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Gabriela Tavares has a Master in "Portuguese as a Foreign Language (L2/LE)" by the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto, and a PhD in "Language Teaching – Multilingualism and Education for a Global Citizenship", by NOVA FCSH/Universidade Aberta, with an FCT fellowship (2020.05740.BD). She teaches Portuguese L2, collaborating with various institutions in Hungary, and is currently the Portuguese lecturer at the Centre for Foreign Language Education and Research of Corvinus University, in Budapest. She is also a researcher in CLUNL/NOVA FCSH. She carries out research using experimental approaches to investigate work in L2 Phonology acquisition, with a focus on the acquisition of European Portuguese.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gabriela Pereira Tavares

Nomes de citação

  • Tavares, Gabriela
  • Sándor, Gabriela

Identificadores de autor

Ciência ID
C314-F8F4-CF6F
ORCID iD
0000-0002-1702-1110

Endereços de correio eletrónico

  • gabrielatavares@fcsh.unl.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 934585874 (Pessoal)
  • (36) 6204957870 (Pessoal)

Moradas

  • Rua dos Infantes, n. 3 -2º andar, 7800-133, Beja, Beja, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Húngaro Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2018/10 - 2024/01
Concluído
Didática das Línguas: Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Especialização em Ensino do Português Língua Estrangeira
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
"Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica / Word stress and reduced vowels perception and acquisition in L2 Portuguese. Pedagogical implications" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom, unânime
2022/04/19 - 2022/04/21
Concluído
XVIII Experimental Methods in Language Acquisition Research (EMLAR) (Outros)
Especialização em Bayesian Statistics; PRAAT (beginner, advanced); Statistics with R (beginner, advanced)
Universiteit Utrecht, Países Baixos
2021/09/11 - 2021/11/27
Concluído
Curso Intensivo de Análise de Dados (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/04/13 - 2021/04/15
Concluído
XVII Experimental Methods in Language Acquisition Research (EMLAR) (Outros)
Universiteit Utrecht, Países Baixos
2018/09/03 - 2018/09/07
Concluído
X Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais: Ensino de Português como Língua Estrangeira/Língua não Materna (Outros)
Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Cabo Verde

Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Lorand de Budapeste, Departamento de Português, Hungria
2014/09 - 2015/11
Concluído
Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Literatura oral tradicional lusófona no ensino/aprendizagem do PLE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19/20
2008/09 - 2013/07
Concluído
Língua, Literatura e Cultura – Estudos portugueses (Licenciatura)
Especialização em Introdução à Educação
Universidade Aberta, Portugal
18/20
2006/04 - 2006/07
Concluído
Curso de Formação à Distância: Ensino/Aprendizagem do Português Europeu Língua Segunda (6ECT) (Outros)
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
A (A-F)
1993 - 1999
Concluído
Arquitectura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
14/20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Leitor (Docente Universitário) Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Corvinus University Budapest - Centre for Foreign Language Education and Research, Hungria
2011/04/01 - 2021/02 Leitor (Docente Universitário) Budapesti Corvinus Egyetem, Hungria
Corvinus University Budapest - Centre for Foreign Language Education and Research, Hungria
2016/09/01 - 2018/01/31 Leitor (Docente Universitário) Eötvös Loránd Tudományegyetem, Hungria
Eötvös Loránd University, Eötvös Loránd University Faculty of Humanities - Department of Portuguese Language and Literature, Hungria
2006/09/01 - 2011/06/30 Leitor (Docente Universitário) Eötvös Loránd Tudományegyetem, Hungria
Eötvös Loránd University, Eötvös Loránd University Faculty of Humanities - Department of Portuguese Language and Literature, Hungria

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10 - 2020/11 Leitora portuguesa (Colaboração nos Exames Nacionais de Português) Gabinete de Educação do Ministério dos Recursos Humanos da Hungria, Hungria
2010/03/01 - 2017/10/30 Leitora portuguesa (Colaboração nos Exames Nacionais de Português) Gabinete de Educação do Ministério dos Recursos Humanos da Hungria, Hungria
2008/12/01 - 2017/06/30 Leitor Áron Tamási Elementary School and German Nationality High School, Hungria
2005/09/01 - 2009/06/01 Colaboradora da leitora do Camões I. P. na Biblioteca/Mediateca do Centro e apoio à Ação cultural Centro de Língua Portuguesa do Camões I. P. em Budapeste, Hungria
2000/01/01 - 2003/11/01 Arquiteta Arquiespaço – Arquitectura e Urbanismo Lda., Portugal
1999/01/01 - 1999/06/01 Estagiária de Arquitetura Architectes Urbanistes D.E.N.S.A.I.S, França
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/02/01 - 2023/07/31 Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica com aprendentes húngaros
2020.05740.BD
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/02/01 - 2024/07/31 Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
2022.04013.PTDC
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sándor, Gabriela. "Simulação Global em PLE". 2014.
Artigo em revista
  1. Gabriela Tavares; Andrea Deme; Susana Correia. "Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: A forced-choice identification study with Hungarian native speakers". Toronto Working Papers in Linguistics 44 (2022): https://doi.org/10.33137/twpl.v44i1.36758.
    10.33137/twpl.v44i1.36758
Capítulo de livro
  1. Sándor, Gabriela. "A literatura oral tradicional lusófona na didática do PLE - uma breve exposição teórica". Polónia, 2016.
  2. Sándor, Gabriela. "A Literatura tradicional lusófona como instrumento pedagógico no ensino/aprendizagem do PLE". República Checa, 2016.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/04/19 - 2024/04/20 Keynote presentation with the title: "When the results surprise us: lessons from an auditory perceptual training"
Conferência
XVIII Forum for Linguistic Sharing
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2023/10/26 - 2023/10/28 Presentation with the title: "Perception of European Portuguese [¿] and [¿] by Hungarian native speakers"
Conferência
XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
2023/07/13 - 2023/07/14 Presentation with the title: "Segmental or suprasegmental, which comes first in L2 acquisition? Evidence from L2 European Portuguese"
Conferência
L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University, Reino Unido
2022/08/24 - 2022/08/27 Acquisition of EP lexical stress by Hungarian speakers: a perceptual training
Conferência
The 31st Conference of the European Second Language Association (EuroSLA)
European Second Language Association and Language Teachers, Países Baixos

Université de Fribourg, Suiça
2021/10/20 - 2021/10/20 Phonological categorization of L2 Portuguese by Hungarian native speakers
Outro
Second Language Learning and Teaching (SLLAT)
Lancaster University, Reino Unido
2021/09/06 - 2021/09/08 Categorization of European Portuguese oral vowels by Hungarian native speakers: a perceptual study
Conferência
ISAPh2021: 3rd International Symposium on Applied Phonetics
Universitat Rovira i Virgili, Espanha
2021/06/16 - 2021/06/18 Aquisição fonológica em PL2. Plano de um estudo empírico (poster)
Conferência
III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
University of Westminster, Reino Unido

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil
2021/04/23 - 2021/04/24 Presentation with the title: "Phonological acquisition of Portuguese oral vowels: a perceptual study with Hungarian native speakers"
Conferência
Third Experimental Portuguese Linguistics Workshop
University of Toronto, Canadá
2021/04/19 - 2021/04/20 Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: a perceptual study with Hungarian native speakers
Conferência
28th Congress of Hungarian Applied Linguistics
Hungarian Association of Applied Linguists and Language Teachers (HAALLT), Hungria

Pannon Egyetem, Hungria
2019/06/28 - 2019/06/29 Comunicação oral com o título "A inteligibilidade como conceito-chave no ensino/aprendizagem de PLE"
Simpósio
II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
King's College London, Reino Unido
2017/11/14 - 2017/11/15 Comunicação oral com o título "Sobre a investigação em PL3"
Conferência
Colóquio comemorativo dos 40 anos do ensino universitário do Português na Hungria
Eotvos Lorand Tudomanyegyetem Bolcseszettudomanyi Kar, Hungria
2016/09/29 - 2016/10/01 Comunicação oral com o título "Compreensão Oral em PLE: pensar os exercícios"
Congresso
V Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Filozofski fakultet Sveucilišta u Zagrebu, Croácia

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2015/11/05 - 2015/11/06 Comunicação oral (e posteriror publicação) com o título "A Literatura oral tradicional lusófona na Didática do PLE"
Congresso
1º Congresso Internacional “Língua Portuguesa: Unidade na diversidade"
Uniwersytet Marii Curie-Sklodowskiej Wydzial Humanistyczny, Polónia
2015/04/24 - 2015/04/24 Comunicação oral com o título "Pode a economia mudar uma língua?"
Conferência
Dias da Línguas: O Ensino de Línguas - linguagem técnica e o Multiculturalismo
Budapesti Corvinus Egyetem Tarsadalomtudomanyi Kar, Hungria
2014/11/03 - 2014/11/03 Comunicação oral com o título "Lusofonia: latitudes e significados"
Encontro
Le lingue neolatine oggi in Europa: storia e geografia dell’area romanza
Istituto Italiano di Cultura di Budapest, Hungria
2014/09/26 - 2014/09/27 Comunicação oral (e posterior publicação) com o título "Literatura Popular Lusófona no Ensino/aprendizagem do PLE"
Congresso
IV Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Univerzita Karlova v Praze Fakulta Humanitních Studií, República Checa

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2014/05/05 - 2014/05/05 Comunicação oral com o título "Português Suave"
Encontro
IV Edição do Dia da Língua Portuguesa
Eotvos Lorand Tudomanyegyetem Bolcseszettudomanyi Kar, Hungria

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2013/11/29 - 2013/12/01 Comunicação oral com o título "Simulação Global em PLE"
Congresso
III Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Eotvos Lorand Tudomanyegyetem Bolcseszettudomanyi Kar, Hungria

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2019/09 - 2019/12 Tutoria de estágio curricular Inês Filipa Bernardo Medeiros