???global.info.a_carregar???
Doutor em História da Educação (PUC-SP, 2006); Pós-Doutorado em Literatura Comparada (Universidade de Lisboa, 2012) e em História da Educação (Universidade Aberta de Portugal, 2021). Professor Titular do Departamento de Letras Estrangeiras (DLES) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e Letras (PPGL) da UFS. Pesquisador do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos de Cultura da UFS (NECUFS), Editor-Chefe da Revista de Estudos de Cultura (REVEC). Membro da Cátedra UNESCO-UFMG/DRI Territorialidades e Humanidades: a Globalização das Luzes. Membro do Conselho Científico da Cátedra Unesco de Estudos Globais da Universidade Aberta. Coordenador da Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I. P. / UFS). Autor de A Língua do Outro: ensaios sobre ensino, literatura e cultura de língua inglesa no Brasil (Pontes, 2022); A Historiografia Brasileira da Literatura Inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil (1809-1951) (Pontes, 2015); O Mito de Inglaterra: anglofilia e anglofobia em Portugal (1386-1986) (Gradiva, 2014); Gramatização e Escolarização: para uma história do ensino das línguas no Brasil (1757-1827) (Editora UFS, 2010). Co-autor de O Marquês de Pombal e a unificação do Brasil: pombalismo, história e literatura (Temas e Debates, 2024). Organizador de A Legislação Pombalina sobre o ensino de línguas: suas implicações na educação brasileira (1757-1827) (EDUFAL, 2010), e co-organizador do Dicionário dos Antis: a cultura brasileira em negativo (Pontes, 2021). Publicou os romances Mergulho (Pontes, 2021) e Desandada: uma história aracajuana (Mondrongo, 2023).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luiz Eduardo Meneses de Oliveira
Data de nascimento
1967/06/20
Género
Masculino

Nomes de citação

  • OLIVEIRA, Luiz Eduardo
  • Luiz Eduardo Oliveira

Identificadores de autor

Ciência ID
861E-AD29-3352
ORCID iD
0000-0002-1610-3835

Domínios de atuação

  • Humanidades

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
Educação: história, política, sociedade (Doutoramento)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
"A instituição do ensino das Línguas Vivas no Brasil: o caso da língua Inglesa (1809-1890)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A
1999
Concluído
Teoria e História Literária (Mestrado)
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
"A Historiografia Brasileira da Literatura Inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil (1809-1951)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
A, com distinção e louvor
1992/03/03 - 1996/12/03
Concluído
Direito (Bachelor)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
1986/03/03 - 1990/03/03
Concluído
Letras Português-Inglês (Licenciatura)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Percurso profissional

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1990/05/03 - 1994/06/04 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Governo do Estado de Sergipe, Brasil
Escola de Primeiro Grau Jornalista Paulo Costa, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/10/15 - 2018/10/15 Director de Unidade Orgânica Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Departamento de Letras Estrangeiras, Brasil
2015/01/02 - 2015/12/31 Director de Unidade Orgânica Fundação Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Departamento de Licenciaturas e Bacharelados, Brasil
2014/01/01 - 2015/01/01 Director de Unidade Orgânica Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasil
2008/01/01 - 2010/12/31 Director de Unidade Orgânica Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Departamento de Letras , Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/01/01 - Atual Diretor da Cátedra Marquês de Pombal Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Fundação Universidade Federal de Sergipe, Brasil
1994/10/25 - Atual Professor Titular do Departamento de Letras Estrangeiras Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/03/01 - 2027/03/01 ENTRE OS JESUÍTAS E A ILUSTRAÇÃO o mito do marquês de Pombal na educação brasileira
304456/2022-5
Bolseiro de Investigação
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Em curso
2017 - 2019 MÚSICA PARA DANÇAR NO BRASIL DA DITADURA: do samba ao soul, do soul à disco (1970-1982)
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2015 - 2016 A disco music no Brasil: filmografia
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2015 - 2016 O Anti-americanismo no Brasil
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2012 - 2013 O Rock no Brasil: discografia, filmografia, bibliografia
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2011 - 2012 DA ANGLOFOBIA À ANGLOFILIA: AS LETRAS INGLESAS E A INTELECTUALIDADE LUSO-BRASILEIRA (1750-1873)
s/ref.
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2010 - 2011 OS COMPÊNDIOS POMBALINOS E A HISTÓRIA DO ENSINO DAS LÍNGUAS NO BRASIL (1757-1827)
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2010 - 2011 A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE E OS PROFESSORES DE LÍNGUAS: o caso brasileiro (1759-1827)
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Concluído
2008/03/01 - 2010/03/01 A LEGISLAÇÃO POMBALINA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS: suas implicações na educação brasileira (1757-1827)
s/ref.
Investigador responsável
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe
Concluído
2008 - 2009 A Raça, o Povo e a Nação: as aventuras da literatura inglesa na Universidade Federal de Sergipe
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2007 - 2008 O ENSINO DA LITERATURA NO ESTADO NOVO: o caso de Sergipe
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2007 - 2008 O ENSINO DE INGLÊS NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DA ESCOLA NORMAL DE ARACAJU
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Universidade Federal de Sergipe
Concluído
2002/03/01 - 2006/03/01 A instituição do ensino das línguas vivas no Brasil: o caso da língua inglesa (1809-1889)
s/ref.
Bolseiro de Doutoramento
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2005 - 2006 O Lugar da Literatura no Ensino Médio (1998-2006)
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Concluído
2000 - 2001 O ensino de inglês em Sergipe durante o Império
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
1997/03/01 - 1999/06/01 A historiografia brasileira da literatura inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil (1809-1951)
s/ref.
Bolseiro de Mestrado
Universidade Estadual de Campinas, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2017/03/01 - 2024/03/01 Para a construção de um corpus pombalino: Parte I - Os Escritos Historiográficos Pombalinos
PTDC/HAR-HIS/32197/2017
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Em curso
2018/10/01 - 2022/09/30 Towards the construction of a Pombaline corpus: Part I - The Historiographical Writings of the Marquis of Pombal
PTDC/HAR-HIS/32197/2017
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2012/01/03 - 2020/01/03 DICIONÁRIO DOS ANTIS: a cultura brasileira em negativo
s/ref.
Investigador responsável
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias
UID/ELT/00077/2019
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2018 Dicionário dos Antis: a cultura portuguesa em negativo
PTDC/HIS-HEC/110216/2009
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Lisboa Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Portugal
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
2012/01/03 - 2015/01/03 O Mito da Inglaterra: Portugal entre a anglofobia e a anglofilia
s/ref.
Investigador responsável
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2008/01/03 - 2010/01/03 A ESCOLA, O ESTADO E A NAÇÃO: para uma história do ensino das línguas no Brasil (1757-1827)
s/ref.
Investigador responsável
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2009 - 2010 A legislação sobre ensino de línguas e seus reflexos em Sergipe (1931-1961)
s/ref.
Investigador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/01/03 - Atual Cátedra Marquês de Pombal para o estudo do século das Luzes
Investigador responsável
Fundação Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Em curso
2006 - 2007 O Livro Didático de Língua Inglesa nas Escolas Públicas de Aracaju (1998-2006)
s/ref.
Orientador
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Oliveira, Luiz; Kate Constantino Oliveira. "ESTADO DE CONHECIMENTO: questões sobre a Relação com o Saber e o ensino de línguas estrangeiras". Trabalho apresentado em XII Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', São Cristóvão, 2018.
    Publicado
  2. Oliveira, Luiz. "O Ensino de Literatura: ontem e hoje". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional de Educação: a pesquisa em educação (dilemas e perspectivas), São Cristóvão, 2016.
    Publicado
  3. Oliveira, Luiz; Kate Constantino Oliveira. "A LITERATURA FRANCESA NA INSTRUÇÃO SECUNDÁRIA". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Abralic, 2015.
    Publicado
  4. Oliveira, Luiz. "A ANGLOFOBIA POMBALINA COMO RAZÃO DE ESTADO: SUAS REPERCUSSÕES NA INSTRUÇÃO PÚBLICA". Trabalho apresentado em X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Curitiba, 2014.
    Publicado
  5. Oliveira, Luiz. "A Escola e a Invenção das Identidades Nacionais". Trabalho apresentado em VII Congresso Brasileiro de História da Educação, Cuiabá, 2013.
    Publicado
  6. Oliveira, Luiz. "AS LETRAS LUSITANAS E AS ARMAS DA PÉRFIDA ÁLBION: O ANTI-BRITANISMO NA CULTURA PORTUGUESA (1750-1890)". Trabalho apresentado em III Congresso Internacional da ABRAPUI, Florianópolis, 2012.
    Publicado
  7. Oliveira, Luiz. "A ascensão dos vernáculos e a invenção das identidades nacionais: o caso das reformas pombalinas da instrução pública.". Trabalho apresentado em IV Encontro Norte e Nordeste de História da Educação, Aracaju, 2012.
    Publicado
  8. Oliveira, Luiz. "A LEGISLAÇÃO POMBALINA E A IDÉIA DE NAÇÃO". Trabalho apresentado em VI Congresso Brasileiro de HIstória da Educação, Vitória do Espírito Santo, 2011.
    Publicado
  9. Oliveira, Luiz. "EDUCAÇÃO ILUSTRADA E ATIVIDADE INTELECTUAL NO BRASIL: uma introdução". Trabalho apresentado em III ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, São Cristóvão, 2010.
    Publicado
  10. Oliveira, Luiz. "A LEGISLAÇÃO POMBALINA E O MITO DA MODERNIDADE". Trabalho apresentado em VIII CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, São Luís, 2010.
    Publicado
  11. Oliveira, Luiz. "O Visconde de Cairu e a instrução pública no Brasil". Trabalho apresentado em IX Jornadas Andinas de Literatura Latino-americana, Niterói, 2010.
    Publicado
  12. Oliveira, Luiz; Elaine Maria Santos. "A Gramática de Castro e o Ensino de Inglês no Brasil (1809-1827)". Trabalho apresentado em VI Congresso Internacional da ABRALIN (Associação Brasileira de Lingüística), João Pessoa, 2009.
    Publicado
  13. Oliveira, Luiz. "O ALVARÁ DE 1759 E OS PROFESSORES DE RETÓRICA: PRIMÓRDIOS DO ENSINO DE LITERATURA NO BRASIL". Trabalho apresentado em I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DO ENSINO DAS LÍNGUAS, 2009.
    Publicado
  14. Oliveira, Luiz. "AS HISTÓRIAS LITERÁRIAS E A CRISE DAS IDENTIDADES NACIONAIS". Trabalho apresentado em I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DO ENSINO DAS LÍNGUAS, São Cristóvão, 2009.
    Publicado
  15. Oliveira, Luiz. "O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NOS COLÉGIOS E SEMINÁRIOS NO BRASIL (1820-1828)". Trabalho apresentado em 19.º EPENN (ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, João Pessoa, 2009.
    Publicado
  16. Oliveira, Luiz. "LITERARY HISTORY AND CULTURAL SUPREMACY: THE CASE OF ENGLISH LITERATURE IN BRAZIL (1872-1940)". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional da ABRAPUI (Associação Brasileira dos Professores Universitários de Inglês), Cedral, 2009.
    Publicado
  17. Oliveira, Luiz. "Anglofilia e Nacionalismo: a constituição da língua inglesa como disciplina escolar no Brasil (1831-1864)". Trabalho apresentado em V Congresso Brasileiro de História da Educação, Porto, 2008.
    Publicado
  18. Oliveira, Luiz. "A (RE)CONSTRUÇÃO DA NAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LÍDERES: o ensino de literatura no Estado Novo". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional da ABRALIC, São Paulo, 2008.
    Publicado
  19. Oliveira, Luiz. "Ensino de línguas e formação profissional no império brasileiro". Trabalho apresentado em I Encontro de História do Império Brasileiro: múltiplas visões: cultura histórica no oitocentos, João Pessoa, 2008.
    Publicado
  20. Oliveira, Luiz; Lêda Correa. "Ensino e Leitura: por um diálogo possível entre interdisciplinaridade e intertextualidade". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de História e Memória da Educação no Ceará e VI Encontro Cearense de Historiadores da Educação, Aracati, 2007.
    Publicado
  21. Oliveira, Luiz; Lêda Correa. "O Catecismo como método de ensino das línguas.". Trabalho apresentado em 18º EPENN (Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste), Maceió, 2007.
    Publicado
  22. Oliveira, Luiz. "A Grammatica do Dr. Motta de Azevedo e o ensino prático da Língua Inglesa". Trabalho apresentado em I Simpósio Internacional Livro Didático: Educação e História, São Paulo, 2007.
    Publicado
  23. Oliveira, Luiz. "O ensino de línguas e literaturas estrangeiras no Estado Novo (1931-1951)". Trabalho apresentado em V Colóquio Internacional da APHELLE (Associação Portuguesa para a História do Ensino das Línguas e Literaturas Estrangeiras), Faro, 2007.
    Publicado
  24. Oliveira, Luiz; Barboza, Giselle Macedo. "A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO DEPOIS DOS PCN". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional de Educação, São Cristóvão, 2007.
    Publicado
  25. Oliveira, Luiz; Fernanda Gurgel Raposo. "(DES)USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE INGLÊS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU". Trabalho apresentado em III Seminário Internacional de Educação,, São Cristovão, 2007.
    Publicado
  26. Oliveira, Luiz; Barboza, Giselle Macedo. "PARADIGMA DOMINANTE x PARADIGMA EMERGENTE PARA O ENSINO DA LITERATURA". Trabalho apresentado em 18º EPENN (Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste), Maceió, 2007.
    Publicado
  27. Oliveira, Luiz. "POSSIBILITIES AND LIMITATIONS OF THE MAINTENANCE OF THE HEGEMONY OF ENGLISH IN THE BRAZILIAN SCHOOL CURRICULUM". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional da ABRAPUI, Belo Horizonte, 2007.
    Publicado
  28. Oliveira, Luiz; Lêda Correa. "Ensino e Leitura: por um diálogo possível entre interdisciplinaridade e intertextualidade". Trabalho apresentado em I Colóquio Internacional de História e Memória da Educação no Ceará, Aracati, 2007.
    Publicado
  29. Oliveira, Luiz. "AS LÍNGUAS VIVAS E A INSTRUÇÃO MILITAR: a instituição do ensino de inglês em Portugal e no Brasil (1761-1832)". Trabalho apresentado em IV Colóquio Internacional da APHELLE (Associação Portuguesa para a História do Ensino das Línguas e Literaturas Estrangeiras), Porto, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Luiz Eduardo Oliveira. "Camões e os ingleses: a mitificação da Inglaterra em Os Lusíadas". Desassossego 15 30 (2023): 74-90. https://www.revistas.usp.br/desassossego/article/view/208578/202099.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Luiz Eduardo Oliveira. "Camões e os ingleses: a mitificação da Inglaterra em Os Lusíadas". Revista Desassossego (2023): https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v15i30p74-90.
    10.11606/issn.2175-3180.v15i30p74-90
  3. Luiz Eduardo Oliveira; Santos, Elaine Maria; Bastos, Edilsa Mota Santos. "DO MESTRE RÉGIO AO PROFESSOR DE PRIMEIRAS LETRAS: UM ITINERÁRIO DO ENSINO ELEMENTAR NO BRASIL (1757-1827)". Revista de Estudos de Cultura (REVEC) 9 23 (2023): 371-389. https://periodicos.ufs.br/revec/article/view/20590.
    Publicado
  4. Franco, José Eduardo; Oliveira, Luiz. "A Literatura Pombalina e a Mitologia Jesuítica: um caso moderno dos usos e funcionalidades do mito do complô". Letras Escreve 13 2 (2023): 120-129. https://periodicos.unifap.br/index.php/letras/article/view/8016.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Luiz Eduardo Oliveira; Franco, José Eduardo. "O Mito Do Marquês De Pombal Em Narrativas Ficcionais". Revista Letras Raras 12 2 (2023): 231-258. https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/971.
    Publicado
  6. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira. "Expediente". Revista de Estudos de Cultura (2023): https://doi.org/10.32748/revec.v9i22.19468.
    10.32748/revec.v9i22.19468
  7. Luiz Eduardo Oliveira. "A legislação pombalina e sua mitologia: O caso das reformas educativas e linguísticas". e-Letras com Vida: Revista de Estudos Globais, Humanidades, Ciências e Artes 1 10 (2023): 66-79. https://doi.org/10.53943/ELCV.0123_66-79.
    Acesso aberto • Publicado • 10.53943/ELCV.0123_66-79
  8. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira. "Editorial". Revista de Estudos de Cultura (2022): https://doi.org/10.32748/revec.v8i21.18499.
    10.32748/revec.v8i21.18499
  9. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira. "Expediente". Revista de Estudos de Cultura (2022): https://doi.org/10.32748/revec.v8i21.18498.
    10.32748/revec.v8i21.18498
  10. Luiz Eduardo Oliveira. "Pombalismo e antipombalismo no Brasil: representações das reformas do ensino no centenário e no bicentenário do Marquês de Pombal". Revista Brasileira de História da Educação 22 1 (2022): 1-23. https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e195.
    Publicado • 10.4025/rbhe.v22.2022.e195
  11. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira. "Expediente". Revista de Estudos de Cultura (2022): https://doi.org/10.32748/revec.v8i20.17867.
    10.32748/revec.v8i20.17867
  12. Christina Bielinski Ramalho; Juan Héctor Fuentes; Luiz Eduardo Oliveira. "Editorial". Revista de Estudos de Cultura (2022): https://doi.org/10.32748/revec.v8i20.17870.
    10.32748/revec.v8i20.17870
  13. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira. "Expediente". Revista de Estudos de Cultura (2022): https://doi.org/10.32748/revec.v2i17.17187.
    10.32748/revec.v2i17.17187
  14. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira. "Expediente". Revista de Estudos de Cultura (2021): https://doi.org/10.32748/revec.v7i18.15977.
    10.32748/revec.v7i18.15977
  15. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira. "Expediente". Revista de Estudos de Cultura (2021): https://doi.org/10.32748/revec.v6i17.15718.
    10.32748/revec.v6i17.15718
  16. Oliveira, Luiz; Franco, José Eduardo. "Da retórica iluminada à literatura ensinada". Colóquio Letras 206 (2021): 123-133. https://coloquio.gulbenkian.pt/cat/sirius.exe/do?bibrecord&id=PT.FCG.RCL.10626&org=I&orgp=206.
    Publicado
  17. Oliveira, Luiz. "OS ESCRITOS POMBALINOS SOBRE A INGLATERRA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE INGLÊS EM PORTUGAL E NO BRASIL (1762-1809)". Revista História da Educação 24 (2020): 1-26. https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/96265.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Luiz Eduardo Meneses de Oliveira. "OS ESCRITOS POMBALINOS SOBRE A INGLATERRA E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO DE INGLÊS EM PORTUGAL E NO BRASIL (1762-1809)". História da Educação 24 (2020): https://doi.org/10.1590/2236-3459/96265.
    10.1590/2236-3459/96265
  19. Oliveira, Luiz; Kate Constantino Oliveira. "'Dois mais dois, quatro! Três veio seis, dezoito!': representações da escola em História da minha infância". REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SERGIPE 49 (2019): 153-166. https://seer.ufs.br/index.php/rihgse/article/view/11926.
    Acesso aberto • Publicado
  20. Luiz Eduardo Oliveira; Ana Lúcia Simões Borges Fonseca. "Obra completa pombalina: os escritos sobre instrução pública". Educar em Revista 35 75 (2019): 219-239. https://doi.org/10.1590/0104-4060.63749.
    10.1590/0104-4060.63749
  21. Oliveira, Luiz Eduardo; Santos, Lázaro da Cruz. "MÚSICA PARA DANÇAR NO BRASIL DA DITADURA: DO SAMBA AO SOUL, DO SOUL À DISCO (1970-1979)". Revista de Estudos de Cultura 4 1 (2018): 107-118. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v4i1.9502.
    Acesso aberto • Publicado • 10.32748/revec.v4i1.9502
  22. Oliveira, Luiz Eduardo; Lázaro da Cruz Ramos. "MÚSICA PARA DANÇAR NO BRASIL DA DITADURA: DO SAMBA AO SOUL, DO SOUL À DISCO (1970-1979)". Revista de Estudos de Cultura 4 (2018): 103-114.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de; Santos, José Augusto Batista dos. "Rumo à liberdade de ensino: o mito dos Estados Unidos no Brasil oitocentista (1862-1879)". 18 (2018): 1-21. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/42911.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Oliveira, Luiz Eduardo. "LANGUAGE TEACHING AND HISTORY OF EDUCATION: THE BRAZILIAN CASE". Revista de Estudos de Cultura 8 (2017): 15-20. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i8.7237.
    Acesso aberto • Publicado • 10.32748/revec.v0i8.7237
  25. Oliveira, Luiz Eduardo. "OS JESUÍTAS E AS REFORMAS POMBALINAS: RUPTURAS E CONTINUIDADES". Revista de Estudos de Cultura 6 (2017): 111-124. http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i6.5950.
    10.32748/revec.v0i6.5950
  26. Luiz Eduardo Oliveira. "O Partido Conservador e a educação literária no Império brasileiro (1841-1863)". (2015): https://doaj.org/article/75f3953e2c5743729fc2f077102ccbf0.
  27. Oliveira, Luiz Eduardo; Santos, Elaine Maria; Fonseca, Ana Lúcia Simões Borges. "The Institutionalization of the Teaching of Modern Languages in Brazil (1809-1890)". International Journal of Language and Literature 2 4 (2014): 39-57. http://dx.doi.org/10.15640/ijll.v2n4a4.
    10.15640/ijll.v2n4a4
  28. Oliveira, Luiz; Kate Constantino Oliveira. "A Institucionalização do Ensino de Francês no Brasil (1808-1837)". HELB (História do Ensino de Línguas no Brasil) 8 (2014): 1-1. http://www.helb.org.br/index.php/revista-helb/ano-8-no-8-12014/231-a-institucionalizacao-do-ensino-de-frances-no-brasil-1808-1837.
    Acesso aberto • Publicado
  29. Luiz Eduardo Oliveira. "The formation of european states and the schooling of national languages". (2014): https://doaj.org/article/0482465f924a4f0396b341ba44600005.
  30. Oliveira, Luiz Eduardo; Barboza, Giselle Macedo. "O Marquês de Pombal e a Instituição do Ensino de Português no Brasil". Revista Tempos e Espaços em Educação 11 (2013): 17-24. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2537.
    Acesso aberto • 10.20952/revtee.v0i0.2537
  31. Oliveira, Luiz. "Entre a Rebeldia e a Alienação: A Década de 1980 e a Massificação do Rock no Brasil". Cadernos do Tempo Presente 1 (2013): 19-26. https://seer.ufs.br/index.php/tempo/article/view/2666.
    Acesso aberto • Publicado
  32. Oliveira, Luiz. "A Inglaterra como vilã: Sebastião José de Carvalho e Melo e o discurso da anglofobia". Revista Letras Com(n)Vida 5 (2012): 31-39. https://repositorio.ul.pt/handle/10451/28854.
    Acesso aberto • Publicado
  33. Oliveira, Luiz; Fabiane Vasconcelos Andrade. "A educação feminina e o ensino de línguas: o caso da Escola Normal de Aracaju (1911-1950)". Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe 1 (2009): 111-136.
    Acesso aberto • Publicado
  34. Oliveira, Luiz. "Nações em confronto: as histórias literárias e as literaturas comparadas no século XIX". Revista Brasileira de Literatura Comparada 11 14 (2009): 99-116. http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/216.
    Acesso aberto • Publicado
  35. Oliveira, Luiz; Lêda Correa. "A instituição do ensino da língua portuguesa no Brasil (1757-1827)". Revista Todas as Letras 11 (2009): 75-81. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/index.
    Acesso aberto • Publicado
  36. Oliveira, Luiz. "Primórdios do Ensino de Literatura Inglesa no Brasil (1870-1951)". Revista Estudos Anglo-Americanos 31-33 (2009): 119-133.
    Acesso aberto • Publicado
  37. Oliveira, Luiz Eduardo. "Representações da escola na literatura brasileira do século XIX: um itinerário do ensino de Primeiras Letras no Brasil". Revista Tempos e Espaços em Educação 1 (2008): 33-48. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2192.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20952/revtee.v0i0.2192
  38. Oliveira, Luiz. "A imprensa e o ensino de línguas no século XIX: o caso da província de Sergipe (1843-1888)". Revista da FAPESE de Pesquisa e Extensão 2 (2006): 23-36.
    Acesso aberto • Publicado
  39. Oliveira, Luiz; Lêda Correa. "A importância do catecismo no processo de escolarização". Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura, 2 (2006): 37-53. https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1103.
    Acesso aberto • Publicado
  40. Oliveira, Luiz. "Entre a História Cultural e a Teoria Literária: rumo a uma história dos cânones escolares no Brasil". Revista Brasileira de História da Educação 8 (2004): 105-124. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38682/0.
    Acesso aberto • Publicado
  41. Oliveira, Luiz. "Considerações sobre as figuras dos professores régios de línguas clássicas e modernas: notas para o estudo das origens da profissão docente no Brasil (1759-1809)". Revista Tempos e Espaços em Educação 5 (2003): 103-124.
    Acesso aberto • Publicado
  42. Oliveira, Luiz. "A instituição do ensino de inglês no Brasil: estabelecendo a fase inicial (1809-1831)". Revista Crop 9 (2003): 155-187.
    Acesso aberto • Publicado
  43. Oliveira, Luiz Eduardo. "A Instrução Militar e o Ensino de Inglês no Brasil (1761-1832)". Revista Tempos e Espaços em Educação 1 (1970): 59-70. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2219.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20952/revtee.v0i0.2219
Capítulo de livro
  1. CONSTANTINO-OLIVEIRA, Kate; Luiz Eduardo Oliveira. "Portugal contemporâneo: desafios da globalização". In Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: Saber Padre Manuel Antunes, SJ – 100 Anos, 151-165. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
    Publicado
  2. Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes; Elaine Maria Santos; Luiz Eduardo Oliveira. "Romper com a tradição, conservar na inovação: notas preliminares sobre os progressos e continuidades da reforma dos Estatutos Pombalinos da Universidade de Coimbra". In Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: Saber Padre Manuel Antunes, SJ – 100 Anos, 753-781. Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2022.
    Publicado
  3. Luiz Eduardo Oliveira; José Augusto Batista dos Santos. "REPRESENTAÇÕES DE POMBAL E DOS INGLESES: O CASO DE JOÃO LÚCIO DE AZEVEDO". In Múltiplos objetos e escritas na História da Educação: contribuições para a compreensão da cultura educacional brasileira, 43-59. Recife, Brasil: EDUFPE, 2022.
    Publicado
  4. Luiz Eduardo Oliveira. "A emergência dos estudos pombalinos: Portugal e Brasil". In Compreensões Historiográficas da Educação Brasileira, editado por Cristiano Ferronato; Joaquim Tavares da Conceição, 161-183. Aracaju, Brasil: Criação, 2022.
  5. OLIVEIRA, Luiz Eduardo ; Franco, José Eduardo. "INTRODUÇÃO - DA MESA DO BAR À ACADEMIA: A CONFIGURAÇÃO DO MARQUÊSDEPOMBALCOMOOBJETODEESTUDO". In A Revolução das Luzes: progressos e limites da política reformista pombalina, editado por Luiz Eduardo Oliveira; Franco, José Eduardo, 13-32. Aracaju, Brasil: Criação, 2022.
    Publicado
  6. Luiz Eduardo Oliveira. "From Despot to Freedom Advocate: Philopombalism in Brazil (1881-1885)". In BETWEEN NERO AND PROMETHEUS The Marquis of Pombal and the emergence of Party History (18th-21st centuries), 44-68. ARACAJU, Brasil: Theya / Criação, 2022.
    Publicado
  7. Luiz Eduardo Oliveira; Franco, José Eduardo. "DA MESA DO BAR À ACADEMIA: a configuração do marquês de Pombal como objeto de estudo". In A Revolução das Luzes: progressos e limites da política reformista pombalina, 13-32. Campinas, Brasil: Pontes, 2022.
    Publicado
  8. Luiz Eduardo Oliveira. "A Invenção da Tradição e o Mito da Modernidade: Aspectos Principais da Legislação Pombalina sobre o Ensino de Línguas". In A Legislação Pombalina sobre o Ensino de Línguas: Suas implicações na Educação Brasileira (1757-1827), 11-48. Aracaju, Brasil: Criação (Aracajku) / Theya (Portugal), 2022.
    Publicado
  9. Luiz Eduardo Oliveira. "A História do Ensino das Línguas no Brasil segundo a Legislação". In A Legislação Pombalina sobre o Ensino de Línguas: Suas implicações na Educação Brasileira (1757-1827), 49-104. Aracaju, Brasil: Criação (Aracaju) / Theya (Lisboa), 2022.
    Publicado
  10. Oliveira, Luiz; Franco, José Eduardo. "Da retórica à literatura: a reforma pombalina como precursora do ensino de Literatura no Brasil". In Ensino da Literatura no contexto contemporâneo, 465-481. Campinas, Brasil: Mercado de Letras, 2021.
    Publicado
  11. Franco, José Eduardo; Oliveira, Luiz. "Entre guerras e conflitos vividos e narrados: os Jesuítas e a construção do Brasil na era pombalina". In Enlaces culturais Brasil-Portugal, 215-237. Lisboa, Portugal: Documenta, 2021.
    Publicado
  12. Franco, José Eduardo; Luiz Eduardo Oliveira. "EDUCAÇÃO ILUMINADA – REFORMA OU REVOLUÇÃO? POLÍTICA EDUCATIVA POMBALINA E JUSTIFICAÇÃO PROPAGANDÍSTICA". In História, cultura e política no mundo lusófono, editado por Rodrigo Santos de Oliveira; Michelle Vasconcelos Oliveira do Nascimento, 153-164. São Paulo, Brasil: Liber Ars, 2020.
    Publicado
  13. Oliveira, Luiz. "DA ANGLOFOBIA À ANGLOFILIA: AS LETRAS INGLESAS E A INTELECTUALIDADE LUSO-BRASILEIRA (1750-1873)". In A sombra dos demônios: para uma história da cultura em negativo, editado por José Eduardo Franco; Ventura, Ricardo, 149-158. Lisboa, Portugal: Edições Esgotadas, 2019.
    Publicado
  14. Oliveira, Luiz. "AS MISSÕES PROTESTANTES E O ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL OITOCENTISTA". In História, políticas, ética e epistemologia de área na formação docente, editado por José Carlos Paes de Almeida Filho; Luiz Eduardo Oliveira, 187-205. Campinas, Brasil: Pontes, 2019.
    Publicado
  15. Oliveira, Luiz; José Augusto Batista dos Santos. "Americanismo e europeísmo: o mito dos Estados unidos da América". In Sujeitos e práticas educativas: experiências, saberes e perspectivas, editado por Simone Silveira Amorim; Vera Maria dos Santos, 284-305. Aracaju, Brasil: EDUNIT, 2019.
    Publicado
  16. Oliveira, Luiz. "Os jesuítas e as reformas pombalinas: rupturas e continuidades". In Jesuítas e Ilustração: rupturas e continuidades, editado por Editora UNISINOS, 28-46. São Leopoldo, Brasil: Editora Unisinos, 2019.
    Publicado
  17. Oliveira, Luiz. "Gramática teórica e prática da língua inglesa: sessenta anos de resistência (1880-1940)". In Pesquisa em história da educação e linguística aplicada: novos olhares para o ensino de línguas no Brasil, editado por Jonathas de Paula Chaguri; Jane Cristina Beltrami Berto, 99-114. Campinas, Brasil: Pontes, 2018.
    Publicado
  18. Oliveira, Luiz; Elaine Maria Santos. "Guilherme Tilbury e o ensino de inglês no Brasil oitocentista: luta e resistência". In Educadores, saberes e práticas educativas, editado por Joaquim Tavares da Conceição; Josefa Eliana Souza; FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de, 11-28. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS, 2017.
    Publicado
  19. Oliveira, Luiz. "Pombal, Antibritanismo e Instrução Pública: algumas considerações". In HIstória, Sociedade, Pensamento Educacional: experiências e perspectivas, editado por Dilton Cândido Santos Maynard; Josefa Eliana Souza, 452-491. Rio de Janeiro, Brasil: Autografia, 2016.
    Publicado
  20. Oliveira, Luiz. "Do esplendor ao ocaso: ascensão e queda da literatura na escola brasileira". In Panorama Contemporâneo das Pesquisas em Ensino da Literatura, editado por Francisco Neto Pereira Pinto; Márcio Araújo de Melo, 61-82. Campina Grande, Brasil: Editora da Universidade Federal de Campina Grande, 2016.
    Publicado
  21. Oliveira, Luiz; Jonatas Silva Meneses. "A retenção e o engessamento dos currículos: elementos para reflexão". In (Re)Pensando as licenciaturas, editado por Luiz Eduardo Oliveira; Jonatas Silva Meneses, 13-17. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS, 2016.
    Publicado
  22. Oliveira, Luiz. "O mito da Inglaterra em Portugal". In Conceitos e percursos da educação sob diferentes olhares, editado por Maria Inêz Oliveira Araujo, 129-145. Maceió, Brasil: EDUFAL, 2015.
    Publicado
  23. Oliveira, Luiz. "A governação pombalina e a profissão docente". In Percursos de uma política linguística no Brasil, editado por Raquel Meister Ko. Freitag; Leilane Ramos da Silva, 51-68. Jundiaí, Brasil: Paco Editorial, 2015.
    Publicado
  24. Oliveira, Luiz; Fernand Cristina da E. dos Santos. "Colégios Jesuítas e Formação Cristã: modelo de globalização educativa da Companhia de Jesus". In Origens da educação escolar no Brasil colonial, editado por Cézar de Alencar Arnaut de Toledo; Maria Aparecida de Araújo Barreto Ribas; Oriomar Skalinski Junior, 15-34. Maringá, Brasil: EDUEM, 2015.
    Publicado
  25. Oliveira, Luiz. "A Inglaterra como um Mito Português". In Europa das Nacionalidades: imaginários, identidades e metamorfoses políticas, editado por Maria Manuel Baptista; José Eduardo Franco; Béata Cieszynska, 379-394. Coimbra, Portugal: Grácio Editor, 2014.
    Publicado
  26. Oliveira, Luiz. "O Colégio de Pedro II e a Instituição da Instrução Secundária no Brasil". In Instituições e Práticas Escolares no Brasil: reflexões na história, editado por Hamílcar Silveira Dantas Júnior; Josefa Eliana Souza, 359-420. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS, 2013.
    Publicado
  27. Oliveira, Luiz. "As Disciplinas Escolares e a Profissão Docente nas Pesquisas do GPHELB". In Imprensa, Impressos e Práticas Educativas: estudos em História da Educação, editado por Miguel André Berger; Ester Vilas-Boas Carvalho do Nascimento, 115-135. Fortaleza, Brasil: Edições UFC, 2012.
    Publicado
  28. Oliveira, Luiz. "As Reformas Pombalinas e os Professores de Língua Inglesa: contribuições para uma história do ensino de inglês no Brasil (1762-1827)". In História da Educação: memória, arquivos e cultura escolar, editado por Elizeu Clementino de Souza; José Gerardo Vasconcelos; César Augusto Castro, 173-198. Salvador, Brasil: Editora da UNEB, 2012.
    Publicado
  29. Oliveira, Luiz. "Literatura, Cultura e Exclusão Social". In Diálogos sem Fronteiras: educação, história e interculturalidade, editado por PIMENTA, J.S.; DINIZ, A. A.; PIMENTA, T.H.; COSTA, A. S., 149-156. Curitiba, Brasil: CRV, 2012.
    Publicado
  30. Oliveira, Luiz. "A Legislação Pombalina sobre o Ensino de Línguas: suas implicações na educação brasileira (1757-1827)". In A Aventura do Conhecimento e a Pesquisa Social em Sergipe, 425-430. Aracaju, Brasil: Criação, 2012.
    Publicado
  31. Oliveira, Luiz. "Da anglofobia à anglofilia: as letras inglesas e a intelectualidade luso-brasileira (1750-1873)". In Avanços em Comparatismo nas Lusofonias, editado por Peter Petrov; Pedro Quintino de Sousa; Roberto López-Iglésias Samartim; Eias J. Torres Feijó, 59-76. Faro, Portugal: Através Editora, 2012.
    Publicado
  32. Oliveira, Luiz. "Educacao ilustrada e atividade intelectual no Brasil: o caso dos professores de lingua inglesa (1759-1828)". In O oficio docente no Norte e Nordeste, editado por LOPES, Antonio de Padua Carvalho; STAMATTO, Maria Ines Sucupira, 105-132. São Luís, Brasil: EDUFMA, 2011.
    Publicado
  33. Oliveira, Luiz. "A instrução secundária e a questão da língua e da literatura nacional: a constituição da língua portuguesa como disciplina escolar (1837-1870)". In Linguagem e História, editado por Antonio Ponciano Bezerra; Lêda Correa, 35-52. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS, 2011.
    Publicado
  34. Oliveira, Luiz; João Escobar José Cardoso. "A legislação sobre ensino de línguas e seus reflexos em Sergipe (1931-1961)". In Linguagem e representação discursiva II: outros estudos, editado por Leilane Ramos da Silva; Raquel Meister Ko. Freitag, 49-83. João Pessoa, Brasil: Editora da UFPB, 2010.
    Publicado
  35. Oliveira, Luiz; SANTANA, M .V. M.; PEREIRA, D. A. S.; PAIXÃO, F. W. S.. "A LEGISLAÇÃO POMBALINA E A HISTÓRIA DO ENSINO DAS LÍNGUAS NO BRASIL". In A LEGISLAÇÃO POMBALINA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS: suas implicações na educação brasileira (1757-1827), editado por Luiz Eduardo Oliveira, 49-102. Maceió, Brasil: EDUFAL, 2010.
    Publicado
  36. Oliveira, Luiz. "A INVENÇÃO DA TRADIÇÃO E O MITO DA MODERNIDADE: aspectos principais da legislação pombalina sobre o ensino de línguas". In A LEGISLAÇÃO POMBALINA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS: suas implicações na educação brasileira (1757-1827), editado por Luiz Eduardo Oliveira, 13-48. Maceió, Brasil: EDUFAL, 2010.
    Publicado
  37. Oliveira, Luiz. "A escola, o estado e a nação: para uma história do ensino das línguas no Brasil (1757-1827)". In A pesquisa educacional e as questões da educação na contemporaneidade, editado por Miguel Andre Berger, 125-138. Maceió: EDUFAL, 2010.
    Publicado
  38. Oliveira, Luiz. "A formação profissional e o ensino de inglês no Império brasileiro (1870-1890)". In Contribuições para pensar a educação, à diversidade e à cidadania, editado por Maria Helena Santana Cruz, 111-136. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS, 2009.
    Publicado
  39. Oliveira, Luiz. "A língua inglesa e a legislação atual". In Desafios da formação de professores para o século XXI: a construção do novo olhar sobre a prática docente, editado por Maria Inêz Oliveira Araujo, 101-109. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS, 2009.
    Publicado
  40. Oliveira, Luiz. "O Ensino de Literatura e a Identidade Nacional: o caso brasileiro". In Literatura & Ensino, editado por Josalba Fabiana dos Santos; Luiz Eduardo Oliveira, 27-44. Maceió, Brasil: EDUFAL, 2008.
    Publicado
  41. Oliveira, Luiz. "As aulas de comércio e o ensino de inglês no Brasil (1809-1846)". In Múltiplos enfoques e espaços plurais da pesquisa no campo da educação, editado por Maria Helena Santana Cruz, 87-114. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS, 2008.
    Publicado
  42. Oliveira, Luiz; OLIVEIRA, D. X.; BARBOZA (Giselle Macedo); CARDOSO, J. E. J.; SANTOS, K. A.; SANTANA, R. C. do A.. "Atividades desenvolvidas no subprojeto de Letras". In Desafios da formação de professores para o século XXI: o que deve ser ensinado? O que é aprendido? - relatos ensaios, editado por Maria Inêz Oliveira Araujo, 119-131. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS, 2008.
    Publicado
  43. Oliveira, Luiz; Lêda Correa. "PERCURSOS DO ENSINO DE LEITURA: do catecismo aos PCN". In DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: o que deve ser ensinado? O que é aprendido?, editado por Maria Inêz Oliveira Araujo; Luiz Eduardo Oliveira, 170-182. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS, 2008.
    Publicado
  44. Oliveira, Luiz; Lêda Correa. "Notas sobre as Diretrizes Curriculares dos cursos de Letras". In DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: o que deve ser ensinado? O que é aprendido?, editado por Maria Inêz Oliveira Araujo; Luiz Eduardo Oliveira, 39-53. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS, 2008.
    Publicado
  45. Antonio Ponciano Bezerra; Lêda Correa. "História Literária e Ensino da Literatura: notas sobre uma questão teórica e multidisciplinar". In Língua, Ensino e Cultura: multidisciplinaridade em Letras, editado por Editora UFS, 131-154. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS, 2008.
    Publicado
  46. Oliveira, Luiz. "Ópio e Imaginário em Coleridge e De Quincey". In Do Imaginário às Representações na Literatura, editado por Carlos Magno Gomes; Ana Leal Cardoso, 89-104. São Cristóvão: Editora UFS, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Franco, José Eduardo; OLIVEIRA, Luiz Eduardo. O Marquês de Pombal e a Unificação do Brasil: Pombalismo, História e Literatura. Lisboa, Portugal: Temas e Debates. 2024.
    Publicado
  2. Luiz Eduardo Oliveira; Santos, Elaine Maria; Antonio, Edna Maria Matos ; Sandro Marcío Drumond Alves Marengo. Pombal e os Projetos de Brasil - reflexões em torno do Bicentenário da Independência. Aracaju, Brasil: Criação. 2023.
    Publicado • Editor
  3. Luiz Eduardo Oliveira; Franco, José Eduardo. A Revolução das Luzes: progressos e limites da política reformista pombalina. Aracaju, Brasil: Criação. 2022.
    Publicado • Editor
  4. Franco, José Eduardo; Luiz Eduardo Oliveira; Vogel, Christine. BETWEEN NERO AND PROMETHEUS The Marquis of Pombal and the emergence of Party History (18th-21st centuries). Aracaju, Brasil: Criação. 2022.
    Publicado • Editor
  5. Luiz Eduardo Oliveira. A Legislação Pombalina sobre o Ensino de Línguas: Suas implicações na Educação Brasileira (1757-1827). Aracaju, Brasil: Criação (Aracaju) / Theya (Lisboa). 2022.
    Publicado • Editor
  6. Luiz Eduardo Oliveira; Franco, José Eduardo (8712-5B36-6B35). DICIONÁRIO DOS ANTIS: a cultura brasileira em negativo. Campinas, Brasil: Pontes. 2021.
    Submetido • Editor
  7. Oliveira, Luiz. Jesuítas e Ilustração: rupturas e continuidades. São Leopoldo, Brasil: Editora UNISINOS. 2019.
    Publicado
  8. Oliveira, Luiz; José Carlos Paes de Almeida Filho; Ana Lúcia Simões Borges Fonseca. História, políticas, ética e epistemologia de área na formação docente. Campinas, Brasil: Pontes. 2019.
    Publicado
  9. Oliveira, Luiz; Franco, José Eduardo; LEMOS, A. S.; CARDOSO, A.; HENRIQUES, A. C.; FIOLHAIS, C.; JERONIMO, H. M.; et al. Dicionário dos Antis. A Cultura Portuguesa em Negativo. Lisboa, Portugal: Imprensa Nacional - Casa da Moeda. 2018.
    Publicado
  10. Oliveira, Luiz; Jonatas Silva Meneses. (Re)Pensando as licenciaturas. São Cristóvão, Brasil: Editora UFS. 2016.
    Publicado
  11. Oliveira, Luiz. O Ensino e a Pesquisa em História da Educação. Maceió, Brasil: EDUFAL. 2011.
    Publicado • Editor
  12. Oliveira, Luiz. A LEGISLAÇÃO POMBALINA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS: suas implicações na educação brasileira (1757-1827). Maceió, Brasil: EDUFAL. 2010.
    Publicado
  13. Oliveira, Luiz; Josalba Fabiana dos Santos. Literatura & Ensino. Maceió, Brasil: EDUFAL. 2008.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Oliveira, Luiz; Sandro Marcío Drumond Alves Marengo. "Revista de Estudos de Cultura". Revista de Estudos de Cultura 5 13 (2019): http://dx.doi.org/10.32748/revec.v5i13.
    Publicado • 10.32748/revec.v5i13
  2. Oliveira, Luiz. "Revista de Estudos de Cultura". Revista de Estudos de Cultura 4 1 (2018): http://dx.doi.org/10.32748/revec.v4i1.
    Publicado • 10.32748/revec.v4i1
  3. Oliveira, Luiz. "Revista de Estudos de Cultura". Revista de Estudos de Cultura 8 (2017): http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i8.
    Publicado • 10.32748/revec.v0i8
  4. Oliveira, Luiz; Raquel Meister Ko. Freitag. "Revista de Estudos de Cultura". Revista de Estudos de Cultura 7 (2017): http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i7.
    Publicado • 10.32748/revec.v0i7 • Co-editor
  5. Oliveira, Luiz; Franco, José Eduardo. "Revista de Estudos de Cultura". Revista de Estudos de Cultura 6 (2017): http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i6.
    Publicado • 10.32748/revec.v0i6 • Co-editor
  6. Oliveira, Luiz; franco, José Eduardo. "Revista de Estudos de Cultura". Revista de Estudos de Cultura 5 (2016): http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i5.
    Publicado • 10.32748/revec.v0i5 • Co-editor
  7. Oliveira, Luiz; Franco, José Eduardo. "Revista de Estudos de Cultura". Revista de Estudos de Cultura 4 (2016): http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i0.
    Publicado • 10.32748/revec.v0i0 • Co-editor
  8. Oliveira, Luiz; Franco, José Eduardo. "Revista de Estudos de Cultura". Revista de Estudos de Cultura 03 (2016): http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i03.
    Publicado • 10.32748/revec.v0i03
  9. Oliveira, Luiz; Franco, José Eduardo. "Revista de Estudos de Cultura". Revista de Estudos de Cultura 02 (2015): http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i02.
    Publicado • 10.32748/revec.v0i02 • Co-editor
  10. Oliveira, Luiz; Franco, José Eduardo. "Revista de Estudos de Cultura". Revista de Estudos de Cultura 01 (2015): http://dx.doi.org/10.32748/revec.v0i01.
    Publicado • 10.32748/revec.v0i01 • Co-editor
Entrada de dicionário
  1. Kate Constantino Oliveira; Oliveira, Luiz. "Anti-analfabetismo". In DICIONÁRIO DOS ANTIS: a cultura brasileira em negativo, editado por Luiz Eduardo Oliveira; José Eduardo Franco. Pontes, 2021.
    Publicado
  2. Oliveira, Luiz; Elisson Souza de São José. "Antimilitarismo". In DICIONÁRIO DOS ANTIS: a cultura brasileira em negativo, editado por Luiz Eduardo Oliveira; Franco, José Eduardo. Pontes, 2021.
    Publicado
  3. Oliveira, Luiz; LEITE, Emmerly K. N. D.. "Antipombalismo". In DICIONÁRIO DOS ANTIS: a cultura brasileira em negativo, editado por Oliveira, Luiz (861E-AD29-3352); José Eduardo Franco. Pontes, 2021.
    Publicado
  4. Oliveira, Luiz. "Antibrasileirismo". In Dicionário dos Antis. A Cultura Portuguesa em Negativo. Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2018.
    Publicado
  5. Oliveira, Luiz. "Antibritanismo". In Dicionário dos Antis. A Cultura Portuguesa em Negativo, editado por José Eduardo Franco et alii. Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Franco, José Eduardo; Luiz Eduardo Oliveira. Autor correspondente: Franco, José Eduardo. O MARQUÊS DE POMBAL E A UNIFICAÇÃO DO BRASIL. Lisboa, Portugal: Temas e Debates. 2024.
    Publicado
  2. Luiz Eduardo Oliveira. Desandada: uma história aracajuana. Itabuna, Brasil: Mondrongo. 2023.
    Publicado
  3. Luiz Eduardo Oliveira. A Língua do Outro: Ensaios sobre ensino, literatura e cultura de Língua Inglesa no Brasil. Campinas, Brasil: Pontes. 2022.
    Publicado
  4. Luiz Eduardo Oliveira; Franco, José Eduardo. A Revolução das Luzes: progressos e limites da política reformista pombalina:. Campinas, Brasil: Pontes. 2022.
    Publicado
  5. Oliveira, Luiz. Mergulho. Campinas, Brasil: Pontes. 2021.
    Publicado
  6. Oliveira, Luiz. A Historiografia Brasileira da Literatura Inglesa: uma história do ensino de inglês no Brasil (1809-1951). Pontes. 2015.
    Publicado
  7. Oliveira, Luiz. O mito de Inglaterra: anglofilia e anglofobia em Portugal (1386-1986). Lisboa, Portugal: Gradiva. 2014.
    Publicado
  8. Oliveira, Luiz. GRAMATIZAÇÃO E ESCOLARIZAÇÃO: contribuições para uma história do ensino das línguas no Brasil (1757-1827). São Cristóvão, Brasil: Editora UFS. 2010.
    Publicado
  9. Oliveira, Luiz; Maria Inêz Oliveira Araujo. DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O SÉCULO XXI: o que deve ser ensinado? O que é aprendido?. Maceió, Brasil: EDUFAL. 2008.
    Publicado
Prefácio / Posfácio
  1. Luiz Eduardo Oliveira. "Um antídoto contra lugares-comuns: o Positivismo segundo Jorge carvalho do Nascimento". Prefácio para Positivismo, ciência e religião no Brasil, 5-10. Aracaju, Brasil: Criação. 2022.
    Publicado
  2. Oliveira, Luiz; José Eduardo Franco. "Apresentação". Prefácio para Dicionário dos Antis: a cultura brasileira em negativo, editado por Luiz Eduardo Oliveira; José Eduardo Franco, 7-9. Campinas, Brasil: Pontes. 2021.
    Publicado
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual O Marquês de Pombal e a Inglaterra: política, economia e ensino
Orientador de José Augusto Batista dos Santos.
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2019 - Atual Antipombalismo e Filopombalismo na Historiografia Educacional Brasileira
Orientador de Emmerly Karoline Nascimento Dantas Leite
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2019 - Atual O Marquês de Pombal e as ordens religiosas
Orientador de ELISSON SOUZA DE SÃO JOSÉ
Programa de Pós-Graduação em Educação
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2018 - 2019 Romper com a tradição, conservar na inovação: progressos e continuidades na reforma consagrada nos Estatutos Pombalinos da Universidade de Coimbra
Orientador de Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes
Programa de Pós-Graduação em Educação (Outra)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2017 - 2019 Da (des)obrigatoriedade do ensino de línguas estrangeiras no Brasil: o caso do inglês (1961-1996)
Orientador
programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2016 - 2019 AMERICANISMO E ANTIAMERICANISMO: O ENSINO DE INGLÊS NO BRASIL de 1931 a 1951
Orientador de Rodrigo Belfort Gomes
Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2016 - 2019 O Inglês como Língua dos Negócios: o caso da instrução comercial luso-brasileira (1759-1902)
Orientador de Thadeu Vinícius Souza Teles
Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2016 - 2019 A consciência da história, essa vingadora das sociedades: o ensino de história no Império brasileiro (1822-1888)
Orientador de Hermeson Alves de Menezes
Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2016 - 2019 A escrita de sinais no Brasil: constituição histórica dos sistemas de sinais utilizados
Orientador de Larissa Silva Rebouças
Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2016 - 2019 A TRAJETÓRIA DE EUZÉBIO VANÉRIO NA INSTRUÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA (1784-1852)
Orientador de Roberto Carlos Bastos da Paixão
Programa e Pós-Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2017 - 2018 MÚSICA PARA DANÇAR NO BRASIL DA DITADURA: do samba ao soul, do soul à disco (1970-1982)
Orientador de Lázaro da Cruz Santos
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2016 - 2018 AS PRIMEIRAS CADEIRAS DE FRANCÊS DO IMPÉRIO BRASILEIRO: PRIMÓRDIOS DE UMA DISCIPLINA ESCOL AR (1831-1837).
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2015 - 2018 A imposição do inglês como política linguística: na contramão do plurilinguismo
Orientador de Ana Lúcia Simões Borges Fonseca
Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2016 - 2017 A CULTURA DISCO NO BRASIL: música, cinema, literatura
Orientador de Lázaro da Cruz Santos
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2014 - 2017 ENTRE A TRADIÇÃO E A INOVAÇÃO: professores e compêndios de inglês do século XIX
Orientador de Elaine Maria Santos
Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2015 - 2016 O Antiamericanismo no Brasil: representações literárias
Orientador de Emmerly Karoline Nascimento Dantas Leite
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2014 - 2016 OS ESTADOS UNIDOS COMO NAÇÃO-MODELO: AS REPRESENTAÇÕES DOS ESTADOS UNIDOS NO DISCURSO EDUCACIONAL DO BRASIL OITOCENTISTA
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2014 - 2015 A disco music no Brasil: filmografia
Orientador de ANTONIO PEDRO BARRETO DE OLIVEIRA
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2014 - 2015 O Anti-americanismo no Brasil
Orientador de EMMERLY KAROLINE NASCIMENTO DANTAS LEITE
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2013 - 2015 Um Brasil de várias línguas: professores, tradutores da praça e intérpretes da nação (1808-1828)
Orientador de Roberto Carlos Bastos da Paixão
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2013 - 2015 As Armas e as letras inglesas: a instrução militar e o ensino de inglês na corte do Rio de Janeiro (18010-1832)
Orientador de Elisson Souza de São José
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2013 - 2014 As Origens da Anglofilia
Orientador de José Augusto Batista dos Santos
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2012 - 2014 PANAMÉRICAS UTÓPICAS: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL (1870-1961)
Orientador de Anselmo Guimarães
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2012 - 2013 O Rock no Brasil: discografia, filmografia, bibliografia
Orientador de José Augusto Batista dos Santos
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2011 - 2012 OS COMPÊNDIOS POMBALINOS E A HISTÓRIA DO ENSINO DAS LÍNGUAS NO BRASIL (1757-1827)
Orientador de MANUELA SANTOS SILVA
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2011 - 2012 A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE E OS PROFESSORES DE LÍNGUAS: o caso brasileiro (1759-1827)
Orientador de MARIANA TIBÚRCIO SANTOS
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2010 - 2012 A PROFISSÃO DOCENTE COMO PRÁTICA ILUSTRADA: o caso dos primeiros professores de inglês do Brasil
Orientador de Marcle Vanessa Menezes Santana
Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2010 - 2012 O PAPEL DO ENSINO DE LÍNGUA INGLES NA FORMAÇÃO DO PERFEITO NEGOCIANTE (1759-1846)
Orientador de Thadeu Vinícius Souza Teles
Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2010 - 2012 PORTUGUÊS PARA INGLÊS VER: os primórdios do ensino de português como língua estrangeira (1758-1773)
Orientador
Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2010 - 2012 O ENSINO DE LÍNGUA LATINA E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE
Orientador de Sara Rogéria Santos Barbosa
Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2009 - 2011 A gramática de Reis Lobato e o ensino da língua portuguesa no Brasil (1770-1830)
Orientador de Giselle Macedo Barboza
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2009 - 2011 A INSTITUIÇÃO DO ENSINO DE PRIMEIRAS LETRAS NO BRASIL (1757-1827)
Orientador de MARIÂNGELA DIAS SANTOS
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2009 - 2011 A FORMAÇÃO DA HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA BRASILEIRA: uma história dos cânones escolares no Brasil (1759-1890)
Orientador de João Escobar José Cardoso
Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2009 - 2011 O PARNASO LUSITANO E A FORMAÇÃO DO CÂNONE: a invenção do Arcadismo na historiografia da literatura brasileira (1757-1827)
Orientador de MIRELA MAGNANI PACHECO
Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2009 - 2011 SOB AS LUZES DAS REFORMAS POMBALINAS DA INSTRUÇÃO PÚBLICA: a produção dicionarística luso-brasileira (1757-1830)
Orientador de Álvaro César Pereira de Souza
Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2009 - 2010 A Escola, o Estado e a Nação: para uma história do ensino das línguas no Brasil (1757-1827)
Orientador de MARCLE VANESSA MENEZES SANTANA
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2008 - 2010 AS REFORMAS POMBALINAS E AS GRAMÁTICAS INGLESAS: percursos do ensino de inglês no Brasil (1759-1827)
Orientador de Elaine Maria Santos
Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2008 - 2009 A Raça, o Povo e a Nação: as aventuras da literatura inglesa na Universidade Federal de Sergipe
Orientador de Rogério Tenório de Azevedo
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2007 - 2008 O ENSINO DA LITERATURA NO ESTADO NOVO: o caso de Sergipe
Orientador de João Escobar José Cardoso
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2007 - 2008 O ENSINO DE INGLÊS NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS DA ESCOLA NORMAL DE ARACAJU
Orientador
Pedagogia (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2006 - 2007 O Livro Didático de Língua Inglesa nas Escolas Públicas de Aracaju (1998-2006)
Orientador de Fernanda Gurgel Raposo
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2006 - 2007 O Lugar da Literatura no Ensino Médio (1998-2006)
Orientador de Giselle Macedo Barboza
Letras Português (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2006 - 2007 A questão da variação lingüística na tradução de Wilson Velloso da obra "1984", de George Orwell
Orientador de Mirela Magnani Pacheco
Linguística Aplicada (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2006 - 2007 English for Brazilian schools: uma análise do livro ddidático de Amélia Kerr Nogueira
Orientador
Linguística Aplicada (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2006 - 2007 O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, e suas traduções: uma proposta pedagógica para o ensino de literatura de língua inglesa
Orientador
Linguística Aplicada (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2000 - 2001 O ensino de inglês em Sergipe durante o Império
Orientador de Deyci Lúcide de Souza
Letras Português-Inglês (Iniciação científica)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/09/26 - 2022/09/30 II SIMPÓSIO POMBALINO INTERNACIONAL "POMBAL E OS PROJETOS DE BRASIL: reflexões em torno do bicentenário da independência" (2022/09/26 - 2022/09/30)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2022/08/05 - 2022/08/05 A Língua do Outro: ensaios sobre ensino, literatura e cultura de língua inglesa no Brasil - lançamento de livro (2022/08/05 - 2022/08/05)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2021/11/29 - 2021/12/03 I Simpósio Pombalino Internacional a Revolução das Luzes: progressos e limites da política reformista pombalina (2021/11/29 - 2021/12/03)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2021/09/21 - 2021/09/21 A CULTURA BRASILEIRA EM NEGATIVO: lançamento do Dicionário dos Antis Coordenador: LUIZ EDUARDO MENESES DE OLIVEIRA (2021/09/21 - 2021/09/21)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2020/09/14 - 2020/09/18 FONTES E ARQUIVOS NOS ESTUDOS POMBALINOS (HISTÓRIA, LINGUÍSTICA E LITERATURA) (2020/09/14 - 2020/09/18)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Fundação Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2019 - 2019 História, Políticas, Ética e Epistemologia de Área na Formação Docente (2019 - 2019)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2019 - 2019 XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (2019 - 2019)
Congresso
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2018 - 2018 MÚSICA E IDENTIDADE: a cultura pop (2018 - 2018)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2018 - 2018 I SEMINÁRIO AVANÇADO DE ESTUDOS POMBALINOS (2018 - 2018)
Seminário
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2018 - 2018 O Golpe de 2016 e o descaso na Cultura brasileira (2018 - 2018)
Mesa-redonda (Coorganizador)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2015 - 2015 VII ENPOLE (Encontro de Pós-Graduação em Letras) (2015 - 2015)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2015 - 2015 Fórum Permanente das Licenciaturas (2015 - 2015)
Seminário
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2014 - 2014 Seminário NPGED 20 Anos (2014 - 2014)
Seminário
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2012 - 2012 O Punk no Brasil em Debate (2012 - 2012)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2012 - 2012 IV ENPOLE (Encontro de Pós-Graduação em Letras) (2012 - 2012)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2012 - 2012 Culturas em Negativo e a Modelação de Identidades: conspirações, antis e mitos (2012 - 2012)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2010 - 2010 III ENNHE (Encontro Norte e Nordeste de História da Educação) (2010 - 2010)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Federal da Bahia, Brasil
2009 - 2009 I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DO ENSINO DAS LÍNGUAS (2009 - 2009)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2009 - 2009 Seminário - O Núcleo de Pós-Graduação em Educação e a Pesquisa Educacional (2009 - 2009)
Seminário
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2008 - 2008 I Ciclo de Palestras do GPHELB (2008 - 2008)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2008 - 2008 V Congresso Brasileiro de História da Educação (2008 - 2008)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Tiradentes, Brasil

Sociedade Brasileira de História da Educação, Brasil
2007 - 2007 I Colóquio Internacional de Analistas do Discurso (2007 - 2007)
Seminário
Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Brasil
2000 - 2000 Literary and Technical Translation (2000 - 2000)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
1995 - 1995 II Semana de Letras (1995 - 1995)
Congresso
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
1987 - 1987 VIII Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (1987 - 1987)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2012 - 2014 A UNIVERSIDADE DE COIMBRA E A REFORMA POMBALINA
Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 O espanhol em Sergipe: politicas declaradas, praticadas e percebidas
Arguente
VALÉRIA JANE SIQUEIRA LOUREIRO (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2017 Tempo cognitivo e tempo social nas aulas de inglês para a envelhecência e terceira idade
Arguente
Maria Augusta Rocha Porto (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2017 BITS de Inclusão em Sergipe: uma história da educação digital no Comitê para Democratização da Informática (1998-2011)
Arguente
Cristiane Tavares Fonseca de Moraes Nunes (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2017 História em Quadrinhos Digital como Estratégia de Desenvolvimento da Escrita em Inglês
Arguente
Izabel Silva Souza D'Ambrosio (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2017 Sílvio campos: ser punk de " Buracaju"
Arguente
Fábio Alexandre de Oliveira (Outro)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2016 O Atheneu Sergipense e o ensino de Lingua Inglesa na instrucao publica secundaria de Sergipe Del Rey (1870 -1877)
Arguente
WALDINEI SANTOS SILVA (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2015 Docência superior de conteúdos jurídicos: problemáticas e perspectivas para o século XXI
Arguente
Maria Ivonete Santos Silva (Doutoramento)
Universidade Federal de Uberlândia, Brasil
2014 Uma tentativa de mudança da prática e ensino de professores de inglês da escola pública de Arapiraca
Arguente
Rosangela Nunes de Lima (Doutoramento)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
2014 O Almanaque do Bom Homem Ricardo: práticas educacionais norte-americanas e sua circulação no Brasil oitocentista
Arguente
Tâmara Regina Reis Sales (Mestrado)
Universidade Tiradentes, Brasil
2014 Entre o prescrito e o escrito: a disciplina Matematica no Atheneu Sergipense (1943-1973)
Arguente
SUELY CRISTINA SILVA SOUZA (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2014 JOSE ALOISIO DE CAMPOS: TRAJETORIA E REPRESENTACOES SOBRE O SEU REITORADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (1976-1980)
Arguente
PATRICIA FRANCISCA DE M SANTOS (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2014 JUVENTUDE UNIVERSITARIA E SEUS RUMOS A PROFISSIONALIZACAO: CAMINHOS QUE SE CONSTROEM
Arguente
HELLEN REJANE DOS SANTOS SACRAMENTO (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2014 Ensino da Lingua Portuguesa na perspectiva da inclusao do aluno cego no ensino fundamental
Arguente
MARLEIDE DOS SANTOS CUNHA (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2013 Elite letrada e ofício docente em Sergipe no século XIX
Arguente
FABIO ALVES DOS SANTOS (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2013 As Vitrines da Civilização: referências estrangeiras na instrução pública em Minas Gerais no século XIX
Arguente
Rita Cristina Lima Lages (Doutoramento)
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
2013 A Elite Setecentista Instruída em Sergipe del Rey (1725-1800)
Arguente
Eugênia Andrade Vieira da Silva (Doutoramento)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2013 As contribuições do professor sergipano Felte Bezerra para a disciplina etnografia do Brasil na Faculdade Catolica de Sergipe (1953-1956)
Arguente
ANNA KARLA DE MELO E SILVA (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2012 O perfil comunicativo em francês língua estrangeira: entre o esperado e o concreto
Arguente
Jocilene Santana Prado (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2012 A EXPRESSÃO ORAL EM LINGUA ESPANHOLA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE: um estudo sobre os fatores positivos, negativos e (des)motivacionais que implicam em sua aprendizagem
Arguente
ACACIA LIMA SANTOS (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2012 UMA ANALISE DAS PRATICAS EDUCATIVAS DA ASSOCIACAO ATLETICA DE SERGIPE NA PRIMEIRA METADE DO SECULO XIX (1925-1950)
Arguente
NEVITON FELIPE DA SILVA (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2012 PARA INSTRUIR O ESPIRITO E MELHORAR O CORACAO- AS DISCIPLINAS FILOSOFIA RACIONAL E MORAL EM SERGIPE NO SECULO XIX
Arguente
MARCUS EVERSON SANTOS (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2011 O MARQUÊS DE POMBAL E O PERDÃO AOS JUDEUS: Inquisição, legislação e solução final da questão do perdão aos judeus com o novo enquadramento jurídico pombalino
Arguente
PAULO MENDES (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2010 A prática reflexiva na formação inicial do professor de inglês
Arguente
Paulo Roberto Boa Sorte Silva (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2010 CONFIGURACAO DO TRABALHO DOCENTE E O ENSINO PRIMARIO EM SERGIPE NO SECULO XIX
Arguente
SIMONE SILVEIRA AMORIM (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2010 A MULHER DE POSSES E A INSTRUCAO DOS ORFAO MENORES DA ELITE SETECENTISTA NA CAPITANIA DE SERGIPE DEL REY
Arguente
VERA MARIA DOS SANTOS (Mestrado)
Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2009 A relação entre o ensino e o uso do livro didático de Geografia
Arguente
Paula Priscila Gomes do Nascimento (Mestrado)
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
2008 Teachers' and Students' Beliefs on Learning Strategies in an EFL Classroom
Arguente
Simone Makiyama (Mestrado)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
2008 Conceptions and Status of Reading in English at University courses in Maceió: tertiary sector courses - computing sciences and executive secretariat
Arguente
Tânia Maria Marques Coutinho (Mestrado)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil
2008 A formação continuada de professores de inglês da rede municipal de Maceió: trajetória e resultados
Arguente
Niedja Balbino do Egito (Mestrado)
Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010 - Atual Teorias Educacionais Programa de Pós-Graduação em Educação (Postgraduate Certificate) Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2008 - Atual HIstória do Ensino das Línguas Programa de Pós-Graduação em Educação (Postgraduate Certificate) Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2008 - Atual História da Educação Brasileira Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Sergipe, Brasil
1994 - 2019 Literatura de Língua Inglesa Letras Português-Inglês (Licence) Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2012 - 2014 Identidades Culturais Programa de Pós-Graduação em Letras (Postgraduate Certificate) Universidade Federal de Sergipe, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014 - Atual ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação Sócio efetivo
2009 - Atual Associação Brasileira de Literatura Comparada Sócio
2008 - Atual Sociedade Brasileira de HIstória da Educação Sócio
2006 - Atual Associação Portuguesa para a HIstória do Ensino das Línguas e Literaturas Estrangeiras em Portugal Sócio
1995 - Atual Associação Brasileira dos Professores Universitários de Inglês Sócio

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2009 - 2009 . Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Titulos com 2 (duas) vagas para Professor Assistente da Matéria de Ensino Língua Inglesa Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2009 - 2009 1.º Examinador do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da Matéria de Metodologia de Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa I e II Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2008 - 2008 1.º Examinador da Banca do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente da Matéria de Ensino Língua Inglesa Universidade Federal de Alagoas, Brasil
2006 - 2006 2.º Examinador da Banca do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente da Matéria de Ensino Língua Inglesa Universidade Federal de Sergipe, Brasil
2006 - 2006 Presidente da Banca Examinadora do Concurso Público para provimento de cargo efetivo de Professor de Ensino de 1.º e 2.º Graus, na disciplina Língua Inglesa, do Centro Federal de Educação Tecnológia de Sergipe Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Sergipe, Brasil

Processo legal

Descrição da atividade Caso
2019 - Atual As reformas pombalinas e o ensino de primeiras letras Programa de Pós-Graduação em Educação