Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Joana Martins Gonçalves Lopes
Nomes de citação
- Gonçalves, Joana L.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 351C-A476-6C97
- ORCID iD
- 0000-0002-6174-3778
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?user=xfTJD4YAAAAJ&hl=pt-PT
- Scopus Author Id
- 57214830916
Endereços de correio eletrónico
- joanaglopes@gmail.com (Profissional)
- joana.goncalves.lopes@lis.ulusiada.pt (Profissional)
- 10881@por.ulusiada.pt (Profissional)
- jgoncalves@umaia.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 21 3611500 (Profissional)
Moradas
- R. da Junqueira 188-198, 1349-001, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://www.researchgate.net/profile/Joana_L_Goncalves (Académico)
- https://cipd.ulusiada.pt/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022 - 2024
Concluído
|
Observação da Relação Mãe-Bebé na Família: o Método Esther Bick (Outros)
Sociedade Portuguesa da Psicanalise, Portugal
|
|
2021/02/11
Concluído
|
Ph.D. in Psychology (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Unfolding the emotional and developmental pathways towards mother-infant attachment: Behavioral, Physiological and Neural
Precursors" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2016/09 - 2017/07
Concluído
|
Infant Strange Situation Coding Training Course (Curso médio)
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
|
2016/04/18 - 2016/04/22
Concluído
|
6th European Educational Research Association Spring School on Advanced Methods in Educational Research: Longitudinal Structural
Equation Modeling (Curso médio)
Technische Universität Dortmund Institut für Schulentwicklungsforschung, Alemanha
|
|
2016/03
Concluído
|
Phonetics Lab and Lisbon Baby Lab Spring Training on Experimental Methods, Module IV - Eye-tracking (Curso médio)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
|
2015/10/15 - 2015/11/28
Concluído
|
Griffiths Mental Development Scales Course and Certification (Curso médio)
CEGOC, Portugal
|
|
2015
Concluído
|
Training course: “Coding interactive - maternal and infant - behaviors in the context of the experimental situation Face to
Face Still Face" (Curso médio)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
|
2015
Concluído
|
Training course: “Coding and analysis of mother-infant interaction with Child-Adult Relationship Experimental Index” (Curso
médio)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
|
2013/09/15 - 2014/09/15
Concluído
|
FMUP Doctoral Program in Neuroscience (Training Courses, UP Mobility Program) (Curso de doutoramento (conclusão de unidades
curriculares))
Universidade do Porto Faculdade de Medicina, Portugal
|
|
2014/09/07 - 2014/09/14
Concluído
|
Cognitive and Affective Neurophysiology Summer School: Acquisition, processing and analysis of EEG signal (FPCEUP) (Curso
médio)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
|
2014/02/11 - 2014/02/14
Concluído
|
Statistical Parametric Mapping fMRI analysis course (Curso médio)
Universität Zürich, Suiça
|
|
2007 - 2009
Concluído
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Linguagem e Neuropsicologia
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Development of executive functions: A window to the prefrontal functions in children " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2002 - 2007
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09/01 - Atual | Pós-doutorado (Investigação) | Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2012 - 2021 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Fundação Minerva, Portugal |
Universidade Lusíada de Lisboa Instituto de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | ||
2022/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade da Maia, Portugal |
Universidade da Maia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2019 | Attachment in very preterm infants: The impact of perinatal factors, infant self-regulation, maternal sensitivity and infant
development
PTDC/MHC-PED/1424/2014
Bolseiro de Investigação
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2013/04 - 2017/04 | Mother-infant dyadic synchrony, infant self-regulation and attachment: impact on the development of preterm`s during the first
year of life
SFRH/ BD/ 90853 / 2012
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2012 - 2013 | Touchpoints: Study on the contributions of child self-regulation, mother behavior and NBAS intervention for attachment quality
in first year of life
PTDC/ PSI-EDD/110682/2009
Bolseiro de Investigação
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017 - 2017 | How individualized are the Individualized Education Programs: An analysis of the contents and quality of the IEPs goals
not funded
Investigador
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
|
2017 - 2017 | Portugal's special education law: Implementing the International Classification of Functioning, Disability and Health in policy
and practice
not funded
Outra
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
|
2012 - 2013 | School and Family Partnership: Studying Reflexive Practices in Day Care with Touchpoints Model
not funded
Outra
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
|
2010 - 2011 | The neural basis of abnormalities of the P2 component of event related potential in patients with schizophrenia.
FCT PTDC/PSI-PCO/099528/2008
Bolseiro de Mestrado
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/02 | Neuroscience and development in early infancy: holding the baby and family in mind | Escola de Inverno do inED
Centro de Investigação e Inovação em Educação
|
2021 | Crying for an antibiotic: maternal sensitivity and mother-infant attachment are associated with antibiotic uptake in infancy | 2021 WAIMH: 17th World Congress |
2021 | A self-comfort oriented pattern of regulatory behavior and avoidant attachment are more likely among infants born moderate-to-late preterm | 2021 WAIMH: 17th World Congress |
2019 | When Mommy gets me: Mothers>¿ attachment and sensitivity predict brain responses to infant cues. | 10th International Attachment Conference |
2019 | Exploring the Ontogeny of Infants>¿ Disorganized Attachment: The contribution of maternal sensitivity, maternal attachment and emotional regulation. | 10th International Attachment Conference |
2016 | Presentation of ongoing projects at the SexLab – Research Group in Human Sexuality - and at the Neuropsychophysiology Lab of the University of Porto to high school students from the district of Porto | Open Day of the Faculty of Psychology and Education, University of Porto |
2016 | Infants and Mothers Visual Preferences towards emotional stimuli using eye-tracker measures to undergraduate students from the University of Porto | Visita de alunos de escola secundária ao SexLab Research Group in Human Sexuality, University of Porto, Portugal |
2014 | Animal Models in Neuroscience | Research Methods in Neuroscience
Universidade Católica Portuguesa. Human Neurobehavioral Laboratory (Porto, Portugal)
|
2005 | Presentation of the Speech Laboratory Research Team and Projects | 3rd Annual Science, Education and Innovation Meeting of the University of Porto, Porto, Portugal |
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - Atual | "Padrões de consumo na adolescência: Factores de risco e factores de proteção"
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | “Um Colo Vazio mas, com o Coração cheio de Amor: Perceção das experiências, aspetos emocionais, satisfação conjugal e suporte
social no processo de luto por perda gestacional"
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | "Estudo sobre os preditores dos comportamentos autolesivos na adolescência"
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | "Determinantes do bem-estar psicológico e da qualidade de vida familiar em idosos pobres angolanos"
Orientador
|
Doutoramento em Psicologia Clínica: Saúde e Bem-Estar
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | "Experiência da gravidez e da maternidade da mulher negra, emigrante, residente em casa de acolhimento"
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | "Interrupção Voluntária da Gravidez: Saúde mental numa amostra de mulheres portuguesas"
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2023 - Atual | "Comportamentos de risco, vinculação e dinâmicas familiares na adolescência"
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | "Father-infant bonding: The intricate dance between parents and baby"
Coorientador
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - 2023 | "Comportamento alimentar em jovens adultos: Infuência da regulação emocional e da vinculação"
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | "A relação entre o uso das redes sociais e o bem-estar psicológico em adolescentes"
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | "Vinculação, resiliência e regulação emocional em adolescentes e jovens adultos"
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2022 - 2023 | "Trair ou ser Traído? Estudo Exploratório sobre os preditores e os efeitos da infidelidade numa amostra de jovens Portugueses"
Orientador
|
Mestrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2011 - 2012 | Member of the organizing committee of the 1st postgraduate course for the baby and family sciences, Brazelton/Gomes-Pedro
Foundation, University of Lisbon, Calouste Gulbenkian Foundation, Lisbon, Portugal (2013/01 - 2014/01)
Congresso
|
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/07/09 | "Trair ou ser Traído? Estudo Exploratório sobre os preditores e os efeitos da infidelidade numa amostra de jovens portugueses"
Orientador
|
Catarina Saraiva (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2024/07/08 | "Consumo de álcool e violência entre parceiros íntimos: Relação e consequências"
Arguente principal
|
Mariana Simões Rosa Martins (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2024/01/30 | "A importância do diagnóstico e das intervenções nos indivíduos disléxicos e o impacto emocional no seu
desenvolvimento"
Arguente principal
|
Carolina Punchirolli Torresani (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2023/12/11 | "Comportamento alimentar em jovens adultos: Infuência da regulação emocional e da vinculação"
Orientador
|
Susana Ferreira (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2023/12/11 | "Vinculação, resiliência e regulação emocional em adolescentes e jovens adultos"
Orientador
|
Beatriz Silveira (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2023/12/11 | "A relação entre o uso das redes sociais e o bem-estar psicológico nos adolescentes"
Orientador
|
Rafaela Silva (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2023/11/24 | "Father-infant bonding: The intricate dance between parents and baby"
Orientador
|
Marta Cleto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/11/20 | "Perturbação obsessiva compulsiva em adultos: O impacto na qualidade de vida e nas relações interpessoais"
Arguente principal
|
Ricardo de Oliveira Coelho (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2023/09/14 | "Autorregulação e vinculação no primeiro ano de vida do bebé nascido de muito e extremo pré-termo"
Arguente principal
|
Sandra Antunes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2022/12/07 | "Importância de prestação de cuidados paliativos ao domicílio na saúde mental e sobrecarga do cuidador informal"
Arguente principal
|
Margarida Eugénio de Oliveira (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2022/12/06 | "Crianças de ontem e adultos de amanhã: Um olhar sobre o impacto da vitimização infantil na vinculação e autocompaixão no
adulto"
Arguente principal
|
Marta Maria de Alvorão Aracanjo (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
|
2021/11/09 | “How different are fathers and mothers? A comparative study about parents' involvement, parents' sensitivity, infant patterns
of regulatory behavior with parents, and their impact on infant attachment”
Arguente principal
|
Ana Rita Costa Silva Gonçalves Almeida (Outro)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2021/09/22 | “Mothers’ and Fathers’ gender-related behaviors, beliefs, and attitude”
Arguente principal
|
Yim Yanis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/06/08 - Atual | Avaliação Neuropsicológica da Criança | 2º Ciclo de Estudos em Ciências Forenses | Universidade do Porto, Portugal |
2010 - Atual | Neuropsychological Assessment and Rehabilitation in Children and Adolescents | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal | |
2023 - 2024 | Laboratórios de Psicologia do Desenvolvimento | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Maia, Portugal |
2023 - 2024 | Metodologia da Investigação I | Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação | Universidade da Maia, Portugal |
2023 - 2024 | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Licenciatura em Psicologia | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | Contextos de Desenvolvimento Humano | Licenciatura em Psicologia | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | Psicopatologia | Licenciatura em Psicologia | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | Métodos de Investigação em Psicologia Clínica | Mestrado em Psicologia Clínica | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | Métodos de Investigação e Análise de Dados | Doutoramento em Psicologia Aplicada: Saúde e Bem-Estar | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | Estatística | Licenciatura em Psicologia | Universidade Lusíada Porto, Portugal |
2023 - 2024 | Métodos de Observação e Entrevista | Licenciatura em Psicologia | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | Técnicas Avançadas de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos | Mestrado em Gestão de Recursos Humanos | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | Psicologia Cognitiva | Licenciatura em Psicologia | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2023 - 2024 | Projeto de Investigação em Psicologia Clínica | Mestrado em Psicologia Clínica | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Licenciatura em Psicologia | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Contextos de Desenvolvimento Humano | Licenciatura em Serviço Social | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Psicologia | Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Processos Cognitivos I | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Maia, Portugal |
2022 - 2023 | Metodologia da Investigação I | Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação | Universidade da Maia, Portugal |
2022 - 2023 | Metodologia da Investigação I | Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde | Universidade da Maia, Portugal |
2022 - 2023 | Psicopatologia | Licenciatura em Psicologia | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Métodos de Observação e Entrevista | Licenciatura em Psicologia | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Avaliação e Intervenção nas Perturbações da Comunicação e da Linguagem | Mestrado em Psicologia Escolar e da Educação | Universidade da Maia, Portugal |
2022 - 2023 | Técnicas de Resolução de Conflitos | Licenciatura em Psicologia | Universidade da Maia, Portugal |
2022 - 2023 | Métodos Psicológicos | Licenciatura em Psicologia | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Psicometria | Licenciatura em Psicologia | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2022 - 2023 | Projeto de Investigação em Psicologia Clínica | Mestrado em Psicologia Clínica | Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal |
2016 - 2016 | “Infants Processing of Emotional Stimuli using Eye-Tracking Measures” & “Infants and Mothers Visual Processing of Emotional Faces" | Mestrado integrado em psicologia | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2012 - 2012 | Developmental Trajectories of Executive Functions in Children | Mestrado em Psicologia | Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | Society for Research in Child Development | Association member |
2017 - Atual | Social & Affective Neuroscience Society | Association member |
2017 - Atual | Cognitive Neuroscience Society | Association member |
2017 - Atual | Association for Psychological Science | Association member |
2017 - Atual | ICIS (International Congress of Infant Studies) Society | Association member |
2017 - Atual | Society for Neuroscience | Association member |
2017 - Atual | Organization for Human Brain Mapping | Association member |
2017 - Atual | European Society for Cognitive and Affective Neuroscience | Association member |
2017 - Atual | Portuguese Association for Experimental Psychology | Association member |
2012/07/03 - Atual | Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portuguese Psychological Association) | Association member |
Distinções
Prémio
2019 | Prémio de Mérito Científico
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil
|
Outra distinção
2024 | Um dos dez artigos mais citados em 2022 na revista Infancy (top 10 most-cited papers published in Infancy in 2022) |
2024 | Artigo publicado na revista Neuroscience é um dos artigos mais vistos e com mais downloads nos últimos 3 anos (the article published within the Neuroscience Portfolio is among the topmost viewed and downloaded articles within the past 3 years) |
2018 | FCT Research Grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2016 | Admission to the 6th EERA Spring School |
2013 | FCT Doctoral Grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|
2012 | FCT Research Grant
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|