???global.info.a_carregar???
Miguel Mesquita Duarte’s research examines the relationships between film, memory, and history, focusing on the role of archival images and oral discourse in non-fiction cinema and essay film. He addresses the limits and possibilities of film - photography and cinema - in conveying traumatic historical events and constructing non-normative multi-directional memories. In an interdisciplinary approach, and drawing on theoretical and practice-led research, Duarte explores issues related to aesthetics and documentary politics; the interplay of images and words as forms of testimony; and the relationships between visual storytelling and autobiographical memory. His recent research focuses on performative testimony and postcolonial memory in Portuguese non-fiction films and documentaries in the first person. He is the author of Imagem de Arquivo e Tempo Mnemotécnico / Archival Image and Mnemonic Time. Covilhã: LabCom.IFP Books, 2018.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Miguel Mesquita Duarte

Nomes de citação

  • Duarte, Miguel Mesquita
  • Mesquita Duarte, Miguel

Identificadores de autor

Ciência ID
841A-5BE5-452E
ORCID iD
0000-0002-7213-218X
Scopus Author Id
57191336878

Endereços de correio eletrónico

  • mduarte@fcsh.unl.pt (Profissional)

Websites

  • https://unl-pt.academia.edu/MiguelMesquitaDuarte (Rede social)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2016
Concluído
PhD in Contemporary Art History (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"Archival Image and Mnemonic Time: For an 'Archiviology' Project in Art History." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por Unanimidade [Summa Cum Laude]
2010
Concluído
Masters in Artistic Studies and Image Design / Mestrado em Estudos Artísticos e Design da Imagem (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"Duplos e Virtuais. A Especularidade da Imagem Fotográfica. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2004
Concluído
Multimedia Studies: Specialization in Photography (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Collaborator Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
2018 - Atual Collaborator Universidade da Beira Interior Faculdade de Artes e Letras, Portugal
Universidade da Beira Interior LabComIFP Comunicação Filosofia e Humanidades, Portugal
2016/07/01 - 2021 Scientific Committee and Research Group Member Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/11/15 - 2015/11/15 O Tempo Fotográfico e as Narrativas da Imagem: Relações entre o Fotográfico e as Novas Estratégias de Narração na Arte Contemporânea
info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH2%FBD2%F687672%F2010/PT
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Instituto de História da Arte
UID/PAM/00417/2019
Investigador
2015/01/01 - 2017/12/31 Instituto de História da Arte
UID/PAM/00417/2013
Investigador
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Duarte, Miguel Mesquita. "Image, oral testimony, and the workings of (post)colonial memory in Diana Andringa’s microhistorical documentaries". Studies in Documentary Film (2025): 1-22. https://doi.org/10.1080/17503280.2025.2457184.
    10.1080/17503280.2025.2457184
  2. Mesquita Duarte, Miguel. "Histories of the Portuguese colonial war and its (other) images: a photo-text essay". photographies 17 3 (2024): 263-291. https://doi.org/10.1080/17540763.2024.2356265.
    10.1080/17540763.2024.2356265
  3. Duarte, Miguel Mesquita. "O ATLAS COMO CIÊNCIA DAS IMAGENS: HISTÓRIA DA ARTE E HISTÓRIA DA CULTURA EM GERHARD RICHTER E ABY WARBURG". Quintana: revista do Departamento de Historia da Arte 22 (2023): http://dx.doi.org/10.15304/quintana.22.8262.
    10.15304/quintana.22.8262
  4. Duarte, Miguel Mesquita. "Jean-Luc Godard and Walter Benjamin: metahistory, dialectical images and worldly theology". French Screen Studies (2023): 1-21. http://dx.doi.org/10.1080/26438941.2022.2151195.
    Publicado • 10.1080/26438941.2022.2151195
  5. MIGUEL MESQUITA DUARTE. "Album: a visual essay on photography, loss and the poetics of time as return". photographies 15 3 (2022): 332-347. http://dx.doi.org/10.1080/17540763.2022.2096677.
    10.1080/17540763.2022.2096677
  6. Duarte, Miguel Mesquita. "Dialectical Thinking. Truth, Imagination and the Politics of Historical Memory: Godard, Benjamin and Warburg". Quarterly Review of Film and Video 39 6 (2021): 1235-1261. http://dx.doi.org/10.1080/10509208.2021.2010479.
    Publicado • 10.1080/10509208.2021.2010479
  7. Duarte, Miguel Mesquita. "Photography and Writing, or the Intimacy of the Image: A Dialogic Encounter between Barthes’s Camera Lucida and Blanchot’s Philosophy of Otherness". Photographies 12 3 (2019): 283-301. http://dx.doi.org/10.1080/17540763.2019.1627392.
    Publicado • 10.1080/17540763.2019.1627392
  8. Duarte, Miguel Mesquita. "(Dis)Figuration of Memory In, Around, and Beyond Gerhard Richter's Atlas". RIHA Journal: International Association of Research Institutes in the History of Art (2018): https://www.riha-journal.org/articles/2018/0200-mesquita-duarte.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Duarte, Miguel Mesquita; Marques, Bruno. "Reinventing the body on the photographic stage: Theatricality, identity, and figural writing in the work of Helena Almeida". Philosophy of Photography 9 1 (2018): 71-94. http://dx.doi.org/10.1386/pop.9.1.71_1.
    Publicado • 10.1386/pop.9.1.71_1
  10. Duarte, Miguel Mesquita. "Reading history through film: cinema, memory, and the persistence of time in Heddy Honigmann's Forever (2006)". Studies in Documentary Film 12 1 (2017): 56-71. http://dx.doi.org/10.1080/17503280.2017.1420415.
    Publicado • 10.1080/17503280.2017.1420415
  11. Mesquita Duarte, Miguel. "The (Un)representable in History: Cinema and the Holocaust Archives / O (ir)representável da História: o cinema e o arquivo do Holocausto". DOC On-Line - Digital Magazine On Documentary Cinema 22 (2017): 216-242. http://dx.doi.org/10.20287/doc.d22.ar1.
    Publicado • 10.20287/doc.d22.ar1
  12. Duarte, Miguel Mesquita. "Reading Georges Didi-Huberman’s Devant Le Temps: History, Memory and Montage". Studies in Visual Arts and Communication: an international journal 4 1 (2017): http://journalonarts.org/wp-content/uploads/2017/08/SVACij_Vol4_No1-2017-Miguel-Mesquita-Duarte_Reading-Georges-Didi-Hubermans.pdf.
    Publicado
  13. Duarte, Miguel Mesquita; Marques, Bruno. "On a 1947 Rediscovery: Archive, memory and self-inscription in the work of Julião Sarmento". Photographies 9 3 (2016): 251-273. http://dx.doi.org/10.1080/17540763.2016.1202310.
    Publicado • 10.1080/17540763.2016.1202310
  14. Duarte, Miguel Mesquita; Marques, Bruno. "Narrative Imageries and (Anti)Expanded Cinema in Julião Sarmento / Narrativas da Imagem e (Anti)Expanded Cinema em Julião Sarmento". Aniki : Portuguese Journal of the Moving Image 2 1 (2014): http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v2n1.103.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14591/aniki.v2n1.103
  15. Duarte, Miguel Mesquita. "Testimony, Instant, and Memory in Video Letter / O Testemunho, o Instante e a Memória. Espaços de corte e de interrupção em Video Letter (1982), de Shuji Terayama e Shuntaro Tanikawa". Aniki : Portuguese Journal of the Moving Image 1 2 (2014): http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v1n2.17.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14591/aniki.v1n2.17
  16. Duarte, Miguel Mesquita. "The Regenerative Cinematic Surface: Contractions, Expansions and Migrations in Jorge Luis Borges’ The Aleph and Marker’s Sans Soleil". Studies in Visual Arts and Communication: an international journal 1 2 (2014): http://journalonarts.org/wp-content/uploads/2015/01/SVACij-Vol1_No2_2014-DUARTE_Miguel-The-Regenerative-Cinematic-Surface.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Duarte, Miguel Mesquita. "Rethinking the (Post)Photographic: Writing, Photography, and Cinema". In Fotogramas: Ensaios sobre Fotografia, 37-51. Sistema Solar: Documenta, 2016.
    Publicado
  2. Duarte, Miguel Mesquita. "Cinema and Art: When the Erotic Bores Us. Body, Sex, and Desire in the Experimental Cinema of Andy Warhol and Julião Sarmento". In Avanca. Cinema 2014, 28-37. Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2014.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Duarte, Miguel Mesquita; Marques, Bruno José de Sousa; Oliveira, Luísa Soares de. "Times and Movements of the Image (Co-Editor)". Revista de História da Arte - Série W 11 (2020):
    Publicado • Co-editor
  2. Duarte, Miguel Mesquita; Marques, Bruno; Rodrigues, Érica Faleiro. "Sex and Censorship in Art (Co-Editor)". Revista de História da Arte 15 (2020):
    Publicado • Co-editor
Entrada de dicionário
  1. Duarte, Miguel Mesquita. "Memory". In The Didi-Huberman Philosophical Dictionary (ed. Magdalena Zolkos). Edinburgh University Press, 2023.
    Publicado
  2. Duarte, Miguel Mesquita. "Walter Benjamin". In The Didi-Huberman Philosophical Dictionary (ed. Magdalena Zolkos). Edinburgh University Press, 2023.
    Publicado
  3. Duarte, Miguel Mesquita. "Gerhard Richter". In The Didi-Huberman Philosophical Dictionary (ed. Magdalena Zolkos). Edinburgh University Press, 2023.
    Publicado
Livro
  1. Duarte, Miguel Mesquita. Imagem (de) Arquivo e Tempo Mnemotécnico / Archival Image and Mnemonic Time. Covilhã, Portugal: LabCom.IFP Books. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Duarte, Miguel Mesquita. "O Atlas de Gerhard Richter e a Transmissão da Memória Traumática: Entre Arquivo, Fotografia e Abstracção". Trabalho apresentado em Memória e Identidade Sob Condição Mediática III (LabCom.IFP - UBI), 2018.
  2. Duarte, Miguel Mesquita. "Collection of Photographs in Gerhard Richter’s Atlas: Between Archive. Autobiographical Memory, and Historical Construction". Trabalho apresentado em Encounters With Photography II (Faculty of Arts and Humanities of University of Porto), 2017.
  3. Duarte, Miguel Mesquita. "Body, Sex and Desire in the Experimental Cinema of Andy Warhol and Julião Sarmento". Trabalho apresentado em International Conference on Cinema, Art, Technology and Comunication (Avanca Cinema), 2014.
  4. Duarte, Miguel Mesquita. "The Regenerative Cinematic Surface: Contractions, Expansions and Migrations in The Aleph and Sans Soleil". Trabalho apresentado em International Lisbon Conference on Philosophy and Film. Thinking Reality and Time through Film (Centre of Philosophy of Universidade de Lisboa), 2014.
  5. Duarte, Miguel Mesquita. "Image and Memory. The Aesthetics of the Interval in Shuji Terayama and Shuntaro Tanikawa". Trabalho apresentado em The Post-Photographic (ICNOVA and IHA/NOVA), 2012.
Revisão de livro
  1. Duarte, Miguel Mesquita. "Resenha de George Didi-Huberman, Devant le Temps, 2000". 2, 16 (2021): 247-256.
    Publicado • 10.19177/rcc.v16e22021247-256
  2. Duarte, Miguel Mesquita. "John Dewey: Art As Experience". Revisão de Art as Experience 12, 1 (2017): http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v12e12017161-169.
    Publicado
  3. Duarte, Miguel Mesquita. "Jean-Luc Godard: A Filmmaker Historian". 3, 1 (2016): http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/199/pdf.
    Publicado • 10.14591/aniki.v3n1.199

Artística / Interpretação

Arte visual
  1. Duarte, Miguel Mesquita. The Birds After Hitchcock. Beyond the Movement of Cinema. [in]Transition: Journal of Videographic Film and Moving Image Studies 5(4).
    https://doi.org/10.16995/intransition.11390
  2. Duarte, Miguel Mesquita. From Reality to Desire. PHE Discovery Award 2010-2011. Madrid, Spain.
  3. Duarte, Miguel Mesquita. Encontros da Imagem. Power and Illusion, 2015. Braga, Portugal.
  4. Duarte, Miguel Mesquita. Prémio Jovens Criadores 2009. Évora, Portugal.
  5. Duarte, Miguel Mesquita. Grammatology of the Nymph: Godard and Warburg. [in]Transition: Journal of Videographic Film and Moving Image Studies 8(1).
    https://doi.org/10.16995/intransition.11451
  6. Duarte, Miguel Mesquita. Three Short Letters to Godard, and an Exergue. [in]Transition: Journal of Videographic Film and Moving Image Studies 11(4).
    https://doi.org/10.16995/intransition.15793
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Times and Movements of the Image: Inviting speakers, to issue a call for papers, review submissions, and create a program. (2018 - 2018)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2016/07/19 - 2016/07/19 Francofonia. A Film by Aleksandre Sokurov – Special Session. Film screening followed by presentation and debate with Professor Margarida Acciaiuoli, Professor João Mário Grilo and Professor Manuel Villaverde Cabral (in partnership with Leopardo Films). (2016/07/19 - 2016/07/19)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018/11/15 - 2018/11/16 Times and Movements of the Image International Conference FCSH/NOVA and ESAD

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - 2020 Revista de História da Arte (1646 -1762) Instituto de História da Arte
2018 - 2020 Revista de História da Arte - Série W (2182-3294) Instituto de História da Arte

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2012/03/29 - 2012/03/29 Masters Seminar Lecture: "Photography and Surrealism: The World Transformed Into Representation". Photography, Realism, Modernity (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2018 - 2021 IHA, Universidade NOVA de Lisboa: Scientific Committee Member
Membro
Universidade de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - 2024 Aniki. Portuguese Journal of the Moving Image AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
2018/08/27 - 2018/09/03 Bulletin of Spanish Studies (1475-3820) Informa UK (Taylor & Francis)
2017/07/04 - 2017/07/31 Comunicação pública (2183-2269) School of Communication and Media Studies
2017/05/05 - 2017/05/28 Studies in Documentary Film (1750-3299) Informa UK (Taylor & Francis)
2017 - 2017 Aniki. Portuguese Journal of the Moving Image 4.1 (2183-1750) AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Distinções

Prémio

2015 International Photography Festival 2015: Power and Illusion - Encontros da Imagem de Braga
2011 Photo España Discoveries Award: From Reality to Desire
2009 Prémio Jovens Criadores

Outra distinção

2011 PhD Fellowship SFRH/BD/68767/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal