Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Gabriela Pereira Tavares
Nomes de citação
- Tavares, Gabriela
- Sándor, Gabriela
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C314-F8F4-CF6F
- ORCID iD
- 0000-0002-1702-1110
Endereços de correio eletrónico
- gabrielatavares@fcsh.unl.pt (Profissional)
Telefones
- Telemóvel
-
- 934585874 (Pessoal)
- (36) 6204957870 (Pessoal)
Moradas
- Pátio da Horta sem Portas, n. 1 e 2, 2900-479, Setúbal, Setúbal, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
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Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Húngaro | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
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2018/10 - 2024/01
Concluído
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Didática das Línguas: Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (Doutoramento)
Especialização em Ensino do Português Língua Estrangeira
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal "Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica / Word stress
and reduced vowels perception and acquisition in L2 Portuguese. Pedagogical implications" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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Muito bom, unânime |
2022/04/19 - 2022/04/21
Concluído
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XVIII Experimental Methods in Language Acquisition Research (EMLAR) (Outros)
Especialização em Bayesian Statistics; PRAAT (beginner, advanced); Statistics with R (beginner, advanced)
Universiteit Utrecht, Países Baixos
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2021/09/11 - 2021/11/27
Concluído
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Curso Intensivo de Análise de Dados (Outros)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2021/04/13 - 2021/04/15
Concluído
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XVII Experimental Methods in Language Acquisition Research (EMLAR) (Outros)
Universiteit Utrecht, Países Baixos
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2018/09/03 - 2018/09/07
Concluído
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X Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais: Ensino de Português como Língua Estrangeira/Língua não Materna (Outros)
Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Cabo Verde
Faculdade de Letras da Universidade Eötvös Lorand de Budapeste, Departamento de Português, Hungria |
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2014/09 - 2015/11
Concluído
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Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"A Literatura oral tradicional lusófona no ensino/aprendizagem do PLE" (TESE/DISSERTAÇÃO)
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19/20 |
2008/09 - 2013/07
Concluído
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Língua, Literatura e Cultura – Estudos portugueses (Licenciatura)
Especialização em Introdução à Educação
Universidade Aberta, Portugal
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18/20 |
2006/04 - 2006/07
Concluído
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Curso de Formação à Distância: Ensino/Aprendizagem do Português Europeu Língua Segunda (6ECT) (Outros)
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
A (A-F) |
1993 - 1999
Concluído
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Arquitectura (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
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14/20 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2020/05/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2023/09/01 - Atual | Leitor (Docente Universitário) | Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Corvinus University Budapest - Centre for Foreign Language Education and Research, Hungria | ||
2011/04/01 - 2021/02 | Leitor (Docente Universitário) | Budapesti Corvinus Egyetem, Hungria |
Corvinus University Budapest - Centre for Foreign Language Education and Research, Hungria | ||
2016/09/01 - 2018/01/31 | Leitor (Docente Universitário) | Eötvös Loránd Tudományegyetem, Hungria |
Eötvös Loránd University, Eötvös Loránd University Faculty of Humanities - Department of Portuguese Language and Literature, Hungria | ||
2006/09/01 - 2011/06/30 | Leitor (Docente Universitário) | Eötvös Loránd University, Eötvös Loránd University Faculty of Humanities - Department of Portuguese Language and Literature, Hungria |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
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2019/10 - 2020/11 | Leitora portuguesa (Colaboração nos Exames Nacionais de Português) | Gabinete de Educação do Ministério dos Recursos Humanos da Hungria, Hungria |
2010/03/01 - 2017/10/30 | Leitora portuguesa (Colaboração nos Exames Nacionais de Português) | Gabinete de Educação do Ministério dos Recursos Humanos da Hungria, Hungria |
2008/12/01 - 2017/06/30 | Leitor | Áron Tamási Elementary School and German Nationality High School, Hungria |
2005/09/01 - 2009/06/01 | Colaboradora da leitora do Camões I. P. na Biblioteca/Mediateca do Centro e apoio à Ação cultural | Centro de Língua Portuguesa do Camões I. P. em Budapeste, Hungria |
2000/01/01 - 2003/11/01 | Arquiteta | Arquiespaço – Arquitectura e Urbanismo Lda., Portugal |
1999/01/01 - 1999/06/01 | Estagiária de Arquitetura | Architectes Urbanistes D.E.N.S.A.I.S, França |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/02/01 - 2023/07/31 | Perceção de acento e redução vocálica na aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica com aprendentes
húngaros
2020.05740.BD
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/02/01 - 2024/07/31 | Produção e Perceção de fala na aprendizagem de L2
2022.04013.PTDC
Investigador
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
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Produções
Publicações
Artigo em conferência |
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Artigo em revista |
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Capítulo de livro |
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Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
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2024/10/23 | Word stress perception of European Portuguese: a study with Hungarian listeners | XL Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
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2024/10/23 | Assessing cross-linguistic perception of L2 Portuguese vowels | XL Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade dos Açores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2024/10/01 | Non-native stress perception by Hungarian listeners: revisiting 'stress deafness’ | The 5th International Symposium on Applied Phonetics (ISAPh 2024)
University of Tartu (Tartu, Estónia)
|
2024/07/05 | L2 vowel and stress acquisition: results from a perceptual training at the onset of learning (poster) | The 33rd Conference of the European Second Language Association (EuroSLA 33)
European Second Language Association (Montpellier, França)
|
2024/06/14 | Is stress 'deafness' persistent? Findings of a perceptual training with Hungarian speakers | Contemporary Crossroads V
ELTE Department of English Applied Linguistics of Eötvös Loránd University, Budapest (Budapeste, Hungria)
|
2024/04/19 | When the results surprise us: lessons from an auditory perceptual training | XVIII Forum for Linguistic Sharing
CLUNL - Centro de Linguística de Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2023/10/26 | Perception of European Portuguese [¿] and [¿] by Hungarian native speakers | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
(Covilhã, Portugal)
|
2023/07/13 | Segmental or suprasegmental, which comes first in L2 acquisition? Evidence from L2 European Portuguese | L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (London, Reino Unido)
|
2022/08/24 | Acquisition of EP lexical stress by Hungarian speakers: a perceptual training | The 31st Conference of the European Second Language Association (EuroSLA)
Université de Fribourg (Fribourg, Suiça)
|
2021/09/06 | Categorization of European Portuguese oral vowels by Hungarian native speakers: a perceptual study | 3rd International Symposium on Applied Phonetics (ISAPh2021) [online]
Universitat Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha)
|
2021/06/16 | Aquisição fonológica em PL2. Plano de um estudo empírico (poster) | III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional [online]
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2021/04/23 | Phonological acquisition of Portuguese oral vowels: a perceptual study with Hungarian native speakers | Third Experimental Portuguese Linguistics Workshop [online]
University of Toronto (Toronto, Canadá)
|
2021/04/19 | Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: a perceptual study with Hungarian native speakers | 28th Congress of Hungarian Applied Linguistics [online]
University of Pannonia (Veszprém, Hungria)
|
2019/06/28 | A inteligibilidade como conceito-chave no ensino/aprendizagem de PLE | II Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional
King College London (Londres, Reino Unido)
|
2017/11/14 | Sobre a investigação em PL3 | Colóquio comemorativo dos 40 anos do ensino universitário do Português na Hungria
Eötvös Loránd University, Budapest (Budapeste, Hungria)
|
2016/09/29 | Compreensão Oral em PLE: pensar os exercícios | V Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
University of Zagreb (Zagreb, Croácia)
|
2015/11/05 | A Literatura oral tradicional lusófona na Didática do PLE | 1º Congresso Internacional “Língua Portuguesa: Unidade na diversidade"
University Maria Curie-Sklodowska (Lublin, Polónia)
|
2014/09/26 | Literatura Popular Lusófona no Ensino/aprendizagem do PLE | IV Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Charles University (Praga, República Checa)
|
2013/11/29 | Simulação Global em PLE | III Jornadas de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Eötvös Loránd University, Budapest (Budapeste, Hungria)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
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2024/07 - Atual | Lancaster Language Learning Lab (4L)
Seminário
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Lancaster Language Learning Lab (4L)
Lancaster University, Reino Unido
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2022/09 - Atual | NOVA-Lancaster-Toronto (NLT) L2 Phonology Research Forum
Seminário
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NOVA-Lancaster-Toronto (NLT) L2 Phonology Research Forum
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Lancaster University, Reino Unido University of Toronto, Canadá |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
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2024/12/03 | Análise das produções de contrastes fonémicos de português por nativos de inglês em diferentes tarefas
Arguente
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Érica Botequilha (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
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2019/09 - 2019/12 | Tutoria de estágio curricular, no contexto do Mestrado de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (PLE) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto | Inês Filipa Bernardo Medeiros |