Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mónica Lourenço
Nomes de citação
- Lourenço, Mónica
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0613-C605-286A
- ORCID iD
- 0000-0002-8124-2452
- Google Scholar ID
- H9WyvT4AAAAJ
- Researcher Id
- M-1593-2017
- Scopus Author Id
- 57202976070
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Monica_Lourenco (Académico)
- https://aveiro.academia.edu/monicalourenco (Académico)
- https://publons.com/a/1292612 (Académico)
- https://www.linkedin.com/in/monicalourenco/ (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) |
Alemão | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017 - 2019
Concluído
|
Promoting responsible global citizenship in pre-service teacher education: bridging the gap between formal and informal curriculum
(Pós-doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2014 - 2017
Concluído
|
Internationalising pre-service teacher education: an opportunity to educate globally competent teachers (Pós-doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2013/07/17
Concluído
|
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Educação para a diversidade e desenvolvimento fonológico na infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado por unanimidade |
2007/02/12
Concluído
|
Linguística e Ensino (Mestrado)
Especialização em Linguística Aplicada
Universidade de Coimbra, Portugal
""Does younger really equal better?" Avaliação de estratégias de aprendizagem de vocabulário em inglês como LE no ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom por unanimidade |
2003/06/25
Concluído
|
Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Ingleses e Alemães (Licenciatura)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
17 |
1999
Concluído
|
Área de Humanidades (Ensino secundário)
Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Portugal
|
19 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/01/31 - 2023/08/31 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal | ||
2018/09/17 - 2019/01/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2015/09/14 - 2016/02/09 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2013/02/02 - 2014/11/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2004/11/01 - 2007/10/31 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/01 - Atual | Coordenadora da Área de Inglês no Conselho de Formação de Professores da FLUC | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2023/10 - Atual | Diretora do Mestrado em Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal | ||
2020 - 2023 | Assessora da coordenadora do Grupo de Investigação 1 "Linguagens, Discursos e Identidades" | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/12/01 - 2019/01/30 | Bolseira de Pós-doutoramento | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2014/12/01 - 2017/11/30 | Bolseira de Pós-doutoramento | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2013/04/30 - 2013/06/06 | Formadora | Fundação Beatriz Santos, Portugal |
2008/01/01 - 2012/12/15 | Bolseira de doutoramento | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2010/10/01 - 2011/08/31 | Professora Contratada | Escola Secundária Infanta D. Maria, Portugal |
2004/09/01 - 2005/07/31 | Professora de língua inglesa (regime de voluntariado) | Colégio de Santa Maria, Portugal |
2003/09/01 - 2004/08/31 | Professora estagiária | Escola Secundária Infanta D. Maria, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/12 - 2019/01 | Internationalising pre-service teacher education: an opportunity to educate globally competent teachers?
SFRH/BPD/94768/2013
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2008/01 - 2012/12 | Diversidade linguística e consciência fonológica: contributos para a aprendizagem de línguas estrangeiras
SFRH/BD/38201/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12/01 - Atual | BOLD - Building on Linguistic and Cultural Diversity for Social Action within and beyond European Universities
2022-1-DE01-KA220-HED-000086001
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Em curso
|
2022/01/09 - Atual | AILIT - AI Literacy Network in Primary Education
KA220-SCH-C4A7756B,
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Em curso
|
2021/11 - Atual | VABIOLA - Valorisation des biographies langagières: parcours numérique
referência 2021-1-FR01-KA220-SCH-000027795
Investigador
|
European Commission
Em curso
|
2020/09/01 - 2023/08/31 | DICE.LANG - Digital Citizenship Education and Foreign Language Learning
2020-1-DE01-KA203-005712
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2019/09/01 - 2022/12/31 | TEDS - Schools Educating for Sustainability: Proposals for and from In-Service Teacher Education
Investigador
|
European Commission
Concluído
|
2019/09/01 - 2022/08/31 | LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Research Centre Didatics and Technology in Education of Trainers
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016 - 2019 | EVAL-IC - Evaluation des compétences en intercompréhension: réception et interactions plurilingues
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Em curso
|
2015 - 2017 | KOINOS - European Portfolio of Plurilingual Literacy Practices
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Concluído
|
2015 - 2017 | EUROMEC - European Identity, Culture, Exchanges and Multilingualism
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Commission Européenne Représentation au Luxembourg
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2012/12/31 | CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Projecto Estratégico 2011-2012) | Research
Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (Strategic Project 2011-2012)
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008 - 2011 | REDINTER - Rede Temática Internacional em Intercompreensão
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Commission Européenne Représentation au Luxembourg |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/31 - 2023/08/31 | Promoting responsible global citizenship in teacher education: exploring the transformative potential of third space
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em jornal |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/15 | (Still) challenging the monolingual bias in EFL teacher education in Portugal | 9th TEFL Conference "Innovation in English Language Education: Adapting Pedagogies to Meet Modern Challenges"
Nova University Lisbon, FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2024/11/12 | Promoting global citizenship and social justice in initial teacher education in Portugal |
Martin Luther University Halle Wittenberg (Halle, Alemanha)
|
2024/09/26 | Global citizenship in the young learner classroom | Sharing Languages Webinar
Sharing Languages (Estados Unidos)
|
2024/09/02 | Promoting culturally and linguistically responsive teaching in initial teacher education programmes at two HEIs in Portugal | SRHE International Conference 2024 - Higher Education: A Place for Activism and Resistance?
Society for Research into Higher Education (Nottingham, Reino Unido)
|
2024/06/20 | Linguistic and cultural management in border regions | Reimagining Teachers and Teacher Education for Our Futures
University of Helsinki (Helsínquia, Finlândia)
|
2024/06/19 | Arts-based approaches in teacher education: a comparative study in Portugal and Norway | Reimagining Teachers and Teacher Education for Our Futures
University of Helsinki (Helsínquia, Finlândia)
|
2024/06/18 | Integrating a ‘global outlook’ into teacher education programmes: the voices and experiences of teacher educators in Portugal | Reimagining Teachers and Teacher Education for Our Futures
University of Helsinki (Helsínquia, Finlândia)
|
2024/04/19 | Educar para a sustentabilidade e para a cidadania global: que implicações para a formação de professores? |
Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2023/10/21 | Between fear and hope: pre-service EFL teachers educating for citizenship in Portuguese primary schools |
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2023/10/14 | Bringing citizenship into the primary English classroom: student teachers' voices and practices |
Nova University Lisbon, FCSH (Portugal)
|
2023/08/25 | Ten years of global education in Portugal: trends and debates | ECER 2023 – The value of diversity in education and educational research
University of Glasgow (Glasgow, Portugal)
|
2023/08/22 | Global citizenship education and diversity: ontological and axiological connections |
University of Glasgow (Glasgow, Reino Unido)
|
2023/07/06 | Disruptions as opportunities for action and positive change: narratives from a community of practice in the making |
Sinergias ED (Porto)
|
2023/06/19 | Global citizenship in primary EFL classrooms: an exploration of pre-service teachers' practices and discourses | ANGEL's Biennial International Conference 2023 - Global Education & Learning for a Just, Peaceful and Sustainable World
Academic Network on Global Education and Learning (ANGEL) (Paris, França)
|
2023/02/09 | Educating teachers for global citizenship in Portugal: from envisioning to enacting | 6th CETAPS Advanced Research Seminar "Researching multilingualism and education for global citizenship"
Centro de Estudos Ingleses de Tradução e Anglo-Portugueses (CETAPS) (Lisboa, Portugal)
|
2023/02/08 | Teacher education for sustainability and global citizenship: a focus on in-service teachers | ANGEL Seminar Series: Research on Teacher Education - Education for sustainable development with pre-service and in-service
teachers
Academic Network on Global Education and Learning (ANGEL)
|
2023/02/03 | Foregrounding global citizenship in EFL classrooms in Portugal: an exploration of pre-service teachers' practices and discourses | IC-SPELT sessions
IC-SPLET - An International Collective of Scholar-Practitioners of English Language Teaching (Vancouver, Canadá)
|
2022/09/16 | A cidade e os seus espaços de aprendizagem: diálogos e parcerias numa educação para a cidadania global |
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/01 | Bridging linguistic landscapes and mobile learning: a case study of in-service teacher professional development | ECER 2022 "Education in a Changing World: The impact of global realities on the prospects and experiences of educational research"
(online)
European Educational Research Association
|
2022/07 | Educating for global citizenship and positive peace through the awakening to languages approach: a case study with children in institutional care | ELLME 2022 - Future Challenges in Early Language Learning and Multilingual Education |
2022/01/19 | Teacher education for global citizenship and sustainable development: a tale from three contexts | Special Focus: Research on Teacher Education
rede académica ANGEL
|
2022 | Measuring internal consistency and reliability of a set of rubrics to assess Global Competence in Teacher Education programmes | ATEE – Association for Teacher Education in Europe "Teaching and Learning for an Inclusive, Interconnected World" |
2021/08/27 | LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context | EUROCALL 2021 - CALL & Professionalisation (online) |
2021/08/18 | Becoming culturally aware and socially responsible: the voices and practices of pre-service teachers | Plurilingual teaching and learning: giving participation, equality and social justice in education a chance
Universidade de Groningen (Países Baixos)
|
2021/07/10 | From LoCALL to Global: Linguistic Landscapes as a means to raise awareness of linguistic (in)equity in education | 13th International Symposium on Bilingualism (ISB13)
Universidade de Varsóvia (Polónia)
|
2021/07/08 | LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context | Research Summit 2021
Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2021/07/07 | Pre-service teacher education: representations and possibilities of linguistic landscapes | 9.º Congresso Internacional da Associação EDiLiC "Approches plurielles, compétences plurilingues, appropriations langagières:
l’apprenant.e au centre des réalités éducatives"
Universidade Aristotele de Tessalónica (Grécia)
|
2021/07/06 | Exploring Linguistic Landscapes with the LoCALL App - Part 2: A Hands on APProach! | 9.º Congresso Internacional da Associação EDiLiC "Approches plurielles, compétences plurilingues, appropriations langagières:
l’apprenant.e au centre des réalités éducatives"
Universidade Aristotele de Tessalónica (Grécia)
|
2021/07/06 | Exploring Linguistic Landscapes with the LoCALL App - Part 1: From Concept to Practice | 9.º Congresso Internacional da Associação EDiLiC "Approches plurielles, compétences plurilingues, appropriations langagières:
l’apprenant.e au centre des réalités éducatives"
Universidade Aristotele de Tessalónica (Grécia)
|
2021/07/05 | Intercultural competence in the voices of Portuguese employers: implications for higher education institutions | 13th Annual International Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN21, online) |
2021/07 | Painel "Linguistic landscapes in flux: promoting language awareness in bi/multilingual education" | 13th International Symposium on Bilingualism (ISB13)
Universidade de Varsóvia (Varsóvia, Polónia)
|
2021/06/07 | Linguistic landscapes as a pedagogical tool for plurilingual education and global citizenship | I International Conference on Foreign Language Learning: variety, diversity, and interdisciplinarity
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2021/05/27 | Building hope in an unpredictable year: pre-service teachers growing as global citizenship educators during the pandemic | ANGEL Conference 2021 "Pedagogy of Hope and Global Social Justice"
Academic Network on Global Education and Learning
|
2021/03/25 | The primary school curriculum: an open door for the development of 21st century competencies? | Primary school of the 21st century. Foreign practices
National Institute of Education (Bielorrússia)
|
2020/11/12 | Educating teachers and teacher educators for global citizenship: moving from rhetoric to reality | TEdELL - Teachers and teacher educators: Education and professional development for early language learning
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2020/09/11 | Educação para a Cidadania Global e Intercompreensão: uma investigação-ação no 1.º Ciclo do Ensino Básico | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação "Liberdade, Equidade e Emancipação"
Online
|
2019/07/12 | Abordagens plurais das línguas e culturas na formação de educadores de infância | 8.º Congresso Internacional da Associação EDiLiC "Interculturalidade e Sensibilização à Diversidade Linguística: desafios
e oportunidades para os contextos de educação formal e não formal"
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal)
|
2019/03/27 | The EFL classroom: an optimal space for global citizenship education? | Educating the Global Citizen - International Perspectives on Foreign Language Teaching in the Digital Age
(Munique, Alemanha)
|
2019/03/26 | Is the world their oyster? Pre-service teachers’ knowledge, beliefs and reported practices concerning global citizenship | Educating the Global Citizen - International Perspectives on Foreign Language Teaching in the Digital Age
(Munique, Alemanha)
|
2019/03/18 | O Cambridge Framework for Life Competencies: apresentação e reflexões em torno da responsabilidade social e da cidadania global | Seminários Científicos do LALE
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro
|
2018/10/12 | Educação para a cidadania global: práticas e discursos na formação de formadores | III Colóquio Internacional da Rede PICNAB
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/07/02 | Cidadania global e formação de professores: reflexões em torno de práticas curriculares | Encontro Ciência 2018
Centro de Congressos de Lisboa
|
2018/06/27 | Internacionalização do currículo e educação para a cidadania global: implicações para a formação de professores |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais – CIS (Luanda, Angola)
|
2018/05/18 | Global education and curriculum (re)design: The voices and experiences of teacher educators | Teacher Education Policy in Europe: “Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism and Pedagogy” (TEPE
2018)
Universidade do Minho (Portugal)
|
2018/05/18 | Painel: "Global education and the preparation of pre-service teachers: Challenges and opportunities" | Teacher Education Policy in Europe Conference 2018 - "Recruiting and Educating the Best Teachers: Policy, Professionalism
and Pedagogy"
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/05/16 | Mesa-redonda: “Cidadania global e competência intercultural: que lugar nos curricula do Ensino Superior?” | UA Intercultural
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/05/04 | Internacionalização da investigação no CIDTFF: estratégias consolidadas e linhas de ação | CIDTFF em debate: construindo o futuro
Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/01/30 | Educação para a cidadania global e identidade profissional: um estudo de caso na formação inicial de professores | II Conferência Internacional de Educação Comparada "O Professor do Século XXI em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios
para a Construção de Sociedades Sustentáveis" (CIEC 2018)
(Funchal, Portugal)
|
2017/10/19 | Engaging academics in internationalization of the curriculum for global citizenship | Education for a global world: challenges and opportunities in Portuguese Higher Education Institutions
Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2017/10/19 | Mesa-redonda: "Academics’ experiences with internationalisation of the curriculum and internationalisation at home" | Educating for a global world: Challenges and opportunities for Portuguese Higher Education Institutions
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2017/07/07 | The supervision process as experienced by doctoral students and supervisors in a Portuguese Higher Education Institution: A case for supervisor development? | UKCGE Annual Conference 2017 – Postgraduate Education in the European Context: Successes, Challenges, Transitions and Futures
Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade do Porto (Portugal)
|
2017/04/20 | Embedding the 'global' in teacher education programs: an opportunity for the professional development of academic staff? | 3rd International Conference on Education (ICEDU 2017) - Models of Global Education and Education Mobility for the 2020's
(Kuala Lumpur, Malásia)
|
2016/11/30 | Educar e formar para um/num mundo global: desafios para as instituições de ensino superior | UnderInvestigation: Psicologia & Educação@UA
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro
|
2016/09/07 | Repensar a formação de professores… rumo a uma educação global na aula de línguas | I Jornadas Nacionais de Professores de Línguas “Leituras cruzadas para o futuro: movimentos, correntes e diversidades linguísticas
e culturais. Construindo pontes para o Entendimento Global"
Escola Secundária Alberto Sampaio (Aveiro, Portugal)
|
2016/08/23 | Possibilities and constraints for an integrated and sustainable internationalisation approach: a case study in a Portuguese Higher Education institution | ECER - Leading Education: The Distinct Contributions of Educational Research and Researchers
University College Dublin (Irlanda)
|
2016/05/18 | (Olhares sobre) políticas e práticas de internacionalização na Universidade de Aveiro: O caso do Departamento de Educação e Psicologia | Seminários Científicos do LALE
Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro
|
2016/03/30 | @H: noção, relevância e desenvolvimento no Ensino Superior | I@H: promovendo a internacionalização na sala de aula
Sala do Senado da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015/11/13 | Abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade: contributos para o desenvolvimento da linguagem |
Grupo Anagrama do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/09/07 | Discovering languages and diversity in the early years: The 'awakening to languages' approach in practice | 25ª conferência internacional da EECERA - Innovation, Experimentation and Adventure in Early Childhood
Universidad Autònoma de Barcelona (Espanha)
|
2014/05/23 | Plurilingual education in the early years: an opportunity for teacher professional development | Language Learning 2-6: International perspectives on early years plurilingualism
(Nicósia, Chipre)
|
2012/09/17 | Educating through and for diversity in the early years: Possibilities of the awakening to languages approach | ECER - The need for educational research to champion freedom, education and development for all
(Cádiz, Espanha)
|
2012/07/16 | Diversidade linguística e formação contínua de educadores de infância: que possibilidades de desenvolvimento profissional? | 4.º Congresso Internacional EDiLiC "Sensibilização à diversidade linguística e didáticas: Investigação, práticas educativas
e de formação"
Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (Portugal)
|
2011/10/15 | Práticas educativas em intercompreensão: que caminhos? | Colóquio Histórias em Intercompreensão
Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2011/07/01 | A sensibilização à diversidade linguística no pré-escolar como suporte para a aprendizagem de línguas ao longo da vida | XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Instituto Politécnico da Guarda
|
2011/06/04 | Educação plurilingue no pré-escolar: que potencialidades? (palestra para o público em geral) | "Onde nos levam as línguas?" organizada pela Piccolingo Campaign for Early Foreign Language Learning
FNAC do Fórum Coimbra
|
2010/12/10 | Sensibilização à diversidade linguística e consciência fonológica plurilingue: formando «exploradores linguísticos» no pré-escolar | 1.º Encontro de Pós-Graduação em Linguística
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2010/09/16 | Do languages die? Raising awareness of language and linguistic diversity in preschool | Language Teaching in Increasingly Multilingual Environments: From Research to Practice
Universidade de Varsóvia (Polónia)
|
2010/07/05 | Awakening to languages in the first school years: Listening to the teachers' voices | 3rd Congress of the International Association EDiLiC "Awakening to languages, pluralistic approaches: From teacher training
to classroom practice"
Haute École Pédagogique em Lausanne (Suiça)
|
2009/12/10 | Éveil au langage et à l'écrit dans le préscolaire: un atout pour l'apprentissage des langues tout au long de la vie | Colloque International Acedle "Recherches en didactique des langues - Les langues tout au long de la vie"
(Lille, França)
|
2009/06/18 | How does she know that Spanish song by heart? Awareness to languages and to otherness in preschool | Language Policy and Language Learning: New Paradigms and New Challenges,
Universidade de Limerick (Irlanda)
|
2008/08/24 | Does younger really equal better in EFL vocabulary learning? | 15th World Congress of Applied Linguistics
(Essen, Alemanha)
|
2007/10/02 | A memória humana e a aprendizagem de vocabulário: contributos da memória fonológica de curto prazo e do conhecimento lexical prévio | XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Évora
|
2007/09/28 | Who reports what, to whom, when and where? Uma abordagem alternativa ao ensino do reported speech | VIII Encontro da Aprolíngu@s (Associação de Professores de Línguas do Ensino Superior)
Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda
|
2007/07/17 | Aprender vocabulário numa LE: Quanto mais cedo melhor? | II Congresso sobre Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda
|
2007/07/12 | Does younger really equal better?” Avaliação de estratégias de aprendizagem de vocabulário em inglês como LE no ensino básico | II Fórum de Partilha Linguística
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
|
2005/10 | Estudo comparativo sobre o papel da memória fonológica e de mecanismos implícitos na aprendizagem de vocabulário numa Língua Estrangeira | Congresso sobre Aquisição da Linguagem
Escola Superior de Educação da Guarda
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09/11 - Atual | A Competência Intercultural na aula de língua inglesa: O potencial de recursos audiovisuais
Orientador de Maria Colaço Pauseiro
|
Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/09/11 - Atual | O uso de paisagens linguísticas na aprendizagem da língua inglesa
Orientador de Jorge Filipe Figueiredo Pais
|
Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 - Atual | Um estudo sobre o desenvolvimento profissional de docentes de língua portuguesa nas universidades chinesas
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - Atual | Educação para a Cidadania Global: articulações possíveis entre espaços de educação formal e não formal
Orientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - Atual | Cidadania global e igualdade género: um estudo na aula de Inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - Atual | Sensibilização à diversidade linguística e educação para a paz: um projeto numa instituição de acolhimento para crianças em
idade pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação, percurso Didática e Tecnologia Educativa em Línguas (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - Atual | Educação para a cidadania global e intercompreensão: propostas para os primeiros anos de escolaridade
Coorientador
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2024/11/04 - 2024/11/14 | Supervisora da estadia de Sunny Lau, Full Professor da Bishop's University, Canadá, no âmbito da sua licença sabática (mobilidade
para investigação e ensino)
Orientador de Sunny Man Chu Lau
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/09/11 - 2024/10/17 | O uso de técnicas de drama para promover a competência de comunicação oral na aula de língua inglesa
Orientador
|
Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/09/11 - 2024/10/15 | O uso de recursos educativos digitais no ensino de vocabulário da língua inglesa
Orientador
|
Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/09/11 - 2024/10/08 | Desenvolver o pensamento crítico na aula de língua inglesa através de estratégias multimodais
Orientador
|
Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2022 - 2023 | A influência da consciência fonológica no ensino da escrita: um projeto no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Coorientador
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 - 2023 | A pedagogia acional como abordagem promotora de competências para a vida no ensino da língua inglesa em Cursos de Aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Educação e Formação, percurso Didática e Tecnologia Educativa em Línguas (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022/01/03 - 2022/01/14 | Supervisora da estadia de Nayr Ibrahim, Professora Associada de Didática de Inglês e Formação de Professores na Faculdade
de Artes e Educação da Nord University, na Noruega, no âmbito de uma Mobilidade Erasmus+ para investigação com o apoio do
CIDTFF
Orientador
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 - 2022 | Educar cidadãos globais para um mundo mais sustentável: um projeto em aula de língua inglesa no 1.º CEB
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/09/15 - 2021/12/15 | Diagnóstico da educação para o desenvolvimento e cidadania global crítica nas zonas rurais europeias: rumo ao desenvolvimento
sustentável (estágio de doutoramento)
Orientador
|
Doutoranda da Universidade de Santiago de Compostela (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2020 - 2021 | O potencial pedagógico da paisagem linguística urbana no âmbito do projeto LoCALL 1
Orientador
|
Programa para jovens estudantes em Educação (PIC-Edu) (Iniciação científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2021 | O potencial pedagógico da paisagem linguística urbana no âmbito do projeto LoCALL 2
Orientador
|
Programa para jovens estudantes em Educação (PIC-Edu) (Iniciação científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/04/01 - 2019/06/30 | Diagnóstico da educação para o desenvolvimento e cidadania global crítica nas zonas rurais europeias: rumo ao desenvolvimento
sustentável (estágio de doutoramento)
Coorientador
|
Investigadora de pré-doutoramento da Universidade de Valladolid (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018/09/03 - 2019/01/02 | Fostering metacognitive awareness for learning autonomy in a university context (estágio de doutoramento)
Orientador
|
Aluna de Doctoral Studies in Education Science na Mykolas Romeris University (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018 - 2019 | Educação para a cidadania global na aula de língua inglesa no 1.º CEB
Coorientador de Carla Madalena Lebre Mourão
|
Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 - 2016 | Educação para a paz no jardim de infância: uma educação livre de conflitos
Orientador de Tânia Vanessa Serrano Dias
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/06/03 - 2015/06/05 | Supervisora da estadia de Hammoudi Abdelhakh, presidente do Conselho Científico da Universidade Lamine Debaghine de Setif,
Argélia
Orientador
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2014 - 2015 | A competência global na aula de língua inglesa: como preparar os alunos para viver e agir no mundo atual?
Orientador de Elisa Andreia Moreira de Carvalho
|
Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Espanhol) no 3.º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2014 - 2015 | Desenvolver a consciência fonológica através da diversidade linguística no pré-escolar
Orientador de Juliana Rebelo Dias
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2014 - 2015 | Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no jardim de infância
Orientador de Mara Soraia Carinha da Silva
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2007 - 2007 | Relatório do Estágio Curricular em Inglês no Ensino Básico
Orientador
|
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
2007 - 2007 | Relatório do Estágio Curricular em Inglês no Ensino Básico
Orientador
|
Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - Atual | VI Encontro da Comunidade Sinergias ED (nacional) (2022/02/08 - 2022/02/08)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2021 - Atual | "Educar para os desafios do século XXI: diversidade linguística e cultural e sustentabilidade" no âmbito das atividades de
disseminação dos projetos Eramus+ LoCALL e TEDS (nacional) (2022/02/16 - 2022/02/18)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2020 - Atual | LoCALL Online Training Week no âmbito do projeto Erasmus+ LoCALL (international) (2021/01/18 - 2021/01/21)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2019 - Atual | Conferência "International diversity in teacher and higher education research in the 21st century: insights from doctoral
students, supervisors, and doctoral school leaders" (international) (2020/12/04 - 2020/12/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
ELTE Társadalomtudományi Kar, Hungria |
2018 - Atual | IV Jornadas do LALE subordinadas ao tema "Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo
português. 15 anos de «Propostas» e «Reflexões» através dos Cadernos do LALE" (nacional) (2018/11/23 - 2018/11/24)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2017 - Atual | Seminário "Educação para um mundo global: desafios e oportunidades em instituições portuguesas de Ensino Superior" (international) (2017/10/19 - 2017/10/20)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2016 - Atual | III Jornadas do LALE subordinadas ao tema "Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo
português. Desenvolvimento de práticas de literacia plurilingue" (nacional) (2016/11/25 - 2016/11/26)
Outro (Outra)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2015 - Atual | Workshop "I@H: promovendo a internacionalização na sala de aula" (nacional) (2016/03/30 - 2016/03/30)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - Atual | II Jornadas do LALE subordinadas ao tema "Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo
português. Um enfoque na intercompreensão" (nacional) (2015/11/20 - 2015/11/21)
Outro (Outra)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - Atual | IALIC's "Linguistic resources and intercultural (communicative) competence: bridging a theoretical and empirical gap" (international) (2014/11/28 - 2014/11/30)
Conferência (Outra)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - Atual | Jornadas do LALE subordinadas ao tema "Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo
português" (nacional) (2013/10/11 - 2013/10/12)
Outro (Outra)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2011 - Atual | 4.º Congresso EDiLiC "Sensibilização à diversidade linguística e didáticas: Investigação, práticas educativas e de formação"
(international) (2012/07/16 - 2012/07/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2010 - Atual | 1.º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE) (2010/10/08 - 2010/10/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2007 - Atual | Colóquio "da Investigação à Prática: interações e debates" (nacional) (2008/02/15 - 2008/02/16)
Simpósio (Outra)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2024/07/10 - 2024/12/20 | Membro da Comissão Organizadora do II Encontro de Reflexão e Capacitação da Comunidade FOCO CG (2024/12/20 - 2024/12/20)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2024/11/13 - 2024/11/13 | Membro da Comissão Organizadora do Webinar "Plurilingual and Intercultural Approaches in ELT" (2024/11/13 - 2024/11/13)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2024/07/11 - 2024/07/11 | Membro da Comissão Organizadora do Webinar "NewPELT2024 - New Perspectives in English Language Teaching: Teaching through
Art" (2024/07/11 - 2024/07/11)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2024/05/06 - 2024/05/06 | Membro da Comissão Organizadora do Workshop “Digital Learning Environments and Authenticity in English Language Teaching and
Language Learning” (2024/05/06 - 2024/05/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2024/03/04 - 2024/03/04 | Membro da Comissão organizadora do workshop “Work-in-Progress: postgraduate Workshop in ELT”, (2024/03/04 - 2024/03/04)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/12 - 2024/07/12 | Participação no 2.º Colóquio da Interdisciplinaridade (CEIS20)
Encontro
|
2.º Colóquio da Interdisciplinaridade
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, Portugal
|
2024/06/07 - 2024/06/07 | Participação na Conferência Internacional "New Voices in Global Education and Learning", organizada pelo Early Career Researchers
Group da Academic Network on Global Education and Learning (ANGEL)
Conferência
|
Academic Network on Global Education and Learning, Reino Unido
|
2024/04/23 - 2024/04/23 | Participação no Seminário Intitulado "Pedagogy of Hope for Global Social Justice", Douglas Bourn (online)
Seminário
|
|
2024/02/21 - 2024/02/21 | Participação no Seminário intitulado "Building multilingual awareness in preschool", organizado pela comunidade de prática
Sharing Languages (online).
Seminário
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/16 | A sensibilização para a Diversidade Linguística e Cultural através do envolvimento das famílias no Jardim de Infância
Arguente principal
|
Joana Filipa Sá Alves (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2024/12/16 | Sensibilização à diversidade linguística e cultural com a criação de uma história plurilingue em contexto de educação pré-escolar
Arguente principal
|
Sofia Silva Pereira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2024/10/24 | A Escrita colaborativa no ensino-aprendizagem de Inglês e de Francês como línguas estrangeiras
Presidente do júri
|
Luís António Santos Gabriel (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/10/17 | Abordagens para o Ensino da Língua Inglesa para alunos com Dislexia
Arguente principal
|
Maria João Dias Lemos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/10/17 | O uso de técnicas de drama para promover a competência de comunicação oral na aula de língua inglesa
Orientador
|
Jessica Gonçalves Freitas (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/10/15 | Atividades de pré-leitura no auxílio da compreensão escrita no ensino de Inglês e Espanhol
Arguente principal
|
Catarina Ferrão do Carmo (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/10/15 | O uso de recursos educativos digitais no ensino de vocabulário da língua inglesa
Orientador
|
Manuel Luís Franco Ramos da Silva Teixeira (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/10/08 | A cultura através de materiais audiovisuais nas aulas de Inglês e de Alemão
Arguente principal
|
Leandro Gomes do Espírito Santo (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/10/08 | Desenvolver o pensamento crítico na aula de língua inglesa através de estratégias multimodais
Orientador
|
Rita Joana Miranda Costa Gomes dos Santos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2024/10/03 | Desenvolvimento da competência intercultural através da banda desenhada no ensino de inglês – um estudo no ensino secundário
Arguente principal
|
Joana Margarida Bastos Santos Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2024/07/12 | Teachers’ theories and praxis of global citizenship education. A comparative study of teachers in Poland and Portugal
Arguente
|
Dobrawa Aleksiak (Doutoramento)
Uniwersytet Warszawski, Polónia
|
2024/06/22 | Implementation of English as a Medium of Instruction (EMI) in Higher Education: A Case Study of the University of Évora (provas
públicas de qualificação)
Arguente principal
|
Marta Susana Monteiro David (Outro)
Universidade de Évora, Portugal
|
2024/02/06 | Atividades de mediação intralinguística de textos e a Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas aulas
de língua estrangeira
Arguente
|
Ana Margarida Farinha Gabriel Correia do Paulo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/12/14 | Interculturalidade em contexto educativo: um estudo numa turma do 3.º ano
Arguente principal
|
Anabela Mendes Correia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/12/14 | A pedagogia acional como abordagem promotora de competências para a vida no ensino de língua inglesa
Orientador
|
Maria Madalena Santiago Tavares (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/12/13 | Desenhos animados, saindo da caixa do storytelling? O recurso audiovisual e o seu contributo para o ensino de Inglês a crianças
Arguente principal
|
Inês Guimarães Xavier (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2023/10/30 | Inteligência Artificial e Educação para a Cidadania Global Crítica: Um estudo em contexto de ensino da informática no ensino
básico (provas públicas de qualificação)
Arguente principal
|
Ana Cristina Rebelo Matias (Outro)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2023/10/24 | Desenvolvimento da competência oral através de ambientes digitais
Arguente principal
|
Inês Maria Jesus Ferreira (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/10/17 | O Ensino de Línguas Estrangeiras com recurso a temas de Cidadania Ativa
Arguente principal
|
Gina Almeida Ferreira (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2023/06/22 | A metodologia de trabalho de projeto na promoção da cidadania e na aprendizagem do Inglês no 1.º CEB
Arguente principal
|
Rita Isabel Rodrigues Leitão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2023/01/31 | Educar para a diversidade na Educação Pré-Escolar: relato de uma experiência
Arguente principal
|
Ana Rita Pinto dos Santos Graça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2023/01/19 | A influência da consciência fonológica no ensino da escrita: um projeto no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Rita Isabel Moreira da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2022/10/25 | O desenvolvimento da competência textual em língua estrangeira
Arguente
|
Vasco Manuel Sampaio Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/10/20 | Análise da escrita criativa no ensino de Português e Inglês: a utilização de parâmetros como estratégia para avaliar a escrita
criativa
Arguente
|
Patrícia Alexandra Batista Gonçalves (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2022/07/12 | Educar cidadãos globais para um mundo mais sustentável: um projeto em aula de língua inglesa no 1.º CEB
Orientador
|
Diana Lourenço Oliveira Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2021/09/30 | La educación para el desarollo y la ciudadanía global en Castilla y León: La perspectiva de los equipos directivos y del profesorado
en centros educativos rurales
Arguente
|
Noelia Santamaría Cárdaba (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
|
2020/10/30 | Metacognitive awareness in university studies: The comparative study of Lithuanian and Iranian cases
Arguente
|
Marjan Massoodi (Doutoramento)
Mikolas Romeris University, Lituânia
|
2018/12/17 | Educação para a cidadania global e sensibilização à diversidade linguística nos primeiros anos de escolaridade
Arguente principal
|
Ana Catarina Caldeira Cintrão (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018/07/12 | As canções como ferramenta para a aprendizagem de vocabulário em aula de inglês do 1.º CEB
Arguente principal
|
Cristina Maria Gonçalves Traqueia (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2018/04/20 | Ensinar Inglês e educar para a cidadania global: uma experiência com picturebooks
Arguente principal
|
Clara Maria da Silva Pires (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/12/20 | Desenvolvimento da competência global em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Mariana Tomé da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/12/19 | Educação, cidadania e intercompreensão
Arguente principal
|
Francisco Parrança da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/12/14 | Preservação da biodiversidade: animais em vias de extinção
Arguente principal
|
Soraia Alexandra Neves Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/12/14 | Educação global no jardim de infância: um projeto sobre os valores
Arguente principal
|
Ana Rita da Costa Vaz (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2017/10/13 | Fostering metacognitive awareness in autonomous university studies
Arguente principal
|
Marjan Massoodi (Outro)
Mykolo Romerio universitetas, Lituânia
|
2016/10/07 | Fostering metacognitive awareness in autonomous university studies
Arguente principal
|
Marjan Massoodi (Outro)
Mykolo Romerio universitetas, Lituânia
|
2016/07/21 | Educação para a paz no jardim de infância: uma educação livre de conflitos
Vogal
|
Tânia Vanessa Serrano Dias (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/12/18 | A competência global na aula de língua inglesa: como preparar os alunos para viver e agir no mundo atual?
Vogal
|
Elisa Andreia Moreira de Carvalho (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/12/14 | Educar para a cidadania e desenvolver a comunicação no pré-escolar: papel do educador
Arguente principal
|
Gisela Alves dos Santos Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/12/07 | Desenvolver a consciência fonológica através da diversidade linguística no pré-escolar
Vogal
|
Juliana Rebelo Dias (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015/12/07 | Primeiros passos rumo a uma educação intercultural e para o desenvolvimento sustentável no jardim de infância
Vogal
|
Mara Soraia Carinha da Silva (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/10/08 - 2025/07/25 | 11th EDiLiC Conference "Plurilingual Literacies in Education: Pluralistic Approaches Inside and Beyond the Classroom" | University of Hamburg, Germany |
2024/06/26 - 2024/06/26 | 9th TEFL Conference "Innovation in English Language Education: Adapting Pedagogies to Meet Modern Challenges" | Lisbon |
2023/06/20 - 2023/06/20 | III International Synergies Meeting "Education, Social Transformation and Global Citizenship: debates, paths, and meanings of the political" | Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto |
2023/02/03 - 2023/02/03 | 14th International Symposium on Bilingualism (ISB14) | Sidney, Australia |
2022/07/25 - 2022/07/25 | 8th TEFL Conference "Learning to communicate - communicating to learn: English language learning in formal education" | Universidade Nova de Lisboa |
2022/04/11 - 2022/04/30 | Colloque Acedle - Didactique(s), plurilinguisme(s), mondialisation(s) | Aveiro |
2022/04/20 - 2022/04/22 | ATEE International Conference - Teaching and Learning for an Inclusive, Interconnected World | Sestri Levante, Itália |
2022/03/10 - 2022/04/07 | 13th Linguistic Landscape Workshop | Hamburgo, Alemanha |
2022 - 2022 | EPPAA+ - Encontro de Práticas de Promoção da Aprendizagem Ativa (e mais) no Ensino Superior | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu |
2021/03/05 - 2021/03/05 | V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE) | online |
2021/02/04 - 2021/02/04 | 13th International Symposium on Bilingualism (ISB13) | Varsóvia (Polónia) |
2020/10/14 - 2020/10/16 | 5.º Congresso Internacional techLING - Línguas, Linguística e Tecnologia | Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/02/07 - 2020/02/08 | IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE) | Universidade de Évora, Portugal |
2019/07/11 - 2019/07/13 | 8.º Congresso Internacional da Associação EDiLiC (Éducation et Diversité Linguistique et Culturelle) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal |
2017/11/05 - 2017/11/10 | Autumn School SCoRE'2017 - Science Communication for Researchers in Education: How to do it successfully | Universidade de Aveiro, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/12/21 - Atual | Journal of Innovative Pedagogy and Educational Transformation (Editorial Board) | |
2024/11/21 - Atual | International Journal of Development Education and Global Learning (Editorial Board) (1756-5278) | UCL Press |
2024/11 - Atual | Membro de Comissão Científica do livro "Identidades e Globalização: Encontros, Fronteiras e Mediações" | UA Editora |
2023/06/13 - Atual | Language Teaching for Young Learners (2589-2053) | John Benjamins |
2022/12/28 - Atual | Language and Education (0950-0782) | Taylor and Francis |
2022/10/24 - Atual | Porta Linguarum - An International and Interuniversity Journal of Foreign Language Didactics (1697-7467) | Grupo Editorial Universitario |
2022/05/19 - Atual | Diacrítica - Revista do Centro de Estudos Humanísticos (2183-9174) | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
2022/04/12 - Atual | Teaching and Teacher Education (0742-051X) | Elsevier |
2021/03/07 - Atual | Journal of Adult Learning, Knowledge and Innovation (2631-1348 ) | AKJournals |
2021 - Atual | Education Sciences (2227-7102) | MDPI |
2021 - Atual | Frontiers in Education (2504-284X) | Frontiers |
2020 - Atual | Language and Intercultural Communication (1470-8477) | Taylor and Francis |
2020 - Atual | Language Teaching Research (1477-0954) | Sage |
2020 - Atual | Revista de Fomento Social (0015-6043) | Universidade LOYOLA Andalucía |
2020 - Atual | Sinergias - Diálogos Educativos para a Transformação Social (2183-4687) | plataforma internacional de discussão e reflexão concetual, metodológica e sobre a prática (E/D)CG |
2019/12 - Atual | Sustainability (Reviewer Board) (2071-1050) | |
2019/08 - Atual | Journal of International Education and Practice (Editorial Board) (2630-516X) | |
2019/07 - Atual | Journal of Linguistics and Education Research (Editorial Board) (2630-5097) | |
2019 - Atual | Journal of International Education and Practice (2630-516X) | Bilingual Publishing |
2019 - Atual | Sustainability (2071-1050) | MDPI |
2018 - Atual | International Journal of Learning and Change (1740-2883) | Inderscience |
2018 - Atual | Journal of Language and Education (2411-7390) | Higher School of Economics |
2018 - Atual | Language, Culture and Curriculum (0790-8318) | Taylor and Francis |
2017 - Atual | Language Awareness (0965-8416) | Taylor and Francis |
2016 - Atual | Revista Portuguesa de Educação ( 2183-0452) | Universidade do Minho |
2015 - Atual | Indagatio Didactica (1647-3582) | PROA-UA Aveiro (Portugal) |
2022 - 2022 | Pedagogia no ensino superior: concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (no âmbito do projeto EQuIPES - Estudo de Qualidade e Inovação Pedagógica no Ensino Superior), comissão científica | Projeto EQuIPES (ref.ª PROJ/IPV/ID&I/022) |
2022 - 2022 | Educação em Línguas e Cidadania Global (eds: Luciana Mesquita & Cristina Manuela Sá), comissão científica (978-972-789-796-4) | UA Editora |
2020 - 2020 | Teaching and Learning Practices that promote Sustainable Development and Active Citizenship (eds: Sandra Saúde, Albertina Raposo, Ana Isabel Rodrigues, Nuno Pereira), revisora de capítulo | IGI Global |
2019 - 2019 | Europeanisation in Teacher Education: A Comparative Case Study of Teacher Education Policies and Practices (Vasileios Symeonidis), revisora de livro | Routledge |
2017 - 2017 | Cognitive Neuroscience of Multilingualism (Jon Andoni Duñabeitia), revisora de livro | Routledge |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020 - Atual | Membro da Comissão de Acompanhamento do Estudante dos Programas Doutorais da Universidade de Aveiro
Avaliador
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Consultora oficial do projeto Multilingual Education for Children in US-based Preschools coordenado pelo Center for Language Education and Assessment Research (CLEAR) do Educational Testing Service de Princeton, Estados Unidos da América | Educational Testing Service, Estados Unidos |
2021 - Atual | Integra o grupo de consultores especialistas do projeto Erasmus+ "Global Competence in Teacher Education" (2019-1-UK01-KA203-061503), que prevê a criação de um instrumento de avaliação da competência global em programas de formação de professores nas IES europeias - https://www.globalcompetence4educators.org | Universidade de Hull, Reino Unido |
2013 - Atual | Trabalha, de forma independente, na tradução (português/inglês e inglês/português), revisão, edição e formatação de textos académicos | |
2017 - 2018 | Consultora do projeto CamFliC (Cambridge Framework for Life Competencies in Education) da Cambridge University Press, ocupando-se da Area 6: Social Responsibilities - https://languageresearch.cambridge.org/clc | Cambridge University Press, Reino Unido |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023/09 - Atual | Estágio e Relatório | Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado integrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2021/09/10 - Atual | Workshop intitulado "Educar para a diversidade e desenvolver a consciência fonológica no ensino pré-escolar", a convite da Coordenação do Ensino do Português no Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. Estiveram presentes 15 professores e educadores de infância que participam nos projetos "Assistant de langue portugaise au cycle 1" no Luxemburgo e "Ouverture aux Langues et Cultures" na Bélgica | ||
2021/07/12 - Atual | Curso de formação "Educação para a diversidade linguística e cultural e plurilinguismo" (registo de acreditação nº CCPFC/ACC-106579/19), tendo dinamizado o workshop "Aprender a ler o mundo para aprender a ser: o potencial pedagógico da paisagem linguística". O curso contou com a participação de 21 formandos do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha | (Outros) | |
2021/04/24 - Atual | Ação de formação intitulada "Explorar a paisagem linguística com recurso à LoCALL app" no âmbito do projeto LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context. A ação de curta duração teve lugar no DEP da Universidade de Aveiro e contou com a participação de 7 professores do Agrupamento de Escolas de Ílhavo | (Outros) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2021/04/14 - Atual | Ação de formação intitulada "Explorar a paisagem linguística com recurso à LoCALL App em contexto escolar: dos conceitos às práticas" no âmbito do projeto LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context. A ação de curta duração teve lugar no DEP da Universidade de Aveiro e contou com a participação de 7 professores do Agrupamento de Escolas de Ílhavo | (Outros) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020/11/25 - Atual | Ação de formação intitulada "Explorar a paisagem linguística com recurso à LoCALL App" no âmbito do projeto LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context. A ação de curta duração decorreu via Zoom e contou com a participação de 28 pessoas (professores universitários e dos ensinos básico e secundário, investigadores, estudantes de mestrado e doutoramento) de vários países | ||
2020/02/12 - Atual | Ação de formação intitulada "Paisagens linguísticas e educação para a diversidade" no âmbito do projeto LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context. A ação de curta duração teve lugar no DEP da Universidade de Aveiro e contou com a participação de 12 professores dos Agrupamentos de Escolas de Aveiro e de Ílhavo | (Outros) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018/11/23 - Atual | Workshop intitulado "Sensibilização à diversidade linguística nos primeiros anos de escolaridade" nas IV Jornadas do LALE subordinadas ao tema "15 anos de Propostas e Reflexões através dos Cadernos do LALE" que decorreram no Departamento de Educação e Psicologia entre os dias 23 e 24 de novembro de 2018 | (Outros) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018/11/18 - Atual | Monitora científica na "Academia de Verão Júnior", que teve lugar na Universidade de Aveiro. Neste contexto dinamizou a atividade "Expedição à diversidade linguística e cultural" para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico | ||
2017/09/26 - Atual | Monitoria científica no "Dia Europeu das Línguas", tendo dinamizado ateliers linguísticos para crianças do ensino primário na Escola Ciência Viva, em Vila Nova da Barquinha | ||
2017/05/10 - Atual | Monitora científica no "UA Open Campus", tendo dinamizado um atelier linguístico para alunos do ensino secundário intitulado "Um rosto, uma língua, uma cultura". Este workshop teve lugar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro | ||
2016/11/26 - Atual | Workshop intitulado "Tapetes viajantes", no âmbito das III Jornadas do LALE subordinadas ao tema "Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. Desenvolvimento de práticas de literacia plurilingue". Este workshop decorreu no Departamento de Educação e Psicologia e destinou-se a professores de línguas | (Outros) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2016/11/09 - Atual | Sessão de formação para professores de línguas com o título "Na minha sala cabe o mundo inteiro! Conceitos e práticas de uma educação global". A sessão teve lugar na sede do Agrupamento de Escolas de Carvalhos, em Vila Nova de Gaia | (Outros) | |
2016/10/27 - Atual | Módulo de formação para professores catalães do ensino primário intitulado "La lectura multisemiòtica i intercomprensió de textos: propostes d'activitats per treballar amb els alumnes". Esta sessão foi realizada no âmbito do projeto internacional KOINOS e teve lugar no Institut Municipal d’ Educació de Barcelona, Espanha | ||
2016/07/21 - Atual | Módulo de formação online intitulado "I@H: concept, relevance and development in Higher Education" para professores e pessoal não docente da Universidade da Letónia, em Riga, no âmbito do programa de desenvolvimento profissional "Entrepreneurship skill teaching and training programme" | ||
2015/11/20 - Atual | Workshop intitulado "Propostas pedagógico-didáticas para a intercompreensão e para a sensibilização à diversidade linguística e cultural: revisitando os Cadernos do LALE", no âmbito das II Jornadas do LALE subordinadas ao tema "Educação plurilingue e intercultural: percursos e possibilidades em contexto educativo português. Um enfoque na intercompreensão". Este workshop, destinado a professores de línguas, teve lugar no Departamento de Educação | (Outros) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2015/07 - Atual | Monitora científica na "Academia de Verão Júnior", que teve lugar na Universidade de Aveiro. Neste contexto dinamizou um atelier linguístico intitulado "Olhar a Terra" para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico | ||
2014/11/04 - Atual | Módulo "Observar as práticas docentes: fundamentos e metodologia" inserido na ação de formação "Observar, partilhar e construir: possibilidades de desenvolvimento profissional" (registo de acreditação n.º CCPFC/ACC-78843/14), na Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda | (Outros) | |
2014/07/08 - Atual | Ação de formação intitulada "Consciência fonológica: alguns conceitos, princípios e exemplos práticos" para professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A ação decorreu na Escola Secundária Homem Cristo, em Aveiro | (Outros) | |
2011/10/15 - Atual | Workshop intitulado "Intercompreensão: que possibilidades em contexto escolar?", no âmbito do "Colóquio Histórias em Intercompreensão" que decorreu no Departamento de Educação | (Outros) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2009/07 - Atual | Monitora científica na "Academia de Verão Júnior", que teve lugar na Universidade de Aveiro. Neste contexto dinamizou um atelier linguístico intitulado "Conhecer e pensar sobre as diferenças na Terra" para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico | ||
2024/02/05 - 2024/07/31 | Inglês: Língua e Cultura | Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2024/02/05 - 2024/07/31 | Seminário de Inglês II | Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado integrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2023/09 - 2023/12 | Didática do Inglês | Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado integrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2023/09 - 2023/12 | Seminário de Inglês I | Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado integrado) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Didática e Desenvolvimento Curricular de Línguas Estrangeiras II | Mestrado e Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira (Alemão, Espanhol, Francês) no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Observação e Avaliação de Práticas Educativas | Mestrados em Ensino no 3.º CEB e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Prática do Ensino do Inglês | Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Seminário em Ensino do Inglês | Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2022/07/14 - 2022/07/14 | Ação de Curta Duração NewPELT 2022 - New Perspectives in English Language Teaching, subordinada ao tema "Citizenship Education and Digital Awareness in the English Language Classroom", tendo dinamizado os seminários "Global Citizenship Education in ELT: getting back to a pedagogy of engagement" e "Exploring Linguistic Landscapes in the English Language Classroom: Can the LoCALL App 'do the trick'?" | (Outros) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
2022/02/02 - 2022/06/29 | Curso de formação online (registo de acreditação nº CCPFC/ACC-114255/22, 25h) para docentes de línguas estrangeiras, sob o tema "Educar para a Cidadania Digital no Ensino e Aprendizagem da Língua Estrangeira", que se realizou no âmbito do projeto Erasmus + DiCE.Lang - Digital Citizenship and Foreign Language Learning (https://www.dicelang.anglistik.uni-muenchen.de/index.html). | (Outros) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/03/22 - 2022/03/22 | Monitora científica no Xperimenta 2022, tendo dinamizado o atelier "Espelho meu, espelho meu em que línguas habito eu?" para alunos do ensino secundário. | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | |
2021/11/24 - 2021/11/26 | Ação de formação intitulada "Explorar a paisagem linguística com recurso à LoCALL App" no âmbito das atividades de formação do projeto LoCALL - Local Linguistic Landscapes for Global Language Education in the School Context. | (Outros) | Centro de Aprendizagem ao longo da vida da Universidade de Aveiro (continUA), Portugal |
2021/03/03 - 2021/06/09 | Oficina de formação creditada "Educação para a Sustentabilidade, diversidade, diálogo e inclusão" (registo de acreditação nº CCPFC/ACC-108992/20, 50h), que se realizou no âmbito do projeto Erasmus+ TEDS (2019-1-PT01-KA201-060830). Frequentaram a oficina 20 professoras do Agrupamentos de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis | (Outros) | |
2021/01/18 - 2021/01/22 | Formadora no âmbito da Online Training Week do projeto Erasmus+ LoCALL (2019-1-DE03-KA201-060024). Esta semana consistiu num curso não creditado (total, 20h) no qual estiveram presentes 65 participantes oriundas de todo o mundo, incluindo professores universitários e do ensino básico e secundário, investigadores e estudantes de formação pós-graduada | ||
2020 - 2021 | Prática do Ensino do Inglês (unidade curricular) | Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020 - 2021 | Seminário em Ensino do Inglês (unidade curricular) | Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2020 - 2021 | Seminário de Dissertação em Educação e Formação (unidade curricular) | Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2008 - 2021 | Dinamização, com regularidade, de ateliers linguísticos para crianças desde o pré-escolar ao ensino secundário, como membro do Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | |
2020/02/27 - 2020/03/04 | Módulo "Internacionalização do Ensino Superior: da teoria à prática" (total, 6h) no âmbito da ação de formação "Comunicação intercultural e internacionalização do ensino superior". A referida ação integrou o "Programa de inovação pedagógica - formação e atualização da UA" e contou com a presença de vários docentes de diferentes escolas e unidades orgânicas da UA | (Outros) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - 2020 | Literacias: Leitura e Escrita (unidade curricular) | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019 - 2020 | Projetos de Intervenção Educacional (unidade curricular) | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2019 - 2020 | Seminário de Dissertação em Educação e Formação (unidade curricular) | Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018 - 2019 | Literacias: Leitura e Escrita (unidade curricular) | Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB; Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018 - 2019 | Prática do Ensino do Inglês (unidade curricular) | Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018 - 2019 | Seminário em Ensino do Inglês (unidade curricular) | Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2018 - 2019 | Seminário de Dissertação em Educação e Formação (unidade curricular) | Mestrado em Educação e Formação (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2017 - 2018 | Didática e Desenvolvimento Curricular de Línguas Estrangeiras (unidade curricular) | Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Língua Estrangeira [Espanhol/Alemão] nos Ensino Básico e Secundário + Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira [Espanhol/Alemão] no 3.º CEB/Secundár (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2017/10/04 - 2017/12/18 | Dinamização das "Conversas académicas… in English", um espaço de prática da conversação em inglês em contexto académico e que teve por objetivo o desenvolvimento de competências de oralidade nesta língua pelos investigadores de um centro de investigação da Universidade de Aveiro | (Outros) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2016/06/22 - 2017/11/17 | Ação de formação "Internacionalização do currículo: rumo a uma educação global na formação de professores". Esta ação (9 sessões, 18h), destinada a formadores de professores, decorreu no DEP da Universidade de Aveiro | (Outros) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2017/11/05 - 2017/11/10 | Monitora científica da "Autumn School SCoRE|2017", com o tema "Science Communication for Researchers in Education: How to do it successfully", que teve lugar na Universidade de Aveiro | (Doutoramento) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2016/07/05 - 2016/07/07 | Curso de formação "Aprendizagem do Inglês e Sucesso Académico", inserido no projeto "InovarE": Projeto Integrado de Formação e Avaliação Profissional da Universidade Católica de Braga. Este curso acreditado (total, 18h) destinou-se a professores de inglês (grupos 220 e 330). As sessões decorreram no Colégio da Imaculada Conceição em Cernache e no Instituto Nun'Álvres (Colégio das Caldinhas) de Santo Tirso | (Outros) | Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2015 - 2016 | Didática da Língua Portuguesa nos Primeiros Anos (unidade curricular) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico; Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2015 - 2016 | Prática Pedagógica Supervisionada (unidade curricular) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2015 - 2016 | Seminário de Investigação Educacional (unidade curricular) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - 2015 | Observação e Análise de Práticas e Contextos Educativos (unidade curricular) | Mestrados em Ensino da UA (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - 2015 | Prática de Ensino Supervisionada I e II (unidade curricular) | Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Secundário (Alemão, Francês ou Espanhol); Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Secundário (Alemão, Francês ou Espanhol) (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - 2015 | Prática Pedagógica Supervisionada A1 e A2 (unidade curricular) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - 2015 | Seminário de Investigação Educacional A1 e A2 (unidade curricular) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - 2015 | Seminário de Investigação em Didática de Línguas I e II (unidade curricular) | Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Secundário (Alemão, Francês ou Espanhol); Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º CEB e no Secundário (Alemão, Francês ou Espanhol) (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2014 - 2015 | Supervisão e Avaliação I (unidade curricular) | Doutoramento em Educação (Doutoramento) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Prática de Ensino Supervisionada I (unidade curricular) | Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Secundário (Alemão, Francês ou Espanhol); Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Secundário (Alemão, Francês ou Espanhol) (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Seminário de Investigação em Didática de Línguas I (unidade curricular) | Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Secundário (Alemão, Francês ou Espanhol); Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Secundário (Alemão, Francês ou Espanhol) (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Prática Pedagógica Supervisionada A2 (unidade curricular) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Seminário de Investigação Educacional A2 (unidade curricular) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Observação e Análise de Práticas e Contextos Educativos (regente da unidade curricular) | Mestrados em Ensino da UA (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Prática de Ensino Supervisionada II (unidade curricular) | Mestrado em Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Secundário (Alemão, Francês ou Espanhol); Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º CEB e no Secundário (Alemão, Francês ou Espanhol) (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Prática Pedagógica Supervisionada A1 (unidade curricular) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2013 - 2014 | Seminário de Investigação Educacional A1 (unidade curricular) | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2013/04/30 - 2013/06/06 | Módulo de formação "Língua Inglesa – Documentação Administrativa" (total, 50h) na Fundação Beatriz Santos, em Coimbra | (Outros) | |
2010/10/22 - 2011/01/27 | Curso de formação "Diversidade linguística e consciência fonológica plurilingue: que possibilidades na educação pré-escolar?", destinado a educadoras de infância (registo de acreditação nº CCPFC/ACC-62431/10, 25h). Este curso decorreu no DE da Universidade de Aveiro | (Outros) | Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2006 - 2007 | Língua Estrangeira I (Inglês) (unidade curricular) | Licenciatura em Desporto; Licenciatura em Professores do 1.º CEB; Licenciatura em Comunicação e Relações Económicas (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2006 - 2007 | Língua Estrangeira II (Inglês) (unidade curricular) | Licenciatura em Desporto (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2006 - 2007 | Língua Estrangeira I (Alemão) (unidade curricular) | Licenciatura em Comunicação e Relações Económicas; Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas; Licenciatura em Educadores de Infância; Licenciatura em Professores do 1.º CEB (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2006 - 2007 | Prática Pedagógica (unidade curricular) | Licenciatura em Professores do Ensino Básico, variante Português e Inglês (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2005 - 2006 | Língua Estrangeira I (Inglês) (unidade curricular) | Licenciatura em Comunicação e Relações Económicas (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2005 - 2006 | Língua Estrangeira II (Inglês) (unidade curricular) | Licenciatura em Educadores de Infância (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2005 - 2006 | Língua Estrangeira I (Alemão) (unidade curricular) | Licenciatura em Comunicação e Relações Económicas; Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas; Licenciatura em Educadores de Infância; Licenciatura em Professores do 1.º CEB (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2005 - 2006 | Língua Estrangeira II (Alemão) (unidade curricular) | Licenciatura em Comunicação e Relações Económicas; Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas; Licenciatura em Educadores de Infância; Licenciatura em Professores do 1.º CEB (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2004 - 2005 | Língua Estrangeira I (Alemão) (unidade curricular) | Licenciatura em Comunicação e Relações Económicas; Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas; Licenciatura em Educadores de Infância; Licenciatura em Professores do 1.º CEB (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2004 - 2005 | Língua Estrangeira II (Alemão) (unidade curricular) | Licenciatura em Comunicação e Relações Económicas; Licenciatura em Comunicação e Relações Públicas; Licenciatura em Educadores de Infância; Licenciatura em Professores do 1.º CEB (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
2004 - 2005 | Língua Estrangeira I (Inglês) (unidade curricular) | Licenciatura em Educadores de Infância; Licenciatura em Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Licenciatura) | Instituto Politécnico da Guarda Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto, Portugal |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2018 | Formar estudantes para criar cidadãos competentes | Revista Linhas, 29, pp. 34-39 |
2017 | Internacionalizar também é “ir para fora” cá dentro | Jornal UA Online, 3.02.2017 |
2015 | Aprendem desde o berço para serem cidadãos do mundo | Público, 23.10.2015 |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/05/18 - Atual | Comunidade FOCO CG - "FOrmar e COlaborar para a Cidadania Global", uma comunidade de prática constituída por pessoas com perfis diferenciados que partilham interesses comuns no âmbito da Educação para a Cidadania Global e que, em conjunto, vão (re)construindo conhecimento e (re)imaginando respostas alternativas aos desafios que as escolas e as comunidades enfrentam atualmente | Criadora e Dinamizadora |
2021 - Atual | LabELing - Laboratório de Educação em Línguas, CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores) do Departamento de Educaçã e Psicologia, Universidade de Aveiro | |
2021 - Atual | Early Language Learning Research Association | |
2018 - Atual | ANGEL - Academic Network on Global Education and Learning | Convenor do Special Interest Group in Teacher Education desde 2021 |
2018 - Atual | SINERGIAS ED: consolidar o diálogo entre investigação e ação em Educação para o Desenvolvimento em Portugal | |
2016 - Atual | RESMI – Rede de Ensino Superior para a Mediação Intercultural | |
2014 - Atual | iEARN – International Education and Resource Network | |
2014 - Atual | REYLL – Research in Early Years Language Learning Network | |
2013 - Atual | Global Education Conference Network | |
2013 - Atual | LinguistList: International Linguistics Community Online | |
2013 - Atual | Red Iberoamericana de Docentes | |
2008 - 2021 | LALE / Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, CIDTFF (Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores) do Departamento de Educaçã e Psicologia, Universidade de Aveiro | |
2015 - 2016 | EECERA – European Early Childhood Education Research Association [Multilingual Childhoods SIG] |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/05/13 - 2024/05/13 | Elaboração de parecer externo para admissão a defesa de prova doutoral de Dobrawa Aleksiak, estudante do Programa Doutoral em Educação da Universidade de Varsóvia, Polónia, com a tese "Teachers’ theories and praxis of global citizenship education. A comparative study of teachers in Poland and Portugal". | |
2022/03/25 - 2022/03/25 | Elaboração de parecer externo para admissão a defesa de prova doutoral de Vanessa Ortega Quevedo, estudante de doutoramento de Universidade de Valladolid, Espanha, com a tese "El desarrollo de habilidades de pensamiento crítico en educación primaria mediante temas de naturaleza de la ciencia y la tecnologia." | Universidad de Valladolid, Espanha |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/11/20 - 2024/11/20 | Revista Interuniversitaria de Formación de Profesorado (0213-8646) | Asociación Universitaria de Formación del Profesorado (AUFOP) |
2024/11/20 - 2024/11/20 | Journal of Responsible Technology (2666-6596) | Elsevier |
2024/11/15 - 2024/11/15 | Revista PRATICA (2184-1837) | Centro de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto |
2024/10/26 - 2024/10/26 | Revista interuniversitaria de formación del profesorado (0213-8646) | Asociación Universitaria de Formación del Profesorado |
2024/10/14 - 2024/10/14 | Sensos-e (2183-1432) | inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2024/09/10 - 2024/09/10 | Education Sciences (2227-7102) | MDPI |
2024/06/26 - 2024/06/26 | Journal of Responsible Technology (2666-6596) | Elsevier |
2024/04/26 - 2024/04/26 | Journal of Responsible Technology (2666-6596) | Elsevier |
2024/01/17 - 2024/01/17 | Language, Culture and Curriculum (0790-8318) | Taylor and Francis |
2023/10/31 - 2023/10/31 | Language and Intercultural Communication (1470-8477) | Taylor and Francis |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2020 - 2021 | Professora Supervisora de Prática do Ensino do Inglês | Diana Lourenço Oliveira Lopes |
2020 - 2021 | Professora Supervisora de Prática do Ensino do Inglês | Tiago Rafael de Sousa Vieira |
2017 - 2018 | Professora Supervisora de Prática do Ensino do Inglês | Carla Madalena Lebre Mourão |
2015 - 2016 | Professora Supervisora de Prática Pedagógica Supervisionada | Mónica Cristina Almeida Correia |
2015 - 2016 | Professora Supervisora de Prática Pedagógica Supervisionada | Tânia Vanessa Serrano Dias |
2014 - 2015 | Professora Supervisora de Prática de Ensino Supervisionada | Elisa Andreia Moreira de Carvalho |
2014 - 2015 | Professora Supervisora de Prática de Ensino Supervisionada | Kevin Eduardo Correia Alves Heleno |
2014 - 2015 | Professora Supervisora de Prática de Ensino Supervisionada | Sancha Romana Marinheiro Santiago |
2013 - 2014 | Professora Supervisora de Prática de Ensino Supervisionada | Ana Cláudia Cadete Leitão Apolinário |
2013 - 2014 | Professora Supervisora de Prática de Ensino Supervisionada | Katharina Eckhardt |
2013 - 2014 | Professora Supervisora de Fachbezogenes Pratikum de Alemão – Língua Estrangeira | Nina Brunnbauer |
2013 - 2014 | Professora Supervisora de Prática Pedagógica Supervisionada | Juliana Rebelo Dias |
2013 - 2014 | Professora Supervisora de Prática Pedagógica Supervisionada | Mara Soraia Carinha da Silva |
2006 - 2007 | Professora Supervisora no Estágio Curricular em Inglês | Adriana Pereira Nolasco |
2006 - 2007 | Professora Supervisora no Estágio Curricular em Inglês | Vera Mónica Costa |
Distinções
Prémio
2012 | Best Poster Award
University of Birmingham, Reino Unido
|
1999 | Prémio D. Guilhermina de Sousa
Escola Secundária Afonso de Albuquerque, Portugal
|