Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Maria Mendonça Santos de Paiva Boléo
Nomes de citação
- Boléo, Ana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 3A19-7922-0FE9
- ORCID iD
- 0000-0002-0714-4520
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Alemão | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Português (Idioma materno) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022
Concluído
|
Administração e Gestão em Educação (Pós-Graduação)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
|
2018
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação e Interculturalidade
Universidade Aberta, Portugal
"A importância da formação intercultural para a docência de português língua estrangeira/ língua segunda a adultos, em contexto
de ensino superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2012
Concluído
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira) (Mestrado)
Especialização em Dinâmicas Interculturais
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Todos diferentes, todos iguais - Um percurso de aproximação pela semelhança" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1999 - 2004
Concluído
|
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2019 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
2016 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2013 - 2019 | Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2005 - 2015 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa, Portugal |
2005 - 2011 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal |
2008 - 2010 | Leitor (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023 - 2024 | Projeto 3AS (Anular o Abandono, Aumentar o Sucesso)
ID 4- Pasta 53380
Investigador
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Concluído
|
2005 - 2009 | Projeto de Equivalência de Habilitações Académicas e Profissionais a Médicos e Enfermeiros Imigrantes
NA
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2021 | PLE em Contexto
NA
Investigador
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/28 | Avaliação em Português língua não materna: Livro de Testes A1-A2-B1 | Conferência De cada língua se ouvem outras: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas
CLiC - Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/12/04 | O professor transformativo na aula de PFOL | Colóquio de Materiais Didáticos de PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas)
Instituto Guimarães Rosa México, Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Universidade Nacional Autónoma de México e Instituto
Politécnico Nacional (Cidade do México, México)
|
2023/06/20 | Oralidade no ensino de Português Língua Não Materna - Documentos de Referência e Diferenciação Pedagógica | Congresso Internacional Ensino, Formação e Investigação (Comemoração do XX Aniversário do Mestrado em Português Língua Segunda
e Estrangeira da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
Mestrado em Português Língua Segunda e Estrangeira da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/06/19 | Por Falar Nisso (Apresentação de projetos editoriais) | Congresso Internacional Ensino, Formação e Investigação (Comemoração do XX Aniversário do Mestrado em Português Língua Segunda
e Estrangeira da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
Mestrado em Português Língua Segunda e Estrangeira da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/08/05 | De uma vez por todas: explicações gramaticais online a partir de erros reais | XI EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino de Português!
AOTP - American Organization of Teachers of Portuguese, Harvard University (Online, Estados Unidos)
|
2022/06/24 | A Arte Ecológica e o Ensino de PLE: que implicações para a consciencialização ambiental de estudantes Erasmus? | Conferência De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo
CLiC - Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (Online, Portugal)
|
2021/11/26 | Como abordar a oralidade? | Ciclo Webinars Lidel – Português Língua Estrangeira
Lidel (Online, Portugal)
|
2021/06/25 | O mentorado como estratégia para desenvolvimento de competências linguísticas e culturais | Aprender Línguas Estrangeiras em Tempo de Pandemia: Desafios e Oportunidades
CLIC - Centro de Línguas do Instituto Politécnico de Lisboa (Online, Portugal)
|
2021/03/29 | Benefits from a mentoring online program in Portuguese as a Foreign Language learning | AULC Conference 2021 - University of Leeds [Digital] Practitioners, Pedagogy and Policy
University of Leeds (Online, Reino Unido)
|
2021/03/27 | Aprendizagem entre pares: Mentorado num curso de Português Língua Estrangeira: da Sala de Aula a uma Sala Zoom | I Congresso de Português como Língua Estrangeira
Columbia University New York (Online, Estados Unidos)
|
2020/11/05 | A Oralidade – da compreensão à expressão | III Congresso e VII Encontro de Professores de Língua Portuguesa da Venezuela
Coordenação do Ensino de Português na Venezuela (Camões, I.P., Instituto da Cooperação e da Língua) (Online, Venezuela)
|
2019/12/06 | Aprendizagem entre pares: Mentorado num curso de Português Língua Estrangeira | 9º Encontro do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais - Diversidades, Educação e Inclusão, Escola Superior de Educação
de Lisboa
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (Online, Portugal)
|
2018/10 | O mentorado num curso de PLE: estudo exploratório | V Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa
Universidade de Helsínquia (Helsínquia, Finlândia)
|
2012/11/17 | As formas de tratamento no português europeu: uso e evolução | VI Jornadas de Língua Portuguesa e Cultura Lusófona da APPEX – Asociación del Profesorado de Portugués de Extremadura
Facultad de Biblioteconomía de Badajoz (Badakoz, Espanha)
|
2012/11/08 | A importância da formação em pedagogia intercultural para a docência de PLE e PL2 | Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2009/10/15 | Percursos de formação em PLE na área da Saúde | I Congresso Internacional Portugal/Brasil - Relações Linguísticas e Culturais
Universidade de Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2007/05/04 | Sessão de demonstração do processo de validação de produtos EQUAL em Portugal, através da apresentação do Kit-pedagógico para a aprendizagem do português para enfermeiros/as imigrantes | Sessão de demonstração do processo de validação de produtos EQUAL em Portugal
EQUAL (European Union) (Lisboa, Portugal)
|
2005/06/20 | Expressões Idiomáticas no Ensino de PLE? | III Jornadas de Língua e Cultura Portuguesa - 20 Anos em Prol da Língua Portuguesa no Mundo
Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2007/11/26 - 2007/12/02 | Planning Team e Formadora no seminário intitulado Challenging Ourselves to work in Inner-City Communities, que decorreu em
França, no âmbito de ações de formação para dirigentes da WAGGGS (World Association of Girl Guides and Girl Scouts) e WOSM
(World Organization of Scout Movement).
A WAGGGS é a maior associação mundial de mulheres voluntárias, contando com 10 milhões de associadas.
A WOSM é a maior associação de voluntários do mundo, contando com cerca de 45 milhões de associados. (2007/11/26 - 2007/12/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/17 - Atual | Oficina: Cuida da língua antes que te trate da saúde! Semana de Acolhimento e Integração aos Novos Estudantes, realizada na
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Oficina (workshop)
|
Semana de Acolhimento e Integração aos Novos Estudantes
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2024/06/28 - Atual | Moderação da Sessão Paralela 2, na Conferência De cada língua se ouvem outras: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem
das línguas, organizada pelo CLiC - Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa.
Conferência
|
De cada língua se ouvem outras: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2023/12/06 - Atual | Mesa Redonda: Redes sociais ao serviço do ensino da língua portuguesa
Oficina (workshop)
|
Colóquio de Materiais Didáticos de PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
|
2022/06/24 - Atual | Moderação da Sessão Paralela 3, na Conferência De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal
e no mundo, organizada pelo CLiC - Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa
Conferência
|
De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2022/05/05 - Atual | Oficina: De uma vez por todas - dicas para evitar erros de português frequentes. Celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa
Oficina (workshop)
|
Celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
|
2016 - Atual | Representação do Instituto Politécnico de Setúbal na Futurália, através de uma apresentação sobre os CTeSP - Cursos Técnicos
Superiores Profissionais
Encontro
|
Futurália
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2012 - 2012 | Mesa Redonda: Las formas de tratamiento en el portugués europeo: uso y evolución
Mesa-redonda
|
VI Jornadas de Língua Portuguesa e Cultura Lusófona da APPEX – Asociación del Profesorado de Portugués de Extremadura
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
|
2009 - 2009 | Mesa Redonda: Laboratório de PLE para Áreas Técnicas
Mesa-redonda
|
19º Salão Português de Línguas e Culturas
Expolíngua, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/12/17 | As histórias da literatura infantojuvenil no desenvolvimento da compreensão oral
Presidente do júri
|
Sofia Viana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2024/12/02 | Diversidade Cultural nas Escolas Portuguesas
Orientador
|
Sandra Fernandes (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2024/07/15 | Memórias de integração: desafios linguísticos e culturais de um jovem cabo-verdiano em Portugal
Orientador
|
Maria Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2024/05/09 | O outro lado da guerra. Ensino do português como língua não materna a uma aluna ucraniana do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino
básico
Orientador
|
Andreia Guerreiro (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023/10/31 | Multiculturalismo, o caso dos alunos de etnia cigana. Conceções e práticas de professores do 1º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Nuna Gonçalves (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2023/09/20 | O ensino do Português Língua de Acolhimento e a inclusão de alunos imigrantes: um estudo de caso numa escola, na cidade do
Porto
Arguente principal
|
Anabela Lobão (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/07/31 | Um estaleiro de escrita no 4.º ano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
Arguente principal
|
Margarida Pedro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
|
2022/09/29 | A Contribuição da Educação Literária no Fortalecimento da Aprendizagem da Escrita na Língua Portuguesa em alunos do 1.º ano
do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Márcia Laurêncio (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020/09/23 | Multiculturalidade: uma realidade desafiante
Arguente principal
|
Cláudia Antunes (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
2020/07/23 | A importância do desenvolvimento da Linguagem em creche. Percursos Possíveis
Arguente principal
|
Vanessa Nunes (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024/06/28 - Atual | Conferência De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas | Online |
2023/04/28 - 2023/04/30 | Conferência PLURI 2023 – Português como Língua Pluricêntrica: conceitos e implicações em sala de aula | Departamento de Português da Universidade de Macau e Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de São José |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/01/12 - Atual | Avaliação Externa da Licenciatura em Língua Portuguesa e Chinesa (Comunicação e Negócios) e da Licenciatura em Tradução Português-Chinês, do Departamento de Línguas e Cultura (DLC) da Faculdade de Artes e Humanidades (FAH) da Universidade de São José (USJ), Macau | |
2023 - Atual | Revisão Linguística e Literária do livro: Teaching To be – Rumo ao Bem-Estar. Livro do Professor. Projeto Erasmus KA3: Teaching To be - Supporting Teachers' Professional Growth and Wellbeing in the Field of Social and Emotional Learning. Cofinanciamento: Creative Europe Programme of the European Union | European Union, Bélgica |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/03/31 - Atual | Páginas de Português | Oralidade no ensino de Português Língua Estrangeira |
2024/03/08 - Atual | Língua de Todos | Oralidade no ensino de Português Língua Estrangeira |
2020/11/29 - Atual | Páginas de Português | Como abordar a oralidade no ensino de Português Língua Estrangeira |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Prova de Avaliação dos Conhecimentos para alunos que tenham concluído (ou venham a concluir) o nível ensino secundário de educação por vias profissionalizantes ou em cursos artísticos especializados | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2021 - Atual | Prova de Ingresso para o Estudante Internacional - Português (Código 18) | Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal |
2020 - 2021 | Provas de Avaliação de conhecimentos básicos e específicos na área da Língua Portuguesa para os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior através do estatuto de estudante internacional | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Distinções
Prémio
2022 | European Innovative Teaching Award - Selo Europeu para as Línguas (SEL) |
Outra distinção
2023 | 26 anos de Ciberdúvidas |