???global.info.a_carregar???
Paulo Duarte Valente Almeida da Silveira é Professor Coordenador de Marketing no Instituto Politécnico de Setúbal. Concluiu PhD em Gestão na Universidade de Évora em 2015. Concluiu o Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial no ISEG/Universidade Técnica de Lisboa em 1998. Concluiu em 1994 a Licenciatura em Economia na Faculdade de Economia (Nova SBE) da Universidade Nova de Lisboa. Paulo Duarte Valente Almeida da Silveira is Associate Professor of Marketing at Polytechnic Institute of Setúbal. Holds a PhD in Management at the University of Évora, MSc in Management and Industrial Strategy at ISEG/Technical University of Lisbon, and BSc degree in Economics at the Faculty of Economics (Nova SBE) of the Universidade Nova de Lisboa. o Instituto Politécnico de Setúbal. Concluiu PhD em Gestão na Universidade de Évora em 2015. Concluiu o Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial no ISEG/Universidade Técnica de Lisboa em 1998. Concluiu em 1994 a Licenciatura em Economia na Faculdade de Economia (Nova SBE) da Universidade Nova de Lisboa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Silveira

Nomes de citação

  • Silveira, Paulo Duarte

Identificadores de autor

Ciência ID
9E1E-68D5-6C59
ORCID iD
0000-0003-2703-3008
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=h9t_LUsAAAAJ
Researcher Id
U-9218-2017
Scopus Author Id
57204966145

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2010 - 2015
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
""Papel da comunicação visual de marcas no ponto-de-venda no contexto do marketing do comprador: um estudo empírico em lojas de conveniência" "THE ROLE OF BRANDS' VISUAL ADVERTISING AT THE POINT-OF-PURCHASE IN A SHOPPER MARKETING CONTEXT"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Distinção (unanimidade)
1998
Concluído
Gestão e Estratégia Industrial (Mestrado integrado)
Universidade de Lisboa, Portugal

ISEG Lisbon School of Economics and Management, Portugal
""Eco-Marketing (Marketing e Ambiente): estudo da Distribuição Moderna Retalhista de Base Alimentar e Genérica em Portugal"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 na parte lectiva
1990 - 1994
Concluído
Economia (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Economia e Gestão, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1996/10 - 1997/10 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/11/01 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06/01 - 2021/10/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
1998/11 - 2001/06 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1998/03 - 1998/11 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10/24 - Atual Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2022/10/19 - Atual Membro do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2022/09/07 - Atual Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2022/02/17 - Atual Coordenador de Curso - Mestrado em Gestão de Marketing Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013/04 - 2022/10/18 Vice Presidente do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2014/10 - 2018/11 Presidente do Departamento de Marketing e Logística da ESCE-IPS Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2010/09 - 2018/03 Membro do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2010/05 - 2014/10 Vice-Presidente do Departamento de Marketing e Logística da ESCE-IPS Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2008/07 - 2011 Coordenador de Curso - Coordenador Científico da Pós-Graduação em Gestão do Relacionamento e Comunicação com Clientes Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - 2010/05 Membro do Conselho Científico Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2007/07 - 2009/12 Vice-Presidente do Conselho Directivo da ESCE-IPS Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2004/12 - 2007/07 Membro do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2004/06 - 2007/07 Membro da Assembleia de Representantes Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2004/07 - 2006/07 Secretário da Comissão Executiva do Departamento de Marketing e Logística Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2004/07 - 2006/03 Secretário do Conselho Científico da ESCE-IPS Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002/03 - 2005/03 Coordenador de Curso - Licenciatura em Marketing da ESCE-IPS Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Investigador - membro colaborador Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia, Portugal
1995/01 - 1996 Outra Situação (Técnica) Gillette, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1996/10 - 1997/09 Eco-marketing (marketing e ambiente): estudo da distribuição moderna retalhista de base alimentar e genérica em Portugal
Projeto BM/8349/96
Bolseiro de Iniciação Científica
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2003 - 2004 Projecto Inove
INOVE
Colaborador técnico
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2003 - 2004 Triângulo da Fidelização
Triângulo da Fidelização
Consultoria técnica
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Silveira, Paulo Duarte; Sandes, Fábio; Xara-Brasil, Duarte. "The Impact of YouTube and TikTok Influencers in the Customer Journey: An Empirical Comparative Study Among Generation Z Users". 2022.
    Publicado
  2. Silveira, Paulo Duarte; Galvão, Susana C. Brito. "Influence of non-commercial recommendations on store-choice criteria: an empirical study". 2020.
    10.15405/epes.20121.28
  3. Silveira, Paulo Duarte; Galvão, Susana; Penteado, Graça. "Yes They Can An empirical study on the effect of slogans in brand awareness". Trabalho apresentado em 8th LUMEN International Scientific Conference Rethinking Social Action, Suceava, 2017.
    Publicado
  4. Silveira, Paulo Duarte; Galvão, Susana. "Do brands "JUST DO IT"? Studying the effectiveness of B2C slogans". Trabalho apresentado em 3rd BE-ci International Conference on Business & Economics, Selangor, 2016.
    Publicado
  5. Vieira, Aníbal; Silveira, Paulo; Cravidão, Mário; Galvão, Susana; Penteado, Graça. "An empirical study on the recall of slogans". 2014.
  6. Silveira, Paulo Duarte; Marreiros, Cristina. "Shopper marketing implications on communication strategies and actions". 2013.
Artigo em jornal
  1. Silveira, Paulo Duarte. "Influência da formação avançada na criação da imagem pessoal", DN+JN (Zoom), 1915
Artigo em revista
  1. Silveira, Paulo Duarte; Marreiros, Cristina. "The Influence of Advertising at the Point-of-Purchase on Shoppers and Brands: An Empirical Study in Convenience Stores". Communication Today (2023): 136-156. http://dx.doi.org/10.34135/communicationtoday.2023.vol.14.no.1.9.
    Publicado • 10.34135/communicationtoday.2023.vol.14.no.1.9
  2. Duarte Xara-Brasil; João Pedro Cordeiro; Luísa Cagica Carvalho; Pedro Pardal; Silveira, Paulo D.. "Consumer, Retailer, and Producer Green Orientation as a Marketing Driver: An Empirical Study in an Urban Food Market". Sustainability (2023): https://www.mdpi.com/2071-1050/15/4/3439.
    10.3390/su15043439
  3. Chawla, Yash; Radziwon, Agnieszka; Scaringella, Laurent; Carlson, Ewa; Greco, Marco; Silveira, Paulo Duarte; Pestana de Aguiar, Eduardo; et al. "Predictors and outcomes of individual knowledge on early-stage pandemic: social media, information credibility, public opinion, and behaviour in a large-scale global study". (2021): http://hdl.handle.net/10400.26/37660.
    10.1016/j.ipm.2021.102720
  4. Chawla, Yash; Kowalska-Pyzalska, Anna; Silveira, Paulo Duarte. "Marketing and communications channels for diffusion of electricity smart meters in Portugal". Telematics and Informatics 50 (2020): 101385. http://dx.doi.org/10.1016/j.tele.2020.101385.
    Publicado • 10.1016/j.tele.2020.101385
  5. Silveira, Paulo Duarte; Galvão, Susana C. Brito. "An Empirical Study on the Impact of Brand Loyalty in Remembering Slogans". (2020): http://hdl.handle.net/10400.26/33245.
  6. Silveira, Paulo Duarte. "The Relevance of Shopper Marketing Touchpoints: An Empirical Study on Wine Choice in Restaurants". International Journal of Economics and Business Administration VII Issue 1 (2019): 35-48. http://dx.doi.org/10.35808/ijeba/194.
    Publicado • 10.35808/ijeba/194
  7. Silveira, Paulo Duarte; Galvão, Susana C. Brito; Marques, Maria Amélia. "Comparing the in-store use of smartphones between shoppers of generations X-Y-Z". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/30641.
  8. Silveira, Paulo; Galvão, Susana. "Impact of non-commercial recommendations on store attributes salience: an empirical study". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/30642.
  9. Silveira, Paulo Duarte; Bogas, Paulo Sérgio Ribeiro de Araújo. "The influence of brand affect on slogans memorability". (2019): http://hdl.handle.net/10400.26/37662.
  10. Silveira, P.D.; Galvão, S.; Bogas, P.. "The influence of customer retention time on slogan recall and recognition: An empirical study". International Journal of Economics and Business Administration 6 1 (2018): 3-13. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85058152128&partnerID=MN8TOARS.
  11. Silveira, Paulo Duarte; Marreiros, Cristina Galamba; Thambusamy, Roslind X.; Minas, Melis Y.; Bekirogullari, Zafer. "Shopper Centric Category Management in Convenience Stores: a Qualitative Study". The literature shows that category management is an important concept and tool for retailers and suppliers, but that there is a trend to move to a more shopper-centric category management approach, linked to the shoppermarketing approach. However, the knowledge on this issue is scarce on some retailing sectors, like convenience stores. The present study is focused on convenience stores, with the m (2017): http://hdl.handle.net/10174/20005.
    https://doi.org/http://dx.doi.org/10.15405/epsbs.2016.11.02.30
  12. Silveira, Paulo Duarte; Marreiros, Cristina Galamba. "Exploring Shopper Marketing Approach Implications On Brand Communication At The Point-Of-Purchase: An Experts Opinion Qualitative Study". Journal of Applied Business Research (JABR) 30 5 (2014): 1329. http://dx.doi.org/10.19030/jabr.v30i5.8790.
    Publicado • 10.19030/jabr.v30i5.8790
  13. Silveira, Paulo Duarte; Marreiros, Cristina. "Shopper marketing: a literature review". (2014): http://hdl.handle.net/10400.26/5419.
  14. Silveira, Paulo Duarte; Marreiros, Cristina Galamba. "Exploring shopper marketing approach implications on brand communication at the point-of-purchase: an experts' opinion qualitative study". Shopper marketing is a recent approach to marketing. Since shopper marketing is in the early stages of development, it is also an emerging research field and, consequently, questions and challenges to this approach are emerging across all the marketing-mix variables. This paper addresses the implications of adopting a shopper marketing view on the communication variable. Specifically, the purpose (2014): http://hdl.handle.net/10400.26/6695.
  15. Silveira, Paulo Duarte. "Marketing "verde": conceptualização teórica e abordagem da distribuição moderna retalhista alimentar em Portugal". Com o presente artigo pretendemos, fundamentalmente, abordar e desenvolver a relação entre marketing empresarial e ambiente, com especial realce para o sector da Distribuição Moderna Retalhista de produtos de base alimentar e genérica em Portugal. Para tal, iremos fazer uma conceptualização teórica sobre marketing ¿verde¿ e resumir e descrever os resultados que encontrámos no âmbito de um estudo e (2001): http://hdl.handle.net/10400.26/4857.
  16. Silveira, Paulo Duarte. "Bases de dados relacionais nas actividades de marketing de pequenas empresas enquanto instrumento de fidelização de clientes: seu potencial e princípios orientadores". O objectivo-base deste artigo é demonstrar que a existência e a utilização de bases de dados relacionais de marketing podem e devem desempenhar um papel essencial ao nível da fidelização de clientes em pequenas empresas. Para tal, a metodologia que seguiremos consistirá numa abordagem descritiva teórico-prática que procurará: clarificar o que entendemos por bases de dados relacionais em marketing; (2001): http://hdl.handle.net/10400.26/4858.
  17. Silveira, Paulo Duarte. "A ideologia do "verde" e o marketing". Revista Jurídica AAFDL 22 (1998): 517-542. http://hdl.handle.net/10400.26/4856.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Paulo Duarte Silveira; Fábio Sandes; Duarte Xara-Brasil. "The Impact of YouTube and TikTok Influencers in the Customer Journey: An Empirical Comparative Study Among Generation Z Users". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_26
  2. AGOSTINHO BUCHA, ANA ROLO, ANABELA FRANQUEIRA, ANTÓNIO RAMOS PIRES, CARLOS MATA, CÉLIA PICOITO, CRISTINA PALMA, FRANCISC. "Gestão de Marketing em Organizações Sociais". In Gestão das Organizações Sociais. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2022.
    Publicado
Livro
  1. Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Lanero-Carrizo, Ana; Xara-Brasil, Duarte; Vázquez-Burguete, José Luis; Sanchez-Hernandez, M. Isabel; Silveira, Paulo Duarte; Moreira, Sandrina Berthault; Galvão, Susana C. Brito; Barbosa, Vítor. Innovative driving marketing for a better world: the emergence of social proposals in pandemic times. 2021.
Resumo em conferência
  1. Marreiros, Cristina; Xara Brasil, Duarte; Moreira, Mafalda; Silveira, Paulo Duarte. "Measuring message dissemination of sales promotions on a retail environment: an empirical study of a single unexpected event". Trabalho apresentado em Transition in Agriculture - Agricultural Economics in Transition XI, Budapeste, 2014.
    Publicado
  2. Silveira, Paulo Duarte; Marreiros, Cristina. "Shopper Marketing and Brand Salience at the Point-Of-Purchase: an empirical study - abstract of doctoral research". Trabalho apresentado em 25th EMAC Doctoral Colloquium, Lisboa, 2012.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Bico, Rafaela Maria Sousa Oliveira Tiago. "Influência da comunicação visual de marcas no ponto de venda nas perceções e comportamento do comprador : estudo empírico em farmácias". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10362/24460.
  2. Silveira, Paulo Duarte Valente Almeida da. "Papel da comunicação visual de marcas no ponto-de-venda no contexto do marketing do comprador: um estudo empírico em lojas de conveniência". Doutoramento, Universidade de Évora, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17364.
  3. Silveira, Paulo Duarte Valente Almeida da. "Eco-marketing (marketing e ambiente) : estudo da distribuição moderna retalhista de base alimentar e genérica em Portugal". Mestrado, 1998. http://hdl.handle.net/10400.5/24746.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022 - 2023 Relação da Digitalização com a Satisfação de Clientes: O Caso do Serviço Após Venda no Retalho Automóvel.
Orientador de Vitor Rodrigues
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2021 - 2022 Plano de comunicação integrada para a marca IPS no contexto da E3UDRES2.
Orientador de Sara Quintrela
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2020 - 2021 O impacto dos micro-influenciadores no passa-palavra de produtos e marcas através do instagram.
Orientador de Lara Estevam
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2020 - 2020 Plano de comunicação para o IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição
Coorientador
Comunicação de Ciência (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2020 Plano de Owned Media Marketing Digital para as Farmácias Sacoor
Orientador de Marisa Gonçalves dos Santos
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2020 - 2020 Plano de Ação Digital para a geração de leads - Aplicação à RE/MAX Progresso
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 - 2020 Plano de ação digital para a geração de leads - aplicação à RE/MAX Progresso
Orientador de Rodrigo Cruz
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 - 2019 Concepção de plano de Marketing Digital para a Empresa Viagens El Corte Inglés
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 - 2019 Plano de Marketing Digital - Aplicação à empresa Lima Fortuna - produtora de bebidas licorosas & espirituosa
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 - 2019 Otimização do sítio de internet Voluntiir.com para motores de pesquisa
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2019 - 2019 Importância da presença online:o caso do setor privado de lares de idosos em Portugal
Orientador
Gestão de Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013 - 2013 Análise dos fatores de suscesso e insucesso na venda: aplicação ao setor do lazer
Orientador
Mestrado em Ciências Empresariais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 - 2013 Fusão dos Portos de Lisboa e Setúbal: partilha de um hinterland comum
Orientador
Mestrado em Ciências Empresariais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2007 - 2007 XIV Jornadas de Classificação e Análise de Dados - JOCLAD 2007
Congresso
JOCLAD, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022 Video game marketing: Players platform switching, in-game goods purchase, and flow experience
Arguente principal
D. Cai Xiaowei (Doutoramento)
Universidad Pública de Navarra, Espanha
2013 Fusão dos Portos de Lisboa e Setúbal: partilha de um hinterland comum Fernanda Nunes Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013 Análise dos fatores de suscesso e insucesso na venda: aplicação ao setor do lazer Bacalhau, Sílvia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - Atual EMAC Regional Conferences
2018 - Atual Jornadas Luso-Espanholas
2016 - Atual EMAC Annual Conferences

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - 2020 Journal of Applied Business Research (Associate Editor) Clute
2015/07/13 - 2015/07/13 International Journal of Marketing Studies (Editorial Board Member) Canadian Center of Science and Education

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2018 - Atual Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho de Docentes da ESCE-IPS para a área de marketing Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2016 - Atual Conceção de marca gráfica (logotipo) para sistema informático
2016 - Atual Relatório de Consultoria: Proposta de naming, slogan e marca gráfica para plataforma informática
2016 - Atual Relatório de Consultoria: Elaboração de estratégia de marketing para plataforma informática
2016 - Atual Proposta de desenvolvimento gráfico de site institucional para desktop para a empresa
2016 - Atual Relatório de Consultoria: Proposta e posicionamento, slogan, conceção de identidade gráfica, template de apresentação e desenvolvimento de estacionário para empresa
2016 - Atual Relatório de Consultoria: Conceção de naming, logotipo e slogan para plataforma informática no concurso Acredita Portugal
2016 - Atual Conceção de plano de marketing para plataforma Traineeasy no concurso Acredita Portugal
2016 - Atual Conceção de sítio de internet e SEO para empresa unipessoal de serviços marítimo-turísticos
2015 - Atual Conceção gráfica para sistema informático
2013 - Atual Relatório de Consultoria: Proposta de plano eleitoral para Junta de Freguesia de Belém
2013 - Atual Relatório de Consultoria: Proposta de Estratégia e Bases da Comunicação Eleitoral para Junta de Freguesia
2011 - Atual Parecer: Acompanhamento técnico de estudo de mercado para avaliar necessidades e potencial de lançamento de novo conceito de produto de fast mooving consumer good alimentar
2009 - Atual Relatório de Consultoria: Estudo estratégico sobre o mercado do Sal em Portugal: comportamentos de compra e consumo
2008 - Atual Relatório técnico: Peritagem a um Plano de Marketing num auto judicial
2007 - Atual Relatório de Consultoria: Estudo de análise e viabilidade de entrada no negócio de fabricação e comercialização de argamassas

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2001/06 - Atual Planeamento de Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Planeamento de Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Pesquisa de Mercados Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Pesquisa de Mercados Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Projeto em Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Tendências e Tecnologias Digitais em Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Tendências e Tecnologias Digitais em Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Sistemas de Informação e Previsão de Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Sistemas de Informação e Previsão de Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Auditoria de Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Auditoria de Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Estágio em Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Estágio em Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Estágio em Gestão da Distribuição e Logística Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Projeto em Distribuição e Logística Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Marketing Digital Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Marketing Digital Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Tendências em Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Tendências em Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Internet Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Internet Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Digital Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - Atual Digital Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2017 - 2017 Workshop | Poliempreende Outra (Curso médio)
2017 - 2017 Seminário shopper marketing 101 lições Extensão e divulgação científica (Curso médio)
2016 - 2016 Workshop | Poliempreende Outra (Curso médio)
2008 - 2008 “Seminário Marketing do produto"" Especialização (Curso médio) Cecoa - projecto Rede, Portugal
1998/11 - 2001/06 Princípios de Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1998/11 - 2001/06 Pesquisa de Mercados Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1998/11 - 2001/06 Sistemas de Previsão e Informação de Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1998/11 - 2001/06 Política de Preço Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1998/11 - 2001/06 Projecto em Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1998/11 - 2001/06 Marketing de Organizações Sem Fins Lucrativos Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1998/03 - 1998/11 Princípios de Marketing Área científica de Marketing (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/03 - Atual Center for Advanced Studies in Management and Economics of the Universidade de Évora (CEFAGE-UE)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2013/09 - Atual Membro da equipa de revisão dos estatutos da ESCE/IPS
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2013/04 - Atual Vice Presidente do Conselho de Representantes da ESCE-IPS
Outro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/05 - Atual Membro da Assembleia de Representantes da ESCE-IPS
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2010/09 - 2018/04 Membro de Conselho Científico da ESCE-IPS
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2001/06 - 2010/05 Membro de Conselho Científico
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2007/03 - 2007/07 Coordenador da equipa que analisou o interesse na criação de Cursos de Especialização Tecnológica para a ESCE-IPS
Coordenador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2004/12 - 2007/07 Membro do Conselho Pedagógico da ESCE-IPS
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2005/07 - 2006/10 Membro da equipa de Reestruturação da Licenciatura em Gestão da Distribuição e da Logística
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2005/07 - 2005/09 Membro da comissão para Avaliação dos Relatórios da Actividade Desenvolvida pelos docentes que beneficiaram de Apoio à Formação Avançada
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2004/11 - 2005/05 Coordenador da equipa que elaborou o estudo “Reestruturação Curricular e Definição de Áreas Comuns”, enquadrado no “Eixo A - Criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior”) da Estratégia Institucional do IPS
Coordenador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2003/02 - 2003/12 Coordenador da equipa de Auto-avaliação da Licenciatura em Marketing
Coordenador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2002/04 - 2002/12 Membro da equipa de Auto-avaliação da Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Journal of Creative Communications SAGE
2019 - Atual International Journal of Marketing Studies Canadian Center of Science and Education
2018 - Atual Journal of Research in Interactive Marketing emerald
2016 - Atual INNOVAR Universidad Nacional de Colombia
2018 - 2018 European Journal of Marketing emerald