015 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 V Dia do Geogebra, Começando nos primeiros anos (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2014 - 2014 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2014 - 2014)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 2.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Moderação de uma sessão de apresentação de trabalhos no âmbito do III Fórum de Jovens Investigadores (2012 - 2012)
Encontro
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 1.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2011 - 2011 XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (2011 - 2011)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Professores de Matemática, Portugal
2010 - 2010 Seminário final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º ciclo (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009 - 2009 Concurso de resolução de problemas Eureka - 2009 (2009 - 2009)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Seminário final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º ciclo (2008 - 2008)
Seminário
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008 - 2008 Concurso de resolução de problemas Eureka - 2008 (2008 - 2008)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023 - 2023 Moderação de um simpósio de comunicações no 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Seminário
12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Moderação das Tertúlias em Educação Matemática: Raciocinar em Geometria
Conferência
Tertúlias em Educação Matemática: Raciocinar em Geometria
Associação de Professores de Matemática, Portugal

Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 Moderação da Sessão Paralela 5 no 10.º Encontro do CIED
Encontro
10.º Encontro do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2015 - 2015 Moderação de um simpósio de comunicações no V Dia do Geogebra, Começando nos primeiros anos
Congresso
V Dia do Geogebra, Começando nos primeiros anos
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2013 - 2013 Moderação do Simpósio Experiências de Ensino no 2.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Seminário
2.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2012 - 2012 Coordenação do ateliê "O desenvolvimento curricular na educação básica II" no XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Encontro
XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Não me consigo controlar. E agora?”: O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância.
Presidente do júri
Ana Sofia Oliveira Meireles (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 A promoção da autonomia numa sala de pré-escolar HighScope: espaços, tempos e estratégias
Presidente do júri
Beatriz Pinheiro dos Reis (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infância
Presidente do júri
Anca Elena Sorea (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 Ser amigo do dia é muito bom, porque fazemos tarefas”(M) - Participação da criança numa sala de pré-escolar
Presidente do júri
Inês Filipa Borges Lopinhos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 Desenvolvimento do pensamento algébrico através da exploração de sequências de crescimento
Arguente principal
Rita Craveiro Vieira Teixeira da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 Potencialidades de atividades experimentais e laboratoriais para o desenvolvimento de aprendizagens no 2.º ciclo do Ensino Básico.
Presidente do júri
Laura Teixeira Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: as investigações estatísticas na sala de aula
Arguente principal
Alexandra Silva Franco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022 Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
Arguente principal
Leonor de Matos Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 Alterações climáticas: a aprendizagem em Ciências Naturais a partir de contextos quotidianos
Presidente do júri
Maria Inês Leal Azenha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 "Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento emocional com um grupo de crianças do pré-escolar.
Presidente do júri
Andreia Ramalho dos Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 Conhecimento sobre Estatística e o seu ensino com investigações estatísticas: um estudo no 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Mónica Patrício (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2021 Potencialidades da literatura para a infância no desenvolvimento da literacia científica: um estudo com alunos do 1.º ciclo
Presidente do júri
Inês Ribeiro da Silva Abrantes Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 Trabalho por projetos no 1º ciclo: percursos de aprendizagem
Presidente do júri
Ana Lúcia Neto Jacinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 A educação bilingue - Português e Inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar?
Presidente do júri
Maria Inês Correia Barceló de Almada Cruz (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 Relações entre pares: fatores para a formação do grupo de pares
Presidente do júri
Joana Filipa Santos Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 Diferentes olhares sobre o brincar: As crianças e as suas famílias
Presidente do júri
Ângela Raquel Mendes Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 Fatores contributivos para a boa inserção de uma criança com NEE em JI
Presidente do júri
Ana Cristina Pedro Pereira da Silva Querido (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
Presidente do júri
Catarina Alexandra Fernandes Cerqueira Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020 Estratégias utilizadas por alunos de 6.º ano em sequências figurativas de crescimento
Arguente principal
Cristiana Isabel Matos Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Mariana Malho Pais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020 As conceções e as ações das crianças e da educadora sobre o brincar na sala 3 de um JI
Presidente do júri
Ana Catarina Pedro Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020 A Metodologia de trabalho de projeto potencia a autonomia?
Presidente do júri
Cátia Alexandra Simões de Oliveira Carapeto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020 As representações das crianças acerca da Metodologia de Trabalho de Projeto e Instrumentos de Pilotagem no Modelo da Escola Moderna
Presidente do júri
Sónia Isabel Canelas Vitorino (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020 Formação de uma Comunidade Matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º ano
Orientador
Ruben José Afonso Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar
Presidente do júri
MÓNICA LUÍSA FERREIRA VARANDAS REIS (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2019 O ambiente educativo numa sala de jardim de infância: perceções e explorações das crianças
Presidente do júri
RAQUEL DE AZEVEDO MARTINS MONSANTO JANEIRO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Relacionar as alterações climáticas com a biodiversidade: um estudo com ecosensores no 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
TELMO JOSÉ DE SOUSA FERNANDES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano
Orientador
Mónica Dias Pais Taveira dos Santos Francês (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular entre matemática e educação física
Orientador
André Pereira Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: A identificação de comportamentos ambientalmente saudáveis na escola
Presidente do júri
LAURA MÓNICA BRAZÃO SOARES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 Compreensão da grandeza área numa turma de 2.º ano
Arguente principal
Andreia Cristina Rocha Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
SANDRA FILIPA COSTA PEREIRA. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6º ano
Orientador
Maria Alexandra Caridade Loução (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017 A flexibilidade de cálculo aditivo
Arguente principal
Sara Filipa Alves Pereira e Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 O contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mental
Orientador
Bernadete Marçal Carvalho Neves da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024 - 2024 Encontro internacional INOVAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS Santarém
2024 - 2024 XXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática Caldas da Rainha
2022 - 2022 XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática Setúbal
2018 - 2018 XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática Almada
2011 - 2011 XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática Lisboa
2010 - 2010 XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática Viseu

