Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Sara Carvalho
Nomes de citação
- Carvalho, Sara
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2D12-4891-7D44
- ORCID iD
- 0000-0003-4391-8498
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=7jlsPfwAAAAJ
- Scopus Author Id
- 56160644600
Endereços de correio eletrónico
- scarvalho@ua.pt (Profissional)
Moradas
- Departamento de Comunicação e Arte / Universidade de Aveiro / Campus Universitário de Santiago , 3810-193 , Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
Websites
- http://mic.pt/dispatcher?where=0&what=2&show=0&pessoa_id=125&lang=PT (Profissional)
- https://www.ua.pt/pt/p/10317215 (Académico)
- http://www.inetmd.pt/index.php/pessoas/integrados/147-sara-carvalho (Académico)
- https://www.facebook.com/scarvalhocomposer (Rede social)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
1996/09 - 2001/02
Concluído
|
DPhil in Music - Composition (Doctor of Philosophy)
University of York, Reino Unido
|
NA |
1995/09/01 - 1996/09/30
Concluído
|
Master of Art - Composition (Master)
University of York, Reino Unido
|
NA |
1990/10/01 - 1995/07/30
Concluído
|
Licenciatura em Ensino de Música (Licenciatura)
Especialização em Composition
Universidade de Aveiro, Portugal
|
18 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1999/11/15 - 2020/08/31 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04/22 - Atual | Member of the Board of the Doutoral School | Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/03/23 - Atual | Director of the Doctoral Music Program | Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/03/23 - Atual | Vice-Director of the Bachelor of Music course | Universidade de Aveiro, Portugal |
2019 - 2021/03/23 | Vice-Director of the Master of Music Education | Universidade de Aveiro, Portugal |
2010/05/26 - 2021/03/22 | Vice-Director of the Bachelor of Music course | Universidade de Aveiro, Portugal |
2009 - 2011 | Vice-Director of the Master of Music course | Universidade de Aveiro, Portugal |
2006 - 2009 | Director of the Bachelor of Music Teaching course (5 years) and the Bachelor of Music course (3 years) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2003 - 2005 | Vice-director of the Bachelor of Music Teaching course (5 years) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2001 - Atual | Research Fellow | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2022 - 2023 | Responsible for the 2022/23 Accreditation of the Doctoral Music Program . Aveiro University | Universidade de Aveiro, Portugal |
2013 - 2014 | Member of the Accreditation Commission for the Music Degree at Aveiro University | Universidade de Aveiro, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
1997/01 - 1999/11 | PhD in Composition
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/01/04 - 2024/12/31 | ACTUS: Audience as Performers
Investigador responsável
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
|
Em curso
|
2022/09/01 - 2024 | DigiMusi: Digital transformation in elementary music education
KA210-SCH-D21E54D7
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
European Union European Comission - Programme Erasmus+ Em curso
|
2021 - 2023 | A palavra da música
002148
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído
|
2018/11/26 - 2022/11/25 | Experimentation in music in Portuguese culture: History, contexts and practices in the 20th and 21st centuries
PTDC/ART-PER/31380/2017
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2021/01/01 - 2022/05 | Electrified
00011439
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído
|
2019/01 - 2021/03 | Cidades (in)visíveis
DGArtes 001041
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído
|
2016/07/04 - 2019/12/31 | Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries
PTDC/CPC-MMU/3559/2014
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01 - 2019/04 | Intertextualities
DGArtes 00007050
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Associação Portuguesa de Flautas, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes |
2016/06 - 2017/05 | Intertextualidades/Interculturalidades
DGArtes000539
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Associação Portuguesa de Flautas, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído
|
2014/01 - 2014/12 | Compositoras Portuguesas do Séc. XX-XXI
DGArtes 00002627
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Associação Portuguesa de Flautas, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído
|
2013 - 2013 | Ciclo de Concertos Momentum
DGArtes 000440
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Associação Portuguesa de Flautas, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído
|
2008 - 2008 | Ciclo de Concertos, Conferências e Gravações Momentum
DGArtes
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Associação Portuguesa de Flautas, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído
|
2007 - 2007 | Ciclo de Concertos, Conferências e Gravações Momentum
DGArtes
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído
|
2006/01 - 2006/01 | Criação, Apresentação e Gravação de Obras Contemporâneas
DGArtes
Investigador responsável
Universidade de Aveiro, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tradução |
|
Artística / Interpretação
Exposição artística |
|
Gravação áudio |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/05 | A Gestural Interface for Real-Time Composition: concepts and implementation. | NCMM – Nova Contemporary Music Meeting,
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2023/05 | Physical computing instrument: designing a gestural interface for musical expression. | NIME’23
(México)
|
2023/04/20 | Narrative, gesture and audience as performers (Invited speaker) | IV International Composition Workshop
National Academy of Music, Prof. Pancho Vladigerov (Sofia, Bulgária)
|
2023/03/20 | Conversation with Contemporary Portuguese Women Composers (Round table) | MBB – MUSICAL BOUNCE BACK – 2022/ 2023
Universidade do Minho, Braga (Braga, Portugal)
|
2023/01/19 | do outro lado do espelho: reflexões sobre o processo composicional (Invited speaker) | Olhar, Pensar, Sentir, Escutar - Jornadas de Práticas de Investigação em Artes
P. Porto, ESMAE e CESEM (Porto, Portugal)
|
2023/01/05 | Words and Music (Concert presentation) | Project "As palavras e a Música"
Conservatoire de Nice (Nice, França)
|
2022/11/22 | Da partitura à sala de concerto: o público enquanto performer (Invited speaker) | TRAMA: TEORIA E ANÁLISE MUSICAL
Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (Zoom, Brazil) (São Paulo, Brasil)
|
2021/09/23 | (in)visible cities (Concert presentation) | Project "Cidades (in)visíveis"
Auditório Fernanda Correia, Conservatório de Gaia (Gaia, Portugal)
|
2021/03/21 | Do processo composicional à sala de concerto: narrativa, gesto e público (Keynote speaker) | Festival Escuta Aqui! (Zoom, Brazil)
Festival Escuta Aqui! (online, Brasil)
|
2020/11/06 | Lecture on my solo saxophone works (Invited speaker) | Musivus (ciclo VI)
Associação Portuguesa de Compositores (Lisbon, Portugal)
|
2019/10/09 | Spinning Yarns: Gesture and indeterminacy in collaborative composition | International Conference TCPM - Tracking the creative Process in Music 2019
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2019/07/07 | From the score to the concert hall: Narrative and Ritual (Keynote speaker) | Music as play - The toy piano takes the stage!
Istituto Giosue Carducci (Como, Itália)
|
2019/07/06 | occupied mirrors: audience as performers | Music as play - The toy piano takes the stage!
Istituto Giosue Carducci (Como, Itália)
|
2019/03/30 | intertextualities (Concert presentation) | Project "intertextualities" . presentation dates: 2019/03/09, 2019/03/25, 2017/05/05, 2019/03/27, 2019/03/29, 2019/03/30
Italy and Greence
|
2018/10/28 | Gesto e género em Spinning yarns II | Participação e performatividade na música: Dois projectos em curso
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/10/27 | Canto em ti - Ciclo de Canções / Song Cycle (Invited speaker) | XII Encontro Nacional da APEM 2018 - "As palavras e a música: linguagens que se tocam"
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2017/10/06 | "Euterpe Unveiled: Research Perspectives on Music and Women in Portugal in the 20th and 21st Centuries" (panel) “Gesture, indeterminacy and gender in collaborative composition” (oral presentation) | The First International Conference on Women’s Work in Music
Bangor University (Bangor, Reino Unido)
|
2017/09/04 | a3: an audience of performers | International Symposium on Performance Science (ISPS), Reykjavík
(Reykjavík, Islândia)
|
2017/08/03 | Dalcroze Eurhythmics Approach And Instrumental Musical Development: A Case Study | 3rd International Conference of Dalcroze Studies (ICDS3) "The living moment: Exploring improvisational practice"
University Quebec (Quebec, Canadá)
|
2017/04/26 | ENTREculturalidades / INTERtextualidades (Concert presentation) | Project "ENTREculturalidades / INTERtextualidades" - presentation dates: 2017/04/26, 2017/05/02, 2017/05/05, 2017/04/27,
2017/05/24, 2017/06/16, 2017/07/12, 2017/04/27, 2017/07/20
(Portugal)
|
2017/03/31 | O papel da mulher na Música - narrativa pessoal (Round table) | O Papel da Mulher na Música
Cineteatro CST, Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017/02/04 | Diálogos: perspectivas e desafios da investigação no ensino-aprendizagem da Música (papel) | 1º Congresso Ensino Artístico Especializado: teoria e Prática
Fundação Gulbenkian (Lisbon, Portugal)
|
2017/01/20 | Abordagem Orff-Schulwerk: História, Filosofia e Princípios Pedagógicos (Keynote speaker) | 1º Congreso Latinoamericano de Educacion Musical 2017
Universidad (Cochabamba, Bolívia)
|
2017/01/18 | Criar na sala de aula: a construção de significados (Keynote speaker) | 1º Congreso Latinoamericano de Educacion Musical 2017
Universidad (Cochabamba, Bolívia)
|
2016/12/10 | A competitividade é inimiga da criatividade (Panel) | Publicar ou Perecer: Desafiando o Modelo Actual de Disseminação de Conhecimento em Música e Dança
IV Fórum INET-md (Aveiro, Portugal)
|
2016/12/01 | Desired artistic outcomes in music performace: a theoretical model | International Conference “Musicology Applied To The Concert: Performance Studies At Work
Universidad Internacional de Andalucía (Andalucía, Espanha)
|
2016/07/16 | Imaginary performances: exploring gestural meanings | Fourth Performance Studies Network International Conference (PSN2016)
Bath Spa University (Bath, Reino Unido)
|
2016/07/11 | Ensino da Composição no Ensino Superior (papel): "A metáfora enquanto processo criativo" (oral presentation. | Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais (ENCAPE'16)
Conservatório de Música de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2015/09/03 | Lecture on my music and the work "Akanos" by Irish composer Gráinne Mulvey (Invited speaker) | Quintas Abertas - Agricultura dos Sons
O’culto da Ajuda (Lisbon, Portugal)
|
2015/08/21 | A construção do projecto WC+1 (Invited speaker) | COPIU 2015
Facultad de Artes, Universidad de Chile (Santiago, Chile)
|
2015/06/12 | Imagery, gesture, and metaphor: Two collaborative case studies (panel) | Performa’15 – International Conference on Music Performance
Universidade Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2015/04/18 | Compositoras Portuguesas, Séc XX-XXI (Concert presentation) | Project "Compositoras Portuguesas, Séc XX-XXI" - presentation dates: 2015/04/18, 2015/04/24, 2015/04/27, 2015/04/30, 2015/05/04
Universities in Brasil (Brasil)
|
2015/03/16 | Música nova para instrumentos antigos (papel) | CIRC - Ciclo de Recitais Conferência em Investigação Artística
Universidade Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2014/07/22 | Playing by ear as a tool in Functional Piano Classes | 31st ISME World Conference On Music Education - Listening to the musical diversity of the world
(Brasil)
|
2014/07/22 | Instrumental Teaching Strategies: An overview about the use of creative teaching strategies and their relevance in the classroom | - 31st ISME World Conference On Music Education - Listening to the musical diversity of the world |
2014/07/17 | Imaginary bars: from the score to the performance, issues on meaning construction | Fourth Performance Studies Network International Conference (PSN2016)
Cambridge University (Cambridge, Reino Unido)
|
2014/05/07 | Da narrativa ao processo composicional | Arte no Tempo: Compositores na 1ª pessoa
Música no Museu (Aveiro, Portugal)
|
2014/04/08 | A Narrativa e o Gesto Musical como Metáforas no Processo Composicional | Germina.Cciones... Porto Alegre & I Encontro de Criação Colaborativa do PPGMus da UFRGS
UFRGS, Porto Alegre (Porto Alegre, Brasil)
|
2014/04/07 | No início era o corpo: gestos, interacção e escuta (Panel) | Germina.Cciones... Porto Alegre e I Encontro de Criação Colaborativa do PPGMus da UFRGS
UFRGS, Porto Alegre (Porto Alegre, Brasil)
|
2013/12/05 | Optimizing the communication in one-to-one instrumental lessons: The teaching cues' approach | III STMI
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2013/08/30 | Retrieval cues as a teaching tool in one-to-one instrumental lessons: A pilot study. | International Symposium on Performance Science 2013
(Vienna, Áustria)
|
2013/06/18 | Spinning Yarns: Extended techniques, gender, gesture, and the grotesque body in collaborative musical creation (panel) | International Conference With Four Hands: Music for Two Pianists
University of London (London, Reino Unido)
|
2012/07/12 | Composing for Young Musicians (panel) | 30th ISME World Conference on Music Education, Thessaloniky
(Thessaloniky, Grécia)
|
2012/06/27 | Interacção compositor/performer (panel) | II Encontro Internacional para Música de Câmara
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2011/11/29 | Narrative music as a way of creating meaning. | 2nd University of Malaya International Music Conference
university of Kuala Lumpur (Kuala Lumpur, Malásia)
|
2011/03/13 | Teaching and learning composition through narratives, as a new strategy tool. | 13th annual conference of the Dutch-Flemish Society for Music Theory
ArtEZ Conservatorium Enschede (Enschede, Países Baixos)
|
2010/11/25 | moon chunks, a musical narrative | 3rd International Conference on Narrative Inquiry in Music and Education
Brisbane University (Brisbane, Países Baixos)
|
2009/09/26 | The inclusion of the educator in preschool music lessons, as an influence on musical development (Keynote speaker) | The 6th International Scientific Conference "Problems in Music Pedagogy"
Daugavpils University (Daugavpils, Letónia)
|
2007/02/27 | Lecture on my music (audio, video recordings, and score analysis), focus on my solo violin piece "the moon lost her name". | Composer's Seminar
Music Department, University of York (York, Reino Unido)
|
2006/07/31 | Lecture on my music (audio, video recordings, and score analysis). | Festival de Música do Estoril 2006
Festival de Música do Estoril 2006 (Estoril, Portugal)
|
2005/04/03 | Pre-concert talk on my piece "Ta Prohm" | Concert Sala Calempluy
CCB (Lisbon, Portugal)
|
2003/11/08 | Pre-concert talk on my solo violin piece "Solos I" | Primeiros Encontros de Compositores Contemporâneos
Teatro Municipal (Vila do Conde, Portugal)
|
1997/02/10 | Luigi Nono: words through Music | Composer's Seminar
Music Department York University (York)
|
1996/06/09 | An approach to New Music in Portugal | Composer's Seminar
Music Department York University (York, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09 - Atual | A Pedagogical Approach for the Complete Beginner Pianist.
Orientador de LOPES, Maria João Guerra
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - Atual | O impacto da execução musical em contexto didático sobre a assimilação dos conteúdos programáticos de ATC/TAM.
Orientador de GONÇALVES, Gustavo
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023 - Atual | A Improvisação como veículo para a introdução à composição em contexto do ensino secundário de música.
Orientador de OLIVEIRA, Gonçalo
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 - Atual | Recursos Digitais no Ensino da Análise e Técnicas de Composição: O Youtube Enquanto Ferramenta Auxiliar no Processo de Ensino-Aprendizagem
Orientador de LIMA, Eduardo Filipe Pereira
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado) |
2022 - Atual | Linguagem e técnicas do violino do séc.XX: 6 Workshops
Orientador de BARROCAS, Rui Pedro Costa
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/10 - Atual | O uso de plataformas digitais como ferramenta na realização de um concerto interativo.
Orientador de SILVA, Daiana Maciel da
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021/10 - Atual | Physical computing instrument: um controlador gestual para composição
e performance.
Coorientador de TAPADAS, João Pedro Coimbra Martins
|
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - Atual | Piano Digital Preparado - uma instalação electroacústica.
Orientador de QUINTAS, Tiago
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/10 - Atual | "UM OUVIDO QUE TOCA": um estudo de caso no ensino-aprendizagem do 1.º e 2.º grau do clarinete sobre a prática de tocar de
ouvido.
Coorientador de NEVES, Sérgio da Silva
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019/09 - Atual | Do Jogo à Arte: aplicações do Xadrez à Composição.
Orientador de HORTIGUELA, Alberto
|
Programa Doutoral em Música |
2018 - Atual | Ensino da música, criação artística e desenvolvimento pessoal: o caso do Clube da Criatividade.
Coorientador de CARDOSO, Duarte Filipe Coutinho
|
Universidade do Porto, Portugal
|
2017/10 - Atual | O papel do instrumento na música ocidental depois da Segunda Guerra Mundial: a linhagem Nono-Lachenmann-Billone.
Orientador de BERARDINELLI, Pedro
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017/10 - Atual | Dimensões intertextuais: Diálogos composicionais entre tradição e contemporaneidade.
Orientador de Santos, Túlio Augusto S.
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2023 | "MOSTRA" da Composição à Performance: Um estudo de caso no CMACG.
Orientador de PEREIRA, Armando Luís Gomes Marques
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/09 - 2022/03 | Reconquistando el pasado: explorando recursos técnico-expresivos de composición para recrear el calypso de Costa Rica.
Orientador de TORRES-MATARRITA, Alonso
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016/09 - 2022/03 | O uníssono à luz da heteronímia.
Orientador de MENDONÇA, Sílvia Liliana Franco Teles
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 - 2022 | Criação de peças mistas em análise e técnicas de composição: um estudo de caso.
Orientador de ANTUNES, Carina Raquel de Magalhães
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 - 2022 | Oficina de Composição: uma experiência de ensino produtivo de música num contexto de aprendizagem musical reprodutiva.
Orientador de BEIRÃO, Pedro Guilherme Moreno
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - 2021 | Processos de criação em ensemble: exploração musical e notação inventada.
Orientador de SILVA, Mariana Pereira da
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 - 2021 | Aprendendo Bach Contando Histórias.
Orientador de QUARESMA, Laura Gomes Costa de Oliveira
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2021 | Estratégias para a Análise Musical através da Audição Activa e Orientada por Parâmetros.
Orientador de ABRUNHEIRO, Leonor Daniel Ruivo
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/10 - 2019/07 | Registo, composição e vinculação de instalação sonora para um espaço específico.
Orientador de OLIVEIRA, Elder dos Santos Oliveira
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/04 - 2019/06 | Using the Kodály Concept in the Classroom – a shared research project
Coorientador de HINEY, Aoife
|
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/11/01 - 2019/05/31 | Memorização Musical: Um Estudo Sobre Processos Autorregulatórios de Aprendizagem em Contextos Individuais e Coletivos.
Coorientador de VASCONCELOS, Mônica Cajazeira Santana
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/09/01 - 2019/02/28 | Subsídios para a Construção de Exercícios de Solfejos: Critérios para o Desenvolvimento de Algoritmos de Ordenação de Melodias
Tonais, em Sistemas Autônomos do Meio Multimídia.
Coorientador de LIMA, Patrick André de Amorim
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
Universidade de Aveiro, Portugal |
2017/03 - 2018/09 | Negotiating meanings in instructional communication: A pedagogical approach to instrumental music lessons.
