Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Cristiana Bessa
Nomes de citação
- Bessa, Cristiana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 761E-421C-8113
- ORCID iD
- 0000-0002-0218-9009
Endereços de correio eletrónico
- cbessa@fade.up.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 220425337 (Profissional)
- Telemóvel
-
- 934848223 (Pessoal)
Moradas
- R. Dr. Plácido da Costa, 91, 4200-450, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde - Ciências do Desporto
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022 - 2024
Em curso
|
The contribution of student-centered approaches to the students' equitable, inclusive, and meaningful participation in Physical
Education classes (Pós-doutoramento)
Especialização em Pedagogia do Desporto, Didática do Desporto, Formação de Professores
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
|
2021/07
Concluído
|
Ciências do Desporto (Doutoramento)
Especialização em Desporto, Educação e Cultura
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"The development of personal and social skills within traditional teaching and Sport Education: a study with preservice teachers
in Physical Education" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2012 - 2013
Concluído
|
Desporto para Crianças e Jovens (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"Modelo de Educação Desportiva: da aprendizagem à aplicação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
2011 - 2012
Concluído
|
Especialização em Ensino Especial (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Domínio Cognitivo-Motor
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
|
17 |
2000 - 2005
Concluído
|
Ciências do Desporto e da Educação Física (Licenciatura)
Especialização em Desporto de Rendimento
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
"A estrutura competitiva nos escalões de formação do voleibol: Estudo comparativo quanto ao género e à experiência de treino" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/09/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
2014/03/03 - 2023/08/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
2021 - 2023 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade da Maia, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - 2023 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/03 - Atual | Estudo do impacto do Modelo de Instrução Direta e do Modelo de Educação Desportiva na formação pessoal e social dos alunos:
um estudo com professores estagiários [ Impact of the DIM and the SEM on the personal and social development of students:
a study with pre-service teachers]
SFRH/BD/121421/2016
Bolseiro de Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2015 - Atual | Modelo de Educação Desportiva: estudo de caso num clube desportivo [Sport Education Model: a case study in a sports club]
n/A
Bolseiro de Investigação
Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFID2D), Portugal
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Formação Inovação e Intervenção em Desporto
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022 - 2024 | Tackling the COVID-19 pandemic social deprivation effects: Reconnecting youth through participation equality and positive
interpersonal relationships in Physical Education - effects of gender and social status
2022.08915.PTDC
Investigador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/07 | Tackling the COVID-19 pandemic social deprivation effects. Reconnecting youth through participation equality and positive interpersonal relationships in Physical Education? | AIESEP International Conference: Emerging horizons: bridging the borders between physical education research and practice.
Addressing contemporary agendas for health and physical education, physical activity and sport
AIESEP (Santiago do Chile, Chile)
|
2023/07 | Peer influences on the long-term development of highly skilled and less skilled volleyball players | 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2023/07 | Can heterogeneous group improve more students’ game involvement than homogeneous group in PE? | 15th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2023/06 | Examining a student-centred program tailored for equity, inclusion, and social development in physical education | 100th Anniversary Conference of the National University of Physical Education and Sport of Bucharest: 13th edition of the
International Congress of Education, Health and Human Movement
(Bucareste, Roménia)
|
2023/06 | O potencial das pedagogias centradas no aluno na promoção de ambientes de aprendizagem autênticos e significativos: aplicação nos jogos de rede (workshop). [The potential of student-centered pedagogies in promoting authentic and meaningful learning environments: application in network games (workshop).] | A formação e o desenvolvimento profissional de professores na relação universidade-escola rumo a um ensino da Educação Física
mais inclusivo e justo centrado no Aluno (CNAPEF)
CNAPEF (Porto, Portugal)
|
2022 | Learner oriented teaching and assessment in GBAs | Learner-oriented teaching and assessment in Game-based Approaches (GBAs) Webinar Series
AIESEP
|
2021/06 | O desenvolvimento das competências pessoais e sociais na Educação Física: onde estamos, para onde vamos e como o podemos fazer [The development of personal and social skills in Physical Education: where we are, where we are going and how we can do it] | 3ª Edição do Seminário Internacional - Porque é importante investigar sobre, e na, formação de professores de Educação Física
Universidade da Maia (Maia, Portugal)
|
2019/11 | Impact of Sport Education and Direct Instruction Models on students’ self-confidence development in sport activities | 7º Congresso Internacional de Jogos Desportivos
(Fortaleza, Brasil)
|
2019/11 | Coexistence of performance models at the highest level of performance: the case of elite women’s volleyball | 7º Congresso Internacional de Jogos Desportivos
(Fortaleza, Brasil)
|
2019/10 | Effect of sport education and direct instruction on student empowerment development in physical education | VI Congreso Internacional y XXVII Nacional de Educación Física
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2019/10 | The implementation of informal and formal accountability systems in sport education |
(Palma de Maiorca, Espanha)
|
2019/10 | Estudo longitudinal sobre o valor da Aprendizagem Cooperativa na aula de Educação Física a partir da perceção dos alunos [Longitudinal study on the value of Cooperative Learning in Physical Education class from the students' perception] | 8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Pedagogia do Desporto
(Coimbra, Portugal)
|
2018/11 | Students’ perceptions of their empowerment in Physical Education lessons trough the practice of sports according to the gender and formal practice experience | XIX Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia, XVI Congresso Andaluz, III Luso-Andaluz de Psicología de La Actividade
Física del Deporte
(Porto, Portugal)
|
2017/07 | Perceptions of youth volleyball players about the importance of unstructured sport activities for their skill acquisition and talent development | International Society of Sport Psychology 14th World Congress
(Sevilha, Espanha)
|
2017/07 | Impacto dos modelos de educação desportiva e instrução direta no desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social em jogos desportivos [Impact of Sports Education and Direct Instruction models on the development of personal and social responsibility in sports games] | 6º Congresso Internacional de Jogos Desportivos
(Porto, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - Atual | Organizing Committee of the 6th International Sports Games Congress Challenges of Excellence in JDC: from research to practice (2017/07/05 - 2017/07/07)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
2016/12/16 - 2016/12/17 | Organizing Committee of the Seminar entitled Power, micropolitics and discourse in sports Coaching (2016/12/16 - 2016/12/17)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
2016/04/28 - 2016/04/29 | Organizing Committee of the Seminar entitled The mentoring process within the scope of the coach’s professional internship (2016/04/28 - 2016/04/29)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
2015/04/21 - 2015/04/22 | Organizing Committee of the Seminar entitled Coach training: development of learning and identity of the sports coach (2015/04/21 - 2015/04/22)
Seminário
|
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/07/05 - 2023/07/05 | Feedback Contínuo Bidirecional entre Avaliação e Implementação em Contextos Educativos. [Continuous Bidirectional Feedback
between Assessment and Implementation in Educational Contexts.]
Seminário
|
Feedback Contínuo Bidirecional entre Avaliação e Implementação em Contextos Educativos.
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2023/06/17 - 2023/06/18 | XXV National Meeting of Volleyball Coaches, Porto, Portugal
Congresso
|
XXV Encontro Nacional de Treinadores de Voleibol
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2022/06/17 - 2022/06/18 | XXIV National Volleyball Coaches Meeting, Porto, Portugal
Congresso
|
XXIV Encontro Nacional de Treinadores de Voleibol
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2021/06/17 - 2021/06/18 | XXIII National Volleyball Coaches Meeting, Porto, Portugal
Congresso
|
XXIII Encontro Nacional de Treinadores de Voleibol
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
Bárbara Couto e Sá (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2023 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente
|
Pedro Afonso do Casal Almeida (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2023 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
Tiago Filipe Rocha (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2023 | O impacto da Covid-19 na Aptidão Física e o papel do professor: uma experiência na lecionação de Educação Física no 9º ano
de escolaridade [The impact of Covid-19 on Physical Fitness and the role of the teacher: an experience in teaching Physical
Education in the 9th year of schooling]
Arguente
|
Miguel Alexandre Medeiros Correia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2023 | Estágio profissional: um trajeto de praticalização da competência profissional [Professional internship: a path to practicalizing
professional competence]
Arguente principal
|
Luís Filipe Couto Xavier (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2023 | Aprender a ensinar: o começo [Learning to teach: the beginning]
Arguente principal
|
Cláudio Daniel Santos Bastos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2023 | Da Formação à Profissão: a experiência de uma estudante-estagiária e os desafios da significância da Educação Física [From
Education to Profession: the experience of a student-intern and the challenges of the significance of Physical Education]
Arguente principal
|
Tânia Isabel Dantas Vieitas Fernandes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2023 | O confronto com a realidade da prática pedagógica rumo a uma Educação Física inclusiva [Confronting the reality of pedagogical
practice towards inclusive Physical Education]
Arguente
|
Diogo Miguel Ferreirinha da Mota (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2023 | O desafiante caminho da docência [The challenging path of teaching]
Arguente principal
|
Fábio Medeiros Soares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2023 | A porta de embarque para uma nova realidade [The gateway to a new reality]
Arguente principal
|
Liliana Oliveira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2022/02 | Teaching physical education through student-centered approaches: A Year-long Action Research study of an early-career teacher
Vogal
|
Rita Maria Rodrigues Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2022 | Communities of Practice cultivation along the course of a Physical Education Teacher Education programme in the pursuit of
pedagogical innovation: a two-year ethnography
Vogal
|
Carla Sofia Valério Fernandes (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2022 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
Ana Rita Mirra Valente Pereira (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2022 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
Manuel Henrique Couto Gomes (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2022 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
João Pedro Mendes Sampaio (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2022 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
João Pedro da Silva Correia Ramos de Sousa (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2022 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
Juliana Patrícia Cunha Alves (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2022 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
Pedro Miguel Santos Costa (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2022 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
Nuno Gabriel de Sousa Teles (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2022 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
Amândio José Torres Araújo (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2022 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
José Pedro Monteiro Barbosa (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2022 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
Pedro Rui Braga Rangel (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
2022 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
João Pedro Rodrigues dos Santos (Mestrado) |
2022 | Relatos do estágio profissional de uma futura Professora: uma busca permanente pelo desenvolvimento profissional e pessoal [Reports of the professional internship of a future Teacher: a permanent search for professional and personal development] | Beatriz Isabel Vilaça Simões (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2022 | A caminhada até à conquista da profissão de professor [The path to becoming a teacher]
Arguente
|
André dos Santos Serrano (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2022 | Apostar no cavalo errado: Influência do professor no desenvolvimento integral do aluno e do sucesso escolar [Betting on the
wrong horse: Teacher influence on student’s integral development and academic success]
Arguente principal
|
Inês Sofia Nogueira Alves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2022 | A influência do Estágio Profissional no desenvolvimento de um futuro professor de Educação Física [The influence of the Professional
Internship on the development of a future Physical Education teacher]
Arguente principal
|
João Mateus Santos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2022 | Uma Travessia pelo Oceano: Relatos de um Estágio Profissional enriquecedor, de uma relação Professora-Aluno inesquecível e
do reforço da vontade de ser Professora de Educação Física [A Crossing the Ocean: Stories of an enriching Professional Internship,
an unforgettable Teacher-Student relationship and the reinforcement of the desire to be a Physical Education Teacher]
Arguente principal
|
Mariana Leal Lopes (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2022 | Do Relvado à Escola: O Percurso de um Treinador-Professor [From Lawn to School: The Journey of a Coach-Teacher]
Arguente principal
|
Miguel Nunes Seabra (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2022 | O Culminar de um Sonho de Criança [The Culmination of a Child's Dream]
Arguente principal
|
Pedro Alexandre Morais Alves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2022 | O regresso à escola, o início da transformação de um aluno em professor [Returning to school, the beginning of the transformation
of a student into a teacher]
Arguente principal
|
Rui Manuel Viana Paiva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2021 | Uma Construção Dicotómica: A Construção Profissional do ¿Eu¿ e a Construção Pessoal do Estudante¿. [A Dichotomous Construction: The Professional Construction of the I and the Personal Construction of the Student.] | Diogo Leite Soares (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2021 | O Primeiro Momento Como Professor [The First Moment as a Teacher]
Arguente
|
João Paulo Amorim Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2021 | A Autodescoberta: Uma nova visão da profissão docente aos olhos de uma estudante estagiária [Self-Discovery: A new vision
of the teaching profession through the eyes of a pre service teacher]
Arguente
|
Inês Pinheiro de Oliveira Coelho (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2021 | As descobertas, superações e conquistas de um Professor Estagiário de Educação Física. [The discoveries, overcoming and achievements
of a Physical Education pre service Teacher]
Arguente
|
Paulo Jorge Barbosa Dias (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2021 | Desenvolvimento e uso da prática reflexiva por treinadores desportivos: uma revisão sistemática de literatura [Development
and use of reflective practice by sports coaches: a systematic literature review]
Arguente
|
Filipe YeYe (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal
|
2021 | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice Report]
Arguente principal
|
Vítor Diogo Moreira de Almeida (Mestrado)
Universidade da Maia, Portugal
|
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Prática Pedagógica II [Pedagogical Practice II] | 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | Universidade da Maia, Portugal |
2022 - Atual | Metodologia Avançada no Ensino da Educação Física [Advanced Methodology in Teaching Physical Education] | 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | Universidade da Maia, Portugal |
2021 - Atual | Pedagogia da Atividade Física e do Desporto [Pedagogy of Physical Activity and Sport] | 1º ciclo em Educação Física e Desporto | |
2021 - Atual | Prática Pedagógica I [Pedagogical Practice I] | 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | Universidade da Maia, Portugal |
2021 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada [Supervised Teaching Practice] | 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | Universidade da Maia, Portugal |
2021 - Atual | Didática Geral do Desporto [General Didactics of Sport] | 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
2014 - Atual | Didática Específica do Voleibol [Volleyball Specific Didactics] | 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
2013 - Atual | Estudos Práticos III [Practical Studies III] | 1º Ciclo em Ciências do Desporto | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
2013 - Atual | Estudos Práticos IV [Practical Studies IV] | 1º Ciclo em Ciências do Desporto | Universidade do Porto Faculdade de Desporto, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2010 | Louvor em Conselho Pedagógico [Praise in Pedagogical Council]
Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Mirandela – Carvalhais, Portugal
|