Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Matilde Gonçalves
Nomes de citação
- Gonçalves, Matilde
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1011-829C-7F9E
- ORCID iD
- 0000-0003-0039-4401
Endereços de correio eletrónico
- matilde.goncalves@fcsh.unl.pt (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa. Avenida de Berna, 26-C, 1069-061 L, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://clunl.fcsh.unl.pt/equipa/matilde-goncalves/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2008
Concluído
|
Études portugaises (Doctorat)
Université Paris 8, França
"La fragmentation dans la littérature portugaise contemporaine : indices énonciatifs, configurations textuelles et parcours
interprétatifs" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom por unanimidade |
2008
Concluído
|
Doutoramento em Linguística - Especialidade Teoria do Texto (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
"La fragmentation dans la littérature portugaise contemporaine: indices énonciatifs, configurations textuelles et parcours
interprétatifs" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito bom por unanimidade |
2003
Concluído
|
Études portugaises, brésiliennes et d'Afrique lusophone (Diplôme d´études supérieures)
Université Paris 8, França
"Configurations de la fragmentation dans O Silêncio de Teolinda Gersão" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom (18/20) |
2002
Concluído
|
Maîtrise : Études Portugaises, Brésiliennes et de l’Afrique lusophone (Licenciatura)
Université Paris 8, França
|
17/20 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/07 - 2018 | Pós-doutorado (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2016/03 - 2017/03 | Investigador Coordenador (carreira) (Investigação) | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2010/01/01 - 2013 | Pós-doutorado (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2006 - 2008 | Investigador (Investigação) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2005/09 - 2006/08 | Investigador (Investigação) | Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - 2018 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2016 - 2017 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2013 - 2014 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2008/12 - 2009/08 | Assistente (Docente Universitário) | Université Paris 8, França |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002 - 2003 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2010 - 2018 | Sítios Web e construção do conhecimento no turismo português: uma abordagem linguística
SFRH/BPD/66300/2009
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
2006/12 - 2008/12 | A fragmentação e suas configurações linguísticas e textuais na literatura portuguesa contemporânea (segunda metade do século
XX)
SRH/BD/29371/2006
Bolseiro de Doutoramento
Université Paris 8, França
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/12 - 2024/12 | Active Citizenship Through Dialogue in Virtual teacher communities
Investigador
|
Em curso
|
2021 - 2023 | Cientista regressa à escola | Cientist returns to school
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Native Scientist, Portugal
|
Em curso
|
2016 - 2017 | Promoção da Literacia Científica | Scientific literacy promotion
Investigador responsável
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/10 - Atual | EXPRIMI – Exploração preliminar de corpus para ensino inclusivo da língua de acolhimento baseado em tarefas
S/R
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
2020 - Atual | G&T.Comenta
Investigador responsável
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tradução |
|
Outros
Anotação |
|
Conjunto de dados |
|
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/05 | Circularity in science engagement: a new concept to tackle inequality | European Science Engagement Conference 2024
(Tbilisi, Georgia)
|
2024/05 | Scientists Return to their Hometown: a case study of circularity in education | EuSEA24 - European Science Engagement Association
(Georgia)
|
2023 | Reaching underserved communities through Circular Education: a new science education and outreach programme | PCST Conference 2023 - Public Communication of Science and Technology
(Países Baixos)
|
2023 | Oficinas de ciência nas escolas: mudanças na perceção da ciência e cientistas | Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia - SciCom
(Portugal)
|
2023 | Percursos didáticos, didática do texto e questões gramaticais | IV Congrés Internacional sobre l’Ensenyament de la Gramàtica |
2023 | Letramento científico e mediático: cruzamento para a promoção da compreensão textual | VII SENAL – Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento. II CIESD – Congresso Internacional Estudos Sociodiscursivos |
2022 | Cientista Regressa à Escola ¿ oficinas de ciências para alun@s do 4º ano dinamizadas por cientistas que regressam à sua escola https://scicom.pt/wp-content/uploads/2022/05/SciCom-Livro-de-Resumos-2.pdf | Congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia - SciCom |
2022 | Ensino e aprendizagem de línguas: orientações gramaticais e discursivas do ponto de vista de alunos e de professores | 13º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada |
2022 | Discurso(s), texto(s), género(s) e língua ou para um regresso (necessário) à semiologia. | JADIS IX. CIED IV |
2021 | Plano de texto e ensino de leitura | Diálogos Transatlânticos em linguística do Texto e do Discurso |
2021 | Text mining e análise de géneros: contributo para a análise automática de textos na perspetiva do ISD | VII International Meeting of Socio-discursive Interactionism |
2021 | Configurações linguístico-textuais da intensificação em comentários em linha | 7th International Conference on Grammar & Text. |
2021 | Posicionamento enunciativo em comentários académicos. | 2.º Encontro Nacional sobre Discurso Académico |
2021 | Semiotização do conhecimento em manuais escolares de português: quando o verbal e o não verbal (não) dialogam | VII International Meeting of Socio-discursive Interactionism |
2021 | “O que tem para dizer?”: estudo dos comentários em gramática, texto e discurso | 7th International Conference on Grammar & Text. |
2021 | Linguagem inclusiva, representação e estilo | Conference Between Feminine and Masculine – Language(s) and Society |
2020 | Estereótipos de Género em Nomes de Categorias sociais do Português Europeu | XXXVI Encontro Nacional da APL |
2020 | Texto e desenvolvimento humano na perspetiva do ISD | Jornada do GEPLA |
2020 | Letramento científico na escola | Pós-graduação em Linguística Aplicada |
2019 | Ensino de gramática e ensino de texto: interpelações e cruzamentos | Congreso Internacional Sobre enseñanza de la Gramática (Congram19) |
2019 | Textualizar a ciência no contexto português: processos textuais e genológicos | VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo. |
2019 | Linguística e literatura: cruzamentos (improváveis) | 19º WGT - Linguística e Texto Literário (em comemoração do ‘Ano Henriqueta Costa Campos’) |
2019 | Gathering scientific community and lay people: scientific literacy promotion project. | ARLE 2019 |
2019 | Text genres, discursive types and possible developmental effects | ARLE (International Association for Research in L1 Education). |
2018 | Corpus e géneros textuais nas práticas de divulgação de ciência. | XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística |
2018 | Contributos para a descrição do género de texto recensão crítica | XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística |
2018 | Promoção da Literacia científica: balanço e perspetivas. I Encontro Nacional sobre Discurso Académico | Encontro Nacional sobre Discurso Académico - ENDA 1 |
2018 | Expor e narrar em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade. | III Encontro Temático APL/ESSE |
2018 | Introduções e conclusões em textos de alunos de 4.º ano de escolaridade. | IX Encontro Língua Portuguesa nos primeiros anos de escolaridade: investigação e boas práticas; III Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar; IV Jornadas Internacionais de Alfabetização |
2018 | O papel do graffiti na construção do poder: um estudo comparativo Portugal/Argentina | International Conference The Language of Power |
2018 | O suporte digital na leitura e compreensão textual | 4º Congresso Internacional Pelos Mares da Língua Portuguesa |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - 2026 | Explicação e reportagem de divulgação científica: que (inter)relações?
Coorientador de Ana Filipa Fonseca
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade do Porto Centro de Linguística, Portugal
|
2021 - 2025 | Estudo textual-gramatical: articulação entre o Guia prático para o professor e o Manual Escolar de Língua Portuguesa (5.ª
e 6.ª Classes do ensino angolano)
Coorientador de John Quitaxi
|
Doutoramento em Linguistica (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2022 - 2024 | Mapas Literários
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2024 | O feminino na literatura nas aulas de Português.
Coorientador de Sofia Renata Coimbra
|
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2024 | Text mining para a deteção de traços linguísticos de inclusividade: Análise de textos usados no acolhimento e integração de
pessoas migrantes
Coorientador de Alice Vieira
|
Mestrado em Ciências da Linguagem - Terminologia e Gestão da Informação de Especialidade (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2024 | Conceções sobre a prática de apontamentos nas aulas de Português
Coorientador de Joana Honrado
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2024 | Escrita e interdisciplinaridade na aula de Português
Orientador de Ricardo Cruz
|
Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2024 | Organização textual e mecanismos enunciativos no texto de opinião: contributos para a escrita
Orientador de Pedro Polido
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2024 | A escrita criativa como ferramenta de desenvolvimento da autoconsciência e do pensamento crítico
Coorientador de Marta Silveira
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 - 2024 | A Utilização dos recursos multimedia para promover a escrita e a oralidade nas aulas de Português e Inglês?
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2024 | A heterogeneidade tecnoenunciativa no ecossistema twitter em um conjunto de tuítes reunidos pela hashtag #divulgaçãocientífica
Coorientador
|
Doutorado em Linguística Aplicada (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2018 - 2024 | O comentário: da linguística do texto ao text mining
Orientador de Miguel Magalhães
|
Doutoramento em Linguística - Especialidade em Linguística do Texto e do Discurso. (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
2021 - 2023 | A revista escolar como um projeto de desenvolvimento de pesquisa e da escrita.
Orientador de Inês Marcelino
|
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2023 | A leitura como ponto de partida para a alteridade e a compreensão de si
Coorientador de Carla Catalão
|
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2023 | O contributo da análise do erro no ensino-aprendizagem da escrita dos alunos
Coorientador de Ana Verdelho
|
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2023 | As vozes do combate à Covid-19: o discurso de divulgação científica em contexto de pandemia
Orientador de Sónia Mesquita
|
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2023 | Análise do plano de texto e da sequência textual narrativa, nos relatos de viagem do velejador e escritor brasileiro Amyr
Klink
Orientador de Milene Oliveira
|
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - 2023 | Interação virtual em comentários produzidos no ciberespaço
Orientador de Fernanda Pereira Silva
|
Mestrado em Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2023 | A importância dos mecanismos de responsabilidade enunciativa para a compreensão e interpretação de textos religiosos e filosóficos
Orientador de Sinene Feitosa
|
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2023 | Questões de Género: um contributo para a análise crítica dos textos literários no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Coorientador de Cláudia Ruas
|
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2023 | Géneros da atividade jornalística: estudo comparativo entre o chinês e o português
Orientador de Mingshuang Lu
|
Doutoramento em Linguística – Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2023 | Discurso e ideologia nas Nações Unidas: construção discursiva da persuasão e difusão textual
Coorientador de Patricia Dominguez
|
Doutoramento em Linguística – Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2022 | A leitura e a escrita como passaporte para a viagem real e imaginária na disciplina de Português.
Coorientador de Teresa Palma
|
Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2022 | A evolução do gênero receita culinária
Orientador de Karina Zakorchini
|
Mestrado em Ciências da Linguagem- Especialidade Consultoria e revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2020 - 2022 | Desenvolvendo o pensamento crítico: a apreciação crítica nos domínios da oralidade e da escrita
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Português e Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2022 | Modos de interação digital: a construção referencial em webnotícias
Coorientador
|
Doutoramento em Linguística - Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Federal do Ceará, Brasil |
2019 - 2021 | O género artigo de opinião na aula de Português língua materna
Coorientador de Diogo Enfermeiro
|
Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2021 | Aprendizagens essenciais de português: Documentos (des)orientadores? Contributo da revisão textual para a estabilização das
noções de texto, género e sequência
Orientador de Gonçalo Faustino
|
Mestrado em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2021 | Combatendo as fake news sobre o coronavírus: o revisor como um fact checker.
Orientador de Vanessa Quintanilha
|
Mestrado em Ciências da Linguagem: Consultoria e Revisão Linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2021 | Rever para aprender: a prática da revisão de texto como método de ampliação da perceção crítica e da competência textual de
jovens da escola pública.