Orientador de FOLETTO, Clarissa Gomes
|
Pós-Doutoramento (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/08 - 2018/09 | Como se toca isso? Entre a notação e a hermenêutica, a composição musical.
Orientador de PERUZZOLO Vieira, Samuel
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2018 | Estratégias de análise da música electroacústica para a disciplina de A.T.C. – um estudo de caso.
Orientador de Soares da Ponte, Ângela Maria Soares da
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2018 | A Gravação Vídeo como Estratégia de Estudo do Violino.
Orientador de Ribeiro, Rosa Maria de Sousa
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado) |
2017 - 2018 | Projecto de Música na Comunidade no Centro de Dia S. Vicente de Paulo.
Orientador de Silva, Carolina Miguel Carvalho
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014/09 - 2017/05 | A relação entre tocar de ouvido e literacia musical: Uma abordagem integrada de ensino-aprendizagem ao piano para adultos
em contexto formal.
Orientador de VIEIRA, Bruna
|
Programa Doutoral em Música
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2017 | Apropriação de Conceitos Musicais em A.T.C.: Modos Gregorianos.
Orientador de Ferreira, Maria de Fátima Fonte
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2017 | Experiências Musicais Contemporâneas: Um estudo de caso no ensino profissional.
Orientador de Batista, José Tiago
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2017 | O Ensino de Análise e Técnicas de Composição Através da Prática Composicional em Estilo Livre.
Orientador de Santos, Túlio Augusto S.
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/10 - 2016/05 | Instructional communication in one-to-one instrumental lessons: the use of teaching cues in violin tuition.
Orientador de FOLETTO, Clarissa Gomes
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012/10 - 2016/04 | Desired Artistic Outcomes in Music Performance: A Mentoring Program for Higher Education and Music Industries.
Orientador de DALAGNA, Gilvano
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015/12/14 - 2016/02/14 | Combinatoriedade: Aplicações e Sugestões Composicionais.
Coorientador de OURIVES, Natanael de Souza
|
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
Universidade de Aveiro, Portugal |
2015 - 2016 | Estímulos extramusicais como recursos criativos na composição musical.
Orientador de Neves, João Gonçalo Amendoeira Peixoto
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | Contraponto em ATCII: Uma abordagem diferente ao curriculum da disciplina.
Orientador de Silva, Diogo Manuel Azevedo dos Santos
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | Crisom Meditare: Um estudo que une Música e Meditação.
Orientador de Gomes, Sílvia de Fátima Serra Fernandes
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 - 2016 | Onde guardamos as partituras?: Um estudo de caso com alunos de Flauta Transversal.
Orientador de Balseiro, Maria João Vidal
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2015 | O gesto no processo composicional.
Orientador de Oliveira Júnior, Elder dos Santos
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2015 | O ensino-aprendizagem da análise musical através de estratégias de questionamento.
Orientador de Miguel, David Pedro Santos
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2015 | Introdução à música contemporânea portuguesa de viola d’arco: um estudo de caso.
Orientador de Antunes, Diana Luis Gomes
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 - 2015 | O ensino do piano e a dislexia: um contributo pessoal.
Orientador de Silva, Ana Margarida Carreira Guedes
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2015 | A menina de papel: reflexão sobre um projecto de teatro musical e sua implementação na comunidade.
Coorientador de Moura, José Augusto Neves
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2015 | Intertextualidade idiomática como estruturação do discurso composicional.
Orientador de Santos, Túlio Augusto S.
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2012 - 2015 | Comunicação Musical e Interacção Social de uma Criança Autista: Um Estudo de Caso.
Orientador de Silva, Ana Amélia Pessoa
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2014 | Música Concreta integrada no Curso Secundário Artístico Especializado de Música.
Orientador de Silva, Duarte Paulo Dinis da
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2014 | Do Contraponto ao Pop/Rock: um estude de caso em A.T.C.
Orientador de Tavares, Ana Ester Azevedo da Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2014 | Pontes sonoras – roteiro de Portugal.
Orientador de Moreira, Bruno Pereira
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 - 2014 | Estratégias de afinação baseadas em Intonation & Vibrato de Trevor Wye.
Orientador de Saleiro, Clara Nora Vaz
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009/10 - 2013/12 | Da abordagem Orff-Schulwerk ao desenvolvimento do ‘Eu Musical’: Flow em processos de Ensino/Aprendizagem em Educação Musical.
Orientador de CUNHA, João Cristiano Rodrigues
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008/10 - 2012/04 | Voar até ao Comboio dos Segredos. A construção de significados partilhados no desenvolvimento do Pensamento Musical em Crianças
do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador de VELOSO, Ana Luísa Setas
|
Programa Doutoral em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2011 | Optimização do estudo individual na aprendizagem da viola d’arco.
Orientador de Araújo, André Peixoto
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2010 - 2011 | Excertos Musicais como estratégia rítmica de formação auditiva.
Orientador de Portela, Carla Mendes Santos
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2010 | O Recurso a Processos Criativos na Aprendizagem do Violoncelo
Orientador de Moreira, Lídia Lopes
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2010 | A relatividade como estratégia na introdução da leitura musical.
Orientador de Aleixo, Vera Lúcia Amorim
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2010 | A influência do movimento corporal na aprendizagem do instrumental Orff.
Orientador de Perpétuo, Sandra Sousa
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2010 | Padrões de dedos: uma contribuição à técnica violinística aplicada a alunos do ensino superior.
Orientador de Foletto, Clarissa Gomes
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2010 | Fonomímica - O Gesto na aprendizagem da leitura da altura sonora.
Orientador de Gonçalves, Diana Sampaio de Barros
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2009 - 2010 | As cores como estratégia musical de leitura na iniciação musical da trompete.
Orientador de Gomes, Agostinho Silva
|
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 - 2008 | Um novo olhar sobre a Micropolifonia.
Orientador de Rodrigues, André
|
Mestrado em Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2006 - 2007 | Projecto "Ulice": Processo(s) Criativo(s) de crianças em idade escolar face a uma tarefa de composição.
Orientador de VELOSO, Ana Luísa
|
CFE em Investigação e Didáctica (Iniciação científica)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/11/14 - 2023/11/14 | Co-curator for the concert "presente(em)mente" at Festivais de Outono, Aveiro. (2023/11/14 - 2023/11/14)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2023/07/10 - 2023/07/12 | 3rd Edition of "Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais" (ENCAPE 23) (2023/07/10 - 2023/07/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Conservatório de Música de Coimbra, Portugal |
2023 - 2023 | "Ciclo de Concertos e Conferências Momentum'23": Compositores e Intérpretes na 1ª pessoa . 4 concerts: 1) Audible Art: Conexões
Sónicas invisíveis [12 Jan. 23], 2) inventos e remendos [10 Fev. 23], 3) Audiovisões [5 Junho 23] & 4) OpenSpace 5m2 [21 Dez
2023] . Departamento de Comunicação e Arte (DECA) da Universidade de Aveiro (UA). (2023 - 2023)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2022/11/16 - 2022/11/16 | Co-curator for the concert "presente(em)mente" nos Festivais de Outono, Aveiro. (2022/11/16 - 2022/11/16)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2022/09/28 - 2022/09/30 | 2nd International Conference Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators (musichildren'22) (2022/09/28 - 2022/09/30)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2022/03/30 - 2022/03/30 | "Ciclo de Concertos e Conferências Momentum'22": Compositores e Intérpretes na 1ª pessoa" - rubrica presente(em)mente . Departamento
de Comunicação e Arte (DECA) da Universidade de Aveiro (UA). (2022/03/30 - 2022/03/30)
Concerto (Coorganizador)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2021/11/23 - 2021/11/23 | Co-curator for the concert "presente(em)mente" at Festivais de Outono, Aveiro. (2021/11/23 - 2021/11/23)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2020/05/29 - 2020/05/31 | 2nd "Congresso do Ensino Artístico Especializado", Lisbon. (2020/05/29 - 2020/05/31)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Universidade de Évora, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal |
2019/01 - 2019/12 | "Ciclo de Concertos e Conferências Momentum'23": Compositores e Intérpretes na 1ª pessoa . 5 concerts were organized at Departamento
de Comunicação e Arte (DECA) da Universidade de Aveiro (UA). (2019/01 - 2019/12)
Concerto (Coorganizador)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2019/07/06 - 2019/07/07 | Music as Play - The Toy Piano Takes the Stage (2019/07/06 - 2019/07/07)
Festival (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Conservatorio di Musica Giovan Battista Martini Bologna, Itália Western Sydney University, Austrália Real Conservatorio Superior de Música, Espanha Associazione Carducci, Itália |
2019/06/26 - 2019/06/27 | 2nd Edition of "Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais" (ENCAPE 19) (2019/06/26 - 2019/06/27)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Conservatório de Música de Coimbra, Portugal |
2019/05/11 - 2019/05/12 | 3rd Encontro Orff-Schulwerk da Universidade de Aveiro (2019/05/11 - 2029/05/12)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2018/01 - 2018/12 | "Ciclo de Concertos e Conferências Momentum'18": Compositores e Intérpretes na 1ª pessoa" rubrica "Sons do Imaginário". 3
concerts were organized. Departamento de Comunicação e Arte (DECA) da Universidade de Aveiro (UA). (2018 - 2018)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2015/12 - 2018/12 | Nas Nuvens... 1st, 2nd and 3rd Music Congress (online) (2015/12 - 2018/12)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil |
2017/01 - 2017/12 | "Ciclo de Concertos e Conferências Momentum'17": Compositores e Intérpretes na 1ª pessoa" . 8 concerts were organized. Departamento
de Comunicação e Arte (DECA) da Universidade de Aveiro (UA). (2017 - 2017)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2017/10/19 - 2017/10/21 | 1st International Conference Music for and by Children: Perspectives from Children, Composers, Performers and Educators (musichildren
'17) (2017/10/19 - 2017/10/21)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2017/03/11 - 2017/03/12 | 2nd Encontro Orff–Schulwerk da Universidade de Aveiro (2017/03/11 - 2017/03/12)
Encontro (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2017/02/03 - 2017/02/05 | 1st "Congresso do Ensino Artístico Especializado", Lisbon. (2017/02/03 - 2017/02/05)
Conferência (Coorganizador)
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
2016/01 - 2016/12 | "Ciclo de Concertos e Conferências Momentum ‘16: Compositores e Intérpretes na 1ª pessoa". 9 concerts were organized at Departamento
de Comunicação e Arte (DECA) Universidade de Aveiro (UA). (2016 - 2016)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2016/07/11 - 2016/07/12 | “Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais” (ENCAPE 16) (2016/07/11 - 2016/07/12)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Conservatório de Música de Coimbra, Portugal |
2016/03/05 - 2016/03/05 | 1st Encontro Orff-Schulwerk da Universidade de Aveiro (2016/03/05 - 2016/03/05)
Encontro
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2015/01 - 2015/12 | "Ciclo de Concertos e Conferências Momentum '15". 3 concerts were organized at Departamento de Comunicação e Arte (DECA) da
Universidade de Aveiro (UA). (2015 - 2015)
Concerto (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2015/06/11 - 2015/06/13 | Performa'15 - 5th International Conference on Performance Studies, Universidade de Aveiro (2015/06/11 - 2015/06/13)
Conferência (Coorganizador)
|
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2014/07/13 - 2014/07/15 | Oficina de Criação Compartilhada em Aveiro. (2014/07/13 - 2014/07/15)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2014/05/12 - 2014/05/13 | I Seminário de Criação Compartilhada de Aveiro - "Diálogos sobre criação musical". (2014/05/12 - 2014/05/13)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2011/05/19 - 2011/05/21 | Performa'11 - 3rd International Conference on Performance Studies, Universidade de Aveiro (2011/05/19 - 2011/05/21)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal |
2004/03/12 - 2004/04/04 | 7º Festival Internacional de Música de Aveiro (FIMA). (2004/03/12 - 2004/04/04)
Festival (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Fundação João Jacinto de Magalhães, Portugal |
2003/03/01 - 2003/03/31 | 6º Festival Internacional de Música de Aveiro (FIMA). (2003/03/01 - 2003/03/31)
Festival (Coorganizador)
|
Universidade de Aveiro, Portugal Fundação João Jacinto de Magalhães, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/04/18 - 2023/04/21 | Ensino ERASMUS+ . National Academy of Music, Prof. Pancho Vladigerov, Sofia, Bulgaria.
Conferência
|
"Narrative, gesture and audience as performers"
National Academy of Music, Prof. Pancho Vladigerov, Bulgária
|
2019/06/10 - 2019/06/14 | Ensino ERASMUS+, projecto ICM (International Credit Mobility 2017). Yerevan Komitas State Conservatory, Arménia.
Outro
|
Masterclasses
Yerevan State Conservatory of Music, Arménia
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/14 | Hearing a culture: integrating sound and environmental elements of Braga's festivities into new compositions.
