Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Suzana Mendes Gonçalves
Nomes de citação
- Mendes-Gonçalves, Suzana
- Mendes-Gonçalves, S.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 8C18-21B5-313D
- ORCID iD
- 0000-0003-0618-2223
- Scopus Author Id
- 55981711600
Endereços de correio eletrónico
- smendes@math.uminho.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- 253604091 (Profissional)
Moradas
- Centre of Mathematics. University of Minho - Campus of Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
Websites
- http://intranet.uminho.pt/233.page (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Exatas - Matemática - Matemática Pura
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007/02/15
Concluído
|
Ciências (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
"Linear Transformation Semigroups" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved |
2002/01
Concluído
|
Matemática (Área de Álgebra) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
"Sobre grupóides ordenados e semigrupos inversos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good |
1997
Concluído
|
Ensino de Matemática (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Ciências, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/02/15 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Matemática e Aplicações, Portugal |
2002/01/11 - 2007/02/14 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Matemática e Aplicações, Portugal |
1995/10/02 - 1996/08/31 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Matemática e Aplicações, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997/09/01 - 1997/10/21 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola EBI 1,2,3 de Vila Cova, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017 - 2018 | Conselho pedagógico | Universidade do Minho, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997/10/22 - 2002/01/10 | Trainee assistant | Universidade do Minho Departamento de Matemática e Aplicações, Portugal |
1996/09/01 - 1997/08/31 | Trainee teacher | Escola Secundária Carlos Amarante, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/01/01 - 2023/12/31 | Center of Mathematics of the University of Minho
UIDB/00013/2020
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2011/01/01 - 2013/12/31 | Strategic Project - UI 13 - 2011-2012
PEst-C/MAT/UI0013/2011
Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/11/01 - 2023/10/31 | Inclusive Mathematics Education based on Digital Learning
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09/04 - Atual | Semigrupos de transformações (lineares) com um conjunto invariante
Orientador
|
Matemática e Computação (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/09/01 - 2017/02/01 | Relatório de atividade profissional
Orientador
|
Ciências - Formação Contínua de Professores (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/09/01 - 2016/07/31 | Congruences on semigroups
Orientador
|
Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/02/01 | Jogos matemáticos e a aprendizagem da matemática
Coorientador
|
Matemática (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/02/05 - 2024/02/09 | Conferência final da ação Mathematical Models for Interacting Dynamics on Networks (CA18232) (2023/02/05 - 2023/02/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023/09/04 - 2023/09/30 | The activity has the format of an Escape Room. The theme of the puzzles is the so-called "foam problem", which explores the
filling of an n-dimensional space using shapes with the smallest possible surface area. This problem has a wide range of applications,
from physics to computer science, from chemistry to statistics. With the puzzles proposed in the Escape Room, participants
will be able to perceive challenges, ideas and mathematical results that arise with the "foam problem", in particular with
one of its variants: the "cubic foam problem". (2023/09/04 - 2023/09/30)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Matemática, Portugal |
2022/09/30 - 2022/09/30 | The activity has the format of an Escape Room. The theme of the puzzles is cryptography. With the puzzles proposed in the
Escape Room, participants will be able to perceive challenges, ideas and mathematical results that arise in cryptography,
namely in some cryptographic systems and digital signatures. (2022/09/30 - 2022/09/30)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2021/09/24 - 2021/09/24 | Edward Lorenz, the father of Chaos Theory, showed how small variations can lead to big changes in what became known as the
"butterfly effect". In this activity we propose the collective construction of a mosaic in Rubik's cube pixels of a portrait
by Edward Lorenz. Each participant will be invited to reproduce a piece of the pixelated image on one of the faces of a Rubik's
cube with the aim of collectively forming the complete image at the end of the day.
(2022/09/30 - 2022/09/30)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2021/09/24 - 2021/09/24 | Edward Lorenz, the father of Chaos Theory, showed how small variations can lead to big changes in what became known as the
"butterfly effect". This activity is a BYOD activity in which participants are able to view, using their mobile phone cameras,
an exhibition with poster/screen images in the format of Rubik's cube pixel mosaics and with information about the "butterfly
effect" and the impact of maths on meteorology. (2021/09/24 - 2021/09/24)
Exposição (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2020/03/17 - 2020/04/01 | Testagem em grupo - conjunto de atividades a desenvolver em sala de aula, sobre a testagem em grupo, no contexto da pandemia
de SARS-COV-2 (inclui fichas de atividades, vídeos explicativos da temática, orientação para professores). (2020/03/17 - 2020/04/01)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade do Minho, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/07 | As interações na sala de aula com recurso à tecnologia na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade
Arguente
|
Marta Azeredo Morais (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/01/08 | Abordagens analítica e gráfica na resolução de equações e inequações fracionárias por alunos do 11.º ano
Arguente
|
Cláudia Catarina Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017/02/01 | Relatório de atividade profissional
Orientador
|
Marta Bernardete Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2016/05 | Aprendizagem de trigonometria de alunos do 9.º ano de escolaridadecom recurso ao Geogebra
Arguente
|
Maria Manuela Mendes (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/12/18 | A calculadora gráfica na promoção da escrita matemática na aprendizagem de modelos contínuos não lineares: um estudo com alunos
do 11.º ano de Matemática B
Arguente
|
Sara Gabriela Campos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2014/07 | A matemática recreativa no ensino básico
Arguente principal
|
Olandino Costa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2013/12/18 | A comunicação matemática escrita na resolução de tarefas e o seu efeito na concretização do teste intermédio: Um estudo com
alunos do 11.º ano de escolaridade do curso de ciências e tecnologias
Arguente
|
Ana Correia Videira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | OutLab - CMAT Outreach Laboratory
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2017 - Atual | CMAT Junior Group
Coordenador
|
Universidade do Minho, Portugal |
2010/07/18 - 2010/07/31 | Acampamento Matemático em Portugal e Espanha MATCampus 2010
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |
2008/02/29 - 2008/02/29 | 4.º Campeonato de Jogos Matemáticos
Membro
|
Universidade do Minho, Portugal |