???global.info.a_carregar???
Gabriela Tavares has a Master in "Portuguese as a Foreign Language (L2/LE)" by the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto, and a PhD in "Language Teaching – Multilingualism and Education for a Global Citizenship", by NOVA FCSH/Universidade Aberta, with an FCT fellowship (2020.05740.BD). She teaches Portuguese L2, collaborating with various institutions in Hungary, and is currently the Portuguese lecturer at the Centre for Foreign Language Education and Research of Corvinus University, in Budapest. She is also a researcher in CLUNL/NOVA FCSH. She carries out research using experimental approaches to investigate work in L2 Phonology acquisition, with a focus on the acquisition of European Portuguese.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gabriela Pereira Tavares

Nomes de citação

  • Tavares, Gabriela
  • Sándor, Gabriela

Identificadores de autor

Ciência ID
C314-F8F4-CF6F
ORCID iD
0000-0002-1702-1110

Endereços de correio eletrónico

  • gabrielatavares@fcsh.unl.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 934585874 (Pessoal)
  • (36) 6204957870 (Pessoal)

Moradas

  • Pátio da Horta sem Portas, n. 1 e 2, 2900-479, Setúbal, Setúbal, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Húngaro Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2018/10 - 2024/01
Concluído
Didática das Línguas: Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Especialização em Ensino do Português Língua Estrangeira
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
"Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica / Word stress and reduced vowels perception and acquisition in L2 Portuguese. Pedagogical implications" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom, unânime
2022/04/19 - 2022/04/21
Concluído
XVIII Experimental Methods in Language Acquisition Research (EMLAR) (Outros)
Especialização em Bayesian Statistics; PRAAT (beginner, advanced); Statistics with R (beginner, advanced)
Universiteit Utrecht, Países Baixos
2021/09/11 - 2021/11/27
Concluído
Curso Intensivo de Análise de Dados (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
2021/04/13 - 2021/04/15
Concluído
XVII Experimental Methods in Language Acquisition Research (EMLAR) (Outros)
Universiteit Utrecht, Países Baixos
2018/09/03 - 2018/09/07
Concluído
X Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais: Ensino de Português como Língua Estrangeira/Língua não Materna (Outros)
Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Cabo Verde

Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Lorand de Budapeste, Departamento de Português, Hungria
2014/09 - 2015/11
Concluído
Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Literatura oral tradicional lusófona no ensino/aprendizagem do PLE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19/20
2008/09 - 2013/07
Concluído
Língua, Literatura e Cultura – Estudos portugueses (Licenciatura)
Especialização em Introdução à Educação
Universidade Aberta, Portugal
18/20
2006/04 - 2006/07
Concluído
Curso de Formação à Distância: Ensino/Aprendizagem do Português Europeu Língua Segunda (6ECT) (Outros)
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
A (A-F)
1993 - 1999
Concluído
Arquitectura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
14/20
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/05/01 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Leitor (Docente Universitário) Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Corvinus University Budapest - Centre for Foreign Language Education and Research, Hungria
2011/04/01 - 2021/02 Leitor (Docente Universitário) Budapesti Corvinus Egyetem, Hungria
Corvinus University Budapest - Centre for Foreign Language Education and Research, Hungria
2016/09/01 - 2018/01/31 Leitor (Docente Universitário) Eötvös Loránd Tudományegyetem, Hungria
Eötvös Loránd University, Eötvös Loránd University Faculty of Humanities - Department of Portuguese Language and Literature, Hungria
2006/09/01 - 2011/06/30 Leitor (Docente Universitário) Eötvös Loránd University, Eötvös Loránd University Faculty of Humanities - Department of Portuguese Language and Literature, Hungria

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10 - 2020/11 Leitora portuguesa (Colaboração nos Exames Nacionais de Português) Gabinete de Educação do Ministério dos Recursos Humanos da Hungria, Hungria
2010/03/01 - 2017/10/30 Leitora portuguesa (Colaboração nos Exames Nacionais de Português) Gabinete de Educação do Ministério dos Recursos Humanos da Hungria, Hungria
2008/12/01 - 2017/06/30 Leitor Áron Tamási Elementary School and German Nationality High School, Hungria
2005/09/01 - 2009/06/01 Colaboradora da leitora do Camões I. P. na Biblioteca/Mediateca do Centro e apoio à Ação cultural Centro de Língua Portuguesa do Camões I. P. em Budapeste, Hungria
2000/01/01 - 2003/11/01 Arquiteta Arquiespaço – Arquitectura e Urbanismo Lda., Portugal
1999/01/01 - 1999/06/01 Estagiária de Arquitetura Architectes Urbanistes D.E.N.S.A.I.S, França
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/02/01 - 2023/07/31 Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica com aprendentes húngaros
2020.05740.BD
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/02/01 - 2024/07/31 Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
2022.04013.PTDC
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Sándor, Gabriela. "Simulação Global em PLE". Trabalho apresentado em III. Jornadas da Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste, Budapeste, 2014.
Artigo em revista
  1. Tavares, Gabriela ; Deme, Andrea; Correia, Susana. Autor correspondente: Tavares, Gabriela. "Predicting Discrimination in L3 Portuguese by Hungarian Speakers: The Effect of Perceptual Overlap". Languages 9 11 (2024): 352. https://doi.org/10.3390/languages9110352.
    10.3390/languages9110352
  2. Vita V. Kogan; Gabriela Tavares. "Perception of European Portuguese Mid-Vowels by Ukrainian–Russian Bilinguals". Languages (2024): https://doi.org/10.3390/languages9110350.
    10.3390/languages9110350
  3. Gabriela Tavares; Andrea Deme; Susana Correia. "Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: A forced-choice identification study with Hungarian native speakers". Toronto Working Papers in Linguistics 44 (2022): https://doi.org/10.33137/twpl.v44i1.36758.
    10.33137/twpl.v44i1.36758
Capítulo de livro
  1. Sándor, Gabriela. "A literatura oral tradicional lusófona na didática do PLE - uma breve exposição teórica". In Língua Portuguesa. Universidade na Diversidade, editado por Barbara Hlibowicka-Weglarz; Justyna Wisniewska; Edyta Jablonka, 247-261. Polónia: Universidade Maria Curie-Sklodowska, 2016.
    Publicado
  2. Sándor, Gabriela. "A Literatura tradicional lusófona como instrumento pedagógico no ensino/aprendizagem do PLE". In Língua Portuguesa na Europa Central: Estudos e Perspetivas, editado por Joaquim Coelho Ramos; Šárka Grauová; Jaroslava Jindrová, 156-166. República Checa: Karolinum, 2016.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/23 Word stress perception of European Portuguese: a study with Hungarian listeners XL Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2024/10/23 Assessing cross-linguistic perception of L2 Portuguese vowels XL Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
2024/10/01 Non-native stress perception by Hungarian listeners: revisiting 'stress deafness’ The 5th International Symposium on Applied Phonetics (ISAPh 2024)
University of Tartu (Tartu, Estónia)
2024/07/05 L2 vowel and stress acquisition: results from a perceptual training at the onset of learning (poster) The 33rd Conference of the European Second Language Association (EuroSLA 33)
European Second Language Association (Montpellier, França)
2024/06/14 Is stress 'deafness' persistent? Findings of a perceptual training with Hungarian speakers Contemporary Crossroads V
ELTE Department of English Applied Linguistics of Eötvös Loránd University, Budapest (Budapeste, Hungria)
2024/04/19 When the results surprise us: lessons from an auditory perceptual training XVIII Forum for Linguistic Sharing
CLUNL - Centro de Linguística de Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/10/26 Perception of European Portuguese [¿] and [¿] by Hungarian native speakers XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
(Covilhã, Portugal)
2023/07/13 Segmental or suprasegmental, which comes first in L2 acquisition? Evidence from L2 European Portuguese L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (London, Reino Unido)
2022/08/24 Acquisition of EP lexical stress by Hungarian speakers: a perceptual training The 31st Conference of the European Second Language Association (EuroSLA)
Université de Fribourg (Fribourg, Suiça)
2021/09/06 Categorization of European Portuguese oral vowels by Hungarian native speakers: a perceptual study 3rd International Symposium on Applied Phonetics (ISAPh2021) [online]
Universitat Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha)
2021/06/16 Aquisição fonológica em PL2. Plano de um estudo empírico (poster) III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional [online]
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2021/04/23 Phonological acquisition of Portuguese oral vowels: a perceptual study with Hungarian native speakers Third Experimental Portuguese Linguistics Workshop [online]
University of Toronto (Toronto, Canadá)
2021/04/19 Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: a perceptual study with Hungarian native speakers 28th Congress of Hungarian Applied Linguistics [online]
University of Pannonia (Veszprém, Hungria)
2019/06/28 A inteligibilidade como conceito-chave no ensino/aprendizagem de PLE II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
King College London (Londres, Reino Unido)
2017/11/14 Sobre a investigação em PL3 Colóquio comemorativo dos 40 anos do ensino universitário do Português na Hungria
Eötvös Loránd University, Budapest (Budapeste, Hungria)
2016/09/29 Compreensão Oral em PLE: pensar os exercícios V Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
University of Zagreb (Zagreb, Croácia)
2015/11/05 A Literatura oral tradicional lusófona na Didática do PLE 1º Congresso Internacional “Língua Portuguesa: Unidade na diversidade"
University Maria Curie-Sklodowska (Lublin, Polónia)
2014/09/26 Literatura Popular Lusófona no Ensino/aprendizagem do PLE IV Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Charles University (Praga, República Checa)
2013/11/29 Simulação Global em PLE III Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Eötvös Loránd University, Budapest (Budapeste, Hungria)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/07 - Atual Lancaster Language Learning Lab (4L)
Seminário
Lancaster Language Learning Lab (4L)
Lancaster University, Reino Unido
2022/09 - Atual NOVA-Lancaster-Toronto (NLT) L2 Phonology Research Forum
Seminário
NOVA-Lancaster-Toronto (NLT) L2 Phonology Research Forum
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Lancaster University, Reino Unido

University of Toronto, Canadá

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/12/03 Análise das produções de contrastes fonémicos de português por nativos de inglês em diferentes tarefas
Arguente
Érica Botequilha (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2019/09 - 2019/12 Tutoria de estágio curricular, no contexto do Mestrado de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (PLE) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Inês Filipa Bernardo Medeiros