Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Luciana de Sousa Lima
Nomes de citação
- Lima, Luciana
- Lima, L.S.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 2D1C-EBB6-215A
- ORCID iD
- 0000-0001-6996-5642
Endereços de correio eletrónico
- luciana-lima@edu.ulisboa.pt (Profissional)
- lufacime@gmail.com (Pessoal)
Websites
- https://www.gameartandgenderequity.com/ (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Humanidades - Artes
- Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2020/02/03 - 2023/02/23
Concluído
|
Post- Doctoral (Pós-doutoramento)
Especialização em Multimedia Art
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
|
2018/08/09 - 2020/06/18
Concluído
|
Art Studies (Theory and criticism of art) (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Art History
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
16 |
2014/08/15 - 2018/10/25
Concluído
|
PhD in Psychology (Doutoramento)
Especialização em Social Psychology
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Estudar e circular entre fronteiras (in)transponíveis: a mobilidade de mulheres cabo-verdianas que cursam Engenharia em Portugal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado |
2018/06/04 - 2018/07/30
Concluído
|
Gender Equality (Outros)
UMAR- União de Mulheres Alternativa e Resposta, Portugal
|
|
2006/08/06 - 2011/10/22
Concluído
|
Bachelor's Degree in Psychology (Graduado)
Especialização em Social Psychology
Fundação Universidade Estadual do Piauí, Brasil
|
17 |
2007/08/05 - 2009/10/18
Concluído
|
Education Sciences (Master)
Especialização em Pedagogical Practices
Universidade Federal do Ceará, Brasil
|
17 |
2000/08/15 - 2003/10/20
Concluído
|
Education Sciences (Graduado)
Especialização em Pedagogia
Fundação Universidade Estadual do Piauí, Brasil
|
17 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/11/15 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal |
Institute of Interactive Technologies, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/10/05 - 2019/07/07 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal | ||
2010/02/02 - 2016/03/03 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Federal de Campina Grande Centro de Formação de Professores, Brasil |
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Formação de Professores, Brasil | ||
2004/03/03 - 2010/03/02 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Federal do Piauí, Brasil |
Universidade Federal do Piauí, Brasil |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/10/06 - 2021/02/28 | Técnico Psicologia 1 Cl (Técnico Psicologia) | Sistema Nacional de Saúde, Portugal |
Sistema Nacional de Saúde, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/01/10 - 2023/02/23 | Post-doctoral researcher | Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação, Portugal |
Laboratório de Robótica e Sistemas de Engenharia, Portugal | ||
2016/10/03 - 2016/10/10 | Collaborator in the course Constructive and Systemic Models in Psychology | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/02 - 2022/11/15 | GAGEquality: Gaming, Digital Literacy and Gender Equality in Portugal
M1420-09-5369-FSE-000002
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnologia e Inovação
Concluído
|
2015/06/15 - 2017/10/06 | Cape Verdean Women Studying Engineering in Portugal: Trajectories and Challenges
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
2008/06 - 2009/05 | From Feeling to Meaning: A Study about Teachers' Pedagogical Practices
2008.032
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Ceará, Brasil
|
Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/10/14 - Atual | Egames Lab
Investigador
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal
|
The Portuguese Recovery and Resilience Program (PRR), IAPMEI/ANI/FCT under Agenda C645022399-00000057
Em curso
|
2022/11/15 - 2028/11/14 | GAGE: Gaming and Gender Equality in the Context of Collaborative Creative Practice in Portugal.
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Artística / Interpretação
Guião |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/01/31 | Thinking about gender in digital games | 3º Congresso Internacional do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Lisboa, Portugal)
|
2023/11/10 | Pensar o Género a partir dos Jogos Digitais (Apresentação de livro) | Imagens do Real Imaginado: Evocações
Escola de Media Artes e Design (ESMAD, Politécnico do Porto) (Vila do Conde, Portugal)
|
2023/11/07 | Memory Void: Digital Games Preservation in Portugal | XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2023)
Sociedade Brasileira de Computação (Rio Grande- RS, Brasil)
|
2023/07/15 | Amnesiac narratives: the missing history of digital games in Portugal | ELO Conference- Overcoming Divides: Electronic Literature and Social Change
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/09/25 | GAGE: Game Art and Gender Equality | Game Dev Camp
(Portugal)
|
2021/09/01 | Women and Men in the Portuguese Digital Games Industry: the Impact of Covid-19 | 15th Conference of the European Sociological Association
(Barcelona, Espanha)
|
2021/08/18 | I Never Imagined That I Would Work in The Digital Game Industry. | IEEE Conference on Games 2021
IEEE (Copenhagen, Dinamarca)
|
2019/10/18 | Cross-border education: overview of the Cape Verdean student presence in Portugal | II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas.
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/10/16 | Assimetrias de Género no setor dos videojogos em Portugal. | Mulheres no discurso
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2019/09/13 | Assimetrias de Género no Setor dos Videojogos | 1º Seminário sobre Ensino de Videojogos.
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/06/27 | Recruitment Network of International Students Cape Verdeans in Portugal. | 16th Annual IMISCOE Conference- Understanding International Migration in the 21st Century
IMISCOE-European network of scholars in the area of migration and integration (Malmõ, Suécia)
|
2019/02/16 | Gender Equality in the video games sector in Portugal. | Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto (12ªEdição)
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2018/11/10 | Place and Design: Reflections on the Pertinence of Communication in Urban Space. | 2nd International Conference on Design and Digital Communication
Instituto Politécnico do Cávado e Ave (Barcelos, Portugal)
|
2017/11/25 | Ser rapariga, africana e estudante de engenharia em Portugal: uma análise interseccional. | III Congresso Internacional sobre Culturas- Interfaces da Lusofonia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017/07/07 | Seguir a Corrente: Análise sobre Mobilidade Estudantil Cabo-verdiana em tempo de novas políticas migratórias. | III Colóquio Luso- Afro- Brasileiro de Questões Curriculares
Universidade de Cabo Verde (Praia)
|
2016/11/11 | Mobilidade Estudantil de Cabo-verdiana em Portugal: trajetórias e enfrentamentos. | Seminário Internacional Viver em/a Mobilidade
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2016/09/16 | Mobilidade Estudantil de Cabo-verdianas em Portugal: quem são e o que buscam? | I Simpósio sobre Políticas para a Igualdade e Investigação em Direitos Humanos e Género (Planequal).
Universidade do Porto Faculdade de Letras (Porto, Portugal)
|
2016/07/02 | Estudantes Cabo-verdianas em Portugal: novos perfis migratórios. | IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2016/03/12 | O racismo através dos discursos de estudantes africanos. | II Simpósio do Programa Doutoral em Psicologia
Universidade do Porto- Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/01 - Atual | Co-creation of games to speculate new mental health contexts
Orientador
|
Pós-doutoramento (Outra)
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal
|
2024/11/22 - Atual | Ludic Digital Inclusion: Interactive Guide about Digital transition
Orientador de Mabilli Nadim Ribeiro Oliveira
|
|
2024/11/22 - Atual | Playful Digital Inclusion: Interactive Guide on Digital Transition
Orientador de Ana Filipa Caroço Castela Rio
|
|
2023/09/06 - Atual | A participação feminina na cultura do live streaming de videojogos: um modelo para a inclusão e igualdade de género
Coorientador de Maria Julia Limeira Vieira da Cunha
|
Programa Doutoral em Novos Media (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2023/06/20 - Atual | My Body, the Moon.
Orientador de Terhi Marttila
|
Pós-doutoramento no âmbito do Egames lab (Outra)
Instituto de Tecnologias Interativas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/05/11 - 2024/07/17 | Laboratory of Robotics and Engineering Systems Annual Meeting, 2024 (2024/07/11 - 2024/07/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal |
2024/02/03 - 2024/03/08 | Closing session of the GAGE Project (2024/03/08 - 2024/03/08)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/05/17 - 2024/05/17 | "How to Have a Room of Your Own: Feminist Reflections from an Autofiction". In: Multimedia and Transmedia Practices: Seminar
on Initiation to Artistic Research.
Seminário
|
Multimedia and Transmedia Practices: Seminar on Initiation to Artistic Research
Universidade de Évora, Portugal
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal |
2023/10/24 - 2023/10/25 | Psicologia: Realidade Virtual no Contexto da Psicologia
Outro
|
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal
|
2023/10/20 - 2023/10/22 | As Mulheres e os Videojogos. Uma tertúlia entre profissionais e estudantes, no feminino, das diferentes disciplinas envolvidas
na produção de videojogos, para discutir a representação feminina na indústria dos videojogos,
Mesa-redonda
|
Bibliogamers
Biblioteca de Marvila, Portugal
|
2021/09/13 - 2021/09/15 | I have attended the 25th Anniversary Annual International CyberPsychology, CyberTherapy & Social Networking Conference (CYPSY25).
Congresso
|
25th Anniversary Annual International CyberPsychology, CyberTherapy & Social Networking Conference (CYPSY25) |
2018/11/21 - 2018/11/21 | Digital Games in Portugal: Gender Asymmetries in Higher Education (Poster)
Conferência
|
10th Conference on Videogame Sciences and Artes
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/12 | EXPLORING THE USE OF IMMERSIVE NARRATIVES FOR SOCIAL AWARENESS: GENDER EQUALITY
Arguente
|
Rakel Cogliatti de Souza (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
2023/05/18 | Viagem à Costa Portuguesa: o Jogo como Ferramenta para a Aprendizagem da Biodiversidade Marinha
Arguente
|
Mariana Teixeira Pereira Pires Ribeiro (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
2022/07/28 | Aprendizagem sobre mobilidade sustentável com recurso à Ludificação. Experiência didática na Geografia do 11º ano.
Arguente principal
|
Ana Isabel Matias Louro Martins (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
2021/10/08 | More Girls in Technology: Playful Game that Disseminates Front-End Language Content for Girls [Mais meninas na tecnologia:
jogo lúdico que dissemina o conteúdo da linguagem front-end para garotas].
Arguente principal
|
Larissa Caetano Vitoriano (Mestrado)
Instituto Politécnico da Maia, Portugal
|
2021/08/31 | Jury of the master thesis by project in Technological Education.of Layane Bastos dos Santos titled "Queixas Escolares na Educação
Profissional e Tecnológica: Contribuições da Série Desmedicalizando para a Práxis Docente.
Arguente
|
Layane Bastos dos Santos (Mestrado)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Brasil
|
2021/06/29 | Selvática: Visual Poetics about the Monstrous Feminine [Selvática: Poéticas visuais sobre o feminino monstruoso], Multimedia
Art Master, Lisbon University Fine Arts Faculty [Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa]. Evaluated with 20 (in
20).
Arguente principal
|
Lorena Ramos Lomba (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/11/18 - 2024/11/30 | Journal of Infrastructure, Policy and Development (2572-7931) | EnPress |
2023/06/02 - 2023/08/25 | Tópicos, Revista de Filosofia (2007-8498) | Universidad Panamericana |
2021/12/12 - 2022/01/02 | Journal of Digital Media e Interaction (2184-3120) | DigiMedia - Digital Media and Interaction Research Center |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022/01/20 - 2022/03/14 | Membro da comissão de avaliação e acreditação de ciclos de estudos da A3ES.
Avaliador
|
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal | Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/05/07 - 2024/05/08 | How to Have a Room of Your Own: Feminist Reflections from an Autofiction (Guest Lecture) | Mestrado em Arte Multimedia (Mestrado) | Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal |
2023/11/30 - 2023/11/30 | Workshop "Games I have never played: digital works made by Portuguese women (1980-2000) | Workshop (Outros) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/09/06 - 2019/07/13 | Projeto de Pesquisa: Dissertação | Design (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |
2017/09/05 - 2019/07/11 | Comportamento Organizacional | Design de Jogos e Animação Digital (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |
2018/09/06 - 2019/07/09 | Cultura Contemporânea | Design (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |
2018/09/06 - 2019/07/05 | Seminários e Workshops em Design | Design (Licenciatura) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |
2017/09/05 - 2019/06/11 | Psicologia das Emoções | Design de Jogos e Animação Digital (Curso Técnico Superior Profissional) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Media Artes e Design, Portugal |
2012/02/04 - 2014/07/27 | Psicologia Social/Educacional | Pedagogia/Letras (Licence) | Universidade Federal de Campina Grande Centro de Formação de Professores, Brasil |
2004/09/21 - 2011/06/06 | Psicologia da Educação | Pedagogia (Licence) | Universidade Federal do Piauí, Brasil |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2024/08/10 | Interview for the Spotlight Magazine (Issue 2, 2024) produced by the Game Dev Lisbon community. | Spotlight Magazine (Issue 2, 2024) |
2024/08/03 | Sexualized and undervalued, they also want to play a leading role in the world of video games. | Publico |
2022/10/07 | The GAGE Project was one of the topics of the edition of the Brazilian magazine Micro-Sistemas. | Micro Sistemas Magazine |
2018/08/16 | Entrevista concedida ao Jornal “A Nação” de Cabo Verde. Título da reportagem: Brasileira realiza estudo sobre cabo-verdianas que cursam engenharias em Portugal. | A Nação |
2018 | Artigo de opinião- Instituto Politécnico do Porto: Rubrica “Opinião P. Porto”. | Opinião P. Porto |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/01/11 - Atual | Gameficados Podcast | A representatividade feminina na indústria dos jogos digitais |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2021/10 - Atual | Sociedade Portuguesa de Psicodrama | Sócia Candidata |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/09/19 - 2020/09/19 | Member of the Jury for Master's Student Qualification Exam. Student: Layane Bastos dos Santos. Dissertation title: Teachers' perceptions about students' school complaints: a proposal in the development of textbooks. | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Brasil |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2019/01/30 | Mentor of the undergraduate student of Technologies and Information Systems for Web, Scientific Research and Development Integration Fellow of the Media Arts and Design Research Unit of ESMAD (Instituto Politécnico do Porto). | Rodrigo Daniel Lopes de Queirós |
Distinções
Prémio
2024 | Founding Inspiring Futures Award. Category: Implemented Projects.
Universidade de Coimbra, Portugal
|
Outra distinção
2023 | Nominated for Spotlight Awards - Community Impact Category
Game Dev Lisbon, Portugal
|
2007 | Honored Professor
Fundação Universidade Estadual do Piauí, Brasil
|