???global.info.a_carregar???
Cátia Sofia Nunes Rodrigues. Concluiu o(a) Mestrado em Mestrado em Matemática - Perfil de especialização em Ensino de Matemática em 2007 pelo(a) Universidade de Aveiro e Licenciatura em Licenciatura em Matemática - Ramo Ensino em 2003 pelo(a) Universidade Católica Portuguesa - Pólo de Viseu. Publicou 3 artigos em revistas especializadas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cátia Sofia Nunes Rodrigues

Nomes de citação

  • Rodrigues, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
231E-36B0-9DE1
ORCID iD
0000-0002-2504-5032

Domínios de atuação

  • Ciências Exatas - Matemática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português
Formação
Grau Classificação
2020/05/25
Concluído
Doutoramento em Didática da Matemática (Doutoramento)
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"Discussão Matemática no Ensino e Aprendizagem da Álgebra" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2007
Concluído
Mestrado em Matemática (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Estabilidade e regularidade de Matrizes de Toeplitz" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada
2003
Concluído
Licenciatura em Matemática - Ramo Ensino (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa - Pólo de Viseu, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/09 - 2024/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/11/16 - 2023/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - 2024/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Portugal
2022/09/01 - 2023/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Portugal
2021/09/01 - 2022/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, Portugal
2019/09/01 - 2020/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Viriato, Portugal
2018/09/01 - 2019/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Portugal
2017/09/01 - 2018/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, Portugal
2016 - 2018 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2016/09/01 - 2017/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de VIla Flor, Portugal
2015/09/01 - 2016/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira, Portugal
2014/09/01 - 2015/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira, Portugal
2013 - 2014 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Emídio Navarro, Portugal
2012 - 2013/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária Alves Martins, Portugal
2013 - 2013 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
2003/10/01 - 2004/08/31 Carreiras / Categorias Subsistentes Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/09/19 - 2012/07/31 Assistente convidado, em regime de tempo parcial (51,4%) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2010/09/01 - 2011/08/31 Contratada Agrupamento de Escolas de Nelas, Portugal
2009/09/01 - 2010/08/31 Equiparada a Assistente do 1.º triénio Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2007/09/24 - 2008/07/31 Equiparada a Assistente do 1.º triénio Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2006/09/01 - 2007/08/31 Equiparada a Assistente do 1.º triénio Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2006/02/07 - 2006/07/31 Equiparada a Assistente do 1.º triénio (em tempo integral) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2005/10/03 - 2006/02/06 Equiparada a Assistente do 1.º triénio (em tempo integral) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2004/10/01 - 2005/08/31 Equiparada a Assistente do 1.º triénio Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação
UID/CED/04107/2019
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal

Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, Cátia; Ponte, João Pedro da; Menezes, Luís. "Desafios e tensões de professores de Matemática na dinamização de discussões em temas de Álgebra". Trabalho apresentado em XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Coruña, 2019.
    Aceite para publicação
  2. Rodrigues, Cátia. "Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores". Trabalho apresentado em Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2018.
    Publicado
  3. Rodrigues, Cátia. "Práticas de discussão matemática no ensino da álgebra: O caso do professor Jorge". Trabalho apresentado em VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática, Madrid, 2017.
  4. Rodrigues, Cátia. "Práticas de condução de discussões matemáticas: Os casos de dois professores". Trabalho apresentado em XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Viseu, 2017.
  5. Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Helena; Rodrigues, Cátia. "Mathematical pedagogical content knowledge in early childhood education: A study in initial teacher education in Portugal". 2016.
  6. Rodrigues, Cátia. "Tarefas matemáticas no ensino da Álgebra". Trabalho apresentado em Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM2014), Sesimbra, 2014.
  7. Rodrigues, Cátia. "Práticas de discussão matemática no ensino da Álgebra". Trabalho apresentado em XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.
  8. Rodrigues, Cátia. "Tarefas em geometria - da sala de aula para a formação de professores - descrição de um projeto". Trabalho apresentado em Seminário de Investigação em Educação Matemática (SIEM), Coimbra, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Rodrigues, Cátia; Da Ponte, João Pedro; Menezes. Luís. "Práticas discursivas de professores de Matemática na condução de discussões coletivas". Quadrante 29 2 (2020): 24-46. https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/495/455.
    Publicado
  2. Rodrigues, Cátia; Menezes, Luís; Da Ponte, João Pedro. "Desafios e tensões de professores de matemática na dinamização de discussões em temas da Álgebra". (2019): http://hdl.handle.net/10400.19/6084.
    https://doi.org/10.17979/spudc.9788497497268
  3. Rodrigues, Cátia; Ponte, João Pedro da; Menezes, Luís. "Prática de discussão coletiva de uma professora em Álgebra". Zetetike 26 3 (2018): http://dx.doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651653.
    Publicado • 10.20396/zet.v26i3.8651653
  4. Rodrigues, Cátia; Menezes, Luís; Ponte, João Pedro da. "Práticas de Discussão em Sala de Aula de Matemática: os casos de dois professores". Bolema: Boletim de Educação Matemática 32 61 (2018): 398-418. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v32n61a05.
    Publicado • 10.1590/1980-4415v32n61a05
  5. Figueiredo, Maria Pacheco; Gomes, Helena; Rodrigues, Cátia. "Mathematical pedagogical content knowledge in Early Childhood Education: tales from the "great unknown" in teacher education in Portugal". European Early Childhood Education Research Journal 26 4 (2018): 535-546. http://dx.doi.org/10.1080/1350293x.2018.1487164.
    10.1080/1350293x.2018.1487164
  6. Rodrigues, Cátia; Menezes, Luís; Ponte, João Pedro da. "A prática de uma professora de Matemática ao conduzir uma discussão coletiva sobre sequências". Boletim GEPEM 73 (2018): 32-49. http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2018.015.
    Publicado • 10.4322/gepem.2018.015
Capítulo de livro
  1. Menezes, Luís; Lacerda, Carla; Esperança Ribeiro; Figueiredo, Maria Pacheco; Amante, Susana; Balula, João Paulo; Rocha, João; et al. "A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu". In Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português, 397-411. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2014.
    Publicado
Livro
  1. Menezes, Luís; Rodrigues, Cátia; Ferraz, Liliana; Martins, Ana. Histórias... com Matemática I. Viseu: ESEV. 2009.
    Publicado
  2. Menezes, Luís; Rodrigues, Cátia; Tavares, Fernanda; Gomes, Helena. Números racionais não negativos - tarefas para o 5.º ano. Portugal: Direcção Geral de Inovação e desenvolvimento Curricular (DGIDC). 2009.
Tese / Dissertação
  1. "Discussão matemática no ensino e aprendizagem da Álgebra". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2020. http://hdl.handle.net/10451/45292.
  2. "Estabilidade e regularidade de matrizes de Toeplitz". Mestrado, Universidade de Aveiro Departamento de Matemática, 2007. http://hdl.handle.net/10773/2888.

Outros

Outra produção
  1. Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana. As discussões matemáticas podem ser uma atividade importante para promover a aprendizagem dos alunos, criando oportunidades para a partilha, justificação e argumentação de ideias matemáticas resultantes do seu trabalho com tarefas. No entanto, a sua realização constitui um desafio exigente para o professor, tanto na sua preparação como na sua condução tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Nest. 2016. Rodrigues, Cátia; Ponte, J. P.; Menezes, Luís. http://hdl.handle.net/10400.19/3409.
  2. Penso, comunico, resolvo. Esta brochura destina-se a alunos do ensino básico (1.º a 9.º anos), tendo como objetivo fornecer informação sobre as capacidades transversais que o novo Programa de Matemática português (2007) veio destacar.. 2010. Menezes, Luís; Ribeiro, António; Martins, Ana Patrícia; Rodrigues, Cátia; Gomes, Helena; Novo, Sónia. http://hdl.handle.net/10400.19/1190.
  3. Números racionais não negativos – tarefas para 5.º ano. 2009. Rodrigues, Cátia.
  4. Avaliação em Matemática: Problemas e desafios. Livro de atas. 2008. Rodrigues, Cátia.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2016 Comunicação oral: Discussão matemática no ensino e aprendizagem da Álgebra. VII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2014 Comunicação oral: Discussão matemática no ensino e aprendizagem da Álgebra. V Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2013 Discussões em sala de aula, ensino e aprendizagem Comunicação apresentada no âmbito do Seminário de apoio à dissertação do mestrado em Didática (Português, Matemática, Ciências da Natureza) da Escola Superior de Educação de Viseu

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - 2014 Materiais didáticos no ensino e aprendizagem da Matemática.
Coorientador
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012 - 2013 Como os alunos do 1º ano põem em jogo as suas competências comunicativas na explicação de situações de cálculo mental.
Coorientador
2011 - 2012 Sentido de Número na Prática de Ensino Supervisionado
Coorientador
2010 - 2011 O sentido de número: investigar e agir – Experiência de ensino no 1.º ano de escolaridade
Coorientador
2010 - 2011 A Matemática na Educação Pré-escolar – Contributos para o desenvolvimento do sentido de número
Coorientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2011 - 2011 6.º Seminário de Matemática na Educação Básica, no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (2011 - 2011)
Seminário
2008 - 2010 Seminário Matemática na Educação Básica, no âmbito do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (2008 - 2010)
Seminário
2007 - 2007 XVI Encontro de Investigação em Educação Matemática, numa organização da Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. (2007 - 2007)
Encontro

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2015 - Atual Sessão prática: Tópicos da História da Matemática na sala de aula
Encontro
ProfMat 2015, Encontro Anual de Professores de Matemática
2015 - 2015 Sessão prática: Simetria na aula de matemática
Encontro
Encontro Anual de Professores de Matemática - ProfMat
2015 - 2015 Sessão prática: Problemas e viagens pelo mundo dos grafos
Encontro
Encontro Anual de Professores de Matemática- ProfMat
2015 - 2015 Sessão prática: Contos(a)s com matemática Encontro Anual de Professores de Matemática-ProfMat
2013 - 2013 Sessão prática: Quando o difícil é atribuir significado às respostas dos outros (alunos).
Encontro
Encontro A matemática nos primeiros anos
2012 - 2012 Comunicação oral: Saber para ensinar e/ou ensinar para compreender: algumas reflexões relativas a entender e dar sentido à resolução dos alunos XV Encontro Nacional A Matemática nos primeiros anos
2012 - 2012 Sessão prática: As histórias também contam... matemática
Encontro
XV Encontro Nacional A Matemática nos primeiros anos
2012 - 2012 Sessão prática: Não sei como o aluno pensou... se fosse possível entrar na cabeça....
Encontro
Encontro Nacional dos Primeiros Anos
2012 - 2012 Sessão prática: Tarefas e conhecimento(s): discutindo O que saber, como e porquê
Encontro
Encontro Regional de Professores de Matemática – VISEUMAT
2012 - 2012 Sessão prática: As Histórias também contam... Matemática
Encontro
Encontro Regional de Professores de Matemática – VISEUMAT
2012 - 2012 Comunicação oral: Alguns aspetos críticos para futuros professores dos primeiros anos no âmbito da Geometria: potencialidades para a formação.
Encontro
III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB
2012 - 2012 Comunicação oral: A iniciação à prática profissional no curso de educação básica: uma reflexão sobre a experiência da ESE de Viseu.
Encontro
III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB
2012 - 2012 Comunicação oral: Quando as resoluções dos alunos nos surpreendem: discutindo alguns exemplos.
Encontro
Encontro Nacional de Professores de Matemática-ProfMat
2012 - 2012 Comunicação oral: À volta de retângulos - propriedades versus definição.
Encontro
Encontro Nacional de Professores de Matemática - ProfMat
2012 - 2012 Comunicação oral: Teachers' Knowledge when (to) figuring out non-standard students work. Discussing some exemples.
Outro
IWE2012_9th International Week da Escola Superior de Educação de Coimbra
2012 - 2012 Poster: O conhecimento do professor na atribuição de sentido às resoluções "diferentes" dos alunos - o papel da formação.
Encontro
III Encontro Nacional de Educação Básica, Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB
2012 - 2012 Poster: Tarefas em geometria - da sala de aula para a formação de professores. Descrição de um projeto.
Seminário
XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática - SIEM
2011 - 2011 Sessão prática: Desafios à implementação do novo programa de Matemática do Ensino Básico
Encontro
XVIII Encontro Regional de Educação Matemática – ÉVORAMAT
2006 - 2006 Sessão prática: Matemática, LOGO penso
Seminário
Seminário Matemática e Tecnologia da Informação e da Comunicação no 1º Ciclo, no âmbito do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo e do programa CBTIC@EB1
2006 - 2006 Sessão prática: Espelho meu, espelho meu…Haverá alguém?
Outro
Ciclo de conferências Matemática com Sentido, promovido pela Escola Superior de Educação de VIseu