Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Sofia Ferreira Caseiro
Nomes de citação
- Caseiro, Ana
- Caseiro, A.
- Ana Caseiro
- Caseiro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0414-6870-AAC4
- ORCID iD
- 0000-0003-4352-7614
Endereços de correio eletrónico
- anac@eselx.ipl.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022 - 2023
Concluído
|
Formação Pedagógica em Ambientes e Tecnologias Digitais (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação de Portalegre, Portugal
|
19 valores |
2022
Concluído
|
Futuros professores dos primeiros anos e o uso de recursos tecnológicos no ensino da Matemática (Pós-doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento, Portugal
|
Aprovado |
2016/07/20
Concluído
|
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: Três estudos de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho
colaborativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2011/02/16
Concluído
|
Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
18 |
2006/06/27
Concluído
|
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2024 - 2024 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2007/09/01 - 2016/08/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Conselheira do Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Conselheira do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Membro da coordenação da Pós-Graduação em Didática da Matemática - Aprendizagens e Recursos | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Membro da Comissão Editorial da Revista "Da Investigação às Práticas" (CIED) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - Atual | Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica - Pós-laboral | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - Atual | Coordenadora do Domínio Científico da Matemática | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - Atual | Conselheira do conselho Eco escolas | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Conselheira do Departamento de Formação e Investigação em Currículo e Didáticas | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2016 - Atual | Membro da Comissão Científica do CIED | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2007 - Atual | Membro do Domínio Científico da Matemática | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2024 | Co-coordenadora do CIED | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021 - 2024 | Coordenadora da Linha de Investigação “Currículo e Didáticas” | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2021 | Membro da coordenação da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2021 | Membro da coordenação da Licenciatura em Educação Básica - Pós-laboral | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2020 | Coordenadora do Mestrado em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e nos 1.º Ciclo e 2.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2010 - 2019 | Membro do Gabinete de Gestão da Qualidade da Escola Superior de Educação de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2007 - 2018 | Conselheira do departamento de Educação em Matemática, Ciências e Tecnologia | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2009 - 2010 | Membro do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2011 - Atual | Membro da comissão coordenadora do Grupo de Trabalho e Investigação | Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2007 - 2008 | Formadora do Programa de Ensino Experimental das Ciências | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2006/09/01 - 2007/08/31 | Docência no Ensino não superior | Externato As Descobertas, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024 - Atual | INDUÇÃO
INDUÇÂO
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Em curso
|
2022 - 2023 | AEMaps - Aprendizagens essenciais: mapear para promover a integração curricular
AE.maps
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2021 - 2023 | Cenários de aprendizagem interdisciplinar na aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio no 1.º ciclo (CAI1Ciclo)
CAI1Ciclo
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2018 - 2020 | O conhecimento estatístico dos/as estudantes do ensino básico, secundário e da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior
de Educação de Lisboa.
ESELX/IPL-CIED/2018/A27
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2018 - 2020 | A estruturação no pensamento matemático
ESELX/IPL-CIED/2018/A31
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
|
2017/10/12 - 2019/10/11 | Eco-sensors4Health: Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis
SAICT-POL/23235/2016
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/01/01 - 2019/04/30 | Technology Enhanced Learning at Future Teacher Education Lab (PTDC/MHCCED/0588/2014)
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/03/15 - 2015/09/14 | Desenvolver a literacia estatística: Aprendizagem do aluno e formação do professor
PTDC/CPE-CED/117933/2010
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal Universidade de Évora, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Interdisciplinaridade no 1.º ciclo entre Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio | I Encontro Nacional de Educação Básica
(Porto, Portugal)
|
2023 | Um olhar sobre os resultados académicos na Licenciatura em Educação Básica | I Encontro Nacional de Educação Básica
(Porto, Portugal)
|
2023 | Tarefas interdisciplinares no 1.º ciclo: articulação entre Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal “Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens”
(Lisboa, Portugal)
|
2023 | Conhecimento, foco e opções de futuros professores dos primeiros anos sobre o uso de recursos tecnológicos em aulas de Matemática | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal “Espaços Educativos - Políticas, Atores e Aprendizagens”
(Lisboa, Portugal)
|
2019 | A experiência de realização de projetos em Educação Estatística: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos | Congreso Internacional Virtual de Educación Estadística
(Espanha)
|
2019 | Estruturar o raciocínio matemático numa aula de 2.º ano de escolaridade | XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2019 | The importance of high-level tasks in the access of statistical errors: A study with future teachers of the first years | Eleventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education |
2018 | A (re)construção do conhecimento estatístico: Um estudo com futuros professores dos primeiros anos | Encontro de Investigação em Educação Matemática 2018 |
2018 | As crianças como promotoras de saúde ambiental nas escolas: Utilização de sensores nos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico | III Encontro de Investigação e Práticas em Educação |
2018 | Estabelecendo relações numéricas: Um estudo com alunos de 2.º ano | Encontro de Investigação em Educação Matemática |
2018 | O conhecimento estatístico de futuros professores dos primeiros anos: Um estudo de caso numa Escola Superior de Educação | XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2018 | O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6.º ano | Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da Escola Superior de Educação de Lisboa |
2018 | O questionamento da professora na promoção da estruturação numérica | XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2017 | A orquestração da discussão coletiva na aula de Matemática do 2.º ano de escolaridade e o desenvolvimento do raciocínio quantitativo | VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática |
2017 | O trabalho de recolha, tratamento e análise de dados estatísticos com recurso a tecnologias: um estudo com futuros/as professores/as dos primeiros anos | VIII Congresso Iberoamericano de Educación Matemática |
2015 | Comunicação, ações e questões de uma professora de 1.º ciclo na condução de tarefas estatísticas | International Conference Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education |
2015 | Elementary teacher practice in project work involving statistics | 9th Congress of European Research in Mathematics Education |
2015 | Investigando a biodiversidade do recreio - uma experiência com alunos/as do 1.º ciclo | XVIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos |
2015 | Investigando o recreio… Uma oportunidade para articular a Matemática e o Estudo do Meio | XVIII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos |
2015 | Biodiversidade e Matemática | 4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais |
2014 | Investigações no ensino de conceitos e representações estatísticas no 1.º ciclo | Encontro de Investigação em Educação Matemática |
2014 | Projetos com Estatística – trabalhos de alunos do 1.º ciclo | . XVII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos |
2014 | “-Estatística?! É tabelas e gráficos!” Será? | 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais |
2014 | Quando um gráfico com barras afinal não é um gráfico de barras – representações realizadas por alunos do 1.º ciclo | XVII Encontro Nacional A Matemática nos Primeiros Anos |
2013 | Conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística | I Encontro de Mestrados de Educação |
2013 | Conhecimento e práticas de professores em Educação Estatística: Um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo | IV Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2013 | Formação entre professores: A influência do trabalho colaborativo entre professores no seu desenvolvimento profissional | XX.º Colóquio Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education |
2013 | O que aprendem os professores uns com os outros? O trabalho colaborativo como forma de promover o desenvolvimento do conhecimento estatístico para o ensino | I Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y CombinatorIa |
2013 | Primary School Teachers¿ practices in statistical investigation tasks | 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education |
2013 | Subtraindo com significação – discutindo aspetos do conhecimento do professor. ProfMat 2013 | ProfMat 2013 |
2013 | Quando o que parece mais elementar é, afinal, o mais problemático – discutindo alguns aspetos do conhecimento do professor em OTD | ProfMat 2013 |
2013 | Statistical Knowledge and Teaching Practices of Elementary School Teachers in the context of Collaborative Work | 8th Congress of European Research in Mathematics Education |
2012 | Alguns aspetos críticos para futuros professores dos primeiros anos no âmbito da geometria ¿ potencialidades para a formação | III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2012 | Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD | III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2012 | Conhecimento de futuros professores dos Primeiros Anos: uma experiência com racionais | Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação |
2012 | Conhecimento e práticas de professores em educação estatística: um estudo de caso no 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo. | III Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2012 | Conhecimento e práticas em Educação Estatística de professores de 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo | XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2012 | Conhecimento e práticas em Estatística de professores do 1.º ciclo num contexto de trabalho colaborativo | Encontro do CIED da Escola Superior de Educação de Lisboa |
2012 | Formação Matemática de futuros professores dos primeiros anos ¿ contributos de um foco no conhecimento matemático para ensinar. | Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2012 | Os professores de 1.º ciclo e o ensino da OTD segundo as actuais orientações curriculares | Assotiation Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Eucation |
2012 | Statistical knowledge and teaching practices of elementary school teachers in the context of collaborative work. | Sixth Yerme Summer School |
2012 | Conhecimento de futuros professores na imersão na prática – o caso dos volumes e capacidades | . III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
2012 | Trabalhando com dados: uma metodologia de trabalho. | ProfMat 2012 |
2012 | Interpretando a representação parte-todo: o papel da unidade | ProfMat 2012 |
2012 | Trabalhando com dados: uma metodologia de trabalho | ProfMat 2012 |
2012 | Análise de gráficos e tabelas: Um princípio, um fim ou nenhum? | Encontro Nacional dos Primeiros Anos |
2012 | Como pensaste? | Encontro Nacional dos Primeiros Anos |
2011 | Conhecimento profissional em Estatística de 3 professores do 1.º ciclo | XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2010 | O conhecimento dos professores do 1.º ciclo sobre educação estatística | XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática |
2010 | Sapos e Álgebra | ProfMat 2010 |
2010 | 22 Mágico | ProfMat 2010 |
2009 | Tenta-estima-tenta | ProfMat 2009 |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Formulação de problemas por alunos do 2.º ano de escolaridade
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | Desenvolvimento do pensamento crítico no consumo de energia sustentável em alunos do 2.º CEB
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | O impacto do ensino exploratório na aprendizagem de Relações e Regularidades em Matemática: uma experiência no 2.º ciclo
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Resolução de problemas por alunos do 3.º ano: representações matemáticas
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2022 | Da planificação à condução de discussões coletivas na sala de aula de Matemática: o papel do professor
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2022 | Estratégias de cálculo mental utilizadas por alunos do 3.º ano de escolaridade
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2021 - 2021 | Resolução de problemas matemáticos por alunos do 4.º ano de escolaridade: estratégias, representações e raciocínios
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2020 - 2020 | Formação de uma Comunidade Matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 - 2020 | De que forma pode a integração curricular entre a Educação Física e a Matemática potenciar o processo de Ensino Aprendizagem
nas duas áreas?
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular
entre matemática e educação física
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6º ano
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2017 | O contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mental
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | O contributo da aprendizagem cooperativa na formação de alunos matematicamente competentes
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2012 | A importância do cálculo mental para o desenvolvimento do sentido do número e diferentes formas para uma sua abordagem
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2023 - 2023)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2023 - 2023 | Dia Internacional da Matemática 2023 (2023 - 2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2023 - 2023 | Tertúlias em Educação Matemática: Raciocinar em Geometria (2023 - 2023)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2023 - 2023 | ““Mundo Jurássico” e Estatística: Que relação?” dinamizado pelo Professor Ricardo Machado e Tatiana Crispim (2023 - 2023)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | “Pordata” dinamizado por Mariana Pimenta. Fundação Francisco Manuel dos Santos. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | “Organização e tratamento de dados: um projeto de investigação no ensino pré-escolar” dinamizado pela Educadora Inês Diogo. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | “Resolução de problemas e raciocínio Matemático” dinamizado pelas Professoras Catarina Andrade e Sara Candeias. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | “Aprendizagens Essenciais de Matemática” dinamizado pela Professora Lina Brunheira. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | “O pensamento computacional no currículo de Matemática do ensino básico” dinamizado pelo Professor Rui Gonçalo Espadeiro. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | “Pordata” dinamizado por Mariana Pimenta. Fundação Francisco Manuel dos Santos. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | “Recursos digitais para a aula de Matemática” dinamizado pelo Professor António Domingos. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | "Histórias de Contar e Encantar" dinamizado pela Professora Encarnação Silva. (2022 - 2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | "Histórias de (en)contar" dinamizado pela autora Maria Francisca Macedo. (2021 - 2021)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | "Aula de Matemática com a Khan Academy" dinamizado pelo Professor António Domingos. (2021 - 2021)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | "Investigação Estatística: Um trabalho do 1.º Ciclo" dinamizado pela Professora Vanessa Almeida. (2021 - 2021)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | “Metodologia de trabalho projeto: uma possibilidade para trabalhar estatística?” dinamizada pelo Educador Bruno Leite. (2020 - 2020)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | “1,2,3, Contar histórias” dinamizada pela Educadora Katherine Silva. (2020 - 2020)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | XXII Encontro Nacional de Professores de Matemática nos Primeiros Anos (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2018 - 2018 | XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (2018 - 2018)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2018 - 2018 | “O que trazemos na lancheira” dinamizada pela Professora Vanessa Almeida. (2018 - 2018)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Aula aberta dinamizada por Vanessa Almeida intitulada “O que trazemos na lancheira?” (2017 - 2017)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Aula aberta dinamizada por Kathy Silva e Sandra de Santa Bárbara com as apresentações: “‘Ler’ antes de saber Ler, ‘Contar’
antes de saber Contar ... Através de histórias!” e “Contar com histórias” (2017 - 2017)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | 4.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2015 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2015 - 2015 | V Dia do Geogebra, Começando nos primeiros anos (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2014 - 2014 | 3.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2014 - 2014)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | 2.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2013 - 2013)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2012 - 2012 | Moderação de uma sessão de apresentação de trabalhos no âmbito do III Fórum de Jovens Investigadores (2012 - 2012)
Encontro
|
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2012 - 2012 | 1.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais (2012 - 2012)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2011 - 2011 | XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática (2011 - 2011)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2010 - 2010 | Seminário final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º ciclo (2010 - 2010)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2009 - 2009 | Concurso de resolução de problemas Eureka - 2009 (2009 - 2009)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2008 - 2008 | Seminário final do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º e 2.º ciclo (2008 - 2008)
Seminário
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2008 - 2008 | Concurso de resolução de problemas Eureka - 2008 (2008 - 2008)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | Moderação de um simpósio de comunicações no 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Seminário
|
12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 - 2023 | Moderação das Tertúlias em Educação Matemática: Raciocinar em Geometria
Conferência
|
Tertúlias em Educação Matemática: Raciocinar em Geometria
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | Moderação da Sessão Paralela 5 no 10.º Encontro do CIED
Encontro
|
10.º Encontro do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2015 - 2015 | Moderação de um simpósio de comunicações no V Dia do Geogebra, Começando nos primeiros anos
Congresso
|
V Dia do Geogebra, Começando nos primeiros anos
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2013 - 2013 | Moderação do Simpósio Experiências de Ensino no 2.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Seminário
|
2.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2012 - 2012 | Coordenação do ateliê "O desenvolvimento curricular na educação básica II" no XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Encontro
|
XIX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Não me consigo controlar. E agora?”: O papel da relação escola-família na regulação emocional das crianças em jardim de infância.
Presidente do júri
|
Ana Sofia Oliveira Meireles (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 | A promoção da autonomia numa sala de pré-escolar HighScope: espaços, tempos e estratégias
Presidente do júri
|
Beatriz Pinheiro dos Reis (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 | A cooperação entre pares e a gestão de conflitos numa sala de jardim de infância
Presidente do júri
|
Anca Elena Sorea (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 | Ser amigo do dia é muito bom, porque fazemos tarefas”(M) - Participação da criança numa sala de pré-escolar
Presidente do júri
|
Inês Filipa Borges Lopinhos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 | Desenvolvimento do pensamento algébrico através da exploração de sequências de crescimento
Arguente principal
|
Rita Craveiro Vieira Teixeira da Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 | Potencialidades de atividades experimentais e laboratoriais para o desenvolvimento de aprendizagens no 2.º ciclo do Ensino
Básico.
Presidente do júri
|
Laura Teixeira Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2023 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: as investigações estatísticas na sala de aula
Arguente principal
|
Alexandra Silva Franco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
|
2022 | Representações matemáticas, suas funções e relações na resolução de problemas: um estudo com alunos do 2.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Leonor de Matos Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2022 | Alterações climáticas: a aprendizagem em Ciências Naturais a partir de contextos quotidianos
Presidente do júri
|
Maria Inês Leal Azenha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2022 | "Quando ficamos zangados o nosso coração fica assim a bater, pum, pum, pum!" - o papel das expressões artísticas no desenvolvimento
emocional com um grupo de crianças do pré-escolar.
Presidente do júri
|
Andreia Ramalho dos Santos (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2022 | Conhecimento sobre Estatística e o seu ensino com investigações estatísticas: um estudo
no 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Mónica Patrício (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2021 | Potencialidades da literatura para a infância no desenvolvimento da literacia científica: um estudo com alunos do 1.º ciclo
Presidente do júri
|
Inês Ribeiro da Silva Abrantes Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2021 | Trabalho por projetos no 1º ciclo: percursos de aprendizagem
Presidente do júri
|
Ana Lúcia Neto Jacinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2021 | A educação bilingue - Português e Inglês: que benefícios e desafios para crianças em idade pré-escolar?
Presidente do júri
|
Maria Inês Correia Barceló de Almada Cruz (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2021 | Relações entre pares: fatores para a formação do grupo de pares
Presidente do júri
|
Joana Filipa Santos Costa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2021 | Diferentes olhares sobre o brincar: As crianças e as suas famílias
Presidente do júri
|
Ângela Raquel Mendes Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2021 | Fatores contributivos para a boa inserção de uma criança com NEE em JI
Presidente do júri
|
Ana Cristina Pedro Pereira da Silva Querido (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2021 | A promoção da autonomia de crianças em contexto de educação de infância: conceções
Presidente do júri
|
Catarina Alexandra Fernandes Cerqueira Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2020 | Estratégias utilizadas por alunos de 6.º ano em sequências figurativas de crescimento
Arguente principal
|
Cristiana Isabel Matos Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 | A Abordagem Baseada na Resolução de Problemas na aprendizagem das Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Mariana Malho Pais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020 | As conceções e as ações das crianças e da educadora sobre o brincar na sala 3 de um JI
Presidente do júri
|
Ana Catarina Pedro Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2020 | A Metodologia de trabalho de projeto potencia a autonomia?
Presidente do júri
|
Cátia Alexandra Simões de Oliveira Carapeto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2020 | As representações das crianças acerca da Metodologia de Trabalho de Projeto e Instrumentos de Pilotagem no Modelo da Escola
Moderna
Presidente do júri
|
Sónia Isabel Canelas Vitorino (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2020 | Formação de uma Comunidade Matemática: Descobrir a Geometria e Medida do 3.º ano
Orientador
|
Ruben José Afonso Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Mindfulness: contributos para o desenvolvimento da autorregulação em idade pré-escolar
Presidente do júri
|
MÓNICA LUÍSA FERREIRA VARANDAS REIS (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2019 | O ambiente educativo numa sala de jardim de infância: perceções e explorações das crianças
Presidente do júri
|
RAQUEL DE AZEVEDO MARTINS MONSANTO JANEIRO (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Relacionar as alterações climáticas com a biodiversidade: um estudo com ecosensores no 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
TELMO JOSÉ DE SOUSA FERNANDES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano
Orientador
|
Mónica Dias Pais Taveira dos Santos Francês (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Uma experiência de ensino-aprendizagem de medidas de comprimento e deslocamentos numa turma de 2.º ano: Articulação curricular
entre matemática e educação física
Orientador
|
André Pereira Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Influência da educação para a saúde nos comportamentos de crianças e jovens: A identificação de comportamentos ambientalmente
saudáveis na escola
Presidente do júri
|
LAURA MÓNICA BRAZÃO SOARES (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | Compreensão da grandeza área numa turma de 2.º ano
Arguente principal
|
Andreia Cristina Rocha Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | O jogo como estratégia para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
SANDRA FILIPA COSTA PEREIRA. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | O desenvolvimento das capacidades de visualização espacial: uma experiência de ensino com alunos do 6º ano
Orientador
|
Maria Alexandra Caridade Loução (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal
|
2017 | A flexibilidade de cálculo aditivo
Arguente principal
|
Sara Filipa Alves Pereira e Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | O contributo das discussões coletivas na aquisição de estratégias de cálculo mental
Orientador
|
Bernadete Marçal Carvalho Neves da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Encontro internacional INOVAÇÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS | Santarém |
2024 - 2024 | XXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática | Caldas da Rainha |
2022 - 2022 | XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática | Setúbal |
2018 - 2018 | XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática | Almada |
2011 - 2011 | XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática | Lisboa |
2010 - 2010 | XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática | Viseu |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | Brazilian Journal of Science |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Consultora científica do Grupo de Trabalho “Educação para o oceano” criado pela Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Fundação Oceano Azul, com a missão de incrementar a literacia do oceano em todos os ciclos/níveis de ensino. | Direção Geral de Educação, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019 - Atual | Álgebra e Geometria | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - Atual | Língua Portuguesa e Matemática em Educação de Infância | Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2016 - Atual | Projeto de Intervenção em ASC I | Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2015 - Atual | Análise de Dados | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2024 - 2024 | Tópicos de Matemática Discreta | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB (Mestrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2024 | Didática da Matemática no 1º CEB | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico | Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico (Especialização pós-licenciatura) | Centro de Formação e Associação de Escolas Maria Borges Medeiros, Portugal |
2022 - 2023 | Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade, com o número de registo CCPFC/ACC 116413/22 | Aprendizagens essenciais de Matemática para o 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade, com o número de registo CCPFC/ACC 116413/22 (Especialização pós-licenciatura) | Centro de Formação Calvet Magalhães, Portugal |
2022 - 2023 | Prática de Ensino Supervisionada II (1.º ciclo) | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2022 | Didática da Matemática no 1º e no 2º CEB | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2022 | Prática de Ensino Supervisionada I (1.º ciclo) | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2022 | Prática de Ensino Supervisionada II (2.º ciclo) | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2017 - 2021 | Conhecimento e Docência em Educação de Infância | Mestrado em Educação Pré-escolar (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2015 - 2021 | Números e Operações | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2011 - 2020 | Prática de Ensino Supervisionada II | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2019 - 2019 | Matemática e Didática para Professores do 1º Ciclo, com o número de registo CCPFC/ACC- 89719/17, | Matemática e Didática para Professores do 1º Ciclo, com o número de registo CCPFC/ACC- 89719/17, (Especialização pós-licenciatura) | Centro de Formação Calvet Magalhães, Portugal |
2018 - 2018 | Matemática e Didática para Professores do 1º ciclo, com o número de registo CCPFC/ACC-89719/17 | Matemática e Didática para Professores do 1º ciclo, com o número de registo CCPFC/ACC-89719/17 (Especialização pós-licenciatura) | Centro de Formação Calvet Magalhães, Portugal |
2018 - 2018 | Matemática e Didática para professores do 1º ciclo com o registo CCPFC/ACC-92560/17 | Matemática e Didática para professores do 1º ciclo com o registo CCPFC/ACC-92560/17 (Especialização pós-licenciatura) | Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, Portugal |
2017 - 2018 | Medida e Número | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2017 - 2018 | Prática de Ensino Supervisionada II - tutor generalista | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2008 - 2018 | Geometria | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2017 - 2017 | Didática na Matemática nos 1º e 2º ciclos, com o número de registo CCPFC/ACC-81999/15 | Didática na Matemática nos 1º e 2º ciclos, com o número de registo CCPFC/ACC-81999/15 (Especialização pós-licenciatura) | Centro de Formação Calvet Magalhães, Portugal |
2017 - 2017 | Matemática e Didática para professores do 1º ciclo com o registo CCPFC/ACC-92560/17 | Matemática e Didática para professores do 1º ciclo com o registo CCPFC/ACC-92560/17 (Especialização pós-licenciatura) | Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, Portugal |
2016 - 2017 | Prática de Ensino Supervisionada I | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2008 - 2017 | Probabilidades e análise de dados | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2008 - 2017 | Estatística aplicada à Gestão de Projetos | Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2011 - 2013 | Modelos e Padrões | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2010 - 2011 | Didática da Matemática em Educação Básica | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2009 - 2011 | Lógica e Padrões | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2007 - 2010 | Conceitos e Procedimentos Matemáticos Básicos | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2008 - 2009 | Jogos e Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2007 - 2009 | Fundamentos da Matemática | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2007 - 2008 | Métodos e Modelos Matemáticos | Licenciatura em Animação Sociocultural (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2007 - 2008 | Programa de Ensino Experimental das Ciências | Programa de Ensino Experimental das Ciências (Especialização pós-licenciatura) | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Membro da comissão científica do CIED | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2024 - 2024 | Membro da comissão científica no XXXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática | Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2024 - 2024 | Membro da comissão científica no 13.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2023 - 2023 | Membro da comissão científica no XXXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática | Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Membro da comissão científica no 12.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2023 - 2023 | Membro da comissão científica do 11.º Encontro do CIED - Produção de conhecimento em contexto | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2022 | Membro da comissão científica no VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações da ESELx | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da comissão científica no 10.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2021 | Membro da comissão científica no 10.º Encontro do CIED | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2020 - 2020 | Membro da comissão científica no 9.º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | Júri do concurso de acesso e ingresso de estudantes internacionais na Licenciatura em Educação Básica | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - Atual | Júri do concurso de acesso à Licenciatura de Titulares de Cursos de dupla certificação | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2018 - Atual | Júrí do concurso de acesso às Licenciaturas: Maiores de 23 | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Avaliadora de 6 docentes do Ensino Superior | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2021 - 2022 | Avaliadora de 7 docentes do Ensino Superior | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2020 - 2021 | Avaliadora de 2 docentes do Ensino Superior | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2019 - 2020 | Avaliadora de 4 docentes do Ensino Superior | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2018 - 2019 | Avaliadora de 3 docentes do Ensino Superior | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
2017 - 2018 | Avaliadora de 3 docentes do Ensino Superior | Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal |
Distinções
Prémio
2009 | Bolsa de Mérito enquanto estudante do curso de Mestrado em Educação Matemática
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|