Arguente principal
|
DIAS, Carlos Brito (Doutoramento)
University of Antwerp and Royal Conservatoire of Antwerp , Bélgica
|
2023 | Contraponto: o cancioneiro popular e as obras para piano erudito.
Arguente principal
|
SILVEIRA, João Alberto de Melo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022 | Metamorfoses de um artista em 7 andamentos: o estímulo visual na performance
musical
Arguente
|
Picado, Saul Batista (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 | Reconquistando el pasado: explorando recursos técnico-expresivos de composición para recrear el calypso de Costa Rica.
Orientador
|
TORRES-MATARRITA, Alonso (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 | O uníssono à luz da heteronímia.
Orientador
|
MENDONÇA, Sílvia Liliana Franco Teles (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 | Inside the Practice Room - A Philosophical Study on Musical Performance.
Arguente
|
NEVES, Margarida Alexandra Teixeira (Doutoramento)
Universidade de Coimbra, Portugal
|
2022 | Abordagem de repertório moderno na iniciação à aprendizagem da guitarra: um estudo de caso
Presidente do júri
|
Domingues, Francisco Berény Teixeira Lopes (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2022 | Otimização do estudo pessoal no trompete.
Presidente do júri
|
Ferreira, Tiago (Mestrado) |
2021 | Processo Criativo Multilinear: análise e reflexão baseadas na prática compositiva.
Arguente principal
|
AZEVEDO, Solange Miranda (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2021 | A reterritorialização do violoncelo na obra CRISTIANO Macunaíma de Mário de Andrade.
Presidente do júri
|
Angeli, Israel Cristiano (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 | Pequenos fados para pequenos pianistas. Uma abordagem
pedagógica e pianística do fado.
Presidente do júri
|
Reis, Adelaide Sofia Ferreia Carraco (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 | Auer e Galamian: Análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em Portugal.
Presidente do júri
|
Marques, Flávia Caseiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2021 | A inclusão da prática de duetos nas aulas de violino.
Presidente do júri
|
Solá, Giulia Guarini y (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 | A Espacialização em Música Instrumental: abordagem analítica e composicional.
Arguente
|
Santos, Henderson de Jesus Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 | Textural Analysis of 21st Century String Music Through the Lens of Spectromorphology.
Arguente
|
BOTHA, Hanli Sean (Doutoramento)
Western Sydney University, Austrália
|
2020 | Delineações de Processos Composicionais e a sua Aplicação na Composição.
Arguente principal
|
SERRA, Eduardo Portela (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2020 | Auto-percepção auditiva na performance musical: o uso da gravação como método de desenvolvimento da audição do próprio performer.
Presidente do júri
|
Pais, Sofia Raquel Lopes Carneiro (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 | A Vila de Sozo. Criação de repertório original para a disciplina de Formação Musical.
Presidente do júri
|
Santos, Diogo Filipe Veloso (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2020 | Iniciação instrumental ao piano para crianças dos 3 aos 6 anos de idade: contributos para uma prática pedagógica.
Presidente do júri
|
Madalena, Bárbara Patrícia Brandão (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2019 | Registo, composição e vinculação de instalação sonora para um espaço específico.
Orientador
|
OLIVEIRA, Elder dos Santos Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Como se toca isso? Entre a notação e a hermenêutica, a composição musical.
Orientador
|
PERUZZOLO Vieira, Samuel (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Estratégias de memorização: um contributo para o ensino de piano.
Presidente do júri
|
Lima, Paulo Miguel Marques Correia Sampaio (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Música de conjunto como fator de motivação para o estudo individual de violino.
Presidente do júri
|
Ferreira, Maria Daniela Ramos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | O processo colaborativo na perspectiva do performer: um estudo de caso com compositores não violonistas.
Arguente
|
Peruzzolo Vieira, Márlou (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | Reclusão e experiência musical: A prática de piano em contexto prisional.
Arguente
|
Lopes, Maria Inês Beirão Lamela da Silva (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 | A relação entre tocar de ouvido e literacia musical: Uma abordagem integrada de ensino-aprendizagem ao piano para adultos
em contexto formal.
Orientador
|
VIEIRA, Bruna (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Instructional communication in one-to-one instrumental lessons: the use of teaching cues in violin tuition.
Orientador
|
FOLETTO, Clarissa Gomes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Desired Artistic Outcomes in Music Performance: A Mentoring Program for Higher Education and Music Industries.
Orientador
|
DALAGNA, Gilvano (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Estratégias de ensino de vibrato na formação em flauta transversal em Portugal.
Presidente do júri
|
Carvalho, Mafalda Barradas (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | Pianoscópio – uma análise do processo criativo.
Presidente do júri
|
Vaz, Cláudio Matias Ramos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | La voix Humaine Cocteau/Poulenc: a interprete e a expressão de emoções.
Arguente
|
Ly, Maria Joaquina Alves Dias Cardoso (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Modelos de Espacialização: Integração no Pensamento Composicional.
Arguente
|
Penha, Rui Luís Nogueira (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2014 | Fides
Arguente
|
MELO, Rui (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2013 | Da abordagem Orff-Schulwerk ao desenvolvimento do ‘Eu Musical’: Flow em processos de Ensino/Aprendizagem em Educação Musical.
Orientador
|
CUNHA, João Cristiano Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2013 | Imaginative Music for Chinese-Speaking Children: Educative Purposes, Tangential Thoughts and Compositional Imagination for
Children.
Arguente
|
BUNTON, Jean (Doutoramento)
Western Sydney University, Austrália
|
2012 | Voar até ao Comboio dos Segredos. A construção de significados partilhados no desenvolvimento do Pensamento Musical em Crianças
do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Orientador
|
VELOSO, Ana Luísa Setas (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 | O Ensino Formal e Não Formal da Música. Estudo de Caso no 2º Ciclo do Ensino Básico e nas Escolas de música das bandas Filarmónicas.
Arguente principal
|
NOGUEIRA, Joana Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2006 | Efeitos da pedagogia Musical Ward no desenvolvimento Musical e Desempenho Vocal de Crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente
|
GIGA, Idalete Emílio Garcia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2005 | Implications of music in the primary education curriculum and in the initial training of the specialist teacher in music education.
Arguente
|
EPELDE, Amaya (Doutoramento) |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2017 - Atual | EIMAD: Encontro de Investigação em Música, Artes e Design. | Instituto Politécnico de castelo Branco |
2017/10/19 - 2022/09/30 | musichildren '17 e '22- International Symposium: "Music for and by Children: Perspectives from Composers, Performers and Educators" | Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte |
2022/04/15 - 2022/04/16 | Xperimus 2022 - Experimentation and Beyond in Music | Casa da Música, Porto |
2021 - 2021 | NCMM21 - NOVA Contemporary Music Meeting | Universidade Nova de Lisboa |
2015/12 - 2020/12 | Nas Nuvens... - 1st, 2nd, 3rd, 4th, 5th and 6th Congresso Internacional de Música (online) | Universidade Federal de Minas Gerais |
2019/09/19 - 2019/09/21 | IC Cipem '19 "Challenges in Music Education" | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
2017 - 2017 | 13th edition of the CMMR Conference” (Computer Music Multidisciplinary Research) | ESMAE |
2013 - 2017 | Post-In-Progress (Post-Ip) - 2nd, 3rd, 4th Fórum Internacional de Estudos de Pós-Graduação em Música e Dança, Portugal. | Universidade de Aveiro . INET_MD |
2011 - 2017 | Performa '11 . Performa '13 . Performa '11 . Performa '15 e Performa '17 | Universidade de Aveiro / INET-MD |
2014/05/08 - 2014/05/10 | What´s on: Cumulus Conference Aveiro 2014 | Universidade de Aveiro |
2014/04/07 - 2014/04/12 | Germina.Cciones... Porto Alegre e I Encontro de Criação Colaborativa do PPGMus da UFRGS | UFRGS |
2012/12/03 - 2012/12/05 | 1st International Symposium of New Music and Computer Music | Escola de Música e Belas Artes do Paraná Curitiba |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - Atual | Revista Portuguesa de Educação Musical | APEM |
2015 - Atual | Revista Orfeu (2525-5304) | |
2024 - 2024 | Orfeu - Revista do Programa de Pós-Graduação em Música - CEART - UDESC | Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). |
2023 - 2023 | Journal of New Music Research (1744-5027) | Taylor ¶ Francis. |
2016 - 2023 | Performance Science (1664-1078. ) | Frontiers in Psychology |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2023/06 - 2023/12 | Evaluation of masters programs in music for the Portuguese Agency for Accreditation of Higher Education (A3ES). (Process n.º
PERA/2223/0405497).
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal | |
2023 - 2023 | Member of the selection committee for lecturer position (PRPD/13/2023)
Avaliador
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal | |
2023 - 2023 | Member of the selection committee for a lecturer position (CD-CTTI-240-SGRH/2022)
Avaliador
|
Universidade de Aveiro, Portugal | |
2023 - 2023 | Member of the selection committee for a lecturer position (CD-CTTI-170-SGRH/2023)
Avaliador
|
Universidade de Aveiro, Portugal | |
2022 - 2022 | Jury member of "Prémio musa 2022"
Avaliador
|
mpmp - Património Musical Vivo, Portugal | |
2021 - 2021 | Jury member of "Prémio de Composição SPA/Antena 2 2021" - 10th edition
Avaliador
|
Sociedade Portuguesa de Autores, Portugal | |
2020 - 2020 | Jury member of "13º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim"
Avaliador
|
Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Portugal | |
2018 - 2018 | Jury member of the "5º Concurso de Composição de Canções para Crianças"
Avaliador
|
||
2018 - 2018 | Jury member of "Hands on Flute - joint competition for composers and flutists"
Avaliador
|
Universidade de Aveiro, Portugal | |
2017/01/26 - 2017/01/29 | Member of expert panel of the Culture Programme "Creative Europe"
Avaliador
|
European Commission Creative Europe, Bélgica | |
2016 - 2016 | President of the jury of "9º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim"
Avaliador
|
Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Portugal | |
2013/01/14 - 2013/01/18 | Member of expert panel of the Culture 2007-2013 Experts Meeting
Avaliador
|
European Commission, Bélgica | |
2012 - 2012 | Jury member of "Arioso Musica Domani: International Competition Prize 2012"
Avaliador
|
Arioso Musica Domani, International Composition Prize , Estados Unidos | |
2011/11/21 - 2011/11/25 | Member of expert panel of the Culture 2007-2013 Experts Meeting
Avaliador
|
European Commission, Bélgica | |
2010 - 2010 | Jury member of "Arioso Musica Domani: International Competition Prize 2010"
Avaliador
|
Arioso Musica Domani, International Composition Prize , Estados Unidos | |
2009/11/23 - 2009/12/04 | Member of expert panel of the Culture 2007-2013 Experts Meeting
Avaliador
|
European Commission, Bélgica | European Commission |
2009/01/12 - 2009/01/30 | Member of expert panel of the Culture 2007-2013 Experts Meeting
Avaliador
|
European Commission, Bélgica | European Commission Creative Europe |
2008/02/04 - 2008/02/08 | Member of expert panel of the Culture 2007-2013 Experts Meeting
Avaliador
|
European Commission, Bélgica | European Commission |
2007/09/03 - 2007/09/14 | Member of expert panel Emblematic European Projects - EAC/07/2007
Avaliador
|
European Commission, Bélgica | |
2007/04/17 - 2007/04/20 | Member of expert panel of the Culture 2007-2013 Experts Meeting
Avaliador
|
European Commission, Bélgica | European Commission |
2006/02/20 - 2006/02/25 | Member of expert panel of the Culture 2000 Experts Meeting | European Commission, Bélgica | European Commission |
2005/01/31 - 2005/02/06 | Member of expert panel of the Culture 2000 Experts Meeting
Avaliador
|
European Commission, Bélgica | European Commission |
2004 - 2004 | Jury member of "6º Concurso e Festival Internacional de Guitarra Clássica" Sernancelhe, Portugal
Avaliador
|
Festival Internacional de Guitarra Clássica" , Portugal | |
2003 - 2003 | Jury member of 2nd National Composition Prize "Jorge Peixinho". Festival Celebrando Grandes Pianistas, Portugal
Avaliador
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2016/10 - Atual | Seminário temático I e II - Ramos Composição e Educação | Doutoramento em Música (Doutoramento) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2016/10 - Atual | Projecto de Especialização I e II - Ramos Composição e Educação | Doutoramento em Música (Doutoramento) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2006 - Atual | Ciências e Tecnologias da Música B | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2006 - Atual | Opção 1, 2 e 3: Projectos em Música and Música do Séc XX-XXI | Licenciatura em Música (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2005 - Atual | Seminário | Mestrado em Música | Universidade de Aveiro, Portugal |
2001/10 - Atual | Área de Especialização - Composição | Mestrado em Ensino de Música (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1999 - Atual | Composição | Mestrado em Música (Mestrado) | Universidade de Aveiro, Portugal |
