???global.info.a_carregar???
António Fernando Saldanha Portelada. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2020/05/22 pelo(a) Universidade de Évora, Mestrado em Educação Especial na Área de Especialização em Cognição e Motricidade em 2013/07/23 pelo(a) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra e Licenciatura em Educação de Infância em 2008 pelo(a) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra. É Professor Adjunto Convidado no(a) Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém e Professor Adjunto no(a) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém. Publicou 11 artigos em revistas especializadas. Possui 6 capítulo(s) de livros e 5 livro(s). Organizou 11 evento(s). Participou em 43 evento(s). Coorientou 1 dissertação(ões) de mestrado. Recebeu 2 prémio(s) e/ou homenagens. Participa e/ou participou como Co-Investigador Responsável (Co-IR) em 1 projeto(s), Investigador em 8 projeto(s), Investigador responsável em 1 projeto(s) e Outra em 3 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Especial e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Inclusão; Necessidades complexas e intensas de apoio; Formação contínua; Qualidade de vida; stress; burnout; teachers; Educação inclusiva; Formação contínua transversal; Modelo biopsicossocial; Emoções; Educação Emocional; Necessidades Educativas Especiais.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
António Fernando Saldanha Portelada

Nomes de citação

  • Portelada, António
  • Portelada, António Fernando Saldanha

Identificadores de autor

Ciência ID
1F1F-F0C9-A6D2

Endereços de correio eletrónico

  • antonio.portelada@ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Websites

  • www.ese.ipsantarem.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2014 - 2020/05/22
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"IMPORTUNUS: Estudos de Caracterização do Assédio no Trabalho em Professores do Ensino Pré-escolar ao Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção e Louvor
2013/07/23
Concluído
Educação Especial na Área de Especialização em Cognição e Motricidade (Mestrado)
Especialização em Educação Especial
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
"Alfabetização Emocional e os seus Efeitos na Qualidade das Competências Emocionais de Crianças com Necessidades Educativas Especiais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2013/03/04
Concluído
Educação Especial - Domínio da Visão (Pós-Graduação)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
18
2009/07/14
Concluído
Educação Especial - Área de Especialização em Cognição e Motricidade (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
17
2008
Concluído
Educação de Infância (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
"Saber estar, fazer e ser... Uma questão de competência!" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2019 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Évora, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/15 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2023 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2020 - 2023 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/02 - 2020/06 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016 - 2016 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - 2014 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio dos Infantes , Portugal
Colégio dos Infantes , Portugal
2010 - 2011 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento Marcelino Mesquita, Portugal
2009 - 2010 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Tondela, Portugal
2008 - 2009 Educador de infância (Educador de Infância) Câmara Municipal de Penela, Portugal
Casa da Criança de Penela, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008 - 2008 Estagiário (Educador) Caritas Diocesana de Coimbra, Portugal
Jardim de Infância “A Semente”, Portugal
2007 - 2007 Estagiário (Educador) Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês, Portugal
Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2015/01/01 - 2019/01/01 IMPORTUNUS: Estudos de caraterização do Assédio no Trabalho em Professores do Ensino Pré-escolar ao Ensino Superior
SFRH/BD/103804/2014
Investigador responsável
Universidade de Évora Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual TETRA-S - Training of educators for transfer of transversal skills
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Em curso
2021 - Atual COMPUSEL - Computational Thinking in Enhancing Primary Students’ Social-Emotional Learning Skills
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
Em curso
2022 - 2023 Educação Inclusiva
Investigador
Ministério da Educação, Portugal
Concluído
2020 - 2023 ASUMIE - Additional support and Mediated learning in Inclusive education
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
European Union
Concluído
2019 - 2022 REFLECT - Raising awareness and stimulating Executive Functioning and social emotional Learning by integrating Evidence based strategies in the Classroom to empower pupils, Teachers and parents
Investigador
European Union
Em curso
2019 - 2020 Curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho
Docente Voluntário
2017 - 2020 Cognition & Inclusion (C&I)
Investigador
European Union
2015 - 2017 Enabling and Including Young People with Complex and Intense Support Needs
541981-LLP-1-2013-1-BE-LEONARDO-LMP
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022 - Atual Ubuntu/ Rede Ubuntu do Ensino Superior
Investigador
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
Em curso
2020 - 2022 Projeto Com.Partilha
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Comprehensive Health Research Centre Polo di Évora, Portugal
Concluído
2012 - 2013 Alfabetização emocional e os seus efeitos na qualidade das competências emocionais de crianças com necessidades educativas especiais
S/F
Outra
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Concluído
2009 - 2010 Bullying em Contexto Escolar
S/F
Outra
Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Tondela, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marisa Correia; Teresa Ribeirinha; David Beirante; António Portelada; Clara Martins; Sónia Galinha. "TEACHERS' PERSPECTIVES REGARDING OUTDOOR STEAM EDUCATION: AN EXPLORATORY STUDY". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.1753
  2. Portelada, António; Candeias, Adelinda Araújo; João, Ana. "Assédio no trabalho, stress e burnout nos professores". Trabalho apresentado em International Seminar Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress, Évora, 2018.
    Publicado
  3. João, Ana; Candeias, Adelinda Araújo; Portelada, António. "Assédio no trabalho e stress na profissão de enfermagem". Trabalho apresentado em International Seminar: Multiple Approaches to the study and intervention in stress, Évora, 2018.
    Publicado
  4. Candeias, Adelinda Araújo; Calisto, Inês; Borralho, Liberata; Portelada, António. "Stress and Well-being in Inclusive Schools". Trabalho apresentado em Psychology in Education and Health: II Leipzig-Évora Scientific Meeting in Psychology, Évora, 2017.
    Publicado
  5. Candeias, Adelinda Araújo; Portelada, António; Carapeto, Maria João; Coelho, Cátia; Costa, Nuno. "Análise das necessidades das crianças com necessidades de apoio complexas e intensas nos parceiros europeus do projecto Enablin+". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Educação, Inclusão e Inovação, 2017.
    Publicado
  6. Portelada, António; Figueiredo, Cristina; Borges, Isabel. "Intervenção na comunidade em contexto de jardim-de-infância tendo por base a pedagogia de projeto". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contexto Educativo, Braga, 2010.
    Publicado
  7. Portelada, António. "Vivência de Bullying em crianças com necessidades educativas especiais". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contexto Educativo, Braga, 2010.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Portelada, António. "Autismo. Unidade de Ensino Estruturado", Jornal Escolar O Cartaxinho, 2011
  2. Portelada, António. "A Aranha da nossa sala", Jornal interno da Câmara Municipal de Penela, 2009
Artigo em revista
  1. António Portelada; Adelinda Candeias; Ana Lúcia João. "Teacher Well-Being Under Threat: The Consequences of Workplace Bullying from Preschool to Higher Education". Education Sciences (2024): https://doi.org/10.3390/educsci14111175.
    10.3390/educsci14111175
  2. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Paz-Beirante, David; Santos, Raquel; Simões Dias, Isabel; Luís, Helena; Catela, David; et al. "Outdoor STEAM Education: opportunities and challenges". (2024): http://hdl.handle.net/10400.15/4893.
