???global.info.a_carregar???
Mónica Chambel é mestre em Música, vertente Musicologia, na Universidade de Aveiro, interessando-se principalmente pelo estudo da música em Portugal nos séculos XX e XXI, experimentação em música e relações interartísticas. Foi bolseira do projeto “Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries” e desenvolve trabalho relacionado com as obras de teatro-musical de Constança Capdeville. É membro do Grupo Post-ip (INET-md/UA).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mónica Chambel

Nomes de citação

  • Chambel, Mónica

Identificadores de autor

Ciência ID
8211-C332-0E57
ORCID iD
0000-0002-5939-9840

Endereços de correio eletrónico

  • monica.sa.chambel@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2017 - 2019
Concluído
Música (Mestrado)
Especialização em Musicologia
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
"Da arqueologia à performance: a recriação de Double e Don't, Juan de Constança Capdeville" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2011 - 2014
Concluído
Música (Licenciatura)
Especialização em Musicologia
Universidade de Évora, Portugal
15
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01/02 - 2014/04/30 Voluntariado na catalogação do espólio de Constança Capdeville (BNP, Área de Música) Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal
2013/04 - 2013/07 Assistente de investigação do Prof. Dr. Filipe Mesquita de Oliveira para o paper “A formação orquestral durante o período final do Antigo Regime no contexto dos fundos musicais da Sé de Évora" Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - 2021 Experimentation in music in Portuguese culture: History, contexts and practices in the 20th and 21st centuries
PTDC/ART-PER/31380/2017
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/02/08 - 2019/07/08 Euterpe revelada: Mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018/07 - 2018/12 Capdeville XXI
DGArtes 00008031
Investigador
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Direção-Geral das Artes
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Benetti, Alfonso; Marinho, Helena; Bittencourt, Luís; Chambel, Mónica. "Revisiting 20th century-experimental practices: the recreation of Don't Juan, Double and Avec Picasso, ce matin by Constança Capdeville". Trabalho apresentado em Performance Studies Network International Conference 2020 (postponed to 2021), Huddersfield, 2021.
    Aceite para publicação
Artigo em revista
  1. Marinho, Helena; Chambel, Mónica; Benetti, Alfonso; Bittencourt, Luís. "Experimental recreation practices: Restaging Constança Capdeville’s musical theatre work Don’t, Juan". Studies in Musical Theatre 14 1 (2020):
    No prelo
  2. Marinho, Helena; Chambel, Mónica; Benetti Junior, Alfonso; Bittencourt, Luís. "Experimental remix practices: The recreation of Constança Capdeville’s musical theatre work Don’t, Juan". Studies in Musical Theatre 14 1 (2020): 77-94.
    Publicado
  3. Benetti, Alfonso; Chambel, Mónica; Marinho, Helena. "Experimenting with archives: the recreation of Double and Don’t, Juan by Constança Capdeville". Acervo - Revista do Arquivo Nacional 32 3 (2019): 90-107. http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/issue/view/79/30.
    Publicado
  4. Benetti, Alfonso; Chambel, Mónica; Marinho, Helena. "Experimentando com arquivos: a recriação de Double e Don’t, Juan de Constança Capdeville". Acervo - Revista do Arquivo Nacional 32 3 (2019): 90-107. http://revistaacervo.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/1032/1162.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Marinho, Helena; Chambel, Mónica; Benetti, Alfonso; Bittencourt, Luís. "From magnetic tape to digital media: Developing performative approaches to the recorded contents of Constança Capdeville's experimental musical works". In Recorded Music in Creative Practices: Mediation, Performance, Education, editado por Georgia Volioti; Daniel Barolsky, 136-153. New York, Estados Unidos: Routledge, 2025.
    Publicado
  2. Marinho, Helena; Chambel, Mónica; Benetti, Alfonso; Bittencourt, Luís; Branco, Joaquim. "From magnetic tape to digital media: Developing performative approaches for recreating recorded contents of twentieth-century experimental musical works". In Recorded Music in Creative Practices: Mediation, Performance, Pedagogy, editado por Volioti, Georgia; Barolsky, Daniel. Routledge, 2024.
    Em revisão
  3. Marinho, Helena; Benetti, Alfonso; Bittencourt, Luís; Chambel, Mónica. "Gendering the [piano] performing body". In Contemporary Piano Music: Performance and Criativity, editado por Soveral, Madalena. Reino Unido: Cambridge Scholars, 2021.
    Publicado
Edição de livro
  1. Marques, Rui Filipe Duarte; Chambel, Mónica; Bittencourt, Luís. Hidden archives, hidden practices: debates about music-making: abstracts. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2019.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Ventura, António; Ana Margarida Cardoso; Chambel, Mónica; Julieta Silva; Amanda Carpenedo. "Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance". Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance 4 4 4 (2019): https://proa.ua.pt/index.php/postip/article/view/4879.
    Publicado • https://doi.org/10.34624/postip.v4i4.4879
Livro
  1. Chambel, Mónica; Batista Jr, José; Escudeiro, Daniel; Lana, Éric. Post-in-progress: abstracts of the 5th International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance. UA Editora. 2019.
  2. Chambel, Mónica; Marques, Rui; Bittencourt, Luís; Nunes, Sheila. Hidden archives, hidden practices: debats about music-making: abstracts. UA Editora. 2019.
Resumo em conferência
  1. Marinho, Helena; Chambel, Mónica; Benetti Junior, Alfonso; Bittencourt, Luís. "Revisiting 20th century experimental performance: the recreation of musical theatre works by Constança Capdeville". Trabalho apresentado em PSN 2022 Performance Studies Network International Conference, Guildford, 2022.
    Publicado
  2. Barros, Ana; Chambel, Mónica; Afonso, Gustavo. "Archival work and performative practices: Case studies of three Portuguese personalities". Trabalho apresentado em GRS Autumn Course (online), Bergen, 2022.
    Publicado
  3. Benetti, Alfonso; Marinho, Helena; Bittencourt, Luís; Chambel, Mónica. "Gendering the piano: Avec Picasso ce matin... and Valse, Valsa, Vals; Keuschheits Waltz by Constança Capdeville". Trabalho apresentado em Nova Contemporary Meeting, Lisboa, 2021.
    Publicado
  4. Benetti, Alfonso; Marinho, Helena; Chambel, Mónica; Bittencourt, Luís; Valentim, João. "Creative collaboration and experimental remix practice: the recreation of Don’t Juan and Double by Constança Capdeville". Trabalho apresentado em 10th Conference on Music and Sonic Art: Practices and Theories - Collaborative Creativity/Creative Collaboration, Karlsruhe, 2019.
    Publicado
  5. Marinho, Helena; Chambel, Mónica; Benetti, Alfonso; Bittencourt, Luís. "The piano in the work of Constança Capdeville: from early compositions to experimental performative practices". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo, Porto, 2019.
    Publicado
  6. Marinho, Helena; Chambel, Mónica; Benetti, Alfonso; Branco, Joaquim. "From magnetic tape to digital media: Recreating electroacoustic works of Constança Capdeville". Trabalho apresentado em New Takes on Recorded Music: Performance, Creativity, Technology, Guildford, 2019.
    Publicado
  7. Chambel, Mónica. ""'Now' is everything that we have": Constança Capdeville's music-theatre works". Trabalho apresentado em Hidden archives, hidden practices: Debates about music-making, Aveiro, 2019.
  8. Chambel, Mónica; Marinho, Helena; Benetti, Alfonso. "Experimental Remix Practices: The Recreation of Don’t Juan by Constança Capdeville". Trabalho apresentado em 1st International Scientific Symposium of Early Career Researchers in Music, Split, 2018.
    Publicado
  9. Chambel, Mónica; Marinho, Helena; Benetti, Alfonso. "Práticas performativas experimentais: a recriação de Don’t, Juan de Constança Capdeville". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Investigação em Música 2018, Porto, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Chambel, Mónica. "Da arqueologia à performance: A recriação de Double e de Don’t, Juan de Constança Capdeville". Mestrado, Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, 2019.

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Chambel, Mónica; Marinho, Helena; Benetti, Alfonso; Bittencourt, Luís. Capdeville XXI - produção e direção artística da apresentação em Aveiro (5 dezembro 2018).
  2. Chambel, Mónica; Marinho, Helena; Benetti, Alfonso; Bittencourt, Luís. Capdeville XXI - produção e direção artística da apresentação em Casa das Artes (Vila Nova de Famalicão) (4 dezembro 2018).
Interpretação musical
  1. Bandolinista na Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (temporadas 2018-2020). 2018.
    Instrumentista
  2. Elemento do coro infanto-juvenil no projeto O Lobo Diogo e o Mosquito Valentim (2005-2006). 2005.
    Outro
  3. Christ Church Cathedral Choir. Elemento do coro infanto-juvenil no projeto Missa em Dó Maior K.317 (2005-2006). 2005.
    Outro
  4. Bandolinista na Orquestra de Bandolins de Esmoriz (2002-2018). 2002.
    Instrumentista
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 Revisiting 20th century-experimental practices: the recreation of Don't Juan, Double and Avec Picasso, ce matin... by Constança Capdeville Performance Studies Network International Conference 2020
University of Huddersfield (Huddersfield, Reino Unido)
2020 Gendering the [piano] performing body AEC European Platform for Artistic Research in Music (EPARM) Conference 2020
Royal College of Music (Londres, Reino Unido)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2017 - 2019/11/23 Comissão Organizadora da Conferência Internacional Post-ip'19 – 5º Forum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança (2019/11/21 - 2019/11/23)
Conferência
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2017/12/05 - 2017/12/07 Membro da organização da Conferência Post-ip'17 - 4º Forum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança (2017/12/05 - 2017/12/07)
Conferência
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
2013/12/05 - 2013/12/07 Colaboradora da organização do III Symposium on the paradigms of teaching musical instruments in the 21st century (2013/12/05 - 2013/12/07)
Conferência
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2013/06/14 - 2013/06/16 Colaboradora da organização do International Colloquium - International music in the Iberian world 1760-1820 (2013/06/14 - 2013/06/16)
Conferência
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal

Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2013/04/18 - 2013/04/20 Colaboradora do Congresso de Organologia (2013/04/18 - 2013/04/20)
Conferência
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2019 - Atual Comissão de avaliação da Revista "Post-ip: Journal of the International Forum for Studies in Music and Dance". https://proa.ua.pt/index. php/postip/article/view/4879.

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - 2021 OPGBAC - Associação Cultural de Plectro Secretária

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2020 Membro do Grupo Post-ip, grupo de estudantes de pós-graduação da Universidade de Aveiro (Portugal)/ Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md)
Membro
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal