???global.info.a_carregar???
Célia Ribeiro. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em 2006 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Mestrado em Mestrado em 1994 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Licenciatura em Licenciatura em 1987 pelo(a) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. É Professor Auxiliar no(a) Universidade Católica Portuguesa. Publicou 44 artigos em revistas especializadas. Possui 4 capítulo(s) de livros. Nas suas atividades profissionais interagiu com 100 colaborador(es) em coautorias de trabalhos científicos. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: trabalho digno, trabalhadores, estudo de caso; Responsabilidade social organizacional; Liderança feminina; Organizational social responsibility; Women's leadership; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão; Endomarketing; Motivação; Comunicação interna; Organização; Cliente interno; Motivation; Internal-communication; Organization; Internal client; Organizações positivas; Comprometimento organizacional; Empowerment psicológico; Positive organizations; Commitment organizational; Psychological empowerment; Capital intelectual; Capital estrutural; Capital humano; Capital relacional; Organizações; Intellectual capital; Structural capital; Human capital; Relational capital; Organizations; Desempenho académico; Motivação académica; Satisfação com a formação; Autoeficácia na formação e ensino superior; Academic performance; Academic motivation; Satisfaction with higher education; Self-efficacy in higher education and higher education; Bem-estar psicológico; Work engagement; Desempenho organizacional; Empresas; Região Autónoma da Madeira; Psychological well-being; Organizational performance; Enterprises; Autonomous Region of Madeira; Empowerment; Estudantes; Enfermagem; Ensino Superior; Students; Nursing; Higher Education; Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura; Pais/encarregados de educação; Professores de educação especial; Colaboração; Sucesso escolar; Specific learning disorder with impairment in reading; Parents/guardians; Special Education teachers; Strategies; Students’ success; Autarquias locais; Estilos de liderança; Fatores motivacionais; Leadership styles; Local authorities; Motivational factors; Responsabilidade civil; Wrongful birth; Wrongful life; Wrongful conception; Civil liability; Paralisia cerebral; Idade adulta; Qualidade de vida; Blindness; Inclusion; Representation of graph-tactile; Cegueira; Inclusão; Representação grafo-tátil.; Riscos psicossociais; Trabalho; Fatores indutores; Psychosocial risks; Work; Inducing factors; Escola; Educação; Avaliação; Supervisão; Desenvolvimento profissional; School; Education; Evaluation; Supervision; Professional development; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação; Excelência; (In)disciplina; Professores; Alunos; Excellence; (In)discipline; Teachers; Inteligência emocional; Gestão eficaz; Gestão escolar; Liderança escolar; Escola de sucesso; Emotional intelligence; Effective management; School management; School leadership; School of success; Satisfação profissional; Qualidade de vida no trabalho; Unidade de Saúde Familiar; Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados; Professional satisfaction; Quality of life; Family Health Unit; Personalized Healthcare Unity; Estudantes do ensino superior universitário; University higher education students; Trabalho digno; Profissão docente; Rede escolar pública; Rede escolar privada; Teacher; Decent work; Public school network; Private school network; Ensino vocacional; Motivações; Expetativas; Insucesso escolar; Abandono escolar; Vocational education; Motivations; Expectations; School failure; School drop-out; Género; Família; Conflito; Conciliação; Gender; Family; Conflict; Conciliation; Intervenção; Specific Learning
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Célia Ribeiro

Nomes de citação

  • Ribeiro, Célia

Identificadores de autor

Ciência ID
3212-EF16-9B2E
ORCID iD
0000-0002-1000-6890

Endereços de correio eletrónico

  • cribeiro@ucp.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade Católica Portuguesa. Estrada da Circunvalação, 3500-733, Viseu, Viseu, Portugal (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Psychology (Doctor)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"PRÁTICAS DE ENSINO E ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved with distinction and praise
1994
Concluído
Master in Psychology, specialization in Pedagogical Psychology (Master Universitario)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Muito Bom
1987
Concluído
Degree in Psychology (Licence)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Estudos em Educação e Inovação, Portugal
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - Atual Investigador (Investigação) Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - Atual Postgraduate Coordinator in Social Gerontology Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2022/02/01 - Atual Member of the Ethics Committee: Technology, Social Sciences and Humanities Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2021 - Atual Ethics Provider Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2018 - Atual Presidente do Conselho Pedagógico Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2014 - Atual Coordinator Center for Hyperactivity and Other Behavior Disorders Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2012/10 - Atual Dyslexia Center Coordinator Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2010 - Atual Internship Office Coordinator Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018 - 2018 Lend a Hand - Social Inclusion Programming for Migrant and Refugee Children at Primary Schools
ERASMUS+2016-1-TR01-KA201-035130
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Projeto

Designação Financiadores
2022/04/27 - Atual INTERMOVE+
2021-1-ES01-KA220-VET-000034610
Investigador responsável
2020 - Atual Consciência Metalinguística. Validação de 3 testes de avaliação
PTDC/PSI-GER/0211/2020_
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Em curso
2023/09/01 - 2026/08/31 Promoting plurilingual education
KA220-HED - Partenariats de coopération dans l'enseignement supérieur
Investigador
Université de la Réunion, Reunião
Em curso
2020 - 2023/12 Projeto Porticus - ApS - Universidade Católica e Aprendizagem pelo Serviço: Inovação e Compromisso Social.
GR - 068937
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
UID/CED/04872/2019
Investigador
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano
UID/CED/04872/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 192 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0192/2011
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Célia Ribeiro; Tânia Almeida; Paulo Pereira; Sofia Campos; Ana Paula Couceiro Figueira. "O contributo das competências emocionais nos processos de mudança organizacional em contexto de teletrabalho". 2021.
  2. Figueira, Ana Paula Couceiro; Campos, Sofia; Ribeiro, Célia. ""THE IMPORTANCE OF UNDERSTANDING METAPHORS WORKING WITH FIGURATIVE LANGUAGE: SOME TOOLS"". 2021.
    10.36315/2021inpact090
  3. Ana Maria da Costa Oliveira; Luísa Ribeiro; Alexandra Oliveira Doroftei; Helena Gil da Costa; Maria Correia; Paulo C. Dias; Ricardo Peixoto; Célia Ribeiro. "Service Learning And Spirituality: Analysis Of University Students Purpose In Life". 2021.
  4. Nélio Veiga; Patrícia Couto; Célia Ribeiro; António José Mendes Ferreira; Luísa Ribeiro; Carmo Themudo; Maria Correia. "Service Learning at Universidade Católica Viseu – a pilot study". 2021.
  5. Marco Ferreira Ribeiro; Célia Ribeiro; Paulo Pereira. "Motivação académica no ensino superior português". 2019.
  6. Ribeiro, Célia; Couceiro-Figueira, Ana Paula; Santos, Joana; Ferreira de Almeida, Ana C.; Campos, Sofia. "THE CONTRIBUTION OF THE PSYCHOMOTOR DOMAIN TO THE LEARNING OF READING AND WRITING". Trabalho apresentado em EDULEARN19 Proceedings, Palma de Maiorca, 2019.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2019.2477
  7. Ribeiro, Célia. "Consciência metalinguística e linguagem conotativa figurativa: uma ferramenta de apoio". Trabalho apresentado em CONVERSAS DE PSICOLOGIA 6º congresso (inter) NACIONAL Saúde e prevenção: Pensar a Comunidade, Coimbra, 2019.
    Publicado
  8. Ribeiro, Célia. "Programa de Educação Sócio Emocional Os Mochinhos da Sabedoria". Trabalho apresentado em CONVERSAS DE PSICOLOGIA 6º congresso (inter) NACIONAL Saúde e prevenção: Pensar a Comunidade, Coimbra, 2019.
    Publicado
  9. Ribeiro, Célia. "CSI - Combate Socioeducativo ao Isolamento da Pessoa Idosa". Trabalho apresentado em CONVERSAS DE PSICOLOGIA 6º congresso (inter) NACIONAL Saúde e prevenção: Pensar a Comunidade, 2019.
    Publicado
  10. Ribeiro, Marco Ferreira; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo. "Motivação académica no ensino superior português". 2019.
  11. Martins, Catarina; Ferreira, Aires; Ribeiro, Célia. "Qualidade de vida e paralisia cerebral : que relação?". 2017.
  12. Campos, Sofia; Batista, V.; Ferreira, Manuela; Martins, C.; Batoca Silva, Ernestina; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Martins, Rosa; Ribeiro, Célia; Cardoso, Ana Paula. "The inclusion of a student with trisomy 21 in the 2nd cycle of basic education, a peer perception: A case study". 2017.
    Doi: 10.21125/iceri.2017.0873
  13. Martins, Maria; Sarmento, Teresa; Ribeiro,Célia. "Escola e família em formação/ação - PEFF/A um projeto para a desconstrução de fronteiras entre a escola e comunidade". 2016.
  14. Nunes, Mariana; Martins, Catarina; Ribeiro, Célia. "O desenvolvimento do vocabulário numa aluna com paralisia cerebral: uma intervenção com o projecto BIA". 2015.
Artigo em revista
  1. Figueiredo, Elisabeth; Margaça, C.; José Carlos Sánchez-García; Ribeiro, Célia. "The contribution of reward systems in the work context: a systematic review of the literature". (2024):
    Em revisão
  2. Ribeiro, M., Ribeiro, C., & Pereira, P. (2023). An examination of the higher education satisfaction index as a measure o. "An examination of the higher education satisfaction index as a measure of student satisfaction". Journal for Advancement of Marketing Education 31 1 (2023): https://www.scopus.com/record/display.uri?eid=2-s2.0-85173823843&origin=inward&txGid=a658f0adebf7be4d68adbfa9ffb4cc77.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Santos, E., Ferreira, M., Ribeiro, C., Cardoso, A. P., Cunha, M., & Campos, S. (2023). Inteligência emocional em estudan. "Inteligência emocional em estudantes do ensino superior". Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health 21 13e (2023): 1-10. https://doi.org/10.29352/mill0213e.29759.
    Acesso aberto • Publicado
  4. António José Mendes Ferreira; Paulo Pereira; Célia Ribeiro; Silvia de Almeida Sousa. "Intellectual capital as a performance factor of communication and information start-ups in Portugal". International Journal of Learning and Intellectual Capital 20 4 (2023): 448-465. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/06467e3e-6c5d-467e-a04c-e056445e6c81.
    10.1504/IJLIC.2023.132179
  5. Marco Ferreira Ribeiro; Célia Ribeiro; Paulo Almeida Pereira. "An examination of the higher education satisfaction index as a measure of student satisfaction". Journal for Advancement of Marketing Education 31 1 (2023): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/fbde233d-9fd4-4159-b95a-da7f0502db53.
  6. Ribeiro, C., & Figueiredo, E.. "A Importância da Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Quadro das Organizações". Revista Diurna 10 (2023): 83-84.
    Publicado
  7. Ferreira, A., Pereira, P., Ribeiro, C., & Sousa, S.. "Intellectual capital as a performance factor of communication and information start-ups in Portugal.". Int. Journal of Learning and Intellectual Capital 20 4 (2023): 448-465.
    Publicado
  8. Figueiredo, E., Ribeiro, C., Passos, C., Pereira, P., & Antunes, J.. "O Contributo do Marketing Relacional na Satisfação e Fidelização dos Utilizadores de Bibliotecas Universitárias". Revista Brasileira de Gestão de Negócios (2023):
    Em revisão
  9. Ramos, C., Veiga, N., Ribeiro, C. & Couto, P. ; Ribeiro, Célia; Nélio Veiga. "Correlação entre a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage e o Estado de Saúde Oral do Paciente Idoso Estudo Piloto". Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial (2023):
    Em revisão
  10. Duarte, F., Passos, C., Ribeiro, C., & Pereira, P.. "A motivação dos colaboradores do setor bancário português em contexto do plano de reestruturação". Revista Gestin (2023):
    Aceite para publicação
  11. Technologies Millenium-Journal Of Education. "CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY COMMUNICATION PRACTICES IN THE PORTUGUESE BANKING". Millenium Journal of Education, Technologies, and Health (2022): https://revistas.rcaap.pt/millenium/issue/view/1460.
    https://doi.org/10.29352/mill0211e.25791
  12. Tania Almeida; Célia Ribeiro; Paulo Pereira; Sofia Campos; António Matos Ferreira; Clotilde Passos. "Contribution of emotional competence to organisational change in a remote working setting". Millenium 2 19 (2022): 13-24. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/32b40ccf-4ae5-47cf-8e7d-b24c8d5aecd1.
    10.29352/MILL0219.27270
  13. Ana Rita Pereira; Clotilde Passos; Célia Ribeiro. "A motivação no ambiente de trabalho e o seu efeito no desempenho profissional". Gestão e Desenvolvimento 30 (2022): 481-503. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/131dcadc-34dc-4ab0-93a3-102d59db60cf.
    10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11688
  14. Elisabeth Figueiredo; Célia Ribeiro; Clotilde Passos; Paulo Pereira. "Marketing relacional em bibliotecas universitárias". Gestão e Desenvolvimento 30 (2022): 289-316. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/5adcae14-4715-42da-9868-c457c694a956.
    10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11342
  15. Marco Ferreira Ribeiro; Célia Ribeiro; Paulo Pereira. "Fatores preditores do desempenho académico". Gestão e Desenvolvimento 30 (2022): 41-89. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/f0b1cd15-6997-47fa-8586-d5841a484e19.
    10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11319
  16. Ribeiro, Célia. "A liderança no feminino: teorias, obstáculos e implicações na responsabilidade social das organizações". Revista ex æquo (2022):
    Acesso aberto • Aceite para publicação
  17. Ribeiro, Célia. "Higher Education Satisfaction Scale". Tertiary Education and Management: (2022):
    Em revisão
  18. Ramos, Catarina ; Veiga, Nélio Jorge; Ribeiro, Célia; Couto, Patricia. "Correlação entre a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage e o Estado de Saúde Oral do Paciente Idoso – Estudo Piloto". Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacia (2022):
    Em revisão
  19. Almeida, Tânia; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo; Margarida Campos, Sofia; Mendes Ferreira, António José; Passos, Clotilde. "The contribution of emotional competence to organisational change in a remote working setting". (2022): http://hdl.handle.net/10400.5/28182.
    10.29352/mill0219.27270
  20. Pereira, Ana Rita; Passos, Clotilde; Ribeiro, Célia. "Motivation in the work environment and its effect on job performance: a study in the banking industry". (2022): https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11688.
    https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11688
  21. Figueiredo, Elisabeth; Ribeiro, Célia; Passos, Clotilde; Pereira, Paulo. "Marketing relacional em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura". (2022): http://hdl.handle.net/10400.5/28565.
    https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11342
  22. Almeida, Tania; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo; Campos, Sofia; Ferreira, António; Passos, Clotilde. "The contribution of emotional competence to organisational change in a Remote working settin". (2022): https://doi.org/10.29352/mill0219.27270.
    https://doi.org/10.29352/mill0219.27270
  23. Figueiredo, Elisabeth; Ribeiro, Célia; Passos, Clotilde; Pereira, Paulo. "Relationship marketing in academic libraries: a literature review". (2022): https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11342.
    https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2022.11342
  24. Ribeiro, Célia. "Teletrabalho: contributos e desafios para as organizações". Revista Psicologia: Organizações e Trabalho 21 2 (2021): 1427-1438. https://doi.org/10.5935/rpot/2021.2.21642.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Sobral, Sandrina; Passos, Clotilde; Ribeiro, Célia. "Responsabilidade social das organizações: uma revisão aos principais modelos". (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/33174.
    10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.10033
  26. Sobral, Sandrina; Passos, Clotilde; Ribeiro, Célia. "Organizational social responsibility: a review of the main models". (2021): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/10033.
    10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.10033
  27. Cunha, Karina Ferreira; Ribeiro, Célia; Ribeiro, Paulo. "Comprometimento organizacional: perspetivas atuais e tendências futuras". (2021): https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.10031.
    10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.10031
  28. Arnaud, Paula; Ribeiro, Célia. "Perceptions of evaluators and ratings on the current TPA model: knowing to understand and (re)act". (2021): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/10036.
    10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.10036
  29. Arnaud, Paula; Ribeiro, Célia. "Perceções de avaliadores e avaliados sobre o atual modelo de ADD: conhecer para compreender e (re)agir". (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/33172.
    10.34632/gestaoedesenvolvimento.2021.10036
  30. Figueiredo, Elisabeth; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo; Passos, Clotilde. "Teletrabalho: contributos e desafios para as organizações". (2021): http://hdl.handle.net/10400.14/35942.
    10.5935/rpot/2021.2.21642
  31. Ribeiro, Célia. "A gestão estratégica dos recursos humanos: o caso da Sasal, S.A. - Faurecia". Gestão e Desenvolvimento (2020): No 28 (2020)-No 28 (2020). https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/9465.
    10.34632/GESTAOEDESENVOLVIMENTO.2020.9465
  32. Ribeiro, Célia. "O contributo do compromisso organizacional e do empowerment psicológico para as organizações positivas". Gestão e Desenvolvimento (2020): No 28 (2020)-No 28 (2020). https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/9464.
    10.34632/GESTAOEDESENVOLVIMENTO.2020.9464
  33. Ribeiro, Célia. "Parental attitudes of children without neurodevelopmental disorders and inclusion of children with Special Educational Needs (SEN)". ). TOJET: The Turkish Online Journal of Educational Technology, Special Issue for IETC, ITEC, IWSC & INTE 2020 (2020): 219-224. http://www.tojet.net/special/2020_11.pdf.
    Publicado
  34. Macário, Christelle Almeida; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo. "The contribution of the organizational commitment and the psychological empowerment for the positive organizations". (2020): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/9464.
    10.34632/gestaoedesenvolvimento.2020.9464
  35. Oliveira, António José; Melo, João; Ribeiro, Célia. "Strategic management of human resources: the case of Sasal, S.A. – Faurecia". (2020): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/9465.
    10.34632/gestaoedesenvolvimento.2020.9465
  36. Marco Ferreira Ribeiro; Célia Ribeiro; Paulo Pereira. "O Ensino Superior em Portugal". Psicologia, Educação e Cultura 24 3 (2019): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/eaa0d5d5-defd-4db6-a486-d4a2b626e6f4.
  37. Célia Ribeiro. "Resenha do livro: Competências emocionais para a promoção do sucesso escolar". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 6 2 (2019): 189-191. https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.2.5765.
    10.17979/reipe.2019.6.2.5765
  38. José Román; Paulo Almeida Pereira; Célia Ribeiro; Román, José; Pereira, Paulo Almeida; Ribeiro, Célia. "Empowerment estructural: potenciando la capacidad innovadora de las organizaciones". Gestão e Desenvolvimento 27 (2019): 55-80. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.374.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.374
  39. António José Oliveira; Clotilde Passos; Célia Ribeiro; Oliveira, António José; Passos, Clotilde; Ribeiro, Célia. "O marketing interno como estratégia para motivar os colaboradores: um estudo das PMEs da Região de Lafões". Gestão e Desenvolvimento 27 (2019): 81-97. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.375.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.375
  40. Cristina Simões; Célia Ribeiro; Inês Cabral; Paulo Almeida Pereira. "Adaptação cultural, validade e fiabilidade da escala pessoal de resultados-crianças e jovens". Gestão e Desenvolvimento 27 (2019): 155-180. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.379.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.379
  41. Célia Ribeiro; Sofia Campos; Maria da Luz Coelho; Paulo Almeida Pereira; Ribeiro, Célia; Campos, Sofia; Coelho, Maria da Luz; Pereira, Paulo Almeida. "O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais". Gestão e Desenvolvimento 27 (2019): 257-290. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.384.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.384
  42. Ribeiro, Célia; Ribeiro,Marco Ferreira; Saraiva,Vasco; Pereira,Paulo; Ribeiro,Célia. "Escala de Motivação Académica: Validação no Ensino Superior Público Português". Revista de Administração Contemporânea/ Journal of Contemporary Administration (2019): http://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180190.
    10.1590/1982-7849rac2019180190
  43. Paulo Almeida Pereira; Marco Ferreira Ribeiro; Célia Ribeiro. "O Ensino Superior em Portugal: uma Abordagem Holística". Revista de Psicologia, Educação e Cultura (2019): https://ciencia.ucp.pt/en/publications/d2bd6213-b2e0-4123-a606-e891fbf20650.
  44. Simard, Daphnée. "The Tham’s, Portuguese Version of Mat's - Assessment/Intervention Metalinguistic Awareness Resource". Journal of Community Medicine and Health Research 1 1 (2019): 1-4. https://www.pubtexto.com/pdf/?the-thams-portuguese-version-of-mats--assessmentintervention-metalinguistic-awareness-resource.
    Publicado • 10.1080/09658410408667084
  45. Sandrina Sobral, Joana Almeida, Célia Ribeiro, Susana Pereira, Sofia Correia; Sobral, Sandrina; Almeida, Joana; Ribeiro, Célia; Pereira, Susana; Correia, Sofia. "A perceção do trabalho digno num departamento de projetos". (2019): http://ricot.com.pt/artigos/1/IJWC.17_Sobral.et.al._p.1.19.pdf.
    10.25762/zpt1-3n03
  46. Simões, Cristina; Ribeiro, Célia; Cabral, Inês; Pereira, Paulo Almeida. "Adaptação cultural, validade e fiabilidade da escala pessoal de resultados-crianças e jovens". (2019): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/379.
  47. Ribeiro, Célia. "The Psychologic Intervention with Young People: Educational Perspective". Archives of Neurology and Neuro Disorders 2 1 (2019): 1-7. https://www.sryahwapublications.com/archives-of-neurology-and-neuro-disorders/pdf/v2-i1/3.pdf.
    Publicado
  48. Oliveira, António José; Passos, Clotilde; Ribeiro, Célia. "Internal marketing as a strategy to motivate employees: a study of the Lafões Region". (2019): https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.375.
    https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2019.375
  49. Anabela Fialho; Célia Ribeiro; Paula Arnaud Dias; Paulo Pereira. "Avaliação do desempenho docente – dos normativos à praxis". Psicologia, Educação e Cultura 22 2 (2018): 125-151. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/38c59585-57c9-4c3a-8732-4f3cc0ab9bf8.
  50. Sobral, Sandrina; Ribeiro, Célia; Ribeiro, Célia. "A liderança no feminino: uma revisão da literatura". Revista Gestão e Desenvolvimento (2018): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/655.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.1999.655
  51. Rodrigues, Alexandra; Ribeiro, Célia; Figueira, Ana Paula Couceiro. "Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Professores de educação especial e pais em colaboração". (2018): http://hdl.handle.net/10400.14/28795.
    10.35362/rie7823182
  52. Liberto, Alice; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo". Revista Educação Especial 30 57 (2017): 9. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x21934.
    Publicado • 10.5902/1984686x21934
  53. Liberto, Alice; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "The representations of graph-tactile images to the blind student in inclusive educational context". (2017): http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/21934.
  54. Pereira, Susana; Ribeiro, Célia. "Psychosocial risks at work". (2017): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/360.
  55. Pereira, Susana; Ribeiro, Célia. "Riscos psicossociais no trabalho". (2017): http://hdl.handle.net/10400.14/26018.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.360
  56. Ribeiro, Célia; Román, José; Ribeiro, Célia. "El empowerment: Una poderosa herramienta capaz de transformar organizaciones". Revista Gestão e Desenvolvimento (2017): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/371.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2017.371
  57. Oliveira, Olivete; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina; Ribeiro, Célia. "A qualidade de vida da pessoa com deficiência visual". Revista Gestão e Desenvolvimento (2016): http://hdl.handle.net/10400.14/25919.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2016.287
  58. Pereira, Susana; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo. "Gender differences between professional and family conciliation". (2016): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/283.
  59. Pereira, Susana; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo. "Diferenças de género na conciliação profissional e familiar". (2016): http://hdl.handle.net/10400.14/25916.
  60. Gaspar, Helena; Ribeiro, Célia. "The pedagogy - throughout the times". (2016): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/341.
  61. Oliveira, Olivete; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "Quality of life of people with visual impairment". (2016): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/287.
  62. Pereira, Susana; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo. "Fatores influentes e efeitos da conciliação entre o trabalho e a família". (2016): http://hdl.handle.net/10400.14/25920.
  63. Gaspar, Helena; Ribeiro, Célia; Ribeiro, Célia. "A pedagogia – ao longo dos tempos". Revista Gestão e Desenvolvimento (2016): http://hdl.handle.net/10400.14/25923.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2016.341
  64. Gonçalves, Alexandra; Ribeiro, Célia. "The role of parents in schooling of children with specific learning disorder with impairment in reading". (2016): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/342.
  65. Pereira, Susana; Ribeiro, Célia; Pereira, Paulo. "Influential factors and effects of conciliation between work and family". (2016): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/288.
  66. Ribeiro, Célia. "Fatores influentes e efeitos da conciliação entre o trabalho e a família". Revista Gestão e Desenvolvimento (2016):
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2016.288
  67. Ribeiro, Célia; Gonçalves, Alexandra; Ribeiro, Célia. "O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura". Revista Gestão e Desenvolvimento (2016): http://hdl.handle.net/10400.14/25924.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2016.342
  68. Ribeiro, Célia. "Diferenças de género na conciliação profissional e familiar". Revista Gestão e Desenvolvimento (2016):
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2016.283
  69. Susana Gomes; Célia Ribeiro; Paulo Pereira. "Estilos de liderança dos diretores técnicos e satisfação dos colaboradores". Millennium - journal of educational technologies and health 2 1 (2016): 159-176. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/a699b3e2-ffc6-44db-bd95-b24d97cf3c25.
    10.29352/mill0201.13.00040
  70. Lopes, Melany; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "A inserção profissional/obtenção de emprego dos adultos com deficiência". Educação Inclusiva 7 1 (2016): 21-28.
    Publicado
  71. Dias, Paula Arnaud; Ribeiro, Célia. "Pedagogical Supervision and Professional Growth in the Process of Teacher Performance Evaluation". (2015): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/275.
  72. Matos, Bela Filomena; Ribeiro, Célia. "Prevent Indiscipline and Improve Student Behavior in School Centres". (2015): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/277.
  73. Matos, Bela Filomena; Ribeiro, Célia. "Prevenir a indisciplina e melhorar o comportamento de alunos em Centros Escolares.". (2015): http://hdl.handle.net/10400.14/23043.
  74. Oliveira, Sílvia; Ribeiro, Célia; Martins, Catarina. "As Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto de Paralisia Cerebral: a sua pertinência para o desenvolvimento da comunicação e da aprendizagem.". (2015): http://hdl.handle.net/10400.14/23045.
  75. Oliveira, Sílvia; Ribeiro, Célia; Martins, Catarina. "The Information and Communication Technologies in the Context of Cerebral Palsy: Its Importance to Communication and Learning". (2015): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/279.
  76. Ribeiro, Célia. "Prevenir a indisciplina e melhorar o comportamento de alunos em centros escolares". Revista Gestão e Desenvolvimento (2015):
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.277
  77. Ribeiro, Célia; Dias, Paula Arnaud; Ribeiro, Célia. "Supervisão pedagógica e crescimento profissional no processo de avaliação de desempenho docente". Revista Gestão e Desenvolvimento (2015): http://hdl.handle.net/10400.14/23041.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.275
  78. Saraiva, Helena; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "Atividades de vida diária em alunos com cegueira: Versão escolar/versão familiar.". Revista de Educação Especial e Reabilitação 22 (2015): 77-94.
  79. Maria Deolinda Oliveira Silva; Célia Ribeiro; Anabela Carvalho. "Atitudes e práticas dos professores face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais". Revista Portuguesa de Pedagogia 47 1 (2014): 53-73. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/0f17923f-ae42-4329-aa0e-d578f24f523b.
    10.14195/1647-8614_47-1_3
  80. Saraiva, Helena; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "O aluno com cegueira. As atividades de vida diária na família e na escola.". (2014): http://hdl.handle.net/10400.14/22940.
  81. Pereira, Susana; Ribeiro, Célia. "The Work/Family Balance: Literature Review". (2014): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/258.
  82. Pereira, Susana; Ribeiro, Célia. "O equilíbrio trabalho/família: revisão de literatura.". (2014): http://hdl.handle.net/10400.14/22935.
  83. Catana, Felícia; Ribeiro, Célia; Carvalho, Anabela. "As Doenças Raras na escola: uma incursão pela literatura.". (2014): http://hdl.handle.net/10400.14/22942.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.265
  84. Saraiva, Helena; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "Students with Blindness. Activities of Daily Life in the Family and at School". (2014): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/263.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2014.263
  85. Almeida, Celeste; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "A importância da parceria com as famílias". Deficiência Intelectual 6 1 (2014): 4-10.
    Publicado
  86. Pereira, Cheila Sá; Ribeiro, Célia. "Supervisão pedagógica – um alicerce para a construção do saber". (2013): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/245.
  87. Teles, Anabela; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "A implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde como referência para a classificação das necessidades educativas especiais". Revista Gestão e Desenvolvimento 20 (2012): 111-128.
  88. Celeste Torres Almeida; Célia Ribeiro; Cristina Simões. "Trabalho partilhado entre famílias de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental e os professores: a pertinência e a atualidade". Gestão e Desenvolvimento 19 (2011): 229-247. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.145.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2011.145
  89. Teles, Anabela; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "A aplicabilidade da Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde". Educação Inclusiva 2 2 (2011): 18-26.
  90. Almeida, Celeste; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "Trabalho partilhado entre famílias de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental e os professores". Revista Gestão e Desenvolvimento 19 (2011): 229-247.
  91. José António da Conceição Alves; Célia Ribeiro; Sofia Campos; Alves, José António da Conceição; Ribeiro, Célia; Campos, Sofia. "Liderança e enfermagem: estudo realizado com enfermeiros chefes e especialistas". Gestão e Desenvolvimento 17-18 (2010): 51-71. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.129.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2010.129
  92. Patrício, José; Ribeiro, Célia. "Os cursos de educação e formação como uma resposta ao insucesso e abandono escolar: estudo realizado na região Douro Sul". (2008): http://hdl.handle.net/10400.14/9085.
  93. Ribeiro,Célia. "Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem". (2003): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722003000100011.
  94. Ribeiro, Célia. "Aprender a aprender: algumas considerações sobre o ensino de estratégias de estudo". (2002): https://revistas.ucp.pt/index.php/mathesis/article/view/3884.
  95. Ribeiro, Célia. "João Vasconcelos COSTA, A Universidade no seu labirinto. Lisboa, Editorial Caminho, 2001, 303 p.". (2002): https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/102.
  96. Ribeiro, Célia; Célia Ribeiro. "César COLL, Elena MARTÍN, Teresa MAURI, Mariana MIRAS, Javier ONRUBIA, Isabel SOLÉ & Antoni ZABALA, O construtivismo na sala de aula. Novas perspectivas para a acção pedagógica (trad. do espanhol), Porto, Edições Asa, 2001, 224 p.". Gestão e Desenvolvimento 10 (2001): 381-383. https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/84.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.2001.84
  97. Ribeiro, Célia. "Estratégias de estudo e aprendizagem: um contributo para a sua compreensão". (2001): https://revistas.ucp.pt/index.php/mathesis/article/view/3868.
  98. Ribeiro, Célia. "Em torno do conceito Locus de Controlo". (2000): https://revistas.ucp.pt/index.php/mathesis/article/view/3854.
  99. Célia Ribeiro. "Daniel GOLEMAN, Trabalhar com a Inteligência Emocional (trad. do inglês), Lisboa, Temas e Debates, 1999, 387 p.". Gestão e Desenvolvimento 8 (1999): 294-299. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1999.683.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.1999.683
  100. Ribeiro, Célia. "Ansiedade em contexto escolar". (1998): https://revistas.ucp.pt/index.php/mathesis/article/view/3822.
  101. Célia Ribeiro; Ribeiro, Célia. "Em torno do rendimento escolar: adaptação de um inventário de estratégias de estudo para uma população estudantil portuguesa". Gestão e Desenvolvimento 5-6 (1996): 43-62. https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1996.416.
    10.7559/gestaoedesenvolvimento.1996.416
Capítulo de livro
  1. Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro; Francisca Miranda; Maria José Serol de Brito Correia; Paulo César Azevedo Dias; Célia dos Prazeres Ribeiro; Ricardo Jorge De Oliveira Pinto Peixoto; Ana Maria da Costa Oliveira; et al. "Significados e impacto das experiências de aprendizagem-serviço: perspetivas de estudantes universitários". In Educação, territórios e desenvolvimento humano: V seminário internacional, 43-44. Universidade Católica Portuguesa, 2024.
    Publicado
  2. Luísa Ribeiro; Francisca Miranda; Maria Correia; Paulo C. Dias; Célia Ribeiro; Ricardo Peixoto; Ana Maria da Costa Oliveira; et al. "Significados e impacto das experiências de aprendizagem-serviço". In perspetivas de estudantes universitários, editado por Il{\'i, 43-44. Universidade Cat{\'o, 2024.
  3. Simões, C., & Ribeiro, C. ; Simões, Cristina. "Escala pessoal de resultados - Crianças e jovens: avaliação da qualidade de vida.". In Interculturalidad, Inclusión y Equidad en Educación, 129-139. Salamanca, Espanha: Ediciones Universidad Salamanca, 2023.
    Publicado
  4. Elisabeth Figueiredo; Célia Ribeiro; Clotilde Passos; Paulo Pereira. "A importância do marketing relacional em bibliotecas universitárias". editado por {Martins Senhoras, 127-149. Editora IOLE, 2022.
  5. Ribeiro, Célia. "Academic motivation scale: validation in public higher education". In Propuestas científicas para el desarrolo social, 193-204. Madrid, Espanha: Giunt EOS, 2020.
    Publicado
  6. Ribeiro, Célia. "A Conceção das Famílias de Alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental sobre a Interação com os Professores de Educação Especial e do Ensino Regular". In Educação Especial em Tese: 25 anos a formar professores, 61-75. Porto, Portugal: ESEPF, 2016.
    Publicado
  7. Ribeiro, Célia. "Da Identificação à Educação dos Alunos Sobredotados: Perceção dos Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico". In Educação Especial em Tese: 25 anos a formar professores, 153-174. Porto, Portugal: ESEPF, 2016.
    Publicado
  8. Ribeiro, Célia. "Educação". In Distrito de Viseu em números. Contributo para uma caracterização económico-social, 385-478. Viseu, Portugal: Governo Civil do Distrito de Viseu, 2005.
    Publicado
Edição de livro
  1. Ribeiro, Célia. Guia da Pessoa Idosa no Concelho de Viseu. Viseu, Portugal. 2020.
    No prelo • Editor
  2. Ribeiro, Célia. O Distrito de Viseu em números. Contributo para uma caracterização económico-social. Viseu, Portugal: Governo Civil do Distrito de Viseu. 2005.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Célia Ribeiro, Karina Cunha, Paulo Ribeiro, Ana Paula Figueira, Clotilde Passos. "A perceção de gestores de escolas públicas no Brasil e em Portugal sobre o clima ético e o comprometimento organizacional". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, 2023.
  2. Sofia Campos, Ana Paula Cardoso, Célia Ribeiro, Margarida Cunha, Eduardo Santos, Manuela Ferreira. "A Inteligência Emocional em estudantes do Ensino Superior". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, 2023.
  3. Célia Ribeiro, Clotilde Passos, Ana Paula Figueira, Pedro Mota Veiga. "A metodologia aprendizagem-serviço aplicada à gestão: duas experiências na Universidade Católica Portuguesa, Viseu". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, 2023.
  4. Paula Couceiro, Andreia Pereira, Eduardo Santos, Ana Paula Cardoso, Célia Ribeiro. "Compreender Metáforas: + um Estudo com o TCM". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, 2023.
  5. Ana Paula Couceiro Figueira, Célia Ribeiro, Ana Cristina Almeida, Clara Santos, Helena Reis e Vanessa Nunes. "A plataforma do projeto TEACHMI: recurso para professores e outros agentes educativos". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, 2023.
  6. Carla Marques, Paulo Alves, Célia Ribeiro & Sofia Campos. "Saúde Psicológica em Estudantes do Ensino Superior de Viseu". Trabalho apresentado em 3rd International Congress of Health and Well-being Intervention (ICHWBI 2023), 2023.
  7. • Ribeiro, C., Passos, C. Correia, M.J., Veiga, P. Ribeiro, P. Ferreira, A. Figueiredo, V., Mota Ribeiro, L. & Themudo,. "Sharing Managers: A Service-Learning Experience At The Universidade Católica Portuguesa - Viseu". Trabalho apresentado em XI Congreso Nacional y V Internacional de aprendizaje-servicio Universitario/XI National and V International Congress on University Service-Learning, 2023.
  8. Veiga, Nélio Jorge; Correia, Patrícia; Couto, Patrícia; Ribeiro, Célia; Miranda, Francisca; Ribeiro, Luísa; Correia, Maria José. "Analysis of dental medicine students' perceptions before and after participating in service-learning". Trabalho apresentado em XI Congreso Nacional y V Internacional de aprendizaje-servicio Universitario, 2023.
  9. Catarina Ramos; Nélio Veiga; Célia Ribeiro; Patrícia Couto. "Correlation between the Yesavage geriatric depression scale and the oral health status of the elderly patient - pilot study". 2023.
  10. Patrícia Couto; Patricia Correia; Célia Ribeiro; Nélio Veiga; Nuno Rosa; Marlene Barros; Maria Correia. "Special Smiles Project - has it changed students perspectives on disability?". 2022.
  11. Figueira, A.P., Natércia, N., Ribeiro, C., & Sofia, C.. "Análise/intervenção ao nível das representações, estereótipos. Elaboração de recursos com base visual (fotos, imagens) e questões ou metodologia socrática/meta.../método clínico piagetiano.". Trabalho apresentado em XXXI Congreso Internacional de Psicología y Educación (INFAD)/I Congreso Internacional ECALFOR de Calidad e Innovación en Educación Superior, 2022.
  12. Ribeiro, Célia. "Consciência metalingüística. Avaliar e intervir: apresentação de 3 instrumentos". Trabalho apresentado em XXX Congreso Internacional de Psicología y Educación INFAD “La Preocupación por el otro y la Psicología Positiva, 2021.
  13. Ribeiro, Célia. "Compreensão da linguagem figurativa. Avaliar e intervir: dois recursos". Trabalho apresentado em XXX Congreso Internacional de Psicología y Educación INFAD “La Preocupación por el otro y la Psicología Positiva, 2021.
  14. Ribeiro, Célia. "Gestores da Partilha: Uma Experiência de Aprendizagem-Serviço na Universidade Católica Portuguesa de Viseu". Trabalho apresentado em II GLOBAL SYMPOSIUM UNISERVITATE, 2021.
  15. Ribeiro, Célia. "Projeto - Combate Socioeducativo ao Isolamento da Pessoa Idosa & Contra a Solidão Sénior". Trabalho apresentado em 5º Congresso de Envelhecimento Ativo: Atividade Física e Saúde, 2021.
  16. Patrícia Couto; Patricia Correia; Célia Ribeiro; Nélio Veiga; Maria Correia. "Service Learning and the dentist of the future". 2021.
  17. Nélio Veiga; Patrícia Couto; Célia Ribeiro; António José Mendes Ferreira; Luísa Ribeiro; Carmo Themudo; Maria Correia. "Service Learning at Universidade Católica Viseu – a pilot study". 2021.
  18. Ribeiro, Célia. "É a compreender que a gente se entende: a consciência metalinguística no ensino superior. O caso do THAM_3". Trabalho apresentado em 8.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO/1st INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDU, 2020.
  19. Ribeiro, Célia. "Estratégias de estudo, de aprendizagem e de ensino. A funcionalidade dos portefólios digitais". Trabalho apresentado em 8.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO/1st INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION, 2020.
  20. Ribeiro, Célia. "Metodologias construtivistas no ensino superior: um inventário de possíveis". Trabalho apresentado em 8.º CONGRESSO OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO/1st INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION, 2020.
  21. Ribeiro, Célia. "O projeto TEACHmi". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro, 2020.
  22. Ribeiro, Célia. "O empowerment psicológico e a motivação académica de estudantes de enfermagem". Trabalho apresentado em Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: passado, presente e futuro, 2020.
  23. Ribeiro, Célia. "Consciência metalinguística e linguagem conotativa/figurativa: Uma ferramenta de apoio.". Trabalho apresentado em 6ª Congresso (Inter) Nacional Conversas de Psicologia. Saúde e Prevenção: Pensar a Comunidade, 2019.
  24. Ribeiro, Célia. "Projeto Teacher preparation for migrant school inclusion – TEACHmi". Trabalho apresentado em Congresso (Inter) Nacional Conversas de Psicologia. Saúde e Prevenção: Pensar a Comunidade, 2019.
  25. Ribeiro, Célia. "Programa de Educação Emocional: Identificação e Compreensão de emoções no 2º ciclo de Educação Básica". Trabalho apresentado em 6ª Congresso (Inter) Nacional Conversas de Psicologia. Saúde e Prevenção: Pensar a Comunidade, 2019.
  26. Ribeiro, Célia. "Projeto CSI- Combate socioeducativo ao isolamento da Pessoa Idosa.". Trabalho apresentado em Congresso (Inter) Nacional Conversas de Psicologia. Saúde e Prevenção: Pensar a Comunidade, 2019.
  27. Ribeiro, Célia. "Academic motivation scale: validation in public higher education". Trabalho apresentado em The European Night of The Researchers, 2019.
  28. Ribeiro, Célia. "Developing the metalinguistic awareness: 3 possible instruments". Trabalho apresentado em XV CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOGÍA, 2019.
  29. Ribeiro, Célia. "Why, for what, how, an educational / educational project for pre-school children?". Trabalho apresentado em XV CONGRESO INTERNACIONAL GALLEGO-PORTUGUÉS DE PSICOPEDAGOGÍA, 2019.
  30. Ribeiro, Célia. "Building a better world for all children: Toolkit for social inclusion of migrant or refugee students in schools - output of the international project "Lend a Hand"". Trabalho apresentado em EDULEARN - 11th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2019.
  31. Ribeiro, Célia. "The importance of emotional competencies in the leadership of the school". Trabalho apresentado em EDULEARN - 11th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2019.
  32. Ribeiro, Célia. "Motivação Académica no Ensino Superior Português". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação, 2019.
  33. Amodeo, Giulia; Capitello, Teresa Grimaldi. "A New Portuguese Scale to Assess Quality of Life of Children and Adolescents". Trabalho apresentado em 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
    10.1136/archdischild-2019-epa.100
  34. Ribeiro, Célia. "Quality of Life of Portuguese Students with Visual Impairment". Trabalho apresentado em 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
  35. Ribeiro, Célia. "Professional Insertion and Employment of Adults with Disabilities.". Trabalho apresentado em 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
  36. Ribeiro, Célia. "Dar a mão para a inclusão social de estudantes imigrantes/refugiados a partir da escola/inclusão". Trabalho apresentado em 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
  37. Ribeiro, Célia. "A Consciência Metalinguística. Formas de Análise. O exemplo dos THAM´s". Trabalho apresentado em 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 2018.
  38. Ribeiro, Célia. "Psychometric properties of the Portuguese version of Personal Outcomes Scale for Children and Adolescents: An initial research". Trabalho apresentado em 4th International Health Congress, 2018.
  39. Ribeiro, Célia. "Potenciar as capacidades metalinguísticas dos idosos a partir dos THAM’s. IV". Trabalho apresentado em Congresso Nacional Conversas de Psicologia. III Conferência Internacional do Envelhecimento Ativo, 2017.
  40. Ribeiro, Célia. "Estratégias dos professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico face ao aluno com PHDA". Trabalho apresentado em 7º Simpósio PHDA, subordinado ao tema “PHDA da criança ao adulto: Práticas de qualidade, 2017.
  41. Peres, Rafaela de Paula. "Qualidade de vida e Paralisia Cerebral: a importância do trabalho e da família". Trabalho apresentado em Jornada Nacional Criar Pontes para a Inclusão, 2017.
    10.5327/z16794435201917s1tl107
  42. Ribeiro, Célia. "Quality of life in cerebral palsy: the importance of social support". Trabalho apresentado em 3rd world congress of health research, 2016.
  43. Ribeiro, Célia; Oliveira, O.; Ribeiro, C.; Simões, C.; Pereira, P.. "Quality of life of the children and adolescente with visual impairment.". Trabalho apresentado em 3rd world congress of health research, 2016.
    10.1177/0264619617737123
  44. Ribeiro, Célia. "The self-concept and social interactions of students with blindness". Trabalho apresentado em 3rd world congress of health research., 2016.
Resumo em conferência
  1. Ramos, Catarina; Veiga, Nélio Jorge; Ribeiro, Célia; Couto, Patrícia; Catarina Ramos; Nélio Jorge Veiga; Célia dos Prazeres Ribeiro; Patrícia Sofia Soares Couto. "Correlation between the Yesavage Geriatric Depression Scale and the oral health status of the elderly patient ¿ pilot study". Trabalho apresentado em Encontro Nacional do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), Sintra, 2023.
    Publicado
  2. Ribeiro, Célia. "O Contributo das Competências Emocionais nos Processos de Mudança Organizacional em Contexto de Teletrabalho". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galeigo-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  3. Ribeiro, Célia. "Intervir ao Nível da Consciência Metalinguística: Os 3 Tham`s". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galeigo-Português de Psicopedagogia, 2021.
    Publicado
  4. Ribeiro, Célia. "Intervir ao Nível da Linguagem Figurativa: Os 2 TCM´s". Trabalho apresentado em XVI Congresso Internacional Galeigo-Português de Psicopedagogia, Braga, 2021.
    Publicado
  5. Ribeiro, Célia. "O Projeto Teachmi: Ferramentas para Professores". Trabalho apresentado em IV Jornadas da Educação: Educar para o Futuro, Guarda, 2021.
    Publicado
  6. Ribeiro, Célia. "Professor O co-construtor: O foco nas estratégias construtivas". Trabalho apresentado em IV Jornadas da Educação: Educar para o Futuro, Guarda, 2021.
    Publicado
  7. Ribeiro, Célia. "Para nos entendermos, há que compreender: Os TCM’s: ferramentas promotoras da linguagem figurativa/metafórica". Trabalho apresentado em Congresso (inter) NACIONAL de Psicologia: Olhar presente, pensar futuro, Coimbra, 2021.
    Publicado
  8. Paulo Pereira; Célia Ribeiro; Uli Figueiredo; Sofia Campos; Paula Couceiro Figueira. "O empowerment psicológico e a motivação académica de estudantes de enfermagem". 2020.
  9. Ribeiro, Célia. "Porquê, para quê, como, um projeto educacional pedagógico para as crianças em idade pré-escolar?". Trabalho apresentado em XV Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, Corunha, 2019.
    Publicado
  10. Ribeiro, Célia. "Desenvolver a consciência metalinguística: 3 instrumentos possíveis". Trabalho apresentado em XV Congresso Internacional Galego-português de Psicopedagogia, Corunha, 2019.
    Publicado
  11. Ribeiro, Célia. "Quality of Life in Cerebral Palsy". Trabalho apresentado em ULEAD Annual Congress 2017-7th International Conference on Research in Education – ICRE, 2017.
    Publicado
  12. Ribeiro, Célia. "What if I learn better with a Computer software?". Trabalho apresentado em ULEAD Annual Congress 2017-7th International Conference on Research in Education – ICRE, 2017.
    Publicado
  13. Ribeiro, Célia. "How satisfied are you with your relationships? Quality of life in adults with cerebral palsy". Trabalho apresentado em Abstracts Book of 5th International Conference of Cerebral Palsy, 2016.
    Publicado
  14. Oliveira, Olivete; Ribeiro, Célia; Simões, Cristina. "Quality of life of the children and adolescent with visual impairment". Trabalho apresentado em 3rd World Congress of Health Research, 2016.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Ribeiro, Célia dos Prazeres. "Práticas de ensino e estilos de aprendizagem no ensino superior universitário". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/10316/1032.
  2. "Contributo para o Esclarecimento de Processos Intervenientes na Aprendizagem: Estratégias de Estudo e Locus de Controlo". Mestrado, Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1994.

