Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria Sabina Madureira Nunes Valente
Nomes de citação
- Valente, S.
- Valente, S. N.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C217-EC15-E83A
- ORCID iD
- 0000-0003-2314-3744
- Researcher Id
- B-9550-2018
- Scopus Author Id
- 57205244381
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2021 - 2022
Concluído
|
Managing Emotions (Outros)
Yale University - Yale Center for Emotional Intelligence , Estados Unidos
|
95,31 % |
2015 - 2018
Concluído
|
Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Educational psychology
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
Very Good by unanimity - highest grade |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
CARE - Research Center on Health and Social Sciences , Portugal | ||
2022/12 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidad de Murcia, Espanha |
Psicología Evolutiva y de la Educación - Facultad de Educación , Espanha | ||
2020/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Évora, Portugal |
Research Center in Education and Psychology (CIEP) , Portugal | ||
2021/02 - 2024/01 | Investigador (Investigação) | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
VALORIZA – Research Center for Endogenous Resource Valorization, Portugal | ||
2021 - 2022 | Investigador (Investigação) | Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones psicopedagógicas , Argentina |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2022 - 2023 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008 - Atual | Accredited trainer in the areas of Educational Psychology (B112); Educational Technology and Communication (B115); and Specific Teaching - Biology and Geology (C05). | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021 - Atual | Inteligência emocional e bem-estar dos professores: Estudo transcultural em Portugal e Espanha [Emotional intelligence and
teachers' well-being: Cross-cultural study in Portugal and Spain]
CIEP/INT/06
Investigador responsável
Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) , Portugal
Universidad de Málaga, Espanha |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP) Fundação para a Ciência e a Tecnologia Em curso
|
2022/10/01 - 2023/11/10 | 2ProSA - Programa de Promoção do Sucesso Académico
CCI 2014PT05SFOP001
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
|
European Commission
Em curso
|
2013 - 2015 | Projeto + Social.E5G - Programa Escolhas 5ª Geração
Social.E5G
Município de Vila Real, Portugal
|
Fundo Social Europeu - European Commission
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09 - Atual | Eco-Escolas no Ensino Superior: EcoCampus
.
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
|
Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE)
Em curso
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Pré-impressão |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/06/04 | The importance of higher education institutions in development in low-density territories | XXXI Congreso Internacional European Business Ethics Network
Universidad de Extremadura (Cáceres, Espanha)
|
2023/10/04 | Avaliação preliminar sobre a inteligência emocional de professores de ciências em formação continuada [Preliminary assessment of the emotional intelligence of science teachers in continuing education] | XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; Universidade Estadual de Goiás (Brasil)
|
2022/10/05 | Inteligência emocional do professor: Do bem- estar profissional ao sucesso do processo de ensino e aprendizagem [Teachers' emotional intelligence: From professional well-being to the success of the teaching and learning process] | SIMPEC - Simpósio do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências
Universidade Estadual de Goiás (Goiás, Brasil)
|
2022/09/08 | Educação emocional em futuros educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclo [Emotional education in future educators and teachers of 1st and 2nd cycles ] | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga)
|
2022/09/08 | Inteligência emocional e autoeficácia como preditores de burnout em professores [Emotional intelligence and self-efficacy as predictors of teachers' burnout] | I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga)
|
2022/07/07 | Validação da Escala de Inteligência Emocional de Wong e Law em Professores Portugueses [Validation of Wong and Law's Emotional Intelligence Scale in Portuguese Teachers] | 2nd International Congress on 21st Century Literacies
School of Education, Polytechnic Institute of Santarém
|
2022/07/02 | Promoting socioemotional skills during initial teacher training: A pilot emotional educational program at the University of Minho | 8th ENSEC Conference on Social Emotional Learning and Positive Development Conference
Stefan cel Mare University of Suceava (Roménia)
|
2022/06/30 | Impact assessment of an emotional education program with Portuguese university students | 8th ENSEC Conference on Social Emotional Learning and Positive Development Conference
Stefan cel Mare University of Suceava (Roménia)
|
2021/09/03 | Inteligência emocional e gestão de conflito na relação pedagógica [Emotional intelligence and conflict management in the pedagogical relationship] | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga)
|
