???global.info.a_carregar???
Rosana Marreco Brescia holds a PhD degree in History from the Université Sorbonne – Paris IV (FRA) and in Musical Sciences from the Universidade Nova de Lisboa (PRT). She has a master’s in music performance from the Manhattan School of Music in New York (USA), a master's in History from the Université Sorbonne – Paris IV, a post-graduate Diploma in Vocal Performance from the Royal Academy of Music in London (GBR) and an under-graduation in Music from the Universidade Federal de Minas Gerais (BRA). During the years 2011 and 2017, Marreco Brescia received a post-doctoral fellowship from the FCT-Portugal to research the 18th-century stage machinery and sets in Portuguese Royal Theatres. Rosana was the principal researcher of the project “Music in concertato style from the ancient Royal Monastery of São Bento da Avé-Maria in Oporto /1764-1834), financed by national funds through FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, under the project 2022.01889.PTDC. Parallel to her academic career, Rosana has developed an active career as a singer and stage director having performed in important venues in Brazil, the United States, Panama, Portugal, Spain, Italy, United Kingdom, amongst other countries. She has studied singing at the Mozarteum Institut of Salzburg (AUT), at the Centro de Interpretación de Música Antiga de León (ESP), and at the Conservatorio di San Pietro a Majella in Naples (ITA), besides having studied stage direction at the Fondazione Franco Zeffirelli in Florence (ITA). Rosana was the co-artistic director of the 32nd edition of the International Festival of Early Music and Colonial Brazilian Music. She also signed the artistic and stage direction of the opera “A Noite de São João” by Elias Álvares Lobo, the first Brazilian Opera ever written, performed in the Teatro Procópio Ferreira of Tatuí in 2022, in the Cine-Theatro Central of Juiz de Fora – Minas Gerais in 2023 and in the Teatro Municipal de Araras in 2024 (BRA). Orsini Brescia has performed to Portuguese presidents Anibal Cavaco Silva and Marcelo Rebelo de Souza as well as to the Italian president Sergio Mattarella.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Rosana Marreco Orsini Brescia

Nomes de citação

  • Marreco Orsini Brescia, Rosana
  • Orsini, Rosana
  • Marreco Brescia, Rosana

Identificadores de autor

Ciência ID
6318-6132-1DFA
ORCID iD
0000-0002-3034-5611

Moradas

  • Rua Dom João IV 226, 4000-301, Porto, Porto, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Alemão Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2011/03/01 - 2017/07/31
Concluído
A cenografia teatral de raiz italiana em Portugal no século XVIII (Pós-doutoramento)
Especialização em Music
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2006/12/01 - 2010/12/10
Concluído
Doutoramento (Doctorat)
École doctorale Histoire moderne et contemporaine, França

Association Sorbonne Université, França
"C'est là que l'on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise au XVIIIe siècle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Honorable
2006/11/01 - 2010/12/10
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"C'est là qu'on joue la comédie: les Casas da Ópera en Amérique Portugaise (1719-1819)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
très honorable
2005/09/01 - 2006/06/13
Concluído
Master (Master)
Especialização em História Moderna e Contemporânea
Association Sorbonne Université, França
"Les arts du spectacle en Minas Gerais au XVIIIe siècle" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très bien
2004/09/01 - 2005/06/30
Concluído
Music Performance (Postgraduate Certificate)
Especialização em Vocal Performance
Royal Academy of Music, Reino Unido
2002/08/18 - 2004/05/30
Concluído
Master in Music (Master)
Especialização em Vocal Performance
Manhattan School of Music, Estados Unidos
1998/02/02 - 2002/04/19
Concluído
Música (Graduado)
Especialização em Canto Lírico
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/02/01 - 2025/01/31 Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2011/02/01 - 2017/06/30 Pós-doutorado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/04 - 2017/07 A cenografia teatral de raiz italiana em Portugal no século XVIII
SFRH/BPD/70660/2010
Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia
2008/10 - 2010/10 As Casas da Ópera na América Portuguesa no século XVIII
SFRH / BD / 44572 / 2008
Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2020/01/01 - Atual Arquivo de Música do Museu-Biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/01/01 - 2025/12/31 Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
Universidade do Minho, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal

Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Évora, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Instituto de História Contemporânea, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2021/01/01 - 2025/12/31 IN2PAST - Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território
LA/P/0132/2020
Universidade de Évora, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2023/01/01 - 2024/06/30 A Música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto (1764-1834)
2022.01889.PTDC
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em avaliação
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
UID/EAT/00693/2019
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Biblioteca Nacional, Brasil

Universidade de Évora, Portugal

Universidade NOVA de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 693 - 2011-2012
PEst-OE/EAT/UI0693/2011
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marreco Orsini Brescia, Rosana. "As mulheres musicistas no final do antigo regime: as monjas do Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto". Trabalho apresentado em PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas, Coimbra, 2024.
    Aceite para publicação
  2. Marreco Orsini Brescia, Rosana. "Adelina Patti : la trending topic del mundo operático decimonónico y su repercusión en la corte de Rio de Janeiro". Trabalho apresentado em XI CONGRESO DE LA SOCIEDAD ESPAÑOLA DE MUSICOLOGÍA MUSICOLOGÍA: HISTORIAS (INTER)CONECTADAS, Elche, 2024.
    Aceite para publicação
  3. Rosana Marreco Brescia. "Mulatos, Curiosos, Castrati e Divas". 2016.
  4. Rosana Marreco Brescia. "A Ópera como espectáculo visual". 2016.
  5. "A geografia teatral em Lisboa na primeira metade do século XVIII". Trabalho apresentado em Touros, Tragédias, Bailes e Comédias - Espectáculos e divertimentos em Portugal no século XVIII, Lisboa, 2015.
    Publicado
  6. Rosana Marreco Brescia. "A geografia teatral em Lisboa na primeira metade do século XVIII". 2015.
  7. "Jean-Baptiste Debret: cenógrafo e figurinista do Real Teatro de São João do Rio de Janeiro". Trabalho apresentado em I Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos, Lisboa, 2012.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Rafael Rocha. "Primeiro teatro do Brasil, Casa da Ópera de Ouro Preto completa 250 anos", Folha de São Paulo, 2020, Ilustrada, https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/06/primeiro-teatro-do-brasil-casa-da-opera-de-ouro-preto-completa-250-anos.shtml.
  2. Marina Marques. "Brasileira resgata música dos conventos do Porto", Diário de Notícias, 2017, Artes, https://www.dn.pt/artes/brasileira-resgata-musica-dos-conventos-do-porto-8728611.html.
  3. Pedro Miguel Santos. "Música e Arquitectura no Porto: uma relação saudável!", O Público, 2015, Ípsilon, https://www.publico.pt/2015/05/04/culturaipsilon/critica/musica-e-arquitectura-no-porto-uma-relacao-saudavel-1694455.
  4. Stephen Brookes. "19th Century Brazilian Music finds the spotlight through Americantiga concert at NGA", The Washington Post, 2012, Arts & Entertainment, https://www.washingtonpost.com/blogs/classical-beat/post/19th-century-brazilian-music-finds-the-spotlight-through-americantiga-concert-at-nga/2012/01/18/gIQAAZLS8P_blog.html.
Artigo em revista
  1. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. "A música concertante no Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto entre os séculos XVIII e XIX". Vortex Music Journal (2025):
    Acesso aberto • Submetido
  2. Marreco Orsini Brescia, Rosana; CHANTAL, MAURO; Peixoto, Melina. "Monjas Virtuosas: as cantoras do Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto na transição dos séculos XVIII e XIX". Rhinocerus - Cinema, Dança, Música (2025):
    Submetido
  3. Marreco Brescia, Rosana. "‘The Colour of Opera in 18th-Century Brazil: Actors and Actresses in Luso-American Opera Houses". Cambridge Opera Journal (2024):
    No prelo
  4. Marreco Brescia, Rosana. "Cloistered women, freed musicians: the musician nuns of the Royal Monastery of São Bento da Avé-Maria in Oporto (Portugal)". Anuario Musical (2024): https://anuariomusical.revistas.csic.es/index.php/anuariomusical.
    No prelo • 10.3989/anuariomusical
  5. Marreco Brescia, Rosana. "Musician Nuns in Eighteenth Century Bahia (Brazil)". The sacred Music Journal 150 (2023): https://musicasacra.com/.
    No prelo
  6. Marreco Orsini Brescia, Rosana. "Uma ópera brasileira: A Noite de São João de Elias Álvares Lobo". Revista de Música Vocal Erudita Brasileira 1 1 (2023): 1-16. https://www.periodicos.ufmg.br/index.php/rmveb/index.
    Publicado
  7. Rosana Marreco Brescia. "A primeira Casa da Ópera na América Portuguesa: representações teatrais em Vila Rica na primeira metade do século XVIII". Cadernos de História 23 38 (2022): 79-93. http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/28326.
    Publicado
  8. Rosana Marreco Brescia. "A primeira Casa da Ópera na América Portuguesa". Cadernos de História 23 38 (2022): 79-93. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/ae2cd43c-4eee-4f02-9015-df732c7a7fd1.
    https://doi.org/10.5752/P.2237-8871.2022v23n38p79-93
  9. Marreco Brescia, Rosana. "António da Silva Leite e a música para voz e três órgãos do Convento de Santa Clara da cidade do Porto". Revista Música Hodie 21 (2021): http://dx.doi.org/10.5216/mh.v21.68889.
    10.5216/mh.v21.68889
  10. Brescia, Rosana. "Musica Divina: the musician nuns of the Convent of Santa Clara in Oporto (1760-1830)". Sacred Music Journal 147.2 (2020):
    Publicado
  11. Rosana Marreco Brescia. "Musica Divina". Sacred Music Journal 147 2 (2020): 45-55. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/1efe0dd9-a8d4-4726-aaa9-93d0249503f1.
  12. Brescia, Rosana. "From Puppets to Opera: 300 years of the first permanent theatre of Brazil". Musica Hodie 19 (2019): https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/57745.
    Publicado
  13. Rosana Marreco Brescia. "From Puppets to Opera". Música Hodie 19 (2019): 1-12. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/34ce9132-f229-488f-8f7a-898a80a56689.
    10.5216/mh.v19.57745
  14. Brescia, Rosana. "Quando frates sunt boni, sunt Bonifrates L opera di bonifrates nel Portogallo del Settecento". Quaderni del Conservatorio Umberto Giordano di Foggia (2014):
  15. Brescia, Rosana. "Le théâtre de l'Éphémère au XVIIIe siècle en Amérique Portugaise". – Caravelles, Cahier du monde hispanique et luso-brésilien (2013):
  16. Brescia, Rosana. "O teatro de tradição ibérica na América Portuguesa na primeira metade do século XVIII". European Review of Artistic Studies (2013): http://www.eras.utad.pt/docs/MAR%202013%20teatro.pdf.
  17. Rosana Marreco Brescia. "O teatro de tradição ibérica na América Portuguesana primeira metade do século XVIII: arquitectura e repertório". European Review of Artistic Studies 4 1 (2013): 31-53. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/3b27ced4-0118-4c1f-afbc-2bd27d49c8ab.
  18. Rosana Marreco Brescia. "Le Théâtre de l’Éphémère au XVIIIe siècle en Amérique Portugaise : fêtes publiques et représentations théâtrales *The Ephemeral Theater in the 18th century in Portuguese America: Public festivals and theatrical performances". Caravelle. Cahiers du Monde Hispanique et Luso-Brésilien 100 NA (2013): 255-271. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/6a9a00f5-ee40-40bd-838f-662be5de3fa5.
  19. Brescia, Rosana. "Half-Caste Actresses in Portuguese American Opera Houses,". Latin American Theatre Review (2012):
  20. Brescia, Rosana. "El teatro de los mulatos". Cuadernos de Musica Iberoamericana (2012):
  21. Rosana Marreco Brescia. "El teatro de los mulatos: las actrices de las Casas de Ópera luso-americanas en los siglos XVIII y XIX". Cuadernos de Musica Iberoamerican 23 NA (2012): 21-35. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/95d1a161-129b-4b79-898f-64f49c30f063.
  22. Rosana Marreco Brescia. "Half-Caste Actresses in Portuguese American Opera Houses". Latin American Theatre Review 45 2 (2012): 57-71. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/bda3450b-058b-4d07-8a3f-311749e47482.
  23. Rosana Marreco Brescia. "Os Teatros Públicos na Capital das Minas setecentistas: da Casa da Ópera de Vila Rica ao Theatro do Ouro Preto". Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 52 NA (2011): 89-106. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/e5892b11-3d2f-4a9f-9f9c-b6eb32c28676.
  24. Brescia, Rosana. "Os Teatros Públicos na Capital das Minas setecentistas". Revista do Instituto de Estudos Brasileiros - Universidade de São Paulo (2011):
  25. Brescia, Rosana. "O Teatro Efémero na América Portuguesa". Nuevo Mundo Mundos Nuevos (2010): http://nuevomundo.revues.org/60143.
Artigo em revista (magazine)
  1. Marreco Orsini Brescia, Rosana. "Do Faroeste à Ópera", A Fanciulla del West, 2023, https://www.theatromunicipal.org.br/pt-br/.
Capítulo de livro
  1. Marreco Brescia, Rosana. "Don Giovanni and Rio de Janeiro: the fate of Mozart’s masterpiece in the Brazilian capital throughout the 19 and 20 centuries". In D. Giovanni and Brazil in the 19th centurt, editado por Hollitzer Verlag. Viena, Áustria: Hollitzer Verlag, 2025.
    Aceite para publicação
  2. Marreco Orsini Brescia, Rosana. "“Os pretos no devido lugar: atores e atrizes nas Casas da Ópera brasileiras no século XVIII”". In Teatro & Escravismo no Brasil: Nexos, Elipses e Inadequações, editado por Sottomayor, Mariana; Kantor, Isis. São Paulo, Brasil: Universidade de São Paulo, 2025.
    No prelo
  3. Rosana Marreco Brescia. "Joaquina Lapinha: Afro.-Brazilian Opera singer in 18th century Brazil.". In Black identities on the operatic stage, editado por Oxford University Press. Oxford, Reino Unido: Oxford University Press, 2024.
    Aceite para publicação
  4. Marreco Brescia, Rosana. "Ópera, Baderna e Carnaval: três artistas italianas e o teatro no Rio de Janeiro oitocentista". In Estudos Coreológicos (2016-2020): Contectos da dança e música antigas, editado por Catarina Costa e Silva, 127-143. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023.
    Publicado
  5. Rosana Marreco Brescia. "Ópera, Baderna e Carnaval". In três artistas italianas e o teatro no Rio de Janeiro oitocentista, editado por Silva, {Catarina Costa e, 127-143. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
    https://doi.org/10.14195/978-989-26-2330-6
  6. Brescia, Rosana. "Nullus locus sine genius: A Casa da Ópera de Vila Rica / Ouro Preto nos seus 250 anos de história". In A Casa da Ópera de Vila Rica - Ouro Preto (1770-2020), 126-137. Belo Horizonte, Brasil: IDEA Editora, 2020.
    Publicado
  7. Rosana Marreco Brescia. "Nullus locus sine Genio". In A Casa da Ópera de Vila Rica / Ouro Preto nos seus 250 anos, editado por Brescia, {Rosana Marreco, 85-105. Editora IDEA, 2020.
  8. Brescia, Rosana. "Opera Houses in Eighteenth Century Portuguese America". Portugal, 2017.
  9. Rosana Marreco Brescia. "Opera Houses in Eighteenth Century Portuguese America". 273-281. Colibri, 2017.
  10. Brescia, Rosana. "Um francês na Bahia a princípios do século XVIII: As impressões de La Barbinais acerca da festa de natal no Convento de Santa Clara do Desterro em Salvador". In Estudos luso-brasileiros em iconografia musical, 265-294. Salvador da Bahia, Brasil: EDUFBA, 2015.
    Publicado
  11. Rosana Marreco Brescia. "Um francês na Bahia a princípios do século XVIII". In As impressões de La Barbinais acerca da festa de natal no Convento de Santa Clara do Desterro em Salvador, editado por Blanco, {Pablo Sotuyo, 265-281. Editora da Universidade Federal da Bahia, 2015.
  12. Brescia, Rosana. "I Teatro del Re: L'importazione dei costumi per le opere serie realizzate nei teatri regi durante il regno di D. José del Portogallo". In Fashioning Opera and Musical Theatre: Stage Costumes in Europe from the Late Renaissance to 1900., 192-202. Veneza, Itália: Fondazione Giorgio Cini, 2014.
    Publicado
  13. Rosana Marreco Brescia. "Quando fratres sunt boni, sunt Bonifrates". In l'opera di Bonifrates nel Portogallo del settecento, editado por Antonio Caroccia; {Di Lernia, 111-117. Claudio Grenzi Editore, 2014.
  14. Rosana Marreco Brescia. "I Teatri del Re: l’Importazione dei costumi per le opere serie realizzate nei teatri regi durante il regno di Giuseppe I del Portogallo". 182-202. Fondazione Giorgio Cini, 2014.
  15. Rosana Marreco Brescia. "Fuego en escena! La representacion de incendios en el Teatro Real de Salvaterra de Magos en la segunda mitad del siglo XVIII". editado por L{\'o, 2229-2240. SEdeM - Sociedad Espa{\~n, 2014.
  16. Brescia, Rosana. "Fuego en escena!". In La representación de incendios en el Teatro Real de Salvaterra de Magos en la segunda mitad del siglo XVIII. Espanha, 2013.
  17. Brescia, Rosana. "Las representaciones teatrales realizadas en América Portuguesa por ocasión de la aclamación del Rey José I". In Barroco Iberoamericano: Identidades culturales de un Imperio, 131-141. Santiago de Compostela, Espanha: Andavira, 2013.
    Publicado
  18. Rosana Marreco Brescia. "Las representaciones teatrales realizadas en América Portuguesa por ocasión de la aclamación del Rey José I". In el teatro de la colonia a caballo entre las tradiciones castellana y italiana, editado por {Carme L{\'o, 131-141. Andavira Editora, 2013.
Edição de livro
  1. Brescia, Rosana. Actas do III Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. Portugal. 2016.
  2. Brescia, Marco; Marreco Orsini Brescia, Rosana. Actas del III Encuentro Iberoamericano de Jóvenes Musicólogos. Porto, Portugal: Tagus-Atlanticus Associação Cultural. 2016.
  3. Brescia, Rosana. Actas do II Encontro Ibero-Americano de Jovens Musicólogos. Portugal. 2014.
Entrada de dicionário
  1. Marreco Brescia, Rosana. "Joaquina Lapinha". In Grove Music Online. Oxford University Press, 2024.
    Em revisão
  2. Marreco Brescia, Rosana. "D. Pedro de Orleans e Bragança". In Grove Music Online. Oxford University Press, 2024.
    Em revisão
  3. Marreco Brescia, Rosana. "Camila Maria da Conceição". In Grove Music Online. Oxford University Press, 2024.
    Em revisão
  4. Marreco Orsini Brescia, Rosana. "Joaquina Lapinha". In Dizionario enciclopedico universale della musica e dei musicisti (DEUMM). Répertoire International de Littérature Musicale, 2024. https://deumm.org/.
    No prelo
Livro
  1. Brescia, Marco; Marreco Orsini Brescia, Rosana. Música em estilo concertante do Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto - Volume 1: Canto e órgão. Lisboa: Projeto AVEMUS. 2025.
    No prelo
  2. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Orsini-Brescia, Marco. Música em estilo concertante do Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto - Volume 2: Música para as Mestras de Capela. Lisbon, Portugal: Colibri. 2025.
    Submetido • Editor
  3. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Marco Aurelio Orsini Brescia. Música em estilo concertante do Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto - Volume 3: Música vocal com cordas e órgao. Lisbon, Portugal: Colibri. 2025.
    Submetido • Editor
  4. Brescia, Rosana. A Casa da Ópera de Vila Rica - Ouro Preto (1770-2020). Belo Horizonte, Brasil: IDEA Editora. 2020.
    Publicado • Editor
  5. Brescia, Rosana. Estudos sobre o Teatro e a Cenografia em Portugal no século XVIII. Lisboa, Portugal: Lisbon International Press. 2019.
    Publicado
  6. Brescia, Rosana. É lá que se representa a comédia. Brasil. 2012.
Resumo em conferência
  1. Marreco Orsini Brescia, Rosana. "Joaquina Lapinha: afro descendant Opera singer in 18th century Brazil.". Trabalho apresentado em VI Congreso de la Asociación Regional para América Latina y el Caribe de la Sociedad Internacional de Musicología, ARLAC/IMS, Ciudad de Mexico, 2024.
  2. Rosana Marreco Brescia. "Women and music in 18th century Portugal". 2022.
  3. Rosana Marreco Brescia. "Ópera, Baderna e Carnaval". 2018.
  4. Rosana Marreco Brescia. "Sereias no Claustro". 2018.
  5. Rosana Marreco Brescia; Aline Gallasch-Hall Beauvink. "Las óperas de marionetas en el Portugal dieciochesco". 2018.
  6. Rosana Marreco Brescia. "É lá que se representa a comédia". 2017.
  7. Rosana Marreco Brescia. "O teatro da sociedade". 2016.
  8. Rosana Marreco Brescia; Vasco Negreiros. "La Vera Constanza". 2015.
Website
  1. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. AVEMUS – Music in concertato style from the ancient Royal Monastery of São Bento da Avé-Maria in Oporto (1764-1834). 2023. https://www.avemus.org/.
  2. Marco Brescia; Rosana Marreco Brescia. AVEMUS Music in concertato style from the ancient Royal Monastery of São Bento da Avé-Maria in Oporto (1775-1829). 2023. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/8c9f3786-cd40-4ca1-9433-a96ad09ccd07.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Opera Mozart Praga. Interpretação do papel de Zerlina na encenação da ópera Don Giovanni de Mozart, Stavovské Divadlo Praha (CZE). 2004.
Exposição de curadoria/museu
  1. Liberal, Ana Maria; Marreco Orsini Brescia, Rosana. 2024. "Quem canta reza duas vezes: a música no Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto".
Gravação áudio
  1. Brescia, Marco; Marreco Orsini Brescia, Rosana; Vaz, João; Nerea Berraondo; AVEMUS (PRT) (Produtor). 2025. "Works for voice and organ by António da Silva Leite and Frei Francisco de São Boaventura". In Music in concertato style from the Mosteiro de São Bento da Avé-Maria in Oporto.
  2. Brescia, Marco; Marreco Orsini Brescia, Rosana; Botelho, Luciano; Tiago Manuel da Hora (Produtor). 2020. "Sacred Belcanto - Historic Organ J. J. da Fonseca". In Sacred Belcanto - Historic Organ J. J. da Fonseca, Castelpor.
  3. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Cabido da Sé de Braga (PRT) (Produtor). 2017. "António da Silva Leite, Lição 8.a in feria 6.a (track 10); António da Silva Leite, Aria Latina (track 12)". In Braga Organ Festival - Special edition.
  4. Brescia, Marco; Marreco Orsini Brescia, Rosana; Cabido da Sé de Braga (PRT) (Produtor). 2017. "Ramón Carnicer, Sonata VI (track 9); António da Silva Leite, Lição 8.a in feria 6.a (track 10); Francisco de São Boaventura, Tocata 2 em sol maior (track 11); António da Silva Leite, Aria Latina (track 12)". In Braga Organ Festival - Special edition.
  5. Brescia, Marco; Arkhe Music (Produtor). 2016. "Angels and Mermaids". In Religious Music in Oporto and Santiago de Compostela.
Interpretação musical
  1. A Noite de São João de Elias Álvares Lobo - Festival de Ópera de Araras (SP). 2024.
    Outro
  2. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Sacro Belcanto / Sacred Belcanto, XII Festival Internacional de Órgão da Madeira (PRT). 2023.
    Soprano
  3. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí; Baldini, Emmanuelle. Direção cênica da encenação da ópera a Noite de São João de Elias Álvares Lobo - 34º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (BRA). 2023.
    Outro
  4. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Dapena, José Manuel. Nacionalismo em Música - 34.o Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira de Juiz de Fora (BRA). 2023.
    Soprano
  5. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Cuarteto Alicerce. Il pianto della Madonna, IV Festival de Música Sagrada de Betanzos (ESP). 2023.
    Soprano
  6. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. In festo Beatae Mariae Viriginis Lauretanea, recital de canto e órgão, Concerti Spirituali, Lugano (CHE).. 2022.
    Soprano
  7. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Antiques atmosphères, Festival Orgue en jeux - La Côte (CHE). 2022.
    Soprano
  8. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; veronica febbi; Favola d'Argo. Recital de canto, harpa e órgão, VIII Festival Internacional de Órgão de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso (PRT). 2022.
    Soprano
  9. Brescia, Rosana; Bernardes, Ricardo; Americantiga. D. Pedro e a Música no Grito do Ipiranga, 34.ª Temporada de Música em São Roque (PRT). 2022.
    Soprano
  10. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; veronica febbi; Favola d'Argo. Monialibus est necessaria musica: música das beneditinas do Porto (ss. XVIII e XIX), Festival Espazos Sonoros (ESP). 2022.
    Soprano
  11. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Dapena, José Manuel. Stabat Mater de Luigi Boccherini, Diálogo musical en la Ribeira Sacra (ESP). 2022.
    Soprano
  12. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Dapena, José Manuel. Crux Fideles, Programación oficial de la Semana Santa de Madrid 2022, Centro Cultural Conde Duque (ESP). 2022.
    Soprano
  13. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Désir de l'Orient: oeuvres de Camille Saint-Saëns et Georges Bizet, recital de canto e piano, Les Concerts Vaudois (CHE). 2021.
    Soprano
  14. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Harmonies latines, Festival Orgue en Jeux - La Côte (CHE). 2021.
    Soprano
  15. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Stabat Mater de Boccherini, XLVIII Semana de Música do Corpus / Festival de Música de Lugo (ESP). 2021.
    Soprano
  16. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Soares, Rui. Concerto n. 2000 (para soprano e dois órgãos), Concertos dos Clérigos (PRT). 2021.
    Soprano
  17. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. O Canto da Terra: homenagem a Heitor Villa-Lobos, recital de canto e piano, VI Seminário da Canção Brasileira da Escola de Música da UFMG (BRA). 2020.
    Soprano
  18. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Il Pianto della Madonna, recital de canto e cravo, XXXI Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (BRA). 2020.
    Soprano
  19. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. O caminho para Monteverdi / The path to Monteverdi, X Festival Internacional de Órgão da Madeira (PRT). 2019.
    Soprano
  20. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Botelho, Luciano; Favola d'Argo. Recital de canto e órgão, V Festival Internacional de Órgão de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso (PRT). 2019.
    Soprano
  21. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Angeli e Sirene, XXXI Festival Organistico Internazionale Città di Treviso e della Marca Trevigiana (ITA). 2019.
    Soprano
  22. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Música del Primo Seicento italiano para soprano y clave, Ciclo de Conciertos de Verano / VIII Centenario de la Catedral de Burgos (ESP). 2019.
    Soprano
  23. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Música del Primo Seicento italiano para soprano y órgano, XXXVII Ciclo de conciertos Francisco Navarro de Liétor (ESP).. 2019.
    Soprano
  24. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Cuarteto Alicerce. Stabat Mater de Luigi Boccherini, Festival Musica no Camiño (ESP). 2019.
    Soprano
  25. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Concerto de canto e órgão, Ciclo de concertos de Santo André, Mafra (PRT). 2019.
    Soprano
  26. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Musica del Primo Seicento italiano per soprano e organo, Festival Internazionale di Venezia (ITA). 2018.
    Soprano
  27. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Berraondo, Nerea. Stabat Mater de Pergolesi acomodado ao órgão, IV Ciclo de concertos de órgão de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso (PRT). 2018.
    Soprano
  28. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Berraondo, Nerea; Vicinanza, Enrico; Voigan, Luane; Santamarina, Roberto; Brescia, Marco. Interpretação do papel de Eumene e direção artística da encenação da zarzuela barroca Vendado es amor, no es ciego de José de Nebra, 29° Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (BRA). 2018.
    Soprano
  29. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Musica sacra a Porto e Santiago di Compostrela (sec. XVIII/XIX), XXXIX Stagione Internazionale di concerti sugli organi storici della Provincia di Alessandria (ITA). 2018.
    Soprano
  30. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Sergio Mattarella, Doutoramento Honoris Causa pela Universidade do Porto (PRT), atuação musical de Marco Brescia e Rosana Orsini a convite do Consulado de Itália no Porto (PRT). 2017.
    Soprano
  31. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Favola d'Argo. Stabat Mater de Boccherini, III Ciclo de concertos de órgão de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso (PRT). 2017.
    Soprano
  32. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Vilas, Manuel; Favola d'Argo. Lagrime tutte care, Festival Espazos Sonoros (ESP). 2017.
    Soprano
  33. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Berraondo, Nerea; Ometto, Pedro; Santamarina, Roberto; Brescia, Marco. Interpretação do papel de Venere e direção artística da encenação de Il Ballo delle Ingrate de Claudio Monteverdi, 28° Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (BRA). 2017.
    Soprano
  34. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Concierto de soprano e órgano, XXVII Ciclo de órgano e música antiga de Xunqueira de Ambía (ESP). 2016.
    Soprano
  35. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. De anxos e sereas: espiritualidade e musicalidade na vida conventual das clarisas, De Lugares e órganos: músicas e outras paisaxes de Compostela (ESP). 2016.
    Soprano
  36. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Favola d'Argo. Parténope allende los mares: música iberoamericana en el siglo XVIII, II Festival Internacional de Música Antigua de Panamá (PAN). 2016.
    Soprano
  37. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Favola d'Argo. José Joaquim Emerico: a sua música, o seu órgão, as suas Minas, II Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina (BRA). 2016.
    Soprano
  38. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Música nos conventos femininos do Porto, II Festival de Órgão de Braga (PRT). 2015.
    Soprano
  39. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Concerto de inauguração do Auditório Nélida Piñón, IDEA Casa de Cultura (BRA). 2015.
    Soprano
  40. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Favola d'Argo. Seixas / Bononcini / Nebra: cantadas e concertos galantes, Festival Internacional IN SPIRITUM: música e contemplação na cidade do Porto (PRT). 2015.
    Soprano
  41. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. En la Alhambra, Festival Internacional IN SPIRITUM: música e contemplação na cidade do Porto (PRT). 2014.
    Soprano
  42. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Aliberti, Francesco; Florio, Antonio. Elogio del Jommelli, Scarlatti Lab / Barocco anno quarto (ITA). 2014.
    Soprano
  43. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Concerto de soprano e órgão, V Festival de Órgão da Madeira (PRT). 2014.
    Soprano
  44. José de Nebra: cantadas al Santísimo, Festival Gaia World Music (PRT).. 2014.
    Soprano
  45. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. José de Nebra: canadas al Santísimo, XL Festival de Estoril / Lisboa (PRT). 2014.
    Soprano
  46. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Désir de l'Orient, Festival Internacional IN SPIRITUM: música e contemplação na cidade do Porto (PRT). 2014.
    Soprano
  47. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Favola d'Argo. Flos Carmeli, I Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina (BRA). 2014.
    Soprano
  48. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Alemmares Ensemble. Música religiosa luso-brasileira do último quartel do séc. XVIII, I Festival Internacional de Música Antiga de Diamantina (BRA). 2014.
    Soprano
  49. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Favola d'Argo. Salve Regina: música sacra portuguesa e napolitana do século XVIII, Igreja dos Carmelitas do Porto (PRT). 2013.
    Soprano
  50. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Recital de canto e órgão, Artesvertentes: I Festival Internacional de Artes de Tiradentes (BRA). 2012.
    Soprano
  51. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Orquestra Ouro Preto; Coro Madrigale; Toffolo, Rodrigo. Nunes Garcia: Missa de Réquiem (soprano solista), Igreja de S. Francisco de Assis de Ouro Preto / Grande Teatro do Palácio das Artes / Theatro Municipal do Rio de Janeiro (BRA). 2008.
    Soprano
  52. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Manuel de Falla e Heitor Villa-Lobos: duas faces do nacionalismo musical, Teatro Carlos Gomes de Vitória (BRA). 2007.
    Soprano
  53. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Concerto da Independência, Teatro Municipal de Sabará, temporada 2006 (BRA). 2006.
    Soprano
  54. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco; Belácek, Gustav. Recital de canto e piano, Trencianska Hudobna Jar (SVK). 2006.
    Soprano
  55. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. Songs from Brazil at London House (GBR). 2006.
    Soprano
  56. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Ramos, Marcelo; Orquestra Sinfônica de Minas Gerais; Coral Lírico de Minas Gerais. Interpretação do papel de Leila na encenação da ópera Les Pêcheurs de Perles de Georges Bizet, Grande Teatro do Palácio das Artes (BRA). 2005.
    Soprano
  57. Marreco Orsini Brescia, Rosana. Interpretação do papel de Lauretta na encenação da ópera Gianni Schicchi di Giacomo Puccini, Instituto Cultural Usiminas (BRA). 2005.
    Soprano
  58. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Epsom Choral Society; Esprit Ensemble. Mozart, Mass in C minor (soloist soprano), Epsom Choral Society, Esprit Ensemble (GBR). 2005.
    Soprano
  59. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Burgess Hill Choral Society; Burgess Hill Concert Orchestra. Bach, St. John's Passion (soloist soprano), Burgess Hill Choral Society (GBR). 2005.
    Soprano
  60. Marreco Orsini Brescia, Rosana; The Wellingborough School Singers. Haydn: The Seasons (soloist soprano), The Wellingborough Scholl Singers (GBR). 2005.
    Soprano
  61. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Gurvits, Robert. Songs from the Amazon, Latin American Cultural Week at London House (GBR). 2005.
    Soprano
  62. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Levin, Yulia. Master of Music degree final recital, Manhattan School of Music (USA). 2004.
    Soprano
  63. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Gilbert, David. New and old works for guitar, The Long Island Guitar Festival 2004 (USA). 2004.
    Soprano
  64. Marreco Orsini Brescia, Rosana; The Central City Chorus. Mozart, Requiem Mass (soloist soprano), The Central City Chorus 22nd season (USA). 2003.
    Soprano
  65. Marreco Orsini Brescia, Rosana. Interpretação do papel de Susanna na encenação da ópera As Bodas de Fígaro de Mozart, Teatro Klauss Vianna, Escola de Música da UFMG (BRA). 2000.
    Soprano
  66. Marreco Orsini Brescia, Rosana. Interpretação do papel de Despina na encenação da ópera Così fan tutte de Mozart, Teatro Klauss Vianna, Escola de Música da UFMG (BRA). 1999.
    Soprano
Obra teatral
  1. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí; Baldini, Emmanuelle. 2022. Direção cênica da encenação da ópera A Noite de São João de Elias Álvares Lobo, Teatro Procópio Ferreira de Tatuí (BRA).
Programa de rádio / tv
  1. Cleto, Joel; Marreco Orsini Brescia, Rosana. 2021. "Conversa com Rosana Orsini". Conversas com História, Porto Canal (PRT). Porto Canal.
  2. Brescia, Marco; Marreco Orsini Brescia, Rosana; Joel Cleto, autor / apresentador. 2020. "Programa Especial de Natal". Os Caminhos da História - Porto Canal (PRT). Porto Canal.
  3. Cleto, Joel; Marreco Orsini Brescia, Rosana; Brescia, Marco. 2019. "Episódio de Natal 2019". Caminhos da História, Porto Canal (PRT). Porto Canal.
  4. Marreco Orsini Brescia, Rosana; Perdigão, Juliana. 2012. "A Casa da Ópera de Ouro Preto". Terra de Minas, TV Globo Minas (BRA). TV Globo Minas.

Outros

Conjunto de dados
  1. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-018.05.pc. 2021.
  2. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-018.04.pc. 2021.
  3. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-018.07.pc. 2021.
  4. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-018.06.pc. 2021.
  5. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-018.01.pc. 2021.
  6. António Jorge Marques; Cláudia Véstia; Rosana Marreco Brescia. A.M. B-017.pc. 2021.
  7. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-018.03.pc. 2021.
  8. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-018.02.pc. 2021.
  9. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-019.06.pc. 2021.
  10. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-019.05.pc. 2021.
  11. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-019.08.pc. 2021.
  12. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-019.07.pc. 2021.
  13. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-019.02.pc. 2021.
  14. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-019.01.pc. 2021.
  15. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-019.04.pc. 2021.
  16. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-019.03.pc. 2021.
  17. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-019.10.pc. 2021.
  18. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-019.09.pc. 2021.
  19. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-020.pc. 2021.
  20. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-016.06.pc. 2021.
  21. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-016.05.pc. 2021.
  22. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-016.08.pc. 2021.
  23. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-016.07.pc. 2021.
  24. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-016.02.pc. 2021.
  25. António Jorge Marques; Cláudia Véstia; Rosana Marreco Brescia. A.M. B-016.01. 2021.
  26. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-016.04.pc. 2021.
  27. Rosana Marreco Brescia; Cláudia Véstia; António Jorge Marques. A.M. B-016.03.pc. 2021.
Outra produção
  1. Opera masterclass (6 hours), XXXIV Festival Internacional de Música Antiga e Música Brasileira de Juiz de Fora (BRA). 2023. Marreco Orsini Brescia, Rosana.
  2. Stabat Mater by Luigi Boccherini. 2023. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/577a839a-3bbc-4d65-904a-05b224058d5b.
  3. A Noite de São João. ópera de Elias Álvares Lobo. 2022. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/43aefcdf-6bb8-4b00-a26a-720be382793c.
  4. A Primeira Ópera Brasileira. 2022. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/c8677048-6ee9-4018-9cec-776c9517c24d.
  5. Antiques atmosphères. concert soprano et orgue. 2022. Marco Brescia; Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/f18fded8-db4b-441d-8a89-403a01d5711b.
  6. Monialibus est necessaria musica. Música de las Benedictinas de Oporto (ss. XVIII y XIX). 2022. Marco Brescia; Rosana Marreco Brescia; Veronica Febbi. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/ed63c418-d06f-4a4e-a14e-c35689d6f069.
  7. Stabat Mater. di Luigi Boccherini. 2022. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/bd00f1d1-768b-41de-86fd-fecab20279aa.
  8. Missa Pastoril para a Noite de Natal. 2021. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/28d6af19-669b-44e8-bb89-48c47b7371a6.
  9. In Festo Beatae Mariae Virginis Lauretanae. Concerti Spirituali. 2021. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/f633fa38-553c-4b9d-af33-9bbd87a733b0.
  10. Concerto 2000. Música conventual do Porto para soprano e dois órgãos. 2021. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/b6fd1317-1acf-4977-8341-1541399b5821.
  11. Sacred Belcanto. Historic organ José Joaquim da Fonseca (c. 1863). 2020. Marco Brescia; Rosana Marreco Brescia; Luciano Botelho. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/04ea4d22-f2f9-4a87-a4e6-0f61e2396651.
  12. O caminho para Monteverdi. Música em torno dos conventos femininos italianos no Cinquecento. 2019. Marco Brescia; Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/6b66bb4e-5953-43e7-a6c1-ef8aff486fe0.
  13. Angeli e Sirene. Musica sacra a Porto e Santiago di Compostela. 2019. Marco Brescia; Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/60e5aa13-1db6-4486-9014-768004a2f002.
  14. Musica del Primo Seicento italiano per Soprano e Organo. 2018. Rosana Marreco Brescia; Marco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/54ef076a-1292-4b14-8d2a-2993a31950c3.
  15. Giovanni Battista Pergolesi. Stabat Mater. 2018. Rosana Marreco Brescia; Marco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/15a4f535-35c0-42ab-8a29-aff574c3aa37.
  16. José de Nebra. Vendado es amor, no es ciego. 2018. Marco Brescia; Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/be7b3ad2-b3f1-4725-b5d5-6a837aeceed2.
  17. Vendado es amor no es ciego. Zarzuela de José de Nebra. 2018. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/2868cf0f-cdaf-42a3-940e-b6895ec6f5ff.
  18. Musica sacra a Porto e Santiago di Compostela (secc. XVIII/XIX). 2018. Marco Brescia; Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/a5554e21-c937-4af9-a075-8095988f1784.
  19. Stabat Mater de Luigi Boccherini. Favola d’Argo Ensemble. 2017. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/d5a1a343-af0b-479e-8768-541328525a6e.
  20. Lagrime tutte care. Cantate a voce sola e obras para clave ou arpa do primo seicento italiano. 2017. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/60fc1a21-fca0-4dee-9623-761a556ab7db.
  21. Cantatas al Santísimo de José de Nebra. Favola d’Argo Ensemble. 2017. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/ff85abb8-a000-4e02-a249-f7b3f7bec7ec.
  22. Il Ballo delle Ingrate – Claudio Monteverdi. soprano. 2017. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/58102843-5bf6-4fe5-9c42-bb94e8a9a7c4.
  23. Il Combattimento. soprano. 2017. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/87cad764-4a9c-4f41-bb56-525a20da73f0.
  24. Lamentationes. soprano. 2017. Rosana Marreco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/8cf65b7f-a716-4615-b2b4-96462f975dcd.
  25. Presentation. 2016. Rosana Marreco Brescia; Marco Brescia. https://novaresearch.unl.pt/en/publications/6d9a4139-55ef-4106-a32f-1be8a2af7271.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/19 Music and the intangible heritage of the ancient Royal Monastery of São Bento da Avé-Maria in Oporto Architectures of the Soul
ISCTE - Universidade de Lisboa (Batalha, Portugal)
2023/09/04 Cloistered Women, Freed Musicians: the musician nuns of the Royal Monastery of São Bento da Avé-Maria of Oporto Fourth International Conference on women’s work in Music
Bangor University (Bangor, Reino Unido)
2023/06/05 A cor da ópera no Brasil Setecentista Jornada Internacional Teatro e Escravismo: nexos, elípses e inadequações
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2022/09/29 The Spanish Libertine and the Opera Houses of 18th and 19th century Brazil 200 Years of Don Giovanni in Brazil: the “Opera of all Operas” Debut beyond Europe on 20 September 1821 in Rio de Janeiro and its Cultural-Political Context
Don Juan Archiv (Vienna, Áustria)
2022/08/21 Women and music in 18th century Portugal 21th Quinquennial Conference of the International Musicological Society
Athens University (Athens, Grécia)
2021/08/19 Operárias: Gênero e Etnicidade nas Óperas no Brasil no século XVIII Projeto Linha Vermelha - Companhia Dual
Companhia Dual (São Paulo, Brasil)
2021/05/22 O Órgão Joaquim José da Fonseca Apresentação do Livro O Órgão Joaquim José da Fonseca da Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau
Castelpor (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2020/11/21 Tornate all'antico e sarà un progresso? Cenografia histórica X Cenografia contemporânea Festival Mouseia 2020: Entre Diálogos e Tradições
Centro Ambiental Eduardo Bonetti (São José dos Campos, Brasil)
2020/11/07 O Teatro de São João e a cidade do Porto Apresentação do Livro O Velho Teatro de São João (1798-1918)
Teatro Nacional de São João, CESEM (Porto, Portugal)
2020/09/18 Mulieres in ecclesiis taceant? Monjas, música e teatro nos conventos femininos da América Portuguesa no século XVIII VIII Residência Cirteciense
Universidade de Évora, Mosteiro de São Bento de Cástris (Évora, Portugal)
2019/11/14 Sereias do Douro: as monjas cantoras no Porto em finais do século XVIII IX Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Lisboa, Portugal)
2019/07/07 Musica Divina: the musician nuns of the Convent of Santa Clara in Oporto (1760-1830) International Musicological Society Intercongressional Symposium
Universität Luzern (Luzerna, Suiça)
2019/04/22 Sereias do Douro: as monjas cantoras no Porto em finais do século XVIII Colóquio Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2018/12/14 Ópera, Baderna e Carnaval: três artistas italianas e o teatro no Rio de Janeiro oitocentista Encontro Académico do Portingaloise - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas
Universidade de Coimbra (Vila Nova de Gaia, Portugal)
2018/11/17 Sereias no claustro: as freiras musicistas em Portugal e no Brasil dos séculos XVIII e XIX segundo o olhar dos viajantes estrangeiros VIII Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
2018/11/01 Las óperas de marionetas en el Portugal dieciochesco: actores con alma de alambre y cuerpo de corcho, entre las influencias castellana e italiana Across Labels: Genres of Music Theatre – MadMusic Espacios, géneros y públicos de la música en Madrid, ss. XVIII-XIX
Universidade Complutense de Madrid, Teatro Real (Madrid, Espanha)
2017/06/24 Il fin è la meraviglia: a importância da cenografia na ópera dos séculos XVII e XVIII 28º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, Juiz de Fora
Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora, Brasil)
2017/05/04 É lá que se representa a comédia: os teatros setecentistas luso-americanos Os Teatros da América Latina: a influência do Teatro, da Dança e da Música em Portugal e Espanha nos séculos XVI a XVIII no desenvolvimento dos espaços cénicos na América Latina
Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa in collaboration with OISTAT – International Organization of Scenographers, Theatre Architects and Tecnitians (Setubal, Portugal)
2015/11/12 La Vera Constanza: genealogia de uma tempestade V Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Évora, Portugal)
2015/02/07 A maior empresa do mundo: a cenografia no Teatro do Bairro Alto na primeira metade do século XVIII Colóquio António José da Silva – O Judeu 310 anos
Museu Nacional do Teatro, CESEM (Lisboa, Portugal)
2014/11/07 La Nobile Archittetura di Scene, Machine, e Teatro: A cenografia nas óperas de Pietro Metastasio representadas em Portugal na primeira metade do século XVIII Workshop Internacional: Projectos, modelos e circulação artística entre Lisboa e Roma no século XVIII
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2014/10/12 Teatro e poder na Bahia setecentista III Simpósio de Música Ibero-Americana
CESEM/FCSH, Universidad de Salamanca e Universidade Federal do Amazonas (Lisboa, Portugal)
2014/10/10 Viva São Gonçalo! A visão de um viajante francês das festas em homenagem ao Santo de Amarante realizadas na Bahia em 1718 III Simpósio Internacional de Musicologia Histórica
Academia Portuguesa de Artes Musicais. Convento dos Capuchos de Almada (Almada, Portugal)
2013/11/07 O Real Teatro de São João (1813): representação e poder na velha cidade de São Sebastiã A Música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2013/10/18 Quando fratres sunt boni, sunt Bonifrates: l'opera di Bonifrates nel Portogallo del settecento XX Convegno della Società Italiana di Musicologia
Società Italiana di Musicologia (Foggia, Itália)
2013/05/27 Las representaciones teatrales realizadas en América Portuguesa por ocasión de la aclamación del Rey José I: el teatro de la colonia a caballo entre las tradiciones castellana y italiana I Simposio Internacional de Jóvenes Investigadores del Barroco Iberoamericano
Universidad de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha)
2013/03/18 El Teatro de Mouraria de Lisboa: un otro espacio para los títeres portugueses en el siglo XVIII VI Jornades d'Etudiants de Musicologia i Joves Musicòlegs
Escuela Superior de Música de Catalunya (Barcelona, Espanha)
2012/09/04 ¡Fuego en escena! La representación de incendios en el Teatro Real de Salvaterra de Magos en la segunda mitad del siglo XVIII VIII Congreso de la Sociedad Española de Musicología
Universidad de la Rioja (Logroño, Espanha)
2012/08/27 Augusta Candiani e la scena lirica del Impero Brasiliano 19th International Congress of the International Musicological Society
International Musicological Society (Roma, Itália)
2012/08/13 Os Teatros de tradição ibérica na América Portuguesa: Rio de Janeiro e Vila Rica na transição entre o Teatro del Siglo de Oro e a Ópera Italiana Second International Conference on Architecture, Theatre and Culture
Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2012/04/01 I Teatri del Re: l'importazione dei costumi per le opere serie realizzate nei teatri regi durante il regno di Giuseppe I del Portogallo Fashioning Opera and Musical Theatre: Stage Costumes in Europe from the Late Renaissance to 1900
Fondazione Cini (Venezia, Itália)
2011/11/25 O Teatro do Real Paço de Salvaterra de Magos: arquitectura e cenografia nas temporadas de 1762 a 1792 VIII Encontro Nacional de Investigação em Música
Sociedade Portuguesa de Investigação em Música (Porto, Portugal)
2011/07/20 Um francês na Bahia a princípios do século XVIII: as impressões de La Barbinais das festas de Natal no Convento de Santa Clara de Salvador e de São Gonçalo do Amarante, representadas por François le Roux Durant 13° Coloquio do RIdIM / 1° Colóquio Brasileiro de Iconografia Musical
Universidade Federal da Bahia (Salvador da Bahia, Brasil)
2011/04/12 El teatro efímero en América Portuguesa en la primera mitad del siglo XVIII: teatro español y opera italiana aclimatados a los trópicos IV Jornadas de Jóvenes Musicologos
Universidad de Oviedo (Oviedo, Espanha)
2010/04/21 Las actrices mulatas de las Casas de Opera de América Portuguesa ", III Jornadas de Estudiantes de Musicologia y Jovenes Musicologos
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2009/11/01 The Italian Luso-Brazilian Opera Houses in the 18th century XVI Convegno della Societa Italiana di Musicologia
Società Italiana di Musicologia (Roma, Itália)
2008/06/02 The Opera House of Ouro Preto, Brazil (1770) 13th Biennial Conference on Baroque Music
University of Leeds (Leeds, Reino Unido)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/09/01 - 2024/11/25 1794: como compositores polifacetados e cantoras virtuosas fizeram de um antigo mosteiro um grande centro de produçao musical.
Orientador
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade NOVA de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/07/21 - 2023/07/30 Diretora Artística do 32 Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira (2023/07/21 - 2023/07/30)
Festival (Coorganizador)
Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/02 "A opereta 'A Princesa do Catete,' de Euclides Fonseca (1854-1929): estudo cênico-musical e edição"
Vogal
Melina Lima Peixoto (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2023/01/27 Tolomeo e Alessandro: overo la corona disprezzata, de Domenico Scarlatti: Análise e construção da personagem Seleuce
Vogal
Jéssica Luane de Pádua Barbosa (Doutoramento)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2022/07/16 Da Palavra ao Gesto: a gestualidade no Barroco Francês enquanto instrumento de expressão musical
Arguente principal
Bianca Pereira Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2021/04/07 A conjecture of singing Chinese repertoire with the Italian Bel Canto technique
Orientador
Mian Chen (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/06/23 Teatro como palco de uma Sociedade e Transformador de Espaços Públicos: O Teatro Público do Século XVII
Arguente principal
Raquel Medina Cabeças (Doutoramento)
Universidade Autónoma de Lisboa, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual Revista de Música Vocal Erudita Brasileira (associated editor) (2965-629X) Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música
2023/05/01 - 2023/06/30 American Music (0734-4392) Illinois University Press
2020/01/01 - 2020/12/31 Música Hodie (2317-6776) Universidade Federal de Goiás
2018/01/01 - 2018/12/31 Dedalus - REVISTA PORTUGUESA DE LITERATURA COMPARADA (0871-9519) Associação Portuguesa de Literatura

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2023 - Atual American Music (0734-4392) Illinois University Press
2022/06/01 - Atual Cadernos de História (2237-8871) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais