Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Marília José do Gago Alves Quintal
Nomes de citação
- Gago, Marília
- Marília Gago
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 961B-79C3-FADE
- ORCID iD
- 0000-0002-3109-8915
Endereços de correio eletrónico
- mgago@ie.uminho.pt (Profissional)
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2007 - 2011
Concluído
|
Historical Consciousness: theory and practices (Pós-doutoramento)
Especialização em History Education
Universidade do Minho, Portugal
|
|
2007
Concluído
|
Education, History and Social Sciences Methodology (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"Consciência histórica e narrativa na aula de História: concepções de professores. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Unanimously Aproved |
2001
Concluído
|
Education, Pedagogical Supervision in History Teaching - History Education (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"Students conceptions about historical narratives: a study with students of the initial years of the 2nd and 3rd cycle of
the basic school" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1998
Concluído
|
History and Social Sciences (teaching of) (Licenciatura)
Especialização em Não Aplicável
Universidade do Minho, Portugal
|
15,4 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014/09/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09/01 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
2019/02/11 - 2019/07/31 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal |
2013/09/01 - 2016/12/31 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal |
2007/09/01 - 2010/03/31 | Professor Coordenador Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/10/26 - 2010/10/26 | Membro da Direção | Associação de Professores de História, Portugal |
2008/02/01 - 2010/07/31 | Coordenadora Pedagógica da Pós-Graduação em Supervisão Clínica | Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal |
2005/04/06 - 2007/02/28 | Vice-Presidente do Conselho Científico | Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/09/01 - Atual | History Textbooks Author | Texto Editores - Grupo LeYa, Portugal |
2002/01/21 - Atual | Formadora | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
2016/01/04 - 2018/08/31 | History Teacher | Colégio Marista de Carcavelos, Portugal |
2017/10/01 - 2018/06/01 | Formadora de Formadores "Flexibilidade e Integração Curricular" | Direção-Geral da Educação, Portugal |
2012/09/01 - 2013/08/31 | History teacher | Ministério da Educação, Portugal |
2010/09/01 - 2011/08/31 | History Teacher | Ministério da Educação, Portugal |
2007/11/01 - 2011/03/31 | Post-Doctoral Grant on Research Project Historical Counsciousness: theory and practices II, PTDC/CED/67763/2006 by FCT | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
2007 - 2011 | Revisora Pedagógica | Texto Editora, Portugal |
Texto Editora, Portugal | ||
2009/10/01 - 2010/10/01 | Membro da Equipa para a Definição de Metas de Aprendizagem de História | Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal | ||
2006/09/01 - 2009/08/31 | Scientific consultant of History Textbooks. | Texto Editores - Grupo LeYa, Portugal |
2002/10/01 - 2007/01/31 | PhD Grant - Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. | Universidade do Minho, Portugal |
2001/09/01 - 2002/08/31 | Coordinator | Alfacoop - Cooperativa de Ensino, CRL, Portugal |
2001/09/01 - 2002/08/31 | Supervisor of Prospective teachers | Universidade do Minho, Portugal |
1996/09/01 - 2002/08/31 | History Teacher | Alfacoop - Cooperativa de Ensino, CRL, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2007 - 2011 | Hicon - Historical consciousness: theory and practices II
PTDC/CED/72623/2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2002 - 2007 | Concepções de professores sobre a variância da narrativa histórica
BD/8289/2002
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | Projeto RECEB - Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau
Outra
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian World Bank UNICEF Em curso
|
2018 - Atual | Metodologia de ensino e aprendizagem e avaliação em temas sociais controversos das ciências humanas e sua contribuição ao
desenvolvimento social
Investigador
Universidade Federal do Paraná, Brasil
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA, Brasil |
Em curso
|
2007 - 2011 | Consciência Histórica: teoria e práticas II - Hicon - Historical Consciousness: theory and practices II
PTDC/CED/67763/2006
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade do Minho, Portugal
|
Concluído
|
2003/10/01 - 2007/10/01 | Consciência Histórica: teoria e práticas - Hicon - Historical Consciousness: theory and practices
POCTI/CED/49106/20
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Concluído
|
2003/10 - 2007/10 | Consciência Histórica: teoria e práticas - Hicon - Historical Consciousness: theory and practices
POCTI/CED/49106/20
|
N/A |
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Livro |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Tradução |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2019/09/03 | “Why Thinking Historically? Teachers' ideas about historical narrative and historical consciousness” | HEIRNET 2019 - 16th ANNUAL INTERNATIONAL CONFERENCE - Public History, Historical Culture, Identity and Pedagogy
The University of Vienna, Austria (Viena, Áustria)
|
2019/07/12 | Painel, mesa redonda "Educação histórica e patrimonial: do local ao global. | I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
CITCEM e Escola Superior de Educação de Viana do Castelo (Viana do Castelo, Portugal)
|
2019/05/17 | Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas | Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
CITCEM (Porto, Portugal)
|
2019/04/27 | Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos e professores, mesa redonda | V Seminário de Educação Histórica - A Educaão histórica, resposta(s) aos desafios atuais - o Perfil do Aluno e as Aprendizagens
Essenciais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11/30 | Reflexos da consciência histórica de professores na aula de História | Oficinas de Investigação do CITCEM 2018/2019 - Perspetivas em Ensino da História
CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço & Memória" (Porto, Portugal)
|
2018/09/08 | SPA - Sei, Perguntei e Aprendi...25 de abril de 1974 - Ideias de alunos do 2º ano de escolaridade | XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica "Conciencia historica y controversia: la labor de la Historia"
Universidade de Murcia (Murcia, Espanha)
|
2018/09/08 | Descolonização - ensinar o que (ainda) dói | XVIII Congreso Internacional de Educación Histórica "Conciencia historica y controversia: la labor social de la Historia
Universidade de Múrcia (Múrcia, Espanha)
|
2017/08/03 | Ser Professor de História na demanda do Humanismo integrada na Mesa Redonda "Saberes, práticas e concepções de professores de História" | XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Universidade de Integração Latino-Americana (Foz do Iguaçu, Brasil)
|
2016/09/13 | Moderadora do eixo, intitulado, Leituras Históricas em Contexto | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09/12 | O jogo como estratégia no desenvolvimento do conceito de tempo em História | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica (2016): Epistemologias e Ensino de História
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09/12 | Moderador do Eixo, intitulado, Humanismo e Educação Histórica | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
CITCEM - Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2016/09/07 | Between Pride And Shame: An Exploratory Study | 13th International conference history educators international research network [Heirnet], History Education in a changing
world: The past as a tool for the future
Faculdade de Educação da Universidade de Múrcia (Múrcia, Espanha)
|
2015/09/23 | Repercussões do pensamento de Jörn Rüsen em Portugal – Conferência de Encerramento | VIII Seminário de Educação Histórica
Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2015/07/21 | Desafios, possibilidades…uma proposta: Educação histórica e formação de professores | XV Congresso Internacional das Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Federal do Mato Grosso (Curitiba, Brasil)
|
2015/07/21 | Educação Histórica e Formação de Professores: Desafios e Possibilidades | XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2013/09/21 | Meta-História e Consciência Histórica - mesa redonda | III Seminário de Edcuação Histórica - Investigação em Educação Histórica e Social
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2013/04/29 | Educação histórica e metas de aprendizagem | A (re) contrução da História
Centro de Formação Francisco de Holanda (Guimarães, Portugal)
|
2011/07/17 | Símbolos de Identidade - alunos de 9º ano de escolaridade e de Professores de História | XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Consciência histórica na Era da Gloablização
Museu D. Diogo de Sousa (Braga, Portugal)
|
2009/09 | A sustentável complexidade de ser professor - Ideias de professores de História acerca de orientação temporal | IX Jornadas Internacionais de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2009/02/07 | Nós/We” ou “Portugueses/British”: estudo com professores de História Portugueses e Britânicos | X Congresso Luos-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2008/07/28 | Concepções de professores e os sentidos de aprendizagem dos alunos: que articulação? | VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História - Metodologias e Novos Horizontes
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
|
2007/09/21 | A História serve para...ideias de alunos no término do 1º ciclo do ensino básico | IX Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade da Coruna (Coruna, Espanha)
|
2007/07/13 | “A História está em constante construção”: Concepções de professores de narrativa e consciência histórica | Congresso Nacional Associação de Professores de História: A História é importante!
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2007/07/07 | Estudos de Consicência Histórica em Portugal: Projeto HICON | VII Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Estudos de Consciência Hsitórica na Europa, América, Ásia e África
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2007/07/06 | Narrativa e Consciência Histórica | VII Jornadas Internacionais em Educação Histórica: Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2006/12/07 | Consciência Histórica e Narrativa Histórica - dialógos() | Seminário de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2006/12/06 | Coordenação de Painel - Cognição, Aprendizagem e Consciência Histórica | Seminário de Investigação em Educação Hsitórica
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2006/12 | A História/narrativa e a sua utilidade nas decisões do quotidiano, na mesa redonda intitulada “Consciência Histórica: Identidade, narrativa e interculturalidade” | Seminário de Consciência Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2006/08/05 | A multiperspectiva em História – ideias de alunos com idades entre os 10-14 anos | VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Brasil)
|
2006/05/23 | Para que serve a História no meu dia-a-dia? | Palestras Divertidas
Escola EB 2,3 do Cerco do Porto (Porto, Portugal)
|
2006 | O currículo de formação e a consciência histórica de professores | VII Colóquio sobre Questões Curriculares - III Colóquio Luso Brasileiro sobres Questões Curriculares
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2005/11/25 | Consciência histórica e social visando a cidadania participativa | 3º Encontro do CIED
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2005/04/29 | Sorrisos com som, uma abordagem construtivista na educação em saúde oral | XIX Jornadas de Medicina Oral
Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2005/03/03 | A aula-oficina: desafios e potencialidades | Encontro Regional de Professores de História
Câmara Municipal da Câmara de Lobos e APH (Câmara de Lobos, Portugal)
|
2005 | ”Our” identities: one of the multiple faces of historical consciousness” | Annual Meetiing of AERA -American Educational Research Association
AERA - Montreal, Canada (Montereal, Canadá)
|
2004/10/07 | Uma abordagem construtivista e um projeto de saúde oral | II Fórum de Saúde do ISAVE, Saúde Infantil, um olhar global
ISAVE (Póvoa de Lanhoso, Portugal)
|
2004/07/11 | Sounds of smiles - a construtivist approach on Oral Health Education | XVI Syposium Internacional de Higiene Oral
IFDH (Madrid, Espanha)
|
2004/05 | Passado, presente e futuro: um linear segmento temporal ou a compreensão do desenvolvimento do Homem? | Educação para o desenvolvimento sustentável
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2004 | Usos da narrativa em História | Encontro Narrativas Históricas e Ficcionais - Recepção e produção para Professores e Alunos
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2003/09/26 | Rumor ou verdade em História? Concepções de Alunos Portugueses | VII Congresso Galego-Portugués de Psicopedagoxia
Universidade da Coruna (Coruna, Espanha)
|
2003/06 | Ninguém pode mudar o passado”: ideias de alunos do Ensino Básico acerca da História | VII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação “ O Estado da Arte”
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2003 | A variância da narrativa histórica: um estudo com alunos do 5º e 7º ano de escolaridade | III Jornadas Internacionais em Educação Histórica
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2002/10/18 | A narrativa histórica na sala de aula | Congresso - A época moderna, patrimónios para o século XXI
Torre do Tombo e APH (Lisboa, Portugal)
|
2002/06/07 | Ideias de alunos de 5º e 7º anos de escolaridade acerca da variância da narrativa histórica | III Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação (Braga, Portugal)
|
2002/04/04 | Direct Observation and History: The Ideas of Portuguese students and prospective teachers | 2002 Annual Meeting of AERA - Validity and Value in Education Research
American Educational Research Association (New Orleans, Estados Unidos)
|
2002/04 | Portuguese students’ ideas of historical narrative | Annual Meeting of The AERA Association, em New Orleans
AERA - New Orleans (New Orleans, Estados Unidos)
|
2002 | As ideias dos alunos de 5º e 7º ano de escolaridade acerca da narrativa histórica | Congresso Nacional da Associação de Professores de História – A época Moderna: Património para o século XXI
APH (Lisboa, Portugal)
|
2002 | As Competências Específicas da História em Contexto de Aula - Planificação de experiências educativas em aula oficina | Jornadas Reorganização curricular do ensino básico – As competências específicas da História em contexto de aula
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
|
2000/10/19 | Investigação Educacional | Congresso Educação Histórica em Debate
APH (Porto, Portugal)
|
2000/10/12 | Investigação Educacional | Congresso Educação Histórica em Debate
APH (Lisboa, Portugal)
|
2000/06/16 | Coordenação do painel "O papel das ideias tácitas na construção do conhecimento histórico" | I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2000 | As ideias tácitas de alunos de 6º ano de escolaridade acerca da Guerra Colonial | Congresso Nacional da Associação de Professores de História- Educação histórica em debate
APH (Lisboa, Portugal)
|
2000 | As ideias tácitas de alunos de 6º ano de escolaridade acerca da Guerra Colonial | Congresso Nacional da Associação de Professores de História: Educação histórica em debate
APH (Porto, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020 - 2020 | A sociedade do Antigo Regime - uma abordagem multiperspetivada
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | A multiperspetiva em História - um estudo com alunos do Ensino Secundário Recorrente
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | A caricatura como evidência histórica: um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2020 - 2020 | Aprender e Apreender História no Ensino Básico: a construção de narrativas históricas em aula
Orientador
|
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 - 2020 | A transição da Idade Clássica para a Idade Média - explicação histórica em tempos de mudança. Mestrado em Ensino de História
do 3º Ciclo e Secundário.
Orientador de João Paulo Pinto Ribeiro
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensinoSecundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | A construção do conhecimento histórico através da compreensão de mudança em História
Orientador de Bruna Silva
|
Mestrado em ensino da História no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Interpretação histórica de evidência multiperspetivada: um estudo com alunos do 3º ciclo do ensino básico
Orientador de Daniela Alves
|
Mestrado em Ensino de História do 3º Ciclo do ensino básico e no ensinoSecundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Uma Visão Multiperspetivada d ‘A Segunda Guerra Mundial: Vencedores e Vencidos da História
Orientador
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | Retornados, “Passados difíceis” de uma ou várias histórias?
Orientador
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, Portugal
|
2019 - 2020 | A significância histórica – os ideais iluministas liberais e a atualidade.
Orientador de Maria Manuela Ferreira da Cunha
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | ““Ler” as intencionalidades de fontes diversas – um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador de Rui Silva
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 - 2020 | A Explicação Causal no Contexto da Educação Histórica
Orientador de Pedro Martins
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2020 | A Disciplina de História: o que estarão os alunos a aprender sobre o passado?
Orientador de Bruna Magalhães
|
Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do ensino básico e no ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2015/09/01 - 2016/09/01 | O desenvolvimento do conceito de tempo em História, utilizando o jogo como estratégia educativa
Coorientador
|
Mestrado em 1º e 2º ciclo do ensino básico (Mestrado)
ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/10/31 | A construção do saber histórico através de fontes iconográficas em sala de aula
Coorientador
|
Mestrado em 1º e 2º ciclo do ensino básico (Mestrado)
ISCE - Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2020 - Atual | Todas as atividades logísticas. (2020)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
2009/04 - Atual | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2009/10/15 - 2009/10/17)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Convento da Arrábida - Fundação Oriente, Portugal |
2020/03 - 2020/10 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2020/07/27)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2020/01 - 2020 | Procedimentos logísticos necessários para a realização do evento científico. (2020/07/27 - 2020/07/29)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2019/04 - 2019/08/01 | Avaliação de resumos submetidos para a apresentação de comunicação. (2019/08/14 - 2019/08/16) | |
2019/04/01 - 2019/07/13 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2019/07/12 - 2019/07/13)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal |
2019/04/26 - 2019/04/28 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2019/04/26 - 2019/04/28)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019/03 - 2019/04/28 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2019/04/26 - 2019/04/28)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2016 - 2016 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal |
2015/01 - 2015/07 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2015/07/10 - 2015/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2010 - 2010 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2010/04/10 - 2010/04/10)
Seminário
|
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal |
2008/10 - 2008/10 | Avaliação científica dos resumos submetidos para apresentação de comunicação. (2008/10/25 - 2008/10/25)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brasil |
2000/01 - 2000/06 | Procedimentos logísticos e científicos, desde convite aos participantes bem como à operacionalização inerente a eventos deste
género. (2000/06/15 - 2000/06/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/07/12 - Atual | Oradora convidada no Painel 2: Desafios da Educação Histórica na formação de educadores e de professores com a comunicação
“Educação Histórica e Formação de Professores de História – ciência histórica, investigação e práticas”
Encontro
|
I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019/05/17 - Atual | Oradora convidada da Mesa Redonda intitulada - Do 2.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico: Como desenvolver o pensamento histórico?
no Encontro “Para Começar. Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas”.
Encontro
|
Encontro “Para Começar. Educação Histórica dos 3 aos 15: conceções e práticas”.
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2020/02/11 - 2020/02/12 | I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente
Outro
|
I Jornadas de Reflexão Currículo, Avaliação e Profissão Docente
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/05/17 - 2019/05/17 | Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
Encontro
|
Para Começar, Educação Histórica dos 3 aos 15
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2019/04/26 - 2019/04/28 | Oradora convidada para dinamizar a Mesa Redonda intitulada - Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos
e professores.
Seminário
|
V Seminário de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/05/31 - 2018/06/01 | Seminário do Conselho da Europa "Educating for Diversity and Democracy: Teaching History in the Contemporary Europe. What
should teachers be concerned about?"
Seminário
|
"Educating for Diversity and Democracy: Teaching History in the Contemporary Europe. What should teachers be concerned about?
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Council of Europe, França |
2018/02/09 - 2018/02/09 | Encontro Nacional do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Encontro
|
Encontro Nacional do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Ministério da Educação, Portugal
|
2018/01/19 - 2018/01/19 | Jornadas Pedagógicas Maristas - 19ª edição
Outro
|
Jornadas Pedagógicas Maristas - 19ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2017/09/27 - 2017/09/27 | Formação de Liderança
Oficina (workshop)
|
Formação de Liderança
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2017/01/20 - 2017/01/20 | Jornadas Pedagógicas Maristas - 18ª edição
Outro
|
Jornadas Pedagógicas Maristas - 18ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2016/09/11 - 2016/09/13 | XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Epistemologias e ensino da História
Congresso
|
XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Epistemologias e ensino da História
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
|
2016/02/26 - 2016/02/26 | Jornadas Pedagógicas Maristas - 17ª edição
Outro
|
Jornadas Pedagógicas Maristas - 17ª edição
Colégio Marista de Carcavelos, Portugal
|
2015/07/10 - 2015/07/12 | XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Consciência Histórica e Interculturalidade (15 horas)
Congresso
|
XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Consciência Histórica e Interculturalidade
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2009/10/15 - 2009/10/17 | Seminário de Reflexão Epistemologia da História e Investigação em Educação Histórica
Seminário
|
Seminário de Reflexão Epistemologia da História e Investigação em Educação Histórica
Convento da Arrábida - Fundação Oriente, Portugal
|
2009/02/04 - 2009/07/07 | X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais - Sociedades Desiguais e Paradigmas em Confronto
Congresso
|
X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais
Universidade do Minho, Portugal
|
2008/07/28 - 2008/07/31 | VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História (32 horas)
Encontro
|
VIII Encontro Nacional de Pesquisadores de Ensino de História
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Brasil
|
2008/07/24 - 2008/07/24 | Linhas de Investigação
Oficina (workshop)
|
1º Workshop CICS-UnIPSa-CITS - Linhas de investigação
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
|
2008/07/04 - 2008/07/04 | II Seminário de Investigação em Educação Histórica
Projetos - Consciência Histórica, Consciência Social e Educação Histórica e Social para o desenvolvimento
Seminário
|
II Seminário de Investigação em Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2008/04/15 - 2008/04/16 | 1º Congresso do Instituto Politécnico de Saúde do Norte
Congresso
|
1º Congresso do Instituto Politécnico de Saúde do Norte
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, Portugal
|
2007/09/19 - 2007/09/21 | IX Congreso internacional galego-portugues de psicopedagoxia (30 horas)
Congresso
|
IX Congreso internacional galego-portugues de psicopedagoxia
Universidade da Coruña, Espanha
|
2006/08/02 - 2006/08/05 | VI Jornadas Internacionais de Edcuação Histórica - Perspetivas de Investigação em Educação Histórica
Congresso
|
VI Jornadas Internacionais de Edcuação Histórica
Universidade Federal do Paraná, Brasil
|
2003/03/07 - 2003/03/07 | IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Investigação e Práticas em Ensino da História
Congresso
|
IV Jornadas Internacionais de Educação Histórica - Investigação e Práticas em Ensino da História
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2002/05/28 - 2002/05/31 | I Congresso Internacional sobre Literacias
Congresso
|
I Congresso Internacional sobre Literacias
Universidade de Évora, Portugal
|
2001/11/21 - 2001/11/23 | Congresso Anual da APH - Portugal no século XX
Congresso
|
Congresso Portugal no século XX
Associação de Professores de História, Portugal
|
2001/05 - 2001/07/31 | Ação de Formação "As tecnologias de Informação e Comunicação na educação primeira", 50 horas que corresponde a 2 unidades
de crédito
Oficina (workshop)
|
As tecnologias de Informação e Comunicação na educação primeira
Centro de Formação Associação Criança, Portugal
|
2001/06/07 - 2001/06/08 | II Jornadas Internacionais em Educação Histórica - A Educação de qualidade assenta em saberes específicos
Congresso
|
II Jornadas Internacionais em Educação Histórica - A Educação de qualidade assenta em saberes específicos
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2000/11/11 - 2000/11/11 | Ação de Formação "A escola e a família - uma parceria de sucesso"
Oficina (workshop)
|
"A escola e a família - uma parceria de sucesso"
Sindicato dos Professores da Zona Norte - Secretariado Regional de Braga Norte, Portugal
|
2000/06/15 - 2000/06/16 | I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Congresso
|
I Jornadas Internacionais de Educação Histórica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
1999/12/06 - 1999/12/06 | Seminário "Uma escola de todos...para todos?" - Deficiência e abordagem plurinstitucional
Seminário
|
Seminário "Uma escola de todos...para todos?"
Câmara Municipal de Vila do Conde, Portugal
|
1999/11/11 - 1999/11/11 | Simpósio "Valores para o III Milénio"
Simpósio
|
Valores para o III Milénio
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, Portugal
|
1999/03/11 - 1999/03/11 | Colóquio "Os olhos também ouvem. As mãos também falam"
Outro
|
"Os olhos também ouvem. As mãos também falam"
Universidade do Minho, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/03/04 | A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9ºano no âmbito da temática da 2ª Guerra Mundial
Arguente
|
Bruna Filipa Andrade Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 | O Património histórico como evidência no âmbito do estudo do Antigo Regime Europeu
Orientador
|
Júlio José Peixoto Barbosa Vieira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2020 | Aprender e Apreender História no Ensino Básico – a construção do conhecimento histórico através da produção de narrativa,
numa lógica de autorregulação da aprendizagem.
Orientador
|
Maria Vieira Esteves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/19 | A Política Colonial no Estado Novo – Visões Multiperspetivadas. Um estudo com alunos do 9ºano
Arguente
|
Márcia Filipa Silva Vasconcelos (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019/12/13 | Construção dos conhecimentos em história
Arguente principal
|
Cátia Raquel Pereira Luís (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/10/14 | O Desenvolvimento da empatia histórica em alunos do 7º ano do 3º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Cristiana Salomé Teixeira Almeida (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
|
2019/10/02 | Teorias epistemológicas y conocimiento histórico del alumnado: diseno y validación de una prueba | Ana Isabel Ponce Gea (Doutoramento)
Universidad de Murcia, Espanha
|
2019/03/28 | Estaline nos manuais escolares de Brasil e Portugal
Arguente principal
|
Paulo Oisiovici (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2019 | A sociedade do Antigo Regime - Uma abordagem multiperspetivada
Orientador
|
Juliana Sofia Gonçalves Dias (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | A multiperspetiva no ensino da História - um estudo com alunos do Ensino Secundário Recorrente
Orientador
|
Rafaela Cristina Peixoto Moreira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2019 | A caricatura como evidência histórica um estudo com alunos do ensino secundário
Orientador
|
Sara Cristina Ribeiro de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2017 | A consciência histórica nos jovens a partir da narrativa
Arguente principal
|
Maria de Lurdes Correia Pato (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2016 | A utilização da banda desenhada em tarefas de cariz investigativo no ensino da História e da Geografia
Arguente principal
|
Joana Rita Antunes da Silva Grave Carreto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016 | O desenvolvimento do conceito de tempo em História, utilizando o jogo como estratégia educativa
Orientador
|
Margarida Chaves (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2015/11 | Políticas curriculares, juventudes, aprendizagens e formação da consciência histórica de jovens brasileiros e portugueses
Arguente
|
Lidiane Camila Lourençato (Doutoramento)
Fundacao da Universidade Federal Do Parana, Brasil
|
2015 | Baseado em fatos reais: imaginário, tempo e narrativa na aprendizagem histórica
Arguente
|
Alexandre Rodrigues de Barbosa (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2015 | Museu da lembrança: história ensinada, narratividade e memória
Arguente
|
Leandro Rosseti de Almeida (Mestrado)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
|
2014 | Alunos para a História - Percepções de estudantes da UE sobre a História e o seu ensino
Arguente principal
|
Vitor Queiroz Prates (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2014 | A construção do saber histórico através de fontes iconográficas em sala de aula
Orientador
|
Nádia Fernandes (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
|
2014 | Alunos para a História: percepções de estudantes da UE sobre a História e o seu ensino
Arguente principal
|
Vítor Queiroz Prates (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2013 | A avaliação de competências históricas através da interpretação da evidência: um estudo com alunos do ensino secundário
Vogal
|
Maria Helena Oliveira Ângelo Veríssimo (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2013 | Conceções dos Alunos no Estudo da História e da Geografia do 3º Ciclo do Ensino Básico
Vogal
|
Maria de Fátima Gonçalves Tavares (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2012 | Da utilização de fontes à comunicação em História: um estudo com alunos do 9o ano
Arguente principal
|
Paula Cristina Murteira Mangerico (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011 | Estórias da nossa História: um projeto de educação histórica e para o património da cidade de Vila Nova de Famalicão
Arguente principal
|
Catarina Elisa dos Santos Ferreira (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2011 | A visita de estudo virtual como recurso para aprender História: um estudo sobre significância histórica com alunos do 5º ano
de escolaridade.
Arguente principal
|
Carla Daniela Matos de Oliveira (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2010 | O cinema como recurso pedagógico na aula de história
Arguente principal
|
Henriqueta Alface (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2012 - Atual | Revista de Educação Histórica - REDUH- LAPEDUH -UFPR | LAPEDUH -UFPR |
2019/08 - 2019/10 | History Education Research Journal | HEIRNET |
2019/04 - 2019/06 | Revista Historia y Espacio (2357-6448) | Departamento de Historia, Facultad de Humanidades, Universidad del Valle |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Consultora especialista em educação histórica convidada para apreciar a grelha de análise Programas da disciplina de História no Ensino Primário (5ª e 6ª classe) em Angola, no âmbito do Doutoramento de Vita Gouveia Emanuel do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/11 - 2020/01 | Aula Oficina | Formação de Professores (Outros) | Centro de Formação Braga Sul, Portugal |
2019/10/14 - 2019/10/14 | Aula Aberta no Mestrado em ensino da História dinamizada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, intitulada “Narrativa e consciência histórica: desafios na aula de História” | Mestrado em ensino de História no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2015/07 - Atual | Associação Ibero-Americana de Pesquisadores em Educação Histórica | Membro |
2005/07 - Atual | History Educators International Research Network - HEIRNET | Membro |
2000 - Atual | Associação de Professores de História |
Distinções
Prémio
1997 | Prémio de Mérito Académico
Universidade do Minho, Portugal
|
Outra distinção
1997 | Merit Pryze
Universidade do Minho, Portugal
|