???global.info.a_carregar???
Sara Hagá. Completed her PhD in 2011, awarded by ISCTE-University Institute of Lisbon, which included a research internship at Yale University. After working two years at the University of Washington, she is currently an assistant professor at the University of Lisbon, Faculty of Psychology (since 2022). Her research interests lie in the intersections of social, developmental, clinical psychology and philosophy. More specifically, her work focus on how children think about themselves and others, and how adults think about children. Her closest research collaborators are Leonel Garcia-Marques (University of Lisbon) and Kristina Olson (Princeton University). She has published in prestigious journals, such as Journal of Personality and Social Psychology and Developmental Psychology. She teaches courses on human development (child, adolescent, and adult) at the undergraduate level, and research methods and scientific writing at the Master's level. She coordinates a science communication project, targeted at elementary school children, named "Queres saber uma coisa...?" [Wanna know something...?].
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sara Loureiro Nunes Cardoso

Nomes de citação

  • Hagá, Sara

Identificadores de autor

Ciência ID
4913-7D30-CE8E
ORCID iD
0000-0003-4957-4702

Endereços de correio eletrónico

  • sara.haga@psicologia.ulisboa.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2011
Concluído
PhD (Doutoramento)
Especialização em Social psychology
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"Listening to the inner child in social cognition: The ontogeny of the dual architecture of social information processing" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022/09/01 - 2024/02/29 Developing University Students' Well-Being, Engagement, and Academic Perfomance through Mentoring
CICPSI2022
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Ciência Psicológica
Em curso
2012/06 - 2018/05 Postdoctoral grant
SFRH/BPD/79479/2011
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2014/06 - 2015/06 Perceptions of Discrimination and the Acquisition of Partisan Identity in Immigrant Communities
87-14-05
Bolseiro de Pós-Doutoramento
University of Washington, Estados Unidos
Russell Sage Foundation
Concluído
2011/06 - 2012/05 The Paradox of Stereotypes and Other Beliefs: Enduring, Self-Perpetuating but Context-Dependent – Exploring a New Model
PTDC/PSI-PSO/111992/2009
Bolseiro de Investigação
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
2006/02 - 2010/10 Doctoral grant
SFRH/BD/25014/2005
Bolseiro de Doutoramento
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/03/01 - 2022/08/31 Research fellow
DL 57/2016/CP1439/CT0001
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/10/04 - 2021/10/03 Can we learn from errors?
PTDC/PSI-ESP/28414/2017
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/04/01 - 2019/07/31 Interactions between retrieval and present or subsequent learning
PTDC/MHC-PCN/1267/2014
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016/11 - 2017/10 Children As Perceived by Adults
seedcorn grant
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
European Association of Social Psychology
Concluído
2013/04 - 2015/06 Intellectual Humility Across Childhood in Three Cultures
IH 105
Investigador responsável
University of Washington Department of Psychology, Estados Unidos
Fuller Theological Seminary / Thrive Center in concert with the John Templeton Foundation
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/07/15 - Atual Collaborative Research: A Multi-Lab Investigation of the Conceptual Foundations of Early Number Development
2201961
Investigador
National Science Foundation
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Hagá, Sara; Leonel Garcia-Marques. "Learning from children: The ontogeny of social information processing dual architecture". Trabalho apresentado em 1st International Conference of Psychology and Education (icPED 2009), Covilhã, 2009.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Hagá, Sara. "Children: dehumanized or not yet fully human?". Current Opinion in Behavioral Sciences 51 (2023): 101276. http://dx.doi.org/10.1016/j.cobeha.2023.101276.
    10.1016/j.cobeha.2023.101276
  2. Hopkins, Daniel J.; Kaiser, Cheryl R.; Pérez, Efrén O.; Hagá, Sara; Ramos, Corin; Zárate, Michael. "Does Perceiving Discrimination Influence Partisanship among U.S. Immigrant Minorities? Evidence from Five Experiments". Journal of Experimental Political Science 7 2 (2020): 112-136. http://dx.doi.org/10.1017/xps.2019.14.
    Publicado • 10.1017/xps.2019.14
  3. Palma, Tomás A.; Garcia-Marques, Leonel; Marques, Pedro; Hagá, Sara; Payne, B. Keith. "Learning what to inhibit: The influence of repeated testing on the encoding of gender and age information.". Journal of Personality and Social Psychology 116 6 (2019): 899-918. http://dx.doi.org/10.1037/pspa0000162.
    Publicado • 10.1037/pspa0000162
  4. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.; Garcia-Marques, Leonel. "The Bias Blind Spot Across Childhood". Social Cognition 36 6 (2018): 671-708. http://dx.doi.org/10.1521/soco.2018.36.6.671.
    Publicado • 10.1521/soco.2018.36.6.671
  5. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.. "Knowing-it-all but still learning: Perceptions of one’s own knowledge and belief revision.". Developmental Psychology 53 12 (2017): 2319-2332. http://dx.doi.org/10.1037/dev0000433.
    10.1037/dev0000433
  6. Garcia-Marques, Leonel; Santos, Ana Sofia; Mackie, Diane M.; Hagá, Sara; Palma, Tomás A.; Garcia-Marques, L.; Santos, A.S.; et al. "Cognitive Malleability and the Wisdom of Independent Aggregation". Psychological Inquiry 28 4 (2017): 262-267. http://dx.doi.org/10.1080/1047840x.2017.1373558.
    Publicado • 10.1080/1047840x.2017.1373558
  7. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.. "‘If I only had a little humility, I would be perfect’: Children’s and adults’ perceptions of intellectually arrogant, humble, and diffident people". The Journal of Positive Psychology 12 1 (2017): 87-98. http://dx.doi.org/10.1080/17439760.2016.1167943.
    Publicado • 10.1080/17439760.2016.1167943
  8. Garcia-Marques, Teresa; Fernandes, Alexandre; Prada, Marília; Fonseca, Ricardo; Hagá, Sara. "Seeing the Big Picture: Size Perception Is More Context Sensitive in the Presence of Others". PLOS ONE 10 11 (2015): e0141992. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0141992.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1371/journal.pone.0141992
  9. Sara Hagá; Leonel Garcia-Marques; Kristina R. Olson. "Too young to correct: A developmental test of the three-stage model of social inference.". Journal of Personality and Social Psychology 107 6 (2014): 994-1012. http://dx.doi.org/10.1037/pspa0000012.
    10.1037/pspa0000012
  10. Hagá, Sara. "O paradigma de atribuição de atitudes [The attitude attribution paradigm]". Laboratório de Psicologia 10 2 (2012): http://hdl.handle.net/10400.12/3465.
    Publicado • 10.14417/lp.680
  11. Ferreira, Mário B.; Garcia-Marques, Leonel; Toscano, Hugo; Carvalho, João; Hagá, Sara. "Para uma revisão da abordagem multidimensional das impressões de personalidade: O culto, o irresponsável, o compreensivo e o arrogante [For a review of the multidimensional approach Impressions Personality: The cult, the irresponsible, the comprehensive, and the arrogant]". Análise Psicológica 29 2 (2011): 315-333. http://hdl.handle.net/10400.12/6478.
    Publicado • 10.14417/ap.55
  12. Sara Hagá; Leonel Garcia-Marques. "A criança dentro de nós [The child within us]". In-Mind_Português 1 1 (2010): 1-6. http://pt.in-mind.org/content/crian%C3%A7a-dentro-de-n%C3%B3s.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Garcia-Marques, Leonel; Ferreira, Mario B.; Hagá, Sara; Marcelo, Daniel; Ramos, Tânia; Orghian, Diana. "The secret life of spontaneous trait inferences: Characterization, puzzles, and accomplishments". In Handbook on Impression Formation: A Social Psychological Approach, editado por Balcetis, Emily; Moskowitz, Gordon. New York, Estados Unidos: Routledge, 2022.
    No prelo
  2. Garcia Marques, Leonel; Ferreira, Mario B.; Hagá, Sara; Daniel Marcelo; Ramos, Tânia; Orghian, Diana. "The Secret Life of Spontaneous Trait Inferences: Emergence, Puzzles, and Accomplishments". In The Handbook of Impression Formation, editado por Emily Balcetis; Gordon B. Moskowitz. New York, Estados Unidos: Routledge, 2022.
    Publicado
  3. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "Inner child in social cognition? The ontogeny of person perception dual architecture". In Research Directions in Social and Organizational Psychology, 23-30. Lisboa: Colibri, 2009.
    Publicado
  4. Hagá, Sara; Leonel Garcia-Marques. "Podes parecer triste, mas és uma criança feliz: A ontogenia da arquitectura dualista em percepção de pessoas". In Percursos da Investigação em Psicologia Social e Organizacional, 29-45. Lisboa, Portugal: Colibri, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Carmona, Margarida; Hagá, Sara; Costa Lopes, Rui. Autor correspondente: Carmona, Margarida. Livro de Resumos do XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia [Conference Proceedings of the XI National Symposium of Research in Psychology]. Portugal: Associação Portuguesa Psicologia. 2022.
    Publicado • Editor
Poster em conferência
  1. Ricoca-Peixoto, Madalena; Hagá, Sara. Autor correspondente: Ricoca-Peixoto, Madalena. "How to get away with a behaviour: Adults versus Children.". Trabalho apresentado em International APPE-SEPEX Meeting, 2022.
  2. Lindner, Chloe; Shtulman, Andrew; Hagá, Sara; Lindner, Steven. "Even preschoolers demonstrate the better than average effect". Trabalho apresentado em 2021 Association for Psychological Science (APS) Virtual Convention, 2021.
  3. Narciso, Sofia C.; Hagá, Sara. "Care-oriented occupations' devaluation and their relationship with profit and production". Trabalho apresentado em XVI PhD Meeting in Psychology, 2021.
  4. Garrido, Mariana P; Hagá, Sara. "Tell me who you work with and I’ll tell you who you are: Is perceived competence of care-oriented professionals influenced by how we perceive the group they care for?". Trabalho apresentado em 15º Encontro da Associação de Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2021.
  5. Santos, João O.; Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "Innocent until proven child? Adults’ assumptions about children’s and adults’ behaviors". Trabalho apresentado em 15º Encontro Nacional da Associação de Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2021.
  6. Ricoca-Peixoto, Madalena; Hagá, Sara; Garrido, Mariana P. "How to get away with a behavior: Adults versus Children". Trabalho apresentado em International APPE-SEPEX Meeting, 2020.
  7. Gusmão, Beatriz; Hagá, Sara. "Do other people’s kids set you back? Exploring whether children-related occupations are socially devalued". Trabalho apresentado em XV PhD Meeting in Psychology, 2019.
  8. Ricoca-Peixoto, Madalena; Hagá, Sara; Santos, João O; Garrido, Mariana P. "Would you rather meet a childlike adult or an adultlike child? Childlike and adultlike as attributes in person perception". Trabalho apresentado em XV PhD Meeting in Psychology, 2019.
  9. Gusmão, Beatriz; Hagá, Sara. "Trabalhar com miúdos e graúdos: Profissões relacionadas com crianças são socialmente desvalorizadas?". Trabalho apresentado em 14º Encontro Nacional da Associação de Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2019.
  10. Ricoca-Peixoto, Madalena; Hagá, Sara; Santos, João O; Garrido, Mariana P. "A criança e o adulto dentro de nós, vistos de fora: Percepção de pessoas descritas como “muito crianças” ou “muito adultas”". Trabalho apresentado em 14º Encontro Nacional da Associação de Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2019.
  11. Santos, João O; Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "Children are curious and adults are responsible: Stereotypes and feelings towards children and adults". Trabalho apresentado em 14º Encontro Nacional da Associação de Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2019.
  12. Santos, João O; Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "Childism is no child's play: Experimental and anecdotal evidence of discrimination against children". Trabalho apresentado em The Future of Social Cognition, 2018.
  13. Benrós, Miguel Franca; Santos, Mara D; Hagá, Sara. "Same behavior, different actors: Inferring children’s and adults’ personality traits". Trabalho apresentado em XIV PhD Meeting in Social and Organizational Psychology, 2018.
  14. Benrós, Miguel Franca; Santos, Mara D; Hagá, Sara. "O olhar sobre a criança e o adulto: Diferenças nas inferências deliberadas de traços de personalidade". Trabalho apresentado em 13º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2018.
  15. Hagá, Sara; Santos, João O. "While you’re young it’s acceptable: Perceived acceptability of discriminatory statements targeting and children". Trabalho apresentado em 13º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2018.
  16. Santos, João O; Hagá, Sara. "Are children perceived as less human than adults?". Trabalho apresentado em XIII PhD Meeting in Social and Organizational Psychology, 2017.
  17. Santos, João O; Hagá, Sara. "Wild children and civilized adults: Studies on the infrahumanization of children". Trabalho apresentado em 12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2017.
  18. Ferreira, Maria S; Abreu, Tiago; Barros, Carolina; Hagá, Sara; Palma, Tomás. "Diz-me o que fazes, digo-te quem és! Actividades esterotípicas de vários grupos sociais". Trabalho apresentado em IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP 2016), 2016.
  19. Barros, Carolina; Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel; Santos, Ana Sofia; Nunes, Ludmila. "Será que alguém simpático também é sempre generoso? A estabilidade das teorias implícitas da personalidade". Trabalho apresentado em 11º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2016.
  20. Abreu, Tiago; Ferreira, Maria S; Barros, Carolina; Palma, Tomás; Hagá, Sara. "Faremos todos o mesmo? Tarefas esterotípicas de vários grupos sociais". Trabalho apresentado em 11º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), 2016.
  21. Fast, Anne; Hagá, Sara; Horton, Rachel; Zhu, Reina; Olson, Kristina R.. "Perceptions of the limits of knowledge across development". Trabalho apresentado em 2015 Meeting of the Cognitive Development Society (CDS), 2015.
  22. Hagá, Sara; Kristina Olson; Leonel Garcia-Marques. "How fundamental are the two fundamental dimensions of social cognition?". Trabalho apresentado em Social Cognition Preconference (ISCON) to the 16th Annual Meeting of the Society for Personality and Social Psychology (SPSP), 2015.
  23. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.. "Intellectual humility across childhood in three cultures". Trabalho apresentado em Intellectual Humility Mid-Project Conference, 2014.
  24. Hagá, Sara; Kristina Olson; Leonel Garcia-Marques. "The mean kid who shared candy: Developing personality impressions of others". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development, 2013.
  25. Hagá, Sara; Leonel Garcia-Marques; Kristina Olson. "Smart and dumb? Processing incongruent information in person perception tasks across development". Trabalho apresentado em Society for Research in Child Development, 2013.
  26. Buttrick, Nicholas; Schwader, Kay; Hagá, Sara; Olson, Kristina R.; Bargh, John; Santos, Laurie. "The evolutionary origins of psychological warmth: Effects of tactile temperature primes on capuchin monkey interpersonal behavior". Trabalho apresentado em 2011 Society for Research in Child Development (SRCD) Biennial Meeting, 2011.
  27. Schwader, Kay; Hagá, Sara; Buttrick, Nicholas; Santos, Laurie; Olson, Kristina R.; Bargh, John. "What’s so hot about temperature stimuli? Effects of tactile temperature primes on children’s behavior". Trabalho apresentado em 2011 Society for Research in Child Development (SRCD) Biennial Meeting, 2011.
    10.1037/e527772014-965
  28. Moreira, João M.; Carolas, Ricardo; Hagá, Sara. "Keeping it high: Attachment style and self-trust as predictors of self-esteem level and stability". Trabalho apresentado em Meeting of the International Network on Personal Relationships (INPR), 1999.
Recurso online
  1. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.. Selling bridges to babes – Gullibility in childhood. 2014. https://www.psychologytoday.com/us/blog/developing-minds/201403/selling-bridges-babes.
  2. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.. Knowing what we know – Why people fail to recognize what they don’t know or when they knew it. 2013. https://www.psychologytoday.com/us/blog/developing-minds/201309/knowing-what-we-know?amp.
Resumo em conferência
  1. Santos, João Filipe de Oliveira; Hagá, Sara; Ricoca-Peixoto, Madalena; Garcia-Marques, Leonel. Autor correspondente: Santos, João Filipe de Oliveira. "Childism: Idadismo dirigido a crianças [Childism: Ageism towards children]". Trabalho apresentado em XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP 2022), Vila Real, 2022.
    Publicado
  2. Santos, João O.; Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "What and how do we think of children? Are we discriminating them?". Trabalho apresentado em 22nd Transfer of Knowledge Conference of the European Social Cognition Network (ESCON), Salzburg, 2021.
    Publicado
  3. Narciso, Sofia C.; Hagá, Sara. "Does putting a price on care-oriented occupations increase their perceived value?". Trabalho apresentado em 5th Lisbon PhD in Social Psychology (LiSP) Annual Meeting, Lisbon, 2021.
    Publicado
  4. Ricoca-Peixoto, Madalena; Hagá, Sara. "Who, what and why: Interpretation and attributions of the same behavior performed by a child or an adult". Trabalho apresentado em 5th Lisbon PhD in Social Psychology (LiSP) Annual Meeting, Lisbon, 2021.
    Publicado
  5. Santos, João O.; Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel; Dunham, Yarrow. ""You're too young to understand": Investigating stereotypes, feelings and behaviors towards children". Trabalho apresentado em 5th Lisbon PhD in Social Psychology (LiSP) Annual Meeting, Lisbon, 2021.
    Publicado
  6. Ricoca-Peixoto, Madalena; Hagá, Sara. "When they do as you do: Interpretation and attributions of the same behavior performed by a child or an adult". Trabalho apresentado em XVI PhD Meeting in Psychology, Lisbon, 2021.
    Publicado
  7. Narciso, Sofia C.; Hagá, Sara. "When profit and production are getting in the way: Reevaluating care-oriented occupations". Trabalho apresentado em 15º Encontro Nacional da Associação de Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), Lisbon, 2021.
    Publicado
  8. Ricoca-Peixoto, Madalena; Hagá, Sara. "How perceptions and attributions change with age… of the agent: Judging the same behavior performed by a child or an adult". Trabalho apresentado em 15º Encontro Nacional da Associação de Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), Lisbon, 2021.
    Publicado
  9. Santos, João O.; Garcia-Marques, Leonel; Hagá, Sara. "Sorting out the replication crisis with philosophy of science.". Trabalho apresentado em XVI PhD Meeting in Psychology, Lisbon, 2021.
    Publicado
  10. Santos, João O.; Hagá, Sara; Dunham, Yarrow; Garcia-Marques, Leonel. "What is acceptable? An age-old question...quantitative and qualitative evidence of discrimination against children". Trabalho apresentado em 19th General Meeting of the European Association of Social Psychology (EASP), Krakow, 2020.
    Publicado
  11. Santos, João O.; Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "Innocent until proven child? Adults expect children to commit more mishaps than adults, but can restrain these expectations". Trabalho apresentado em International APPE-SEPEX Meeting, Faro, 2020.
    Publicado
  12. Hagá, Sara; Santos, João O.. "Perceiving children as less human than adults". Trabalho apresentado em . 19th General Meeting of the European Association of Social Psychology (EASP), Krakow, 2020.
    Aceite para publicação
  13. Hagá, Sara; Santos, João O.. "Of mice and boys: Perceiving children as less human than adults". Trabalho apresentado em 21stTransfer of Knowledge Conference of the European Social Cognition Network (ESCON), Bordeaux, 2019.
    Publicado
  14. Santos, João O.; Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "How do we stereotype and feel about children and adults?". Trabalho apresentado em XV PhD Meeting in Psychology, Lisbon, 2019.
    Publicado
  15. Santos, João O.; Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "We need to talk...about childism: Perceived acceptability of discriminatory statements targeting children". Trabalho apresentado em XIV PhD Meeting in Social and Organizational Psychology, Lisbon, 2018.
    Publicado
  16. Hagá, Sara; Santos, João O.. "Perceiving children as less human than adults". Trabalho apresentado em 13º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), Braga, 2018.
    Publicado
  17. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.. "Just be confident? Children’s and adults’ perceptions of intellectual arrogance, humility, and diffidence". Trabalho apresentado em 12º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), Porto, 2017.
    Publicado
  18. Abreu, João Tiago Costa Pereira Gomes; Palma, Tomás A.; Hagá, Sara. "Quando o idoso anda de skate: O impacto do efeito de teste sobre a ativação e inibição de estereótipos de idade e de género". Trabalho apresentado em Dia do Jovem Investigador em Psicologia (DJIP), Lisbon, 2017.
    Publicado
  19. Barros, Carolina; Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel; Santos, Ana Sofia; Nunes, Ludmila. "Teorias implícitas da personalidade: Quão maleável pode ser o nosso mapa sobre os traços de personalidade dos outros?". Trabalho apresentado em Dia do Jovem Investigador em Psicologia (DJIP), Lisbon, 2017.
    Publicado
  20. Santos, João O.; Hagá, Sara. "Do we infrahumanize our children?". Trabalho apresentado em Dia do Jovem Investigador em Psicologia (DJIP), Lisbon, 2017.
    Publicado
  21. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.. "Aprendendo confiante de que já se sabia: Confiança e revisão de crenças ao longo do desenvolvimento". Trabalho apresentado em IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP 2016), Faro, 2016.
    Publicado
  22. Barros, Carolina; Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel; Santos, Ana Sofia; Nunes, Ludmila. "Será que pelo desorganizado se conhece sempre o incapaz? A estabilidade das teorias implícitas da personalidade.". Trabalho apresentado em IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP 2016), Faro, 2016.
    Publicado
  23. Lapa, Ana; Carneiro, Paula; Hagá, Sara. "O papel da produção e correção de respostas em crianças do ensino pré-escolar". Trabalho apresentado em IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP 2016), Faro, 2016.
    Publicado
  24. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.. "Knowing-it-all but still learning: Perceptions of one’s own knowledge and belief revision". Trabalho apresentado em International Meeting of the Psychonomic Society, Granada, 2016.
    Publicado
  25. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel; Olson, Kristina R.. "The development of the two fundamental dimensions of social cognition". Trabalho apresentado em 11º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), Lisbon, 2016.
    Publicado
  26. Lapa, Ana; Carneiro, Paula; Hagá, Sara. "O papel da recuperação na correção de respostas em crianças do ensino pré-escolar". Trabalho apresentado em 11º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), Lisbon, 2016.
    Publicado
  27. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.. "Belief revision after peer disagreement in childhood". Trabalho apresentado em 2015 Society for Research in Child Development (SRCD) Biennial Meeting, Philadelphia, 2015.
    Publicado
  28. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.; Garcia-Marques, Leonel. "What was there before the (adult) bias blind spot?". Trabalho apresentado em 16th Annual Meeting of the Society for Personality and Social Psychology (SPSP), Long Beach, 2015.
    Publicado
  29. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel; Olson, Kristina R.. "Eu sou objectivo, os outros são enviesados: O bias blindspot ao longo do desenvolvimento e em condições de sobrecarga cognitiva". Trabalho apresentado em VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP 2013), Aveiro, 2013.
    Publicado
  30. Hagá, Sara. "The self as similar and different to others: Egocentric biases and self-other asymmetries in person perception". Trabalho apresentado em Person Memory Interest Group (PMIG), New Braunfels, 2012.
    Publicado
  31. Hagá, Sara; Ferreira, Mário; Garcia-Marques, Leonel. "O culto, o irresponsável, o compreensivo e o arrogante: Para uma revisão da abordagem multidimensional das impressões de personalidade". Trabalho apresentado em 7º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), Lisbon, 2012.
    Publicado
  32. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.; Garcia-Marques, Leonel. "A nice kid who yelled at grandma: The ontogeny of the incongruency effect in person memory". Trabalho apresentado em 13thTransfer of Knowledge Conference of the European Social Cognition Network (ESCON), Sligo, 2011.
    Publicado
  33. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "The ontogeny of the person perception dual architecture". Trabalho apresentado em 12th European Congress of Psychology (ECP), Istambul, 2011.
    Publicado
  34. Hagá, Sara; Olson, Kristina R.; Garcia-Marques, Leonel. "Quando um bom menino grita com a avó: A ontogenia do efeito de incongruência em memória de pessoas". Trabalho apresentado em 6º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), Coimbra, 2011.
    Publicado
  35. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "Developing responses to incongruent information in personality impressions". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento, Lisbon, 2011.
    Publicado
  36. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "The good, the bad and the incongruent: Chidren's and teenagers' responses to incongruent information in impression formation". Trabalho apresentado em 12thTransfer of Knowledge Conference of the European Social Cognition Network (ESCON), Gothenburg, 2010.
    Publicado
  37. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel; Feddes, Allard. "Vendo pelos olhos de uma criança: Eye-tracking enquanto meio de investigação de processos socio-cognitivos em crianças". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia (APP), Braga, 2010.
    Publicado
  38. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "O bom, o mau e o incongruente: Respostas de crianças e jovens a informação incongruente em formação de impressões". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia (APP), Braga, 2010.
    Publicado
  39. JERÓNIMO, Rita; Garcia-Marques, Leonel; Ferreira, Mário; Hagá, Sara. "Inferências durante a recuperação: Um novo paradigma para o estudo das inferências espontâneas de traço". Trabalho apresentado em VII Simpósio Nacional Investigação em Psicologia da Associação Portuguesa de Psicologia (APP), Braga, 2010.
    Publicado
  40. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "An ontogenetic perspective on person perception processes". Trabalho apresentado em 11th Transfer of Knowledge Conference of the European Social Cognition Network (ESCON), Warsaw, 2009.
    Publicado
  41. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "Inner child in social cognition? The ontogeny of person perception dual architecture". Trabalho apresentado em V PhD Meeting in Social and Organizational Psychology, Lisbon, 2009.
    Publicado
  42. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "A criança dentro de nós: A ontogenia da arquitectura dualista na percepção social". Trabalho apresentado em 4º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE), Lisbon, 2009.
    Publicado
  43. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "Learning from children: The ontogeny of social information processing dual architecture". Trabalho apresentado em 1st International Conference of Psychology and Education, Covilhã, 2009.
    Publicado
  44. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "Listening to the inner child in person perception: The ontogeny of social information processing dual architecture". Trabalho apresentado em 9th Transfer of Knowledge Conference of the European Social Cognition Network (ESCON), Brno, 2007.
    Publicado
  45. Hagá, Sara; Garcia-Marques, Leonel. "Podes parecer triste, mas és uma criança feliz: A ontogenia da arquitectura dualista em percepção de pessoas". Trabalho apresentado em IV Encontro de Investigação em Psicologia Social e Organizacional, Lisbon, 2007.
    Publicado
  46. Hagá, Sara. "Hierarchical cluster analysis in Psychology". Trabalho apresentado em Mathematical Psychology Seminar, Padova, 1999.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Cardoso, Sara Loureiro Nunes. "Listening to the inner child in social cognition: the ontogeny of the dual architecture of social information processing". Doutoramento, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2011. http://hdl.handle.net/10071/4566.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/12 Children as persons of interest: A universal but neglected category in social perception research Ciclo de Conferências
ISPA-IU (Lisbon, Portugal)
2020/07 Children as Persons of Interest: A Universal but Neglected Category in Social Perception Research 19th General Meeting of the European Association of Social Psychology
European Association of Social Psychology (EASP) (Krakow, Polónia)
2020/02 Kids are people too
University of Washington (Seattle, Estados Unidos)
2018/03 Do we infrahumanize children?
University of Washington (Seattle, Estados Unidos)
2017/05 Children – People of tomorrow or people today?
Faculdade de Psicologia, University of Lisbon (Lisboa, Portugal)
2016/10 Confidence in one’s own knowledge and willingness to revise one’s own beliefs: A developmental dissociation. Opening week of the NeurULisboa doctoral program
Faculdade de Psicologia, University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2016/07 A primazia da aprendizagem: Das estradas batidas aos caminhos percorridos IX Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Associação Portuguesa de Psicologia (APP) (Faro, Portugal)
2016/01 When children form impressions of others: The fundamental dimensions of social cognition Welcome day of the LiSP doctoral program
Faculdade de Psicologia, University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2015/11 Não há borboletas sem lagartas: O que as crianças nos ensinam sobre psicologia social
Instituto de Ciências Sociais, University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
2015/10 It gets better: Development(s) in social perception Opening week of the NeurULisboa doctoral program
Faculdade de Psicologia, University of Lisbon
2015/06 The origins of the bias blind spot Duck Conference on Social Cognition
(Duck, NC, Estados Unidos)
2015/03 Changing your mind: When and why children revise their beliefs 2015 Society for Research in Child Development Biennial Meeting
SRCD (Philadelphia, PA, Estados Unidos)
2015/02 When people are objective and others are biased: The latest social, cognitive, developmental, and personality findings on the bias blind spot 16th Annual Meeting of the Society for Personality and Social Psychology
SPSP (Long Beach, CA, Estados Unidos)
2014/06 Intellectual humility across childhood Duck Conference on Social Cognition
(Duck, NC, Estados Unidos)
2013/11 Listening to the inner child – in social cognition
University of Washington (Seattle, WA, Estados Unidos)
2013/09 Divergent developmental trajectories in representations of self vs. others as biased Society of Experimental Social Psychology
SESP (Berkeley, CA, Estados Unidos)
2012/12 À procura da criança dentro de nós – e da cognição social
ISPA-IU (Lisboa, Portugal)
2012/10 Too young to correct: A developmental test of the 3-stage model of person perception Society of Experimental Social Psychology
SESP (Austin, TX, Estados Unidos)
2011/07 No butterflies without caterpillars: Why developmental questions are critical to the study of social psychology 12th European Congress of Psychology
ECP (Istambul, Turquia)
2007/07 A dual-process approach primer to the integrative therapist XXIII Annual Meeting of the Society for the Exploration of Psychotherapy Integration
Society for the Exploration of Psychotherapy Integration (SEPI) (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - Atual You´re too young to understand": Investigating childist beliefs and practices
Orientador
Psicologia (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020 - 2020 Quem criança vê, adulto lhe parece? Inferências deliberadas de traço para crianças e adultos
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020 - 2020 Perceptions of Behaviours of Children versus Adults
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019 - 2019 Tipo de respostas para lidar com manifestações emocionais do outro: Dependerão da idade do outro
Orientador
Ciências em Emoções (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Serão as Profissões Relacionadas com Crianças Desvalorizadas Socialmente?
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 - 2019 Tipo de respostas para lidar com manifestações emocionais do outro: dependerão da idade do outro
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2019 Quem criança vê, adulto lhe parece? : inferências deliberadas de traço para crianças e adultos
Orientador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 - 2018 Inferindo Espontaneamente Traços de Personalidade para Dois Actores de Um Mesmo Comportamento
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Do we infrahumanize our children?
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 - 2017 Perceção de grupos sociais: À procura do efeito de compensação em crianças
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 - 2016 Influência da estrutura de teste na adaptabilidade: activação e inibição de estereótipos de género e idade
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 - 2016 Quando o Idoso Anda de Skate: O Impacto do Efeito de Teste sobre a Ativação e Inibição de Estereótipos de Idade e de Género
Coorientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 - 2016 "Será que pelo desorganizado se conhece sempre o incapaz?: a estabilidade das teorias implícitas da personalidade"
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2013 - 2013 O desenvolvimento da estrutura bidimensional das teorias implícitas da personalidade ao longo da infãncia
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2013 - 2013 Como se desenvolve a estrutura bidimensional das teorias implícitas da personalidade? : um estudo exploratório com crianças do período pré-escolar à pré-adolescência
Orientador
Psicologia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual Coordination of the science communication project "Queres saber uma coisa...?" [Wanna know something...?] at the Faculty of Psychology, University of Lisbon (2022)
Outro (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022 - 2023 Internal conference cycle "Os Nossos Queridos Problemas" [Our Dearest Problems] at Faculty of Psychology, University of Lisbon (2022 - 2023)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022/06/20 - 2022/06/22 XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (XI SNIP; APP) (2022/06/20 - 2022/06/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2016 - 2016 18th Transfer of Knowledge Conference of the European Social Cognition Network (ESCON) (2016 - 2016)
Congresso (Coorganizador)
European Social Cognition Network 2 (ESCON2), Portugal
2012 - 2012 7th National Meeting of the Portuguese Association for Experimental Psychology (APPE) (2012/03/16 - 2012/03/17)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2012 9th National Congress of Ethology of the Portuguese Association of Ethology (SPE) (2012/04/12 - 2012/04/13)
Congresso (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2012 - 2012 14th Transfer of Knowledge Conference of the European Social Cognition Network (ESCON) (2012 - 2012)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
European Social Cognition Network 2 (ESCON2), Portugal
2008 - 2008 Seminários de Pesquisa
Encontro (Outra)
PEPG / DPSO / ISCTE-IUL, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Intuitive dualism and lay beliefs about science
Arguente principal
Francisco Cruz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020/10 Heuristics: Smart and frugal but also biased
Presidente do júri
Mafalda Catarino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020/10 Self-discrepancy, self-representations and affect during childhood: The moderating role of sense of power
Presidente do júri
Lourenço Reis (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020/05 What do children think about older persons? Developmental pattern of explicit and implicit ageism across childhood
Arguente
Joana Maria Simão Mendonça (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/01 Navigating social class in childhood: Development of intergroup relations and self-categorization
Arguente principal
Maria Leonor Costa Novo (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12 The structuring role of valence in the relationship between and within models of face and trait impressions
Arguente principal
Manuel Oliveira (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019/10 Atualização de memória na correção de erros com recurso ao paradigma de inferências pragmáticas
Arguente
Nanci Lemos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019 Science can explain other people's minds, but not mine: Self-other differences in beliefs about science
Arguente principal
Rogério Gouveia (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019 Tipo de respostas para lidar com manifestações emocionais do outro: dependerão da idade do outro
Orientador
Raquel Gomes (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019 Papel da aprendizagem através de testing repetido na determinação de estratégias de codificação categórica
Arguente principal
Rafael Neves (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019 Serão as profissões relacionadas com crianças desvalorizadas socialmente?
Orientador
Maria Beatriz Gusmão (Mestrado)
2019 Perceptions of behaviours of adults and children
Orientador
Madalena Ricoca Peixoto (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 “You are never too old to be young”: The effect of priming a childlike mindset through Walt Disney Pictures on divergent thinking
Arguente principal
Leonor de Almeida (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 Inferindo espontaneamente traços de personalidade para dois actores de um mesmo comportamento
Orientador
Miguel Franca Benrós (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 Instabilidade de categorias sociais imaginárias: O que pode dizer-nos sobre a instabilidade de estereótipos sociais
Arguente principal
André Ribeiro Vaz (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 Quem criança vê, adulto lhe parece? Inferências deliberadas de traço para crianças e adultos
Orientador
Mara Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 Do we infrahumanize our children?
Orientador
João Oliveira Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017 Perceção de grupos sociais: À procura do efeito de compensação em crianças
Orientador
João Frade (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 Será que pelo desorganizado se conhece sempre o incapaz? A estabilidade das Teorias Implícitas da Personalidade
Orientador
Carolina Barros (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 O impacto da meritocracia nas decisões socialmente críticas
Arguente principal
Wilson Moreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 Evidence of racial stereotyping in white Portuguese children’s judgments: The shifting standards model tested with children
Arguente principal
Laura Megevand (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015 Categorização social em contexto: Como utilizamos as categorias sociais para codificar informação em função das experiências de recuperação anteriores?
Arguente principal
Vânia Bruno (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2015 Diz-me em que contexto estás, dir-te-ei o que codificarás: Efeito do contexto sobre a utilização de categorias sociais na codificação da informação
Arguente principal
Nádia Cristino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2013 O desenvolvimento da estrutura bidimensional das teorias implícitas da personalidade ao longo da infância
Orientador
Gaelle Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 The beame in thine owne eye: Motivational underpinnings of ethnocentric prototypicality judgments in secure and insecure intergroup relations Miriam Henriques Rosa (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011 Crer ou não crer? eis a questão. Percepção de credibilidade e atitudes face à política Teresa Mota Capitão (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 Se te pareces com um bebé, vou tratar-te como um bebé: Impressões implícitas e explícitas da maturidade facial Manuel Barbosa de Oliveira (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2011 Estereótipos, estruturas mentais flexíveis - O caso da permeabilidade a um contexto fortuito Ana Filipa Martinho de Almeida (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
2007 Surpresa! Impacto de diferentes tipos de expectativas na valência do sentimento subjectivo de surpresa Joana Borges de Oliveira (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007 O uso do provérbio num contexto publicitário: Impacto da familiaridade na persuasão e no processamento de informação Inês Claro Lourenço (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007 Ser famoso é ser diferente? O sentimento de familiaridade aumenta o impacto dos estereótipos nos julgamentos Tomás Campaniço Palma (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007 O essencial é invisível aos olhos ou... a arte da descoberta: O processamento não analítico e a hipótese da diferenciação heurística Cátia Vitorino Cunha (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007 Facilitação social: Os efeitos da presença do "outro" no modo de processamento e na atenção Márcia Silva Nicolau (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2007 Efeitos da congruência/incongruência entre o produto e a fonte de um anúncio publicitário sobre as atitudes e o processamento Beatriz Lloret de Moura (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006 Repetir a informação afecta o modo de processar: Uma questão de familiaridade, fluência ou capacidade? Rita Rocha da Silva (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006 A auto-monitoragem e a adaptação a contextos sociais: Diferenças individuais e diferenças situacionais Isabel Guerra Barradas (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2006 "Quanto mais melhor" e "qualidade não é quantidade": Duas crenças ou a mesma heurística? Alexandra Loução de Almeida (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 Controlo mental em persuasão: Atractividade em ricochete? Pedro dos Santos da Silva (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 Porque razão não compramos telefones na presença dos outros? A facilitação social aplicada à persuasão Ricardo Rodrigues da Fonseca (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 Semelhança entre níveis de auto-monitoragem da fonte e receptor: A questão do efeito da fonte e da semelhança percebida no impacto persuasivo de uma mensagem Ana Paula da Silva Henriques (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 Vinculação e suicídio na adolescência Ana Catarina Pires (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 Resistência à persuasão: Influência do efeito moderador da motivação Clarisse de Fátima Uveira (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2005 Ideação suicida nos adolescentes: Qual o impacto da qualidade da vinculação? Sónia Garcia Soares (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2004 Efeito da atractividade e da agradabilidade do comunicador na persuasão Ana Filipa Casimiro (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2004 De pequenino se torce o pepino: A atitude face um tipo estratégia publicitária em crianças e adolescentes Ana Rita Melchior (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2004 Relação entre contrato psicológico e comportamentos de cidadania organizacional numa instituição bancária portuguesa Ana Patrícia Pereira (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2004 As relações de amizade na adolescência: Um mundo novo através da internet Vanessa Antunes da Silva (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2004 Reencontro da vontade de viver: Um estudo de caso Raquel Fernandes (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2004 Prevenção tabágica: O impacto das mensagens hard sell e soft sell Filipa Roque Varela (Outro)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/03/23 - 2023/03/23 Jornada de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia (JIP'23) Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
2022/03/24 - 2022/03/24 Jornada de Jovens Investigadores na Faculdade de Psicologia (JIP'22) Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
2022 - 2022 XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (SNIP 2022)
2021/04/07 - 2021/04/09 SRCD 2021 Biennial Meeting Virtual - Society for Research in Child Development
2018/05/17 - 2018/05/18 XIV PhD Meeting in Social and Organizational Psychology ISCTE-IUL
2017 - 2017 XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Etologia (SPE)
2017 - 2017 Dia do Jovem Investigador em Psicologia (DJIP) Faculdade de Psicologia, University of Lisbon
2016/06/02 - 2016/06/03 XII Encontro Nacional de Investigação em Psicologia Social e das Organizações ISCTE-IUL
2012 - 2012 IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Etologia (SPE)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/10/01 - Atual Maiores de 23 Anos [over 23 years old] access to Higher Education at the University of Lisbon
Avaliador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2014 - Atual External reviewer for Lisbon PhD in Social Psychology (LiSP) doctoral program
Avaliador
2013 - Atual External reviewer for Doctoral Program in Psychology at ISCTE-IUL
Avaliador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022 - 2022 V Mostra de Doutoramento em Psicologia (PsihDay) [showcase of psychology doctoral projects] at the University of Coimbra
Avaliador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/04/09 - 2020/04/18 Grant reviewer for John Templeton Foundation
Especialista
John Templeton Foundation, Estados Unidos John Templeton Foundation
2016 - 2016 Grant reviewer for European Research Council (ERC) starting grants
Avaliador
European Research Council, Bélgica European Research Council

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023 - Atual Adult Development (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022 - Atual Research Methods in Clinical and Health Psychology (Mestrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019/07 - Atual Child and Adolescent Development I Mestrado Integrado em Psicologia - 1º ciclo (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2019 - Atual WriteOn Workshop - Scientific writing seminar Mestrado Integrado em Psicologia - 2º ciclo (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018/02 - Atual Child and Adolescent Development II Mestrado Integrado em Psicologia - 1º ciclo (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2017/01 - Atual Workshop on mouse-tracking (Outros) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2022 - 2023 Child Social Cognition: The Development of the Social Mind (Licenciatura) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 - 2018 The Ontogenesis of Emotions Metrado em Ciências em Emoções (Mestrado) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017 - 2018 Child and Adolescent Developmental Psychology Mestrado Integrado em Psicologia - 1º ciclo (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016 - 2018 Child Social Cognition: The Development of the Social Mind Mestrado Integrado em Psicologia - 1º ciclo (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2012 - 2012 Statistics Applied to Psychology Mestrado Integrado em Psicologia - 1º ciclo (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2011 - 2011 Social Psychology Themes Mestrado Integrado em Psicologia - 1º ciclo (Mestrado integrado) Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2007/09 - 2008/02 Social Psychology I Psicologia Aplicada (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2008 - 2008 Person Perception and Interpersonal Relationships (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2004/09 - 2006/01 Social Psychology Psicologia Aplicada (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2001/04 - 2002/07 Social Psychology Psicologia Aplicada (Licenciatura) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE) Member
2020/10/19 - Atual Associação Portuguesa de Psicologia (APP) Vice-Presidente (2020-2023)
2013 - Atual Sociedade Portuguesa de Etologia (SPE) Member of the Steering Council (2013-2022)
2013 - Atual Society for Research in Child Development (SRCD)
2011 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)
2010 - Atual European Association of Social Psychology (EASP)
2009 - Atual Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (APPE)
2008 - Atual Society for Personality and Social Psychology (SPSP)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Scientific committee of Faculty of Psychology, University of Lisbon (alternate member)
Membro
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018 - Atual Coordinating committee of the Undergraduate Studies, Faculty of Psychology, University of Lisbon
Membro
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2020 - 2023 Steering council of the Associação Portuguesa de Psicologia (APP)
Presidente / Vice-presidente

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/01 - 2021/01 PhD project defense "Investigating the role of stereotypic beliefs, racial prototypicality, and learning on the own-race bias in face recognition" Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2021 - 2021 PhD project defense "Aprendizagem eivada de erro e o papel de pistas espontâneas e estratégicas na memória" Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2018/11 - 2018/11 PhD project defense ""You’re too young to understand": Investigating childist beliefs and practices" Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
2016/01 - 2016/01 PhD project defense "O que pensam os mais novos sobre os mais velhos? Padrão de desenvolvimento do idadismo explícito e implícito ao longo da infância" ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016 - 2016 PhD project defense "Promoting individual adaptation to extreme heat weather events: the role of affective and socio-cognitive factors in situational appraisals of challenge and threat" Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual The Journal of General Psychology
2022 - Atual Perspectives on Psychological Science
2020/08 - Atual Child Development
2020 - Atual Psychologica
2019 - Atual BMC Psychology (2050-7283) Springer (Biomed Central Ltd.)
2019 - Atual Philosophical Psychology (1465-394X) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - Atual Personality and Social Psychology Bulletin (1552-7433) SAGE Publications
2015 - Atual Psicologia Edições Colibri
2015 - Atual Análise Psicológica
2015 - Atual The Journal of Positive Psychology (1743-9779) Informa UK (Taylor & Francis)
2014 - Atual Journal of Experimental Social Psychology
2012 - Atual European Journal of Social Psychology John Wiley & Sons, Ltd
2011 - Atual Laboratório de Psicologia ISPA
Distinções

Prémio

2021 Best Article with a Preregistration in JEPS Award
American Political Science Association, Estados Unidos

Outra distinção

2011 Nominated for ESCON Best-Paper Award
European Social Cognition Network 2 (ESCON2), Portugal