???global.info.a_carregar???
Ana Oliveira is PhD in Multimedia in Education (University of Aveiro, Portugal), where she was integrated at the Research Centre on Didactics and Technology in Education of Trainers (University of Aveiro, Portugal). She holds a Post-Graduation in Special Education Needs (Cognitive and Motor Domain), a Masters degree in Mathematics and Natural Sciences - Algebra, and a Graduate degree in Education (Mathematics and Natural Sciences Teacher). Actually, she works at the Higher School of Education and Social Sciences (Polytechnic of Leiria), and she is integrated at Study Center in Education and Innovation (CI&DEI). She also works as an e-Learning Designer at Delft Digital Learning. She also worked as a Mathematics and Natural Sciences teacher at several public schools and as teachers' trainer in Educational Technology. Her research interests are related to Educational Technology, e-learning, mobile Learning, Teacher Professional Development, innovative teaching strategies, Maths and Science Education, and the development of digital educational resources. She has been writing and publishing papers in these areas, as well as participating in international and national conferences.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Oliveira

Nomes de citação

  • Oliveira, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
3110-F775-A48A
ORCID iD
0000-0003-1355-2595

Endereços de correio eletrónico

  • anamargaridaoliveira@ua.pt (Profissional)
  • ana.f.oliveira@ipleiria.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 918326352 (Pessoal)

Moradas

  • Trav. Padre Leandro Sousa Saraiva Lt2.4, Lote 2.4 3ºEsq, 2410-493, Leiria, Leiria, Portugal (Pessoal)

Websites

  • https://orcid.org/ 0000-0003-1355-2595 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2021
Concluído
Abordagens atuais no ensino superior (Outros)
Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2021 - 2021
Concluído
Edição de imagem, som e vídeo digital para conceção de produtos multimédia (Outros)
Centro de Formação LeiriMar, Portugal
2015/07 - 2019/10/22
Concluído
PhD in Multimedia in Education (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade de Aveiro, Portugal
"Projeto EduLabs: perceções, práticas e impacto do uso de tecnologias em contexto educativo. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved (unanimously with distinction and the highest praise)
2019 - 2019
Concluído
Para o desenvolvimento de uma escola inclusiva (Outros)
Centro de Formação Rede, Cooperação e Aprendizagem, Portugal
2019 - 2019
Concluído
Accredited Trainer in Mathematics (A152), Special Education (B107) and Educational Tecnologies (C113) (Outros)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2018 - 2018
Concluído
Kit "LikeSaúde" (Outros)
Centro de Formação Rede, Cooperação e Aprendizagem, Portugal
2017 - 2017
Concluído
Pedagogia da Sala de Aula do Futuro (Outros)
Centro de Formação Casa do Professor, Portugal
2011/10 - 2012/07
Concluído
Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor (Especialização pós-licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
17
2006/10 - 2010/12
Concluído
Matemática e Ciências da Natureza (Mestrado)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
"Grupos e monóides finitamente gerados" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2005 - 2006
Concluído
Matemática e Ciências da Natureza (Pós-Graduação)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Centro de Matemática, Portugal
17,64
2001/09 - 2005/07
Concluído
Professores do Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/12 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
2015/07 - 2019/10 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2015/07 - 2019/07 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/02 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01 - Atual e-Learning designer Delft Digital Learning, Portugal
2019/09 - Atual Special Education Needs Teacher Colégio Senhor dos Milagres, Portugal
2020/03 - 2021/07 Teachers Trainer in "Use of Digital Resources in Teaching and Learning Mathematics in Basic Education" Centro de Formação Educom, Portugal
2020/03 - 2021/07 Teacher Trainer in " Teaching and Learning Mathematics in Innovative Digital Environments" Centro de Formação Educom, Portugal
2021/03 - 2021/06 Trainer of "Initial Training of Trainers" Escolas de Turismo de Portugal, Portugal
2021/05 - 2021/05 Teacher Trainer in "Online teaching methods" CINEP, Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2021/05 - 2021/05 Teacher Trainer in "Digital resources preparation and support software" CINEP, Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
2020/05 - 2021/05 Teacher trainer in "Pedagogical applications of Open Educational Resources" Centro de Formação Rede Cooperação e Aprendizagem, Portugal
2018/03 - 2018/06 Trainer in Scratch (young students) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2006/09 - 2015/07 Basic education, Mathematicas and Natural Science, and Special Education Needs Teacher ias e de Educação Especial Agrupamentos de Escolas (diversos), Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2020/09 - Atual The art of De-biasing
Investigador
Erasmus Plus, Bélgica
Em curso
2020/09 - Atual Skillability
Investigador
Erasmus Plus, Bélgica
Em curso
2015/07 - 2019/10 Impacto do modelo EduLab no ensino básico
103477/2014
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Susana Reis; Ana Oliveira; Hugo Menino. "FUTURE TEACHER'S PERCEPTIONS ABOUT NATURAL SCIENCES TEACHING AND LEARNING". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2410
  2. Nelson Cardoso; Susana Reis; Ana Oliveira. "PERCEPTIONS OF FUTURE ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS ABOUT FORMATIVE ASSESSMENT". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2406
  3. Franco, Alexandra; Oliveira, Ana; Crespo, Bárbara; Fontes, Carolina; Reis, Susana. "THE IMPACT OF THE USE OF GEOGEBRA AND MANIPULATIVES FOR LEARNING GEOMETRY CONCEPTS: 6TH GRADE STUDENTS' PERCEPTIONS". Trabalho apresentado em INTED 2022, 2022.
  4. Alexandra Franco; Ana Oliveira; Bárbara Crespo; Carolina Fontes; Susana Reis. "THE IMPACT OF THE USE OF GEOGEBRA AND MANIPULATIVES FOR LEARNING GEOMETRY CONCEPTS: 6TH GRADE STUDENTS' PERCEPTIONS". 2022.
    10.21125/inted.2022.2550
  5. "Impact of the Edulab model on the teaching strategies". 2017.
    10.21125/inted.2017
  6. Oliveira, Ana; Pombo, Lúcia. "IMPACT OF THE EDULAB MODEL ON THE TEACHING STRATEGIES". 2017.
    10.21125/inted.2017.1948
  7. Oliveira, Ana; Pombo, Lúcia. "Impacto do modelo Edulab nas estratégias de ensino implementadas num agrupamento de escolas". 2016.
Artigo em revista
  1. Inês Sales; Raul Antunes; Sara Gomes; Regina Marques; Ana Oliveira. ""Jogamos Tudo, Brincamos Todos": Estudo piloto em contexto da educação pré-escolar". Retos (2023): https://doi.org/10.47197/retos.v51.101054.
    10.47197/retos.v51.101054
  2. Oliveira, Ana; Pombo, Lúcia. "Teaching strategies mediated by technologies in the EduLab model". (2016): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3579.
    10.34624/id.v8i1.3579
  3. Oliveira, Ana; Pombo, Lúcia. "Estratégias de ensino mediadas pelas tecnologias no modelo EduLab". (2016): http://hdl.handle.net/10773/21311.
Capítulo de livro
  1. Oliveira, Ana; Pombo, Lúcia. "EduLabs: promoting a smart and personalized learning". IGI Global, 2018.
    10.4018/978-1-5225-3940-7.ch009
  2. Oliveira, Ana; Pombo, Lúcia. "The use of technologies in education: initial perceptions of teachers involved in the Edulab project". IATED, 2018.
    10.21125/edulearn.2018.0940
  3. "The Implementation of Technological Projects in Education: guidelines based on an EduLab". In Progress in Education, 1-45. Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2017.
    Publicado
  4. "The Impact of the EduLab Model on the Learning Process: students and teachers' perceptions". In Research Highlights in Education and Science, 49-61. International Society for Research in Education and Science, 2016.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Bettencourt, Teresa; Moreira, António; Pedro, Luís; Almeida, Margarida; Vieira, Rui; Oliveira, Ana; Oliveira, David; Moreira, Filipe; Tavares, Rita. "Número especial da Revista Indagatio Didactica: O TELSC em Números". Revista Indagatio Didactica 10 3 (2018): https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11243.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v10i3.11243
Livro
  1. Oliveira, Ana; Marques, Margarida M.; Espinha, Ângela; Tavares, Rita; Guerra, Cecília. SCoRE'17: Science Communication for Researchers in Education: course evaluation booklet.. Portugal. 2018.
    Publicado
  2. Moreira, António; Pedro, Luís; Almeida, Margarida; Vieira, Rui Marques; Oliveira, Ana; Oliveira, David; Moreira, Filipe; Pereira, Joana; Tavares, Rita. O TELSC em números: Encontro Nacional do Multimédia: Tecnhology Enhanced Learning and Societal Challenges.. Portugal: UA Editora. 2018.
    Submetido
Poster em conferência
  1. Oliveira, Ana. "Impacto do modelo EduLab: O caso do AE da Gafanha da Nazaré". 2017.
    DOI: 10.13140/RG.2.2.26274.32965
  2. Oliveira, Ana. "O contributo do uso das tecnologias para um ensino inovador: o caso do modelo EduLab". 2017.
    DOI: 10.13140/RG.2.2.16208.00009
Tese / Dissertação
  1. Oliveira, Ana Margarida Fernandes de. "Projeto EduLabs: perceções, práticas e impacto do uso de tecnologias em contexto educativo". Doutoramento, 2019. http://hdl.handle.net/10773/29617.
  2. "Grupos e monóides finitamente gerados". Mestrado, 2010. https://repositorio.utad.pt/handle/10348/2162?mode=full.

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2019. "SCoRE: Science Communication for Researchers in Education".
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/12 - 2022/06 Campeonato Nacional Multipli (2022/04 - 2022/06)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2021/12 - 2022/06 Concurso "Desafios Matemáticos" (2022/03 - 2022/06)
Outro (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2018/02 - 2018/07 Membro da Comissão Organizadora do 1.º Encontro Nacional do Multimédia - Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (2018/06/25)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2017/07 - 2017/12 Membro da Comissão Organizadora da 1.ª Edição da Escola de Outono SCoRE - Science Communication for Researchers in Education: how to do it successfully (2017/11/05 - 2017/11/10)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)