Outros

Outra produção
  1. Correlation between the Yesavage geriatric depression scale and the oral health status of the elderly patient – pilot study. 2023. Catarina Ramos; Nélio Veiga; Célia Ribeiro; Patrícia Couto. https://ciencia.ucp.pt/en/publications/9d46dd31-efc8-41fa-8d4c-6ef903106a19.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12 Teachmi - Projeto preparação dos agentes educativos para a inclusão escolar de migrantes. O projeto em lingua espanhola. II Congreso Internacional sobre Interculturalidad, Inclusión y Equidad (Incluye)
Universidade de Salamanca (Salamanca)
2023/06 Projeto TEACHMI - a plataforma enquanto recurso para professores e outros agentes educativos XXXII CONGRESO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN (INFAD)
(Itália)
2023/06 Mesmo com covid, as crianças compreendem: Estudo com o TCM XXXII CONGRESO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN (INFAD)
(Itália)
2023/05 Understanding Metaphors: A Study with Portuguese 4-6 Year-Old Children 17th Annual International Conference on Psychology
(Atenas, Grécia)
2023/01 Students´perceptions of competences developed and changes in life purpose after service-learning experiences XI Congreso Nacional y V Internacional de aprendizaje-servicio Universitario/XI Congrés Nacional i V Internacional d'Aprenentatge Servei Universitari/XI National and V International Congress on University Service- Learning
(Barcelona, Espanha)
2023/01 Leading Service-Learning in Management Education: A Framework Proposal XI Congreso Nacional y V Internacional de aprendizaje-servicio Universitario/XI Congrés Nacional i V Internacional d'Aprenentatge Servei Universitari/XI National and V International Congress on University Service-Learning
(Barcelona, Espanha)
2023/01 Analysis of Dental Medicine students' perceptions before and after participating in Service-learning XI Congreso Nacional y V Internacional de aprendizaje-servicio Universitario/XI Congrés Nacional i V Internacional d'Aprenentatge Servei Universitari/XI National and V International Congress on University Service-Learning
(Barcelona, Espanha)
2023/01 Responsibility Managers: A Service-Learning experience at The Universidade Católica Portuguesa - Viseu XI Congreso Nacional y V Internacional de aprendizaje-servicio Universitario/XI Congrés Nacional i V Internacional d'Aprenentatge Servei Universitari/XI National and V International Congress on University Service- Learning
(Barcelona, Espanha)
2022/06/06 Dislexias: Sinais de alerta e intervenção multidisciplinar Evento Replicar das LTTA1 e 2
Agrupamento de Escolas de Nelas
2022/05/11 Análise/intervenção ao nivel das representações, estereotipos. Elaboração de recursos com base visual (fotos, imagens) e questões ou metodología socrática/meta…/método clínico piagetiano XXXI CONGRESO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN (INFAD) y I CONGRESO INTERNACIONAL ECALFOR DE CALIDAD E INNOVACIÓN EN EDUCACIÓN SUPERIOR
Facultad de Ciencias de la Educación y del Deporte de Melilla (Melilla, Espanha)
2022/03/30 Projeto ApS: ReUse - Incentivo à Economia Circular 1.o Encontro Inovação Pedagógica UCP
Universidade Católica Portuguesa
2021/12/01 Escala Pessoal de Resultados-Crianças e Jovens: Avaliação da Qualidade de Vida I Congreso Internacional en INterculturalidad, INCLUsión Y Equidad en Educación
Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha)
2021/10/23 FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO EM DISLEXIA NA UCP - VISEU VII Congresso Internacional Dislex
Dislex - Associação Portuguesa de Dislexi

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 The role of training and education for enhancing empathy among healthcare students: a systematic review
Orientador
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Medicina Dentária, Portugal
2020/10 - 2021/12/21 Marketing Relacional e Comunicação em Bibliotecas Universitárias: O Caso das Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2020 - 2021/12/20 A Perceção do Setor Privado sobre a Temática da Liderança no Setor Público.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2019 - 2021/12/16 A INOVAÇÃO COMO FATOR CRÍTICO NO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO NAS PMEs NA REGIÃO AVEIRO, PORTUGAL
Coorientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2020/11 - 2021/11/13 Liderança intermédia no setor fabril: Estudo de caso.
Orientador
Gestão
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2020 - 2021 O Grau de Satisfação dos seus Colaboradores e a sua Relação com a Capacidade de Comunicação e de Liderança da Direção Técnica.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2020 - 2021 Ética, comprometimento e educação: a perceção de gestores de escolas públicas no Brasil e em Portugal
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2019 - 2020 Correlação entre a escala de depressão geriátrica de yesavage e o estado de saúde oral do paciente idoso - estudo piloto.
Coorientador
Mestrado Integrado em Medicina Dentária (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2019 - 2020 A felicidade e a produtividade no local de trabalho em empresas da região de Viseu e na Madeira
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2019 - 2020 Empreendedorismo: Contributo para a criação de uma empresa promotora de atividade física.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2019 - 2020 ÉTICA, COMPROMETIMENTO E EDUCAÇÃO: A PERCEÇÃO DE GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL E EM PORTUGAL.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2019 - 2020 Contributo das Competências Emocionais nos processos de Mudança Organizacional em contexto de Teletrabalho
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2019 - 2020 A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM DIFERENTES SETORES EMPRESARIAIS
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2019 - 2020 Inteligencia Emocional, Estrés y Satisfacción laboral
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica San Pablo, Peru
2018 - 2020 Revenue Management – A Importância do Departamento de Revenue nas Unidades Hoteleiras.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2018 - 2020 O Marketing Interno como Promotor da Qualidade do Serviço numa Unidade de Saúde
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2018 - 2019 O Desempenho Organizacional: A Importância do Bem-estar Psicológico e do Work Engagement nos Colaboradores das Empresas da Região Autónoma da Madeira.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2018 - 2019 Capital Psicológico nas Organizações.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2018 - 2019 Consequência do trabalho por turnos/noturno: qualidade de vida pessoal do colaborador.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2018 - 2019 Fatores preditores do desempenho académico: O caso da motivação, satisfação e autoeficácia
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2018 - 2019 O Contributo do Endomarketing e da Comunicação Interna para a Motivação do Cliente Interno.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2018 - 2019 Criatividade em contexto organizacional: O impacto de recompensas extrínsecas e do feedback negativo no desempenho criativo
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2018 - 2019 Autoestima y Competencias Sociales en Niños y Jóvenes en Situación de Vulnerabilidad
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade Católica San Pablo, Peru
2018 - 2019 Fatores Preditores da Motivação Académica de Estudantes de Enfermagem: A Importância do Empowerment Psicológico.
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2017 - 2018 Os estilos de liderança da gestão de topo nas câmaras municipais e os fatores motivacionais: A perceção dos colaboradores
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2017 - 2018 O contributo da arte no desenvolvimento sócio emocional em idade escolar
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2016 - 2017 A qualidade de vida das crianças e dos jovens com dificuldade intelectual e desenvolvimental
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2016 - 2017 Trabalho Digno na Docência
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2016 - 2017 A motivação académica e o empowerment psicológico de estudantes do ensino superior universitário
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2016 - 2017 O perfil do diretor da escola: a importância das competências emocionais.
Orientador
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2016 - 2017 Os alunos nos cursos vocacionais: interpretações, motivações e expetativas
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2016 - 2017 Empowerment Estructural: Potenciando la Capacidad Innovadora de las Organizaciones
Orientador
Mestrado em Gestão, Especialização em Gestão de Negócios (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2016 - 2017 A (in)disciplina numa escola portuguesa em angola no 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração e Organização Escolar (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2016 - 2017 A avaliação do desempenho docente na escola atual: da legislação à operacionalização
Orientador
Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docente (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2016 - 2017 A Satisfação e a Qualidade de Vida no Trabalho dos Colaboradores de Unidades Funcionais do ACES Dão Lafões
Orientador
Mestrado em Gestão, Especialização em Gestão de Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05/06 - 2023/05/06 Seminário - Envelhecer: Uma Abordagem Holística (2023/05/06 - 2023/05/06)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2023/04/27 - 2023/04/27 Projeto SPEES - Saúde Psicológica dos Estudantes do Ensino Superior em Viseu (2023/04/27 - 2023/04/27)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal

Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal

Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2023/03/30 - 2023/03/30 Dia de Gestão (2023/03/30 - 2023/03/30)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2022/12/07 - 2022/12/07 O papel das organizações sem fins lucrativos na inovação (2022/12/07 - 2022/12/07)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2022/04/05 - 2022/04/05 Dia de Gestão (2022/04/05 - 2022/04/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2022/01/11 - 2022/01/11 Organizações sem Fins Lucrativos e Voluntariado (2022/01/11 - 2022/01/11)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2021/03/10 - 2021/03/10 Open Day da Universidade Católica Portuguesa (2021/03/10 - 2021/03/10)
Seminário (Coorganizador)
2020/11/24 - 2020/11/24 CONFERÊNCIA Laudato si A RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS/DAS ORGANIZAÇÕES (2020/11/24 - 2020/11/24)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2020 - 2020 Open Day Universidade Católica Portuguesa (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2019 - 2019 Seminário “Combate Socioeducativo ao Isolamento da Pessoa Idosa: Contra a Solidão Sénior em Viseu” (2019 - 2019)
Seminário
2019 - 2019 Seminário: “Atividade ADN” (2019 - 2019)
2019 - 2019 Seminário “A arte de gerir o capital humano” (2019 - 2019)
2019 - 2019 Open Day - Universidade Católica Portuguesa (2019 - 2019)
2018 - 2018 Seminário “O lugar da Dislexia na Nova Legislação sobre o Regime Legal da Inclusão Escolar” (2018 - 2018)
2018 - 2018 Seminário "Os Desafios da Cidadania e Igualdade" (2018 - 2018)
Seminário

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/05 - Atual Workshop: Desconstrói a tua ansiedade
Outro
Feira de Emprego - Interioriza-te
2022/05/06 - 2022/05/06 Workshop - Desconstrói a tua Ansiedade
Outro
Feira de Emprego - Interioriza-te

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/09/28 A perceção da equidade e satisfação no acesso a cuidados de saúde na Casa de Saúde São Mateus, S.A., Hospital Privado
Arguente
Aldina Neves Coimbra Lemos (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2023 Desenho de plataforma para educação intercultural
Arguente principal
Cristina Calacio Gandra (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023 Impacto da Inovação Digital na Literacia em Saúde Aplicado em Pacientes com Necessidades Especiais - Uma Revisão Sistemática
Arguente principal
Lucilene Bustilho Cardoso (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Medicina Dentária, Portugal
2022 Compreensão de metáforas: estudo com crianças dos 9 aos 14 anos de idade.
Arguente principal
Beatriz Gonçalves Marques (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 Relatório de Estágio. Mestrado em Psicologia. FPCE-UC.
Arguente principal
Celso Leandro (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 O Impacto do Endividamento na Qualidade de Vida
Arguente principal
Daniela Sofia Almeida Lopes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2022 A relação da empatia com a eficácia terapêutica em periodontologia
Arguente principal
Giorgia Palermo (Mestrado)
Faculdade de Medicina Dentária - Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2021/12/17 Alinhar a Empresa de Comercialização e Distribuição GPL engarrafado com o Cliente Face às Novas Envolventes Contextual e Transacional
Presidente do júri
Francisco Aurindo Abrantes Barros (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2021/11/30 COMPREENSÃO DAS METÁFORAS CONTRIBUTO PARA A VALIDAÇÃO DE UM RECURSO DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PARA CRIANÇAS DOS 4 AOS 6 ANOS
Arguente principal
Cátia Rafaela da Silva Santos (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/01/28 A influência do capital intelectual no desempenho: O caso das start-ups de comunicação e informação.
Arguente principal
Sílvia Almeida Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2021 A influência do capital intelectual no desempenho: O caso das start-ups de comunicação e informação.
Arguente principal
Silvia Almeida Sousa (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde , Portugal
2020/12/30 A consciência da hereditariedade em dislexia para uma intervenção precoce
Arguente principal
Ana Filipa Vieira Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2020 Arguente do doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra – “O ensino da expressão plástica no 1º ciclo do ensino básico: o programa de educação estética e artística”, sob a orientação da Professora Doutora Maria Helena Lopes Damião e da Professora Maria Isabel Festas.
Arguente
Raquel Filipa Santos Mateus, intitulada (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Arguente do doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, intitulada “Educação inclusiva de alunos com necessidades educativas especiais Atitudes, perceção de autoeficácia e de Práticas na comunidade educativa”, sob a orientação da Professora Doutora Maria Piedade Vaz e da Professora Doutora Graça Bidarra.
Arguente
Raquel Batista de Oliveira (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Perturbações de Aprendizagem Específicas e Desenvolvimento Emocional – O Professor como Facilitador
Arguente principal
Sofia Oliveira Seabra Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 Visão dos Docentes do 1º Ciclo sobre a sua Preparação no Domínio das DAE
Arguente principal
Vanessa Filipa Rocha Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 Brinquedos adaptados para crianças com baixa visão. Avaliação de recursos
Arguente principal
Ana Filipa Almeida Meneses (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2019 Sobredotação: propostas para práticas educativas, no domínio da escrita, para alunos do 4º ano
Arguente principal
Mónica Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2019 Erros Humanos: Um estudo sobre erros pessoais e organizacionais na Direção Geral de Contribuições e Impostos de Cabo Verde
Arguente
Celina Maria Nascimento Lizardo Torres Lopes (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2018 Arguente do doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, intitulada “Educação axiológica: formação, supervisão e ensino dos valores éticos na disciplina de Filosofia”, sob a orientação da Professora Doutora Graça Bidarra e da Professora Doutora Maria Helena Damião.
Arguente
Maria Dulce Ribeiro Marques da Silva (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 Estratégias de intervenção para melhorar o sucesso escolar de uma aluna do 1º CEB com PHDA – Estudo de caso
Arguente principal
Tânia Raquel Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Revista ABCS HEALTH SCIENCES
2019 - Atual Revista Estudios e Investigación en Psicología y Educación
2018 - Atual Revista Psicología y Educación
2017 - Atual Revista Psicologia Escolar e Educacional
2016 - Atual Revista Gender in Management: an International Journal.
2016 - Atual Revista Millenium
2015 - Atual Revista Saber (e) Educar.
2015 - Atual Revista Educação e Pesquisa.
2015 - Atual Revista Calidoscópio
2014 - Atual Revista Contemporânea de Contabilidade.
2000 - Atual Revista Gestão e Desenvolvimento

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - 2020 Avaliadora do Painel de Ciências da Educação no Concurso de Bolsas Individuais de Doutoramento - 2020 Avaliadora de Projetos de Pós-Doutoramento pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT) – 2017. Avaliadora do Painel de Ciências da Educação no Concurso de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-Doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) – 2015 e 2014.
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - Atual Coordenação Centro de Hiperatividade e Outras Perturbações do Comportamento - Universidade Católica Portuguesa - Viseu Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal
2012 - Atual Coordenação Centro de Dislexia - Universidade Católica Portuguesa - Viseu Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Viseu, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/02/01 - Atual DISLEX - Associação Portuguesa de Dislexia
2013 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - Atual Comissão Científica - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde
Membro
2014 - Atual Comissão Pedagógica - Instituto de Gestão e das Organizações da Saúde
Presidente / Vice-presidente
2023/05/22 - 2023/05/26 6º Congresso Internacional Sobre Envelhecimento - AGEINGCONGRESS
Membro
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2022 - 2022 OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO / INTERNATIONAL CONGRESS PERSPECTIVES ON EDUCATION
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/12/01 - 2021/12/03 I Congresso Internazionale di Interculturalità, Inclusione e Equità in Educazione “INCLUYE 2021”
Membro
Universidade de Salamanca, Espanha
2021/11/25 - 2021/11/27 Olhares sobre a Educação 9/2nd international congress perspectives on education
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/10/28 - 2021/10/29 II Simpósio Global UNISERVITATE
Membro
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
2020 - 2020 8º Congresso Olhares sobre a Educação
2019 - 2019 Olhares sobre a educação VII

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022 - 2023 Recrutamento do cargo de direção intermédia - Instituto de Segurança Social da Guarda Instituto de Segurança Social da Guarda, Portugal
2021 - 2021 PREVPAV - Professor Adjunto IPV - Area Científica em Psicologia, especialidade em Intervenção Socioeducativa em Saúde Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021 - 2021 PREVPAV - Professor Adjunto IPV - Area Científica em Psicologia, especialidade em Educação e Trabalho Social Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2020 - 2020 Concurso PREVPAP - IPV
2020 - 2020 Recrutamento do cargo de direção intermédia de 1º grau - Diretor de Departamento de Desenvolvimento Social, Desportivo e Cultural - Município de Tondela Município de Tondela, Portugal
2019 - 2019 Concurso PREVPAP - IPV Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Distinções

Prémio

2023 Laura Rubio Award for Service-Learning Projects