Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- AIDA MARIA DE FIGUEIREDO FERREIRA
Nomes de citação
- Figueiredo, Aida
- Figueiredo Ferreira, Aida
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A214-FA2D-E243
- ORCID iD
- 0000-0002-9580-6888
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=y2C_AY4AAAAJ
Moradas
- Universidade de Aveiro - Departamento de Ciências da Educação. Campus Universitário Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Médicas e da Saúde - Ciências da Saúde
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/09
Concluído
|
Aida Figueiredo (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal "Interação Criança-Espaço Exterior em Jardim de Infância/Child-Outdoor spaces Interaction in Kindergarten" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com Louvor e Distinção/ Approved with Distinction |
2007/07
Concluído
|
Mestrado em Psicologia - Área de Especialização Psicologia Clínica do Desenvolvimento/Master's Degree in Psychology - Specialization
in Clinical Developmental Psychology (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Auto-Avaliação Processual dos Profissionais de Intervenção Precoce do Distrito de Aveiro/ Procedural Self-Assessment of Early
Intervention Professionals in the District of Aveiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom/ |
1992
Concluído
|
Licenciatura em Psicologia/Degree in Psychology (Licenciatura)
Especialização em Ramo de Aconselhamento Psicológico, Defectologia e Reabilitação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Psicologia - Ramo de Aconselhamento Psicológico, Defectologia e Reabilitação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
14 |
1986
Concluído
|
Curso de Enfermagem Geral/Nursing Course (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Portugal
"Enfermagem Geral" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
2009 - 2014 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2003/09/01 - 2009/07/15 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1995/12/04 - 2002/10/31 | Técnico Superior (Técnico Superior) | PDIAS - Projecto de Desenvolvimento Integrado e de Acção Social do Concelho de Soure, Portugal |
1995/12/01 - 2002/10/31 | Técnico Superior (Técnico Superior) | PIIP - Projecto Integrado de Intervenção Precoce do Distrito de Coimbra, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/02 - Atual | Diretora Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia/Director of the Master's Degree in Health Psychology and Neuropsychology | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal | ||
2019/07 - 2022/10 | Coordenadora de Mobilidade Erasmus/Erasmus Coordinator of Department of Education and Psychology | Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/02/01 - Atual | Membro Integrado/Integrated Member | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2007 - 2024/01/31 | Membro colaborador/Collaborating member | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal | ||
2001/01/02 - 2002/10/31 | Coordenadora Formação Profissional/Professional Training Coordinator | APPACDM de Soure, Portugal |
2001/07/02 - 2002/01/31 | Coordenadora Centro de Atividades Ocupacionais/Coordinator of the Occupational Activities Center | APPACDM de Soure, Portugal |
1995/12/01 - 2001/07/31 | Coordenadora Pedagógica do plano de Formação Profissional/Pedagogical Coordinator of the Professional plan | APPACDM de Soure, Portugal |
1995/12/01 - 2001/07/31 | Coordenadora Pedagógica/Pedagogical Coordinator | APPACDM de Soure, Portugal |
1997/09/01 - 1999/07/30 | Psicóloga (em regime de voluntariado e tempo parcial)/Psychologist | Equipa de Coordenação dos Apoios Educativos de Condeixa/Soure/Penela, Portugal |
1996/05/01 - 1996/09/30 | Diretora - regime de substituição/APPACDM Director | APPACDM de Soure, Portugal |
1994/01/03 - 1995/11/30 | Psicóloga das valências: Unidade Educativa e Centro de Atividades Ocupacionais/Psychologist for the departments: Educational Unit and Occupational Activities Center | CERCIPOM - Pombal, Portugal |
1994/09/01 - 1995/07/31 | Coordenadora Pedagógica/Pedagogical Coordinator | CERCIPOM - Pombal, Portugal |
1994/09/01 - 1995/07/31 | Psicóloga da Equipa de Educação Especial de Pombal/Psychologist of the Pombal Special Education Team | Equipa de Educação Especial de Pombal, Portugal |
1987/01/01 - 1993/12/31 | Enfermeira Grau I/Nurse Level 1 | Hospitais da Universidade de Coimbra, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/01 - 2021/08 | Projeto Casa da Mata - Academias Gulbenkian do Conhecimento/Casa da Mata Project - Gulbenkian Academies of Knowledge
231516 - AGC - Metodologias Experimentais
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
2006 - 2010 | Projecto Avaliação em Educação Pré-Escolar – Sistema de Acompanhamento das Crianças
PTDC/ CED/67633/ 2006
Investigador
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Associação para a Inovação e Desenvolvimento da FCT
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016/02/15 - Atual | Projeto Limites Invisíveis/Invisible Limits Project
Sem
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
Em curso
|
2018/06/01 - 2019/11/30 | Projeto Limites Invisíveis POISE/Invisible Limits. POISE Project
POISE-03-4639-FSE-000224
Investigador
CASPAE, Portugal
|
Portugal 2020 - Programa POISE - IIES
Concluído
|
2007 - 2009 | Projeto P.A.I. - Aveiro (Programa Alérgico Individualizado)
Sem
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Associação Ambiente e Alergias para a Promoção e Protecção da Saúde, Portugal |
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Revisão de livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2020/03/07 | Tempo, Criança, Natureza, Adulto.... Uma encruzilhada? ou talvez não.../ Time, Children, Nature, Adults.... A crossroads? or maybe not... | 2.º Encontro Regional de Vila Real APEI
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) (Vila Real, Portugal)
|
2019/06/11 | Limites Invisíveis: 3 anos de experiências educativas na Natureza / Invisible Limits: 3 years of educational experiences in nature | Formação de Técnicos Municipais responsáveis pela gestão dos espaços verdes de 8 municípios no âmbito do projeto A natureza
é a melhor sala de aula
CRE Porto (São João da Madeira, Portugal)
|
2019/05/25 | Brincar na natureza: potencialidades e limites/ Playing in nature: potential and limits | II Colóquio Brincar e modos de ser Criança (IAC)
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/04/22 | Uma investigação acerca da relação entre crianças com TDAH e a natureza/ An investigation into the relationship between children with ADHD and nature | VI Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, Movimentos, Mudanças e Permanências
Univates (Brasil)
|
2019/03/07 | Aprendizagens e desenvolvimento segundo diferentes perspetivas / Learning and development from different perspectives | Conferência no âmbito das Unidades Curriculares Seminário de Orientação Educacional¿ e ¿Prática Pedagógica Supervisionada
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2019/01/22 | Limites Invisíveis- Programas Educativos na Natureza/ Invisible Limits - Educational Programs in Nature | ICCA 2019 3th International Conference on Children and Adolescence
Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto, Portugal)
|
2018/11/24 | Espaço exterior/natureza: creche e jardim-de-infância - abordagens e processos/ Outdoor space/nature: care center and kindergarten - approaches and processes | Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI)
APEI (Viseu, Portugal)
|
2018/11/23 | Abordagem Educativa na Natureza/ Educational Approach in Nature | V Encontro CPCJ Ser mãe/pai no Séc. XXI: desafios da parentalidade
CPCJ (Mealhada, Portugal)
|
2018/11/20 | Limites Invisíveis: narrativa de um projeto na natureza/ Invisible Limits: the narrative of a project in nature | . XIII Congresso Nacional de Intervenção Precoce & III Seminário Espaços para a Infância
Hospital pediátrico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2018/11/16 | Programas Educativos na Natureza: crianças dos 3 aos 10 anos/ Educational Programs in Nature: children from 3 to 10 years old | Mesa Redonda Instituições, Tempos, Espaços e Interações no Jardim de Infância - IV SLBEI e I CLABIE
universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/11/15 | O contato com a natureza e o desenvolvimento biopsicossocial infantil/ Contact with nature and children's biopsychosocial development | IV SLBEI e I CLABIE
Universidade de Aveiro
|
2018/10/16 | Education in Nature - New approach in Portugal | Annual Toddler Festival
Queen Maud University College (Trndheim, Noruega)
|
2018/10/11 | Projeto Limites Invisíveis: a perceção das crianças./ Invisible Limits Project: children's perceptions. | XIV Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Coimbra: FPCEUC
Universidade de Coimbra
|
2018/09/12 | Limites Invisíveis Abordagem na natureza como contexto de desenvolvimento e de bem-estar/ Invisible Limits Approach to nature as a context for development and well-being | 4.º Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses
Porto
|
2018/07/12 | Brincar no e com o tempo de ser criança / Playing in and with the time of being a child | 4.º Seminário Diversidade, Educação e Cidadania - Direito da Criança ao Lazer, à Cultura e às Artes - O Tempo da Criança
Instituto de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2018/05 | Tertúlia: À volta das brincadeiras / Tertulia: Around games | Dia Mundial do Brincar
IAC (Coimbra, Portugal)
|
2018/05 | O brincar e os espaços natureza / Play and nature spaces | O brincar e os espaços natureza
LAAC (Aguada de Cima, Portugal)
|
2017/11 | Projeto de educação ao ar livre: Limites Invisíveis | XII Encontro de Educação: Escola sem Muros
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada do Instituto Piaget (Almada, Portugal)
|
2017/10 | Casa da Mata – A Floresta como espaço educativo | Gestão florestal sustentável – desafios e oportunidades da floresta portuguesa
BioFórum. (Albergaria-a-Velha, Portugal)
|
2017/08 | Invisible Limits Project: Innovative outdoor learning approach in Portugal | 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s
Rights
Alma Mater Studiorium Università Di Bologna (Bolonha, Itália)
|
2017/05 | A interação criança-espaço no jardim de infância… onde fica o brincar? | Colóquio Brincar e modos de ser criança
Instituto de Apoio à Criança (IAC) (Coimbra, Portugal)
|
2017/05 | Limites Invisíveis: uma abordagem educativa na natureza | XXII Congresso de neurociências e educação Especial – Identificar, Atuar e Medir para o sucesso de Tod@s!
Psicossoma (Viseu, Portugal)
|
2017/03/25 | Brincar… uma ponte para a inclusão | “50 anos… a brincar e a integrar… a sério!”
Centro Social Paroquial Paulo VI (leiria, Portugal)
|
2017/03 | O Jogo como expressão da interação criança-espaço exterior | IV Ciclo de Conferências Jogo e Motricidade na Infância
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2017 | Play as na expression of relation child-outdoor space. Comunicação integrada no painel “Outdoor Play and Learning SIG: Environments and Movement” | 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s
Rights”
Alma Mater Studiorium Università Di Bologna (Bolonha, Itália)
|
2017 | O brincar na sociedade atual | O brincar na sociedade atual
Casa da Criança Maria Granado, Fundação Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)
|
2017 | A importância dos espaços natureza e o brincar livre no jardim-de-infância | A importância dos espaços natureza e o brincar livre no jardim-de-infância
Associação Frei Gil (Bustos, Portugal)
|
2017 | Brincar é a atividade mais séria da criança | Brincar é a atividade mais séria da criança
Serviços de Ação Social Universidade de Coimbra (SASUC) (Coimbra, Portugal)
|
2016/12 | A criança e o brincar nos espaços exteriores | A criança e o brincar nos espaços exteriores
Hospital pediátrico de Coimbra, Centro de Desenvolvimento (Coimbra, Portugal)
|
2016/06/01 | Interação criança-espaço exterior em jardim de infância | Seminário Jogo e Motricidade no Desenvolvimento da Criança
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Investigação AB – Comportamento Motor Behavior (Lisboa, Portugal)
|
2016/01/30 | A importância da brincadeira nos primeiros anos de vida – brincar na lama ou no tapete? | Seminário Educação - Desafios para uma educação de futuro
Município de Tondela (Tondela, Portugal)
|
2016/01 | A dinâmica relacional criança-espaço exterior expressa através do jogo livre | XXIII Colóquio Internacional da AFIRSE. As pedagogias na sociedade contemporânea: desafios às escolas e aos educadores
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2015/11/14 | Formação e qualificação de recursos humanos para a 1ª infância: o que existe?/ o que queremos? | V Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano
Projeto GerminArte-Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2015/10/23 | Utilização e valorização dos espaços exteriores em contexto de jardim de infância | Utilização e valorização dos espaços exteriores em contexto de jardim de infância
Centro Social Santa Joana Princesa (Aveiro, Portugal)
|
2015/10 | Characteristics of children’s movement and kindergartens’ outdoor spaces. Comunicação integrada no painel “Curriculum; movement and democracy | na 25th Annual Conference EECERA 2015” Innovation, experimentation and adventure in early childhoods
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2015/09 | The impact of historical-cultural and social factors in early childhood teachers’ internal processes during outdoor practices. Comunicação integrada no painel “Historical, cultural and political perspectives” | 25th Annual Conference EECERA 2015” Innovation, experimentation and adventure in early childhoods
Universitat Autònoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2015/07 | Utilização e valorização dos espaços exteriores | XIII Encontro Nacional da APEI: Os mundos da infância: uma dinâmica de encontros
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (Coimbra, Portugal)
|
2015/05/23 | Impacto dos fatores histórico-culturais e sociais nas práticas de exterior em creche e jardim de infância | II Seminário Espaços para a Infância – Creche(ndo) com o exterior
Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) (Coimbra, Portugal)
|
2015/05/19 | Interação criança-espaços exteriores em jardim-de-infância | II Ciclo de Conferências Jogo e Motricidade na Infância (JMI)
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2015/05/09 | Brincar e aprender fora de portas | 1º Encontro Novos Rumos para a Educação de Bebés e Crianças em Creche e jardim-de-infância
Associação Gerações (Vila Nova de Famalicão, Portugal)
|
2015/05 | Promoção e proteção da saúde em contextos de infância | 1ª Vila da Saúde
Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha em parceria com o Município de Vila Nova da Barquinha (Vila Nova da barquinha, Portugal)
|
2015/04/22 | Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos | Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos
DEP- UA (Aveiro, Portugal)
|
2015/02/28 | Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos | Espaço exterior em creche e jardim-de-infância: abordagens e processos
Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) (Aveiro, Portugal)
|
2014/07 | O adulto e os espaços exteriores | Seminário Espaços para a Infância. Aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior
Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
|
2014/05/31 | Interações criança/espaço exterior em contexto de jardim-de-infância | Seminário Fora de Portas. Saúde, desenvolvimento e bem-estar das crianças nos espaços exteriores
Centro Social Infantil de Aguada de Baixo (Aguada-de-Baixo, Portugal)
|
2013/06/19 | Children’s interactions with outdoor spaces in 4 Portuguese kindergartens | Children’s interactions with outdoor spaces in 4 Portuguese kindergartens
Queen Maud University College (Trondheim, Noruega)
|
2012/10/20 | Crianças e Espaços Exteriores: que interacção? | IV Encontro Qualidade em Educação de Infância: a experiência de brincar
Fundação Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)
|
2012/10 | As interações das crianças com o meio envolvente durante o jogo livre | VII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança
Escola Superior de Educação de Coimbra
|
2012/09 | Outdoor play in early childhood contexts | 6th International Conference Child in the City
Child in the City (Zagreb, Croácia)
|
2012/03 | Espaços exteriores em creches e jardins de infância. Quais os desafios para crianças e educadores | Espaços exteriores em creches e jardins de infância. Quais os desafios para crianças e educadores
Creche/Jardim de Infância – MBB da Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
|
2012/03 | Espaços de jogo e recreio em contextos de infância | Espaços de jogo e recreio em contextos de infância
Escola Superior de Educação de Coimbra
|
2012 | Da legislação às práticas | Conferência Espaços exteriores em contextos de infância: potencialidades, desafios e estratégias
Departamento do Ambiente - Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2012 | Interactions between children and the outdoor spaces in four Portuguese kindergartens during free play. Comunicação integrada no painel "Children's well-being, involvement and participation in outdoor spaces | 22nd Annual Conference EECERA 2012" Pre-birth to three. Identities, learning, diversities
Instituto Politécnico do porto (Porto, Portugal)
|
2011/09/10 | O espaço exterior em contextos de infância | Congresso Pré-Escolar 2011 – Educar na creche e no jardim de infância
Porto Editora (Lisboa, Portugal)
|
2011/09 | O espaço exterior em contextos de infância | Congresso Pré-Escolar 2011 – Educar na creche e no jardim de infância. Das ideias à inovação
Porto Editora (Porto, Portugal)
|
2011/06 | Espaços escolares saudáveis | Espaços escolares saudáveis
Agrupamento de Escolas José dos Santos Bessa (Carapinheira, Portugal)
|
2011/05/11 | Espaços exteriores em contextos educativos, que desafios? | Espaços exteriores em contextos educativos, que desafios?
Colégio Bissaya Barreto (Coimbra, Portugal)
|
2011/01/12 | Não há mau tempo, há é roupa inapropriada – Forest schools | Não há mau tempo, há é roupa inapropriada – Forest schools
Creche/Jardim de Infância – MBB da Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
|
2011 | Emotional dimensions of affordances in childhood contexts. Comunicação integrada no Painel “Children’s places and the outdoor environment | 21st Annual Conference EECERA 2011 “Education from birth: research, practices and educational policy
Universidade de Genève (Genéve, Suiça)
|
2010/12 | Espaços educativos e infância: a importância do espaço exterior | I Ciclo de Seminários “Infância e Educação”
Departamento de Psicologia e de Ciências da Educação da Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
|
2010 | Avaliação de espaços e desenvolvimento curricular em contextos de infância – uma experiência em contextos de infância dinamarqueses” | Avaliação de espaços e desenvolvimento curricular em contextos de infância – uma experiência em contextos de infância dinamarqueses”
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2010 | Evaluating the emotional affordances in childhood contexts | 25th ICCP World Play Conference – Children’s play: new goals for the future
Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa (org.). Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Projecto do Alérgico Individualizado (P.A.I.): que realidade no distrito de Aveiro? | II Congresso Nacional de Educação para a Saúde
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2008 | Projecto do alérgico individualizado no Distrito de Aveiro nos grupos etários – 4 meses/ 10 anos | II Jornadas de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (lisboa, Portugal)
|
2008 | Implicação e Bem-estar dos profissionais de intervenção precoce no distrito de Aveiro | I Congresso Internacional em Estudos da Criança, Infâncias possíveis, mundos reais
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2021 | A importância da promoção de competências socioemocionais na infância: o papel da escola/The importance of promoting socioemotional
skills in childhood: the role of the school
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2021 | O uso problemático do Facebook e a sua relação com o espectro do autismo e a ansiedade social em estudantes universitários/Problematic
use of Facebook and its relationship with autism spectrum disorder and social anxiety in university students
Orientador
|
Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2019 | Vivências com a natureza e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH/Experiences with nature and the
cognitive and socio affective development of children with ADHD
Coorientador
|
Pós-Graduação Stricto Sensu, Doutorado em Ambiente e Desenvolvimento (Doutoramento)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2018 - 2019 | Importância do Jardim de Infância e do 1°CEB como potenciadores do desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças/The
importance of kindergarten and primary school as an enabler for the development of children's socioemotional skills
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2019 | Estratégias de promoção de competências de autorregulação : um estudo de caso no 1º CEB/Strategies for promoting self-regulation
skills: a case study in primary school
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 - 2019 | Estratégias de ensino-aprendizagem na promoção da autorregulação: um estudo de caso no 1.º CEB/Teaching-learning strategies
to promote self-regulation: a case study in the 1st CEB
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) |
2018 - 2019 | Impacto do treino cognitivo computadorizado em doentes com depressão moderada a grave: um estudo piloto/Impact of computerized
cognitive training in patients with moderate to severe depression: a pilot study
Coorientador
|
Mestrado em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | A importância do docente reflexivo na promoção do Bem-estar Emocional e Implicação das crianças/The importance of the reflective
teacher in promoting children's emotional well-being and involvement
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Alcoolismo, estádios motivacionais e qualidade de vida em indivíduos com problemas ligados ao álcool/Alcoholism, motivational
stages and quality of life in individuals with alcohol problems
Orientador
|
Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Estratégias de Ensino-aprendizagem na promoção de Implicação e Bem-estar Emocional em crianças do 1.º CEB/Teaching-learning
strategies to promote Implication and Emotional Well-being in primary school children
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Entre o interior e o exterior - As perceções dos pais sobre o espaço do jardim-de-infância/Between inside and outside - Parents'
perceptions of the kindergarten space
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Interação criança-espaço no recreio interior: um estudo de caso no 1.º CEB/Child-space interaction in the indoor playground:
a case study in the 1st CEB
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2017 - 2017 | Affordances percecionadas no espaço exterior: um estudo de caso no Pré-Escolar/Perceived Affordances in the Outdoor Space:
A Case Study in Preschool
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Um estudo de caso com crianças do 1º CEB: interação criança-espaço no recreio escolar exterior/A case study with primary school
children: child-space interaction in the outdoor playground
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Interação Adulto-Criança: a influência da disposição das mesas na sala de aula/Adult-Child Interaction: the influence of desk
layout in the classroom
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | Os espaços do Jardim de Infância: perspectivas das crianças/Kindergarten spaces: children's perspectives
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 - 2016 | A disposição das mesas na sala de aula e as interações entre crianças: um estudo de caso no 1º Ciclo/The arrangement of desks
in the classroom and interactions between children: a case study in Primary School
Orientador
|
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018/11/15 - 2018/11/17 | Comissão organizadora e científica do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância (SLBEI) e I Congresso Luso-Afro-Brasileiro
Infâncias e Educação (CLABIE), cujo tema foi Educação, Culturas e Cidadanias das Crianças. Universidade de Aveiro./ Organizing
and scientific committee of the IV Luso-Brazilian Seminar on Childhood Education (SLBEI) and I Luso-Afro-Brazilian Congress
on Childhood and Education (CLABIE), whose theme was Education, Cultures and Citizenship of Children. University of Aveiro. (2018 - 2018)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2018/02/16 - 2018/02/16 | Comissão organizadora da conferência Limites Invisíveis. 2 anos na (casa da) Mata, no âmbito da comemoração de 2 anos de implementação
dos Programas Casa da Mata - oferta educativa do Projeto Limites Invisíveis. / Organizing committee of the conference Invisible
Limits. 2 anos na (casa da) Mata, as part of the commemoration of 2 years of implementation of the Casa da Mata Programmes
- educational offer of the Invisible Limits Project. (2018/02 - 2018/02)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
projeto Limites Invisíveis, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018/07 | Estudo do efeito da carga cognitiva e da utilização de pistas diagnósticas na deteção da mentira na população reclusa/ Study
of the effect of cognitive load and the use of diagnostic clues on the detection of lies in the prison population
Presidente do júri
|
Ana Raquel Quitério Lourenço (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018 | Educação Ambiental na Educação Infantil: as vivências com a natureza no pátio da escola/ Environmental Education in Early
Childhood Education: experiences with nature in the schoolyard
Arguente principal
|
Bruna Medina Finger (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2017/12/14 | Vivências com a natureza e o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo de crianças com TDAH/ Experiences with nature and the
cognitive and socio-affective development of children with ADHD
Arguente principal
|
Mônica Maria Siqueira Damasceno (Outro)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
|
2017 | O que podemos mudar lá fora/ What we can change out there
Arguente principal
|
Vanessa Sofia Ferreira Araújo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2017 | À redescoberta do espaço exterior / Rediscovering outdoors
Arguente principal
|
Adriana Mateus Ferreira Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2016 | Alexitimia, regulação emocional e mindfulness: contributos para a compreensão da psicopatologia /Alexithymia, emotional regulation
and mindfulness: contributions to understanding psychopathology
Presidente do júri
|
Rute Luís Lima Pinto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2016 | O Desenvolvimento social e Emocional: percecionar a criança por inteiro/ Social and Emotional Development: seeing the whole
child
Arguente principal
|
Cátia Marisa Marques Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2016 | Profile of older adults with dementia in Europe: results from the SHARE study
Presidente do júri
|
Rafael António Gonçalves Ferreira (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2015 | Exterior(izando) Aprendizagens / Outdoor(izing) Learning
Arguente principal
|
Carla Patrícia Ferreira Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/10/23 - 2019/10/25 | VIII Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ VIII Psychology Conference of Aveiro University | |
2018/10/24 - 2018/10/26 | VII Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ VII Psychology Conference of Aveiro University | |
2017/10/25 - 2017/10/27 | VI Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ VI Psychology Conference of Aveiro University | |
2016/10 - 2016/10 | V Jornadas de Psicologia da Universidade de Aveiro/ V Psychology Conference of Aveiro University |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2015/12 - Atual | Revista Indagatio Didactica | CIDTFF |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2020/02/15 | Quatro dias de pré-escolar ao ar livre dão às crianças mais autonomia e menos ansiedade/ Four days of outdoor preschool give children more autonomy and less anxiety | Jornal O Público |
2020/02/01 | Crianças que não brincam/ Children who don't play | Revista Expresso |
2018/02/16 | Especialistas realçam vantagens educativas de brincar na Mata do Choupal/ Experts highlight the educational advantages of playing in Mata do Choupal | Diário de Notícias |
2017/02/13 | Aqui, as salas de aula são na mata. Faça chuva ou faça sol / Here, the classrooms are in the woods. Rain or shine | Jornal Público |
2016/07/08 | Brincar é a forma mais natural de aprender (texto de opinião). Revista Educare online, 8 julho. / Play is the most natural way to learn (opinion piece). Educare magazine online, July 8. | Revista Educare online |
2015/10/30 | É preciso perceber a que brincam as crianças e se estão felizes (texto de opinião)./ We need to understand what children are playing at and whether they are happy (opinion piece). | Revista Educare online |
2015/07/31 | As crianças passam pouco tempo nos recreios das creches/ Children spend little time in the playgrounds of nurseries | Revista Educare online |
2011/09/30 | Ensino Pré-escolar: entre cuidar e educar Pre-school education: between caring and educating | Revista Educare Online |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2018/03/11 - Atual | Primeiro Jornal/ First Journal | Projeto Limites Invisíveis |
2017/04/08 - Atual | Biosfera | Projeto Limites Invisíveis |
2017/03/02 - 2017/03/02 | Portugal em Direto / Portugal Direct | Invisible Limits |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2019 - Atual | Communication, Environmental Education and Interventions (CEAMI) research group at the University of Vale de Taquari Univates, Brazil, under the coordination of Professor Jane Márcia Mazzarino and Luciana Turatti. Grupo de pesquisa Comunicação, Educação Ambiental e Intervenções (CEAMI) da Universidade do Vale de Taquari ¿ Univates, Brasil, sob a coordenação da Professora Doutora Jane Márcia Mazzarino e Luciana Turatti. | Investigador |
2019 - Atual | CNPq (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Brasil / CNPq (Ministry of Science, Technology, Innovation and Communications), Brazil | Investigador |
2018 - Atual | International Play Association - An international organization that defends Article 31 (the child's right to play), it mobilizes many countries and thousands of experts to study and intervene in play in child develop./International Play Association - Organização internacional que defende o Art.º 31 (direito da criança ao brincar), e que mobiliza muitos países e milhares de especialistas sobre o estudo e intervenção sobre o jogo no desenvolvimento da criança. A relatora é membro fundador da IPA Oficial Portugal. | Investigadora |
2010 - Atual | Outdoor Play and Learning - Group of international researchers that aims to develop and disseminate high-quality research in the field of outdoor spaces and nature. Grupo de investigadores internacionais que visa desenvolver e disseminar investigação de elevada qualidade no âmbito dos espaços exteriores e de natureza. | Investigador |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019 - Atual | Scientific Committee of the Educazione e Natura Series Inaugurated with the launch of the book CON PAROLE DI FOGLIE E FIORI.
Bambini nella natura (With words of leaves and flowers. Children in nature), edited by L. Mortari and I. Mussini. The editorial
board includes renowned international experts.
Comissão científica da Série Educazione e Natura ¿ Inaugurada com o lançamento do livro CON PAROLE DI FOGLIE E FIORI. Bambini
nella natura (With words of leaves and flowers. Children in nature), editado por L. Mortari and I. Mussini.
Membro
|