1999 - Atual | Área Vocacional I, Área Vocacional II and Área Vocacional III: Módulo Laboratório de Composição (Composição, Orquestração e Seminário) | Licenciatura em Música - Composição (Licenciatura) | |
2019/06/26 - 2019/06/27 | Evaluator and trainer for the Continuing Training Action Credited by the CCPFC - Scientific Pedagogical Council for Continuing Training at the 2nd edition of the "National Meeting of Composition and Musical Analysis: Educational Perspectives" (ENCAPE 19), 26-27 June 2019, Coimbra Music Conservatory. | Acção de Formação Contínua Creditada pelo CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (Outros) | Universidade de Aveiro, Portugal Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Conservatório de Música de Coimbra, Portugal |
2019/05/11 - 2019/05/12 | Evaluator and trainer at the Continuing Training Action Credited by the CCPFC - Scientific Pedagogical Council for Continuing Training at the 3rd Encontro Orff- Schulwerk da Universidade de Aveiro, 11-12 May 2019 | Acção de Formação Contínua Creditada pelo CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (Outros) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal |
2016/07/11 - 2016/07/12 | Evaluator and trainer at the Continuing Training Action Credited by the CCPFC - Scientific Pedagogical Council for Continuing Training at the 1st edition of the "National Meeting of Composition and Musical Analysis: Educational Perspectives" (ENCAPE 16), 11-12 July 2016, Coimbra Music Conservatory. | Acção de Formação Contínua Creditada pelo CCPFC - Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (Outros) | Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Musica e Danca - polo Universidade de Aveiro DeCA, Portugal Universidade de Aveiro, Portugal Conservatório de Música de Coimbra, Portugal |
1999 - 2006 | Análise e História da Música I, Análise e História da Música II and Análise e História da Música III (Módulo de Análise) | (Licenciatura) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021 - Atual | Associação Portuguesa de Compositores | |
2012 - Atual | APEM - Portuguese Music Education Association |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - 2018 | FRANCO, Sérgio Kafejian Cardoso. Jury member for a PhD in Composition equivalence presented to Aveiro University. | Universidade de Aveiro, Portugal |
2009/04 - 2009/04 | Jury member of "Concurso Jovens Talento - Orfeão de Leiria", Portugal | Orfeão de Leiria, Portugal |
2004 - 2004 | BOCHMANN, Christopher Consitt. Jury member for the PhD in Composition equivalence presented to Aveiro University. | Universidade de Aveiro, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2023/04/18 - 2023/04/19 | Composition Masterclass National Academy of Music, Prof. Pancho Vladigerov, Sofia, Bulgaria | Several students |
2021/03/20 - 2021/03/20 | Composition Masterclass "Festival Escuta Aqui!" Brazil (online) | Several students |
2020/01/17 - 2020/01/17 | Workshop "Criar na sala de aula: Libertar a imaginação" at 1º Congreso Latinoamericano de Educacion Musical_2017, Cochabamba, Bolívia. | Audience from 1º Congreso Latinoamericano de Educacion Musical_2017, Cochabamba, Bolívia. |
2019/06/01 - 2019/06/01 | Project "Vanguarda na Aldeia": Workshop with people from Aldeia do Bispo, Sabugal, Portugal. The objective was to prepare their participation in the première of my piece "A Porta Estreita". | opulation from Aldeia do Bispo, Sabugal; the objective was preparing the premiere of the work "A Por |
2015/05/03 - 2015/05/03 | Composition Masterclass at Instituto Estadual Carlos Gomes, Belém, Brazil. | Composition students |
2015/04/30 - 2015/04/30 | Composition Masterclass at Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brazil. | Composition students |
2015/04/27 - 2015/04/27 | Composition Masterclass at Universidade Federal da Paraíba, Brazil. | Composition students |
2015/04/24 - 2015/04/24 | Composition Masterclass at Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brazil. | Composition students |
2011/01/16 - 2011/01/16 | I Festival de Flauta Transversal "Flautamente 2011": Music Workshop de Música for Parents and Babies | Parents and Babies |
2007/01/21 - 2009/09/13 | Collaborator at Casa da Música Porto for the “first sounds” Workshops for Parents and Babies | Parents and Babies |
Distinções
Prémio
1995 | Prize Fundação Eng. António de Almeida - Bachelor's degree in Music Education at the University of Aveiro with the highest
ranking in 1994/1995
Fundação Eng. António de Almeida, Portugal
|
Outra distinção
2024 | Call for scores selection. The piece "Concerto for solo saxophone and orchestra after a naked lunch" was selected to be performed
at 3rd European Saxophone Congress
3rd European Saxophone Congress, Itália
|
2023 | Call for scores selection. The piece "Solos IV", for soprano solo, was selected from 137 works by 112 composers from 37 countries
to be performed at Women in New Music Festival 2023 . Festival Mujeres/+s en la Música Nueva
“Women in New Music Festival 2023” // "Women/+s Festival in New Music" – FMMN, Colômbia
|
2022 | Call for scores selection. The piece "occupied mirrors", for toy piano and audience, was selected to be performed at the
3rd Toy Music Festival
Korea-Holland Music Association, Coreia do Sul
|
2019 | Portuguese Section of ISCM World New Music Days 2020. The piece "sobre a areia o tempo poisa", for piano trio, was selected
to be played at ISCM World New Music Days 2020 Festival
ISCM – World New Music Days 2020, Nova Zelândia
|
2009 | Junne In Buffalo, Festival for emerging composers. Selection to participate . The piece "Cleave II" was played at the Festival
June In Buffalo, Festival for emerging composers, Estados Unidos
|
2008 | Selected work for EXPO ZARAGOZA 2008. The piece "Cleave II" was selected to be played at Pavilhão de Portugal - “Espaço Portugal
Compartilha”.
EXPO ZARAGOZA 2008 - Pavilhão de Portugal - Espaço Portugal Compartilha., Espanha
|
2002 | Finalist at Alea III's Composition Competition, 2002, with the piece "nothing can both be and not be"
Alea III's Composition Competition, 2002, Estados Unidos
|
2000 | Selected work by SPNM - Society for the Promotion of New Music. The piece "É-se" was selected by SPNM and was played by ensemble
Lontano
SPNM - Society for the Promotion of New Music., Reino Unido
|
1998 | Selected work by SPNM - Society for the Promotion of New Music. The piece "Blows Hot and Cold" was selected by SPNM and was
played by Duque Quartet, Festival Internacional de Bath
SPNM - Society for the Promotion of New Music., Reino Unido
|
1997 | Scholarship to attend Dartington International Summer School
Dartington International Summer School, Reino Unido
|