???global.info.a_carregar???
Luís Neiva is a Portuguese singer and researcher in the field of Historical Musicology. In 2023 he completed a Master's Degree in Advanced Vocal Ensemble Studies at the renowned Schola Cantorum Basiliensis (Switzerland), after having completed a Master's Degree in Early Music Performance (Renaissance Romantic) at the same institution in 2022. He is currently a PhD student in Musical Sciences at NOVA FCSH, a scholarship holder from the Foundation for Science and Technology (Portugal) and a researcher at CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical). He was scientific co-coordinator of the project "AD TENEBRAS: Lamentações e Responsórios para os Ofícios das Trevas no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra 1550 1630" organised by the ensemble Capella Sanctae Crucis and funded by DGArtes and the Caixa Cultura initiative in 2023. Luís regularly performs with ensembles from the field of Historically Informed Practices , such as Arte Mínima, Capella Sanctae NikanOmpa, Concert de la Reine, thélème, Accademia Barroca Lucernensis, among others. As a researcher, his main focus of interest is on the relationship between Historical Musicology and the fields of Philosophy, Psychoanalysis and Radical Theology.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luís Neiva

Nomes de citação

  • Neiva, Luís

Identificadores de autor

Ciência ID
3E1F-7924-8047
ORCID iD
0000-0003-0779-0335

Endereços de correio eletrónico

  • luisandreneiva@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • (+351) 965665370 (Profissional)

Moradas

  • Rua Padre Avelino Alves, 105, 4740-016, Antas, Esposende, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Alemão Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/10/01 - 2027/10/01
Em curso
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Musicologia Histórica
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Polifonia Ibérica Renascentista - Corrupção e Transcendência do Sagrado" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2022/01/23 - 2023/04/21
Concluído
Master in Advanced Studies - Advanced Vocal Ensemble Studies (Master)
Fachhochschule Nordwestschweiz Schola Cantorum Basiliensis, Suiça
"Catharsis - Trauma and aesthetic experience in Polyphony" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2019/09/01 - 2022/08/31
Concluído
Master of Arts in Musical Performance - Singing (Master)
Especialização em Early Music (Renaissance - Romantic)
Fachhochschule Nordwestschweiz Schola Cantorum Basiliensis, Suiça
"Lamentatio - Portuguese Music for the Holy Week in the XVI century" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2018/09/01 - 2019/07/01
Concluído
Estudos Avançados em Polifonia (Pós-Graduação)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
17
2011/09/01 - 2015/07/01
Concluído
Música (Licenciatura)
Especialização em Canto
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
16
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/01/01 - 2018/08/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola de Música Amadeus, Portugal
Escola de Música Amadeus, Portugal
2016/09/01 - 2017/07/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia de Música de Viatodos, Portugal
Academia de Música de Viatodos, Portugal
2016/01/01 - 2017/06/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Academia de Música da Fortaleza de Valença, Portugal
Academia de Música da Fortaleza de Valença, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/10/01 - Atual Polifonia Ibérica Renascentista - Corrupção e transcendência do sagrado
2023.05264.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/09/01 - 2022/09/30 Projecto Lost & Found - CESEM
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/10/01 - 2023/07/30 AD TENEBRAS: Lamentações e Responsórios para os Ofícios das Trevas no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra 1550-1630
Co-Coordenador Científico
Universidade de Coimbra Instituto de Estudos Clássicos, Portugal
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes

Caixa Geral de Depositos
Em curso
Produções

Artística / Interpretação

Gravação áudio
  1. Neiva, Luís; Thèleme (Produtor). 2021. "Nymphes des Bois - Josquin Desprez". In Baisiez moy, Aparté.
  2. Neiva, Luís. 2019. "Berlioz: La Damnation de Faust (Coro Gulbenkian)". In Berlioz: La Damnation de Faust (Coro Gulbenkian), Erato.
  3. Neiva, Luís. 2015. "Portuguese Vocal Masterpieces of the XVI and XVII centuries, vol. 1 (Capella Duriensis)". In Portuguese Vocal Masterpieces of the XVI and XVII centuries, vol. 1 (Capella Duriensis), Naxos.
  4. Neiva, Luís; Capella Duriensis (Produtor). 2013. "Música Sacra de Portugal, vol. 1 (Capella Duriensis)". In Música Sacra de Portugal, vol. 1 (Capella Duriensis), Capella Duriensis.
  5. Neiva, Luís; Capella Duriensis (Produtor). 2013. "Western Medieval Carols & Songs of the Eastern Orthodox Church (Capella Duriensis)". In Western Medieval Carols & Songs of the Eastern Orthodox Church (Capella Duriensis), Capella Duriensis.
Interpretação musical
  1. J.S. Bach - BWV 4 e BWV 37 (Misericordiae Ensemble). 2023.
    Baixo
  2. Ad Tenebras - Lamentações e Responsórios para a Semana Santa do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, 1530 - 1630 (Capella Sanctae Crucis). 2023.
    Baixo
  3. Nikolaus Matthes: Markuspassion. 2023.
    Baixo
  4. "Si mi voz muriera en tierra" (Ensemble Nikanompa). 2023.
    Baixo
  5. Del Desiderio e della speranze - Le amorose danze di Jehan de Lescurel (Puy de Saint Cyr). 2022.
    Barítono
  6. A música secreta de Vicente Lusitano (ensemble Arte Mínima). 2022.
    Baixo
  7. J.S. Bach: Messe h-Moll, BWV 232 (Accademia Barroca Lucernensis). 2022.
    Baixo
  8. J. S. Bach: Oratória de Natal (Coro e Orquestra XXI). 2021.
    Baixo
  9. Gubaidulina: Lux (Verba Vocalis). 2021.
    Baixo
  10. Gezeiten (Schweizer Vokalkonsort). 2021.
    Baixo
  11. Ad Tenebrae - Feria Quinta in Cena Domini (Capella Sanctae Crucis). 2021.
    Baixo
  12. 200 anos do “Don Giovanni” no Brasil (Divino Sospiro e Americantiga ensemble). 2021.
    Baixo
  13. H. Biber: Missa Salisburgensis (Kantorei Enge). 2021.
    Baixo
  14. Aufbruch?! (Voce Ensemble). 2021.
    Baixo
  15. Charpentier: Te Deum (Le Parlement de Musique). 2021.
    Baixo
  16. Sonderkonzert (ensemble thélème). 2020.
    Baixo
  17. "Magnificat anima mea Dominum" (Accademia Barroca Lucernensis). 2020.
    Baixo
  18. Magnificat 1597. 2020.
    Baixo
  19. Le Banquet (ensemble thélème). 2020.
    Baixo
  20. Resonating Spaces (ensemble Lunovis). 2020.
    Baixo
  21. Die Spinne von Zofingen (Soland Chorkunst). 2019.
    Baixo
  22. Salve Regina (Absolute Vocem Ensemble). 2019.
    Baixo
  23. Requiem de Mozart (Coro Gulbenkian). 2019.
    Baixo
  24. Concerto Mariano (ensemble Moços do Coro). 2019.
    Baixo
  25. Petite Messe Solennelle (ensemble MIVS). 2019.
    Baixo
  26. Concerto a 6 orgãos e Coro (ensemble Voces Caelestes). 2019.
    Baixo
  27. Cantata Criolla (Coro Gulbenkian). 2019.
    Baixo
  28. La Damnation de Faust (Coro Gulbenkian). 2019.
    Baixo
  29. Requiem Duarte Lobo (ensemble Moços do Coro). 2019.
    Baixo
  30. Romeu & Julieta (Coro Gulbenkian). 2019.
    Baixo
  31. Triunfo de Existir (Coro Gulbenkian). 2019.
    Baixo
  32. O Evangelho da Infância (ensemble Moços do Coro). 2019.
    Baixo
  33. Ode Marítima (Coro Gulbenkian). 2018.
    Baixo
  34. Requiem de Verdi (Coro Gulbenkian). 2018.
    Baixo
  35. Viotti dirige Mahler (Coro Gulbenkian). 2018.
    Baixo
  36. Nuper Rosarum Flores (Absolute Vocem Ensemble). 2018.
    Baixo
  37. Da herança à criação (ensemble Moços do Coro). 2018.
    Baixo
  38. Celebrações da Semana Santa (Coro da Sé de Évora). 2018.
    Baixo
  39. Magnificat de Vivaldi (Ensemble Vocal Cantarte). 2017.
    Baixo
  40. Zion Spricht: da cruz ao íntimo do barroco alemão (Absolute Vocem Ensemble). 2017.
    Baixo
  41. Sons da Espiritualidade Cristã (Absolute Vocem Ensemble). 2017.
    Baixo
  42. Peregrinação (Bando de Surunyo). 2017.
    Baixo
  43. Vespro della Beata Vergine (Coro de Câmara e Solistas da ESMAE). 2017.
    Baixo
  44. Canções Bíblicas (Atlantic Coast Orchestra). 2015.
    Baixo
  45. Festival Terras Sem Sombra (ensemble Capella Duriensis). 2014.
    Baixo
  46. Portuguese Polyphony (ensemble Capella Duriensis). 2014.
    Baixo
  47. O Rito Bracarense (ensemble Capella Duriensis). 2014.
    Baixo
  48. Polifonia de Portugal (ensemble Capella Duriensis). 2013.
    Baixo
  49. Música Sacra e Profana em Portugal nos séc. XVI e XVII (ensemble Capella Duriensis). 2013.
    Baixo
  50. Música Sacra e Profana em Portugal nos séc. XVI e XVII (ensemble Capella Duriensis). 2013.
    Baixo