???global.info.a_carregar???
Marcelo Dumas Hahn.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Marcelo Dumas Hahn

Identificadores de autor

Ciência ID
391C-9188-88FA

Endereços de correio eletrónico

  • marcelo.hahn@fc.up.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2018/09 - 2023/02/10
Concluído
Ensino e Divulgação das Ciências (Doutoramento)
Especialização em Ensino
Universidade do Porto, Portugal
2016/09 - 2018/07/31
Concluído
Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
18
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2025/02 - 2025/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal
2024/05/02 - 2024/07/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade da Beira Interior, Portugal
Universidade da Beira Interior Faculdade de Ciências, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marcelo Hahn; Mariana Balaton; Paulo Simeão Carvalho. "EXPLORING LIGHT SPEED, REFRACTION AND DISPERSION WITH OZOBOTS: A HANDS-ON APPROACH TO SCIENCE EDUCATION". 2024.
    10.21125/edulearn.2024.1700
Artigo em revista
  1. Hahn, Marcelo; Carvalho, Paulo Simeão; Cruz, Frederico; Rodrigues, Marcelo. "Teaching colour addition with a STEM educational resource based on Arduino and Processing Development Environment". Journal of Physics: Conference Series 2693 1 (2024): 012005. http://dx.doi.org/10.1088/1742-6596/2693/1/012005.
    Publicado • 10.1088/1742-6596/2693/1/012005
  2. Paulo Simeão Carvalho; Marcelo Dumas Hahn. "Standing waves on holidays". Physics Education (2023): https://doi.org/10.1088/1361-6552/acfbd5.
    10.1088/1361-6552/acfbd5
  3. Hahn, M. D.; Carvalho, Paulo Simeão. Autor correspondente: Carvalho, Paulo Simeão. "Implementation of a STEAM education project in a private portuguese basic school during SARS-COV-2 pandemic". Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências 1 1 (2022): https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/impacto/article/view/67709/42273.
    Acesso aberto • Publicado • 10.12957/impacto.2022.67709
  4. Hahn, M. D.; Carvalho, P. S.. "Identificação de concepções errôneas em mecânica através de atividades experimentais baseadas em vídeo (AEBV)". Revista Pesquisa E Debate Em Educação 8 2 (2018): 399-421. https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31182.
    Publicado
  5. Dechoum, K.; Hahn, M. D.; Vallejos, R. O.; Khoury, A. Z.. "Semiclassical Wigner distribution for a two-mode entangled state generated by an optical parametric oscillator". Physical Review A 81 4 (2010): http://dx.doi.org/10.1103/physreva.81.043834.
    Publicado • 10.1103/physreva.81.043834
Resumo em conferência
  1. Hahn, Marcelo; Carvalho, Paulo Simeão. "STEM PROJECTS IN A MIDDLE SCHOOL: A PATH TO STIMULATE CREATIVITY IN YOUNG STUDENTS". Trabalho apresentado em EDULEARN20 Proceedings, 2020.
    10.21125/edulearn.2020.1858
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2024/07/18 UTILIZAÇÃO DE SIMULAÇÕES PARA O ENSINO DA TERMODIN MICA NA UNIVERSIDADE NACIONAL TIMOR LOROSA’E: uma proposta para o ensino e aprendizagem da Física no Departamento do Ensino de Física.
Coorientador
Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2023/09/01 - 2024/07/10 Estudo da aplicação do Photonics Explorer Kit para alunos do 8.º Ano do Ensino Básico como instrumento motivacional em atividade extracurricular
Orientador
Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/07/08 - 2024/07/10 Atividades do IX Encontro da Casa das Ciências, subordinado ao tema Impacto da Inteligência Artificial no Ensino. Vantagens e riscos,
Encontro
IX Encontro da Casa das Ciências
Universidade de Aveiro, Portugal
2024/07/09 - 2024/07/09 Oficina Experimentar a Física e a Química com as "mãos na massa". https://www.casadasciencias.org/9encontrointernacional/wkd2_1.php
Oficina (workshop)
IX Encontro da Casa das Ciências
Universidade de Aveiro, Portugal