???global.info.a_carregar???
Juliana Martins. Psicóloga, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (desde 2018) e especialista em Psicologia da Educação (desde 2020). Atualmente desempenha a função de Investigadora doutorada no projeto “Não há planeta B!” financiado pela FCT na Universidade do Minho, onde investiga os fatores que motivam as ações dos adolescentes para mitigar as alterações climáticas. Concluiu o Doutoramento em Psicologia Aplicada em junho de 2022 e o Mestrado em Psicologia Aplicada em julho de 2016, ambos na Universidade do Minho. Desde o início que a sua carreira de investigação foi pautada pela ligação à prática através da participação em vários projetos de intervenção. Durante o seu doutoramento desenvolveu programas de tutoria escolar particularmente direcionadas a alunos do ensino básico provenientes de contextos vulneráveis. Estes tinham como objetivo promover o envolvimento escolar, a definição de objetivos SMART e competências de autorregulação da aprendizagem, bem como fomentar trajetórias educativas bem-sucedidas. Paralelamente, desenvolveu e colaborou em vários projetos de investigação-ação por meio da avaliação e intervenção psicológicas (individuais e em grupo) junto de diferentes populações (e.g., jovens hospitalizados, crianças/famílias durante a pandemia Covid-19, alunos e professores de bairros escolares desfavorecidos, docentes e estudantes do ensino superior e famílias de etnia cigana). Assim, consolidou a sua experiência no desenvolvimento de intervenções ajustadas às características e idiossincrasias das diferentes populações-alvo, bem como no planeamento, implementação e monitorização/avaliação de programas de intervenção destinados à promoção do sucesso académico e redução do abandono escolar. É também de salientar a sua experiência na construção de cursos formativos [e.g., MENTOR - Tutorias Autorregulatórias' da Direção Geral da Educação/Escola de Psicologia da Universidade do Minho; nas modalidades presencial, online, b-learning e oficinas de formação) e na formação de diferentes agentes educativos e técnicos (e.g., professores do ensino básico, diretores escolares, inspetores escolares, psicólogos, formadores de centros de formação, docentes e técnicos de instituições de ensino superior). Mais recentemente, concluiu a Especialização Avançada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (2024). É autora de 13 artigos, 8 capítulos científicos internacionais e de diversas apresentações em congressos e conferências internacionais e é revisora em revistas de Psicologia e Educação. O seu trabalho, ainda que recente, tem recebido notoriedade e citação (índice h: Scopus 4; Google Scholar 6). Desempenhou ainda funções de docência na Universidade do Minho (e.g., UC: Psicologia da Motivação). Organizou eventos científicos e de interação com a comunidade.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Juliana Andreia Oliveira Martins
Data de nascimento
1992/02/08
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Martins, J.
  • Juliana Martins

Identificadores de autor

Ciência ID
601B-5900-BD80
ORCID iD
0000-0002-8242-6173
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=o4bNB1cAAAAJ&hl=en
Researcher Id
Ciência ID: 601B-5900-BD80
Scopus Author Id
57201061089

Endereços de correio eletrónico

  • juliana.oliveira.martins.psi@gmail.com (Profissional)
  • jaomartins@psi.uminho.pt (Profissional)

Moradas

  • Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057 B, Braga, Braga, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2025/01/13 - 2025/01/15
Concluído
Desenvolver e Validar Escalas de Avaliação com o JAMOVI (18 horas) (Outros)
GADES SOLUTIONS, Portugal

Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2024/10/03 - 2024/10/04
Concluído
Niños y jóvenes con especial vulnerabilidad en protección infantil: revisión internacional de programas terapéuticos innovadores (16 horas) (Outros)
Universidad de Oviedo, Espanha
2024/05/08 - 2024/05/09
Concluído
Nature Masterclass in Scientific Writing and Publishing (Outros)
Especialização em Nature Masterclass
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2022/10/15 - 2024/02/01
Concluído
Advanced Post-University Specialization in Cognitive-Behavioral Psychotherapies [Especialização Avançada Pós-Universitária em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais] (237 horas) (Pós-Graduação)
Instituto Português de Psicologia e Outras Ciências, Portugal
17
2023/09/20 - 2023/10/25
Concluído
Skills4Parenting+ Psychological Intervention Program [Programa de Intervenção Psicológica Skills4Parenting+] (15 horas) (Outros)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2023/09/06 - 2023/09/08
Concluído
Qualitative Data Analysis with NVivo [Análise Qualitativa de Dados com NVivo] (18 horas) (Outros)
GADES SOLUTIONS, Portugal
2022/12/06 - 2022/12/20
Concluído
Psychological Intervention with Refugees and Asylum Seekers (2nd edition) [Intervenção Psicológica com Pessoas Refugiadas e Requerentes de Asilo] (10 horas) (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100
2022/10/13 - 2022/10/26
Concluído
Guidelines for Supervision Practice (5th edition) [Orientações para a Prática da Supervisão] (10 horas) (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100
2022/09/27 - 2022/10/11
Concluído
Psychological Intervention with Older Adults (7th edition) [Intervenção Psicológica com Adultos Mais Velhos - 7ª edição] (10 horas) (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100
2018/02/02 - 2022/06/13
Concluído
Ph.D in Applied Psychology [Psicologia Aplicada] (Doutoramento)
Especialização em Educational Psychology
Universidade do Minho, Portugal
"Projeto Bússola: Impacto de um School based Mentoring Program no envolvimento escolar de alunos do Ensino Básico [Compass Project: impact of a school-based mentoring program on the school engagement of elementary school students]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good [approved unanimously and with distinction]
2021/06/22 - 2021/07/05
Concluído
Psychological Intervention with LGBTQ People (3rd edition) [Intervenção Psicológica Com Pessoas LGBTQ] (10 horas) (Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100%
2021/02/11 - 2021/03/03
Concluído
Implementation of Psychology Services in Health Units of the Portuguese Health Service [Implementação de Serviços de Psicologia em Unidades de Saúde do Serviço Nacional de Saúde] (10 horas) (Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100%
2020/11/25 - 2020/12/16
Concluído
Provision of Psychology Services Mediated by Information and Communication Technologies (8th edition) [Prestação de Serviços de Psicologia Mediados por Tecnologias da Informação e da Comunicação] (10 horas) (Outros)
Especialização em Work, Social and Organizational Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100%
2020/11/10 - 2020/12/03
Concluído
Financial Education and Psychology (28th edition) [Educação Financeira e Psicologia] (10 horas) (Outros)
Especialização em Work, Social and Organizational Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100%
2020/10/27 - 2020/11/21
Concluído
Personal and Professional Marketing [Marketing Pessoal e Profissional] (10 horas) (Outros)
Especialização em Educational Psychology; Work, Social and Organizational Psychology; Vocational and Career Development Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100%
2020/10/19 - 2020/11/12
Concluído
Interprofessional Communication and Information Sharing (34th edition) [Comunicação Interprofissional e Partilha de Informação] (10 horas) (Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology; Educational Psychology; Work, Social and OrganizationalPsychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100%
2020/10/12 - 2020/11/09
Concluído
Health Literacy, The Psychologist's Role (30th edition) [Literacia em Saúde, O Papel do Psicólogo] (10 horas) (Outros)
Especialização em Educational Psychology; Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100%
2020/06/29 - 2020/07/13
Concluído
The Professional in the Scope of Palliative Care (10th edition) [O Profissional no âmbito dos Cuidados Paliativos] (10 horas) (Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100%
2020/06/12 - 2020/06/30
Concluído
Psychological Intervention in Alcoholism related Problems (18th edition) [Intervenção Psicológica em Problemas Ligados ao Álcool] (10 horas) (Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100%
2020/05/08 - 2020/05/27
Concluído
Intervention with Children and Youth At-Risk (17th edition) [Intervenção com Crianças e Jovens em Risco] (10 horas) (Outros)
Especialização em Clinical and Health Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
100%
2020/05/07
Concluído
Educational Psychologist (Título de especialista)
Especialização em Educational Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2020/04/01
Concluído
Curso: Guia de Orientação para a linha de Atendimento Telefónico em Fase Pandémica COVID-19. (Outros)
Especialização em Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2020/03 - 2020/03/23
Concluído
Psychological First Aid [MOOC](15 horas) (Outros)
Especialização em Psychology
Johns Hopkins University, Estados Unidos
2017/09/01 - 2018/09/30
Concluído
Intervenção de Mediação Cognitiva: Programa de Enriquecimento Instrumental - Nível 1 [Mediated Cognitive Intervention: Instrumental Enrichment Program - Level 1] (72 horas) (Outros)
Especialização em Intervenção Cognitiva Mediada
CEAME, Chile, Chile
2018/02/05 - 2018/03/15
Concluído
Junior Psychologist Initial Training [Formação Inicial Psicólogo Júnior] (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Very Good [Muito bom]
2017/09/22 - 2017/09/30
Concluído
Curso Prático de Avaliação Psicológica de Condutores [Practical Course on Drivers' Psychological Assessment] (24 horas) (Outros)
Especialização em Psychology
Instituto CRIAP, Portugal
20
2017/08/04 - 2017/08/04
Concluído
Workshop: Aplicabilidade da WISC-lll na Avaliação Neuropsicológica [Workshop: Applicability of WISC-III in Neuropsychological Assessment] (7 horas) (Outros)
Especialização em Psychology
Instituto CRIAP, Portugal
2017/07/12 - 2017/07/27
Concluído
Curso Avançado de Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação e Intervenção [Advanced Course on Attention Deficit Hyperactivity Disorder: Assessment and Intervention] (17 horas) (Outros)
Especialização em Psychology
Instituto CRIAP, Portugal
18
2017/07/11 - 2017/07/11
Concluído
Workshop em Avaliação Psicológica - Avaliação Multiaxal de Achanbach: CBCL, TRF, YSR, SCICA (7h) [Achenbach System of Empirically Based Assessment: CBCL, TRF, YSR, SCICA] (Outros)
Especialização em Psychology
Instituto CRIAP, Portugal
2014/09/01 - 2016/07/15
Concluído
Applied Psychology (Mestrado)
Especialização em Educational Psychology
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
"Systematic review of school engagement in elementary school: Interveners and outcomes." (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2011/10/01 - 2014/07/06
Concluído
Psychology (Licenciatura)
Especialização em Psychology
Universidade da Beira Interior, Portugal
16 (Very Good)
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/11/21 - Atual Junior Researcher [Investigadora Júnior] Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2018/05/18 - Atual Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses [Effective member of the Portuguese Association of Psychologists] Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2018/04/01 - 2022/05/31 Ph.D. Student Fellow [Bolseiro de Investigação de Doutoramento] Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2017/10 - 2018/12 Consulta de Apoio Psicológico e Psicopedagógico em Psicologia da Educação Rosário, Hogemann & Pereira - Psicologia e Educação, Lda (Edy&Co) , Portugal
Rosário, Hogemann & Pereira - Psicologia e Educação, Lda (Edy&Co) , Portugal
2016/07/01 - 2018/03/31 Research Collaborator [Colaborador de Investigação] Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2017/03/01 - 2018/03/01 Estágio Profissional em Psicologia da Educação - Psicólogo Júnior Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Serviço de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal
2015/10/01 - 2016/04/30 Educational Psychology Intern [Estagiário de Psicologia da Educação] Hospital de Braga, Portugal
Hospital de Braga Pediatria, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/04/01 - 2022/06/13 Compass Project: Impact of a school-based mentoring program on the school engagement of elementary school students [Projeto Bússola: Impacto de um School-based Mentoring Program no envolvimento escolar de alunos do ensino básico]
SFRH/BD/132058/2017
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/03/15 - 2018/03/14 Project MENTOR-Self-Regulatory Mentoring [Projeto MENTOR - Tutorias Autorregulatórias]
CIPSI-03-2016
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Direção-Geral de Educação
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022/01/01 - 2025/01/16 "There's no PLANet B!": Adolescents' agency towards climate change problem
PTDC/PSI-GER/1892/2021
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/09 - 2017/07 “MENTOR: Tutorias autorregulatórias”.
MENTOR
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
Direção-Geral de Educação
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2024/09 - Atual Study Skills Project - SoUMinho 5.0 [Projeto: Competências de Estudo - SoUMinho 5.0]
SoUMinho 5.0
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho, Portugal
SoUminho5.0
Em curso
2023/04/03 - 2023/06/28 cUMe Program: Study Skills at the University of Minho - UMINHO4U [Programa cUMe: Competências de Estudo na Universidade do Minho - UMINHO4U]
cUMe_UMINHO4U
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
POCH; UMUNHO4U
Concluído
2020/03 - 2021/06 Covid-19 into Trials and Tribulations - Social Network Intervention [Covid-19 em Sarilhos]
COVID-19 em Sarilhos
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian

‘MAIS Val Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo).
Concluído
2018/10 - 2021/06 Learning to Be with Transversal Skills (MENTOR - Self-regulatory Mentoring). [Aprender a Ser com Competências Transversais (MENTOR - Tutorias Autorregulatórias)].]
CIM_Cávado
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal

Agrupamento de Escolas de Prado, Portugal
Comunidade Intermunicipal do Cávado.
Concluído
2018 - 2021 "AWAKENING TO LEARN: Program To Promote School Engagement Of Gypsy Children Attending Elementary School" [DESPER TAR PARA APRENDER: Programa De Promoção De School Engagement Em Crianças De Etnia Cigana Do 1.º Ciclo Do Ensino Básico]
-----
Research Collaborator
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2020/02 - 2020/07 Serviços Psicologia_Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Serviços de Ação Social - IPVC
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Concluído
2019/09 - 2020/07 Rainbow Project: Promoting Self-Regulated learning through Narratives (Gulbenkian Knowledge Academies) [Projeto Arco-Íris: Promoção da Autorregulação da Aprendizagem através de Narrativas (Academias Gulbenkian do Conhecimento)]
UMINHO/Gulbenkian
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2019 - 2020 Mentor: Mentoring on Self-regulated Learning of Elementary Children from Rural and Low-income Background
CIM_TTM
Desenvolvimento técnico
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes
Concluído
2018/09 - 2019/06 Mentor: Programa de Tutoria Escolar
Mentor_Barroselas
Desenvolvimento técnico
Escola Básica e Secundária de Barroselas, Portugal
Escola Básica e Secundária de Barroselas
Concluído
2017/09 - 2018/02 Tasca do Laranja [projeto de intervenção baseado na narrativa autorregulatória "O monte das árvores carecas"]
Tasca do Laranja_APCB
Desenvolvimento técnico
Associação de Paralisia Cerebral de Braga , Portugal
Concluído
2016 - 2017 Math homework monitoring: Mapping and examining teacher, student and parent practices
----
Research Collaborator
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015/10 - 2016/07 "CresciMENTE" Project [Learning to learn in the hospital setting; Projeto CresciMENTE]
CRESCIMENTE/GUIA
Desenvolvimento técnico
Samsung Electronics Co., Ltd

Direção-Geral de Educação
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Martins, J; Pedro Rosário; Cunha, Jennifer; José Carlos Núñez; Guillermo Vallejo; Tânia Moreira. Autor correspondente: Martins, J. "How to help students in their transition to middle school? Effectiveness of a school-based group mentoring program promoting students’ engagement, self-regulation, and goal setting". Contemporary Educational Psychology 76 (2024): 102-230. http://dx.doi.org/10.1016/j.cedpsych.2023.102230.
    Publicado • 10.1016/j.cedpsych.2023.102230
  2. Martins, J; Tânia Moreira; Jennifer Cunha; José Carlos Núñez; Pedro Rosário. Autor correspondente: Martins, J. "Be SMART: Promoting goal setting with students at-risk of early school leaving through a mentoring program". Children and Youth Services Review (2024): https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2023.107423.
    Publicado • 10.1016/j.childyouth.2023.107423
  3. Cunha, Jennifer; Martins, J; Peseta, Rafaela; Rosário, Pedro. "A self-regulation intervention conducted by class teachers: impact on elementary students’ basic psychological needs and classroom engagement". Frontiers in Psychology 14 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1220536.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2023.1220536
  4. Jennifer Cunha; Ana Guimarães; Juliana Martins; Pedro Rosário. "A Self-Regulation Intervention Conducted by Teachers in a Disadvantaged School Neighborhood: Implementers' and Observers' Perceptions of Its Impact on Elementary Students". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10111795.
    Publicado • 10.3390/children10111795
  5. Jennifer Cunha; Juliana Martins; Lisete Maria Guimarães da Costa Freitas; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Benefícios da tutoria em contexto escolar". Revista de Educação PUC-Campinas (2023): https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a7209.
    Publicado • 10.24220/2318-0870v28e2023a7209
  6. Tânia Moreira; Juliana Martins; Cátia Silva; Emilio Berrocal de Luna; Joana Martins; Daniela Moreira; Pedro Rosário. Autor correspondente: Tânia Moreira. "Building partnerships in education through a story-tool based intervention: Parental involvement experiences among families with Roma backgrounds". Frontiers in Psychology 14 (2023): 1-13. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1012568.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2023.1012568
  7. Moreira, T.; Martins, J; Núñez, J.C.; Oliveira, A.; Rosário, P.. "Acculturation and school engagement: The case of Portuguese students with Roma background; Aculturación y participación escolar: el caso de los estudiantes portugueses de la comunidad gitana". Revista de Psicodidactica 28 1 (2023): 67-79. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85146124142&partnerID=MN8TOARS.
    Publicado • 10.1016/j.psicod.2022.11.003
  8. Jennifer Cunha; Juliana Martins; Armanda Sofia Carvalho Santos Pereira; Sílvia Oliveira Lopes; Sonia Fuentes Muñoz; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Programa de formação online em tutorias autorregulatórias: Impacto em variáveis do tutor". Revista de Educação PUC-Campinas (2022): https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5411.
    Publicado • 10.24220/2318-0870v27e2022a5411
  9. Juliana Martins; Jennifer Cunha; Sílvia Lopes; Tânia Moreira; Pedro Rosário. "School Engagement in Elementary School: A Systematic Review of 35 Years of Research". Educational Psychology Review (2021): https://doi.org/10.1007/s10648-021-09642-5.
    10.1007/s10648-021-09642-5
  10. Azevedo; Rosário; Martins, J; Rosendo; Fernández; Núñez; Magalhães. "From the Hospital Bed to the Laptop at Home: Effects of a Blended Self-Regulated Learning Intervention". International Journal of Environmental Research and Public Health 16 23 (2019): 4802. http://dx.doi.org/10.3390/ijerph16234802.
    Publicado • 10.3390/ijerph16234802
  11. Cunha, Jennifer; Pedro Rosário; José Carlos Núñez; Guilherme Vallejo; Martins, Juliana; Julia Högemann. Autor correspondente: Pedro Rosário. "Does teacher homework feedback matter to 6th graders’ school engagement?: a mixed methods study". Metacognition and Learning (2019): http://dx.doi.org/10.1007/s11409-019-09200-z.
    Publicado • 10.1007/s11409-019-09200-z
  12. Jennifer Silva da Cunha; Ana Rita Nunes; Juliana Martins; Tânia Moreira. Autor correspondente: Jennifer Silva da Cunha. "Tarefa para Casa: sim ou não? Uma perspectiva autorregulatória da aprendizagem | Homework: Yes or no? A self-regulated learning perspective". Revista de Educação PUC-Campinas 23 3 (2018): 385-385. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4105.
    Publicado • 10.24220/2318-0870v23n3a4105
  13. Lopes, Sílvia; Magalhães, Paula; Pereira, Armanda; Martins, Juliana; Magalhães, Carla; Chaleta, Elisa; Rosário, Pedro. Autor correspondente: Rosário, Pedro. "Games Used With Serious Purposes: A Systematic Review of Interventions in Patients With Cerebral Palsy". Frontiers in Psychology 9 17 (2018): 1-16. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2018.01712.
    Publicado • 10.3389/fpsyg.2018.01712
Capítulo de livro
  1. Félix, Marcelo; Miranda, Sara; Martins, J; Cunha, Jennifer. "Subjects that address climate change and students’ knowledge: Mapping Portuguese middle and high schoolers’ perceptions". In Psychological Applications and Trends 2024, editado por C. Pracana; M. Wang, 398-400. inScience Press, 2024.
    Publicado • 10.36315/2024inpact087
  2. Cunha, Jennifer; Sousa, P; Martins, J; Rosário, Pedro. "Climate change perceived by middle and high schoolers: A survey study in Portugal". In Exploración de Variables Psicológicas y Educativas: Avances en la Investigación Escolar, editado por M. M. Molero Jurado; Á. Martos Martínez; P. Molina Moreno; M. C. Pérez-Fuentes; S. Fernández Gea, 655-667. Editorial Dykinson, 2024.
    Publicado
  3. Cunha, Jennifer; Sousa, P; Martins, J; Rosário, Pedro. "Agency modes toward climate change: An exploratory study with Portuguese adolescents". In Exploración de Variables Psicológicas y Educativas: Avances en la Investigación Escolar, editado por M. M. Molero Jurado; Á. Martos Martínez; P. Molina Moreno; M. C. Pérez-Fuentes; S. Fernández Gea, 669-679. Editorial Dykinson, 2024.
    Publicado
  4. Martins, J; Cunha, J.; Vilas, C.; Rosário, P.. Autor correspondente: Martins, J. "Voices of Mentee-Mentor Dyads: Impact of School-Based Mentoring on Self-Regulation to Rescue Students Experiencing School Failure". In The Psychology of Self-Regulation, 83-116. Nova Science, 2023.
    Publicado
  5. Martins, Juliana; Cunha, Jennifer; Rosário, Pedro. Autor correspondente: Martins, Juliana. "Group mentoring as a tool to promote students' self-regulated learning: Description of a three-year project". In Nuevos enfoques de aproximación a la investigación e intervención en contextos educativos, editado por María del Mar Molero Jurado; María del Mar Simón Márquez; José Jesús Gázquez Linares; Pablo Molina Moreno; Silvia Fernández Gea, 859-870. Dykinson, S. L., 2023.
    Publicado
  6. Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário; Magalhães, Paula; Cunha, Jennifer; Pereira, Armanda; Silva, Cátia; Moreira, Tânia; Martins, Juliana. Autor correspondente: Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Promoção de Autorregulação por meio de estórias-ferramenta". In A Autorregulação da Aprendizagem: Teoria e Práticas, editado por Jussara Tortella; Soely Polydoro; Cleidilene Magalhães; Anair Mello; Cleia Zanatta; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário, 35-48. Editorial Letra, 2023.
    Publicado
  7. Cunha, Jennifer; Martins, J; Almeida, S.; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "The Role of the Perceived Usufulness of Teacher Feedback on Elementary Students' Homework Engagement". In Handbook of Homework: Theoretical Principles and Practical Applications. Nova Science, 2022.
    Publicado
  8. Moreira, Tânia; Rosário, Pedro; Martins, Juliana; Silva, Cátia; Moreira, Daniela; Luísa Mota Ribeiro. Autor correspondente: Moreira, Tânia. "'CAUGHT BETWEEN DREAMS AND DEEDS': The Hope Avenue for Success of Students with Roma Background. In The Psychology of Self-Regulation, editado por Jorja Dutton, 147-175. Nova Science Publishers, 2022.". In Psychology of Self-Regulation, editado por Jorja Dutton, 147-175. Nova Science Publishers, 2022.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Félix, Marcelo; Miranda, Sara; Martins, Juliana; Cunha, Jennifer. "Subjects that address climate change and students’ knowledge: Mapping Portuguese middle and high schoolers perceptions". Trabalho apresentado em International Psychological Applications Conference and Trends 2024, 2024.
  2. Cunha, Jennifer; Martins, Juliana; Vilas, Catarina; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Climate change knowledge and concern, nature connectedness, and education: What best predicts parents’ carbon footprint?". Trabalho apresentado em IX Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud, 2023.
  3. Cunha, Jennifer; Juliana Martins; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Mentoring Support Educational Policy: What predicts its success?". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional CINEICC, 2023.
  4. Martins, Juliana; Cunha, Jennifer; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. Autor correspondente: Martins, Juliana. "School Engagement Conceptualizations, Definitions and Dimensions: A Systematic Map Review". Trabalho apresentado em IV International Congress CiNEICC [IV Congresso Internacional CINEICC], 2023.
  5. Cunha, Jennifer; Martins, Juliana; Vilas, Catarina; Pedro José Sales Luís Fonseca Rosário. "Impact of a Mentoring Support on Self-Regulated Learning: Mentees' Perspectives". Trabalho apresentado em VIII Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud, 2022.
  6. Beatriz Pereira; Magalhães, Paula; Martins, J. "Using google classroom with school-age children to promote self-regulation strategies for healthy eating". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, 2018.
  7. Jennifer Cunha; Martins, J. "Student's Math homework engagement: The role of teacher, student and parent related variables". Trabalho apresentado em 6th International Congress of Educational Sciences and Development, 2018.
  8. Martins, J; Pereira, Armanda; Lopes, Sílvia. Autor correspondente: Martins, J. "Avaliação de um Programa de Formação Online em Tutorias Autorregulatórias". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2017.
  9. Cunha, Jennifer; Martins, J. "Monitorização do TPC: Um estudo com professores do 3.º CEB.". Trabalho apresentado em XIV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, 2017.
Tese / Dissertação
  1. "Projeto Bússola: Impacto de um School based Mentoring Program no envolvimento escolar de alunos do Ensino Básico [Compass Project: impact of a school-based mentoring program on the school engagement of elementary school students]". Doutoramento, Universidade do Minho Departamento de Psicologia Aplicada, 2022. https://hdl.handle.net/1822/79609.
  2. Martins, Juliana Andreia Oliveira. "Systematic review of school engagement in elementary school: interveners and outcomes". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/42704.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/24 Adolescents’ Agency Toward Climate Change Questionnaire: Development, and Content Validity 33rd International Congress of Psychology [21st - 26th July 2024]
International Congress of Psychology (Prague, República Checa)
2023/12 Youngsters' behaviors to address climate change measures: Preliminary findings of a scoping review IX Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
Universidad de Almeria (Sevilla, Espanha)
2023/12 Impact of a Group Mentoring Program on Students' Educational Variables IX Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
(Sevilla, Espanha)
2023/10 Self-reported eco-parenting behaviors: Are they enough to fight climate change? 11th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada
2023/07/12 Compass Project: Impact of a School-based Mentoring Program in elementary students' School Engagement [Projeto Bússola: Impacto de um Programa de Tutoria Escolar no Envolvimento Escolar de Alunos do Ensino Básico] ENCO(M)TRE - Encontro Nacional “Comunidades Marginalizadas: Transformar a Educação”
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/06 Mapping parents' worries and perceived roles in a time of climate crisis: Preliminary findings Xi Congreso Internacional de Psicología y Educación
Universidad de Valencia (Valencia, Espanha)
2023/06 Impact of the narrative-based intervention 'Yellow Trails and Tribulations' on elementary students' self-regulation skills: Implementers' perspectives Xi Congreso Internacional de Psicología y Educación
Universidad de Valencia (Valencia, Espanha)
2023/06 Mentoring Program to Promote Self-regulated Learning Skills: A Qualitative Analysis of the Mentees? Life Goals Map Xi Congreso Internacional de Psicología y Educación
Universidad de Valencia (Valencia, Espanha)
2023/05/15 The Potential of Mentoring Throughout the Doctorate. SIMPSI (Doctoral Symposium PSI.UNorte)
School of Psychology, University of Minho (Braga, Portugal)
2022/11/28 Measures of behaviors to address climate change: A scoping review protocol VIII Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
Universidad de Almeria (Madrid, Espanha)
2022/05/05 Intervention Programs, Recommendations, and Relevant Audiences I - An integrated approach to "Specific tutoring support and Mentoring. [Programas de Intervenção, Recomendações e Audiências Relevantes I - Uma abordagem integrada ATE/Mentorias]. IX Seminar of Educational Psychology [IX Seminário de Psicologia da Educação]
Direção-Geral da Educação e Ordem dos Psicólogos Portugueses (Figueira da Foz, Portugal)
2021/09/03 Students perceived impact of a mentoring program on school engagement: A qualitative study XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/10 Mentoring in a school context: Impact of remedial and promotional approaches. [Tutorias em contexto escolar: Impacto das abordagens remediativa e promocional.] I National Seminar on Tutoring in School Context [I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar]
Universidade do Minho (Sines, Portugal)
2019/10 How to organize a mentoring session? [Como organizar uma sessão de tutoria?] I National Seminar on Mentoring in School Context [I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar]
Universidade do Minho (Sines, Portugal)
2019/09 Returning to school life after hospital discharge. XV Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía
(Coruña, Espanha)
2019/07/17 The Role of Prior Achievement And Self-Efficacy on Students’ Homework Engagement III International Congress of Student Engagement in School: Perspectives from Psychology and Education
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa)
2019/07 Students’ perspectives on homework feedback: The pros and cons for school engagement. III International Congress Students Engagement in School: Perspectives of Psychology and Education
(Lisboa, Portugal)
2018/09 Projeto de formação em resposta à medida educativa “Apoio Tutorial Específico”. 4.º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga, Portugal)
2018/06/29 Self-regulatory Mentoring: A tool to prevent school dropout and promote educational success. [Tutorias Autorregulatórias: Uma ferramenta para prevenir o abandono escolar e promover o sucesso educativo.] 6th Meeting "Psychology in an Educational Context" [6.º Encontro "Psicologia em Contexto Educativo"]
Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2018/06 Student’s math homework engagement: The role of teacher, student and parent related variables. 6th International Congress of Educational Sciences and Development
(Setúbal, Portugal)
2017/11 Feedback a las tareas para casa como herramienta promotora del envolvimiento escolar. I Congreso Internacional de Psicología, Salud y Educación
(Oviedo, Espanha)
2017/11 Impacto de un curso online en la promoción de competencias de profesores-tutores I Congreso Internacional de Psicología, Salud y Educación
(Oviedo, Espanha)
2016/09 Alunos não tradicionais na Universidade do Minho: Um modelo exploratório da intenção de continuar a estudar II Seminário Ser Estudante no Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2016/06 Práticas de monitorização do TPC utilizadas pelos professores de matemática do 3.º ciclo do EB: Quê e para quê? I International Seminar on Reading, Education and School Achievement
(Famalicão, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/01/16 - 2025/01/16 “Não há planeta B!”: Qual o papel dos jovens no combate às alterações climáticas? (2025/01/16 - 2025/01/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Agrupamento de Escolas António Feijó, Portugal
2025/01/07 - 2025/01/07 “Não há planeta B”: Qual o papel dos jovens no combate às alterações climáticas? (2025/01/07 - 2025/01/07)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Escola secundária Henrique Medina, Portugal
2023/11/23 - 2023/11/23 Dinamização de uma sessão denominada "Os jovens e a emergênciaclimática: Papel e impacto." [Young people and the climate change], com alunos do 3.º ciclo do ensino básico. (2023/11/23 - 2023/11/23)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Agrupamento de Escolas de Gouveia, Portugal
2022/07/21 - 2022/07/21 ENAPEE: ENCONTRO NACIONAL 'APRENDER PARA ENVOLVER' NA ESCOLA [ENAPEE: NATIONAL MEETING 'LEARNING TO ENGAGE' AT SCHOOL] (2022/07/21 - 2022/07/21)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2020/06/09 - 2020/06/09 I Online Seminar "Yellow Trials and Tribulations": Field reports in time of pandemic [I Encontro Online "Sarilhos do Amarelo": Relatos do Terreno em Tempo de Pandemia] (2020/06/09 - 2020/06/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho, Portugal
2019/10/25 - 2019/10/25 1st National Seminar Mentoring in the School Context: Dialogue(s) between Research and Educational Practice [I Seminário Nacional de Tutorias em Contexto Escolar: Diálogo(s) entre a Investigação e a Prática Educativa] (2019/10/25 - 2019/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/10/03 - 2024/10/04 Niños y jóvenes con especial vulnerabilidad en protección infantil: revisión internacional de programas terapéuticos innovadores. [Children and youth with special vulnerability in child protection: An international review of innovative therapeutic programmes.]
Conferência
II Conferencia Internacional ACORES24
Universidad de Oviedo, Espanha
2024/09/25 - 2024/09/27 XIII IBERIA-AMERICAN CONGRESS OF PSYCHOLOGY | 6TH CONGRESS OF THE ORDER OF PORTUGUESE PSYCHOLOGISTS. [XIII CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE PSICOLOGIA | 6.º CONGRESSO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES.]
Congresso
XIII CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE PSICOLOGIA | 6.º CONGRESSO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS PORTUGUESES
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2024/07/21 - 2024/07/26 33rd International Congress of Psychology (ICP 2024; Prague, Czech Republic)
Congresso
33rd International Congress of Psychology
2023/10/10 - 2023/10/10 Dinamização de uma sessão denominada "Os jovens e a emergência climática: Papel e impacto." [Young people and the climate emergency: Role and impact.]
Oficina (workshop)
O melhor estudante na Uminho. VEM – Viver Experiências na Uminho
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2023/07/12 - 2023/07/12 Compass Project: Impact of a School-based Mentoring Program in elementary students' School Engagement. [Projeto Bússola: Impacto de um Programa de Tutoria Escolar no Envolvimento Escolar de Alunos do Ensino Básico.]
Encontro
ENCO(M)TRE - National Meeting “Marginalized Communities: Transforming Education” [ENCO(M)TRE - Encontro Nacional “Comunidades Marginalizadas: Transformar a Educação”]
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2022/05/05 - 2022/05/05 Intervention Programs, Recommendations, and Relevant Audiences I - An integrated approach to "Specific tutoring support and Mentoring. [Programas de Intervenção, Recomendações e Audiências Relevantes I - Uma abordagem integrada ATE/Mentorias].
Seminário
IX Seminar of Educational Psychology [IX Seminário de Psicologia da Educação]
Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
2021/07/20 - 2021/07/20 II Online Meeting "Yellow Trials and Tribulations": We have found Yellow and now what? [II Encontro Online "Sarilhos do Amarelo": Encontrámos o Amarelo. E agora?]
Encontro
II Online Meeting "Yellow Trials and Tribulations": We have found Yellow and now what? [II Encontro Online "Sarilhos do Amarelo": Encontrámos o Amarelo. E agora?]
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2021/06/14 - 2021/06/14 Workshop Emotional Intelligence, organized by the Doctoral College UMinho, University of Minho, Braga, Portugal.
Oficina (workshop)
Emotional Intelligence
Universidade do Minho, Portugal
2021/05/18 - 2021/05/18 IV Webinar "Teaching and Learning Portuguese Language" [IV Webinar “Ensinar e Aprender Português"]
Outro
IV Webinar “Ensinar e Aprender Português
2021/04/28 - 2021/04/28 Researcher Academy On Campus Social Sciences & Humanities Open: All About Reviewing
Outro
Social Sciences & Humanities Open: All About Reviewing
Elsevier Ltd, Reino Unido
2021/03/15 - 2021/03/15 “VIII Seminar on Educational Psychology – Educational Psychology: Well-being and Educational Success” [“VIII Seminário de Psicologia da Educação – Psicologia da Educação: Bem-Estar e Sucesso Educativo”]
Seminário
“VIII Seminar on Educational Psychology – Educational Psychology: Well-being and Educational Success” [“VIII Seminário de Psicologia da Educação – Psicologia da Educação: Bem-Estar e Sucesso Educativo”]
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2020/12/21 - 2020/12/21 Workshop Balance of Skills and Self-Knowledge
Oficina (workshop)
Balance of Skills and Self-Knowledge
Universidade do Minho, Portugal
2018/06/29 - 2018/06/29 Self-regulatory Mentoring: A tool to prevent school dropout and promote educational success. [Tutorias Autorregulatórias: Uma ferramenta para prevenir o abandono escolar e promover o sucesso educativo.]
Encontro
6.º Encontro "Psicologia em Contexto Educativo"
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Saúde, Portugal
2018/04/19 - 2018/04/20 II Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Educação, Mobilidade e Emprego
Seminário
II Seminário Internacional de Desenvolvimento de Carreira e Aconselhamento: Educação, Mobilidade e Emprego
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2017/11/03 - 2017/11/04 Tutorias Autorregulatórias: Uma ferramenta para prevenir o abandono escolar e promover o sucesso educativo
Seminário
V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2017/11/03 - 2017/11/04 V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar
Seminário
V Seminário de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar
Direção-Geral de Educação, Portugal

Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/06 The effect of learners’ characteristics on the impact of gamification on user engagement: An experimental task with college students
Arguente principal
Mariana Moreira Magalhães (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2023/07/03 Parent and child perspectives of engagement in an online intervention to promote self-regulation skills for healthy eating: A qualitative study
Arguente
Andrea Pereira (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2022/11/18 Engagement and Disaffection of Roma Students from Portugal, Spain and Romania: A perspective of antecedents, mediators and outcomes
Arguente
Daniela Moreira Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023/02 - Atual Membro da Comissão de Acompanhamento da estudante de Doutoramento Daniela Moreira Costa - Doutoramento em Psicologia [PhD Evaluation Committee - PhD student Daniela Moreira Costa - Doctoral Program in Psychology]
Avaliador
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2022/02 - Atual Membro da Comissão de Acompanhamento do Estudante de Doutoramento Hélder Oliveira - Doutoramento em Psicologia [PhD Evaluation Committee - PhD student Hélder Oliveira - Doctoral Program Psychology
Avaliador
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/10 - 2021/06 "School-based Group Mentoring" Coordination and Supervision - Elementary and Middle School Teachers and Students [A THREE-YEAR PROJECT] Agrupamento de Escolas de Prado, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/02/05 - 2025/01/07 Dissertation Dissertation (Mestrado) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2024/02/05 - 2025/01/07 Internship in Educational Psychology [Estágio em Psicologia da Educação] Internship in Educational Psychology (Mestrado) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2024/02/05 - 2024/07/31 Psychology of Motivation [Psicologia da Motivação] Psychology (Licenciatura) Universidade do Minho, Portugal
2024/02/05 - 2024/07/31 Research Project in Educational Psychology Masters in Educational Psychology (Mestrado) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2024/06/28 - 2024/07/03 Formação de professores do ensino secundário sobre "Programas de Intervenção em contexto escolar: Do planeamento à operacionalização". [7h] (Outros) Escola Secundária das Taipas, Portugal

Rosário, Högemann & Pereira – Psicologia e Educação, Lda (Edy&Co - Spinoff da Universidade do Minho), Portugal
2023/10 - 2023/10 How to search in multidisciplinary, domain-specific and grey literature databases effectively? Research Methods (Mestrado) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2023/09/09 - 2023/09/09 Systematic Review of Literature: From Planning to Execution and Reporting. Advanced Studies in Applied Psychology (Doutoramento) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2022/09/23 - 2022/09/23 Systematic Review of Literature: From Planning to Execution and Reporting Advanced Studies in Applied Psychology (Doutoramento) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2018/09/03 - 2019/04/05 MENTOR - Self-regulatory Mentoring [MENTOR - Tutorias autorregulatórias] MENTOR - Self-regulatory Mentoring [MENTOR - Tutorias autorregulatórias] Universidade do Minho, Portugal

Agrupamento de Escolas de Prado, Portugal
2018/01 - 2018/05 B-Learning Training Course - Self-regulatory Mentoring Psychology and Orientation Direção-Geral de Educação, Portugal
2016/09 - 2017/06 E-learning Certificated Course - MENTOR: Self-regulatory Mentoring Certificated Teachers Training Course (MENTOR) (Outros) Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2016/09 - 2017/06 MOOC - MENTOR: Self-regulatory mentoring MOOC - MENTOR: Self-regulatory mentoring Direção-Geral de Educação, Portugal
2016/12 - 2016/12 B-learning Course: Educational Inspection (Government Department [Inspeção Geral de Educação (IGEC)]) - MENTOR - Self-regulatory Mentoring B-learning Course: Educational Inspection (Government Department [Inspeção Geral de Educação (IGEC)]) - MENTOR - Self-regulatory Mentoring Direção-Geral de Educação, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/05/10 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses [Order of Portuguese Psychologists] Effective Member number 22579

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/01 - Atual Effective Member of the Committee for the granting of Research fellowships (Master’s Degree). [Membro Efetivo no Júri de concursos para a atribuição de bolsas de Investigação (Grau de Mestre).] Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2023/07/10 - 2023/07/10 Curricular Internship Report in Educational Psychology [Student: Rafael Barreto de Castro] Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/08/28 - Atual Scientific Reports (2045-2322) Nature Portfolio
2024/08/12 - Atual Social Psychology of Education (1573-1928) Springer Nature
2023/04 - Atual Frontiers in Psychology (1664-1078) Frontiers Media

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2023/11 - 2023/12 "Instruments to assess children and adolescents climate change mitigation behaviors": A Scoping Review (methodology) [10 horas] Sara Miranda
2022/04 - 2023/03 "Meaning in Life and Catholic Priests: A Scoping Review on theoretical and methodological issues, and research findings” (methodology) (10 horas] Claúdio Santana
Distinções

Título

2020 Specialist in Educational Psychology
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal