???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helder Martins

Nomes de citação

  • Martins, Helder

Identificadores de autor

Ciência ID
0A13-0C33-D24B

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2017/09 - 2024/12/31
Em curso
Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Inovação Educativa
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
19
2021/09/01 - 2023/02/22
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Especialização em Tecnologias no Ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática (CTEM)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM PYTHON PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO SECUNDÁRIO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2016/12/19
Concluído
Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Especialização em Matemática (Ensino de)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Tarefas para a Aprendizagem de Estatística no Ensino Secundário com Calculadora Gráfica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2016
Concluído
Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
"Tarefas para a Aprendizagem de Estatística no Ensino Secundário com Calculadora Gráfica" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2004
Frequentou
Mestrado Em Matemática (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Matemática para o Ensino
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
1992/06/30
Concluído
Ensino da Matemática (Licenciatura)
Especialização em Matemática (Ensino de)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
15 (quinze valores)
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1992/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais, Escola Secundária António Damásio, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, Helder. "A orquestração instrumental do cálculo algébrico simbólico (cas) no estudo de funções". Almada, 2022.
    Publicado
  2. Martins, Helder; Domingos, António. "Realização de tarefas matemáticas com recurso ao cálculo algébrico simbólico". Trabalho apresentado em V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2020.
    Publicado
  3. Martins, Hélder; Domingos, António. "Utilização de cálculo algébrico simbólico (CAS) em contexto de ensino e aprendizagem com alunos do 12.º ano". 2019.
Artigo em jornal
  1. Martins, Helder; Domingos, António. "The Building of Mathematical Concepts When Solving Mathematical Tasks in Traditional Way and Using Graphing Calculators", Pedagogika, 2025, https://ejournals.vdu.lt/index.php/Pedagogika/article/view/5918.
    https://doi.org/10.15823/p.2024.156.5
Artigo em revista
  1. Helder Martins; Domingos, António. "Utilização de cálculo algébrico simbólico (cas) na Aprendizagem de matemática com alunos do ensino Secundário". (2018): http://hdl.handle.net/10362/66036.
Artigo em revista (magazine)
  1. Martins, Helder; Domingos, António; Carreira, Susana; Carvalho e Silva, Jaime. "Trabalho de Projeto e experiências recentes", Educação e Matemática, 2023
  2. Martins, Helder. "Pensamento Computacional e Python: relatos de uma experiência de Ensino.", Educação e Matemática,, 2023
  3. Martins, Helder. "Cálculo algébrico simbólico (CAS) em contexto de sala de aula com alunos do ensino secundário", Educação e Matemática, 2021
  4. Martins, Helder. "Utilização de calculadoras gráficas no ensino secundário", Educação e Matemática, 2021
Edição de livro
  1. Martins, Helder. Modelação no Ensino da Matemática. Calculadora, CBL e CBR. Portugal: APM. 1999.
    Publicado
Manual
  1. Martins, Helder. Pensamento computacional. Lisboa, Portugal: Editora ASA. 2024.
  2. Martins, Helder. Pensamento computacional. Lisboa, Portugal. 2024.
    Publicado
  3. Martins, Helder. Pensamento computacional. Lisboa, Portugal: Editora ASA. 2024.
    Publicado
  4. Martins, Helder; Filipe, Nélida. PRO em Matemática - Ensino Profissional. Lisboa, Portugal: Editora ASA. 2024.
  5. Martins, Helder; Domingos, António. Estatística no Secundário com Calculadora Gráfica. Caparica, Portugal: Nova.Fct Editorial. 2018.
    Publicado
  6. Martins, Helder. Dimensões, de Matemática A – 12º Ano. Lisboa, Portugal: Editora Santillana. 2017.
    Publicado
  7. Martins, Helder. Dimensões, de Matemática A – 11º Ano. Lisboa, Portugal: Editora Santillana. 2016.
    Publicado
  8. Martins, Helder. Dimensões, de Matemática A – 10º Ano. Lisboa, Portugal: Editora Santillana. 2015.
    Publicado
  9. Martins, Helder. Caderno de Atividades de Matemática A - 12.º Ano. Lisboa, Portugal: Editora Santillana. 2012.
    Publicado
  10. Martins, Helder. Resolução de provas de Exames Nacionais de Matemática B - 2009 e 2010. Lisboa, Portugal: Texto Editores. 2011.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Martins, Helder Manuel da Conceição Barão. "Utilização da linguagem Python para desenvolver o pensamento computacional no Ensino Secundário". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10362/158716.
  2. Martins, Helder Manuel da Conceição Barão. "Tarefas para a Aprendizagem de Estatística no Ensino Secundário com Calculadora Gráfica". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10362/21580.
Atividades

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
1992 - Atual Associação de Professores de Matemática Associado
1992 - Atual Sociedade Portuguesa de Matemática Associado
Distinções

Outra distinção

2024 Avaliação de desempenho docente - Excelente
Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais, Escola Secundária António Damásio, Portugal
2021 Avaliação de desempenho docente - Excelente
Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais, Escola Secundária António Damásio, Portugal