???global.info.a_carregar???
PhD in Education and Interculturality, with a Master's and Bachelor's degree in Portuguese Language and Culture (as a Foreign Language). Currently a professor at various higher education institutions in Portugal, she has extensive experience in curriculum design and the development of teaching materials. She is also a teacher trainer and the author of numerous scientific articles, actively participating in national and international conferences. As the author of textbooks for Portuguese as a Non-Native Language, she is an integrated researcher at CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies) at Nova University Lisbon and Porto. She maintains an active presence on social media platforms, particularly TikTok, where she produces videos featuring grammatical explanations based on real errors and questions. Additionally, she authored the children's book A Fantástica Casa Amarela, inspired by her personal adoption story.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Maria Mendonça Santos de Paiva Boléo

Nomes de citação

  • Boléo, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
3A19-7922-0FE9
ORCID iD
0000-0002-0714-4520

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2022
Concluído
Administração e Gestão em Educação (Pós-Graduação)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2018
Concluído
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Educação e Interculturalidade
Universidade Aberta, Portugal
"A importância da formação intercultural para a docência de português língua estrangeira/ língua segunda a adultos, em contexto de ensino superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012
Concluído
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira) (Mestrado)
Especialização em Dinâmicas Interculturais
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Todos diferentes, todos iguais - Um percurso de aproximação pela semelhança" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1999 - 2004
Concluído
Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2019 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2016 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2013 - 2019 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2005 - 2015 Leitor (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2005 - 2011 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior Técnico, Portugal
2008 - 2010 Leitor (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023 - 2024 Projeto 3AS (Anular o Abandono, Aumentar o Sucesso)
ID 4- Pasta 53380
Investigador
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Concluído
2005 - 2009 Projeto de Equivalência de Habilitações Académicas e Profissionais a Médicos e Enfermeiros Imigrantes
NA
Universidade de Lisboa, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2018 - 2021 PLE em Contexto
NA
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Boléo, Ana. "A importância da aprendizagem de línguas estrangeiras", Educar para o século XXI | Artigos de opinião. ISEC Lisboa. Escola de Educação e Desenvolvimento Humano, 2023, https://www.iseclisboa.pt/index.php/pt/2019-06-21-10-03-53/escolas/escola-de-educacao-e-desenvolvimento-humano.
Artigo em conferência
  1. Boléo, Ana; Costa, Ana Luísa; Silva, Carolina. "Oficina de português para fins académicos". 2018.
Artigo em revista
  1. Boléo, Ana; Antónia Estrela; Vanda Magarreiro; Inês Gama. "The contribution of PFL teaching to the perceptions and practices of environmental sustainability". The Future of Language Education in an Increasingly Digital World: Embracing Change - Selected Papers of CercleS 2022 (2024): 72-88.
    Publicado
  2. Ana Boléo. "Oralidade no ensino de Português Língua Não Materna". Palavras (2023): http://dx.doi.org/10.61248/palavras.vi60-61.171.
    10.61248/palavras.vi60-61.171
  3. Ana Almeida; Ana Boléo; Ricardo Machado. "Cooperação Internacional e Formação de Professores: relatos de uma experiência num Colégio no Lubango". Medi@ções (2023): Vol. 11 N.º 2 (2023)-Vol. 11 N.º 2 (2023). https://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/394.
    10.60546/MO.V11I2.394
  4. Ana Boléo; Rita Dourado. "Oralidade: Produção e interação no ensino de Português Europeu como Língua Estrangeira a adultos". Veredas - Revista de Estudos Linguísticos (2022): https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.37980.
    10.34019/1982-2243.2022.v26.37980
  5. Antónia Estrela; Patrícia Santos Ferreira; Ana Boléo; Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Boléo, Ana. "Peer learning: Mentoring in a Portuguese as a foreign language course". Educational Role of Language Journal 4 (2021): 68-78. https://doi.org/10.36534/erlj.2020.02.07.
    10.36534/erlj.2020.02.07
  6. Boleo, Ana; Ana Boleo. "Conversas em Português: estratégia de interação oral entre estudantes Erasmus e portugueses em tempo de pandemia/COVID-19". H2D|Revista de Humanidades Digitais 2 2 (2020): https://doi.org/10.21814/h2d.2865.
    10.21814/h2d.2865,title
Capítulo de livro
  1. Estrela, Antónia; Ferreira, Patrícia; Boléo, Ana. "Aprendizagem entre pares: mentorado num curso de português língua estrangeira". Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa, 2021.
    10.34629/ipl.eselx.cap.livros.095
Livro
  1. Ana Boléo. Testes de Português A1/A2. Portugal. 2024.
  2. Ana Boléo; Rita Dourado. Por Falar Nisso. Portugal. 2019.
  3. Ana Boléo; José Vítor Adragão; Maria do Mar Adragão; Ana Rita Pereira. Palavras à Solta - Manual de Língua Portuguesa para o 6º ano. Portugal. 2012.
  4. Ana Boléo; José Vítor Adragão; Maria do Mar Adragão; Ana Rita Pereira. Mar de Palavras - Manual de Língua Portuguesa para o 5º ano. Portugal. 2011.
Resumo em conferência
  1. Boléo, Ana; Antónia Estrela; Vanda Magarreiro; Inês Gama. "Percursos didáticos para a consciencialização ambiental em aulas de PLE". Trabalho apresentado em XXXI Encontro AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa) – Globalização e Saúde, Coimbra, 2023.
    Publicado
  2. Boléo, Ana. "Projeto: O Lobo que queria mudar de cor". Trabalho apresentado em III Encontro A formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade de Évora, Évora, 2022.
    Publicado • Editor
Tese / Dissertação
  1. Boléo, Ana Maria Mendonça Santos de Paiva. "A importância da formação intercultural para a docência de português língua estrangeira/língua segunda a adultos, em contexto de ensino superior". Doutoramento, 2018. http://hdl.handle.net/10400.2/7729.
  2. Boléo, Ana. "Todos diferentes, todos iguais: um percurso de aproximação pela semelhança". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10451/6123.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/06/28 Avaliação em Português língua não materna: Livro de Testes A1-A2-B1 Conferência De cada língua se ouvem outras: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas
CLiC - Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/12/04 O professor transformativo na aula de PFOL Colóquio de Materiais Didáticos de PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas)
Instituto Guimarães Rosa México, Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Universidade Nacional Autónoma de México e Instituto Politécnico Nacional (Cidade do México, México)
2023/06/20 Oralidade no ensino de Português Língua Não Materna - Documentos de Referência e Diferenciação Pedagógica Congresso Internacional Ensino, Formação e Investigação (Comemoração do XX Aniversário do Mestrado em Português Língua Segunda e Estrangeira da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
Mestrado em Português Língua Segunda e Estrangeira da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/06/19 Por Falar Nisso (Apresentação de projetos editoriais) Congresso Internacional Ensino, Formação e Investigação (Comemoração do XX Aniversário do Mestrado em Português Língua Segunda e Estrangeira da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
Mestrado em Português Língua Segunda e Estrangeira da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/08/05 De uma vez por todas: explicações gramaticais online a partir de erros reais XI EMEP - Encontro Mundial sobre o Ensino de Português!
AOTP - American Organization of Teachers of Portuguese, Harvard University (Online, Estados Unidos)
2022/06/24 A Arte Ecológica e o Ensino de PLE: que implicações para a consciencialização ambiental de estudantes Erasmus? Conferência De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo
CLiC - Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa (Online, Portugal)
2021/11/26 Como abordar a oralidade? Ciclo Webinars Lidel – Português Língua Estrangeira
Lidel (Online, Portugal)
2021/06/25 O mentorado como estratégia para desenvolvimento de competências linguísticas e culturais Aprender Línguas Estrangeiras em Tempo de Pandemia: Desafios e Oportunidades
CLIC - Centro de Línguas do Instituto Politécnico de Lisboa (Online, Portugal)
2021/03/29 Benefits from a mentoring online program in Portuguese as a Foreign Language learning AULC Conference 2021 - University of Leeds [Digital] Practitioners, Pedagogy and Policy
University of Leeds (Online, Reino Unido)
2021/03/27 Aprendizagem entre pares: Mentorado num curso de Português Língua Estrangeira: da Sala de Aula a uma Sala Zoom I Congresso de Português como Língua Estrangeira
Columbia University New York (Online, Estados Unidos)
2020/11/05 A Oralidade – da compreensão à expressão III Congresso e VII Encontro de Professores de Língua Portuguesa da Venezuela
Coordenação do Ensino de Português na Venezuela (Camões, I.P., Instituto da Cooperação e da Língua) (Online, Venezuela)
2019/12/06 Aprendizagem entre pares: Mentorado num curso de Português Língua Estrangeira 9º Encontro do Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais - Diversidades, Educação e Inclusão, Escola Superior de Educação de Lisboa
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais (Online, Portugal)
2018/10 O mentorado num curso de PLE: estudo exploratório V Jornadas Pedagógicas de Língua Portuguesa
Universidade de Helsínquia (Helsínquia, Finlândia)
2012/11/17 As formas de tratamento no português europeu: uso e evolução VI Jornadas de Língua Portuguesa e Cultura Lusófona da APPEX – Asociación del Profesorado de Portugués de Extremadura
Facultad de Biblioteconomía de Badajoz (Badakoz, Espanha)
2012/11/08 A importância da formação em pedagogia intercultural para a docência de PLE e PL2 Seminário de Investigação Entre a Teoria, os Dados e o Conhecimento
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2009/10/15 Percursos de formação em PLE na área da Saúde I Congresso Internacional Portugal/Brasil - Relações Linguísticas e Culturais
Universidade de Beira Interior (Covilhã, Portugal)
2007/05/04 Sessão de demonstração do processo de validação de produtos EQUAL em Portugal, através da apresentação do Kit-pedagógico para a aprendizagem do português para enfermeiros/as imigrantes Sessão de demonstração do processo de validação de produtos EQUAL em Portugal
EQUAL (European Union) (Lisboa, Portugal)
2005/06/20 Expressões Idiomáticas no Ensino de PLE? III Jornadas de Língua e Cultura Portuguesa - 20 Anos em Prol da Língua Portuguesa no Mundo
Departamento de Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2007/11/26 - 2007/12/02 Planning Team e Formadora no seminário intitulado Challenging Ourselves to work in Inner-City Communities, que decorreu em França, no âmbito de ações de formação para dirigentes da WAGGGS (World Association of Girl Guides and Girl Scouts) e WOSM (World Organization of Scout Movement). A WAGGGS é a maior associação mundial de mulheres voluntárias, contando com 10 milhões de associadas. A WOSM é a maior associação de voluntários do mundo, contando com cerca de 45 milhões de associados. (2007/11/26 - 2007/12/02)
Oficina (workshop) (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09/17 - Atual Oficina: Cuida da língua antes que te trate da saúde! Semana de Acolhimento e Integração aos Novos Estudantes, realizada na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Oficina (workshop)
Semana de Acolhimento e Integração aos Novos Estudantes
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2024/06/28 - Atual Moderação da Sessão Paralela 2, na Conferência De cada língua se ouvem outras: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas, organizada pelo CLiC - Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa.
Conferência
De cada língua se ouvem outras: a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2023/12/06 - Atual Mesa Redonda: Redes sociais ao serviço do ensino da língua portuguesa
Oficina (workshop)
Colóquio de Materiais Didáticos de PFOL (Português para Falantes de Outras Línguas)
Universidad Nacional Autónoma de México, México
2022/06/24 - Atual Moderação da Sessão Paralela 3, na Conferência De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo, organizada pelo CLiC - Centro de Línguas e Cultura do Instituto Politécnico de Lisboa
Conferência
De cada língua se ouvem outras: o ensino de línguas estrangeiras em Portugal e no mundo
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2022/05/05 - Atual Oficina: De uma vez por todas - dicas para evitar erros de português frequentes. Celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa
Oficina (workshop)
Celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2016 - Atual Representação do Instituto Politécnico de Setúbal na Futurália, através de uma apresentação sobre os CTeSP - Cursos Técnicos Superiores Profissionais
Encontro
Futurália
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012 - 2012 Mesa Redonda: Las formas de tratamiento en el portugués europeo: uso y evolución
Mesa-redonda
VI Jornadas de Língua Portuguesa e Cultura Lusófona da APPEX – Asociación del Profesorado de Portugués de Extremadura
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha
2009 - 2009 Mesa Redonda: Laboratório de PLE para Áreas Técnicas
Mesa-redonda
19º Salão Português de Línguas e Culturas
Expolíngua, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/12/17 As histórias da literatura infantojuvenil no desenvolvimento da compreensão oral
Presidente do júri
Sofia Viana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2024/12/02 Diversidade Cultural nas Escolas Portuguesas
Orientador
Sandra Fernandes (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2024/07/15 Memórias de integração: desafios linguísticos e culturais de um jovem cabo-verdiano em Portugal
Orientador
Maria Oliveira (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2024/05/09 O outro lado da guerra. Ensino do português como língua não materna a uma aluna ucraniana do 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico
Orientador
Andreia Guerreiro (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2023/10/31 Multiculturalismo, o caso dos alunos de etnia cigana. Conceções e práticas de professores do 1º ciclo do ensino básico
Orientador
Nuna Gonçalves (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2023/09/20 O ensino do Português Língua de Acolhimento e a inclusão de alunos imigrantes: um estudo de caso numa escola, na cidade do Porto
Arguente principal
Anabela Lobão (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023/07/31 Um estaleiro de escrita no 4.º ano: reportagem, notícias e crónicas sobre uma visita de estudo
Arguente principal
Margarida Pedro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2022/09/29 A Contribuição da Educação Literária no Fortalecimento da Aprendizagem da Escrita na Língua Portuguesa em alunos do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Márcia Laurêncio (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020/09/23 Multiculturalidade: uma realidade desafiante
Arguente principal
Cláudia Antunes (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2020/07/23 A importância do desenvolvimento da Linguagem em creche. Percursos Possíveis
Arguente principal
Vanessa Nunes (Mestrado)
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/06/28 - Atual Conferência De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas Online
2023/04/28 - 2023/04/30 Conferência PLURI 2023 – Português como Língua Pluricêntrica: conceitos e implicações em sala de aula Departamento de Português da Universidade de Macau e Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de São José

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024/01/12 - Atual Avaliação Externa da Licenciatura em Língua Portuguesa e Chinesa (Comunicação e Negócios) e da Licenciatura em Tradução Português-Chinês, do Departamento de Línguas e Cultura (DLC) da Faculdade de Artes e Humanidades (FAH) da Universidade de São José (USJ), Macau
2023 - Atual Revisão Linguística e Literária do livro: Teaching To be – Rumo ao Bem-Estar. Livro do Professor. Projeto Erasmus KA3: Teaching To be - Supporting Teachers' Professional Growth and Wellbeing in the Field of Social and Emotional Learning. Cofinanciamento: Creative Europe Programme of the European Union European Union, Bélgica

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/03/31 - Atual Páginas de Português Oralidade no ensino de Português Língua Estrangeira
2024/03/08 - Atual Língua de Todos Oralidade no ensino de Português Língua Estrangeira
2020/11/29 - Atual Páginas de Português Como abordar a oralidade no ensino de Português Língua Estrangeira

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023 - Atual Prova de Avaliação dos Conhecimentos para alunos que tenham concluído (ou venham a concluir) o nível ensino secundário de educação por vias profissionalizantes ou em cursos artísticos especializados Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2021 - Atual Prova de Ingresso para o Estudante Internacional - Português (Código 18) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2020 - 2021 Provas de Avaliação de conhecimentos básicos e específicos na área da Língua Portuguesa para os estudantes que pretendem ingressar no ensino superior através do estatuto de estudante internacional Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
Distinções

Prémio

2022 European Innovative Teaching Award - Selo Europeu para as Línguas (SEL)

Outra distinção

2023 26 anos de Ciberdúvidas