Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Brigite Carvalho Silva
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Silva, Brigite
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4716-3FE7-B363
- ORCID iD
- 0000-0002-3476-7803
Endereços de correio eletrónico
- bcs@esepf.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2017
Concluído
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"A imagem em contexto de educação de infância: um recurso educativo e de documentação pedagógica." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Incluir e diferenciar - uma prática em contextos educativos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Escutar para Transformar. O Processo de Consciencialização de uma Prática Educativa de Qualidade" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"A Continuidade Pedagógica e a Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Intervenção educativa em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico: as aprendizagens no horizonte da ação pedagógica
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"O lúdico na aprendizagem" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Princípios pedagógicos promotores de sucesso educativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Desafios na descoberta de talento(s) " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2015
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"(re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Relatório de Estágio Profissional- "A amizade como essência no processo de ensino-aprendizagem"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Histórias – uma via de comunicação para as aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Intencionalidade, diferenciação e interdisciplinaridade - conceitos essenciais na promoção do desenvolvimento das crianças
" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Educar na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Democracia e comunicação como bastiões pedagógicos " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2014
Concluído
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2011
Concluído
|
Educación, Identidad Y Futuro (Doctor)
Especialização em Didáctica y Organización Escolar
Universidad de Jaén, Espanha
|
|
2006
Concluído
|
Educación, Identidad y Futuro (DEA)
Especialização em Didáctica y Organización Escolar
Universidad de Jaén, Espanha
|
|
2003
Concluído
|
Licenciatura em Educação de Infância (Licenciatura)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
"Não aplicável" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2005 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Membro Conselho Técnico-Científico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | ||
2016 - 2019 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2014 - 2019 | Diretora do Mestrado em Educação Pré-Escolar | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2013 - 2015 | Conselho pedagógico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Responsável pelo Centro de Relações Internacionais | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal | ||
2013 - 2021 | Responsável pela Formação Contínua | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
UID/CED/04114/2019
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
UID/CED/04872/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano
UID/CED/04872/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/11/01 - 2011/10/31 | ANÁLISE DA EXPRESSÃO PLÁSTICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO CURRICULAR
SFRH/BD/43561/2008
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - Atual | A formação prática dos educadores de infância e dos professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico
ESELX/IPL-CIED/2016/A10
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Portugal
|
Em curso
|
2011 - Atual | Competências Transversais dos Professores de Educação Básica (Educação de Infância, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico)
000/
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
|
|
2018 - 2021 | Tchovar | Empurrar pela educação de infância nos bairros de Maputo Moçambique
000
Outra
|
|
2015 - 2020 | Othukumana / Juntos - Reforço das Capacidades da Rede de Educação Pré-Escolar na Província do Niassa
000//
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Livro |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 - 2023 | “Em todos os momentos, eu posso participar” – A participação das crianças no quotidiano educativo da creche e educação pré-escolar.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2023 - 2023 | A autoavaliação na promoção na aprendizagem na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2023 - 2023 | Explorando o brincar na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico: Reflexões pedagógicas.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2023 - 2023 | Além da superfície: Um olhar crítico sobre a interação e participação no brincar da criança.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2023 - 2023 | Explorar o potencial de estratégias de autoavaliação na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022 - 2022 | Explorar o potencial dos portefólios: uma experiência na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2021 | Os portefólios digitais na educação de infância: Perspetivas práticas e desafios.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2021 | (Re)Desenhar a Profissionalidade do educador de infância.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2021 | A participação das crianças em contexto educativo: olhar o presente para projetar o futuro.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2021 - 2021 | Pedagogia e participação em contexto de creche: a influência nas dimensões pedagógicas.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020 - 2020 | As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020 - 2020 | O papel pedagógico da música: retrato de um projeto de intervenção.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2020 | As potencialidades do portefólio de crianças para a reflexão sobre os processos e produtos nas artes visuais
Orientador
|
|
2019 - 2020 | O papel pedagógico da música: retrato de um projeto de intervenção.
Orientador
|
|
2019 - 2019 | Os portefólios das crianças como um instrumento potenciador da aprendizagem.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2019 | A promoção da reflexão sobre a aprendizagem nas crianças.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2019 | A exploração sensorial na creche: Práticas e perceções.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2019 | O Educador de Infância como agente interativo na promoção do potencial criador da criança.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2019 | A promoção de ambientes educativos favoráveis ao desenvolvimento do potencial criativo das crianças.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019 - 2019 | A avaliação para a aprendizagem na educação de infância: O portefólio como estratégia.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 - 2019 | A exploração sensorial na creche: Práticas e perceções
Orientador
|
|
2018 - 2018 | A participação das crianças nos momentos de avaliação: conceções e práticas.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | A criação de um ambiente democrático na sala de jardim de infância: a criança como agente participativo.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | O brincar na educação de infância: considerações sobre o papel do adulto.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | Contextos promotores de iniciativa na educação de infância.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | A imagem em contexto de educação de infância: um recurso educativo e de documentação pedagógica.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 - 2017 | Eu estou aqui, sabias? – Promoção da participação das crianças na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | A participação das crianças nos processos de reflexão sobre a aprendizagem
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | A motivação no processo educativo: relação entre os interesses e a aprendizagem da criança
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | A criança como agente participativo no processo de ensino-aprendizagem.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | A relação escola-família como potenciadora do sucesso educativo.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | O impacto do envolvimento parental numa pedagogia participativa.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | O ambiente educativo e a relação família-escola em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Incluir e diferenciar - uma prática em contextos educativos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Gestão da (In)disciplina em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Escutar para Transformar. O Processo de Consciencialização de uma Prática Educativa de Qualidade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | A Continuidade Pedagógica e a Articulação Curricular entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | O docente generalista: educar numa perspetiva de futuro
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | A importância do observar, planear, agir e avaliar no ensino
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Intervenção educativa em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico: as aprendizagens no horizonte da ação pedagógica
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | O jogo e o brincar como estratégias de motivação no processo ensino-aprendizagem
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Dimensões curriculares: um ponto de apoio no desenho da ação educativa
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Refletir para agir: processo essencial na profissionalização docente
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | O lúdico na aprendizagem
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | A importância da aprendizagem ativa e diferenciada
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Princípios pedagógicos promotores de sucesso educativo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | Desafios na descoberta de talento(s)
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2015 - 2015 | (re)Pensar as aprendizagens à luz de uma nova filosofia educacional
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Histórias – uma via de comunicação para as aprendizagens na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Intencionalidade, diferenciação e interdisciplinaridade - conceitos essenciais na promoção do desenvolvimento das crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | A Construção da Profissionalidade e a Importância dos Valores em Contexto Educativo
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Especificidades educativas na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | A intervenção educativa no processo de aprendizagem: a agência da criança
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Educar na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Democracia e comunicação como bastiões pedagógicos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Os dez mandamentos da aprendizagem
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | A profissionalização generalista: a importância da continuidade educativa
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | O início da docência: consciencialização e afirmação da profissionalidade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Da educação Pré-Escolar ao Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico: um profissional generalista
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | A ludicidade como estratégia potenciadora no processo de ensino e aprendizagem
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Perspetiva construtivista no contexto de Educação Básica
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | As dimensões curriculares na intervenção do educador de infância e do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | O profissional docente na (re)construção de ambientes educativos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Pontes entre estratégias de ensino e ritmos de aprendizagem
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | A metodologia de trabalho desenvolvido pelo professor generalista
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Educação para os valores:(des)continuidades entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Desafios da dupla habilitação
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | A aprendizagem como ação estratégica
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | A construção da profissionalidade: contributos para a reflexão da prática pedagógica
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Docente generalista: um olhar sobre a prática nos diferentes contextos educativos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | A influência do espaço na educação pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Processo de (re)construção da identidade profissional docente
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | O jardim-de-infância como meio propulsor do desenvolvimento da criatividade
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | As estratégias de resolução de conflito interpessoais em contexto pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Abordagem à prática de estratégias de interação adulto-criança no contexto pré-escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Participação democrática em contexto de Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | Ação pedagógica e desenvolvimento da inteligência emocional na infância: Reflexão e partilha de uma prática
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - 2014 | As Interações entre crianças e os seus pares com Necessidades Educativas Especiais
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Docente generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos.
Orientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2010 - Atual | Licenciatura em Educação Básica: Iniciação à Prática Profissional I; Iniciação à Prática Profissional IV; Temáticas Contemporâneas de Educação | ||
2010 - Atual | Mestrado em Educação Pré-Escolar: Estágio; Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I; Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II; Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Prática de Ensino Supervisionada em Creche; Temáticas Aprofundadas em Educação de Infância; Pedagogia da Infância (2019/2020) | (Mestrado) | |
2010 - Atual | Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Estágio I (em Educação Pré-escolar) (2010-2015); Estágio II (Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) (2010-2015); Teoria e Gestão Curricular (2010-2015); Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar I; Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar II; Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico; Teoria e Desenvolvimento Curricular (2019/2020) | (Mestrado) | |
2010 - Atual | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico: Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | (Mestrado) | |
2005 - 2010 | Licenciatura em Educação de Infância (2005 - 2010): Estágio II, III e IV; Seminário Interdisciplinar; Seminário de Estágio; Metodologias de Intervenção Educativa II | (Licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |