???global.info.a_carregar???
Betina da Silva Lopes holds a Ph.D. in Didactics and Education (2013) and a Master in Science Communication and Education (2007) both from the University of Aveiro (PT). In 2004 she graduated in Biology - Educational Teacher Training (University of Coimbra, PT) receiving the Avelar Botero award - best graduation (17,4) in that academic school year. She is currently an assistant professor at the Department of Education and Psychology at the University of Aveiro. She coordinates the master course "Biology and Geology Teaching in the 3rd cycle of basic education and secondary education". She is also a member of CIDTFF (vice coordinator), a Research Centre focused on Didactics and Technology in the Education of Trainers. Her current research interest is focused mainly on Science Teacher Education in Portuguese-speaking countries from the African, Caribbean & Pacific (ACP) region involving Portuguese Higher Education Institutions as development-cooperation actors. As a (co)author she published 45 articles in international peer-reviewed journals, 32 book chapters, 6 books, and 11 consultancy reports related to (teacher) education, including in international contexts (São Tomé and Principe and Angola). Invited speaker at 11 scientific events, 30 lectures at undergraduate, master, and PhD. level, and 11 science outreach events. Participated in more than 45 scientific conferences. Has been supervising students at master and PhD. level involving science (teacher) education at national and international levels. Since May 2021 she closely collaborates with the non-profit organization "Cartas com Ciência" assisting in the development of a monitoring and evaluation impact strategy. In 2022 was nominated as one of the 100 TOP women in social enterprise by the European Euclides Network.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Betina da Silva Lopes

Nomes de citação

  • Lopes, Betina
  • Silva-Lopes, Betina
  • Da Silva Lopes, Betina

Identificadores de autor

Ciência ID
5C12-AC5F-F61A
ORCID iD
0000-0003-0669-1650

Endereços de correio eletrónico

  • blopes@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade de Aveiro - CIDTFF. Campus Universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2009/09 - 2013/10
Concluído
Didactics and Curricular Development (Education) (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Abordagens ao Ensino e Práticas de Questionamento no Ensino Superior" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004/09 - 2007/07
Concluído
Science Comunication and Education (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Renewable Energies in Portugal - present situation. Contributions for its disseminations" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved by unanimity
1999/09 - 2004/06
Concluído
Biology - Educational Training (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"NA" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12/31 - 2022/08/31 Investigador Contratado (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2022/09 - 2023/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2017/02/06 - 2019/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Coimbra Departamento de Ciências da Vida, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/15 - 2026 Vice-Coordenadora do CIDTFF Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal
Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal
2020/03/10 - 2023/03/01 Assessora da Coordenadação do Grupo de Investigação 3 "Políticas, Avaliação e Qualidade" (Gabriela Portugal), do CIDTFF Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal
2019/03/12 - 2021/03/03 Coordenadora de Laboratório de Supervisão e Avaliação (Lab_SuA) Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal
Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - 2020/12/30 Post Doctoral Researcher (DL n.º 57/2016) "Education & Training in Science Teaching within International Cooperation Development: Sustainable Policies and Practices potentiated by Research" Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2015/09/01 - 2019/01/31 Post Doctoral Researcher (Fellowship), "International Cooperation for Development - ICD - in Science Education: Sustained Recommendations of Research for its Empowerment" (SFRH / BPD / 100330/2014) Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal
Universidade de Aveiro GeoBioTec Geobiociências Geotecnologias e Geo-engenharias, Portugal
2015 - 2016 research Collaborator Universidade de Coimbra Centro de Investigação da Terra e do Espaço, Portugal
2014/09/11 - 2015/08/31 Full-time secondary teacher (taught the unit 'socity-science-technology' for adults and 'Organization and Management of health services' at 11th grade). Portuguese Ministry of Education (ME), Portugal
2014/03/03 - 2014/09/10 Research Fellow of the Project: Study of the impact of curricular internships on graduates' employment/employability Universidade de Aveiro, Portugal
2009/09/01 - 2013/11/13 PhD student with FCT scholarship (SFRH / 44611/2008) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2011/11/10 - 2011/12/17 Teacher trainer of east timorese Biology teachers (protocol between the University of Aveiro and INFORDEPE, DILI, East Timor) Governo de Timor-Leste, Timor - Leste
2010/09/01 - 2011/08/31 Secondary Teacher (Incomplete ten-week timetable (Biology / Geology 10th grade) Performance assessment by Ministry of Education: Good. Portuguese Ministry of Education (ME), Portugal
2009/09/01 - 2009/12/31 Biology and Geology Teacher (incomplete schedule of 10 instructional times per week) Portuguese Ministry of Education (ME), Portugal
2008/10/02 - 2009/08/31 Natural Sciences Teacher (incomplete contract of six instructional times per week) - Performance evaluation: VERY GOOD (9 points) Portuguese Ministry of Education (ME), Portugal
2007/03/16 - 2009/08/31 Full time research Fellow within the project "Study of teaching, learning and evaluation at the University, using student questions" (POCI/CED/59336/2004) Portuguese Ministry of Education (ME), Portugal
2008/02/29 - 2008/08/29 Biology Teacher (with an incomplete contract of ten teaching times per week), Performance Evaluation: VERY GOOD (10 points) Ministério da Educação, Portugal
2005/09/01 - 2006/09/01 Biology / Geology Teacher (incomplete contract with 18 instructional times per week) Ministério da Educação, Portugal
2003/09/01 - 2004/09/01 Trainee Professor of Biology / Geology Portuguese Ministry of Education (ME), Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/02/01 - Atual [Dl 57/2017] - "Science Education and Training in the Context of International Cooperation for Development (CID): Sustainable Policies and Practices Enhanced by Research"
FCT/MEC/SFRH/BPD/100330/2014
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020/12/31 - 2026/12/30 CEECIND/03328/2018 - Science Teacher Education in Portuguese speaking countries from the African, Caribbean & Pacific (ACP) region involving Portuguese Higher Education Institutions as development-cooperation actors: sustainable policies and practices potentiated by research
CEECIND/03328/2018
Investigador
Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
Em curso
2022/01/01 - 2023/09/30 BiblioLab-ILC: Citizen learning communities for the promotion of interdisciplinary education in science and Literature. BiblioLab ILC
Em curso
2016 - 2017 Avaliação externa à reforma do Ensino Secundário em São Tomé e Príncipe (2009-2016): Relatório final [External evaluation of the reform of secondary education in São Tomé and Príncipe (2009-2016): Final report]. Aveiro:
0000
2012/03/01 - 2015/08/31 Estudo do desenvolvimento académico na universidade através de abordagens inovadoras de ensino, avaliação e feedback
PTDC/CPE-CED/117516/2010
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2014/04/19 - 2014/08/31 Impact of curricular internships on the employability of graduates"
0000
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, Portugal
Concluído
2009/09/01 - 2013/10/31 "Approaches to Teaching and Practice of Questioning in Higher Education"
SFRH / BD / 44611/2008
Bolseiro de Integração na Investigação
Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007/03/16 - 2009/08/31 "Study of teaching, learning and evaluation in the university, using student questions"
POCI / CED / 59336/2004
Bolseiro de Mestrado
Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/11/01 - 2022/09/01 PAISE-STP (Integrated Support Programme for Sao Tome and Principe’s Education Sector):
0000000
Investigador
Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal
Instituto Camões
Em curso
2019/09/01 - 2022/08/31 TEDS - Teacher education for sustainability. Schools educating for sustainability: proposals for and from in-service teacher education
Investigador
Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal
Em curso
2019/05/07 - 2022/06/06 [Factors and dynamics involved in the success of the master courses“ International Relations ”and“ Study of Peace and War ”from the Department of International Relations of the Autonomous University of Lisbon (2015-2018)
00001
Investigador responsável
Universidade Autónoma de Lisboa Observatório de Relações Exteriores, Portugal
Em curso
2015/09 - 2018/08 “EURO4SCIENCE 2.0”
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Concluído
2013/01 - 2014/12 Sal Ciência /Salt Science
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Fernanda Ribeiro Faria; Daniela Pedrosa; Betina Lopes; Rodrigo Faria. "CONCEPTUAL OVERVIEW ON CORL: NARRATIVE LITERATURE REVIEW". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1903
  2. Rodrigo Faria; Daniela Pedrosa; Betina Lopes; Fernanda Ribeiro Faria. "THE SUSTAINABLE FEEDBACK CONCEPT FROM RESEARCHERS' PERSPECTIVE: A NARRATIVE REVIEW". 2022.
    10.21125/iceri.2022.1901
  3. Lopes, Betina; Diogo, S.; Sara Diogo. "Institutional Challenges in monitoring and evaluating cooperation protocols between higher education institutions in Portuguese speaking countries.". Trabalho apresentado em INTEND 2019, Valencia, 2019.
    Publicado
  4. Lopes, Betina; Abrantes, I.; Magalhães, P.; Baptista, A.V.; Watts, M.. "O que pode falhar? Reflexão sobre as dificuldades de alunos do ensino secundário no relatório tipo ‘V de Gowin’ para a melhoria da formação inicial de professores [What can fail? Reflection on the difficulties of secondary school students in the 'V of Gowin' report towards the improvement of initial teacher training].". Trabalho apresentado em Encontro Internacional a Voz dos Professores de C&T – VPC: Relatos de Investigação e de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia., Vila Real, 2018.
    Publicado
  5. Lopes, Betina; Breganha, G; Costa, N.. "Formação contínua de professores de Física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos [In service training of physics teachers in Angola: innovation through the evaluation of Students]". Trabalho apresentado em Encontro Internacional a Voz dos Professores de C&T – VPC: Relatos de Investigação e de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia, Vila Real, 2018.
    Aceite para publicação
  6. Lopes, Betina; Figueiredo, C.; Silva, J.; Gomes, M.; Callapez, P.. "Nem tudo o que vem à rede é peixe – o exemplo de uma coleção de seres marinhos como recurso de ensino – aprendizagem [Not everything is catched by the net is fish - the example of a collection of marine livings as a teaching-learning resource].". Trabalho apresentado em Encontro Internacional a Voz dos Professores de C&T – VPC: Relatos de Investigação e de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia,, Vila Real, 2018.
    Publicado
  7. Lopes, Betina; Magalhães, M.C. "O ensino interdisciplinar da(s) Ciência(s) e o Ecomuseu do Sal da Troncalhada de Aveiro (Portugal) - desafios e potencialidades [The interdisciplinary teaching of Science (s) and Salt Ecomuseum da Troncalhada de Aveiro (Portugal) - challenges and potentialities].". Trabalho apresentado em XXII Encontro Bienal da Real Sociedade Espanhola de História Natural: Os Mapas da natureza, Coimbra, 2017.
    Publicado
  8. Lopes, Betina; Vieira, A.P. "Ensinar Geologia na companhia do “Conglomerado de Mira” – porquê e como? [Teaching Geology in the company of the "Mira Conglomerate" - why and how?].". Trabalho apresentado em XXII Encontro Bienal da Real Sociedade Espanhola de História Natural: Os Mapas da natureza, Coimbra, 2017.
    Publicado
  9. Lopes, Betina; Vieira, D.; Silva Nunes, V.C; Abrantes, I. "O doce de aprender sobre a azeda (Oxalis pes-caprae) e outras invasoras [The sweetness of learning about sorrel (Oxalis pes-caprae) and other invasives].". Trabalho apresentado em XXII Encontro Bienal da Real Sociedade Espanhola de História Natural: Os Mapas da natureza, Coimbra, 2017.
    Publicado
  10. Lopes, Betina; Barata, C.; Marques, C.; Abrantes, I.; Brandão, J.M.; Gomes, E.; Rola, A.; Callapez, P.. "Ensino da Ciência para a cidadania: os alunos do ensino secundário como atores na organização e na participação em reuniões científicas de divulgação de Ciências Naturais [Science Teaching for Citizenship: secondary school students as actors in the organization and participation in scientific meetings on the dissemination of Natural Sciences].". Trabalho apresentado em XXII Encontro Bienal da Real Sociedade Espanhola de História Natural: Os Mapas da natureza, Coimbra, 2017.
    Publicado
  11. Lopes, Betina; Marques, C.; Barata, C.; Abrantes, I.; Brandão, J.M.; Gomes, E.; Rola, A.; Callapez, P. "Na pista digital das rochas metamórficas: utilização de app. no ensino não formal dos museus [In the digital track of metamorphic rocks: use of app. in non-formal museum teaching],". Trabalho apresentado em XXII Encontro Bienal da Real Sociedade Espanhola de História Natural: Os Mapas da natureza, Coimbra, 2017.
    Publicado
  12. Lopes, Betina; Sá, G.; Lopes, M.. "Política energética e climática de Timor-Leste: análise de vozes de diferentes atores [Timor-Leste energy and climate policy: analysis of voices of different actors].". Trabalho apresentado em XIX Meeting of the Network of Environmental Studies in Portuguese Language Countries, REALP 2017, Fortaleza, 2017.
    Publicado
  13. Lopes, Betina; Costa, N.. "O impacte de um mestrado em “Ensino de Ciências” de uma instituição de ensino superior angolana: análise da perspetiva dos supervisores,". Trabalho apresentado em XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, ENPEC 2017, Florianópolis, 2017.
    Publicado
  14. Lopes, Betina; Costa, N.; Callapez, P.; Almeida, P.. "Cooperação no ensino superior entre Países de Língua Portuguesa na Educação em Ciência(s). A Gestão do Ensino Superior e o Desenvolvimento dos Países e Regiões de Língua Portuguesa - Desafios Globais, Experiências Nacionais e Respostas Institucionais [Cooperation in higher education among Portuguese Language Countries in Science Education. The Management of Higher Education and the Development of". Trabalho apresentado em 7th Conference of FORGES - Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, 2017, Maputo, 2017.
    Publicado
  15. Lopes, Betina; Albergaria Almeida, P; Callapez, P.; Costa, N.. "Investigating Science Education in the context of International Cooperation for development: the case of the Portuguese public higher education institutions.". Trabalho apresentado em New Perspectives in Science Education, Florence, 2016.
    Publicado
  16. Lopes, Betina; Albergaria Almeida, P.; Costa, N.; Callapez, P.. "Cooperação para o desenvolvimento no âmbito da Educação em Ciências - estudo das atividades protocoladas entre Portugal e países africanos de língua oficial portuguesa [Cooperation for development in the field of Science Education study of the activities carried out between Portugal and Portuguese-speaking African countries]". Trabalho apresentado em International África, Cooperação, Educação e Desenvolvimento, FIACED, Penafiel, 2016.
    Publicado
  17. Lopes, Betina. "Estudo das Abordagens ao Ensino de docentes universitários: discussão de um caso longitudinal [Study of Teaching Approaches to university teachers: discussion of a longitudinal case].". Trabalho apresentado em VIII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, Bragança, 2016.
    Publicado
  18. Lopes, Betina; Albergaria Almeida, P.; Martinho, M; Lucas, M.; Lopes, B.; Margarida Lucas; Albergaria-Almeida, P.; Mariana Martinho. "Training Timorese Science Teachers in the context of international cooperation: what role could ICT play?". Trabalho apresentado em XVII Symposium of International Organization for Science and Technology Education, IOSTE 2017 - Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World, Braga, 2016.
    Publicado
  19. Lopes, Betina; Albergaria Almeida, P.; Costa, N.; Callapez, P.. "Science Teacher Education and International Cooperation towards Development: researching the contribution of Portuguese public universities". Trabalho apresentado em XVII Symposium of International Organization for Science and Technology Education, IOSTE 2017 - Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World, Braga, 2016.
    Publicado
  20. Lopes, Betina; Magalhães, C.; Burri, S; Costa, J. A; Bastos, G; Viegas, A.; Ornelas, P; et al. "O projeto Salciência – como usar o ensino não formal da química rumo à sustentabilidade [The Salciência project - how to use non-formal chemistry teaching towards sustainability].". Trabalho apresentado em Conference Internacional de Química de Cabo Verde, Praia, 2015.
    Publicado
  21. Lopes, Betina; Costa, N.; Almeida, P.; Callapez, P.; Magalhães, C.. "Cooperação Internacional para o Desenvolvimento no âmbito da Educação em Ciências - Estudo das atividades protocoladas no ensino superior de Química [International Cooperation for Development in the Field of Science Education - Study of the activities registered in the higher education of Chemistry].". Trabalho apresentado em Conferência Internacional de Química de Cabo Verde, Praia, 2015.
    Publicado
  22. Lopes, Betina; Silva, P.; Melo, A.I; Brito, E.; Costa, M.; Paiva Dias, G. "To practice or not to practice? Designing higher education curriculum to boost employability,". Trabalho apresentado em 7th International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI 2014, Seville, 2014.
    Publicado
  23. Lopes, Betina; Silva, P; Melo, A.I; Brito, E.; Seabra, D; Costa, M.; Paiva Dias, G; et al. "Yes, we can: internships providing leverages in the labour market". Trabalho apresentado em 7th International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI 2014, Seville, 2014.
    Publicado
  24. Lopes, Betina; Martinho, M; Albergaria Almeida, P. "Reflexão autoetnográfica sobre formação contínua de professores em contexto de cooperação internacional. O que aprendemos enquanto ensinamos? [Autoetnographic reflection on continuous teacher training in an international cooperation context. What do we learn as we teach?]". Trabalho apresentado em II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2013.
    Publicado
  25. Lopes, Betina; Pedrosa-de-Jesus, M.H.. "Striving against invalidity in qualitative research: Discussing a reflective framework.". Trabalho apresentado em 18th Annual Conference of the Education, Learning, Styles, Individual Differences Network, ELSIN 2013, Billund, 2013.
    Publicado
  26. Lopes, Betina; Albergaria Almeida, P; Martinho, M. "Dimensões do Desenvolvimento de professores timorenses em contexto de formação contínua – o caso da 8ª Edição do Bacharelato em Ciências [Development dimensions of East Timorese teachers in a context of in-service training - the case of the 8th Edition of the Bachelor of Science Teaching". Trabalho apresentado em “Timor-Leste e região: Uma Visão Transdisciplinar “, Aveiro, 2013.
    Publicado
  27. Lopes, Betina; Albergaria Almeida, P; Martinho, M. "Formação de professores em contexto de cooperação internacional: o caso de Timor-Leste [Teacher training in the context of international cooperation: the case of Timor-Leste].". Trabalho apresentado em II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
    Publicado
  28. Lopes, Betina; Martinho, M; Albergaria Almeida, P. "O trabalho prático e experimental na educação em Ciências: formação de professores em Timor-Leste [Practical and experimental work in science education: teacher training in Timor-Leste].". Trabalho apresentado em II Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2012.
    Publicado
  29. Lopes, Betina; Pedrosa-de-Jesus, M.H.. "Quality questioning in undergraduate Biology for promoting professional development". Trabalho apresentado em 9th International ESERA Conference, Lyon, 2011.
    Publicado
  30. Lopes, Betina; Macário, M. J; Pinto, M; Ançã, M. H; Loureiro, M, J. "Research training in Higher Education: exploring the case of three doctoral students with different backgrounds". Trabalho apresentado em ESREA Proceedings – Transition and Identity in Learning and Life, Aveiro, 2011.
    Publicado
  31. Lopes, Betina; Pedrosa-de-Jesus, M.H.. "O papel do questionamento no desenvolvimento da literacia científica [The role of questioning in the development of scientific literacy].". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania, Braga, 2011.
    Publicado
  32. Lopes, Betina; Macário, M. J; Pinto, M; Loureiro, M. J. "Research Training in the 21st Century: A reflection on collaborative work and emergent learning.". Trabalho apresentado em Proceedings of 61st ICEM&XIIISIE, Aveiro, 2011.
    Publicado
  33. Lopes, Betina; Hagay, G.; Baram-Tsabari, A; Ametller, J.; Cakmakci, G.; Moreira, A; Pedrosa-deJesus, M. H. "The generalizability of students' interest in biology: The roles of gender, country and religion". Trabalho apresentado em 9th International ESERA Conference, Lyon, 2011.
    Publicado
  34. Lopes, Betina; Pedrosa-de-Jesus, M.H.. "Exploring Teaching and Learning Conceptions and Questioning Intentions of Biology University Teachers". Trabalho apresentado em 16th Annual Conference of ELSIN, Antwerp, 2011.
    Publicado
  35. Lopes, Betina; Pedrosa-de-Jesus, M.H.. "A study of the relationships between teaching approaches and questioning practices.". Trabalho apresentado em 15th Annual Conference of ELSIN - European Learning Style Information Network, Aveiro, 2010.
    Publicado
  36. Lopes, Betina; Pedrosa-de-Jesus, M.H.. "Preferential Teaching Approaches and the promotion of ‘quality’ questioning: a study designed on the context of Biology in Higher Education.". Trabalho apresentado em 2nd International Research Seminar on Questioning – Questioning in Education, Aveiro, 2009.
    Publicado
  37. Lopes, Betina; Pedrosa-de-Jesus, M.H.. "Classroom questioning and teaching approaches: A study with biology undergraduates.". Trabalho apresentado em 8th ESERA Conference, Istambul, 2009.
    Publicado
  38. Lopes, Betina; Pedrosa-de-Jesus, M.H.; Mike Watts. "The interplay of preferential teaching approaches and classroom questioning in Higher Education: two case studies.". Trabalho apresentado em 14th ELSIN (European Learning Style Information Network) Conference, Glion, 2009.
    Publicado
  39. Lopes, Betina; António Moreira; Neri de Sousa, F.,. "Como promover a competência de questionamento? Discussão de possíveis de estratégias de ensino- aprendizagem e de avaliação [How to promote the questioning skill? Discussion of possible teaching-learning and evaluation strategies].". Trabalho apresentado em Da Investigação à Prática - Interacções e Debates, Aveiro, 2008.
    Publicado
  40. Lopes, Betina; Pedrosa-de-Jesus, M.H.; Mike Watts. "Teaching Approaches in Higher Education: the role of classroom questioning". Trabalho apresentado em 7th International Conference of Scholarship of Teaching and Learning (SoTL), London, 2008.
    Publicado
  41. Lopes, Betina; Pedrosa-de-Jesus, M.H.; Moreira, A.; Almeida, P.. "Situações-problema em contexto CTS: sua relevância para o desenvolvimento da competência de questionamento dos alunos [Problem situations in CTS context: their relevance to the development of students' questioning skill].". Trabalho apresentado em V Seminário Ibérico de CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no ensino das ciências, Aveiro, 2008.
    Publicado
  42. Lopes, Betina; Pedrosa-de-Jesus, M.H.. "Questioning Strategies and teaching approaches. A study in university biology.". Trabalho apresentado em 13th annual conference of ELSIN - European Learning styles information network, Ghent, 2008.
    Publicado
  43. Lopes, Betina; Magalhães, M. C. F. "A promoção das Energias Renováveis - um contributo para a sua divulgação em contexto escolar [The promotion of Renewable Energies - a contribution to its dissemination in school contexts]". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania, Braga, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Ventura, Lidnei; Fröhlich, Raquel; Lopes, Betina. "Bilddenken como modo de cognoscibilidade: por uma escrita imagética em Walter Benjamin/Bilddenken as a mode of cognisability: towards an imagetic writing in Walter Benjamin". Caderno Pedagógico 20 5 (2023): 1244-1255. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv20n5-012.
    Publicado • 10.54033/cadpedv20n5-012
  2. Ferreira, Miguel; Granado, António; Lopes, Betina; Loureiro, João. "Tools to communicate science: looking for an effective video abstract in Ecology and Environmental Sciences". Journal of Science Communication 22 04 (2023): http://dx.doi.org/10.22323/2.22040207.
    Publicado • 10.22323/2.22040207
  3. Lopes, Betina. "Recensão crítica de “Tornar-se científico – Desenvolver(-se) através da ciência ao longo da vida” (2020) de Saima Salehjee & Mike Watts". Revista APEduC 4 1 (2023): 243-245. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.415.
    Publicado
  4. Ferreira, M.; Loureiro, J.; Granado, A.; Lopes, Betina. "Novas estratégias na educação? O uso de video abstracts em ecologia e ambiente na sala de aula". Revista APEduC 4 1 (2023): 13-26. https://doi.org/10.58152/APEduCJournal.316.
    Publicado
  5. Ferreira, Miguel; Lopes, Betina; Granado, António; Siopa, Catarina; Gaspar, Hugo; Castro, Helena; Castro, Sílvia; Loureiro, João. "Video abstract production guide". Frontiers in Communication 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fcomm.2023.1060567.
    Publicado • 10.3389/fcomm.2023.1060567
  6. Unglaub, T. R.; Lopes, Betina; Neri de Souza, F.; Ventura, L.. "Formação Inicial de Professores no Brasil e Portugal: Uma Investigação Qualitativa em Tempos de Pandemia". New Trends in Qualitative Research 12 (2022): https://doi.org/10.36367/ntqr.12.2022.e627.
    Acesso aberto • Publicado
  7. Ventura, L.; Lopes, Betina. "Competências Digitais e Educação Superior: Levantamento Bibliométrico na Base de Dados SCOPUS 2012-2021". Brazilian Journal of Development 8 7 (2022):
    Publicado
  8. Marques, C.; Barata, C.; Abrantes, I.; Gomes, E.; Lopes, B.; Callapez, P. M.. "Os fósseis das rochas metamórficas da coleção Krantz da Universidade de Coimbra: recurso histórico e capital científico para o ensino da Geologia". Comunicações Geológicas 108 Especial I (2022): 113-116. https://doi.org/10.34637/a130-sd94.
    Publicado
  9. Ventura, L.; Lopes, B. S.; Unglaub, T. R. da Rocha. "Competências digitais de estudantes de pós-graduação: autoavaliação na passagem do ensino presencial ao remoto". International Journal of Development Research 12 5 (2022): 55947-55953.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Simão, D.; Costa, N.; Lopes, Betina; Agostinho, S.. "Learning Assessment in Labour Education in Angola: a study centered on students’ voices". Mauritius Institute of Education - Journal of Education (2022):
    No prelo
  11. Lopes, Betina; Ferreira, C.; Guerra, C.; Oliveira, D.; Piacentini, V.; Costa, N.. "Monitorização da produção científica de um Centro de Investigação: Uma abordagem metodológica com recurso à referencialização". Research, Society and Development (2022):
    Submetido
  12. Domingos Simão; Nilza Costa; Lopes, Betina; Simão Agostinho. "Avaliação das aprendizagens em educação laboral: conceções de professores angolanos". Estudos em Avaliação Educacional 30 75 (2020): 852-877. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/6849.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Lopes, Betina. "As universidades públicas portuguesas e a capacitação na área da Educação em Ciências no âmbito da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: do mapeamento á sua problematização [Portuguese public universities and training in the field of science education in the context of international cooperation for development: from mapping to their problematization". Revista Lusófona da Educação (2020):
  14. Lopes, Betina; Franco, Amanda; Vieira, Rui; Simões, Ana Raquel; Costa, Alberto. "“Só para ensinar” ou “mais para aprender”? Reflexões, entre pares sobre as (próprias) práticas pedagógicas no ensino superior: análise das percepções dos professores sobre um programa de observação por pares". Indagatio Didatica 12 3 (2020): 123-140.
    Acesso aberto • Publicado
  15. Maria Da Graça Breganha; Nilza Costa; Betina Da Silva Lopes. "Formação contínua de professores de física em Angola: inovar pela avaliação dos alunos". Comunicações (2019): https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p277-294.
    10.15600/2238-121X/comunicacoes.v26n2p277-294
  16. Betina da Silva Lopes; Mónica Lourenço. "Unveiling ‘European’ and ‘International’ Researcher Identities: A Case Study with Doctoral Students in the Humanities and Social Sciences". Social Sciences (2019): https://www.mdpi.com/2076-0760/8/11/303.
    10.3390/socsci8110303
  17. Betina da Silva Lopes; Patrícia Silva; Ana Isabel Melo; Elisabeth Brito; Gonçalo Paiva Dias; Marco Costa. "The ‘Lunar Side’ of the Story: Exploring the Sustainability of Curricular Internships in Higher Education". Sustainability (2019): https://www.mdpi.com/2071-1050/11/21/5879.
    10.3390/su11215879
  18. Lopes, Betina. "Avaliação sumativa das aprendizagens em Física no 1º ciclo do ensino secundário através de provas escritas – o caso de uma escola pública do município de Lubango (Angola)". Indagatio Didactica 11 1 (2019): 216-226. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/5662.
    Acesso aberto • Publicado
  19. Soares, Diana; Filipa Borges; 1311-865E-D252; Paulo Magalhães; Lopes, Betina; Ana Vitória Baptista. "A ‘Questão-Problema’ nos relatórios do tipo ‘V de Gowin’: um estudo exploratório no 11.º ano de Biologia do ensino secundário português [‘The Problem Question’ and the heuristic ‘V reports of Gowin’: an exploratory study with Portuguese Biology Students of the 11th grade]". Indagatio Didactica 9 4 (2018): 385-406. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/1009.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Lopes, Betina; Costa, Nilza; Matias, F.. "Impact evaluation of two master courses attended by teachers: an exploratory research in Angola". Problems of Education in the 21 st century 74 (2018): 49-60.
    Acesso aberto • Publicado
  21. Silva, P.; Lopes, B.; Costa, M.; Melo, A.I.; Dias, G.P.; Brito, E.; Seabra, D.. "The million-dollar question: can internships boost employment?". Studies in Higher Education (2016): 1-20. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84959185455&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03075079.2016.1144181
  22. Betina da Silva Lopes; Patrícia Albergaria-Almeida; Mariana Martinho; Lopes, Betina da Silva; Albergaria-Almeida, Patrícia; Martinho, Mariana. "Learning and Teaching in Portugal: An Analysis of TALIS 2013". Procedia - Social and Behavioral Sciences 186 (2015): 630-636. https://doi.org/10.1016%2Fj.sbspro.2015.04.045.
    10.1016/j.sbspro.2015.04.045
  23. Lopes, betina. "What do we learn when we teach abroad: Reflections about International Cooperation with developing countries". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2014):
    10.1016/j.sbspro.2014.01.869
  24. Pedrosa-de-Jesus, H.; Moreira, A.; Lopes, B.; Watts, M.; Lopes, betina. "So much more than just a list: Exploring the nature of critical questioning in undergraduate sciences". Research in Science and Technological Education 32 2 (2014): 115-134. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84902298935&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02635143.2014.902811
  25. Almeida, P.A.; Lopes, B.; Martinho, M.. "International cooperation in education: In-service teacher training in east timor". International Journal of Learner Diversity and Identities 19 3 (2013): 11-25. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887362354&partnerID=MN8TOARS.
  26. Lopes, betina. "Learning transitions of three doctoral students in a Portuguese higher education institution facilitated by the use of ICT". International Journal of Continuing Engineering Education and Lifelong Learning (2013): http://www.inderscience.com/info/inarticle.php?artid=54291.
    DOI: 10.1504/IJCEELL.2013.054291
  27. Lopes, betina; Hagay, G.; Baram-Tsabari, A.; Ametller, J.; Cakmakci, G.; Lopes, B.; Moreira, A.; Pedrosa-de-Jesus, H.. "The Generalizability of Students’ Interests in Biology across Gender, Country and Religion". Research in Science Education 43 3 (2012): 895-919. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84878112866&partnerID=MN8TOARS.
    DOI 10.1007/s11165-012-9289-y
  28. Pedrosa-de-Jesus, H.; da Silva Lopes, B.; Moreira, A.; Watts, M.. "Contexts for questioning: Two zones of teaching and learning in undergraduate science". Higher Education 64 4 (2012): 557-571. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84866061747&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10734-012-9512-9
  29. Pedrosa-de-Jesus, M.H.; da Silva Lopes, B.. "The relationship between teaching and learning conceptions, preferred teaching approaches and questioning practices". Research Papers in Education 26 2 (2011): 223-243. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-79957959821&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02671522.2011.561980
Capítulo de livro
  1. Ana Maria Vera Cruz; Lopes, Betina; Diana Soares; Maria José Rodrigues; Olga Santos ; Tatiana Ramos. "Descobrir a(s) Ciência(s): um estudo de intervenção-investigação com alunos da turma piloto de cegos e amblíopes de São Tomé e Príncipe". In Compreender para agir: cinco estudos da rede de investigação em educação: São Tomé e Príncipe (PAISE-STP), 15. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  2. Cruz, A.; Lopes, Betina; Soares, D.; Rodrigues, M. J.; Santos, O.. "Aprender ciência(s) a partir da leitura inclusiva: um estudo com alunos da turma piloto de cegos e amblíopes de São Tomé e Príncipe". In Cuidar a educação em São Tomé e Príncipe: primeiros estudos de uma rede de investigação, 165-190. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2023.
    Publicado
  3. Ventura, L.; Lopes, B.; Lopes, Betina. "Autoavaliação de competências digitais de comunicação por estudantes de pós-graduação". In Fenômenos da tecnologia educacional: rumos de ensino integrados, 75-86. Rio de Janeiro, Brasil: E-Publicar, 2022.
    Publicado • 10.47402/ed.ep.c202216696825
  4. Helena Araújo e Sá; Nilza Costa; Cecília Guerra; Lopes, Betina; Mónica Lourenço; Susana Pinto. "Case studies—University of Aveiro, Portugal.". In The Doctorate as Experience in Europe and Beyond, editado por Michael Byram. Abingdon, Reino Unido: Routledge, 2019.
    Publicado
  5. Nilza Costa; Lopes, Betina. "A avaliação externa da reforma do ensino secundário de São Tomé e Príncipe (2009-2016) [The external evaluation of the reform of secondary education in São Tomé and Príncipe (2009-2016)]". In [In the roots of the Imbondeiro: Dialogues with Education in an African context]., editado por Costa, Nilza; Susana Ambrósio. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro, 2019.
    Publicado
  6. Lopes, Betina. "Academics’ conceptions about teaching and its implications towards pedagogical innovation". In Academic Growth in Higher Education: questions and answers, editado por Helena Pedrosa de Jesus; Mike Watts. Leiden, Países Baixos: Brill Sense, 2018.
    Publicado
  7. Helena Pedrosa de Jesus; Aurora Moreira; Lopes, Betina; Cecília Guerra; Mike Watts. "Assessment and Feedback". In Academic Growth in Higher Education: questions and answers. Leiden: Brill Sense, 2018.
    Publicado
  8. Helena Pedrosa de Jesus; Mike Watts; Lopes, Betina. "Research design, approaches and methods". In Academic Growth in Higher Education: questions and answers, editado por Helena Pedrosa de Jesus; Mike Watts. Leiden, Países Baixos: Brill Sense, 2018.
    Publicado
  9. Lopes, Betina; Helena Pedrosa de Jesus. "The Old Questions Are the Best: Striving against Invalidity in Qualitative Research". In Theory and Method in Higher Education Research, 1-22. Reino Unido: Emerald Group Publishing, 2016.
    Publicado
  10. Albergaria-Almeida, Patrícia; Mariana Matias Martinho; Lopes, Betina; Albergaria-Almeida, P.; da Silva Lopes, B.; Martinho, M.. "Ask a Question! The Role of Student Questioning in University Science Classes". In New Developments in Science Education Research. New York, Estados Unidos: Nova Science Publishers, 2015.
    Publicado
  11. Lopes, Betina da Silva; Callapez, Pedro M.; Gomes, Celeste. "A importância do Legado Histórico-Científico da Época Colonial na Formação de Quadros dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PaloP) em Ciências Naturais". Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Centro de Estudos Africanos e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria, 2013.
  12. Da Silva Lopes, Betina; Albergaria-Almeida, Patrícia; Almeida, P.A.; Martinho, M.; Lopes, B.. "Teacher Professional Development in the Context of International Cooperation: opportunities and challenges". In Professional Development: Perspectives, Strategies and Practices. New York, Estados Unidos: Nova Publishers, 2013.
    Publicado
  13. Helena Pedrosa; Lopes, Betina. "The relationship between teaching and learning conceptions, preferred teaching approaches and questioning practices". In Styles of Practice in Higher Education: Exploring approaches to teaching and learning. New York: Rotledge, 2013.
    Publicado
  14. Patrícia Abergaria; Mariana Martinho; Lopes, Betina. "Teacher education in the context of international cooperation: the case of East Timor". In International Perspectives in Education. Sofia: Bulgaria Comparative Studies, 2012.
  15. Betina Da Silva Lopes; Aurora Moreira; Helena Pedrosa de Jesus. "Chapter 11: “Questions in Biology”Designing an Online Discussion Forum for Promoting Active Learning about Evolution". In Contributions to the UN Decade of Education for Sustainable Development, editado por Gonçalves, F. A. M. M.. Peter Lang, 2012.
    Publicado • 10.3726/978-3-653-01631-4/13
Edição de livro
  1. Lopes, Betina. Uma visão holística da Terra e do Espaço nas suas vertentes naturais e humanas. Homenagem à Professora Celeste Romualdo Gomes. Coimbra, Portugal: CITEUC. 2020.
    No prelo • Editor
Livro
  1. Ana Isabel Andrade; Lopes, Betina; Carlota Tomaz; Nilza Costa; Carla Ferreira. Aprendizagens profissionais de atores educativos: um estudo de avaliação de percursos de formação contínua. [Professional learning of educational actors: an assessment study of continuous training pathways]. Aveiro, Portugal: Cadernos Didáticos. 2020.
    No prelo
  2. Nilza Costa; Bernardo Filipe Matia; Lopes, Betina. Relatório final do Projeto “Avaliação do impacto dos cursos de mestrado Desenvolvimento Curricular e Ensino das Ciências [Final Report of the project “Impact evaluation of the master courses ‘Curricular Development ‘ and ‘Science Teaching’ (2012-2016) do ISCED da Huíla (Lubango, Angola). Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2018.
    Publicado
  3. Gonçalo Paiva Dias; Ana Isabel Melo; Lopes, Betina; Patrícia Silva; Elizabeth Brito. Os estágios curriculares e o seu impacto na empregabilidade dos licenciados [Curricular Internships and its impact on graduates employability]. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 2015.
    Publicado
  4. Pedro Callapez; Carvalho, P.; Marques, M.; Teresa, S.; Sobral de Carvalho, P.; Dinis, P.; Lopes, Betina. Catálogo de Conteúdos científicos do museu do território da Gândara [Catalog of scientific contents of the museum of the territory of Gândara]. Mira: Glorybox. 2012.
    Publicado
  5. Ana Cristina Torres; Lopes, Betina; Patrícia Almeida. Sebenta de apoio à 8.ª edição do curso de bacharelato para professores de Biologia - Bacharelato em Timor-Leste. Dili, Timor - Leste: INFORDEPE. 2011.
    Publicado
  6. Lopes, betina. Tesouros Geológicos de Mira. Portugal. 2007.
Resumo em conferência
  1. Marques, C.; Barata, C.; Soares, D.; Gomes, A.; Lopes, F. C.; Abrantes, I.; Lopes, Betina; Gomes, E. M. C.; Callapez, P.. "Exams under pressure: analysing the questions on metamorphism and metamorphic rocks in the Biology and Geology National Final Exams/Exames sob pressão: análise das questões sobre metamorfismo e rochas metamórficas nos Exames Finais Nacionais de Biologia e Geologia". Trabalho apresentado em XI Congresso Nacional de Geologia: Geociências e Desafios Globais, 2023.
    Publicado
  2. Lopes, Betina; Nilza Costa. "Educação, Formação e Avaliação em contextos de cooperação para o desenvolvimento: uma reflexão partilhada com base na experiência do Laboratório de Supervisão e Avaliação (Lab_SuA)¿ [¿Education, Training and Evaluation in contexts of development cooperation: a shared reflection based on the experience of the Supervision and Evaluation Laboratory (Lab_SuA)¿]". Trabalho apresentado em 11th Congress of Iberian African Studies (CIEA), 21-13/01/2021,, Lisboa, 2021.
    Aceite para publicação
  3. Diana Soares; Lopes, Betina. "Science teachers’ profile in a global world: consolidate or renew? A reflection based on the Portuguese case.". Trabalho apresentado em 11th Congress of Iberian African Studies (CIEA), Lisboa, 2021.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Lopes, Betina da Silva. "Abordagens ao ensino e práticas de questionamento no ensino superior". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/11930.
  2. Lopes, Betina da Silva. "Energias renováveis em Portugal : situação actual". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10773/3333.

Outros

Outra produção
  1. Stairway to employment? Internships in higher education. This article aims to shed light on the current debate regarding the role of internships in higher education in graduates’ employability. In specific, it analyses empirical data on a large-scale study of Portuguese first-cycle study programmes, in order to explore indicators of the professional value of internships in the employability of higher education graduates. Results demonstrate that study p. 2016. Patrícia Catarina de Sousa e Silva; Betina da Silva Lopes; Marco Costa; Dina Seabra; Ana Isabel Melo; Elisabeth Brito; Gonçalo Paiva Dias. http://hdl.handle.net/10773/17050.
  2. Student assessment strategies in Portugal: an analysis of TALIS 2013. The OECD Teaching and Learning International Survey (TALIS) is the largest international survey of teachers. This survey looks at the features that influence effective teaching, such as teachers’ initial training and their professional development, the feedback they receive on their teaching, the climate in the classrooms and schools, their satisfaction with their job, as well as the teaching, lea. 2015. Albergaria-Almeida, Patrícia; Lopes, Betina da Silva; Martinho, Mariana. http://hdl.handle.net/10773/17496.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/19 A interdisciplinaridade Física/Química e Física/Biologia em actividades laboratoriais STEM inclusivas 2.ª Conferência Internacional de Educação em Ciência, Matemática e Sustentabilidade
Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica de Maputo (Maputo, Moçambique)
2023/08 Por uma educação em Ciência(s) de qualidade em Língua Portuguesa: o papel da cooperação à luz de uma abordagem cooperativa VI Bienal STEM+L
Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica de Maputo (Maputo, Moçambique)
2023/08 A Física e a Biologia de mãos dadas na introdução à microscopia: uma proposta de atividades com materiais de baixo custo VI Bienal STEM+L
Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica de Maputo (Maputo, Moçambique)
2023/07/27 Descobrir a(s) ciência(s): um estudo de intervenção-investigação com alunos da turma de cegos e amblíopes de STP Jornadas Pedagógicas
Rede de Investigação em Educação em S. Tomé e Príncipe (RIE-STP) (São Tomé e Príncipe)
2020/03/05 Didactics and Curriculum Development II: Sharing a learning path. Communication presented at the Curricular Unit Didactics and Curricular Development II (DDC II) of the Doctoral Program in Education (11th edition) of the University of Aveiro Invited Lecture in Doctoral Program of Education (11th Edition)
Department of Education and Psychology of University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/09/23 From the interview to the content analysis: a practical exercise ["Da entrevista à análise de conteúdo: um exercício prático"] Caminhos de Investigação em Educação em Angola - 2º simpósio 2019
Esciola Superior Pedagógica do Naimbe, Angola (Namibe, Angola)
2019/08/23 O percurso investigativo no âmbito de um curso de mestrado em educação: Concepção de instrumentos de recolha de dados (questionário e entrevistas) [The investigative path in the context of a master's degree in education: Design of data collection instruments (questionnaire and interviews). Workshop promoted within the scope of the 3rd edition of the masters in science teaching at ISCED - Angola.] Invited Workshop promoted within the scope of the 3rd edition of the masters in science teaching at ISCED - Angola.]. Oficina de trabalho dinamizada no âmbito dda 3ª edição dos mestrados em ensino de ciências do ISCED – Angola.
ISCED (Lubango, Angola)
2019/06/06 Training of science teachers involving higher education institutions (HEIs) in Lusofonia: where are we and where do we want to go? ["Capacitação de professores de ciências envolvendo instituições de ensino superior (IES) na/da Lusofonia: onde estamos e para onde queremos/precisamos de ir?"] Conference “Educação de Qualidade e Desenvolvimento”
Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/03/01 Content analysis for investigative purposes: from theory to practice. Communication presented within the scope of the Curricular Unit (UC) Research Seminar II (SI II) Invited Lecture at the Doctoral Program of Education from the University of Aveiro
Department of Education and Psychology, University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2019/03/01 Didactics and Curriculum Development II: Sharing a learning path. Communication presented at the Curricular Unit Didactics and Curricular Development II (DDC II) of the Doctoral Program in Education (10th edition) of the University of Aveiro. Invited Lecture for the Doctoral Program of Education of the University of Aveiro
Department of Education and Psychology of University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/11/08 O que pode falhar? Reflexão sobre as dificuldades de alunos do ensino secundário no relatório tipo ‘V de Gowin’ para a melhoria da formação inicial de professores [What can fail? Reflection on the difficulties of secondary school students in the 'V of Gowin' report towards the improvement of initial teacher training]. International Conference ‘A Voz dos Professores de Ciências & Tecnologia 2018’
UTAD (Vila Real, Portugal)
2018/10/18 International cooperation for development in the field of Science Education: the case of Portuguese public universities ["Cooperação internacional para o desenvolvimento no âmbito da Educação em Ciências: o caso das universidades públicas portuguesas"] 1st Seminar on “Internationalization in Higher Education "Education for a global world: challenges and opportunities in Portuguese institutions of higher education
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/09/08 Cooperação Internacional para o Desenvolvimento na área da Educação em Ciências recomendações sustentadas na investigação para a sua potenciação [International Development Cooperation in the field of Science Education sustained research recommendations for its enhancement] COOPEDU IV – Cooperação e Educação de Qualidade
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/09/08 Potenciar o impacto da formação pós graduada de professores em Angola: recomendações sustentadas num projeto interinstitucional de avaliação [Enhancing the impact of postgraduate teacher education in Angola: recommendations supported by an interinstitutional evaluation project]. COOPEDU IV – Cooperação e Educação de Qualidade
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2018/07/05 Promover a leitura no âmbito da Educação em Ciência(s): porquê, para quê e como? Uma reflexão partilhada [Promote reading in Science Education(s): why, for what and how? A shared reflection]. quinta edição do Seminário “Da Arte de Ler” no auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça.
Margarida Anastácio coordinator of Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça. (Alcobaça, Portugal)
2018/05/19 Formar em contextos interculturais – a minha experiência [Forming in Intercultural Contexts - My Experience]. “UA Intercultural – dar Dar Voz a Experiências de Mentoring
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/05/04 Internationalization of research in CIDTFF: consolidated strategies and lines of action ["Internacionalização da investigação no CIDTFF: estratégias consolidadas e linhas de ação"] CIDTFF in debate
CIDTFF, Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/03/10 Didactics and Curriculum Development II: Sharing a learning path. Communication presented within the Curricular Unit (UC) Didactics and Curricular Development II (DDC II) of the Doctoral Program in Education (9th edition) of the University of Aveiro Invited Lecture for the Doctoral Program of Education of the University of Aveiro.
Department of Education and psychology University of Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/02/23 Higher education institutions as agents of development cooperation. Communication presented in the framework of the UC Development and International Cooperation Invited Lecture presented at Graduation Course in Public Administration
Department of Social, Political and Territory Sciences of the University of Aveiro, Portugal. (Aveiro, Portugal)
2018 O acolhimento de estudantes timorenses na Universidade de Aveiro: uma reflexão partilhada [The reception of Timorese students at the University of Aveiro: a shared reflection]. COOPEDU IV – Cooperação e Educação de Qualidade
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
2017/05/08 O domínio profissional e institucional da Ciência a partir do projeto de investigação de pós-doutoramento “Cooperação Internacional no âmbito da Educação em Ciências – recomendações sustentadas na investigação para sua potenciação” [The professional and institutional domain of Science from the postdoctoral research project “International Cooperation in Science Education - recommendations sustained in research for its enhancement”]. Comunicação apresentada na Escola Secundária de Felgueiras no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia do Programa Ciência Viva, edição 2015. Convite feito pelo coordenador do Centro de Ensino e Qualificação Profissional da Escola de Felgueiras, Professor Joaquim Teixeira
(Felgueiras, Portugal)
2017/03/10 Meta-analysis or literature review? Sharing a learning path in the field of Didactics and Curriculum Development II Invited Lecture hold at the University of Aveiro (Doctoral Program of Education)
Department of Education and Psychology (Aveiro, Portugal)
2016/06/16 Contributo para a divulgação das Energias Renováveis "nacionais" nas escolas [Contribution to the dissemination of "national" Renewable Energy in schools]. II Encontro Comunicar Ciência - Reunião Nacional de Comunicadores de Ciência
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014/07/22 Project Salt Science II: Getting Students Closer to Science through the Study of Sodium Chloride 11th International Conference on Hands on Science – Science Education with and for Society
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2007/11/08 Towards Sustainable Development through Chemistry and Renewable Energies - how to move from intention to action in our schools ["Rumo ao Desenvolvimento Sustentável através da Química e das Energias Renováveis - como passar da intenção à acção nas nossas escolas"] 5th DEDQ - Encontro Nacional da Divisão de Ensino e Divulgação da Química
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2006/03/03 Testimonies of the Past – The example of the fossils from Mira (Portugal) ["Testemunhos do passado – o exemplo dos fósseis de Mira"] 6ª Jornadas sobre o Ensino das Ciências: Escola Secundária de Tondela,
Escola Secundária de Tondela (Tondela, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/02 - Atual Lusofonia e acolhimento de estudantes da CPLP em universidades brasileiras e portuguesas
Orientador de Sílvia Nogueira
Universidade Estadual do Paraíba, Brasil
2020/06 - Atual PhD - Teaching metamorphic rocks: new contexts, new challenges [¿O ensino das rochas metamórficas, novos contextos, novos desafios] - FCT FELLOWSHIP
Coorientador
PhD in Science Education (Doutoramento)
Department of Earth Sciences - University of Coimbra, Portugal
2017/09 - Atual PhD - Supervision in continuous teacher education in Angola: a study focused on the topic of bionergy. ["Supervisão na formação contínua de professores de Biologia de Angola: Um estudo centrado na Bioenergética"] PhD Thesis DOCTORAL PROGRAM BEING ATTENDED IN PART - TIME
Coorientador
Phd in Education (Supervision and Evaluation) (Doutoramento)
Department of Education and Psychology, Portugal
2017/09 - Atual PhD - Planning of biology classes in the context of pedagogical practice: difficulties and proposals for overcoming. A study with students from Namibe Higher Education School, Angola ["Planificação de aulas de Biologia em contexto de prática pedagógica: dificuldades e propostas de superação. Um estudo com alunos da Escola Superior Pedagógica do Namibe, Angola"] PhD - DOCTORAL PROGRAM BEING ATTENDED IN PART - TIME
Coorientador de Luísa Cambuta
PhD in Education (Didactics and Curricular Development) (Doutoramento)
Department of Education and Psychology, Portugal
2017/03 - Atual PHD - Science Communication from an R&D unit - assessment of the impact of using video abstracts on the dissemination and learning of Science(s) [Comunicação de Ciência de uma unidade I&D ¿ avaliação do impacto do uso de video abstracts na disseminação e aprendizagem de Ciência(s] FCT FELLOWSHIP
Coorientador de Miguel Ferreira
PhD in History of Science and Science Education (Doutoramento)
Centro de Ecologia Funcional, Portugal
2017/09 - 2022/03 PhD - Concepts and practices of learning assessment in public schools of Lubango (Angola): the voice of teachers and students of the 1st cycle of secondary education in the subject of Labor Education ["Conceções e práticas de avaliação das aprendizagens em escolas estatais do Lubango: a voz dos professores e alunos do I ciclo do ensino secundário na disciplina de Educação Laboral] PhD Thesis; DOCTORAL PROGRAM BEING ATTENDED IN PART - TIME
Coorientador de Domingos Simão
PhD in Education (Supervision and Evaluation) (Doutoramento)
Department of Education and Psychology, Portugal
2019/04 - 2022 Master - A tree cortin for our school: from the conceptualization to the implementation of an environmental education project with 7th grade students from the village Arimba (Angola). [Uma Cortina Vegetal para a nossa Escola - da conceção à implementação de um projeto de educação ambiental com alunos da 7ª classe da comuna Arimba."]
Orientador de Yvette Tchivinda Serafim
Master in Teaching Sciences (Biology) (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2019/04 - 2022 MASTER - Innovating at initial teacher education involving biology teacher of secondary education (1st cycle): a action-research study involving the school 'Patrice Lumumba' of Mocâmedes (Angola)
Orientador
Master in Teaching Sciences (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2020/12 - 2021/03 POST DOCTORAL RESEARCH INTERNHIP Study of questioning patterns in online supervision contexts of in-service teachers [" Estudo do padrão de questionamento em contextos online na supervisão de professores"]
Coorientador
Post Doctoral Research Internship (Outra)
Universidade do Estado de Santa Catarina - Campus III Planalto Serrano, Brasil
2020/10 - 2020/12 POST DOCTORAL SHORT RESEARCH INTERNSHIP The Lusophone community and welcoming strategies for students from CPLP in Brazilian and Portuguese universities [" Lusofonia e acolhimento de estudantes da CPLP em universidades brasileiras e portuguesas”]
Coorientador
Post Doctoral Research Internship (Outra)
Universidade Estadual do Paraíba, Brasil
2019/04 - 2020/08 MASTER - Conceptualization and implementation of a practical activity focuse don local botanical biodiversity involving 7th grade students of the school 'Colégio nº 457 Comandante Gika Chibia' (Angola) - which effects on the teaching and learning quality? ["Conceção e implementação de uma actividade prática focada na biodiversidade botânica local envolvendo alunos da 7ª classe do Colégio nº 457 Comandante Gika Chibia (Angola) - Que efeitos na qualidade do ensino e de aprendizagem em Biologia?"]
Orientador de Victor Cahala
Teaching in Sciences (Biology) (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação - ISCED, Angola
2017/03 - 2019/07 PhD - Continuing Education of Physics Teachers in Angola: Contribution towards the development of assessment skills as learning and supervisory practice [Formação Contínua de Professores de Física em Angola: contributo do desenvolvimento de competências sobre avaliação como aprendizagem e como prática supervisiva] Phd Thesis
Coorientador de Maria da Graça Breganha
Phd in Education - Supervision and Evaluation (Doutoramento)
Universidade de Aveiro - CIDTFF, Portugal
2016/03 - 2018/11 PhD - Energy and Climate Change: Contributions to an Energy and Climate Strategy for Timor-Leste [Energia e Alterações Climáticas: contributos para uma Estratégia Energética e Climática para Timor-Leste] PhD Thesis
Coorientador de Gabriel António de Sá
Phd in Energetic Systems an Climate Change (Doutoramento)
Department of Environment and Planning, University of Aveiro, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/11/26 - 2020/11/27 Integrated the organizing committee of PAISE Project Seminar "Training teachers today: sharing knowledge, experiences and challenges", 26-27 November 2020, online and face-to-face, University of São Tomé and Príncipe (2020/11/26 - 2020/11/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
University of São Tomé and Principe, São Tomé e Príncipe
2020/11/05 - 2020/11/06 Integrated the organizing commite of - II National and I International Congress on Supervision: Policies and Practices, 5-6/11/2020, http://supervisao2020.web.ua.pt/ (2020/11/05 - 2020/11/06)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/07/15 - 2020/07/15 IV CIDTFF Forum, 15 July 2020, online, university of aveiro, https://blogs.ua.pt/cidtff/?p=31086 (2020/07/15 - 2020/07/15)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/09/24 Se os minerais falassem fariam Eco(logia): O ensino de mineralogia e ecologia no ensino básico e secundário [If Minerals would talk… the teaching of minearlogy and ecology in basic and secondary education] Miguel Gomes, University of Coimbra, Portugal. Departament of Life Sciences, Master in Science Teaching
Arguente principal
Miguel Gomes (Mestrado)
Departament of Life Sciences - University of Coimbra, Portugal
2020/06/30 Estratégia Metodológica de capacitação de professores em práticas de laboratório no ensino da Biologia no colégio 110 27 de Março do Município do Lubango [Metodhological Strategy of teacher training in laboratorial activities in public school 27 de Março¿ of Lubango],
Arguente principal
Bela Salavador (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2019/12/12 Evaluation of the Portuguese environmental education program of the LIFE Rupis project ["Avaliação do programa de educação ambiental português do projeto LIFE Rupis "]
Arguente
Susana Dias (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Ambiente e Ordenamento, Portugal
2019/12/04 The Role of Non-Governmental Organisations in the Implementation of Public Policies on Sustainable Development in Mozambique [O Papel das Organizações não Governamentais na Implementação de Políticas Públicas de Desenvolvimento Sustentável]
Arguente
Vilme Vassele (Mestrado)
Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Portugal
2019/12/04 Networks for Cooperation, Action and Education: The Case of the ONGD ORBIS – Cooperation and Development ["Redes de Cooperação, Ação e Educação: O Caso da ONGD ORBIS – Cooperação e Desenvolvimento"]
Arguente
Djamira Cosne (Mestrado)
Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Portugal
2019/11/10 Students' questions in science teaching and learning: arguments that point to their valorization based on a qualitative meta-analysis ["As perguntas dos estudantes no ensino e na aprendizagem em Ciências: argumentos que apontam para a sua valorização a partir de meta-análise qualitativa"]
Arguente principal
Lorita Galle (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
2019/10/13 Environmental Education and Local Development in the Porto real community (Ilha do Príncipe): the reuse of hulls to produce handicrafts ["Educação Ambiental e Desenvolvimento Local na comunidade de Porto real (Ilha do Príncipe): a reutilização de casco para produzir artesanato"]
Arguente
Olga dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10/11 The role of the educational project in promoting school autonomy, management and leadership: a study at the medium industrial institute of Benguela - Angola ["O papel do projeto educativo na promoção da autonomia, gestão e liderança escolar: um estudo no instituto médio industrial de Benguela – Angola"]
Arguente
Eduarda Vanda Chiringutira (Mestrado)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique Departamento de Psicologia e Educação, Portugal
2019/07/28 Evolution and Fossil Record in the Diversity of Life - The game as a teaching-learning strategy ["Evolução e Registo Fóssil na diversidade da Vida – O jogo como estratégia de ensino – aprendizagem. "]
Arguente
João Paulo Osório (Mestrado)
Department of Life Sciences - University of Coimbra, Portugal
2019/07/28 Hinoki - a geobiological tale. Seismology, Multicellularity and Life Cycles in Basic and Secondary Education [Hinoki – um conto geobiológico. Sismologia, Multicelularidade e ciclos de Vida no ensino básico e secundário"]
Arguente
João Silva (Mestrado)
Department of Life Sciences - University of Coimbra, Portugal
2019/07/28 The fire that gives Life and Life under fire: Biology and Geology teaching practices at 1oth and 12th grade ["O Fogo que dá vida e a Vida sob Fogo: Práticas letivas de Biologia e Geologia no 10 e 12º ano de escolaridade"]
Arguente
Diana Vieira (Mestrado)
Department of Life Sciences - University of Coimbra, Portugal
2019/07/27 From the inside of the cell to the inside of the Earth - Teaching of cell growth, sexual reproduction and the internal structure of the Earth ["Do interior da célula ao interior da Terra – Ensino do crescimento celular,, da reprodução sexuada e da estrutura interna da Terra ."]
Arguente
Cristina Figueiredo (Mestrado)
Department of Life Sciences - University of Coimbra, Portugal
2018/12/19 Vocational training applied to the case of local municipal employees ["A Formação profissional aplicada ao caso dos colaboradores autárquicos"]
Arguente
Sara Raquel Martins Monteiro (Mestrado)
Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Portugal
2017/12/13 Students' interests in the Natural Sciences at different levels of education ["Interesses dos alunos pelas Ciências Naturais em diferentes níveis de ensino "]
Arguente
Maria João Macário (Mestrado)
Department of Education and Psychology, Portugal
2017/07/14 Discovering the cardiovascular system and the magmatic rocks through multimedia resources ["Descobrir o sistema cardiovascular e as rochas magmáticas através de recursos multimédia"]
Arguente
Diana Soares (Mestrado)
Department of Life Sciences - University of Coimbra, Portugal
2017/03/17 Field Classes and Museum Classes: Teaching Resources of Paleontology in Primary and Secondary Education ["Aula de campo e aula de museu: recursos didáticos para conteúdos com paleontologia no ensino básico e secundário"]
Arguente
Matilde Lopes de Oliveira (Doutoramento)
Department of Life Sciences - University of Coimbra, Portugal
2016/12/06 The Role of Portuguese Civil Society in the Timor-Leste Liberation Process: Dynamics and Impacts of Engagement ["O Papel da Sociedade Civil Portuguesa no processo de Libertação de Timor-Leste: dinâmicas e impactos do envolvimento"]
Arguente
Alexandre Ornay Pinto (Mestrado)
Departmento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Portugal
2016/12/03 The use of Didactical scripts in Natural Science Classes: A Science - Technology - Society Approach [Aplicação de Guiões nas aulas de Ciências Naturais: uma abordagem CTS"]
Arguente
Décio Rodrigues (Mestrado)
Department of Education and Psychology, Portugal
2016/11/27 Cooperative learning in debates focused on scientific controversies: climate change ["A aprendizagem cooperativa no debate de controvérsias científicas: as alterações climáticas"]
Arguente
Ana Isabel Pereira de Moura (Mestrado)
Department of Education and Psychology, Portugal
2016/10/14 Re-mapping formal and non-formal education: poststructuralist perspective
Arguente
Justina Garbauskaite-Jakimovska (Outro)
Vilniaus pedagoginis universitetas Pedagogikos ir psichologijos institutas, Lituânia
2016/09/29 Quality assessment in Angolan public higher education institutions ["Avaliação da qualidade em instituições de ensino superior públicas angolanas"]
Arguente
Anilda André (Doutoramento)
Department of Education and Psychology, Portugal
2016/07/19 Education for Sustainable Development in higher education and elementary school ["Educação para o Desenvolvimento Sustentável no ensino superior e no 1º ciclo do ensino básico"]
Arguente
Daniela Sofia Conceção Rodrigues (Mestrado)
Department of Education and Psychology, Portugal
2016/07/15 Homework as a context to promote critical thinking in natural sciences in the 2nd cycle of basic education ["Potenciar o trabalho de casa como contexto para promover o pensamento crítico em ciências naturais do 2º ciclo do ensino básico"]
Arguente
Vanessa Sofia Soares Reis (Mestrado)
2016/04/12 Homework as a context for the development of argumentation in the 2nd cycle of basic education ["Potenciação do Trabalho de Casa como contexto para o Desenvolvimento da argumentação no 2º ciclo do ensino básico"]
Arguente
Inês Pereira (Mestrado)
Department of Education and Psychology, Portugal
2015/12/18 The crisis and the impact in the NGDO funding - the case of Fundação Fé e Cooperação (FEC) ["A crise e o impacto no financiamento das ONGD - o caso da FEC"]
Arguente
Rita Maria Bernardo Lourenço (Mestrado)
Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território, Portugal
2013/11/22 Students' questions and explanations in science ["As perguntas e as explicações dos alunos em ciências" ]
Arguente
Helena Maria Pé-Curto Apolo (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/04 - Atual Revista Lusófona de Educação (Special Edition "Internationalisation of Portuguese Higher Education: challenges and opportunities") Co-editors Susana Pinto & Mónica Lourenço Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
2020 - Atual Studies in Educational Evaluation (0191-491X) Elsevier
2020 - Atual SAGE Open SAGE
2019 - Atual Education Sciences (2227-7102) MPDI
2018/08/06 - Atual Journal of Education of the Mauritius Institute of Education Mauritius Institute of Education
2018 - Atual Sustainability (2071-1050) MPDI
2017 - Atual Indagatio Didactica (1647-3582) Indagatio Didactica - CIDTFF
2019/08 - 2020/04 Sustainability (Special Issue: "Graduate Employment and Sustainability in a Global and Changing Labour Market: Challenges and Opportunities for Higher Education") Invited Editor (2071-1050) MPDI
2019 - 2019 Studies in Higher Education (0307-5079) Taylor & Francis & Society for Research into Higher Education
2014 - 2019 Science in School (1818-0361) EIROFORUM

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02 - Atual Supervision and Evaluation (co-lecturing with Ana Isabel Andrade) Supervision and Evaluation (Supervisão e avaliação) (Doutoramento) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/09/01 - Atual Supervision of Pedagogical Practice (1º ciclo e 2º ciclo do ensino básico - Matemática e Ciências Naturais) Pedagogical Practice (Mestrado integrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2020/03/24 - 2020/04/01 POST-PONED DUE TO COVID 19 - Formar e investigar em contextos de cooperação internacional para o desenvolvimento ADADEMIC DEVELOPMENT (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/01 - 2020/01/01 Supervision and Training (Supervisão e Formação) Supervisão e Formação (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/09/10 - 2019/09/23 Didactics and Curriculum of Biology Didactics and Curriculum of Biology (Mestrado) Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla, Angola
2019/08/23 - 2019/08/23 O percurso investigativo no âmbito de um curso de mestrado em educação: Concepção de instrumentos de recolha de dados (questionário e entrevistas) [The investigative path within a master's degree course in education: Design of data collection instruments (questionnaire and interviews)] Research In Education (Outros) Instituto Superior de Ciências da Educação - ISCED, Angola
2018/09/01 - 2019/02 Didactis of Biology (1st semester) Didactis of Biology (1st semester) (Mestrado) Department of Life Sciences - University of Coimbra, Portugal
2018/11/16 - 2018/11/17 Teacher trainer within the national conference “Saving, Well-being and Sustainability". Accredited course for early childhood educators, teachers of Basic and Secondary Education by the Pedagogical Scientific Council of Continuing Vocational Training in 2018 (CCPFC/ACC – 100832118; 12h. (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2018/03 - 2018/08 Didactics of Biology (2nd semester) Didactics of Biology (Mestrado)
2017/09/01 - 2018/02 Didactics of Biology (semester 1) Didactics of Biology (Mestrado) Department of Life Sciences - University of Coimbra, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2021/02/05 Heading H(À) Education (Diário de Aveiro) : is the ability to innovate taught or learned?, 05 February 2021, Diário de aveiro

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2020/11/12 - Atual - Listening Education: Episode 29, Assessing for learning with "Letters with Science", November 2020, https://www.ua.pt/pt/noticias/9/64828 Education

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020/03/10 - Atual Invited assistant of the Coordinator of Research Group 3 " Policies, Evaluation and Quality", of CIDTFF, University of Aveiro. [https://www.ua.pt/cidtff/page/23520] Coordinator assistant
2016 - Atual Associação Iberoamerica of CTS na educação em Ciências http://aia-cts.web.ua.pt/ Member
2019/12/03 - 2021/03 Elected Coordinator of Laboratory of Supervision and Evaluation - Lab_SuA of CIDTFF, University of Aveiro (Portugal) Coordinator of the Laboratory
2019/05/06 - 2019/05/10 ‘Visiting research Fellow’ at College of Business, Arts and Social Sciences (CBASS), University of Brunel, Uxbridge, United Kingdom (06th – 10th May 2019). Financing: Erasmus + - Action 1 (Teaching Staff Mobility). Visiting Research Fellow
Distinções

Outra distinção

2022 Top 100 Women in Social Enterprise 2022
2004 Avelar Brotero - Highest grade in Biology Degree (final classfication 17.45)
1999 Merit Scholarship - Licenciatura (classification over 14 values out of 20)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
1997 Merit Scholarship - Secondary Education (classification over 16 values out of 20)
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal