Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Carla Patrícia Gonçalves e Sousa Mira
Nomes de citação
- Sousa, Carla
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 1A13-60F1-0B45
- ORCID iD
- 0000-0003-1036-963X
Endereços de correio eletrónico
- carla.patricia.sousa@ulusofona.pt (Profissional)
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Carla_Sousa12 (Rede social)
- https://scholar.google.com/citations?user=ILrab24AAAAJ&hl=en (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
- Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017/10 - 2022/06/03
Concluído
|
Ciências da Comunicação [Communication Sciences] (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Empowerment, Well-Being, and Accessibility in Digital Games" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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Approved by unanimity, with honor and distinction |
2017/06
Concluído
|
Neuropsicologia Aplicada [Applied Neuropsychology] (Pós-Graduação)
Especialização em Neuropsicologia
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
16 |
2013/09 - 2016/06
Concluído
|
Psicologia Clínica e da Saúde [Clinical and Health Psychology] (Mestrado)
Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"A Influência do Autoritarismo e do Locus de Controlo nas Atitudes Homofóbicas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2010/09 - 2013/07
Concluído
|
Psicologia [Psychology] (Licenciatura)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/08 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusófona, CICANT, Portugal |
2021/04/01 - 2022/07/31 | Gestão de Ciência e Tecnologia | Universidade Lusófona, CICANT, Portugal |
Media Literacy and Civic Cultures Lab - MeLCi Lab, Portugal | ||
2015/10 - 2022/06 | Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) | Universidade Lusófona, CICANT, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/02 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2018/02 - 2019/08 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Escola de Comunicação Arquitectura Artes e Tecnologias da Informação, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2019/02/04 - 2021 | Assistente Principal (Pessoal da Saúde - Técnico Superior de Saúde - Psicologia Clínica) | Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/04 - Atual | Member of the Advisory Board | ECREA - European Communication Research and Education Association, Bélgica |
2022/08 - Atual | Individual Ambassador | Women in Games, Reino Unido |
2022/02 - Atual | Early Career Advisor to the Board of Directors | Universidade Lusófona, CICANT, Portugal |
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal | ||
2021/01 - Atual | Dirigente de laboratório, instituto, museu, centro ou observatório | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
GLOW: Games and Social Impact Media Research Lab, Portugal | ||
2024/01/01 - 2024/01/31 | Visiting Scholar | Institut po robotika Sveti Apostol i Evangelist Matei B'lgarska akademia na naukite, Bulgária |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/12/01 - Atual | OPERAT
10.54499/UIDB/05260/2020
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2015/09/01 - Atual | EducaçãoAcessivel.pt
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/01/18 - Atual | YouNDigital - Jovens, Notícias e Cidadania Digital
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2023/01/01 - Atual | Games Inclusion Lab: Participatory Media Creation Processes for Accessibility (GameIN)
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2023 - Atual | LearnArch - Teaching Tool for Architecture Learning
2022-2-RO01-KA210-ADU-000100481
Investigador responsável
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
European Comission
Em curso
|
2023 - Atual | WIRE FilmEU
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
European Commission |
2022/09/01 - Atual | No Barriers to Employment
2022-1-SE01-KA220-ADU-000089826
Investigador responsável
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2021/01 - Atual | GIM - Glossário Inclusivo de Termos Matemáticos
CICANTseedGIM2021
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
Universidade Lusófona, CICANT
Concluído
|
2021/01 - Atual | VRmnesis: training anamnesis in a VR setting
SeedILIND2021VR
Investigador
Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal
|
Em curso
|
2020/10/19 - Atual | TEGA - Training the Educators to Facilitate the Teaching and Assessment of Abstract Syllabus by the Use of Serious Games
2020-1-UK01-KA203-079248
Investigador responsável
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal |
European Comission
Em curso
|
2023/03/19 - 2023/10/31 | ASDigital - Distance learning training for secondary education teachers: using visual thinking as a method to teach digital
skills to students with Autism Spectrum Disorder
2020-1-PT01-KA226-SCH-094961
Investigador responsável
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2022/01/03 - 2023/07/02 | PlayersAll: agência nos média e empoderamento
EXPL/COM-OUT/0882/2021
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/05/01 - 2023/03/18 | ASDigital - Distance learning training for secondary education teachers: using visual thinking as a method to teach digital
skills to students with ASD.
2020-1-PT01-KA226-SCH-094961
Project Manager
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2021/01/01 - 2023/02 | Youth for Youth
2020-2-HU01-KA205-079126
Investigador responsável
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal |
European Comission
Concluído
|
2019/09/01 - 2022/09 | ID GAMES - Co-Create assistive games for people with Intellectual Disability to enhance their inclusion
Investigador
Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal |
European Comission
Concluído
|
2020/11 - 2022/08 | STORYLINE: STORYtelling for (Language) Learning in an Interactive and Nonformal Environment
Trainer
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
European Comission
Concluído
|
2021/11 - 2021/11 | The Little Entrepreneurs
2020-1-TR01-KA227-SCH-098758
Trainer
|
European Commission
Em curso
|
2021/03 - 2021/10 | TESEO - Arianna's Strands on the Digital Age
Trainer
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2020/01/03 - 2021/01/04 | Sentir + Promoção do bem-estar através da estimulação sensorial em pessoas com Deficiência Intelectual e Idosos
CT19-00066
Investigador responsável
APADP - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, Portugal
|
BPI
Concluído
|
2019 - 2021 | GBL4deaf - Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2018 - 2019 | MILT - Media Literacy for Living Together
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
European Comission
Concluído
|
2016/03 - 2018 | GamiLearning - Jogos Digitais para a Literacia Mediática e Informacional
Bolseiro de Investigação
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/03 - 2017/02 | ECFOLI - Eco for Life
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
European Comission
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/05 - Atual | LEAD-ME - Leading Platform for European Citizens, Industries, Academia and Policymakers in Media Accessibility
Member of Working Group 4
|
European Cooperation in Science and Technology
Em curso
|
2021/03/31 - Atual | COST Action (CA19104) - advancing Social inclusion through Technology and EmPowerment (a-Step)
Grant Awarding Manager and Chair of Working Group 2
|
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Objeto físico |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/08 | From Local Voices to Global Play: Co-Creating Inclusive Games with Adults with Intellectual Disability | 3rd International Playful by Design Conference
University of Illinois Urbana-Champaign (Champaign, Estados Unidos)
|
2024/10/21 | Estratégias Lúdicas para a Produção de Artefactos Éticos em Parceria com Pessoas com Deficiência Intelectual | 15º Congresso Brasileiro Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Universidade Federal do Amazonas (Manaus, Brasil)
|
2024/10/09 | Good Practices in Creating an Inclusive Environment in Higher Education Institutions | INFORMATION SOCIETY 2024 - 27th International multiconference - Digital Inclusion in Information Society
Jožef Stefan Institute (Ljubljana, Eslovénia)
|
2024/10/04 | Empowering Neurodiverse Voices in Research Ethics through a Playful Card-Based Approach | 18th European Conference on Games Based Learning, ECGBL 2024
Aarhus University (Aarhus, Dinamarca)
|
2024/10/03 | O Papel dos Jogos Digitais e Analógicos na Saúde Psicológica e Autocuidado de Profissionais da Psicologia e Populações Vulneráveis | II Encontro de Psicólogos da Freguesia Cascais Estoril
(Cascais, Portugal)
|
2024/09/27 | Darker Shades of Play: The prevalence of dark patterns in early childhood mobile digital games | ECREA 2024 - Communication & social (dis)order - 10th European Communication Conference
University of Ljubljana, Faculty of Social Sciences (Ljubljana, Eslovénia)
|
2024/09/27 | Using assistive technology to promote social inclusion for people with disabilities | 10th Science Summit at the 79th United Nations General Assembly
United Nations (New York (Hybrid), Estados Unidos)
|
2024/09/26 | Enhancing the Cognitive Accessibility of Information in Research: Insights from Intellectual Disability Studies | ECREA 2024 - Communication & social (dis)order - 10th European Communication Conference
University of Ljubljana, Faculty of Social Sciences (Ljubljana, Eslovénia)
|
2024/09/26 | What Matters in Accessible Communication for People with Neurodiversity?: A Systematic Review | ECREA 2024 - Communication & social (dis)order - 10th European Communication Conference
University of Ljubljana, Faculty of Social Sciences (Ljubljana, Eslovénia)
|
2024/09/23 | Game on! A Systematic Literature Review to Explore the Impact of Game-Based Learning approaches on Young People's News Literacy and Digital Citizenship | ECREA 2024 Pre-Conference: "Young people and news: Breaking Boundaries Across Europe“
(Ljubljana, Eslovénia)
|
2024/09/09 | Special Panel on War, Conflict and Academia [Invited Panelist] | ECREA 2024 - Communication & social (dis)order - 10th European Communication Conference
University of Ljubljana, Faculty of Social Sciences (Ljubljana, Eslovénia)
|
2024/04/22 | Perceptions of Inclusion Professionals on Employability of Individuals With Intellectual and Developmental Disabilities: a Transnational Study | International Psychological Applications Conference and Trends (InPACT) 2024
(Porto, Portugal)
|
2024/04/19 | Involving People with Intellectual Disability in the Development of Inclusive and Accessible Guidelines | ESWRA Conference 2024 - Envisioning Future: Social Work Research in the Age of Industry 4.0
Vilnius University (Vilnius, Lituânia)
|
2023/09/13 | YouNDigital: digital tools for researching young audiences and their diversity | ECREA ARS 2023: Disrupted or disruptive audiences?
Universidade Lusófona (Porto, Portugal)
|
2023/08/31 | Advancing Social Inclusion through Technology and EmPowerment - Working Group 2: Collaborative Evaluation |
Université Paris 8-Vincennes-Saint-Denis (Paris, França)
|
2023/08/22 | Towards Cognitive Accessibility in Digital Game Design: Evidence-Based Guidelines for Adults with Intellectual Disability | IEEE Conference on Games (IEEE CoG) 2023
Northeastern University (Boston, Estados Unidos)
|
2023/05/19 | Metodologias de Investigação Inclusivas: Os Jogos como Caminho | Webinar Bolsas de Estudo HUMANITAS
HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental (Online, Portugal)
|
2023/04/22 | A intergeracionalidade com foco na literacia digital: uma proposta com o uso de um jogo | VI Congresso de Literacia Media e Cidadania
Escola Superior de Comunicação Social (Lisbon, Portugal)
|
2023/04/04 | YouNDigital: digital tools for reaching young people's diversity | “Practices of digital in- and exclusion in everyday life” Conference
University of Groningen (Groningen, Países Baixos)
|
2023/03/08 | Desigualdades de Género nos Videojogos | Equality Talks
Associação Mais Cidadania (Lisbon, Portugal)
|
2022/11/19 | Women in Games Individual Ambassadors: Building a Fair Playing Field | Lisboa Games Week 2022
Lisboa Games Week - Game Dev Camp (Lisbon, Portugal)
|
2022/11/18 | Jogos para todas as pessoas: acessibilidade e inclusão | Lisboa Games Week 2022
Lisboa Games Week - Creative Playground (Lisbon, Portugal)
|
2022/11/08 | Jogos, Bem-Estar e Empoderamento - Estratégias Participativas e o seu Papel na População com Deficiência Intelectual | Jogos Acessíveis Webinar
HUMANITAS - Federação Portuguesa para a Deficiência Mental (Virtual, Portugal)
|
2022/10/28 | The importance of Game-Based Learning in Teaching | Storyline (2020-2-RO01-KA205-080819) Multiplier Event
Universidade Lusófona (Lisbon, Portugal)
|
2022/10/27 | Jogos digitais para a reabilitação física: incluir a voz dos profissionais | Ibercom 2022
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/10/26 | Representações de género, pertença racial, microagressões e promoção de empatia através do jogo SweetXHeart | Lusocom 2022
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/10/26 | Exequibilidade da aprendizagem baseada num jogo tangível e acessível no contexto educativo das crianças surdas em Portugal: potencialidades e desafios | Lusocom 2022
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/10/26 | Literacia para a Agência nos Jogos no Projeto PlayersAll | Lusocom 2022
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/07/12 | Bridging Academia and Civil Society for Access and Inclusion: Insights from Action-Research Experiences | IAMCR Beijing 2022 - Communication Research in the Era of Neo-Globalisation: Reorientations, Challenges and Changing Contexts
Tsinghua University (Beijing, China)
|
2022/05/29 | The development of media literacy skills in children and youth with disabilities | Hybrid 72nd Annual ICA Conference
International Communication Association (Paris, França)
|
2022/05/16 | A promoção da participação de audiências subrepresentadas na criação de media - O caso dos jogos na deficiência intelectual | Invited lecture presented at the Master’s Degree in Media and Information Literacy and Digital Citizenship
Universidade Lusófona do Porto (Porto, Portugal)
|
2022/04/21 | Playing games and creating games with web 2.0 tools | Invited lecture presented at Innovative Teaching/Learning Approaches Project
Universidade Lusófona (Lisbon, Portugal)
|
2022/04/11 | A presença de crianças com necessidades educativas especiais na investigação em literacia mediática: Notas de uma Revisão Sistemática da Literatura (2015-2021) | XII CONGRESSO SOPCOM - Comunicação & Disrupção
NOVA FCSH (Lisbon, Portugal)
|
2022/04/02 | Pensar as necessidades de quem joga: acessibilidade e representação através de jogos de tabuleiro | Leiria Talks - LeiriaCon 2022
LeiriaCon 2022 (Leiria, Portugal)
|
2022/03/10 | Collaborate|Make|Spread | ERASMUS 1st Training Meeting - The Key Global Life, Digital Change of Nature
Lusófona University (Lisbon, Portugal)
|
2022/01/18 | Game-based learning - mechanics of inclusivity | Learning and Education Conference 2022 - Learning Together: Inclusive Learning and Teaching Across the LSBU Group
London South Bank University (London, Reino Unido)
|
2021/12/10 | Humanitas e Lusófona - Um Projeto em Rede | Webinar - Nada do que é humanos nos é alheio: Contributos e desafios para uma sociedade inclusiva
HUMANITAS – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental (Lisbon, Portugal)
|
2021/11/23 | Game-based Learning to Foster Entrepreneurship: Games, Mechanics, Dynamics and Practical Applications | Teaching methodology on game-based entrepreneurship Workshop - The Little Entrepreneurs Project (2020-1-TR01-KA227-SCH-098758)
Lusófona University (Lisbon, Portugal)
|
2021/11/11 | Media Literacy Research and Children in Special Education: notes from a Systematic Literature Review | Hybrid Workshop "Inclusive Media Education in Diverse Societies"
University of Groningen (Groningen, Países Baixos)
|
2021/10/28 | Laboratório GLOW: Inclusão e Intervenção Social nos Jogos | II Congresso Internacional Humanismo e Direitos Humanos
Universidade Lusófona (Lisbon, Portugal)
|
2021/10/19 | Cultural Conscious and Inclusive Strategies for Conducting Interviews and Collecting Data | Digital Storytelling in Youth Work - Training of Youth Workers
Universidade Lusófona (Lisbon, Portugal)
|
2021/09/28 | Exploring the Pedagogical Value of a Game Creation Action-Research Experience Involving University Students and Adults with Intellectual Disability | XVIII Foro Internacional sobre Evaluación de La Calidade de La Investigación y La Educación Superior (FECIES)
Universidad de Granada (Granada (Virtual Participation), Espanha)
|
2021/09/08 | The role of games in the promotion of life skills in people with intellectual disability: A systematic literature review (2010-2020) | 8th European Communication Conference Braga ‘20 (ECREA 2020)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/07/16 | Fostering inclusion and social impact through media creation in Higher Education | TESEO Project - 3 rd Learning, Teaching and Training Activity
Synthesis Center for Research & Education (Nicosia (held online), Chipre)
|
2021/07/15 | Participatory Game Creation for People with Intellectual Disability: Insights from an Action-Research Experience | IAMCR Nairobi 2021 - Rethinking borders and boundaries: Beyond the global/local dichotomy in communication studies
The International Association For Media And Communication Research (IAMCR) (Nairobi, Quénia)
|
2021/06/25 | An Hybrid Game-Based Inclusive Glossary: goals, concept and audiovisual contents | 8th International Congress of Audiovisual Researchers
Lusófona University (Lisbon, Portugal)
|
2021/06/24 | Inclusion in Media Literacy Research: a Review with Children with Special Educational Needs | 8th International Congress of Audiovisual Researchers
Lusófona University (Lisbon, Portugal)
|
2021/03/13 | Interviewing techniques and approaches | Storyline Project Workshop
Lusófona University (Lisbon (held online), Portugal)
|
2021/03/09 | Desenvolvimento de Jogos Inclusivos como Estratégia de Empowerment em Pessoas com Deficiência Intelectual | Webinar Bolsas de Estudo Humanitas 2020 - Apresentação das Investigações a Decorrer
Humanitas - Federação Portuguesa para a Deficiência Mental (Lisbon (online), Portugal)
|
2020/01/20 | A Intervenção do Psicólogo Clínico em Adultos com Deficiência Intelectual [The Clinical Psychologist's Intervention in Adults with Intellectual Disability] | Seminário no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Instituto Piaget - Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (Almada, Portugal)
|
2019/06/26 | Game-based Learning in Teachers Professional Development: Proposing a Game Creation Training to Promote Media and Information Literacy | MILT conference - Media Literacy for Living Together: the future of media and learning in participation
Universidade Lusófona, CICANT (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/14 | Projeto GBL4deaf - Videojogos Acessíveis a Surdos [GBL4deaf Project - Videogames Acessible for Deaf] | Seminário Internacional - Educação Inclusiva, Atitudes que Transformam
Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) / Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/23 | Videogames as a Learning Tool: Measuring the efficacy of Game-Based Learning Interventions | Videogames 2017 - Conference of Sciences and Arts of Videogames
Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos | Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2017/11/23 | Student Game Creation for Media and Information Literacy | Videogames 2017 - Conference of Sciences and Arts of Videogames
Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos | Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
|
2017/09/28 | Games for Media and Information Literacy - Developing Media and Information Literacy Skills in Children through Digital Games Creation | Audiences 2030: Imagining a Future for Audiences
CEDAR (Consortium on Emerging Directions in Audience Research) / Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)
|
2017/05/10 | Digital Game Creation for Media and Information Literacy in Children | 11st European Conference on Game Based Learning - ECGBL 2017
(Graz, Áustria)
|
2017/05/05 | Os Videojogos na Educação - A perspetiva de Pais, Professores e Estudantes [Videogames in Education - Parents', Teachers' and Students' perspective] | 4º Congresso de Literacia Media e Cidadania
Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM) (Porto, Portugal)
|
2016/12/11 | Games for Learning - A research review (2010-2016) | 6th European Communication Conference - ECREA 2016
European Communication Research and Education Association (ECREA) (Praga, República Checa)
|
2016/07/27 | Game-based learning and media literacy - A research methodology review | IAMCR Conference - Memory, Commemoration and Communication: Looking Back, Looking ForwardIAMCR Conference - Memory, Commemoration
and Communication: Looking Back, Looking Forward
International Association for Media and Communication Research (IAMCR) / University of Leicester (Leicester, Reino Unido)
|
2016/07/26 | Inside the black-box: A path for children's rights in a digital connected presence | IAMCR Pre Conference - Children’s and Young People’s Rights in the Digital Age
International Association for Media and Communication Research (IAMCR) / London School of Economics and Political Science
(LSE) (Londres, Reino Unido)
|
2016/07/13 | Inside the black-box: playing digital security (Workshop) | Playful Learning
(Manchester, Reino Unido)
|
2016/05/12 | Os efeitos dos Jogos Sérios na Estimulação Cognitiva: um estudo de Metanálise [The effects of Serious Games in Cognitive Stimulation: a meta-analysis study] | III Jornadas de Neuropsicologia Aplicada
Escola de Psicologia e Ciências da Vida - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | Games Accessibility [Provisional Title]
Orientador
|
Mestrado em Design de Jogos e Média Jogáveis (Mestrado)
Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022 - Atual | Intergenerational Media Literacy and Games [Provisional Title]
Coorientador
|
Doutoramento em Ciências da comunicação (Doutoramento)
Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/09/09 - 2022/09/16 | Supervisor for a Short Term Scientific mission in the scope of the COST Action - advancing Social Inclusion through Technology
and Empowerment (CA19104)
Orientador
|
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal
|
2019/10 - 2021/03 | Orientação de Estágio curricular no âmbito do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde [Supervisor for an academic intership
in the scope of the Clinical and Health Psychology Master's Degree]
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
APADP - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, Portugal
Instituto Piaget de Almada, Portugal |
2019/08/08 - 2019/08/12 | Orientação de Estágio no âmbito da Especialização Avançada em Intervenção Multidisciplinar na Perturbação do Espetro do Autismo
[Supervisor for an internship in the scope of the advanced specialization in Autism Spectrum Disorder]
Orientador
|
APADP - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, Portugal
Instituto CRIAP, Portugal |
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03/16 - 2024/03/16 | LeiriaTalks – The Challenges of Making Games for Contemporary Societies (16/03/2023), LeiriaCon 2024, Universidade Lusófona
e Spiel Portugal, Leiria, Portugal (2024/03/16 - 2024/03/16)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/01/01 - 2023/04/30 | LeiriaTalks 2023 - Rethinking board games in contemporary societies (2023/03/25 - 2023/03/25)
Conferência (Coorganizador)
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Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal Universidade Lusófona, CICANT, Portugal |
2022/11/01 - 2022/11/30 | TEGA Project 1st Multiplier Event - Playtesting for Diversity (2022/11/09 - 2022/11/09)
Seminário (Coorganizador)
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Universidade Lusófona, CICANT, Portugal |
2022/10/01 - 2022/10/15 | Game Fest - Promoting Change Through Hands on Play Experiences (2022/10/13 - 2022/10/14)
Festival (Coorganizador)
|
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal |
2022/06/01 - 2022/06/30 | ID Games Project Multiplier Event (2022/06/30 - 2022/06/30)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
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APPACDM de Lisboa, Portugal |
2022/06/01 - 2022/06/30 | TEGA Project 1st LTTA - Board Games Learning and Inclusion Workshop (2022/06/21 - 2022/06/21)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
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Elleniko Anoikto Panepistemio, Grécia |
2021/11/24 - 2021/11/29 | Media Literacy and Civic Cultures (MeLCi Lab) Autumn School - Science Bootcamp to improve research hands-on skills (2021/11/24 - 2021/11/29)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
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Universidade Lusófona, CICANT, Portugal |
2019/06 - 2019/06 | MILT conference - Media Literacy for Living Together: the future of media and learning in participation (2019/06/26 - 2019/06/28)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal |
2018/02 - 2018/04 | Play2Learn - The GamiLearning Conference (2018/04/19 - 2018/04/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Lusófona, CICANT, Portugal |
2017/11 - 2017/11 | Videogames 2017 - Conference of Sciences and Arts of Videogames (VJ2017) (2017/11/23 - 2017/11/24)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
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Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos, Portugal Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal |
2013/03 - 2013/04 | III Fórum Internacional de Psicologia Clínica [III International Forum on Clinical Psychology] (2013/04/11 - 2013/04/13)
Congresso (Outra)
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Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica (SPPC), Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
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2024/02/20 | Adversidade obstétrica e neonatal e sintomas de stress pós-traumático associados ao nascimento do bebé: O papel moderador
da coparentalidade [Obstetric and neonatal adversity and post-traumatic stress symptoms associated with the birth of the baby:
The moderating role of co-parenting]
Presidente do júri
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Ana Margarida Meca Pratas Duarte de Jesus (Mestrado)
Universidade Lusófona, Centro Universitário de Lisboa, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
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2024/05/26 - 2024/05/30 | The Sixteenth International Conference on Mobile, Hybrid, and On-line Learning eLmL 2024 | International Academy, Research, and Industry Association |
2023/04/24 - 2023/04/28 | The Fifteenth International Conference on Mobile, Hybrid, and On-line Learning eLmL 2023 | International Academy, Research, and Industry Association |
2022/11 - 2023/01 | Foundations of Digital Games 2023 | Universidade Lusófona |
2022/05/06 - 2022/10 | 16th European Conference on Games Based Learning - ECGBL 2022 | Universidade Lusófona |
2022/02 - 2022/03 | 9th European Communication Conference - Rethink Impact (ECREA 2022) | Aarhus University |
2022/02 - 2022/02 | IAMCR Beijing 2022 - Communication Research in the Era of Neo-Globalisation: Reorientations, Challenges and Changing | Tsinghua University |
2020/02 - 2020/10 | 8th European Communication Conference - Communication and Trust: building safe, sustainable and promising futures (ECREA 2020) | Braga, Portugal |
2017/03 - 2017/06 | IAMCR 2017 Conference - Transforming Culture, Politics & Communication: New media, new territories, new discourses | Cartagena, Colômbia |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023/01 - Atual | International Journal of Games and Social Impact - IJGSI [Editor] (2975-8386) | Edições Universitárias Lusófonas |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021/03/17 - Atual | Member of the Working Group on Psychologists Intervention in the Field of Disability | Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
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2022/02 - 2023/02 | Interfaces Tangíveis I e II [Tangible Interfaces I and II] | Licenciatura em Videojogos [Bachelor's Degree in Videogames] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/02 - 2022/08 | Ciberpsicologia e Redes Sociais [Cyberpsychology and Social Networks] | Licenciatura em Psicologia [Bachelor's Degree in Psychology] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/02 - 2022/08 | Laboratório de Competências Académicas [Laboratory of Academic Competences] | Licenciatura em Psicologia [Bachelor's Degree in Psychology] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2022/02 - 2022/08 | UX Design para Jogos Digitais [UX Design for Digital Games] | Licenciatura em Videojogos [Bachelor's Degree in Videogames] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2021/09 - 2022/03 | História da Psicologia [History of Psychology] | Licenciatura em Psicologia [Bachelor's Degree in Psychology] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2021/09 - 2022/02 | Interação Humano-Máquina [Human-Machine Interaction] | Licenciatura em Engenharia Informática [Bachelor's Degree in Computer Engineering] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2021/02 - 2022/02 | Interfaces Tangíveis I e II [Tangible Interfaces I and II] | Licenciatura em Videojogos [Bachelor's Degree in Videogames] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2021/02 - 2021/08 | UX Design para Jogos Digitais [UX Design for Digital Games] | Licenciatura em Videojogos [Bachelor's Degree in Videogames] | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2019/03 - 2019/08 | UX Design para Jogos Digitais [UX Design for Digital Games] | Licenciatura em Videojogos [Bachelor's Degree in Videogames] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
2018/03 - 2018/08 | Atelier de Escrita para Ambientes Multimédia [Writing Atelier for Multimedia Environments] | Licenciatura em Aplicações Multimédia e Videojogos [Bachelor's Degree in Multimedia Applications and Videogames] (Licenciatura) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
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2023/05 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos (SPCV) | Member no. 120 |
2023/03/16 - Atual | International Association for the Scientific Study of Intellectual and Developmental Disabilities (IASSIDD) | Member |
2021/09/10 - Atual | Digital Games Research Association: DiGRA | Member |
2019/11/25 - Atual | SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação | Member of the working groups: Communication and Education; Gender and Sexuality; and Young Researchers. |
2018/08/27 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses (no. 27910) | Member |
2018/06/11 - Atual | ABIC - Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (Member no. 1072) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
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2021/10/22 - 2021/10/22 | 1st Games and Social Impact Media Research Lab Conference (GLOW2021)
Presidente / Vice-presidente
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Universidade Lusófona, CICANT, Portugal Universidade Lusófona, HEI-Lab, Portugal |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
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2023/06/26 - Atual | Arguente externa das provas públicas de Preparação de Projeto Tese da aluna Dalila Martins, tendo como título: Modelo de Comunicação para o engajamento ótimo em Jogos Sérios Narrativos, aplicado na área da Saúde Mental [External jury for a PhD qualifying phase of the doctoral programme in new media on the topic of narrative serious games] | Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/02/16 - 2023/02/16 | Membro Externo da Banca de Qualificação de Tese do aluno João Vitor Léste, tendo como título: O Design em Parceria como Caminho em Direção à Acessibilidade para Pessoas com Deficiência Visual [External jury for a PhD qualifying phase of the doctoral programme in design on the topic of accessibility] | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/10 - Atual | Technologies (2227-7080) | MDPI |
2024/01 - Atual | Media & Jornalismo (1645-5681) | ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA |
2023/11 - Atual | Simulation & Gaming (1046-8781) | SAGE |
2023/11 - Atual | International Journal of Human–Computer Interaction (1532-7590) | Taylor & Francis |
2023/07 - Atual | Disability and Rehabilitation: Assistive Technology (1748-3115) | Taylor & Francis |
2023/07 - Atual | Children & Society (1099-0860) | Wiley |
2023/07 - Atual | Disabilities (2673-7272) | MDPI |
2023/04 - Atual | Interaction Design & Architecture(s) Journal (2283-2998) | Università degli Studi di Roma Tor Vergata |
2023/01 - Atual | Frontiers in Psychology (1664-1078) | Frontiers Media S.A. |
2022/12 - Atual | Education Sciences (2227-7102) | MDPI |
2022/11 - Atual | Revista Colombiana de Ciencias Sociales (2216-1201) | Universidad Católica Luis Amigó |
2022/10 - Atual | Research in Developmental Disabilities (1873-3379) | Elsevier |
2022/05 - Atual | Applied Sciences (2076-3417) | MDPI |
2022/03 - Atual | Behavioral Sciences (ISSN 2076-328X) | MDPI |
2021/10 - Atual | JMIR Serious Games (2291-9279) | JMIR Publications |
2021/08 - Atual | Technology and Disability (1055-4181) | IOS Press |
2021/03 - Atual | Journal of Educational Studies and Multidisciplinary Approaches (2757-8747) | Public Knowledge Project |
2021/03 - Atual | International Journal of Modern Education Studies (2618-6209) | Public Knowledge Project |
2020/02 - Atual | Journal of Research in Childhood Education (0256-8543) | Routledge |
2018/08 - Atual | Children and Youth Services Review (0190-7409) | Elsevier |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
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2022/09/01 - 2022/09/30 | Research Internship - Verão com Ciência 2022 | Pedro Juan Torres |
2021/09/01 - 2021/09/30 | Research Internship - Verão com Ciência 2021 | Cátia Casimiro |
Distinções
Prémio
2022 | Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe [awarded to the team of https://educacaoacessivel.ulusofona.pt/ project]
Instituto Nacional para a Reabilitação, Portugal
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2022 | Women in Games Global Awards, Category: Student Achievement - sponsored by Creative Assembly [With the PhD thesis Empowerment,
Well-Being, and Accessibility in Digital Games]
Women in Games, Reino Unido
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Outra distinção
2024 | Inclusiveness Target Countries (ITC) Conference Grant to be at InPACT Psychology 2024
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica
CA19104 - advancing Social inclusion through Technology and EmPowerment (a-STEP), Irlanda |
2024 | Short Term Scientific Mission Scholarship to develop one month of research work at the Institute of Robotics - Bulgarian Academy
of Sciences
CA19104 - advancing Social inclusion through Technology and EmPowerment (a-STEP), Irlanda
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2023 | Inclusiveness Target Countries (ITC) Virtual Conference Grant to be at the IEEE Conference on Games 2023
Leading Platform for European Citizens, Industries, Academia and Policymakers in Media Accessibility (COST Action 19142),
Polónia
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2021 | Young Scholars Grant for the 8th European Communication Conference
European Communication Research and Education Association (ECREA), Bélgica
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2017 | Bolsas de Doutoramento da Universidade Lusófona [PhD Scholarship]
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
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