2021/09/03 | Educação emocional na formação de educadores e professores de 1.º ciclo: Análise curricular em Portugal [Emotional education in educators and teachers (1st cycle) training: Curricular analysis in Portugal] | XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Instituto de Educação, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2020/10 | Gerir o conflito em sala de aula: A importância da regulação emocional do professor [Managing conflict in the classroom: The teacher's emotional regulation significance] | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Vigo - Campus de Pontevedra (Espanha)
|
2020/10 | Educação emocional em supervisão educativa clínica: Que pertinência? [Emotional education in clinical supervision: What relevance?] | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Vigo - Campus de Pontevedra (Espanha)
|
2020/10 | Relação entre inteligência emocional e gestão de conflito: Um estudo com professores portugueses [Relationship between emotional intelligence and conflict management: A study with Portuguese teachers] | 8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Vigo - Campus de Pontevedra (Pontevedra, Espanha)
|
2020/02 | Investigar em educação: Desafios epistemológicos e metodológicos [Education research: Epistemological and methodological challenges] | IV ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
CIEP - Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
2019/09 | A importância das dinâmicas de desenvolvimento pessoal na escola: Intervenções em adolescentes e professores [The importance of personal development dynamics at school: Interventions in adolescents and teachers] | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Corunha, Espanha)
|
2019/09 | A regulação emocional como mediadora da gestão de conflitos em sala de aula [Emotion regulation as a mediator of conflict management in the classroom] | XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía
Universidade da Corunha (Espanha)
|
2019/07 | A importância da inteligência emocional na eficácia do processo de ensino: um estudo exploratório [The importance of emotional intelligence in the teaching process efficacy: an exploratory study] | 2nd Porto International Conference on Research in Education
Centro de Investigação e Inovação em Educação; Escola Superior de Educação - Politécnico do Porto
|
2019/07 | A inteligência emocional como variável preditiva na gestão da sala de aula [Emotional intelligence as a predictive variable in classroom management] | III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Inclusão e Diversidade
Instituto de Educação - Universidade de Lisboa
|
2019/05/31 | Teachers emotional health: the importance of emotional intelligence training | 1nd International Congress of Health and Well-being Intervention
Research in Education and Community Intervention (RECI); Escola Superior de Saúde Jean Piaget
|
2019/02 | Relação entre inteligência emocional e gestão de conflito em sala de aula [Relationship between emotional intelligence and conflict management in the classroom] | I Congresso Internacional em Inteligência Emocional - III Seminário Internacional em Inteligência Emocional
Instituto Politécnico de Bragança
|
2019/02 | Inteligência emocional na relação pedagógica [Emotional intelligence in the pedagogical relationship] | II Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional.
ISCET-Instituto Universitário de Lisboa.
|
2018/11 | Inteligência emocional e gestão construtiva de conflitos [Emotional intelligence and constructive conflict management] | Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Instituto de Educação - Universidade do Minho
|
2018/09 | Gerir o conflito na relação professor-aluno: uma questão de inteligência emocional? [Managing conflict in the teacher-student relationship: an emotional intelligence question?] | 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Braga)
|
2018/06 | Influência da inteligência emocional na gestão do conflito entre professor-aluno [Influence of emotional intelligence in the teacher-student conflict management] | 6th International congress of educational sciences and development.
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
|
2018/02 | Transformações emocionais e digitais potenciadoras dos estilos de aprendizagem [Emotional and digital transformations that enhance learning styles] | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação.
Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho
|
2018/02 | Influência das capacidades emocionais na eficácia para ensinar [Influence of emotional capacities on teaching efficacy] | III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação.
Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho
|
2017/09 | Inteligência emocional na gestão de disciplina em sala de aula [Emotional intelligence in classroom discipline management] | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
Universidade do Minho (Braga)
|
2017/08 | Adaptação e validação da escala de gestão de conflitos entre professores-alunos [Adaptation and validation of the conflict management scale between teachers and students] | XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia.
Universidade do Minho (Braga)
|
2017/05 | Competências emocionais na eficácia da gestão em sala de aula [Emotional skills in the classroom management efficacy] | II Encontro Internacional de Formação na Docência, INCTE 2017.