Orientador de Luciana Santos
|
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - 2020 | Poderá uma Língua Natural ser Sexista? Avaliação do Impacto de Informação Gramatical e de Estereótipos Sociais na Compreensão
de Enunciados com Sujeitos Masculinos Genéricos em Português Europeu
Coorientador de João de Matos
|
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2020 | A noção de padrão discursivo: textos e géneros em análise
Orientador de Rute Rosa
|
Doutoramento em Linguística - Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | Articulação do conteúdo temático entre o guia prático para o professor e o manual escolar: Contributos para a revisão do guia
prático para o professor
Orientador
|
Mestrado em Ciencias da Linguagem Consultoria e Revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | Definições dos conteúdos do manual de História da 7ª classe do I Ciclo do ensino angolano: proposta da construção de um glossário,
numa perspetiva didático-pedagógica
Orientador
|
Mestrado de Ciencias da Linguagem - Consultoria e revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | Mapeamento dos critérios de revisão em língua portuguesa: teoria e prática
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Linguagem - Consultoria e Revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2017 | As Competências textuais dos alunos do ensino superior em Moçambique: o contributo do interacionismo sóciodiscursivo para
a melhoria das produções textuais na UEM
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da Linguagem - Consultoria e Revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | A configuração linguística do agir institucional em Sítios Web
Coorientador de Maria Clara Torres
|
Doutoramento em Linguística do Texto e do Discurso (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Análise das relações entre as unidades verbais e não verbais no género anúncio publicitário
Coorientador de Débora Rocha
|
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 - 2016 | Entre a formação académica e a experiência profissional: estabilização dos conceitos de revisão e de revisor
Coorientador de Liliana Pereira
|
|
2014 - 2016 | Aquisição de artigos em português língua segunda por falantes de língua materna kikongo
Coorientador
|
Mestrado em Ciências da linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015 - 2015 | As marcas linguístico-discursivas como recursos estratégicos de argumentação na entrevista política e no discurso de posse
presidencial
Orientador de Dayse Santana
|
|
2015 - 2015 | Proposta Interacionista para a Prática de Revisão de Texto: o padrão discursivo dos textos académicos
Orientador de Rute Rosa
|
|
2015 - 2015 | Língua Tétum – contributos para uma gramática e Introdução Básica à Linguística do Português: uma análise linguístico-textual
em contexto de revisão editorial
Orientador de Carla Sofia Pereira
|
Mestrado em Ciências da Linguagem - Consultoria e revisão linguística (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/06 - Atual | Membro da Comissão de Organização da Conferência Internacional ARLE 2019 - https://www.arle2019.com/ (2019/06/24 - 2019/06/28)
Conferência
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023 - 2023 | ENDA 3 Encontro Nacional sobre Discurso Académico (2023 - 2023)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade de Coimbra Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada, Portugal |
2021 - 2021 | VII International Conference on Grammar & Text
VII ª Conferência Internacional em Gramática e Texto GRATO (2021 - 2021)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019/06/17 - 2019/06/18 | Membro da organização da conferência internacional REFORMULAR : UMA QUESTÃO DE GÉNEROS ? https://reformulerporto2019.wordpress.com/ (2019/06/17) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal Université de Lorraine UFR Sciences Humaines et Sociales Metz, França |
2019/01/16 - 2019/01/18 | VI Fórum de Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas
http://viflaelclunl.fcsh.unl.pt/ (2019/01/16)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - 2017 | V International Conference on Grammar & Text
Conferência (Outra)
|
|
2017 - 2017 | Promover a literacia científica em contexto escolar
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2017 - 2017 | Texto, conhecimento e ação: teorias e práticas
Seminário (Outra)
|
|
2015 - 2015 | IV GRATO – International Conference on Grammar & Text
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2012 - 2012 | 13º Workshop em Gramática e Texto
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2011 - 2011 | do XI Workshop em Gramática e Texto. Lisboa
Oficina (workshop) (Outra)
|
|
2011 - 2011 | II GRATO – International Conference on Grammar & Text
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2008 - 2008 | IIIº Fórum de Partilha Linguística
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2007 - 2007 | Journées d’Étude "Mignonne, allons voir si la rose ...Termes d’adresse et modalités énonciatives dans les langues romanes
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2007 - 2007 | IIº Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2007 - 2007 | IIº Fórum de Partilha Linguística
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2006 - 2006 | Iº Fórum de Partilha Linguística
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2017 - 2017 | Práticas teóricas ou teorias práticas: o plano de texto em contexto escolar
Congresso
|
3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor |
2017 - 2017 | Textos e géneros textuais: o papel da diversidade no ensino da língua.
Simpósio
|
SIMELP |
2017 - 2017 | Divulgação da ciência nos novos programas de português
Encontro
|
12º Encontro da Associação de Professores de português |
2017 - 2017 | Da pesquisa de informação à produção textual – operações de reformulação em trabalhos escritos” de alunos do 4.º Ano
Encontro
|
|
2017 - 2017 | Construção do conhecimento e planos de semiotização
Congresso
|
V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo “Actividad de lenguaje, textos y discursos: recorridos de investigación e intervención” |
2016 - 2016 | Valores modais em textos digitais turísticos: uma abordagem textual.
Encontro
|
XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística. |
2015 - 2015 | Questions de genre et numérique
Conferência
|
|
2013 - 2013 | Plano estratégico nacional de turismo e formas de ação
Simpósio
|
|
2013 - 2013 | Organisation des connaissances et discours interactif dans les sites web
Congresso
|
|
2006 - 2006 | Cohérence et cohésion: quels apports pour la compréhension textuelle dans l’écriture fragmentaire portugaise ?
Congresso
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01 | Os desafios do ensino híbrido na pandemia: barreiras e bloqueios linguísticos no ensino de PLE para aprendentes adultos chineses
Arguente principal
|
Jéssica Paula Barbosa Veretelnik (Mestrado) |
2024/01 | Discursos de Tomada de Posse Presidencial e Construção dos
Tópicos Discursivos. Brasil e Portugal nos tempos da Democracia
Arguente principal
|
Kátia Solange Fraifer Palhano Lopes (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2024/01 | Escrita digital e encenação tecnoenunciativa na rede social Twitter: a Voz de Natalia Pasternak em Defesa da Ciência durante
a Pandemia de Covid 19
Arguente principal
|
Daiana Campani (Doutoramento)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Brasil
|
2023/12 | A missão do Jardim Botânico de Lisboa explicada aos visitantes: proposta de comunicação digital através do vídeo
Arguente principal
|
Pedro Miguel Ventura Pereira de Melo (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2022 | Desenvolvimento da Produção e Interação Orais: O Trabalho com os Géneros Textuais no Português Língua Materna e no Francês
Língua Estrangeira.
Presidente do júri
|
Beatriz Duarte Silva Carvalho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 | O desenvolvimento da capacidade da escrita em sala de aula: Definindo estratégias para a uniformização da avaliação da escrita
Presidente do júri
|
Sónia Reis (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 | A canção como recurso didático no ensino de Português e de Francês.
Presidente do júri
|
Paulo Jorge Marques Cardoso (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 | Literatura, memória e identidade. Desafios para as aulas de Português.
Presidente do júri
|
Sandra Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 | A Publicidade como Recurso Didático nas Disciplinas de Português e Espanhol.
Arguente
|
Débora Jaehnert Barros (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 | A argumentatividade na aula de Português Língua Materna: Uma competência crucial para o desenvolvimento da escrita nos Ensinos
Básico e Secundário
Arguente
|
Joana Aranha (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 | A Reportagem de Divulgação Científica na Revista Superinteressante: contributo para a caracterização do género
Arguente principal
|
Ana Filipa Fonseca (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2021 | Contributos para a análise das formas de tratamento e das estratégias de delicadeza em sequências de atos ilocutórios com
uma dimensão diretiva no contexto de ensino e aprendizagem do português língua não materna
Arguente principal
|
Marta Antão (Mestrado) |
2018 | Análise dos gêneros nas mídias sociais: Facebook e Twitter
Arguente principal
|
Daiana Quadros (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 | Marcadores de reformulação parafrásticos no género artigo científico
Arguente principal
|
Ana Sofia Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 | A coesão nominal e a conexão em texto dissertativo-Argumentativo de alunos ingressantes no ensino médio | Francisco Walisson Ferreira Dodó (Outro) |
2016 | O lugar das práticas poéticas no ensino da língua materna e da língua estrangeira. Relatório da Prática de Ensino Supervisionada | Ana Sofia Corga Vieira (Mestrado) |
2016 | Ethos e identidades em blogues : uma visão cor-de-rosa? | Maria Albertina Lira Baptista (Mestrado) |
2014 | Guia para Revisores de Texto. Uma proposta para o exercício de uma profissão pouco (re)conhecida | Marta Fidalgo (Mestrado) |
2014 | O género textual glossário: problemas para o consultor e revisor linguístico. | Ana Margarida Valério (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014 | Géneros e Estilos. Análise Linguística dos Textos Escritos por José Saramago para o Blogue O Caderno. Transposição Didática dos Géneros Textuais Memórias, Diário, Autobiografia e Carta | Isabel Ramos Castilho (Outro) |
2014 | Prática do texto publicitário como construção identitária: a análise de folhetos bancários portugueses | Korapat Pruekchaikul (Outro) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | XVII Fórum de Partilha Linguística | Lisboa |
2023 - 2023 | Grammar and Text Conference | GRATO 2023 | Lisboa |
2023 - 2023 | 39º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | |
2023 - 2023 | Les émotions au prisme du genre | Universidade de Dokuz Eylül, Turkey |
2022 - 2022 | Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento – do II CIESD – Congresso Internacional de Estudos Sociodiscursivos | Universidade Federal de Sergipe |
2022 - 2022 | XVI Fórum de Partilha Linguística | Lisboa |
2021 - 2021 | Encontro Nacional sobre Discurso Académico - ENDA 2 | Coimbra |
2021 - 2021 | XV Fórum de Partilha Linguística | Lisboa |
2021 - 2021 | VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo | Universidade Países Bascos. |
2020 - 2020 | XIV Fórum de Partilha Linguística | Lisboa |
2020 - 2020 | 36º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística | |
2019 - 2019 | ARLE (International Association for Research in L1 Education). | Lisbon |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - 2023 | Revista Eletrónica de Linguística dos Estudantes da Universidade do Porto (1647-4058) | |
2023 - 2023 | Diacrítica (2183-9174) | |
2022 - 2022 | Linguagem. Cognição. Cultura: teorias, aplicações e diálogos com foco na língua portuguesa (português europeu e português do Brasil) ( 978-972-674-922-6) | Universidade Aberta |
2021 - 2021 | Revista Letrônica (1984-4301) | |
2020 - 2020 | Revista Caleidoscópio ( 2177-6202) | |
2020 - 2020 | Revista Indagatio Didactica ( 1647-3582) | Universidade de Aveiro |
2020 - 2020 | Eutomia (1989-6850) | |
2019/10/02 - 2019/10/04 | O Interacionismo Sociodiscursivo em foco: reflexões sobre uma teoria em contínua construção e uma práxis em movimento (978-65-990072-6-2) | Letraria |
2018 - 2018 | Diacrítica (0870-8967) | Universidade do Minho |
2017 - 2017 | Grammar and text: Selected papers from the 10th and 11th Fora for Linguistic Sharing, | Cambridge Scholars Publishing |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2023 - Atual | Comunicação de ciência e educação | Science communication and education | Mestrado em Comunicação de Ciência (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - Atual | Linguística francesa | French linguistics | Licenciatura em Linguística; Licenciatira em Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018 - Atual | Teoria do Texto | Text theory | Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017/02 - Atual | Funcionamento dos Textos | Text funcionning | Mestrado de Ciências da Linguagem; Mestrado em Ensino do Português (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017/02 - Atual | Análise do Discurso | Discourse Analysis | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2023 | Modelos e metodologias em Ciências da Linguagem | Models and methodologies in Language Sciences | Licenciatura em Linguística (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2022 | Seminário Discursos e Tradução | Discourse and Traduction seminar | Programa Doutoral em Tradução e Terminologia | Doctoral Program in Translation and Terminology | Universidade de Aveiro, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018/09 - 2022 | Práticas Textuais | Textual practices | Licenciatura em Ciências da Linguagem (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017/02 - 2019 | Seminário Texto, Conhecimento e Ação | Text, Knowledge, Action Seminar | Doutoramento em Linguística (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Teoria do Texto | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Práticas Textuais | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Análise do discurso | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | História da língua francesa | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2013/09 - 2014/07 | Semiótica | (Outros) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2008/12 - 2009/08 | Tradução Francês-Português III | (Outros) | Université Paris 8, França |
2008/12 - 2009/08 | Tradução Português-Francês III | (Outros) | Université Paris 8, França |
2008/12 - 2009/08 | Literatura Portuguesa I | (Outros) | Université Paris 8, França |
2008/12 - 2009/08 | Introdução à Literatura portuguesa I | (Outros) | Université Paris 8, França |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2022/03/17 | O jornal Público lançou no dia 17 de março uma reportagem sobre o programa educativo @ Cientista Regressa à Escola, para a qual a investigadora e cofundadora do programa Matilde Gonçalves foi entrevistada. | Público |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2018/09/09 - Atual | Páginas do Português 2ª sobre do programa sobre a literacia científica (1ª parte Carla Marques, Práticas Discursivas Académicas; 2ª parte Matilde Gonçalves - a literacia científica no contexto escolar, minuto 22.) | Literacia científica, contexto escolar, boas práticas |
2021/05/05 - 2021/05/06 | O mundo da língua portuguesa | Docência, português como língua pluricêntrica |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
Atual | Associação Portuguesa de Linguística |