Identificação
            Identificação pessoal
- Nome completo
- Marilia Ornelas Fernandes
Nomes de citação
- Fernandes, M.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 791A-5E1A-FAB4
- ORCID iD
- 0000-0002-5023-0643
- Researcher Id
- R-9126-2017
- Scopus Author Id
- 36473199700
Endereços de correio eletrónico
- mfernandes@ispa.pt (Profissional)
- marilia10710@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
- 
                           - 218811700 Ext.: 504 (Profissional)
 
Moradas
- ISPA- Instituto Universitário. Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- www.orcid.org/0000-0002-5023-0643 (Profissional)
- www.researchgate.net/profile/Marilia_Fernandes (Profissional)
- https://williamjamescr.org/people/social-development/marilia-fernandes/ (Profissional)
- https://www.linkedin.com/in/marilia-fernandes-2124597/ (Rede social)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
| Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review | 
|---|---|---|---|---|---|
| Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
| Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
| Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | 
Formação
            | Grau | Classificação | |
|---|---|---|
| 2025/08/13 - 2025/08/13 Concluído | Connecting with Families Using their Child’s Behavior as Language (Outros) Brazelton Touchpoints Center, Estados Unidos | |
| 2025/08/07 - 2025/08/07 Concluído | Supporting Well-being through Community Connections (Outros) Brazelton Touchpoints Center, Estados Unidos | |
| 2025/08/05 - 2025/08/05 Concluído | Promoting Well-being: Managing Stress & Burnout (Outros) Brazelton Touchpoints Center, Estados Unidos | |
| 2025/04/16 - 2025/07 Em curso | VIPP-SD Intervener (Outros) VIPP-SD International, Países Baixos | |
| 2025/06/11 - 2025/06/11 Concluído | Navigating Data: The Fundamentals of Data Management Plans (DMPs) [Navegando nos dados: o essencial dos Data Management Plans
                                 (DMP’s)] (Outros) ISPA, Instituto Universitário, Portugal | |
| 2025/04/29 - 2025/04/29 Concluído | Heterogeneity of Behavior: Order-Constrained Modeling and Data Analytics [Michel Regenwetter] (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal | |
| 2024/12/23 - 2024/12/23 Concluído | Formador certificado em Psicologia (Outros) Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal | |
| 2024/10 - 2024/10 Concluído | Psicoterapia Corporal Integrativa - workshop  (Outros) Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal | |
| 2024/05/27 - 2024/06/03 Concluído | Media training (Outros) ISPA, Instituto Universitário, Portugal | |
| 2024/02/15 - 2024/05/27 Concluído | E-Trainer / E-Tutor: Pedagogical Specialization in Training [E-Formador / E-Tutor: Especialização Pedagógica em Formação]
                                 (Outros) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | |
| 2024/02 - 2024/04 Concluído | Parental Responsibilities Regulations (Regulação Do Exercício Das Responsabilidades Parentais)  (Outros) Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal | |
| 2024/01/27 - 2024/01/27 Concluído | PIN tech day, applying new tech paradigms to mental health (novos paradigmas da tecnologia aplicada a saude mental) (Outros) PIN, Portugal | |
| 2023/09/16 - 2023/09/16 Concluído | The role of the psychologist in Autism Spectrum Disorder: from assessment to intervention (O papel do psicólogo na Perturbação
                                 do Espectro do Autismo: da avaliação à intervenção) (Mariana Crespo) (Outros) Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal | |
| 2023/03/23 - 2023/06/17 Concluído | Play Therapy with child and adolescents 9ª edicao (Filipa Alvarez) (Outros) Especialização em Clinica ISPA-IU, Portugal | |
| 2023/05/16 - 2023/05/18 Concluído | Grief: conceptualization and intervention (children, adolescents and adults (O luto: conceptualização e intervenção (crianças,
                                 adolescentes e adultos)(Ana Santos) (Outros) Especialização em Clinica Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal | |
| 2023/03/02 - 2023/03/02 Concluído | Python 101  (Niccolò Bonacchi) (Outros) ISPA-IU, Portugal | |
| 2023/02/23 - 2023/02/27 Concluído | Rating Caregiver Sensitivity Ainsworth and Erickson - (Marian Bakermans-Kranenburg) (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2023/02 - 2023/02/23 Concluído | Guidelines for Supervision Practice (Orientações para a Prática de Supervisão) - 8ª edição. (Outros) Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal | |
| 2023/01/30 - 2023/01/30 Concluído | Workshop on Meta-Analysis  (Bakermans-Kranenburg & van Ijzendoorn) (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2022/10/10 - 2022/10/10 Concluído | Exploring Research with Virtual Reality  (Mike DePhillips) (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2022/03/09 - 2022/03/10 Concluído | The power of mediation: Power analysis and mediational models. (Marcello Gallucci) (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2021/11/18 - 2021/11/19 Concluído | More than money: Father-child relationships in early childhood (Natasha Cabrera) (Outros) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
| 2021/09/24 - 2021/09/24 Concluído | Neuraldevelopment [Neurodesenvolvimento - Modulo VII] (Outros) Sociedade Portuguesa de Pediatria, Portugal | |
| 2021/06/28 - 2021/07/07 Concluído | Systematic Review with EndNote (Outros) Gades Solutions, Portugal | |
| 2021/01/19 - 2021/02/11 Concluído | Data Scientist in R  (Outros) Gades Solutions, Portugal | |
| 2020/05/15 - 2020/05/29 Concluído | Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis  (Andrew Hayes) (Outros) Statistical Horizons, Estados Unidos | |
| 2020/04/15 - 2020/04/15 Concluído | Learn how to query databases with SQL (Outros) La Wagon - Webinar, Portugal | |
| 2020/04/14 - 2020/04/14 Concluído | Get started with Javascript (Outros) La Wagon - Webinar, Portugal | |
| 2020/04/08 - 2020/04/08 Concluído | Data Analytics with Python (Outros) La Wagon - Webinar, Portugal | |
| 2011 - 2020/02/14 Concluído | PhD Developmental Psychology [Psicologia do Desenvolvimento] (Doutoramento) ISPA-Instituto Universitário, Portugal "Attachment Representations and Social Competence in Preschool Children" (TESE/DISSERTAÇÃO) | Approved with distinction and laudation | 
| 2018 - 2018 Concluído | Cognitive-Behavioral Therapeutics in Chronomedicine and Sleep Medicine (Terapêutica Cognitivo-Comportamental em Cronomedicina
                                 e Medicina do Sono) (Outros) Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono, Portugal | |
| 2017 - 2017 Concluído | Introdution to data base in R (Introdução a Análise de dados em R) (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2017 - 2017 Concluído | Bayesian Analysis using Mplus and Blavaan (Rens van de Schoot) (Outros) Euro Stats Camp Lisbon, Portugal | |
| 2017 - 2017 Concluído | Longitudinal SEM  (Todd D. Little) (Outros) Euro Stats Camp Lisbon, Portugal | |
| 2016 - 2016 Concluído | Strutural Equations - Confirmatory Factor Analysis in AMOS (Equaçoes Estruturais - Analise Confirmatória, AMOS) (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2016 - 2016 Concluído | Advanced stats: How to perform and report mediation, moderation and planned (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2015 - 2015 Concluído | Qualitative analysis using NVivo and WebQDA(Análise Qualitativa com Apoio do NVivo e WebQDA) (Outros) Associação Formação Profissional e Investigação da Universidade Aveiro, Portugal | |
| 2015 - 2015 Concluído | Data Modelling -  Marcelo Galluci (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2014 - 2014 Concluído | Multilevel analysis in HLM and SPSS (Análise Multi-nível no HLM e no SPSS) (Outros) Universidade de Lisboa, Portugal | |
| 2013 - 2013 Concluído | Growth Curve Analysis -Margaret Burchinal (Outros) Universidade do Porto, Portugal | |
| 2013 - 2013 Concluído | Introduction to Adult Attachment Interview (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2012 - 2012 Concluído | Network analysis (Análise de Redes) (Outros) Universidade de Lisboa, Portugal | |
| 2012 - 2012 Concluído | Interactions with caregiver Scale (Escala de Interação do Prestador de Cuidados - CIS) (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2010 - 2010 Concluído | Person-Oriented approach methods - Lars Bergman (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2009 - 2009 Concluído | Alone Again, Naturally: Social Withdrawal, K.Rubin (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2009 - 2009 Concluído | Dealing with feelings - Susanne Denham (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2008 - 2008 Concluído | Integrated Masters in Psychology (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal "Secure Base in family context: mother/Child and father/Child relationships [Análise do fenómeno de base segura em contexto
                                       familiar: as relações Criança/Mãe e Criança/Pai]." (TESE/DISSERTAÇÃO) | 20 | 
| 2008 - 2008 Concluído | New Opportunities - Recognition, Validation, and Certification of Competence [Novas Oportunidades-Reconhecimento, Validação
                                 e Certificação de Competência] (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2008 - 2008 Concluído | Introdution to Structural equations modelling in AMOS (Introdução à Modelação de Equações Estruturais com AMOS) (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2008 - 2008 Concluído | Data analysis in Psychology - Markus Bruer (Análise de dados em psicologia) (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2008 - 2008 Concluído | Narratives about postdivorce family life, I. Bretherton (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2008 - 2008 Concluído | Children's social understanding during the preschool years, F.F. Strayer (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2007 - 2007 Concluído | School and Career Orientation [Orientação Escolar e Profissional] (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2006 - 2006 Concluído | Attachment assessment methods: Q-sort Attachment  with B. Vaughn(Vinculação: Métodos de Avaliação. Q-sort Attachment)  (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2001 - 2006 Concluído | Educational Psychology (Licenciatura) ISPA-Instituto Universitário, Portugal "Associations between attachment relationship to mother and father, and child temperament [Relação entre a qualidade da vinculação
                                       à mãe e ao pai e o temperamento da criança]" (TESE/DISSERTAÇÃO) | 15 | 
| 2005 - 2005 Concluído | Being happy: Social consequences of individual differences, B. Vaughn  (Outros) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | |
| 2004 - 2004 Concluído | Adolescence - Multidisciplinary Perspectives [Adolescência - Olhares Multidisciplinares] (Outros) Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal | 
Percurso profissional
            Ciência
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2021 - 2023/10/31 | Investigador Contratado (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2018/10 - 2021/03 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2016/06 - 2018/10 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2011/07 - 2014/07 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2007/10 - 2010/10 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2005/07 - 2005/12 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2005/02/20 - 2005/08 | Assistente de Investigação (carreira) (Investigação) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2023/11/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2020/02/24 - 2023/10/31 | Leitor (Docente Universitário) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| ISPA-Instituto Universitário, Portugal | ||
| 2017/09 - 2023/10/31 | Monitor (Docente Universitário) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2015/09 - 2016/02 | Monitor (Docente Universitário) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2007/04 - 2007/09 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Camara Municipal de Vila Franca de Xira, Portugal | 
| 2007/01 - 2007/06 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Associação Juvenil de Estudos e Comunicação, Portugal | 
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento | Empregador | |
|---|---|---|
| 2013/10/24 - 2014/03/24 | Parental Leave | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| 2007/01 - 2007/07 | Outra Situação (Técnica) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
Projetos
            Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2022 - 2023 | Attachment, Empathy and Prosociality in preschool WJCR/014/BI/2022  Co-Investigador Responsável (Co-IR)
                                     ISPA-IU, Portugal Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James Concluído | 
| 2018/07/10 - 2020/04 | Child Obesity - Risk of Childhood Obesity: The Role of Attachment, Temperament, and Self-Regulation [ChildObesity - Risco
                                 de Obesidade Infantil: O Papel da Vinculação, Temperamento e Auto-Regulação] PTDC/PSI-GER/29636/2017  Bolseiro de Investigação
                                    
                                  | FCT Concluído | 
| 2014/06 - 2017/10/06 | Attachment, sleep quality, and socio emotional development in preschool children PTDC/MHC-PED/0838/2014 Bolseiro de Investigação
                                     ISPA-Instituto Universitário, Portugal | Em curso | 
| 2006 - 2010 | Children's Attachment Security, Parental Secure-Base Scripts and Mother-child/Father-Child Narrative Styles PTDC/PSI64149/2006 Bolseiro de Investigação
                                     Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | Concluído | 
| 2006 - 2010 | Positive Affect and the Socio-Emotional Development of Preschool Children PTDC/PSI/66172/2006 Bolseiro de Investigação
                                     Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | Concluído | 
| 2002 - 2005 | Attachment and Social Adaptation to Preschool FCT/SAPIENS/36429 Bolseiro de Iniciação Científica
                                     Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | Concluído | 
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Bullying and Cyberbullying Behaviors in Portuguese Schools [Comportamentos de Bullying e Ciber-Bullying nas Escolas Portuguesas] 0578000019 Investigador
                                     Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal | Em curso | 
| 2024 - 2027 | Strengthening Affective Bonds: Video-Feedback Intervention to Promote Positive Parenting and Sensitive Discipline 325160 Investigador
                                     Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal | Fundação Calouste Gulbenkian Em curso | 
| 2023/09 - 2026/08 | Shyness and unsociability: Subtypes of social withdrawal or two faces of the same risk? 95/2022 Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal | Fundação Bial Em curso | 
| 2023 - 2023 | Study of perceptions about child development [Translation of the Portuguese title: Estudo de perceções sobre o desenvolvimento
                                 infantil] -- Co-Investigador Responsável (Co-IR)
                                     Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, Portugal | Concluído | 
Produções
            Publicações
| Artigo em boletim informativo | 
 | 
| Artigo em conferência | 
 | 
| Artigo em revista | 
 | 
| Poster em conferência | 
 | 
| Resumo em conferência | 
 | 
| Tradução | 
 | 
Atividades
            Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) | |
|---|---|---|
| 2025/05/27 | Empathy and Prosocial Behavior in Preschool Children: Exploring Profiles and Sociodemographic Associations | XII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia  (Porto, Portugal) | 
| 2025/05 | Attachment Relationships, Sympathy and feeling of guilt in Childhood- A Longitudinal Study. {Relações de vinculação, simpatia e o sentimento de culpa - um estudo longitudinal na infância]. | XII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) (Porto, Portugal) | 
| 2024/06/19 | Relations between Attachment to Mother and Father, Peer Acceptance, and Self-Esteem in School-Age Children | 27th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavoural Development (ISSBD)  (Lisbon, Portugal) | 
| 2023/10/17 | Results of the ISPA study on child development [Resultados do estudo do ISPA sobre o desenvolvimento infantil] | Big Meeting 2.0 - Primeiros Anos  (Portugal) | 
| 2022/09 | Relationship between Pressure to Eat, Emotional Regulation and Children's Food Consumption [Relação entre a Pressão para Comer, Regulação Emocional e Consumo Alimentar Infantil] | 14º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde: Funchal, Madeira  (Portugal) | 
| 2022 | Attachment to Mother and Father, Social Acceptance and the development of Self-Esteem and quality of frienships in children | VII Congreso internacional de la RIA 2022 Lima - Perú  (Lima, Peru) | 
| 2021/06 | Attachment to Mother and Father: a comparative and longitudinal study of quality of friendship in middle-school children | SEAS mini-conference on Father-Child Attachment and Relationships  (online) | 
| 2019/03/21 | Peer Influences on Self-regulation and School Adaptation at the Transition from Preschool to Primary School | 2019 SRCD Biennial Meeting  (Baltimore, Estados Unidos) | 
| 2018 | Secure Base Script Scores Predict Social Competence in Portuguese Preschoolers | 25th Biennial Metting of International Society for the Study of Behavioural Development - ISSBD ISSBD (Queensland, Austrália) | 
| 2018 | Implications of early relationships for social competence development [Implicaciones de las relaciones tempranas para el desarrollo de la competencia social] | V Congresso de la RIA RIA (Montevideo, Uruguay, Uruguai) | 
| 2017 | Scripted Secure Base Attachment Representations Predict Social Competence in Preschool Age Children | 2017 SRCD Biennial Meeting  (Austin, Texas, USA., Estados Unidos) | 
| 2015 | A longitudinal analysis of the effects of attachment behavior and social acceptance on the representations of self of preschool age children | XVII European Congress on Developmental Psychology European Association of Developmental Psychology (Braga, Portugal) | 
| 2014 | Attachment within the family: Contributions to a better understand of children’s psychosocial adjustment during the pre-school years | 14th World Association for Infant Mental Health (WAIMH) World Congress  (Edinburgh, Scotland., Reino Unido) | 
| 2013 | Supporting Functionality Profiles by Linking the MEISR to the ICF-CY | ISEI 2013 Regional Conference Siskin Children's Institute (St. Petersburg, Russian Federation, Rússia) | 
| 2013 | The Quality of Parent´s Secure Base Scripts and Children's Secure Base Behaviour at Home: the Role of Father's Involvment in Child Related Activities | IAC - 6th Internacional Attachment Conference  (Italy, Itália) | 
| 2013 | The agreement between attachment behavior and attachment representations (A concordância entre os comportamentos de vinculação e a representação de vinculação) | VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia Associação Portuguesa de Psicologia (APP) (Aveiro, Portugal) | 
| 2013 | Exponential random graph models of social attention in preschool peer groups | 10º Congresso de Etologia Centro Champalimaud  (Lisboa, Portugal) | 
| 2013 | Longitudinal Stability and Growth of Child Social Competence During the Preschool Years | 10º Congresso de Etologia Centro Champalimaud  (Lisboa, Portugal) | 
| 2013 | Father Involvement and Attachment Quality (Envolvimento paterno e qualidade da vinculação ) | VIII Simpósio Nacional de Investigação Associação Portuguesa de Psicologia (APP) (Aveiro, Portugal, Portugal) | 
| 2012 | Preschool Affiliative Networks and Social Withdrawal in Preschol Children | 9 Congresso Nacional de Etologia cba- Centro de Biologia Ambiental (Lisboa, Portugal) | 
| 2011 | Father involvement and organization of safe base behaviors in father-child relationship (Tipos de envolvimento paterno e organização dos comportamentos de base segura da criança na relação com o pai) | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento UIPCDE ( Lisboa, Portugal) | 
| 2011 | Emotional regulation, temperament, attachment and adrenocortical functioning in children (Regulação emocional, temperamento, vinculação e funcionamento adrenocortical em crianças) | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento UIPCDE (Lisboa, Portugal) | 
| 2011 | Mother internal working models, safe-based behaviors and representations of attachment in preschoolers (Modelos internos dinâmicos da mãe, comportamentos de base-segura e representações de vinculação em crianças de idade pré-escolar) | I Congresso Internacional de Psicologia do Desenvolvimento UIPCDE (Lisboa, Portugal) | 
| 2011 | Are different views on the Attachment Story Completion Task an added value or methodological weakness? Two confronting quotation systems (Diferentes olhares sobre o Attachment Story Completion Task são mais valia ou fragilidade metodológica? Dois sistemas de cotação em confronto) | VIII Congresso Iberoamericano de avaliação/evaluacion Psicológica  (Lisboa, Portugal) | 
| 2010 | Father involvement and organization of safe base behaviors of children in Portuguese families (Envolvimento paterno e organização dos comportamentos de base segura das crianças em famílias portuguesas) | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia  (Braga, Portugal) | 
| 2010 | Parents internal working models and child secure base behavior (O Modelo Interno Dinâmico da Mãe e do Pai e o comportamento de base segura dos seus filhos) | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia  (Braga, Portugal) | 
| 2010 | Relationship between father involvement and social competence development in preschoolers (A relação entre o envolvimento paterno e o desenvolvimento da competência social em crianças de idade pré-escolar) | I Seminário Internacional: Contributos da Psicologia em Contextos Educativos  (Braga, Portugal, Portugal) | 
| 2010 | Emotional regulation, attachment and adrenocortical functioning during episodes of fear, positive affect and anger in mother-child dyads (Regulação emocional, vinculação e funcionamento adrenocortical durante episódios de medo, afecto positivo e raiva, em díades mãe criança) | VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia  (Braga, Portugal) | 
| 2008 | Attachment and emotional regulation (Vinculação e Regulação Emocional) |  (Portugal) | 
| 2006 | Relation between child temperament and attachment quality in the mother-child and father-child relationships (Relação entre o Temperamento da Criança e a Qualidade da Vinculação na Díade Mãe Criança e Pai Criança) |  (Portugal) | 
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado | Curso (Tipo) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/09 - Atual | Empathy and Externalizing Problems in Pre-adolescence Orientador | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) ISPA-IU, Portugal | 
| 2025/06 - Atual | Professional Traineeship in Psychology of the Portuguese Board of Psychologists - OPP Orientador | William James Center for Research, Portugal | 
| 2025/06 - Atual | Sleep, Cognition, and Educational Intervention: The ASA Program as a Multilevel Strategy in the School Context [Sono, Cognição
                                 e Intervenção Educativa: O Programa ASA como Estratégia Multinível em Contexto Escolar] Orientador | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/09 - Atual | CARE-Pro: Child Attachment Roots for Empathy and Prosociality Orientador | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2021/09/04 - 2025/10/30 | Attachment, Sympathy and the Feelings of Guilt: A Longitudinal Study in Childhood [Vinculação, Simpatia e o Sentimento de
                                 Culpa: Um Estudo Longitudinal na Infância] Coorientador | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/09 - 2025/10/29 | Attachment, Friendship, and Loneliness in Portuguese Adolescents: Perspectives in the Digital Context [Vinculação, Amizade
                                 e Solidão em Adolescentes Portugueses: Perspetivas no Contexto Digital] Orientador | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) ISPA-IU, Portugal | 
| 2024/09 - 2025/10/27 | Empathy and Internalising Problems in Preadolescence: Exploring Gender Variations Orientador | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) ISPA-IU, Portugal | 
| 2023/09 - 2024/10/15 | Associations between Online Behaviors, Friendships and a loneliness in Adolescents [As associações entre os Comportamentos
                                 Online, as Amizades nos diferentes Contextos e a Solidão em Adolescentes ] Orientador | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) ISPA, Instituto Universitário, Portugal | 
| 2023/09 - 2024/09 | Associations between empathy, simpathy, externalizing and internalizing behaviors, in adolescents. [Associações entre empatia,
                                 simpatia e comportamentos internalizantes e externalizantes, em adolescentes) Orientador | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) ISPA, Instituto Universitário, Portugal | 
| 2023/09 - 2024/09 | Associations between empathy, internalizing and externalizing behaviors, in adolescents. [associações entre empatia, comportamento
                                 internalizantes e externalizantes, em adolescentes] Orientador | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) ISPA, Instituto Universitário, Portugal | 
| 2023/03/08 - 2024/03/08 | Professional Traineeship in Psychology of the Portuguese Board of Psychologists - OPP Orientador | Professional Traineeship in Psychology of the Portuguese Board of Psychologists (Outra) Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal | 
| 2022/09/14 - 2023/10/27 | Friendship quality in the digital age: Associations between friendship quality and online behaviors in adolescence [Qualidade
                                 da amizade na era digital: Associações entre a qualidade da amizade e os comportamentos online na adolescência] Orientador | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2021/09/15 - 2022/09/28 | Emotion Regualtion mediation between attachment and empathy [O Papel Mediador da Regulação Emocional na Relação entre Vinculação
                                 e Empatia] Orientador | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2020/09/15 - 2021/11/22 | Respect and Sympathy: Development of respect and moral emotions in portuguese children [Respeito e Simpatia: Desenvolvimento
                                 do respeito e das emoções morais em crianças portuguesas] Orientador | Psicologia Clinica (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
Organização de evento
| Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/06/16 - 2024/06/20 | 27th Biennial Meeting of the International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD) (2024/06/16 - 2024/06/20) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | ISPA, Instituto Universitário, Portugal | 
| 2022/07/14 - 2022/07/16 | International Attachment Conference 2022- Lisbon (2022/07/14 - 2022/07/16) Conferência (Membro da Comissão Organizadora) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação | Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2025/10/29 | Attachment, Friendship, and Loneliness in Portuguese Adolescents: Perspectives in the Digital Context [Vinculação, Amizade
                                 e Solidão em Adolescentes Portugueses: Perspetivas no Contexto Digital] Orientador | Tomás Almeida (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2025/10/27 | Attachment Style, Coping Strategies, and Posttraumatic Growth in Grief [Estilo de Vinculação, Estratégias de  Coping e Crescimento
                                 Pós-Traumático no Luto] Presidente do júri | Carolina Castanho (Mestrado) ISPA, Instituto Universitário, Portugal | 
| 2025/10/27 | Empathy and Internalising Problems in Preadolescence: Exploring Gender Variations Orientador | Shahna Oliveira (Mestrado) ISPA, Instituto Universitário, Portugal | 
| 2025/09/25 | The Mediating Role of Emotion Regulation in the Relationship between Parenting Practices and Social and Non-Social Play in
                                 a Preschool Context [O Papel Mediador da Regulação Emocional na Relação entre Práticas Parentais e Brincadeira Social e Não-Social
                                 em contexto pré-escolar] Arguente principal | Maria Luísa Duarte Silva (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2025/07/24 | The Influence of Childhood Trauma on the Adoption of Avoidant Patterns in the Intimate Relationships of Young Adults [A Influência
                                 dos Traumas Infantis na Adoção de Padrões de Evitamento, nos Relacionamentos Íntimos de Jovens Adultos] Presidente do júri | Cláudia Djaló (Mestrado) ISPA-IU, Portugal | 
| 2025/07/02 | Between Support and Intrusiveness: Maternal and Paternal Interactive Behaviors and Emotional Regulation in Preschoolers [Entre
                                 o Suporte e a Intrusividade: Comportamentos Interactivos Maternos e Paternos e Regulação Emocional da Criança em Idade Pre-Escolar] Arguente principal | Ana Raquel Araújo  (Mestrado) Universidade do Minho, Portugal | 
| 2024/12/16 | The relation between Attachment and loneliness in pre-adolescents [A Relação entre Vinculação Parental e Solidão em Pré-Adolescentes
                                 e Adolescentes] Arguente principal | Catarina Alves (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/12/10 | Differences between parental knowledge and parental beliefs, depending on sociodemographic characteristics, in parents with
                                 children aged 0-6 years [Diferenças entre o conhecimento parental e as crenças parentais, consoante as características sociodemográficas,
                                 em pais com filhos dos 0-6 anos] Arguente principal | Ana Patrícia Henriques (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/12/10 | Associations between Empathy, Sympathy and Internalizing and Externalizing Behaviors of Young People[Associações entre Empatia,
                                 Simpatia e os Comportamentos Internalizantes e Externalizantes dos Jovens] Orientador | Raquel Martins   (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/12/10 | Empathy and Social Behaviors of adolescents [A Empatia e os Comportamentos Sociais dos Adolescentes] Orientador | Margarida Pereira (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/12/05 | Of Like a Nest, Like a Bird - Attachment Styles and its Relationship with Empowerment in Portuguese Women [De tal Ninho, tal
                                 Passarinho - Estilos de Vinculação e a sua Relação com o Empoderamento em Mulheres Portuguesas] Presidente do júri | Maria Margarida Esteves (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/12/04 | Attachment, Emotional Regulation and Parental Relationship Quality [Vinculação, Regulação Emocional e Qualidade do Relacionamento
                                 com as Figuras Parentais] Presidente do júri | Patrícia Cardoso Godinho (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/12/04 | The Relationships between attachment representations and development of empathy in preschool children [As Relações entre as
                                 representações de vinculação e o desenvolvimento da empatia em crianças em idade pré-escolar] Arguente principal | Susete Duarte (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/12/04 | The role of attachment representations in the development of prosocial behavior in preschool children [O papel das representações
                                 da vinculação no desenvolvimento do comportamento pró-social em crianças em idade pré-escolar] Arguente principal | Sofia Arez (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/11/28 | How I find myself in others: self-esteem as a mediator of relationship between adult attachment and intimacy in romantic relationships
                                 [Como eu me encontro nos outros: a autoestima como mediadora da relação entre a vinculação do adulto e a intimidade nas relações
                                 amorosas] Arguente principal | Ana Rita Garcia (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/10/21 | Parents' Attachment Representations and  Physical Punishment Practices in face of Disobedient Behaviors of Preschool and School-Age
                                 Children (3 to 10 Years Old)[Representações de Vinculação dos Pais e Práticas de Punição Física perante Comportamentos de
                                 Desobediência de Crianças em Idade Pré-escolar e Escolar (3 aos 10 anos)] Arguente principal | Catarina Henriques (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/10/17 | The Mediation Role of Self-Esteem between Attachment Styles and Relationships with Peers and Parents in Institutionalized
                                 Adolescents [O Papel Mediador da Autoestima entre os Estilos de Vinculação e as Relações com os Pares e Pais em Jovens Institucionalizados] Arguente principal | Jéssica Monsanto (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/10/15 | Friendship Quality: Associations between Loneliness and Online Behaviors in Adolescence [Qualidade da amizade: Associações
                                 com os Sentimentos de Solidão e Comportamentos Online na Adolescência] Orientador | Bárbara Filipa Neves Correia (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/10/15 | Family Dynamics: Parental Influence and Interparental Conflict on Child Development [Dinâmicas Familiares:
                                 Influência das Práticas Parentais e Conflito Interparental no Desenvolvimento das Crianças] Presidente do júri | Laura Gorjão Figueiredo de Oliveira (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2023/12/07 | Social Withdrawal and Aggression in Adolescence: Relationships with School Skills, Parental Conflict and Punishment [Retraimento
                                 Social e Agressividade na Adolescência: Relações com Competências Escolares, Conflito e Punição Parentais] Arguente principal | Bruna Branco (Mestrado) ISPA-IU, Portugal | 
| 2023/12/07 | Attachment Quality, Empathy and Social Competence in Preschoolers [Qualidade da Vinculação, Empatia, Competência Social de
                                 Crianças em Idade Pre-escolar] Presidente do júri | Ana Raquel Fragoso (Mestrado) ISPA-IU, Portugal | 
| 2023/12/05 | Social Networks in Young Adults: Relationship between the use of social networks and loneliness, self-esteem and life satisfaction
                                 [Uso das redes sociais em jovens adultos: estudo sobre a relação do uso das redes sociais com a solidão, autoestima e satisfação
                                 com a vida] Arguente principal | Inês Gregório (Mestrado) ISPA-IU, Portugal | 
| 2023/11/30 | Relationships between Depressive Symptoms, Psychological Attributes, and Social and Emotional Skills of Young People [Relações
                                 entre Sintomas Depressivos, Atributos Psicológicos, e Competências Sociais e Emocionais dos Jovens] Arguente | Marisa Ramos (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2023/10/27 | Friendship quality in the digital age: Associations between friendship quality and online behaviors in adolescence [Qualidade
                                 da amizade na era digital: Associações entre a qualidade da amizade e os comportamentos online na adolescência] Orientador | Jussane Martha de Azevedo (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2022/12/06 | "FATHER, MOTHER, I'M SHAME Association between Parental Practices and Shame in Adolescence ["PAI, MÃE, TENHO VERGONHA, Associação
                                 entre Práticas Parentais e Vergonha na Adolescência] Presidente do júri | Rita Santos (Mestrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | 
| 2022/12/06 | Profiles of Loneliness, Parenting Practices and Attachment Relationships [Perfis de Solidão, Práticas Parentais e Segurança
                                 nas relações de Vinculação] Arguente principal | Davide Pinto (Mestrado) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | 
| 2022/09/28 | Emotion Regulation mediation on attachment and empathy relation. [O Papel Mediador da Regulação Emocional na Relação entre
                                 Vinculação e Empatia] Orientador | Eva de Oliveira Pires (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2022/09/28 | Parents in Children's Feeding: Food Introduction, Emotional Regulation and Eating Practices [Os Pais na Alimentação das Crianças:
                                 Introdução  Alimentar, Regulação Emocional e  Praticas Alimentares] Arguente principal | Fátima Martins (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2022/09/28 | Tell me how you feel, I will help you to react: The impact of parental competence perceptions on the relationship between
                                 the reactions to negative emotions and children's emotional regulation [Diz-me como te Sentes, Ajudar-te-ei na forma como
                                 Reages: O Impacto do Sentimento de Competencia Parental na Relação entre as Reaçoes as Emoçoes Negativas e a Regulação Emocional
                                 das Crianças] Arguente principal | Patricia Steffensen (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2022/07/19 | Physical punishment: Caregivers’ beliefs and educational practices used in Portugal [Punição física: Crenças dos cuidadores
                                 e práticas educativas utilizadas em Portugal] Arguente | Telma Gonçalves Rancheiro (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2022/07 | The heterogeneity of disruptive behavior in the preschool years: levels of organization and underlying mechanisms
                                 (substitute member) Vogal | Beatriz Domínguez Álvarez (Doutoramento) Universidade de Santiago de Compostela, Espanha | 
| 2021/12/10 | Parenting styles: Parental perception in a sample of parents of preschoolers [Estilos Educativos Parentais: Perceção parental
                                 numa amostra de pais de crianças a frequentar o pré-escolar] Presidente do júri | Ana Isabel Barreiras (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2021/11/22 | Respect and Sympathy: Development of respect and moral emotions in Portuguese children [Respeito e Simpatia: Desenvolvimento
                                 do respeito e das emoções morais em crianças portuguesas] Orientador | Evlyne Cardoso (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2021/07/21 | It takes a village: Parental practices, social support and a global pandemic. [It takes a village: práticas parentais, suporte
                                 social e uma pandemia mundial.] Arguente principal | Tatiana Esperanço (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2021/02/05 | Parental coping and negative emotions: associations with executive functioning in preschool [Coping parental para lidar com
                                 as emoções negativas: associações com o funcionamento executivo no pré-escolar] Arguente principal | Déborah Verhaeghe (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2020/07/10 | Friendship Quality and Self-concept in 3rd and 4th school year [A Qualidade da Amizade e as suas Implicações no Auto-conceito
                                 em Crianças do 3º e 4º ano] Arguente principal | Joana Couto (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2020/07/07 | Beyond Attachment: The role of social acceptance in the relationship between attachment and self-esteem [Para Lá da Vinculação:
                                 O papel da aceitação social na relação entre a vinculação e a auto-estima] Arguente principal | Ana Inês Varanda (Mestrado) ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
Arbitragem científica em revista
| Nome da revista (ISSN) | Editora | |
|---|---|---|
| 2023/01 - Atual | Developmental Psychology | |
| 2022/09 - Atual | Análise Psicológica | |
| 2022/05 - Atual | European Early Childhood Education Research Journal | |
| 2021/05 - Atual | Psicologia | |
| 2021/04 - Atual | Journal of Social and Personal Relationships | SAGE | 
| 2020/07 - Atual | Frontiers Psychology - Developmental Psychology | 
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2025/09 - Atual | MSc Dissertation Seminar [Seminário Dissertação Mestrado] | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado integrado) | ISPA, Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/02/14 - Atual | Research Methods II (Métodos de Investigação II) | Psicologia (Licenciatura) | ISPA, Instituto Universitário, Portugal | 
| 2021/09/14 - Atual | Developmental Research Methods I (Métodos de Investigação Desenvolvimental I) | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2021/02/24 - Atual | Developmental Research Methods II [Métodos de Investigação Desenvolvimental II] | Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento (Mestrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2018/09/20 - Atual | Research Methods I (Métodos Investigação I) | Psicologia (Licenciatura) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2024/03 - 2025/07 | Data analysis - Exploratory and Confirmatory Factor Analysis | (Doutoramento) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2023/10 - 2024/02/14 | Developmental Pshychology I [Psicologia do Desenvolvimento I] | Psicologia (Licenciatura) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2017/09 - 2018/06 | Developmental Psychology I and II (Psicologia Desenvolvimento I e II) | (Mestrado integrado) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal | 
| 2015/09 - 2016/02 | Research Methods I (Métodos de Investigação I) | (Mestrado integrado) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
Membro de associação
| Nome da associação | Tipo de participação | |
|---|---|---|
| 2025/03/20 - Atual | Portuguese Pshychology Association [APP, Associação Portuguesa de Psicologia] | |
| 2023/05/25 - Atual | InLuto Portuguese Association for grief integrated care in [InLuto Associação Portuguesa de Cuidados Integrados no Luto] | |
| 2019/01/10 - Atual | International Society for the Study of Behavioural Development (ISSBD) | |
| 2016/02 - Atual | Portuguese Psychologists in Association (OPP, Ordem dos Psicólogos Portugueses) | |
| 2012/02 - 2013/02 | SRCD - Society for Research in Child Development | 
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/12/23 - Atual | Member of the Ethics Committee Membro | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024/12/23 - 2025/01/13 | Member of the evaluation panel (substitute member) for research fellowships (BSc) in the scope of the research project "Strengthening Affective Bonds" (WJCR/014/BI/2024), funded by the Calouste Gulbenkian Foundation | Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação William James, Portugal | 
| 2024/08/21 - 2024/09/04 | Member of the evaluation panel (substitute member) for the attribution of a research fellowship (bachelor) in the scope of the research-related activities in Psychology of the R&D Unit William James Center for Research (UIDB/04810/2020), (“RAISE – Parceria Investigação e Prática: Consciencializar e Potencializar a Capacidade Socioemocional nos Primeiros Anos”; reference of the call for applications: (WJCR/010/BI/2024) | ISPA-Instituto Universitário, Portugal | 
| 2023/02/09 - 2023/02/24 | Member of the evaluation panel (Substitute member) for a Research Fellowship (call reference: WJCR/004/BI/2023) in the scope of the research-related activities in Psychology of the R&D Unit William James Center for Research | ISPA-IU, Portugal | 
Distinções
            Outra distinção
| 2020 | 2 position in CEEC 3.ª Edition [Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual, 2020.01432.CEECIND] Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
| 2019 | 2019 Student and Early Career Council (SECC) Poster Competition Society for Research in Child Development, Estados Unidos | 
| 2011 | FCT Phd grant [Bolsa FCT doutoramento SFRH/BD/69863/2010] Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal | 