    10.3390/educsci14070688
  3. Ana João; Corália Vicente; António Portelada. "Impacto e prevalência do assédio no trabalho no contexto de enfermagem em Portugal". Revista de Enfermagem Referência (2023): https://doi.org/10.12707/RVI22059.
    10.12707/RVI22059
  4. Candeias, A. A., Almeida, G., Félix, A. S., Portelada A.. "Inclusive education in Portugal Characterization of the barriers facilitators and methodologies". BIONET Journal of Biocentric Sciences 4 (2023): 62-67.
    Publicado
  5. João, A.L.; Vicente, C.; Portelada, A.. "Burnout and its correlation with workplace bullying in Portuguese nurses". Journal of Human Behavior in the Social Environment (2022): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85133649262&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/10911359.2022.2096740
  6. Candeias, Adelinda Araújo; Calisto,Inês; Borralho, Liberata; Portelada, António. "Estudo comparativo sobre burnout em professores de ensino regular e educação especial". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 03 (2017): 59-59. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.03.2771.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.03.2771
  7. João, Ana; Portelada, António. "Mobbing and Its Impact on Interpersonal Relationships at the Workplace". Journal of Interpersonal Violence 34 13 (2016): 2797-2812. http://dx.doi.org/10.1177/0886260516662850.
    Publicado • 10.1177/0886260516662850
  8. Portelada, António; João, Ana. "Stress e Burnout a nível laboral em Portugal". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología 1 4 (2012): 487-496. http://infad.eu/RevistaINFAD/index.php/publicaciones/revista-infad-2012/revista-infad-2012-no1-volumen-4-pp-487-496/.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Portelada, António; Figueiredo, Cristina. "Burnout a Exaustão Laboral nos Educadores de Infância". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología 1 3 (2011): 209-216. http://infad.eu/RevistaINFAD/2011/n1/volumen3/INFAD_010323_209-216.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  10. João, Ana; João, Bruno; Portelada, António. "Cyberbullying: A agressão através das Novas Tecnologias". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología 1 2 (2011): 127-134. http://infad.eu/RevistaINFAD/2011/n1/volumen2/INFAD_010223_127-134.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Portelada, António. "As Emoções a Nível Escolar". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología 1 4 (2011): 69-78. http://infad.eu/RevistaINFAD/2011/n1/volumen1/INFAD_010123_69-78.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  12. João, Ana; Portelada, António. "A Importância da Inteligência emocional nas Relações Laborais". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología 1 1 (2010): 65-70. http://infad.eu/RevistaINFAD/2010/n1/volumen1/INFAD_010122_65-70.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Portelada, António. "O Professor de Educação Especial e a sua Intervenção Face ao Envolvimento Parental". International Journal of Developmental and Educational Psychology Revista INFAD de psicología 1 3 (2010): 361-369. http://infad.eu/RevistaINFAD/2010/n1/volumen3/INFAD_010122_361-369.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Candeias, Adelinda; Félix, Adriana; Pires, Heldemerina; Carapeto, Maria João; Frango, Conceição; Romão, Ana Paula; Portelada, António. "Step By Step To Social Inclusion and Citizenship: Vasco Conquests". Universidade de Évora, 2023.
  2. Candeias, Adelinda; Portelada, António; Carapeto, Maria João; Grácio, Luísa; Pires, Heldemerina; Guerra, Cristina; Costa, Nuno. "Múltiplas abordagens à Reabilitação e Inclusão de Adultos: Conceitos e abordagens práticas identificados no Projeto Cognition & Inclusion". Universidade de Évora (Departamento de Psicologia - ECS), 2023.
  3. Candeias, Adelinda; Félix, Adriana; Galindo, Edgar; Portelada, António. "Inclusive Education in Portugal". Vita e Pensiero, 2023.
  4. Candeias, Adelinda; Félix, Adriana; Pires, Heldemerina; Carapeto, Maria João; Almeida, Gabriela; Fragoso, Francisca; Gonçalves, Graça; Gonçalves, Rui; Portelada, António. "A New Victory Each Day: The Runner Boy Rui.". Universidade de Évora, 2023.
  5. Candeias, Adelinda; Saragoça, M.; Antunes, M.; Paiva, A.; Félix, Adriana; Portelada, António. "Maria's Inclusion - Yes Is Possible!". Universidade de Évora, 2023.
  6. Bugalho, Adriana; Candeias, Adelinda Araújo; Portelada, António; Raimundo, Joana. "Estudo de validação da escala LIPT-60 para professores portugueses.". In Desenvolvimento ao Longo da Vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão, 203-223. Évora, Portugal: Universidade de Évora, 2020.
    Publicado
  7. Portelada, António; Candeias, Adelinda Araújo; João, Ana. "Sustentabilidade moral e as suas implicações nos professores". In Desenvolvimento ao Longo da Vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão, 162-175. Évora, Portugal: Universidade de Évora (Departamento de Psicologia – Escola de Ciências Sociais), 2020.
    Publicado
  8. João, Ana; Alves, Catarina Pereira; Silva, Cristina; Diogo, Fátima; Ferreira, Nadine Duque; Portelada, António. "Satisfação versus qualidade de vida nos enfermeiros a nível hospitalar". In Desenvolvimento ao Longo da Vida: Aprendizagem, Bem-estar e Inclusão, 176-188. Évora, Portugal: Universidade de Évora (Departamento de Psicologia – Escola de Ciências Sociais), 2020.
    Publicado
  9. Portelada, António. "Reabilitação e Inclusão de Adultos: Conceitos e abordagens práticas identificados no Projeto Cognition & Inclusion". In Sistema de avaliação de crenças: cognição e inclusão social em pessoas com deficiência intelectual. Universidade de Évora - Departamento de Psicologia – ECS, 2020.
    Publicado
  10. Candeias, Adelinda Araújo; Portelada, António. "Burnout in teaching: The importance of personal and professional variables". In The Neurobiology – Psychotherapy – Pharmacology intervention triangle: The need for common sense in 21st century mental health, editado por Pereira, João; Gonçalves, Jorge; Bizzari, Valeria, 221-234. Delaware, Estados Unidos: Vernon Press, 2019.
    Publicado
  11. Lebeer, Jo; Portelada, António; Candeias, Adelinda Araújo; João, Ana. "Criteria of good practices of supporting inclusion and activation". In Enabling Quality of Life in Young People with Multiple Disabilities and Complex and Intense Support Needs: Concepts & good practices, 212. Antuérpia, Bélgica: Garant Publishers, 2017.
    Publicado
Edição de livro
  1. Candeias, Adelinda Araújo; Portelada, António; Velho, Catarina Vaz; Galindo, Edgar; Pires, Heldemerina; Borralho, Liberata; Grácio, Luísa; et al. Multiple Approaches to the study and intervention in stress: Proceedings of the International Seminar. Évora, Portugal: Universidade de Évora. 2018.
    Publicado • Editor
  2. Pires, Heldemerina; Candeias, Adelinda Araújo; Portelada, António; Velho, Catarina Vaz; Galindo, Edgar; Grácio, Luísa; Melo, Madalena; et al. Psychology in Education and Health: Proceedings of the III Leipzig-Evora Scientific Meeting in Psychology. Portugal: Universidade de Évora. 2018.
    Publicado • Editor
Enunciado de teste
  1. Portelada, António. 2020. Escala de Crenças Sobre Cognição e Inclusão Social de Pessoas com Deficiência – ECCI-VC.
  2. Portelada, António. 2020. Escala de Crenças Sobre Cognição e Inclusão Social de Pessoas com Deficiência - ECCI-VP.
Livro
  1. Candeias, Adelinda; Portelada, António; Guerra, Cristina; Pires, Heldemerina; Franco, Glória; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Fragoso, Susana; Calisto, Inês. O que faz o meu dia? / What make my day? Bem-estar, competências socioemocionais e funcionamento executivo em crianças e jovens. Universidade de Évora (Departamento de Ciências Médicas e da Saúde – Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano). 2023.
  2. Correia, M.; Helena Moreno Luís; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto ; Piscalho, Isabel; Portelada, António; Perpétua Santos Silva; Novo, Cristina. Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 4: A inclusão na sala de aula. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação. 2022.
    Publicado
  3. Colaço, Susana; Piscalho, Isabel; Correia, Marisa; Lia Pappámikail; Perpétua Santos Silva; Novo, Cristina; Portelada, António; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto. Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva. Módulo 5: Ambientes de Aprendizagem Inclusivos. Lisboa, Portugal: Ministério da Educação / Direção-Geral da Educação. 2022.
    Publicado
  4. Candeias, Adelinda; Portelada, António. EBESA - Curso de Formação de Professores Estratégias para o Bem-Estar na Sala de Aula. Universidade de Évora - Departamento de Ciências Médicas e da Saúde – Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano. 2021.
    Publicado • Editor
  5. Portelada, António; Candeias, Adelinda Araújo; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Pires, Heldemerina; Guerra, Cristina. Sistema de Avaliação de Crenças: cognição e inclusão social em pessoas com deficiência intelectual. Universidade de Évora - Departamento de Psicologia – ECS. 2020.
    Publicado
  6. Candeias, Adelinda Araújo; Portelada, António; Vaz-Velho, Catarina; Galindo, Edgar; Pires, Heldemerina; Borralho, Liberata; Grácio, Luísa; et al. Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress. Universidade de Évora. 2019.
Poster em conferência
  1. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Arrais, Ana; Paz-Beirante, David; David Catela; Helena Moreno Luís; Isabel Dias; et al. "Projeto Educação STEAM outdoor: um estudo exploratório sobre as perceções dos educadores e professores". Trabalho apresentado em IMPACT SCIENCE23, 2023.
  2. Candeias, Adelinda Araújo; Portelada, António; Costa, Nuno; Grácio, Luísa; Franco, Vitor; Carapeto, Maria João; Saragoça, Maria José; et al. "Mediadores para a Inclusão: Avaliação de uma proposta de formação transdisciplinar no âmbito do projeto ENABLIN+". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Educação, Inclusão e Inovação, 2017.
  3. Candeias, Adelinda Araújo; Grácio, Luísa; Portelada, António; Costa, Nuno; Carapeto, Maria João; Franco, Vítor; Apolónio, Ana; et al. "ENABLIN+: Capacitar para a Qualidade de Vida". Trabalho apresentado em Dia das Ciências Sociais da Universidade de Évora, 2017.
  4. Candeias, Adelinda Araújo; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Franco, Vítor; Portelada, António; Saragoça, Maria José; Merca, Carla; Nepomuceno, Maria; Martins, Sara. "Capacitar e incluir pessoas com necessidades complexas e intensas: Apresentação do Projeto Enablin+". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional da Educação Inclusiva, 2017.
  5. João, Ana; Portelada, António. "Satisfação e sua manifestação a nível laboral". Trabalho apresentado em VII Congresso Ibero-americano de Psicologia, 2010.
Relatório
  1. Portelada, António. 2016. Avaliação do Impacto da Acão Educativa da Educação Especial (EdE)..
  2. Portelada, António. 2013. Relatório de Observação Participante: Um percurso pelo domínio da visão.
Resumo em conferência
  1. Correia, Marisa; Ribeirinha, Teresa; Ana Arrais; Paz-Beirante, David; David Catela; Helena Moreno Luís; Isabel Dias; et al. "Projeto educac¸a~o STEAM outdoor: Um estudo explorato´rio sobre as percec¸o~es dos educadores e professores". Trabalho apresentado em Impact Science¿23, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32025
  2. Candeias, Adelinda Araújo; Grácio, Luísa; Carapeto, Maria João; Franco, Vítor; Portelada, António; Saragoça, Maria José; Merca, Carla; Nepomuceno, Maria; Martins, Sara. "Capacitar e incluir pessoas com necessidades complexas e intensas: Apresentação do Projeto Enablin+". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional da Educação Inclusiva, Évora, 2017.
    Publicado
  3. Candeias, Adelinda Araújo; Grácio, Luísa; Saragoça, Maria José; Portelada, António; Carapeto, Maria João; Apolónio, Ana; Merca, Carla; Franco, Vítor. "Mediadores para a Inclusão: Uma oficina de formação contínua e transversal no âmbito do projeto Enablin +". Trabalho apresentado em IV Conferência Internacional da Educação Inclusiva, Évora, 2017.
    Publicado
  4. Portelada, António; João, Ana. "Bullying no Contexto de Necessidades Educativas Especiais". Trabalho apresentado em Congresso Internacional: Violência nas relações de intimidade: (O) Usar caminhos da Saúde, Coimbra, 2010.
    Publicado
  5. João, Ana; Portelada, António. "Como Intervir face ao Mobbing/Assédio Moral". Trabalho apresentado em Congresso Internacional: Violência nas relações de intimidade: (O) Usar caminhos da Saúde, Coimbra, 2010.
    Publicado
  6. João, Ana; Portelada, António. "Quando o Maltrato Laboral Atinge a Barreira da Intimidade". Trabalho apresentado em Congresso Internacional: Violência nas relações de intimidade: (O) Usar caminhos da Saúde, Coimbra, 2010.
    Publicado
  7. João, Ana; Portelada, António. "Satisfação e sua manifestação a nível laboral". Trabalho apresentado em VII Congresso Ibero-americano de Psicologia, Asturias, 2010.
    Publicado
  8. João, Ana; Portelada, António. "Relações interpessoais no trabalho e a sua relação com o Mobbing". Trabalho apresentado em VII Congresso Ibero-americano de Psicologia, Oviedo, 2010.
    Publicado
Revisão de livro
  1. Correia, Marisa; Luis, Helena; Uva, Marta Andreia de Sousa Jacinto ; Piscalho, Isabel; Portelada, António; Novo, Cristina. "Conjunto de Materiais: Educação Inclusiva". Revisão de A inclusão na sala de aula 4, 1 (2022): 1-188.
    Submetido
Tese / Dissertação
  1. Portelada, António Fernando Saldanha. "Alfabetização emocional e os seus efeitos na qualidade das competências emocionais de crianças com necessidades educativas especiais". Mestrado, Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/12434.

Propriedade Intelectual

Registo de direitos de autor
  1. 2017. "Enabling Activity and Participation Supporting Young People with Complex and Intense Support Needs: process book and DVD".
    Registado

Outros

Outra produção
  1. Empathy as a key word in SEL: experience of teachers. Empathy as a keyword in SEL: experience of teachers, Oral communication at REFLECT Multiplier Event, University of Granada, Spain.. 2023. Candeias, Adelinda; Portelada, António; Félix, Adriana. http://hdl.handle.net/10174/35429.
  2. Development of socio-emotional skills in 1st cycle children through computational thinking. Workshop about the development of socio-emotional skills in 1st cycle children through computational thinking.. COMPUSEL Project. 2023. Candeias, Adelinda; Portelada, António; Almeida, Gabriela; Veiga, Guida; Pires, Heldemerina; Félix, Adriana. http://hdl.handle.net/10174/35423.
  3. Análise das necessidades das crianças com necessidades de apoio complexas e intensas nos parceiros europeus do projeto Enablin+. No presente estudo, desenvolvido no âmbito do projeto ENABLIN+, propomos uma análise das necessidades de apoio complexas e intensas de crianças e jovens, assim como das necessidades percebidas pelos seus cuidadores e pessoas que os apoiam. Utilizámos o questionário ¿Needs analysis questionnaire¿, aplicando-o a profissionais (N=475) e pais (N=166) de 8 regiões europeias, por forma a responder a dua. 2018. Candeias, Adelinda; Costa, Nuno; Portelada, António; Carapeto, Maria João; Coelho, Cátia. http://hdl.handle.net/10174/22453.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/05 Narrativas na primeira pessoa: a participação num projeto europeu Seminário de Disseminação - Cognição e Inclusão: Desafios ao Desenvolvimento de Competências
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/09 Workplace harassment stress and burnout in teachers International Seminar: Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/09 Workplace bullying and stress in the nursing profession International Seminar: Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/07 Mobbing/ Assédio no trabalho em Professores Sessão Pública – Stress, Motivação e Saúde dos Professores
Universidade do Algarve e Évora (Évora, Portugal)
2017/10 Stress & Wellbeing: Characterization in Portuguese teachers II Leipzig-Évora Scientific Meeting in Psychology
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017/07 Análise das necessidades das crianças com necessidades de apoio complexas e intensas nos parceiros europeus do projeto Enablin+ V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Educação, Inclusão e Inovação
Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/06 Habilitar e incluir crianças e jovens com Necessidades de apoio complexas e intensivas (NACI) Dinamização e divulgação Enablin+
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2017/06 Análise e resultados: Apresentação do Projeto ENABLIN+ Conferências da Rede Social de Anadia
Câmara Municipal de Anadia (Anadia, Portugal)
2017/06 Habilitar e incluir crianças e jovens com Necessidades de apoio complexas e intensivas: Projeto Enablin+ Comunicações do Programa Leonardo de Aprendizagem
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira (Santarém, Portugal)
2017/02 Mediadores para a Inclusão: Uma oficina de formação contínua e transversal no âmbito do projeto Enablin+ IV Conferência Europeia Educação Inclusiva
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017/02 Capacitar e incluir pessoas com necessidades complexas e intensas: Apresentação do Projeto Enablin+. IV Conferência Europeia Educação Inclusiva
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2016/10 Mobbing Assédio Moral em Contexto Laboral Congresso Atlântico de Saúde Mental: Correntes Atuais
Hospital Divino Espírito Santo (Ponta Delgada, Portugal)
2016/10 E+QoLMI: Enabling+ Quality of life: Curso de Mediadores para a Inclusão 3º Congresso Internacional Síndrome X-Frágil: Família, Escola & Sociedade
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2016/10 Boas práticas nos contextos de vida de pessoas com NEE: Uma abordagem a partir do projeto Enablin+ 3º Congresso Internacional Síndrome X-Frágil: Família, Escola & Sociedade
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2016/09 Inclusion and Participation in education: how it can be made possible Examples of good practices Enablin+ Seminar
University Bicocca (Milão, Itália)
2015/12 O percurso académico de um bolseiro de investigação European Conference on Lifelong Learning (LLL)
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015/12 Estudo de Validação da Escala LIPT-60 para Professores European Conference on Lifelong Learning (LLL).
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2015/03 A Prática de Desporto no Sucesso Escolar Conferências: Desporto: Aprender, Cooperar e Competir Saudavelmente
Grupo Desportivo e Recreativo de Serro Ventoso (Serro Ventoso, Portugal)
2012/04 Stress e Burnout a nível laboral em Portugal XIX Congresso Internacional INFAD - Psicologia en un mundo en crisis y cambio, propuestas de intervención
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011/04 Burnout: A Exaustão Laboral nos Educadores de Infância XVIII Congresso Internacional INFAD
(Roma, Itália)
2011/04 As Emoções a Nível Escolar XVIII Congresso Internacional INFAD - Desafíos y perspectivas actuales de la psicología
(Roma, Portugal)
2011 Cyberbullying: A Agressão Através da Novas Tecnologias XVIII Congresso Internacional INFAD - Desafíos y perspectivas actuales de la psicología
(Roma, Itália)
2010/07 Relações interpessoais no trabalho e a sua relação com o Mobbing VII Congresso Ibero-americano de Psicologia
(Astúrias, Espanha)
2010/07 Intervenção na comunidade em contexto de jardim-de-infância tendo por base a pedagogia de projeto I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contexto Educativo
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2010/07 Vivência de Bullying em crianças com necessidades educativas especiais I Seminário Internacional. Contributos da Psicologia em Contexto Educativo
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2010/06 Bullying na nossa escola? Sessões de Esclarecimento sobre Necessidades Educativas Especiais e Ambiente Escolar
Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Tondela (Tondela, Portugal)
2010/05 Quando o Maltrato Laboral Atinge a Barreira da Intimidade Congresso Internacional. Violência nas relações de intimidade: (O) Usar caminhos da Saúde
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2010/05 Como Intervir face ao Mobbing/Assédio Moral Congresso Internacional. Violência nas relações de intimidade: (O) Usar caminhos da Saúde
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2010/05 Bullying no Contexto de Necessidades Educativas Especiais Congresso Internacional. Violência nas relações de intimidade: (O) Usar caminhos da Saúde
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2010/04 A importância da inteligência emocional nas relações laborais XVII Congresso Internacional INFAD – Dificultades sociales y psicologia positiva de la vida
(Zamora, Espanha)
2010/04 O Professor de Educação Especial e a sua Intervenção Face ao Envolvimento Parental XVII Congresso de Psicologia INFAD. Dificuldades Sociales y Psicologia Positiva de la Vida
(Zamora, Espanha)
2010/03 Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) Sessões de Esclarecimento sobre Necessidades Educativas Especiais e Ambiente Escolar
Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Tondela (Tondela)
2010/01 Síndrome de Asperger: Definições e Estratégias Sessões de Esclarecimento sobre Necessidades Educativas Especiais e Ambiente Escolar
Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Tondela (Tondela, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Como é que as flashcards são indutoras de inclusão no brincar ao ar livre
Coorientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - 2022 DISLEXIA: A perspetiva dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2021 - 2022 Dificuldades sentidas pelos docentes na inclusão de crianças com autismo no pré-escolar e 1.º ciclo do ensino regular
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2021 - 2022 Inclusão dos alunos com perturbação do espectro do autismo nas escolas do 1.º CEB: a visão dos professores
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2021 - 2022 O aluno com Perturbação do Espectro do Autismo: permanência e participação na sala de aula.
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2021 - 2022 Discalculia em contexto escolar: Um estudo de caso com alunos do 4.º ano de escolaridade
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2021 - 2022 O Autismo no Feminino: Estudo de Caso
Orientador
Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/05 - 2019/05 Seminário Cognição e Inclusão: Desafios ao Desenvolvimento de Competências (2019/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2018/09 - 2018/09 International Seminar: Multiple Approaches to the study and intervention in stress (2019/09)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2017/02 - 2017/02 IV Conferência Europeia Educação Inclusiva (2017/02)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2017/02 - 2017/02 I Seminário sobre Deficiência Intelectual (2017/02)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2015/12 - 2015/12 III Seminário do Projeto Europeu Enablin+ (2015/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2015/12 - 2015/12 European Conference on Lifelong Learning (LLL) (2015/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2015/10 - 2015/10 II Seminário Enablin + - Bons problemas, Novos Desafios na Inclusão de Crianças e Jovens (2015/10)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2015/05 - 2015/05 I Seminário de Investigação do Projeto ENABLIN+ (2015/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
2015/03 - 2015/03 Conferência - Desporto: Aprender, Cooperar e Competir Saudavelmente (2015/03)
Conferência (Coorganizador)
Grupo Desportivo e Recreativo de Serro Ventoso, Portugal
2015/03 - 2015/03 I Seminário Enablin + - Boas Práticas e Novas Ideias de Inclusão de Crianças e Jovens (2015/03)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Évora, Portugal
2010/01 - 2010/06 Ciclo de Seminários de Esclarecimento sobre Necessidades Educativas Especiais e Ambiente Escolar (2010/01 - 2010/06)
Seminário (Coorganizador)
Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Tondela, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2021/03 - 2021/03 XXIX Congresso Internacional INFAD: Confianza en tempos de crisis
Congresso
XXIX Congresso Internacional INFAD
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2021/02 - 2021/02 I International Congress CIEQV: Quality of Life - Research and Innovation
Congresso
I International Congress CIEQV (Fevereiro, 2021). “Quality of Life - Research and Innovation”. CIEQV, Online.
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal
2021/01 - 2021/01 VI Jornadas de Iniciação à Investigação Científica em Psicologia
Congresso
VI Jornadas de Iniciação à Investigação Científica em Psicologia
Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Portugal
2020/12 - 2020/12 I Seminário de arte e educação contemporânea: os fios que conectam arte e pedagogia na infância.
Seminário
IX Fórum de Educação Infantil como Política Pública de Educação
Universidade Estatual de Londrina, Brasil
2020/11 - 2020/11 Segundo Congresso Internacional Silver Economy
Congresso
Segundo Congresso Internacional Silver Economy
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
2020/11 - 2020/11 Conferência “Depois do Estágio… Cenários de Integração no Mercado Laboral”
Conferência
Conferência “Depois do Estágio… Cenários de Integração no Mercado Laboral”
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020/11 - 2020/11 1º Comprehensive Health Research Centre Annual Summit
Congresso
1º Comprehensive Health Research Centre Annual Summit
Universidade Nova de Lisboa Comprehensive Health Research Centre, Portugal
2020/10 - 2020/10 1º Encontro Dia Municipal para a Igualdade
Encontro
1º Encontro Dia Municipal para a Igualdade
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
2020/06 - 2020/06 Webinar - O primeiro passo para uma educação inclusiva @ distância
Seminário
Webinar “O primeiro passo para uma educação inclusiva @ distância”
2020/05 - 2020/05 Seminário Avaliação na Educação Pré-Escolar
Seminário
Seminário “Avaliação na Educação Pré-Escolar”
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2020/01/08 - 2020/01/09 Acolher Pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais DID em Locais de Estágio
Oficina (workshop)
Formação “Acolher Pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais DID em Locais de Estágio”
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/11 - 2019/11 Construção de jogos imersivos para a construção de um Escape Room Inclusivo
Oficina (workshop)
Formação: Construção de jogos imersivos para a construção de um Escape Room Inclusivo
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/05 - 2019/05 Multiplier Eventt #TV T21 CoMmunity# e-skills, social inclusion and employability (intercultural dialogue in tourism)
Conferência
TV T21 CoMmunity
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2018/11 - 2018/11 Encontro Internacional do projeto Cognition and Inclusion
Encontro
Encontro Internacional
Tampereen ammattikorkeakoulu, Finlândia
2018/09 - 2018/09 International Seminar: Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress
Seminário
International Seminar: Multiple Approaches to the Study and Intervention in Stress
Universidade de Évora, Portugal
2017/02 - 2017/02 IV Conferência Europeia Educação Inclusiva
Conferência
IV Conferência Europeia Educação Inclusiva
Universidade de Évora, Portugal
2016/10 - 2016/10 Congresso Atlântico de Saúde Mental: Correntes Atuais
Congresso
Congresso Atlântico de Saúde Mental: Correntes Atuais
Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada EPE, Portugal
2016/10 - 2016/10 3º Congresso Internacional Síndrome X-Frágil: Família, Escola & Sociedade
Congresso
3º Congresso Internacional Síndrome X-Frágil: Família, Escola & Sociedade
Universidade de Évora, Portugal
2015/05 - 2015/05 I Seminário de Investigação do Projeto Enablin +
Seminário
I Seminário de Investigação do Projeto Enablin +
Universidade de Évora, Portugal
2015/05 - 2015/05 Conferência Dislexia
Conferência
Conferência Dislexia
Universidade de Évora, Portugal
2015/03 - 2015/03 Conferência Como cuidar dos bebês de alto risco?
Conferência
Conferência Como cuidar dos bebês de alto risco?
Universidade de Évora, Portugal
2015/03 - 2015/03 Conferência Redución de los critérios de validez científica
Conferência
Conferência Redución de los critérios de validez científica
Universidade de Évora, Portugal
2014/11 - 2014/11 Conferência Gestão Optimista do Stress
Conferência
Conferência Gestão Optimista do Stress
Universidade de Évora, Portugal
2014/10 - 2014/10 Seminário Internacional Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto
Seminário
Seminário Internacional Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento: Investigar Práticas em Contexto
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2014/09 - 2014/09 Seminário Ensino, Avaliação e Aprendizagem no Ensino Superior do Projeto AVENA
Seminário
Seminário Ensino, Avaliação e Aprendizagem no Ensino Superior do Projeto AVENA
Universidade de Évora, Portugal
2013/11 - 2013/11 V Jornadas da UCF da Lezíria - A Família
Outro
V Jornadas da UCF da Lezíria - A Família
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Saúde, Portugal
2012/04 - 2012/04 XIX Congresso Internacional INFAD - Psicologia en un mundo en crisis y cambio: propuestas de intervención
Congresso
XIX Congresso Internacional INFAD - Psicologia en un mundo en crisis y cambio: propuestas de intervención
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2011/07 - 2011/07 A Importância da Escolarização no Desenvolvimento Neuropsicológico
Conferência
A Importância da Escolarização no Desenvolvimento Neuropsicológico
2011/06 - 2011/06 I Simpósio da ASEU - Cuidar de Quem Cuida
Simpósio
I Simpósio da ASEU - Cuidar de Quem Cuida
2011/04 - 2011/04 XVIII Congresso Internacional INFAD - Desafíios y Perspectivas Actuales de la Psicologia
Congresso
XVIII Congresso Internacional INFAD - Desafíios y Perspectivas Actuales de la Psicologia
2011/04 - 2011/04 3º Encontro com a Educação
Encontro
3º Encontro com a Educação
Câmara Muncipal da Mealhada, Portugal
2010/07 - 2010/07 VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
Congresso
VII Congresso Ibero-Americano de Psicologia
Consejo General de la Psicología de España, Espanha
2010/07 - 2010/07 I Seminário Internacional - Contributos da Psicologia em Contexto Educativo
Seminário
I Seminário Internacional - Contributos da Psicologia em Contexto Educ
Universidade do Minho, Portugal
2010/05 - 2010/05 V Seminário de Educação Especial
Seminário
V Seminário de Educação Especial
2010/05 - 2010/05 Congresso Internacional - Violência nas relações de intimidade: (O) Usar caminhos em Saúde
Congresso
Congresso Internacional - Violência nas relações de intimidade: (O) Usar caminhos em Saúde
2010/04 - 2010/04 XVII Congresso de Psicologia INFAD - Dificuldades Sociais e Psicologia Positiva da Vida
Congresso
XVII Congresso de Psicologia INFAD - Dificuldades Sociais e Psicologia Positiva da Vida
2009/10 - 2009/10 Encontro Ser Bebé V - Coimbra
Encontro
Encontro Ser Bebé V
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2009/10 - 2009/10 Encontro Ser Bebé V - Lisboa
Encontro
Encontro Ser Bebé V - Lisboa
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2008/04 - 2008/04 Congresso Ajuda-me a Crescer: respostas locais e nacionais para a valorização da infância em Portugal
Congresso
Congresso Ajuda-me a Crescer… – respostas locais e nacionais para a valorização da infância em Portugal
2008/04 - 2008/04 XV Congresso Internacional INFAD - Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida
Congresso
XV Congresso Internacional INFAD - Psicologia e Relações Interpessoais no Ciclo de Vida
Universidade de Évora, Portugal
2008/03 - 2008/03 Jornada Pedagógica do Movimento da Escola Moderna
Outro
Jornada Pedagógica do Movimento da Escola Moderna
2006/05 - 2006/05 I Conferência Internacional de Filosofia para Crianças
Conferência
I Conferência Internacional de Filosofia para Crianças
Universidade da Beira Interior, Portugal
2005/05 - 2005/05 Seminário El trabajo en valores desde el juego tradicional
Seminário
Seminário El trabajo en valores desde el juego tradicional
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021/11 Será a Metodologia de Trabalho por Projeto Facilitadora dos Fundamentos e Princípios das Orientações Curriculares
Arguente principal
Duarte, Nânci Catarina Silvestre (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/11 O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
Arguente principal
Renata Pena (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2021 - Atual Autismo e Multideficiência Intervenção Específica Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Especialização pós-bacharelato) Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2021 - Atual Projeto de Pesquisa em Educação Especial Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (Especialização pós-licenciatura) Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Portugal
2021 - Atual Crianças e Jovens com Necessidades Específicas de Formação Acompanhamento de Crianças e Jovens (Licenciatura) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021 - Atual Investigação em Educação e Problemas Sociais Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura)
2020 - Atual Iniciação à Prática Profissional Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - Atual Educação Inclusiva Licenciatura em Educação Básica Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2020 - Atual Prática de Ensino Supervisionada Mestrado Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2021/03 - 2021/06 EBESA - Curso de Formação de Professores Estratégias para o Bem-Estar na Sala de Aula (Outros)
2019/09 - 2020/02 Desenvolvimento Emocional II Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2019/02 - 2019/06 Desenvolvimento Emocional I Literacia Digital para o Mercado de Trabalho (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017/01 - 2017/03 Curso de Mediadores para a Inclusão Curso de Mediadores para a Inclusão (Curso Técnico Superior Profissional) Universidade de Évora, Portugal
2016 - 2016 Perturbação, Desenvolvimento e Fatores de Risco Pós-Graduação em Intervenção Precoce (Pós-Graduação) Universidade de Évora, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2018/08/12 Entrevista sobre a investigação de assédio no trabalho nos professores Jornal o Público, nº 10340, Ano XXIX
2015/04/23 Entrevista referente ao Evento Científico “Serro Ventoso Discute Desporto Jovem” Jornal o Portomosense, nº789, Ano XXXII
2009/11/05 Entrevista dada referente ao Projeto de Sala de 2008/2009 - Ecologistas de palmo e meio Jornal Região do Castelo, nº 29, Ano II

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2019/02/27 - 2019/02/27 Jornal da Uma Entrevista sobre os resultados do estudo do assédio moral nos professores

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual Comprehensive Health Research Centre (CHRC) Membro
2020 - Atual Centro de Investigação em Qualidade da Vida (CIEQV) Membro
2015 - Atual Associação Portuguesa de Classificação e Análise de Dados (CLAD) Membro
2014 - 2019 Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) - Universidade de Évora Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2009/06 - 2009/06 3ª Edição do Concurso Memorando em Vídeo Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Concurso CIEQV - Investigação Científica Multidisciplinar
Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal

Outra distinção

2008 1º Prémio na 2ª Ed. do Concurso Memorando em Video.