Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marisa Alexandra da Silva Martins
Nomes de citação
- Martins, Marisa da Silva
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2819-B2B5-15F0
- ORCID iD
- 0000-0002-7642-3857
- Google Scholar ID
- y6hvyD8AAAAJ&hl=en
Endereços de correio eletrónico
- marisasilvamartins@ua.pt (Profissional)
Websites
- https://pt.linkedin.com/in/marisa-da-silva-martins-aa499a150 (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Literaturas Específicas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/09 - 2027
Em curso
|
Estudos Literários (Doutoramento)
Especialização em Literaturas para a Infância e Juventude
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2019
Concluído
|
Estudos Literários (Pós-Graduação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Muito Bom |
2017
Concluído
|
Literaturas e Culturas Modernas (Mestrado)
Especialização em Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Império Secreto no Jardim de Frances Hodgson Burnett: o Mapa da Cura" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
2015
Concluído
|
Línguas, Literaturas e Culturas (Licenciatura)
Especialização em Estudos Portugueses e Ingleses
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Bom |
Percurso profissional
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/01 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | NOTAMAIS Explicações, Portugal |
2021/09 - Atual | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Explicamédia - Centro de Explicações, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Membro Associado | APEAA (Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos), Portugal |
Universidade Nova de Lisboa, Portugal | ||
2020 - 2024 | Investigadora | Universidade Nova de Lisboa Instituto de História Contemporânea, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2021 - 2022 | Professora de Ensino Secundário (Português, Inglês e História A) | Explicolândia Póvoa de Santa Iria - Centro de Estudos e Explicações, Portugal |
2021 - 2022 | Professora de Ensino Secundário (Português, Inglês e História A) | Explicolândia OnLine - Centro de Estudos, Portugal |
2017 - 2019 | Professora de Português, Inglês e História A do 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino Secundário | CEPÓVOA, Centro de Explicações Póvoa Unipessoal Lda, Portugal |
2011 - 2012 | Professora de Inglês | Academia dos Saberes, Pólo de Sacavém - Município de Loures, Portugal |
Academia dos Saberes, Pólo de Sacavém - Município de Loures, Portugal |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | "Echoing Across the Sea: Whale Songs and Ecomusicology in Children’s Novels and Picture Books" | The Child and Book Conference 2023: The Magic of Sound: Children¿s Literature and Music
University of Montenegro (Podgorica, Montenegro)
|
2022 | "Diving into Literary Oceans: Cetaceans in Twenty-First Century Picture Books and Middle Grade Novels" | 42nd APEAA Meeting
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022 | "Children Living Inside a Whale: Ocean Awareness and Exploitation in Orphans of the Tide" | The Child and Book Conference 2022: The Role of the Child as Citizen: Constructing Childhood through Agency and Activism
University of Malta (Valleta, Malta)
|
2021 | "Games & Resistance: A Postcolonial Reading of Neil Gaiman's Coraline" | 41st APEAA Meeting
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019 | "Mary Owns the Empire´s Map: A Postcolonial Reading of The Secret Garden" | The Child and Book Conference 2019: Beyond the Canon of Children's Literature
Croatian Association of Researchers in Children’s Literature (Zadar, Croácia)
|
2019 | "A Etiqueta das Maravilhas: Comida e Império em Alice's Adventures in Wonderland" | 40th APEAA Meeting
Faculdade de Letras do Porto (Porto, Portugal)
|
2018 | "A Cura dentro das Montanhas e dos Jardins: Natureza em Heidi e The Secret Garden" | 39th APEAA Meeting
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2016 | "Portais de Magia e Cura: The Secret Garden e The Lion, the Witch and the Wardrobe". | 37th APEAA Meeting
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2016 | "Espadas, Cavaleiros e Batalhas - Medievalismo em Prince Caspian de C. S. Lewis" | Messengers from the Stars
Faculdade de Letras de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12 - 2024/12 | Hybrid-lecture by Christine Lötscher, "Eco-Passions: Climate Anxiety and Climate Trauma in YA Literature"
Conferência
|
Eco-Passions: Climate Anxiety and Climate Trauma in YA Literature
Uniwersytet Wroclawski, Polónia
|
2024/04/11 - 2024/04/12 | 3.º Simpósio Internacional de Jovens Investigadores em Literatura para a Infância e Juventude
Simpósio
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/12/13 - 2023/12/13 | "Studio Ghibli and British Children's Literature in Japan"
Seminário
|
Studio Ghibli and British Children's Literature in Japan
University of Reading, Reino Unido
|
2022/04/08 - 2022/04/08 | "Towards More-than-human Participatory Research in Children's Literature and Culture Studies"
Seminário
|
Centre for Research on Children's and Young Adult Literature, Polónia
|
2022/02/23 - 2022/02/23 | "Creative Universal Climate Literacy with Children's Literature and Media"
Seminário
|
"Creative Universal Climate Literacy with Children's Literature and Media"
Centre for Research on Children's and Young Adult Literature, Polónia
|
2022/02/07 - 2022/02/07 | "Why We need the Digital Humanities?"
Seminário
|
Why We need the Digital Humanities
Lancaster University, Reino Unido
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2022/01 - 2022/02 | "Classic Children's Literature" - Online Course
Seminário
|
Hillsdale College, Estados Unidos
|
2021/11/23 - 2021/11/23 | "Using Children's Literature as Mirrors, Windows and Sliding Glass Doors in English Language Education"
Seminário
|
Using Children's Literature as Mirrors, Windows and Sliding Glass Doors in English Language Education
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
|
2021/06/24 - 2021/06/26 | "Picturebooks and Graphic Narratives in Education and Translation: Mediation and Multimodality Virtual 2021"
Conferência
|
Picturebooks and Graphic Narratives in Education and Translation: Mediation and Multimodality Virtual 2021
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
|
2020/02 - 2020/06 | "Ciclo Africano do Império: Colonialismo, Guerra e Descolonização no Portugal Contemporâneo"
Seminário
|
Seminário do Mestrado em História
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/07/05 - 2016/07/07 | Voluntariado
Conferência
|
17th International Conference of the Utopian Studies Society: 500 Years of Utopia - Commemorating the 500th Anniversary of
Thomas More's Utopia
Centre for English Translation and Anglo-Portuguese Studies, Portugal
|
2016/03/21 - 2016/03/23 | Voluntariado
Conferência
|
37th Meeting of APEAA
APEAA (Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos), Portugal
|