???global.info.a_carregar???
Abílio Afonso Lourenço holds a doctorate in Educational Psychology from the University of Minho, Braga, and a postdoctoral degree in Psychology from the University Fernando Pessoa, Porto, Portugal. He develops research in applied psychology, particularly in self-regulated learning, self-efficacy, motivation, procrastination, approaches to teaching and learning, quantitative methodology SEM (Structural Equation Models), emotional intelligence, disruptive behavior, and conflict management. He published about 60 articles in national and international scientific journals, co-authored with more than 50 researchers, 13 book chapters, and 1 book. His study focus is in the area of Social Sciences, with an emphasis on Psychology and Education, having participated in more than 70 national and international conferences. He is a reviewer and associate scientific editor in several national and international scientific journals in the field of Education and Psychology.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Abílio Afonso Lourenço

Nomes de citação

  • Lourenço, Abílio
  • Lourenço, A. A.

Identificadores de autor

Ciência ID
2C1F-FA3C-460F
ORCID iD
0000-0001-6920-0412
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=PLoAersAAAAJ&hl=es
Researcher Id
V-5438-2018
Scopus Author Id
55033716000

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2009
Concluído
Disrupção Escolar no 3.º ciclo do Ensino Básico: Influência do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula (Pós-doutoramento)
Especialização em Psicologia (Psicologia da Educação)
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Aprovado
2008
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia da Educação
Universidade do Minho, Portugal
"Processos Auto-regulatórios em Alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico: Contributos da Auto-eficácia e da Instrumentalidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2000 - 2003
Concluído
Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Mestrado)
Especialização em Psicologia Social e das Organizações
Universidade Fernando Pessoa, Portugal
"Indisciplina na Escola: Uma Abordagem Comportamental e Causal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Sergio Dominguez-Lara; Marcos Carmona-Halty; Marion K. Schulmeyer; Sabina N. Valente; Abílio A. Lourenço. "Análisis psicométrico de dos versiones del Big Five Inventory-15 en estudiantes universitarios chilenos: estructura interna, invarianza de medición y asociación con bienestar subjetivo". Ciencias Psicológicas (2024): https://doi.org/10.22235/cp.v18i1.3369.
    10.22235/cp.v18i1.3369
  2. Abílio Afonso Lourenço; Maria Olímpia Paiva. "Academic Performance of Excellence: The Impact of Self-Regulated Learning and Academic Time Management Planning". Knowledge (2024): https://doi.org/10.3390/knowledge4020016.
    10.3390/knowledge4020016
  3. Abílio Afonso Lourenço; Maria Olímpia Almeida Paiva. "Self-Regulation in Academic Success: Exploring the Impact of Volitional Control Strategies, Time Management Planning, and Procrastination". International Journal of Changes in Education (2024): https://doi.org/10.47852/bonviewIJCE42022392.
    10.47852/bonviewIJCE42022392
  4. Sergio Dominguez-Lara; Sabina N. Valente; Abílio A. Lourenço; Benigno Peceros-Pinto; Maite Diaz-Peñaloza; Segundo R. León. "Apoyo social percibido y rendimiento académico en estudiantes de secundaria peruanos: influencia del engagement académico y de la autoeficacia académica.". Revista Fuentes (2024): https://doi.org/10.12795/revistafuentes.2024.23116.
    10.12795/revistafuentes.2024.23116
  5. Valente, S.; Lourenço, A. A. ; Amaro, P.. "Inteligência emocional como competência essencial na formação de professores". Aprender 46 (2023): 16-31. http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/200.
    Publicado
  6. Valente, Sabina; Lourenço, Abílio A.; Dominguez-Lara, Sergio; Derakhshan, Ali; Németh, Zsolt Németh; Almeida, Leandro S.. "Teachers’ Emotion Regulation: Implications for Classroom Conflict Management". (2023): http://hdl.handle.net/10174/35194.
    https://doi.org/10.14221/ajte.2022v47n8.2
  7. Valente, Sabina; Lourenço, Abílio A.; Dominguez-Lara, Sergio; Mohoric, Tamara; Takšic, Takšic. "Psychometric Properties of the Emotional Skills and Competence Questionnaire for Teachers". (2023): http://hdl.handle.net/10174/35469.
  8. Abílio Afonso Lourenço; Maria Olímpia Paiva. "Motivación escolar: aproximaciones teóricas al proceso de aprendizaje". CES Psicología (2022): https://doi.org/10.21615/cesp.5952.
    10.21615/cesp.5952
  9. Cordeiro, João Pedro Pina; Cunha, Pedro; Lourenço, Abílio Afonso. "Estilos de gestão de conflitos, comprometimento e cidadania organizacional: estudo empírico numa instituição de ensino superior portuguesa.". (2022): http://hdl.handle.net/10400.26/42673.
    10.36482/1809-5267.ARBP-2022v74.20139
  10. Cordeiro, João Pedro Pina; Cunha, Pedro; Lourenço, Abílio Afonso. "Conflict Management and Organizational Commitment: A Study Among Non-Teaching Staff of a Higher Education Institution". (2022): http://hdl.handle.net/10400.26/39418.
  11. Valente, Sabina; Lourenço, Abílio A.; Alves, Paulo; Dominguez-Lara, Sergio; Sabina Valente; Abílio Afonso Lourenço; Paulo Alves; et al. "The role of emotional intelligence for teacher's efficacy and classroom management". Know and Share Psychology 1 4 (2022): 123-134. http://hdl.handle.net/10174/32476.
    Publicado • https://doi.org/10.21615/cesp.13.2.2
  12. Cordeiro, João Pedro; Cunha, Pedro; Afonso Lourenço, Abílio. "Antecedents of organizational engagement in non-teaching employees: A case study in a higher education institution". (2022): https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263.
    https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263
  13. Dominguez-Lara, Sergio; Peceros-Pinto, Benigno; Centeno-Leyva, Sharon; Valente, Sabina; Lourenço, Abílio A.; Quistgaard-Alvarez, Alberto; Morales-Velasquez, Mercedes P.; et al. "Análisis psicométrico y datos normativos de la UWES en adolescentes peruanos". Ciencias Psicológicas (2022): http://hdl.handle.net/10174/33055.
    10.22235/cp.v16i2.2908
  14. Cordeiro, João Pedro Pina; Cunha, Pedro; Lourenço, Abílio Afonso; João Pedro Cordeiro; Pedro Cunha; Abílio Afonso Lourenço. "Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores não-docentes: estudo de caso numa instituição de ensino superior.". Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social (2022): http://hdl.handle.net/10400.26/41872.
    10.31211/rpics.2022.8.2.263
  15. Valente, Sabina; Lourenço, Abílio A.; Sabina Valente; Abílio Afonso Lourenço; Abílio Lourenço. "Questionário de inteligência emocional do professor: Adaptação e validação do Emotional Skills and Competence Questionnaire". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 7 1 (2022): 12-24. http://hdl.handle.net/10174/32468.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2020.7.1.5480
  16. Lourenço, A. A. ; Valente, S.. "La importancia de la gramática de los afectos en el aprendizaje". CES Psicología 14 2 (2021): 209-228.
    Publicado
  17. Jhonatan S. Navarro-Loli; Abílio Afonso Lourenço. "Estructura interna e invarianza de medición del Children’s Hassles Scale en adolescentes". Liberabit: Revista Peruana de Psicología (2020): https://doi.org/10.24265/liberabit.2020.v26n1.07.
    10.24265/liberabit.2020.v26n1.07
  18. Lourenço, A. A.. "Conflict in the Classroom: How Teachers’ Emotional Intelligence Influences Conflict Management". Frontiers in Education 5 5 (2020): 1-10. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2020.00005/full.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Lourenço, A. A.. "Adaptação e análise da estrutura interna da escala de Leymann (LIPT45) para o contexto português". Avaliação Psicológica 19 1 (2020): 56-66. https://www.researchgate.net/publication/340580122_Adaptacao_e_Analise_da_Estrutura_Interna_da_Escala_de_Mobbing_de_Leymann_LIPT45_para_o_Contexto_Portugues.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Lourenço, A. A.. "Avaliação da tendência para o rumor: validação portuguesa da escala TGQ (Tendency to Gossip Questionnaire)". Estudos em Comunicação 30 (2020): 225-243. https://www.researchgate.net/publication/342154398_Avaliacao_da_tendencia_para_o_rumor_validacao_portuguesa_da_escala_TGQ_Tendency_to_Gossip_Questionnaire.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Sabina Valente; Ana Paula Monteiro; Abílio Afonso Lourenço. "The relationship between teachers’ emotional intelligence and classroom discipline management". Psychology in the Schools 56 5 (2019): 741-750. https://doi.org/10.1002/pits.22218.
    10.1002/pits.22218
  22. Jhonatan Steeven Navarro-Loli; Cesar Merino-Soto; Sergio Dominguez-Lara; Abilio Lourenço. "Estructura interna de la Multidimensional Scale of Perceived Social Support (MSPSS) en adolescentes peruanos". Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento (2019): https://doi.org/10.32348/1852.4206.v11.n1.21532.
    10.32348/1852.4206.v11.n1.21532
  23. Cordeiro, João Pedro Pina; Cunha, Pedro; Lourenço, Abílio Afonso. "Comportamentos no trabalho: estudo com os profissionais Não-Docentes do IPS". (2019):
  24. Alves, M.P.; Cunha, P.; Lourenço, A.A.; Monteiro, A.P.. "Teachers' perceptions about teacher performance assessment,Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente". Revista Portuguesa de Educacao 31 1 (2018): 61-78. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85051274646&partnerID=MN8TOARS.
    10.21814/rpe.14082
  25. Alves, Maria Piedade; Cunha, Pedro Fernando; Lourenço, Abílio Afonso; Monteiro, Ana Paula; Cunha,Pedro; Monteiro,Ana Paula; Lourenço,Abílio Afonso; et al. "Perceção dos professores sobre a avaliação do desempenho docente". Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental 20 (2018): 9-18. https://doi.org/10.21814/rpe.14082.
    Publicado • 10.21814/rpe.14082,title
  26. Sabina Valente; Ana Paula Monteiro; Abílio Afonso Lourenço. "Inteligência emocional na gestão da disciplina em sala de aula". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 02 (2017): 046-046. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.02.2514.
    10.17979/reipe.2017.0.02.2514
  27. Sabina Valente; Ana Paula Monteiro; Abílio Afonso Lourenço. "Adaptação e validação da escala de gestão de conflitos entre professores-alunos". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 02 (2017): 041-041. https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.02.2512.
    10.17979/reipe.2017.0.02.2512
  28. Abílio Afonso Lourenço; Maria Olímpia Almeida Paiva. "A essencialidade da autoeficácia para a aprendizagem autorregulada". Educação e Filosofia 31 61 (2017): 283-320. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p283a320.
    10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p283a320
  29. Cunha, P.; Lourenço, A.; Paiva, M.O.; Monteiro, A.P.; Cunha, Pedro; Lourenço, Abílio Afonso; Paiva, Maria Olímpia; Monteiro, Ana Paula. "Validation of the School Conflict Negotiation Effectiveness Questionnaire". Journal of Psychoeducational Assessment 35 8 (2017): 799-806. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85032695319&partnerID=MN8TOARS.
    10.1177/0734282916662422
  30. Lourenço, A. A.. "Abordagens ao ensino: implicações no processo de aprendizagem dos alunos". Estudos e Pesquisas em Psicologia, 17(3), 1022-1041. 17 3 (2017): 1022-1041.
    Acesso aberto • Publicado
  31. Pedro Cunha; Ana Paula Monteiro; Abílio Afonso Lourenço. "Clima de escola e táticas de gestão de conflito – Estudo quantitativo com estudantes portugueses". CES Psicología (2016):
    10.21615/cesp.9.2.1
  32. Lourenço, A. A.. "Autorregulação da aprendizagem uma perspetiva holística". Ciências & Cognição 21 1 (2016): 33-51.
    Acesso aberto • Publicado
  33. Lourenço, A. A.. "Eficácia negocial, autoconceito e variáveis sociodemográficas: estudo em contexto escolar". Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento 8 3 (2016): 20-29.
    Acesso aberto • Publicado
  34. Lourenço, A. A.. "Abordagens à aprendizagem: a dinâmica para o sucesso académico". Revista CES Psicologia 8 2 (2015): 47-75.
    Acesso aberto • Publicado
  35. Lourenço, Abílio Afonso; Nogueira, Carla Maria Leite. "Perceções sobre as abordagens à aprendizagem – estudo de variáveis psicológicas". (2014): http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/21649.
  36. Rosário, P.; Núñez, J.C.; Valle, A.; González-Pienda, J.; Lourenço, A.. "Grade level, study time, and grade retention and their effects on motivation, self-regulated learning strategies, and mathematics achievement: A structural equation model". European Journal of Psychology of Education 28 4 (2013): 1311-1331. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84891670605&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10212-012-0167-9
  37. Rosário, P.; Núñez, J.C.; Ferrando, P.J.; Paiva, M.O.; Lourenço, A.; Cerezo, R.; Valle, A.. "The relationship between approaches to teaching and approaches to studying: A two-level structural equation model for biology achievement in high school". Metacognition and Learning 8 1 (2013): 47-77. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84874814779&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s11409-013-9095-6
  38. Maria Olímpia Almeida de Paiva; Abílio Afonso Lourenço. "A influência da aprendizagem autorregulada na mestria escolar". Estudos e Pesquisas em Psicologia 12 2 (2012): http://dx.doi.org/10.12957/epp.2012.8279.
    10.12957/epp.2012.8279
  39. Rosário P; Lourenço A; Paiva O; Rodrigues A; Valle A; Tuero-Herrero E. "[Prediction of mathematics achievement: effect of personal, socioeducational and contextual variables].". (2012): http://europepmc.org/abstract/med/22420359.
  40. Rosário, P.; Lourenço, A.; Paiva, M.O.; Núñez, J.C.; González-Pienda, J.A.; Valle, A.. "Self-efficacy and perceived utility as necessary conditions for self-regulated academic learning,Autoeficacia y utilidad percibida como condiciones necesarias para un aprendizaje académico autorregulado". Anales de Psicologia 28 1 (2012): 37-44. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858313572&partnerID=MN8TOARS.
  41. Rosário, P.; Lourenço, A.; Paiva, O.; Rodrigues, A.; Valle, A.; Tuero-Herrero, E.. "Prediction of mathematics achievement: Effect of personal, socioeducational and contextual variables,Predicción del rendimiento en matemáticas: Efecto de variables personales, socioeducativas y del contexto escolar". Psicothema 24 2 (2012): 289-295. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858322243&partnerID=MN8TOARS.
  42. Rosário, Pedro; Lourenço, Abílio; Paiva, Maria Olímpia; Núñez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Valle, Antonio. "Autoeficacia y utilidad percibida como condiciones necesarias para un aprendizaje académico autorregulado". (2012): http://hdl.handle.net/1822/14907.
  43. Maria Olímpia Almeida de Paiva; Abílio Afonso Lourenço; Paiva,Maria Olímpia Almeida de; Lourenço,Abílio Afonso. "Rendimento académico: influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula". Psicologia: Teoria e Pesquisa 27 4 (2011): 393-402. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722011000400002.
    10.1590/s0102-37722011000400002
  44. de Paiva, M.O.A.; Lourenço, A.A.. "Academic achievement: Influence of self-concept and classroom environment,Rendimento Académico: Influência do Autoconceito e do Ambiente de Sala de Aula". Psicologia: Teoria e Pesquisa 27 4 (2011): 393-402. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84857565150&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-37722011000400002
  45. Lourenço, A. A.. "Inventário de percepções de ambiente de ensino (IPAE): validação numa perspectiva exploratória". Psicologia, Educação e Cultura 15 1 (2011): 77-92.
    Acesso aberto • Publicado
  46. Lourenço, A. A.. "Ambiente da sala de aula: um estudo de caso". Educação e Filosofia, 25(49), 17-42. 25 49 (2011): 17-42.
    Acesso aberto • Publicado
  47. Lourenço, A. A.. "Estudo empírico sobre a eficácia negocial de conflitos em ambiente escolar". Ciências & Cognição 16 3 (2011): 151-166.
    Acesso aberto • Publicado
  48. Lourenço, A. A.. "Questionário de Eficácia Negocial de Conflitos na Escola (QENCE): validação de um instrumento para a construção de Paz nas escolas". Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento 3 3 (2011): 23-31.
    Acesso aberto • Publicado
  49. Rosário, Pedro; González-Pienda, Júlio A.; Cerezo, Rebeca; Pinto, Ricardo; Ferreira, Pedro; Lourenço, Abílio; Paiva, Olimpia. "Eficacia del programa «(Des)venturas de Testas» para la promoción de un enfoque profundo de estudio". (2010): http://hdl.handle.net/1822/11957.
  50. Lourenço, A. A.. "Comportamentos disruptivos e sucesso académico: a importância de variáveis psicológicas e de ambiente". Revista Argentina de Ciencias del Comportamiento 2 2 (2010): 18-31.
    Acesso aberto • Publicado
  51. Lourenço, A. A.. "Autoconceito e rendimento académico: um estudo com modelos de equações estruturais". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación 18 1 (2010): 177-194.
    Acesso aberto • Publicado
  52. Lourenço, A. A.. "A motivação escolar e o processo de aprendizagem". Ciências & Cognição 15 2 (2010): 132-141.
    Acesso aberto • Publicado
  53. Lourenço, Abílio Afonso; Paiva, Maria Olímpia Almeida de; Young, Nathan; Rosa, Victor M.P. da; Lourenço, A. A.. "Effects of personality on intenpersonal negotiation strategies and self-presentation in a school setting". Anais, 6, 7-27. 6 - (2010): 7-27. http://hdl.handle.net/11144/5982.
    Publicado
  54. Lourenço, Abílio Afonso; Rosa, Victor Pereira da; Paiva, Maria Olímpia. "Ambiente psicossociológico da sala de aula e rendimento escolar: um estudo de caso". (2010): http://hdl.handle.net/10284/2818.
  55. Paiva, Maria Olímpia; Rosa, Victor Pereira da; Lourenço, Abílio Afonso. "Variáveis explicativas do sucesso escolar: um estudo no 3.º ciclo do ensino básico". (2010): http://hdl.handle.net/10284/2833.
  56. Paiva, Maria Olímpia A. de; Lourenço, Abílio Afonso. "Conflitos na escola: a importância da amabilidade na negociação". (2009): http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2192.
  57. Lourenço, A. A.. "Comportamentos Disruptivos versus Rendimento Académico: uma abordagem com modelos de equações estruturais". Psicologia, Educação e Cultura 13 2 (2009): 283-306.
    Acesso aberto • Publicado
  58. Lourenço, A. A.. "Conflitos na escola – a dinâmica da mediação. 12(2), 315-366.". Psicologia, Educação e Cultura 12 2 (2008): 315-366.
    Acesso aberto • Publicado
  59. Lourenço, A. A.. "Conflitos Negociados na Escola – estudo comparativo entre escolas com características urbanas, suburbanas e rurais". Psicologia, Educação e Cultura 11 1 (2007): 41-71.
    Acesso aberto • Publicado
  60. Santos,Cíntia Lourenço; Abílio,Edmundo Jorge; Oliveira,André Lacerda de Abreu; Mariano,Carlos Magno Anselmo; Nunes,Anderson Teixeira; Cravalho,Eulógio Carlos Queiroz de. "Estudo comparativo entre as técnicas de sutura total e serosubmucosa em anastomoses colônicas na presença de um protetor intraluminar em cães". (2007): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912007000400009.
  61. Lourenço, A. A.. "Comportamentos anti-sociais dos adolescentes: influência da satisfação escolar". Psicologia, Educação e Cultura 10 1 (2006): 159-181.
    Publicado
  62. Lourenço, A. A.. "A extroversão na negociação de conflitos escolares". Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación 13 1 (2006): 221-236.
    Acesso aberto • Publicado
  63. Lourenço, A. A.. "Multiculturalidade, Etnia e Personalidade". Revista de Psiquiatria e Psicologia 25 1-4 (2004): 29-50.
    Publicado
  64. Lourenço, A. A.. "Negociação de Conflitos em Contexto Escolar". 8 1 (2004): 121-140.
    Acesso aberto • Publicado
  65. Lourenço, A. A.. "Influência da Personalidade na Negociação de Conflitos em Contexto Escolar". 8 2 (2004): 533-559.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Abílio Lourenço; Maria Olímpia Paiva. "Globalization of Higher Education". In The Internationalization From a Multifactorial Perspective. 2024.
    10.4018/979-8-3693-5483-4.ch016
  2. Valente, Sabina; Lourenço, Abílio A.; Dominguez-Lara, Sergio. "Emotional Skills and Interpersonal Conflict: Testing the Role of Teachers’ Emotional Intelligence". Nova Science Publishers, 2023.
  3. Valente, Sabina; Lourenço, Abílio A.; Dominguez-Lara, Sergio; Németh, Zsolt; Almeida, Leandro S.. "Gestão de conflito em sala de aula: A importância da regulação emocional do professor.". Dykinson, 2022.
  4. Valente, Sabina; Lourenço, Abílio A.; Dominguez-Lara, Sergio. "Teachers in the 21st Century: Emotional Intelligence Skills Make the Difference". IntechOpen, 2022.
    10.5772/intechopen.103082
  5. Valente, Sabina; Lourenço, Abílio A.. "Emotional intelligence and conflict management in the pedagogical relationship". Publicacions de la Universitat Jaume I, 2022.
    https://doi.org/http://dx.doi.org/10.6035/Psique.26
  6. Valente, Sabina; Lourenço, Abílio A.. "Editorial: The importance of academic training in emotional intelligence for teachers". Frontiers in Education, 2022.
    10.3389/feduc.2022.992698
  7. Lourenço, A. A. ; Valente, Sabina; Lourenço, Abílio A.; Németh, Zsolt. "School conflicts: causes and management strategies in classroom relationships". In Interpersonal Relationships, 1-16. Londres, Reino Unido: IntechOpen, 2020.
    Publicado • https://doi.org/10.5772/intechopen.95395
  8. Lourenço, A. A.. "Abordagens restaurativas à delinquência juvenil". In Crime, desvio e risco na adolescência, editado por José Soares Martins; Margarida Simões, 135-149. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, 2019.
    Publicado
  9. Cordeiro, João Pedro Pina; Cunha, Pedro; Lourenço, Abílio Afonso. "Gestão de conflitos e comprometimento organizacional: estudo empírico em contexto educativo". In Procedings of the III International Forum in Management, editado por S. Sarkar. Portugal: Universidade de Évora, 2019.
    Publicado
  10. Cordeiro, João Pedro Pina; Cunha, Pedro; Lourenço, Abílio Afonso. "Atitudes no e perante o trabalho: comportamentos de comprometimento e de cidadania organizacional". Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, 2018.
  11. Lourenço, A. A.. "Competências emocionais na eficácia da gestão em sala de aula". In Atas do II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), 672-680. Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança., 2017.
    Publicado
  12. Lourenço, A. A.. "Variáveis preditivas do rendimento escolar". In Atas dos Dias da Investigação na UFP Research Days Proceedings, 602-618. Porto, Portugal: Gabinete de Relações Internacionais e Apoio ao desenvolvimento Institucional. eBook, 2017.
    Publicado
  13. Monteiro, A.P.; Cunha, P.; Lourenço, A.A.. "Five personality factors model and conflict management". New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers. ISBN: 978-1-53610-172-0, 2016.
    Publicado
  14. Lourenço, A. A.. "Planificação da gestão o tempo versus procrastinação: realidades incontornáveis em contexto escolar". In Atas dos Dias da Investigação na UFP Research Days Proceedings - eBook. Porto, Portugal: Gabinete de Relações Internacionais e Apoio ao desenvolvimento Institucional - eBook, 2016.
    Publicado
  15. Lourenço, A. A.. "Influência do autoconceito na eficácia negocial de conflitos em contexto escolar". In Atas dos Dias da Investigação na UFP Research Days Proceedings. Porto, Portugal: Gabinete de Relações Internacionais e Apoio ao desenvolvimento Institucional - eBook, 2015.
    Publicado
  16. Lourenço, A. A.. "A percepção do ambiente de ensino pelos professores da ESAH". In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, editado por L. S. Almeida; B. D. Silva; S. Caires, 1485-1500. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2010.
    Publicado
  17. Lourenço, A. A.. "A percepção do clima de escola pelos alunos da ESAH". In Actas do I Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos”, editado por L. S. Almeida; B. D. Silva, 1501-1516. Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2010.
    Publicado
Edição de livro
  1. Lourenço, A. A. ; Paiva, M.O.A.. Disrupção Escolar: estudo de casos. Porto, Portugal: Porto Editora. 2004.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Valente, Sabina; Cristóvão, Ana Maria; Rebelo, Hugo; Lourenço, A. A.. "Relationship between emotional intelligence, burnout and life satisfaction in teachers". Trabalho apresentado em 2nd International Congress on 21st Century Literacies, 2022.
Pré-impressão
  1. Sabina Valente; Sergio Dominguez-Lara; Abílio Lourenço. "Plan Time Management in School Activities and Relation to Procrastination: A Study for Educational Sustainability". 2024. https://doi.org/10.20944/preprints202407.0735.v1.
    10.20944/preprints202407.0735.v1
Resumo em conferência
  1. Valente, Sabina; Cristóvão, Ana Maria; Rebelo, Hugo; Lourenço, A. A.. "Validação da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law em professores portugueses". 2022.
    Publicado
  2. Valente, Sabina; Cristóvão, Ana Maria; Rebelo, Hugo; Lourenço, A. A.. "Relação entre inteligência emocional, burnout e satisfação com a vida em professores". Santarém, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Lourenço, A. A. ; Lourenço, Abílio Afonso. "Processos Auto-Regulatórios em Alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico: Contributo da Auto-Eficácia e da Instrumentalidade". Doutoramento, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2008. http://hdl.handle.net/1822/7631.
  2. Lourenço, A. A.. "Indisciplina na Escola: Uma Abordagem Comportamental e Causal.". Mestrado, Universidade Fernando Pessoa, 2003.

Outros

Outra produção
  1. Disrupção Escolar no 3.º Ciclo do Ensino Básico: influência do ambiente psicossociológico da sala de aula. Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do título de pós-doutoramento em Psicologia, vertente Psicologia da Educação. 2009. Lourenço, Abílio Afonso. http://hdl.handle.net/10284/3261.