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual Brazilian Journal of Science

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - Atual Consultora científica do Grupo de Trabalho “Educação para o oceano” criado pela Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Fundação Oceano Azul, com a missão de incrementar a literacia do oceano em todos os ciclos/níveis de ensino. Direção Geral de Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Álgebra e Geometria Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2016 - Atual Língua Portuguesa e Matemática em Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2016 - Atual Projeto de Intervenção em ASC I Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2015 - Atual Análise de Dados Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2024 - 2024 Tópicos de Matemática Discreta Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2024 Didática da Matemática no 1º CEB Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (Especialização pós-licenciatura) Centro de Formação e Associação de Escolas Maria Borges Medeiros, Portugal
2022 - 2023 Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade, com o número de registo CCPFC/ACC 116413/22 Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade, com o número de registo CCPFC/ACC 116413/22 (Especialização pós-licenciatura) Centro de Formação Calvet Magalhães, Portugal
2022 - 2023 Prática de Ensino Supervisionada II (1.º ciclo) Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 Didática da Matemática no 1º e no 2º CEB Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 Prática de Ensino Supervisionada I (1.º ciclo) Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017 - 2021 Conhecimento e Docência em Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2015 - 2021 Números e Operações Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2011 - 2020 Prática de Ensino Supervisionada II Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Matemática e Didática para Professores do 1º Ciclo, com o número de registo CCPFC/ACC- 89719/17, Matemática e Didática para Professores do 1º Ciclo, com o número de registo CCPFC/ACC- 89719/17, (Especialização pós-licenciatura) Centro de Formação Calvet Magalhães, Portugal
2018 - 2018 Matemática e Didática para Professores do 1º ciclo, com o número de registo CCPFC/ACC-89719/17 Matemática e Didática para Professores do 1º ciclo, com o número de registo CCPFC/ACC-89719/17 (Especialização pós-licenciatura) Centro de Formação Calvet Magalhães, Portugal
2018 - 2018 Matemática e Didática para professores do 1º ciclo com o registo CCPFC/ACC-92560/17 Matemática e Didática para professores do 1º ciclo com o registo CCPFC/ACC-92560/17 (Especialização pós-licenciatura) Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, Portugal
2017 - 2018 Medida e Número Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Prática de Ensino Supervisionada II - tutor generalista Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008 - 2018 Geometria Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017 - 2017 Didática na Matemática nos 1º e 2º ciclos, com o número de registo CCPFC/ACC-81999/15 Didática na Matemática nos 1º e 2º ciclos, com o número de registo CCPFC/ACC-81999/15 (Especialização pós-licenciatura) Centro de Formação Calvet Magalhães, Portugal
2017 - 2017 Matemática e Didática para professores do 1º ciclo com o registo CCPFC/ACC-92560/17 Matemática e Didática para professores do 1º ciclo com o registo CCPFC/ACC-92560/17 (Especialização pós-licenciatura) Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, Portugal
2016 - 2017 Prática de Ensino Supervisionada I Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008 - 2017 Probabilidades e análise de dados Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008 - 2017 Estatística aplicada à Gestão de Projetos Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2011 - 2013 Modelos e Padrões Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 Didática da Matemática em Educação Básica Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2009 - 2011 Lógica e Padrões Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2007 - 2010 Conceitos e Procedimentos Matemáticos Básicos Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2008 - 2009 Jogos e Matemática Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2007 - 2009 Fundamentos da Matemática Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2007 - 2008 Métodos e Modelos Matemáticos Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2007 - 2008 Programa de Ensino Experimental das Ciências Programa de Ensino Experimental das Ciências (Especialização pós-licenciatura) Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - Atual Membro da comissão científica do CIED Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2024 - 2024 Membro da comissão científica no XXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática Associação de Professores de Matemática, Portugal
2024 - 2024 Membro da comissão científica no 13.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Membro da comissão científica no XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática Associação de Professores de Matemática, Portugal
2023 - 2023 Membro da comissão científica no 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Membro da comissão científica do 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 Membro da comissão científica no VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da ESELx Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 Membro da comissão científica no 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2021 Membro da comissão científica no 10.º Encontro do CIED Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020 - 2020 Membro da comissão científica no 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - Atual Júri do concurso de acesso e ingresso de estudantes internacionais na Licenciatura em Educação Básica Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - Atual Júri do concurso de acesso à Licenciatura de Titulares de Cursos de dupla certificação Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2018 - Atual Júrí do concurso de acesso às Licenciaturas: Maiores de 23 Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2022 - 2023 Avaliadora de 6 docentes do Ensino Superior Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2021 - 2022 Avaliadora de 7 docentes do Ensino Superior Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2020 - 2021 Avaliadora de 2 docentes do Ensino Superior Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2019 - 2020 Avaliadora de 4 docentes do Ensino Superior Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2018 - 2019 Avaliadora de 3 docentes do Ensino Superior Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Avaliadora de 3 docentes do Ensino Superior Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2009 Bolsa de Mérito enquanto estudante do curso de Mestrado em Educação Matemática
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal