???global.info.a_carregar???
The author has a PhD in Communication Sciences - Communication in New Technological Environments from the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra, an MSc in eLearning Management Systems from the NOVA School of Social Sciences and Humanities, and a Graduation in Public Relations and Corporate Communication from the ESCS - School of Communication and Media Studies, Polytechnic Institute of Lisbon and also holds the Specialist Title in Marketing and Advertising of the Polytechnic Institute of Viseu. His full-time professional experience includes the activities of Account and Marketing Manager in an Advertising and Communication group from May 2010 to July 2021, General Manager in a multinational food safety group from March 2007 to April 2010 and Customer Service Manager in an Advertising and Communication Group from August 1998 to March 2007. Since March 2009, he has taught Marketing and Advertising at the Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, where he is currently a full-time lecturer. He is also a Portuguese Association of Communication Sciences - SOPCOM advertising working group member.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Silva

Nomes de citação

  • Silva, P.

Identificadores de autor

Ciência ID
5F1E-AA84-1996
ORCID iD
0000-0002-9955-9706
Scopus Author Id
57210104251

Endereços de correio eletrónico

  • paulosilva@esev.ipv.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 232419000 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Viseu - Instituto Politécnico de Viseu. Rua Maximiano Aragão , 3504-501, Viseu, Viseu, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2024/01/16 - 2024/02/26
Concluído
Microcredencial em Educação a Distância e Digital: Projeto de UC em Ambiente Digital (Outros)
Especialização em Formação de professores e formadores
Universidade Aberta, Portugal
19
2023/11/28 - 2023/12/18
Concluído
Microcredencial em Educação a Distância e Digital: E-atividades no desenho de cursos (Outros)
Especialização em Formação de professores e formadores
Universidade Aberta, Portugal
20
2023/10/03 - 2023/11/06
Concluído
Microcredencial em Educação a Distância e Digital: Docência Digital em Rede (Outros)
Especialização em Formação de professores e formadores
Universidade Aberta, Portugal
19
2022/12/16 - 2023/03/20
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas de Especialização: E-conteúdos (Outros)
Especialização em Formação Pedagógica
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2022/09/22 - 2022/11/29
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas de Especialização: Formador a Distância (e-Formador) (Outros)
Especialização em Formação Pedagógica
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
2012 - 2016
Concluído
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Comunicação em Novos Ambientes Tecnológicos
Universidade de Coimbra, Portugal
"Publicidade e Tecnologias Móveis, Produção de Sentido e Práticas de Consumo. Smartphones: o sistema nervoso da comunicação líquida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2013/07/16
Concluído
Marketing e Publicidade (Título de especialista)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2010 - 2012
Concluído
Gestão de Sistemas elearning (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"O enquadramento do elearning no recente sistema de certificação da formação profissional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom
2003/11/03 - 2004/02/04
Concluído
Certificado de Competências Pedagógicas (Outros)
Especialização em Formação Pedagógica
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
1993 - 1997
Concluído
Comunicação Empresarial - Relações Públicas (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
12
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07/29 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014/09/01 - 2021/07/28 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009/03/02 - 2014/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/04 - Atual Coordenador da Área Disciplinar de Ciências Sociais Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/03/14 - Atual Membro da Comissão Coordenadora do Mestrado em Comunicação Aplicada Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/05/01 - 2021/07/15 Marketing Manager & Account Advertising and Communication Group, Portugal
2007/03/01 - 2010/04/30 General Manager & Marketing Food Safety Group, Portugal
1998/06/01 - 2007/03/15 Head of Clients and Customer Relations Advertising and Communication Group, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2024/06/01 - Atual PUBL.IA_ Piloto ou copiloto? A estratégia criativa com auxílio da IA: A visão dos profissionais da comunicação.
PIDI/CISeD/2024/014
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu Centro de Investigação em Serviços Digitais, Portugal
Em curso
2020/02/03 - 2022/01/01 Comunicação e sustentabilidade ambiental: práticas das cidades e comportamentos dos públicos
PROJ/IPV/ID&I/012
Investigador
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
Caixa Geral de Depositos
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Rodrigues, Ana; Silva, Paulo. Autor correspondente: Silva, Paulo. "Portuguese Born-on-the-Net Brand's Strategy on Instagram". Trabalho apresentado em Digicom - 6th International Conference on Design and Digital Communication, Barcelos, 2022.
    Publicado
  2. Silva, Paulo; Ferin, Isabel; Seabra, Cláudia. "Publicidade e Tecnologias móveis, Produção de Sentido e Práticas de Consumo". Trabalho apresentado em IX SEMIME - Seminário Exclusão Digital na Sociedade da Informação., Lisboa, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Silva, Paulo Pinto; Seabra, Cláudia; Cunha, Isabel Ferin; Silva, Paulo; Ferin, Isabel. "Smartphones: O Sistema Nervoso da Comunicação Líquida". Media & Jornalismo 19 34 (2019): 65-81. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_34_5.
    Publicado • 10.14195/2183-5462_34_5
Capítulo de livro
  1. Santos, Sara; Silva, Paulo; Lopes, Margarida. "The Role of Social Responsibility on Consumer Engagement Through Fashion Brands' Instagram". In Driving Green Marketing in Fashion and Retail, editado por T. Tarnanidis; E. Papachristou; M. Karypidis; V. Ismyrlis, 148-165. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2024.
    Publicado • 10.4018/979-8-3693-3049-4.ch009
  2. Silva, P.; Saraiva, Beatriz. Autor correspondente: Silva, P.. "The Role of Sustainable Communication in Distancing a Brand from its Fast Fashion Reputation: Zara Case Study". In Cases on Effective Digital Marketing for Competitive Organizations, editado por Sara Santos; José Duarte Santos; Paulo Botelho Pires; Inês Veiga Pereira. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2024.
    Publicado • 10.4018/979-8-3693-5395-0
  3. Silva, Paulo; Pato, Maria Lúcia; Campos, Sofia. Autor correspondente: Silva, Paulo. "Estudo de caso de práticas de sustentabilidade ambiental em Cabo Verde, na República Checa e em Portugal". In Comunicação e sustentabilidade ambiental: Conceitos e práticas, 13-44. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas, 2022.
    Publicado
Edição de livro
  1. Silva, P.. Comunicação e sustentabilidade ambiental: Conceitos e práticas.. Viseu, Portugal: Edições Esgotadas. 2022.
    Publicado • Editor
Resumo em conferência
  1. Silva, P.. "A criatividade na publicidade: uma análise bibliométrica da Web of Science, entre 1986-2023". Trabalho apresentado em XIII Congresso da SOPCOM, Braga, 2024.
    Submetido
  2. Rodrigues, Ana; Silva, Paulo. Autor correspondente: Silva, Paulo. "As estratégias de comunicação das marcas criadas em contexto online, na rede social instagram.". Trabalho apresentado em XII Congresso da SOPCOM, Lisboa, 2022.
    Publicado
  3. Silva, Paulo; Pato, Maria Lúcia; Campos, Sofia. "As práticas de comunicação em ambiente, de Cabo Verde à República Checa: Dois territórios unidos pela sustentabilidade.". Trabalho apresentado em ICCESUS - International Conference on Communication and Environmental Sustainability, Viseu, 2021.
    Aceite para publicação
  4. Silva, Paulo. "Smartphones: O Sistema Nervoso da Comunicação Líquida". Trabalho apresentado em X Congresso SOPCOM, Viseu, 2017.
    Publicado
  5. Silva, Paulo. "Publicidade e tecnologias móveis, produção de sentido e práticas de consumo". Trabalho apresentado em II Simpósio Internacional EDiso, Coimbra, 2015.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/04/11 As estratégias de comunicação das marcas criadas em contexto online, na rede social Instagram. XII Congresso da SOPCOM
SOPCOM (Lisboa, Portugal)
2021/12/06 As práticas de comunicação em ambiente, de Cabo Verde à República Checa: Dois territórios unidos pela sustentabilidade. ICCESUS - International Conference on Communication and Environmental Sustainability
Instituto Politécnico de Viseu (Viseu, Portugal)
2019/06/06 Marketing Territorial e a valorização dos destinos turísticos. Seminário Internacional de Turismo Sustentável
ADPM (Porto Novo, Cabo Verde)
2016/03/18 A estratégia criativa na Publicidade. VII Encontros da Viriato
Escola Secundária Viriato. (Viseu, Portugal)
2015/10/13 Criatividade vs Reach vs Experiências Únicas - Desafios atuais de uma campanha publicitária. Cannes Lions Review 2015
MOP (Lisboa, Portugal)
2014/09/16 Comunicar com o mercado sénior. Conferência Transnacional do Envelhecimento Ativo e Saudável
Conselho Empresarial do Centro (Coimbra, Portugal)
2014/06/13 A inovação e os processos criativos. Gestão da Comunicação - O empreendedorismo e a gestão de projetos.
Escola Superior Agrária de Viseu (Viseu, Portugal)
2013/05/22 A importância da criatividade nos processos de comunicação. Gestão da Comunicação – O empreendedorismo e a gestão de projetos.
Escola Superior Agrária de Viseu (Viseu, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/09/16 - Atual Para lá do Arco-Íris: O papel da IKEA Portugal como Brand Activist na inclusão da temática LGBTQIA+ e a sua perceção pelo olhar da Comunidade.
Orientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024/09/16 - Atual O impacto da inteligência artificial nas campanhas de publicidade.
Coorientador
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/10/12 - Atual Estudo de caso na Irlanda: O TikTok e a Estratégia de Comunicação da Young Social Innovators.
Orientador de Cristina Silva Ferreira
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/02/18 - 2024/10/23 O consumo e a comunicação de marcas portuguesas de slow fashion, no Instagram.
Orientador de Alexandre da Costa Ferreira
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/13 - 2024/02/15 O papel da comunicação sustentável no distanciamento da reputação fast fashion, por parte de uma marca: Estudo de caso Zara.
Orientador de Beatriz Margarida Loureiro Saraiva
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/07/15 - 2023/11/14 O Papel da Responsabilidade Social no Envolvimento nas Redes Sociais e Brand Attachment das Marcas de Moda: Estudo de Caso da Geração Z.
Coorientador de Margarida Caramelo Lopes
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/09 - 2021/05/26 A influência do marketing interno no índice de Felicidade Interna Bruta e na produtividade dos colaboradores do DST Group.
Orientador de Inês Adriana Meirinhos Cardeiras Soares
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/09/15 - 2020/06/30 Implementação de um projeto de endomarketing na Continental Advanced Antenna Portugal.
Orientador de Ana Salomé Gouveia Melo Ferreira
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/09 - 2020/01 A Comunicação digital no envolvimento entre a marca e o cliente: Estudo de caso sobre o festival cultural AgitÁgueda.
Coorientador de Catarina Sofia Peres Pimentel
Comunicação Aplicada (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2017 A influência dos blogues de moda e beleza na estratégia de marketing das marcas.
Orientador de Eliana Raquel Lopes Gouveia
Comunicação e Marketing (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2017 As estratégias de comunicação das marcas nascidas em contexto online na rede social Instagram.
Orientador de Ana Filipa Rodrigues
Comunicação e Marketing (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Redes Sociais: Uma abordagem sobre as PME's do Distrito de Viseu.
Coorientador de Susana Raquel Coelho de Sousa
Comunicação e Marketing (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/01/05 - 2023/01/05 Organizador e Coordenador do Projeto Pedagógico TEDxESEV 2023. (2023/01/05 - 2023/01/05)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/09/21 - 2023/01/05 Jornadas do GT de Publicidade da SOPCOM. (2022/12/31 - 2023/01/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/09/21 - 2023/01/05 Jornadas do GT de Publicidade da SOPCOM. (2022/12/31 - 2023/01/05)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/09/27 - 2022/01/22 Organizador e Coordenador do Projeto Pedagógico TEDxESEV 2022. (2022/01/13 - 2022/01/13)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/09/28 - 2021/01/23 OnDec ESEV (2021/01/11 - 2021/01/15)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2020/01/07 - 2020/01/07 Ignite ESEV (2020/01/07 - 2020/01/07)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2019/01/19 - 2019/01/19 TEDxViseu 2019: Be R-evolution (2019/01/19 - 2019/01/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2019/01/09 - 2019/01/09 TEDxESEV 2019 (2019/01/09 - 2019/01/09)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/11/27 - 2017/11/29 X Congresso SOPCOM (2017/11/27 - 2017/11/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017 - 2017 TEDxESEV 2017 (2017/04/20 - 2017/04/20)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016/01/23 - 2016/01/23 TEDxViseu 2016: Share & Family Revolution (2016/01/23 - 2016/01/23)
Conferência (Outra)
2013/11/02 - 2013/11/02 TEDxViseu 2013: Time R-evolution (2013/11/02 - 2013/11/02)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
2011/11/26 - 2011/11/26 TEDxViseu 2011: City R-evolution (2011/11/26 - 2011/11/26)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/01/24 - 2024/01/26 Comunicação, Culturas e Comunidades foi o tema central do XIII Congresso da Sopcom, Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação.
Congresso
XIII Congresso da SOPCOM
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2022/04/30 - 2022/04/30 Descomplicar a Ciência: o Poder da Comunicação
Seminário
Jornadas de Comunicação de Ciência
Universidade do Minho, Portugal
2022/04/30 - 2022/04/30 Data Visualization: uma imagem vale mais do que mil estatísticas
Oficina (workshop)
Jornadas de Comunicação de Ciência
Universidade do Minho, Portugal
2021/12/06 - 2021/12/06 Chair the Thematic session 2 In the International Conference on Communication and Environmental Sustainability.
Conferência
ICCESUS - International Conference on Communication and Environmental Sustainability
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2017/07/07 - 2017/07/07 Wanted Business Ideas
Outro
Wanted Business Ideas
CIM Viseu Dão Lafões, Portugal
2016 - 2016 International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour
Conferência
ICIEMC
Universidade Europeia, Portugal
2015/06/12 - 2015/06/12 Admirável Mundo Novo
Encontro
Admirável Mundo Novo
Fundação Francisco Manuel dos Santos, Portugal
2005/02/23 - 2005/02/23 Inovar em Comunicação
Seminário
Inovar em Comunicação
Instituto Português da Juventude, Portugal
2004/01/21 - 2004/01/21 Idade Média - Grandes Núcleos Civilizacionais
Seminário
Idade Média – Grandes Núcleos Civilizacionais
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2003/12/18 - 2003/12/18 Novos Desafios da Comunicação Social
Congresso
Novos Desafios da Comunicação Social
Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/09/26 As redes sociais do Metropolitano de Lisboa: Análise da identidade e comunicação da marca.
Arguente
Vasco Martins Ferreira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/07/11 Integração de CRM para uma comunicação omnicanal.
Arguente
Sara Alexandra Amaral Fonseca (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2024/06/17 O papel da linguagem informal na comunicação da Igreja: De 30 d.C ao tempo do 5g.
Arguente
Luís Rafael Teles Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024/05/23 Comunicação digital de produtos endógenos: O papel das entidades de promoção e valorização do território na divulgação do queijo.
Presidente do júri
Mónica Alexandra Melo Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024/05/23 A Responsabilidade Social Corporativa e a Saúde Mental.
Arguente
Matilde Alexandra Simões Mendes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/05/22 Estratégia para ganhar: O papel do Real time Marketing, praticado no Instagram, sobre a perceção que o consumidor tem de uma marca.
Presidente do júri
Inês Margarida Morais da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024/02/06 Lovemarks: Estudo de caso da marca Apple na Geração Z.
Presidente do júri
Ana Rita Fernandes Demar Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2024/01/15 O papel da comunicação sustentável no distanciamento da reputação Fast Fashion, por parte de uma marca: Estudo de caso Zara.
Orientador
Beatriz Margarida Loureiro Saraiva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/12/14 Análise do Discurso Publicitário Televisivo direcionado a Crianças em Portugal tendo em conta as diferenças de Género.
Arguente
Maria Mafalda Tavares de Carvalho de Figueiroa Rêgo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2023/11/02 A comunicação estratégica na criação de engagement com os públicos jovens: Estudo de caso da Jovem Cascais.
Arguente
Leonor de Abreu Leiria Pelicano Vieira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/09/20 Expressão da Identidade Organizacional através da Comunicação Digital: O Caso da Águas de Portugal, SGPS, S.A.
Arguente
Catarina Filipa Paulino Mendes (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/07/03 Plano de Marketing Digital: o caso da Publicidade Urbana do Centro.
Arguente
Lícia Maria Matos Coelho Alves (Mestrado)
Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2023/04/19 Marketing digital desportivo. Relatório de estágio no Sport Lisboa e Benfica.
Arguente
Hugo Daniel Ferreira Sousa (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/03/24 A importância do uso da cor na comunicação publicitária.
Arguente
Kelly Gaspar Barroca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/02/09 A confiança e valor da marca no envolvimento do consumidor com as marcas de telecomunicações no Facebook.
Arguente
Joana Dias Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2022/12/07 Design de comunicação e suas vertentes: intervenção na comunicação do website numa empresa de consultoria de estágios curriculares e profissionais.
Arguente
Camila Machado Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/05/03 A Comunicação de Crise na Câmara Municipal de Santa Comba Dão: Os incêndios de 2017.
Arguente
Sara Raquel Calisto Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018 A influência do eWOM na Next Level Dance Center (Lucan, Irlanda)
Arguente
Luís Miguel Andrade Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2018 O impacto das influenciadoras digitais sobre as consumidoras portuguesas - Um estudo no segmento da beleza
Arguente
Ana Catarina Gonçalves Nunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 A importância da Marca Viseu no incremento do Potencial Competitivo Regional
Arguente
Ana Paula Vycas Loureiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 Curso Profissional de Técnico de Multimédia
Arguente
Alunos (Outro)
Agrupamento de Escolas de Castro Daire, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/12/31 - 2023/01/05 Jornadas do GT de Publicidade da SOPCOM Viseu
2021/11/01 - 2021/12/02 ICCESUS - International Conference on Communication and Environmental Sustainability Viseu

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/05/10 - Atual Turkish Journal of Education (2147-2858) DergiPark
2023/11/14 - Atual Comunicação e Sociedade (1645-2089) UMinho Editora
2020/09/18 - 2020/10/16 IJAEDU- International e-Journal of Advances in Education (2411-1821) OCERINT International Organization Center of Academic Research
2018/09/13 - 2018/09/25 Media & Jornalismo (2183-5462) Coimbra University Press
2016/03/01 - 2016/03/31 Journal of Tourism Research & Hospitality (2324-8807) SciTechnol
2016/02/01 - 2016/02/29 Journal of Tourism Research & Hospitality (2324-8807) Scitechnol

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021/02/02 - Atual Membro do Programa Mentorius da Escola Secundária Alves Martins. Escola Secundária Alves Martins, Portugal
2019/03/04 - 2020/07/15 Mentor do Programa Mentoring RPCE. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
2019/05/20 - 2020/01/17 Coordenação e desenvolvimento de Plano de Marketing para o Turismo Sustentável da Ilha de Santo Antão - Cabo Verde.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/10/02 - Atual Seminário Comunicação Aplicada (Mestrado) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/10/02 - Atual Estratégia e Marketing Digital (b-learning) Comunicação Aplicada (Mestrado) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/09/15 - Atual Campanhas publicitárias e planeamento de meios Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/09/15 - Atual Publicidade e Relações Públicas em Ambiente Digital Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/09 - Atual Teoria da Publicidade Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2017/09 - Atual Comunicação Publicitária no Meio Digital Comunicação Aplicada (Mestrado) Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009/09 - Atual Estágio: Publicidade e Relações Públicas Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2017/09 - 2023/08/31 Inovação e Criatividade em Eventos Comunicação Aplicada (Mestrado) Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2018/09 - 2023/07/31 Agências e Produção Publicitária Comunicação Aplicada (Mestrado) Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009/03/01 - 2023/07/31 Organização e Gestão e Eventos Comunicação Social (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009/09/15 - 2021/07/31 Projetos e Campanhas Publicitárias Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2019/09/15 - 2020/07/31 Estágio: Marketing Marketing (Licenciatura) Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Portugal
2016/09/15 - 2018/07/31 Comunicação Estratégica Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2009/09 - 2018/07/31 Análise de Mercados e Comportamento do Consumidor Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2016 - 2016 Formação Pedagógica Inicial de Formadores Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros) AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu, Portugal
2015 - 2015 As campanhas de publicidade Outra (Ensino secundário) Escola Secundária Viriato, Portugal
2013/09/15 - 2014/07/31 Marketing II Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014 - 2014 Formação Pedagógica Inicial de Formadores Especialização (Outros) Omega Executive, Portugal
2010/09/15 - 2013/07/31 Marketing I Publicidade e Relações Públicas (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2013 - 2013 (Des)construindo a publicidade Outra (Ensino secundário) Escola Básica e Secundária de Oliveira de Frades, Portugal
2013 - 2013 A organização e a atividade das empresas do setor da comunicação Outra (Ensino secundário) Escola Básica e Secundária de São Pedro do Sul, Portugal
2013 - 2013 O processo e a dinâmica da comunicação no âmbito dos eventos TED Especialização (Mestrado) Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2013 - 2013 Formação Pedagógica Inicial de Formadores Especialização (Outros) Associação Empresarial de Região de Viseu, Portugal
2010/09/15 - 2012/07/31 Estágio: Comunicação Social Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2012 - 2012 Gestão de Projetos de Comunicação Especialização (Pós-Graduação) Instituto Superior Bissaya Barreto, Portugal
2012 - 2012 Fidelização de clientes Aperfeiçoamento (Outros) Associação Empresarial da Região de Viseu, Portugal
2011 - 2011 Análise da Satisfação dos Clientes Aperfeiçoamento (Outros) Associação Empresarial da Região de Viseu, Portugal
2011 - 2011 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Associação Empresarial da Região de Viseu, Portugal
2011 - 2011 Medir a Satisfação dos Clientes Aperfeiçoamento (Outros) Associação Empresarial de Região de Viseu, Portugal
2010 - 2010 Técnicas de Marketing Aperfeiçoamento (Outros) Associação Empresarial da Região de Viseu, Portugal
2010 - 2010 Formação Avançada de e-formadores Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2010 - 2010 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2010 - 2010 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2010 - 2010 Transmitir uma atitude positiva Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2008/09 - 2009/07 Gestão de Eventos Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2008/09 - 2009/07 Técnicas de Marketing Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2009 - 2009 Formação de e-formadores: Iniciação à tipologia Blended Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2009 - 2009 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2009 - 2009 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2009 - 2009 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2009 - 2009 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2009 - 2009 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2009 - 2009 Marketing de Serviços e Técnicas de Venda Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2009 - 2009 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2009 - 2009 Qualidade do Serviço ao Cliente e Transmitir uma Atitude Positiva: Teambuilding Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2009 - 2009 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2009 - 2009 A avaliação da satisfação dos clientes: as entrevistas telefónicas Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2008 - 2008 Auditorias mistério Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2008 - 2008 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2008 - 2008 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2008 - 2008 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2008 - 2008 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2008 - 2008 Atendimento e Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Controlvet Segurança Alimentar, Portugal
2007 - 2007 Estratégias de Comunicação e Publicidade Aperfeiçoamento (Outros) Associação Industrial Portuguesa Câmara de Comércio e Indústria, Portugal
2007 - 2007 Estratégia Digital e Novos Conceitos de Gestão Aperfeiçoamento (Outros) Associação Industrial Portuguesa Câmara de Comércio e Indústria, Portugal
2007 - 2007 Comportamento do Consumidor Aperfeiçoamento (Outros) Associação Industrial Portuguesa Câmara de Comércio e Indústria, Portugal
2007 - 2007 Introdução à empresa Aperfeiçoamento (Outros) Associação Industrial Portuguesa Câmara de Comércio e Indústria, Portugal
2006 - 2006 Estratégia de Marketing: definição e articulação Aperfeiçoamento (Outros) Conselho Empresarial do Centro, Portugal
2006 - 2006 Internacionalização e suportes jurídicos Aperfeiçoamento (Outros) Conselho Empresarial do Centro, Portugal
2005 - 2005 Qualidade do Serviço ao Cliente Aperfeiçoamento (Outros) Bestcenter, Portugal
2005 - 2005 Publicidade e Imagem Aperfeiçoamento (Outros) Bestcenter, Portugal
2005 - 2005 Princípios de Gestão Comercial e Marketing Aperfeiçoamento (Outros) Bestcenter, Portugal
2005 - 2005 Conceitos de Marketing; Estudos de Mercado; Marketing Mix; Planeamento, Controlo e Organização Aperfeiçoamento (Outros) Conselho Empresarial do Centro, Portugal
2004 - 2004 Marketing; Estudos de Mercado; Marketing Mix; Planeamento, Controlo e Organização; Tecnologias da informação e comunicação Aperfeiçoamento (Outros) Associação Empresarial da Região de Viseu, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2017 - 2017 Tendências Tendências do "Marketing 4.0"

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2024/02/16 - Atual CISeD - Centro de Investigação em Serviços Digitais Membro colaborador
2017/02 - Atual Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM Membro do GT de Publicidade
2020/10/23 - 2024/02/05 CI&DEI - Centro de Estudos em Educação e Inovação Membro integrado
2015/07 - 2017/07 Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing - APPM

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024/04/04 - Atual Membro da Comissão Científica e Organizadora das Jornadas da Comunicação Aplicada.
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2023/01/05 - 2023/01/05 Membro da Comissão Científica e Organizadora das Jornadas de Publicidade organizadas pelo Grupo de Publicidade da SOPCOM.
Membro
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2021/12/06 - 2021/12/07 Member of the ICCESUS Organizing Committee - International Conference on Communication and Environmental Sustainability.
Membro
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2021/12/06 - 2021/12/07 Member of the ICCESUS Scientific Committee - International Conference on Communication and Environmental Sustainability.
Membro
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2017/11/27 - 2017/11/29 Membro da Comissão Organizadora do 10º Congresso da SOPCOM.
Membro
Instituto Politécnico de Viseu, Portugal
2014/03/31 - 2014/03/31 Startup Weekend Viseu
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/09 - Atual Membro do Júri do Global Online Marketing Academic Challenge, concurso internacional de Marketing Digital. Global Online Marketing Academics, Polónia
2023/11/23 - 2024/05/03 Júri Shortlist - Festival CCP Clube da Criatividade de Portugal, Portugal
2017/09/19 - 2017/09/22 Chair and Evaluation Board in the 6th International M-Sphere Conference for the Multidisciplinarity in Business and Society. M-Sphere - Association for Multidisciplinarity in Business and Society, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2021/11/20 - Atual Dinamização de ação de formação "Mentoring na Escola Secundária Alves Martins" Alunos (futuros mentores) da Escola Secundária Alves Martins, em Viseu
Distinções

Outra distinção

2022 Finalist in the Global Online Marketing Academic Challenge 2022
Global Online Marketing Academic Challenge, Canadá
2021 Finalist in the Global Online Marketing Academic Challenge 2021
Global Online Marketing Academic Challenge, Canadá