Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Hélder Oliveira
Nomes de citação
- Oliveira, Hélder
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8416-F561-7F1F
- ORCID iD
- 0000-0003-2821-1929
Endereços de correio eletrónico
- hmf.oliveira@proton.me (Profissional)
Websites
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022 - 2026
Em curso
|
Doutoramento em Psicologia | PhD in Psychology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Gamify to engage! The case of a MOOC" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2022/03/14 - 2023/03
Concluído
|
Curso de Formação Especializada em Fundamentos para a Investigação Científica | Specialized Course in Fundamentals for Scientific
Research (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
|
15 |
2023 - 2023
Concluído
|
Formação Inicial Psicólogo Junior (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
90% |
2021/03 - 2023
Frequentou
|
CS50: Introduction to Computer Science (Outros)
Harvard University John A Paulson School of Engineering and Applied Sciences, Estados Unidos
|
|
2021/11 - 2022/05
Concluído
|
Yellow Trials and Tribulations Training - Self-Regulation in Children Under-10 (Outros)
Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação, Portugal
|
|
2016/09 - 2021/11/24
Concluído
|
Integrated Master's in Psychology (Mestrado integrado)
Especialização em School and Educational Psychology
Universidade do Minho, Portugal
"Children's perceived impact of gamification elements on engagement in a self-regulation intervention for healthy eating" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02/25 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/02 - 2021/11 | Collaborator in the Academic Research Group of Self-regulation (GUIA) | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal | ||
2020/09 - 2021/04 | Curricular Internship in educational and school psychology | Agrupamento de Escolas Doutor Francisco Sanches, Portugal |
Agrupamento de Escolas Doutor Francisco Sanches, Portugal | ||
2020/04 - 2020/06 | Member of the project "Covid-19 into Trials and Tribulations" | Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/11/01 - Atual | Gamify to Engage! The case of a MOOC
2022.11647.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/02/25 - 2022/10/31 | Aprender a Aprender
CIPSI-BI-AA-2021-01
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/05/29 | Gamification and Serious Games: What, how and why? | O poder da gamificação no trabalho com jovens para a transformação da sociedade. | The power of gamification in working with
young people for the transformation of society.
Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa (Braga, Portugal)
|
2023/05/16 | Gamification: How to promote student's engagement in a MOOC | Gamificação: Como promover o envolvimento dos alunos de um MOOC | 2.º Simpósio Doutoral PSI.UNorte
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2021/09/03 | "Perceived Impact of Gamification Elements on Engagement in an Online Narrative Based Intervention on Healthy Eating" in the symposium "Participants' Engagement in ICTBased Interventions to Foster Self-Regulation For Healthy Eating" | XVI International Galician-Portuguese Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020/04 - 2020/06 | "Covid-19 into Trial and Tribulations" was a project that was developed amidst the confinement that occurred due to the pandemic
of the SARS-CoV-2 virus. The project supported children and their families by using social networks to transmit activities
and challenges that required the use of self-regulation. (2020/04 - 2020/06)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/09/25 - 2024/09/27 | Participation in the XIII Ibero-American Psychology Congress and 6th Congress of the Order of the Portuguese Psychologists.
Congresso
|
XIII Congresso Ibero-Americano de Psicologia / 6º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
|
2023/05 - 2023/05 | Participation in a round table discussion on the use of gamification with young people.
Mesa-redonda
|
O poder da gamificação no trabalho com jovens para a transformação da sociedade. | The power of gamification in working with
young people for the transformation of society.
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2020/02 - 2021/11 | In the weekly seminars of the Academic Research Group of Self-regulation (GUIA) good practices are discussed in research as
well as in more practical contexts. Various works, such as dissertations, are presented and discussed.
Seminário
|
Seminários GUIA
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
|
2021/09/01 - 2021/09/03 | The "XVI International Galician-Portuguese Congress of Psychopedagogy" was the sixteenth edition of this congress in which
education and psychology were the main subjects. Various works were presented orally in synchronous sessions.
Congresso
|
XVI International Galician-Portuguese Congress of Psychopedagogy
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/01/21 - 2021/01/21 | The purpose of the meeting "Implementing Peer Mentoring Programs", promoted by the General Directorate of Education, was to
present and clarify concepts and pratices in mentoring.
Encontro
|
Implementing Peer Mentoring Programs
Direção Geral da Educação, Portugal
|
2020/01/17 - 2020/01/17 | "Jornadas de Ciência Psicológica Básica" was a conference that featured various researchers and professors and proposed to
discuss the future of basic psychology in Portuguese universities.
Conferência
|
Jornadas de Ciência Psicológica Básica - O Futuro da Ciência Psicológica Básica na Universidade Portuguesa
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/02 - 2019/03 | "ProPsi" was a project organized by the School of Psychology from the University of Minho, aimed at psychology students. Participants
could follow fifth-year psychology students in their internships. Two students were accompanied both with an internship in
clinical psychology at "Casa da Saúde do Bom Jesus" a mental health institution.
Outro
|
ProPsi
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2018/03/14 - 2018/03/14 | "Qual é a tua cena na psicologia?", was a lecture directed to psychology students. The aim of this lecture was to promote
self-discovery regarding future paths in the psychology field.
Conferência
|
Qual é a tua cena na Psicologia?
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|