Instituto Politécnico de Bragança
|
2016/04/30 | Inteligência emocional em contexto educativo [Emotional intelligence in the educational context] | VII Jornadas Pedagógicas ¿ O Professor faz a diferença
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09 - Atual | Influência da regulação emocional na saúde mental e satisfação com a vida em estudantes do ensino superior [Influence of emotional
regulation on mental health and life satisfaction in higher education students]
Orientador
|
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal
|
2023/09 - Atual | O efeito do Reiki na ansiedade em adolescentes: Estudo piloto randomizado [The effect of Reiki on anxiety in adolescents:
A randomized pilot study]
Orientador
|
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
|
2022/09 - Atual | Prevenção do alcoolismo em jovens da Guiné Bissau [Preventing alcoholism among young people in Guinea Bissau]
Coorientador de Venza Mendes
|
Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal
|
2021/09 - Atual | Promoção da educação emocional em futuros educadores de infância e professores do 1º e 2º ciclos [Promoting emotional education
in future kindergarten teachers and 1st and 2nd cycle teachers]
Coorientador de Ângela Isabel Gomes Martins
|
Estudos da Criança - Especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças e Famílias (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2022/09 - 2024/06/05 | Unidades de ensino potencialmente significativas no processo de ensino aprendizagem de física na educação básica: Aspectos
cognitivos e emocionais [Potentially significant teaching units in the physics teaching-learning process in basic education:
Cognitive and emotional aspects]
Coorientador de Eugênio Gabriel Custódio Solino
|
Ensino de Ciências (Mestrado)
Universidade Estadual de Goiás, Brasil
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2024 | 7º Congreso Mundial de Educación EDUCA 2024 [7th World Education Congress EDUCA 2024] (2024/02/22 - 2024/02/24)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade da Coruña, Espanha |
2022 - 2023 | Relation-Centered Education Network (RCEN): 2023 Conference (2022/06/15 - 2023/06/16)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
California State University Sacramento College of Education, Estados Unidos |
2022 - 2023 | 6º Congreso Mundial de Educación EDUCA 2023 [6th World Education Congress EDUCA 2023] (2022/03/02 - 2023/03/04)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade da Coruña - Campus de Elviña, Espanha |
2022 - 2023 | V Congresso Nacional de Educação para a Saúde [5th National Health Education Congress] (2023/05/31 - 2023/06/02)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2022 - 2022 | Saúde psicológica e bem-estar em contextos educativos [Psychological health and well-being in educational settings] integrado
no I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação [integrated in the 1st International
Congress of Research and Intervention in School and Educational Psychology] (2022/09/08)
Simpósio
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2021 - 2021 | Educação emocional: Um novo paradigma na formação de professores, integrado no XVI Congresso Internacional Galego-Português
de Psicopedagogia [Emotional education: A new paradigm in teacher education, integrated into the XVI Galician-Portuguese International
Congress of Psychopedagogy] (2021/09/03)
Simpósio
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020 - 2021 | 2nd International Congress of Health and Well-being Intervention (2021/03/28 - 2021/03/29)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Piaget Institute , Portugal |
2020 - 2020 | A educação emocional como resposta aos desafios profissionais [Emotional education as a response to professional challenges]
integrated in the 8th International Congress of Educational Sciences and Development (2020/10/29)
Simpósio
|
Universidad de Vigo - Campus de Pontevedra, Espanha |
2019 - 2019 | Teacher Training - integrated in the 2nd Porto International Conference on Research in Education (2019/07/19)
Mesa-redonda
|
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal |
2019 - 2019 | Inteligência emocional e educação: Uma articulação possível e necessária, integrado no XV Congresso Internacional Galego-Português
de Psicopedagogía[Emotional intelligence and education: A possible and necessary articulation, integrated into the XV Galician-Portuguese
International Congress of Psychopedagogy] (2019/10/06)
Simpósio
|
Universidade da Coruña, Espanha |
2018 - 2018 | Educação, Escola e Mundo Digital, integrado no III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação [Education, School
and Digital World, integrated into the III International Colloquium on Social Sciences in Education] (2018/02/09)
Mesa-redonda (Outra)
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2016 - 2016 | Inteligência emocional em contexto educativo - Workshop integrado nas VII Jornadas pedagógicas: O professor faz a diferença
no desempenho escolar [Emotional intelligence in an educational context - Workshop integrated into the VII Pedagogical Days:
The teacher makes a difference in school performance]. (2016/04/09)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/09/16 - 2022/09/19 | Transforming Education, Building our Future
Outro
|
Transforming Education Summit 2022
United Nations Principles for Responsible Management Education, Estados Unidos
|
2022/09/08 - 2022/09/10 | Panel coordination: Spaces for development and non-formal education; Symposium coordination: Psychological health and well-being
in educational contexts; and Planned communications
Congresso
|
I Congresso Internacional de Investigação e Intervenção em Psicologia Escolar e da Educação
Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC), Portugal
|
2022/07/07 - 2022/07/08 | Communication: Validation of Wong and Law's Emotional Intelligence Scale in Portuguese Teachers; and Poster: Relationship
between emotional intelligence, burnout and life satisfaction in teachers
Congresso
|
2nd International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2022)
Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
|
2022/06/28 - 2022/06/30 | Global Community Health
Oficina (workshop)
|
UNESCO Institut International de Planification de l'Education, França
|
2022/06/15 - 2022/06/15 | Re-thinking education from the classroom up: What teachers think about the future of schooling (Webinar)
Outro
|
OECD Education and Skills Today
OECD Directorate for Education and Skills, França
|
2022/04/01 - 2022/04/01 | Educação para o Empreendedorismo [Education for Entrepreneurship]
Outro
|
Cátedra de Estudos Globais - Universidade Aberta , Portugal
|
2022/03/30 - 2022/03/30 | Ask an expert: What role does emotional well-being play in 21st-century childhood? (Webinar)
Outro
|
OECD Education and Skills Today
OCDE Centre de développement, França
|
2022/03/24 - 2022/03/24 | Futuro de la Educación Emocional [Future of Emotional Education]
Conferência
|
Ciclo de conferencias de las Formaciones en Educación Emocional y Bienestar
Red Internacional de Educación Emocional y Bienestar (RIEEB), Espanha
|
2022/02/04 - 2022/02/04 | Making qualitative analysis constant, comparative & collaborative with Quirkos founder Daniel Turner (Webinar) |
Sage Publications Inc, Estados Unidos
|
2021/12/11 - 2021/12/11 | Poster presentation: Teacher's emotional intelligence and conflict management in the pedagogical relationship
Congresso
|
I Congreso Internacional en Inteligencia emocional en Entornos educativos
Universitat Jaume I, Espanha
|
2021/10/26 - 2021/10/26 | How can governments and teachers work together to make education more equitable, resilient and student-centred? (Webinar)
Outro
|
OECD Education and Skills Today
OECD Centre for Educational Research and Innovation, França
|
2021/10/12 - 2021/10/12 | Da educação emocional à competência emocional - na rota da emoções e dos sentimentos [From emotional education to emotional
competence - on the route of emotions and feelings]
Outro
|
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/10/01 - 2021/10/03 | Inovar, Potenciar, Transformar, Pensar a Educação no Pós-pandemia [Innovate, Enhance, Transform, Think about Education in
the Post-pandemic]
Congresso
|
EDUsummit 2021
Federação Nacional da Educação , Portugal
|
2021/09/28 - 2021/09/28 | How can teachers get the best out of their students? Insights from TALIS 2018 (Webinar)
Outro
|
Insights from TALIS 2018
OECD Directorate for Education and Skills, França
|
2021/09/01 - 2021/09/03 | Organização e coordenação do simpósio - Educação emocional: Um novo paradigma na formação de professores; e Comunicações previstas
[Organization and coordination of the symposium - Emotional education: A new paradigm in teacher training; and Planned communications]
Congresso
|
XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho, Portugal
|
2021/02/02 - 2021/02/02 | Supporting change in education - How countries are using indicators to monitor the progress of reforms (Webinar)
Outro
|
Supporting change in education
OECD Directorate for Education and Skills, França
|
2020/11/18 - 2020/11/20 | La permanencia en el sistema educativo en época de covid-19 [Permanence in the educational system in times of covid-19]
Congresso
|
CLABES
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
|
2020/10/28 - 2020/10/30 | Organização e coordenação do simpósio - A educação emocional como resposta aos desafios profissionais; e Comunicações previstas
[Organisation and coordination of the symposium - Emotional education as a response to professional challenges; and Planned
communications]
Congresso
|
8th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidad de Granada, Espanha
|
2020/09/29 - 2020/09/29 | Successful schools in testing times: Insights from PISA 2018 (Webinar)
Outro
|
Insights from PISA 2018
OECD Directorate for Education and Skills, França
|
2020/03/06 - 2020/03/06 | Participation as an assistant at the dissemination seminar of the European project SUnStAR
Seminário
|
SUnStAR – Supporting Students at Risk of Dropping Out
Comissão Europeia | Programa ERASMUS+, Portugal
|
2020/02/07 - 2020/02/08 | Oradora convidada: Investigar em educação [Invited speaker to the round table: Researching in education]
Encontro
|
IV Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
Centros de Investigação em Ciência e Políticas da Educação. , Portugal
|
2019/12/05 - 2019/12/06 | International Conference: Equity in higher education - Evidence, Policy and Practice
Conferência
|
2019 EDULOG International Conference
Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
|
2019/10/02 - 2019/10/04 | SEL Exchange Webinar Series-Social and Emotional Learning: From Theory to Practice to Systemic Change (Dr. Marc Brackett)
Conferência
|
2019 Social & Emotional Learning Exchange (SEL) Exchange
Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning (CASEL) , Estados Unidos
|
2019/09/09 - 2019/09/11 | VII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho [VII International Seminar on Cognition, Learning and Performance]
Seminário
|
VII Seminário Internacional Cognição, Aprendizagem e Desempenho
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/09/07 - 2019/09/07 | Desafios da Investigação em Psicologia da Educação: Contributos de Parcerias e Projetos Internacionais Conferência coletiva
[Challenges of Research in Educational Psychology: Contributions from Partnerships and International Projects Collective Conference
(Collective Conference)]
Conferência
|
III Conferência Internacional da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2019/09/06 - 2019/09/06 | Organização e coordenação do simpósio - Inteligência emocional e educação: Uma articulação possível e necessária; e Comunicações
previstas [Symposium organization and coordination - Emotional intelligence and education: A possible and necessary articulation;
and planned communications]
Congresso
|
XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogía
Universidade da Coruña, Espanha
|
2019/07/17 - 2019/07/19 | Organização e moderação do painel: Formação de Professores [Panel organization and moderation of the panel: Teacher Training]
Conferência
|
2nd Porto International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/15 - 2019/07/17 | Comunicação integrada no simpósio - Aprendizagem e Avaliação, Emoções e Motivações [Communication integrated into the symposium
- Learning and Assessment, Emotions and Motivations]
Congresso
|
III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Inclusão e Diversidade
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
|
2019/02/21 - 2019/02/24 | Coordenação do painel: Psicologia e Ciências da Educação [Panel coordination: Psychology and Educational Sciences]
Congresso
|
I Congresso Internacional A Morte: Leituras da Humana Condição
Instituto de estudos avançados em catolicismo & globalização, Portugal
|
2019/02/01 - 2019/02/02 | Inteligência emocional na relação pedagógica [Emotional intelligence in the pedagogical relationship]
Outro
|
II Jornadas Internacionais do Pensamento Emocional
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019 - 2019 | Motivação e Inteligência Emocional [Motivation and Emotional Intelligence]
Seminário
|
Motivação e Inteligência Emocional
Interreg (España-Portugal), Portugal
|
2019 - 2019 | New insights on teaching and learning - What to expect from TALIS
Conferência
|
New insights on teaching and learning - What to expect from TALIS
Australian Delegation to OECD, França
|
2018/02/08 - 2018/02/10 | Moderação do painel: Educação, Escola e Mundo Digital [Panel moderation: Education, School and Digital World]
Outro
|
III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho, Portugal
|
2018 - 2018 | Educação para a saúde: Educação emocional [Health education: Emotional education]
Seminário
|
Educação para a saúde: Educação Emocional
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2017 - 2017 | Comunicação na sessão: Formação docente e educação para o desenvolvimento [Communication in the session: Teacher training
and education for development]
Encontro
|
II Encontro Nacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2015 | II Seminário Internacional em Inteligência Emocional [II International Seminar on Emotional Intelligence]
Seminário
|
II Seminário Internacional em Inteligência Emocional
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2014 - 2014 | A neurobiologia da felicidade [The neurobiology of happiness]
Seminário
|
A neurobiologia da felicidade
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
|
2013 - 2013 | 1º Encontro Nacional de Redes de Apoio ao Empreendedorismo [1st National Meeting of Entrepreneurship Support Networks]
Encontro
|
1º Encontro Nacional de Redes de Apoio ao Empreendedorismo
Rede EmpreeDouro , Portugal
|
2009 - 2009 | Comunicação: Relação pedagógica e relações humanas [Communication: Pedagogical relationship and human relations]
Encontro
|
Relação pedagógica e relações humanas
Colégio Salesiano de Poiares, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/07/20 | As conceções do educador em relação à inteligência emocional em crianças de idade pré-escolar (com problemas comportamentais)
[Educator's conceptions regarding emotional intelligence in preschool children (with behavioral problems)]
Arguente
|
Sandra Patrícia Vieira da Silva (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT), Portugal
|
2021/04/13 | Analyzing the role of emotional intelligence on work engagement among teachers. An application of the Job Demands-Resources
theory
Vogal
|
Sergio Mérida López (Doutoramento)
Universidade de Málaga, Espanha
|
2020/02/05 | Riscos Físicos e Psicológicos nas Mulheres Vítimas de Violência Doméstica: Intervenção preventiva no bairro Capalanca [Physical
and Psychological Risks in Women Victims of Domestic Violence: Preventive intervention in the Capalanca neighborhood]
Arguente
|
Ana Duarte Morais Van-Dúnem (Mestrado)
Instituto Piaget Unidade de Investigação em Educação e Intervenção Comunitária, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2024 | 7º Congreso Mundial de Educación EDUCA 2024 [7th World Education Congress EDUCA 2024] | Campus de Elviña, Universidade da Coruña |
2022 - 2023 | 6º Congreso Mundial de Educación EDUCA 2023 [6th World Education Congress EDUCA 2023] | Campus de Elviña, Universidade da Coruña |
2022 - 2023 | V Congresso Nacional de Educação para a Saúde [5th National Health Education Congress] | Universidade de Évora |
2020 - 2021 | 2nd International Congress of Health and Well-being Intervention | University Campus of Viseu - Piaget Institute, Portugal |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2023 - Atual | Scientific Reports (20452322) | Nature Publishing Group |
2023 - Atual | Practical Pedagogy Studies (2837-7044 ) | Sanderman Publishing House |
2022 - Atual | Revista Aprender (2184-5255) | ESECS - Instituto Politécnico de Portalegre |
2022 - Atual | International Journal of Education and Practice (23103868 ) | Conscientia Beam |
2020 - Atual | Psychology in Schools (00333085, 15206807) | Wiley-Liss Inc. |
2019 - Atual | Frontiers in Psychology (1664-1078) | Frontiers Media SA |
2019 - 2023 | Frontiers in Education (2504-284X) | Frontiers Media SA |
2020 - 2020 | Performance Improvement Quarterly (1937-8327) | Wiley (John Wiley & Sons) |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Scientific adviser | Zoom Talentos (ONGD), Portugal |
2024 - 2024 | Júri das "Histórias da Ajudaris 24" - Projeto de Afetos [Jury of "Ajudaris 24 Stories" - Affections Project] | Ajudaris - Associação de Solidariedade Social , Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/09 - Atual | Sistemas Naturais e Sociais [Natural and Social Systems] | Educação Pré-escolar e Ensino do 1° Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2024/09 - Atual | Biologia Humana [Human Biology] | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2023/09 - Atual | Ciências da Terra e da Vida [Earth and Life Sciences] | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2023/09 - Atual | Educação Ambiental [Environmental education] | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2023/03 - Atual | Ética em Educação [Ethics in Education] | Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2022/09 - Atual | Relações Humanas e Comunicação [Human Relations and Communication] | Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2022/09 - Atual | Relações Interpessoais e Mediação de Conflitos [Interpersonal Relations and Conflict Mediation] | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2022/09 - Atual | Educação para a saúde [Education for Health] | Educação Social (Licenciatura) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2022 - Atual | Estilos de vida saudáveis e prevenção das dependências [Healthy lifestyles and addiction prevention] | Educação e Protecção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2022 - Atual | Educação para a Saúde [Health Education] | Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2022 - Atual | Educação para a Saúde [Health Education] | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2024/04/12 - 2024/04/12 | Gestão de conflitos em contexto escolar: Estratégias e intervenções [Conflict management at school: Strategies and interventions] | Ciências da Educação (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2024/01 - 2024/01 | Competências pessoais e métodos de trabalho [Personal Skills and Work Methods] | Salesforce - 3ª Edição do Programa UPskill (Outros) | Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
2022/09 - 2023/03 | Competências Pessoais e Métodos de Trabalho [Personal Skills and Work Methods] | Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação | Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal |
2022/10 - 2023/02 | Competências Pessoais e Métodos de Trabalho [Personal Skills and Work Methods] | Programação Ágil e Segurança de Sistemas de Informação | Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Desenvolvimento infanto-juvenil, aprendizagem e sucesso escolar [Child development, learning and school success] | Educação e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (Mestrado) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2022/09 - 2023/02 | Artes e dinâmicas de grupo [Arts and group dynamics] | Acompanhamento de Crianças e Jovens (Curso Técnico Superior Profissional) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2022/10 - 2022/10 | Seminário interno de pesquisa: Professor convidado [Internal research seminar: Invited teacher] | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (Master Universitario) | Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas, Brasil |
2022 - 2022/07/31 | Biologia Humana e Saúde [Human Biology and Health] | Educação Básica (Licenciatura) | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Portalegre , Portugal |
2018/10 - 2019 | Gestão de Conflitos na Relação Pedagógica [Conflict Management in the Pedagogical Relationship] | Formação de Professores de Educação Especial [Special Education Teacher Training] (Outros) | Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), Portugal |
2017/09 - 2018 | Inteligência Emocional na Relação Pedagógica [Emotional Intelligence in the Pedagogical Relationship] | Formação de Professores de Educação Especial [Special Education Teacher Training] (Outros) | Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo (APPDA), Portugal |
2016/04 - 2016/04 | Educational and School Psychology (Invited teacher: Emotional skills, conflict management, and teacher efficacy) | Psychology: 3rd year (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
2016/04 - 2016/04 | Psychology: Profession and Deontology (Invited teacher: Emotional skills and conflict management) | Psychology: 1st year (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022 - Atual | Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC) [Association for the Development of Research in Educational Psychology] | Member |
2021 - Atual | Red Internacional de Educación Emocional y Bienestar (RIEEB) [International Network for Emotional Education and Bienestar] | Founding Member |
2020/01 - Atual | International Society for Emotional Intelligence (ISEI) | Member |
2020 - Atual | Asociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia, Mayores y Discapacidad (INFAD) [National Association for Evolutionary and Educational Psychology of Childhood, Adolescence, the Elderly, and Disability] | Miembro |
2019/06 - Atual | Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía (ACIP) [International Scientific Association of Psychopedagogy] | Miembro |
2017/09 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) [Portuguese Society of Educational Sciences] | Member |
2015/05 - Atual | European Network for Social and Emotional Competence (ENSEC) | Member |
2021 - 2024 | Núcleo de Investigação e Intervenção em Educação Emocional (NIIEM) [Emotional Education Research and Intervention Group] | Vice president |
2018/11 - 2021 | Grupo de Investigação em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento (GICAD) [Research Group on Cognition, Learning and Development] | Membro |
2015/04 - 2020 | Associação Internacional para o Desenvolvimento da Educação Emocional (PAIDEIA) [International Association for the Development of Emotional Education] | Membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - Atual | Technical Committee of Practical Pedagogy Studies - Official member of the ScholarHUB | Global Academic Platform - ScholarHUB, Reino Unido |
2022 - Atual | Board of Relation-Centered Education Network | California State University Sacramento College of Education, Estados Unidos |
2021 - Atual | Chair Global Health & Education | UNESCO Institut International de Planification de l'Education, França |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024 - Atual | Frontiers in Public Health (22962565) | Frontiers Media S.A. |
2024 - Atual | The Teacher Educator (0887-8730 ) | Taylor and Francis Ltd. |
2023 - Atual | Social Psychology of Education (13812890 ) | Springer Netherlands |
2023 - Atual | BMJ Open (20446055 ) | BMJ Publishing Group |
2022 - Atual | BMC Medical Education (14726920) | BioMed Central Ltd. |
2022 - Atual | Scientific Reports (20452322 ) | Nature Publishing Group |
2022 - Atual | Formación Universitaria (07185006) | Centro de Informacion Tecnologica |
2022 - Atual | BMC Psychology (2050-7283) | BioMed Central Ltd. |
2021 - Atual | PLoS ONE (19326203) | Public Library of Science |
2021 - Atual | SAGE Open (21582440) | SAGE Publications Inc. |
2021 - Atual | Cogent Education (2331186X) | Taylor and Francis Ltd. |
2021 - Atual | Psychology in the Schools (00333085, 15206807 ) | Wiley-Liss Inc. |
2020 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (19326203) | Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade Minho |
2023 - 2023 | International Journal of Instruction (1694609X, 13081470 ) | Gate Association for Teaching and Education |
2023 - 2023 | Frontiers in Education (2504284X) | Frontiers Media S.A. |
2022 - 2023 | Sustainability (20711050 ) | MDPI |
2020 - 2023 | European Journal of Special Needs Education (1469-591X) | Informa UK (Taylor & Francis) |
2018 - 2023 | Millenium - Journal of Education Technologies and Health (1647-662X) | Polytechnic Institute of Viseu |
2022 - 2022 | Healthcare (Switzerland) (22279032) | MDPI AG |
2022 - 2022 | Psych | MDPI |
2022 - 2022 | Ciencias Psicológicas (1688-4221 ) | Facultad de Psicología. Universidad Católica del Uruguay |
2022 - 2022 | Global Social Sciences Review (GSSR) (2616-793X ) | Islamabad: Humanity Development Society |
2022 - 2022 | Discover Psychology (2731-4537 ) | Springer |
2022 - 2022 | BMC Nursing (14726955 ) | BioMed Central Ltd. |
2022 - 2022 | Actualidades Investigativas en Educación (1409-4703) | Instituto de Investigación en Educación, Universidad de Costa Rica |
2022 - 2022 | Applied Sciences (20763417) | Multidisciplinary Digital Publishing Institute |
2022 - 2022 | International Journal of Environmental Research and Public Health (16604601, 16617827) | Multidisciplinary Digital Publishing Institute |
2022 - 2022 | Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied (19401019, 00223980 ) | Routledge |
2021 - 2021 | Education Inquiry (20004508 ) | Taylor and Francis Ltd. |
2021 - 2021 | Frontiers in Computer Science (2624-9898) | Frontiers Media SA |
2021 - 2021 | Journal of Intelligence (2079-3200) | MDPI |
2020 - 2020 | Revista de Investigación Educativa (1989-9106 ) | Servicio de Publicaciones de la Universidad e Murcia |
2020 - 2020 | International Journal of Research in Education and Science (2148-9955) | ISTES Organization |
2020 - 2020 | Journal of language and Education (2411-7390) | National Research University, Higher School of Economics (HSE) |
2019 - 2020 | Universal Journal of Educational Research (2332-3213) | Horizon Research Publishing Co., Ltd. |
2019 - 2019 | South Asian Journal of Management Sciences (2410-8537) | Iqra University |
2019 - 2019 | African Educational Research Journal (2354-2160) | Net Journals |
2017 - 2017 | Teacher Education and Curriculum Studies (2575-498X) | Science Publishing Group |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022 - Atual | Programa de Tutoria do Instituto Politécnico de Portalegre [Tutoring Programme of the Polytechnic Institute of Portalegre] | Alunos do 1.º ano de Educação Social [1st year Social Education students] |
Distinções
Prémio
2019 | Premio L. S. Vigotsky de Investigación Psicopedagógica
Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía , Espanha
|
Outra distinção
2020 | Distinction of downloads following publication
John Wiley & Sons Inc, Estados Unidos
|