Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- João Pedro Carvalho de Alvarenga
- Data de nascimento
- 1961/04/19
- Género
- Masculino
Nomes de citação
- Alvarenga, João Pedro d'
- d'Alvarenga, João Pedro
- D'Alvarenga, João Pedro
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CA1F-09F9-374B
- ORCID iD
- 0000-0003-2106-9333
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=Al0pkaIAAAAJ
- Scopus Author Id
- 55315352500
Endereços de correio eletrónico
- jp.alvarenga@fcsh.unl.pt (Profissional)
Moradas
- CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Campus de Campolide, Colégio Almada Negreiros, Room 105, 1099-032, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- https://novaresearch.unl.pt/en/persons/jo%C3%A3o-pedro-dalvarenga (Profissional)
- https://cesem.fcsh.unl.pt/en/pessoa/joao-pedro-dalvarenga/ (Profissional)
- https://fcsh-unl.academia.edu/Jo%C3%A3oPedrodAlvarenga (Académico)
Domínios de atuação
- Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
- Humanidades - Outras Humanidades
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Italiano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | |
Latim | Utilizador independente (B2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006/03/16
Concluído
|
Música e Musicologia / Music and Musicology (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
"Polifonia portuguesa sacra tardo-quinhentista: estudo de fontes e edição crítica do Livro de São Vicente, manuscrito P-Lf
FSVL 1P/H-6" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Approved with distinction and praise |
1988
Concluído
|
Ciências Musicais / Musicology (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
17 out of 20 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/07/01 - Atual | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2019/05/01 - 2022/06/30 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2018/12/02 - 2019/04/30 | Investigador principal convidado (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2013/09/02 - 2018/09/01 | Investigador principal (carreira) (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2010/02/01 - 2013/09/01 | Pós-doutorado (Investigação) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal | ||
2000/07 - 2007/02 | Investigador (Investigação) | Universidade de Évora, Portugal |
Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2006/03/17 - 2011/06/04 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
2005/10 - 2006/06 | Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
1997/11/17 - 2006/03/16 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Évora, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1991/03/13 - 1997/11/16 | Técnico Superior (Técnico Superior) | Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/01/01 - Atual | Co-Coordinator of Thematic Line 4 - Archives, from preventive preservation to digitalisation | IN2PAST - Associate Laboratory for Research and Innovation in Heritage, Arts, Sustainability and Territory, Portugal |
IN2PAST - Associate Laboratory for Research and Innovation in Heritage, Arts, Sustainability and Territory, Portugal | ||
2014/03 - Atual | Coordinator of the Early Music Studies Research Group | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2015/01 - 2023/03/31 | Executive Secretary of the Board of Directors | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2012/01 - 2015/05 | Co-General editor for the Portuguese Journal of Musicology, new series | SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal (...) |
||
2008 - 2011 | Member of the Scientific Board of the Department of Music | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2011 | Director of the Master Programme in Musicology (appointed by Order of the Rector no. 141/2007, 16 November) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2011 | Adjunct to the Director of the Undergraduate Programme in Music (appointed by Order of the Rector no. 141/2007, 16 November) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2011 | Member of the Music Department Council | Universidade de Évora, Portugal |
2007/02 - 2009/01 | Coordinator of the Research Unit in Music and Musicology | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2009 | Adjunct to the Head of the Department of Music (appointed by Order of the Rector no. 159/2007, 30 de November) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2008 | Member of the Advisory Council for Scientific and Technological Research (appointed by Order of the Rector no. 93/2007, 30 June) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2008 | Member of the Scientific Council of the Departmental Area of the Arts | Universidade de Évora, Portugal |
2006 - 2008 | Coordinator of the Centre for Traineeships in Music | Universidade de Évora, Portugal |
2006 - 2007 | Adjunct to the Head of the Department of Arts (appointed by Order of the Rector no. 158/2006, 13 November) | Universidade de Évora, Portugal |
2000 - 2007 | Member of the Scientific Council of the Department of Arts | Universidade de Évora, Portugal |
2000 - 2003 | Adjunct to the Head of the Department of Arts (appointed by Order of the Rector no. 34/2000, 6 April) | Universidade de Évora, Portugal |
1998 - 2000 | Executive Secretary, Installing Committee of the Department of Arts (appointed by Order of the Rector no. 101/1998, 26 October) | Universidade de Évora, Portugal |
1996 - 1998 | Adjunct director and editor of the Revista Portuguesa de Musicologia | Associação Portuguesa de Ciências Musicais, Portugal |
1991/10/01 - 1997/11/16 | Head of the Music Department | Biblioteca Nacional de Portugal, Portugal |
1993 - 1994 | Commissioner for the establishment of the Music Museum in Lisbon (currently the National Music Museum) | Sociedade Lisboa 94, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/09/02 - 2019/04/30 | CESEM's Strategic Project
UID/EAT/00693/2013
UID/EAT/00693/2019
Bolseiro de Cientista Convidado
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Concluído
|
2010/02/01 - 2013/09/01 | Studies in the History and Texts of Early and Late Polyphonic Music in Portugal (16th and 18th Centuries)
SFRH/BPD/65876/2009
Bolseiro de Pós-Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03/01 - Atual | Echoes from the Past: Unveiling a Lost Soundscape with Digital Analysis
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/01/01 - 2025/12/31 | IN2PAST - Associate Laboratory for Research and Innovation in Heritage, Arts, Sustainability and Territory
LA/P/0132/2020
Universidade de Évora, Portugal
Laboratório Hercules Herança Cultural Estudos e Salvaguarda, Portugal Universidade NOVA de Lisboa, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Instituto de História Contemporânea, Portugal Universidade Nova de Lisboa Instituto de História da Arte, Portugal Universidade do Porto Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal Universidade do Minho, Portugal Universidade de Coimbra, Portugal Universidade do Minho Laboratório de Paisagens Património e Território, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2023/06/01 - 2024/11/30 | Música de Dom Pedro de Cristo: Uma edição do MM 36 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Candidatura 18873
Musicological advisor; Editor
Coro de Câmara de Lisboa, Portugal
|
Republica Portuguesa Direção-Geral das Artes
Em curso
|
2024/02/14 - 2024/07/31 | Towards an Anthology of Portuguese Renaissance Music
Musicological advisor; Recording and editing producer
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
|
European Commission Creative Europe
Em curso
|
2021/03/01 - 2024/05/31 | Texts and voices lost and found. Recovering, reconstituting, and recreating musical fragments (c.1100-c.1600) (Lost&Found)
PTDC/ART-PER/0902/2020
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2022/01/01 - 2023/12/31 | The Musical Manuscripts from the Monastery of Belém: the Exploration of an Unknown Hieronymite Tradition
EXPL/ART-PER/1031/2021
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2022/01/01 - 2023/09/30 | Music paper and handwriting studies in Portugal (18th and 19th centuries): the case study of the collection of the Count of
Redondo
EXPL/ART-PER/0749/2021
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/06/01 - 2019/12/01 | The Anatomy of Late-Fifteenth- and Early- Sixteenth-Century Iberian Polyphonic Music: An Overall Analysis, Philology and Critical
Editing of Surviving Repertories
PTDC/CPC-MMU/0314/2014
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/01/01 - 2013/05/31 | Musical exchanges, 1100-1650: The circulation of early music in Europe and overseas in Iberian and Iberian-related sources
PTDC/EAT-MMU/105624/2008
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2010/02/01 - 2013/01/31 | Tratados de Arte em Portugal / Art Treatises in Portugal
PTDC/EAT-EAT/100496/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Historia da Arte, Portugal Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2016 - Atual | Thematic History of Music in Portugal and Brazil
UID/EAT/00693/2013
UIDP/EAT/00693/2019
UIDP/EAT/00693/2020
Volume Co-Coordinator
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical
Em curso
|
2022/09/21 - 2026/09/20 | COST Action CA21161 - A New Ecosystem of Early Music Studies (EarlyMuse)
Co-Proposer as a representative of Portugal
|
European Cooperation in Science and Technology European Union Em curso
|
2022/06 - 2023/12 | Os motetos a 5 partes de Vicente Lusitano (Roma 1551) [Vicente Lusitano's Motets in 5 parts]
00014271
Recording and editing producer
|
Republica Portuguesa Ministério da Cultura
Concluído
|
2019/05/01 - 2022/06/30 | Mapping the Sounding Lisbon, from the Late Middle Ages to the Early Modern Period
CEECIND/00195/2017
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/09/02 - 2018/09/01 | Soundscapes of Death in Early Modern Portugal: Persistent and Changing Forms and Meanings of Music, Sound and Silence in Dying
and in Rituals for the Dead over the Sixteenth and Seventeenth Centuries until the Early Eighteenth Century
IF/00052/2012
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Catálogo de exposição |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023/09/19 | Formal and informal musical scripts in Coimbra sources from the 1570s: the hypothetical autographs of Francisco de Santa Maria | MARCMUS - Marcas de água e caligrafias nos manuscritos musicais do Fundo do Conde de Redondo. Colóquio Internacional
Biblioteca Nacional de Portugal (Lisbon, Portugal)
|
2023/02/10 | Hieronymite Chant for the Office: Some (Very) Preliminary Remarks on the Antiphoner | The Hieronymite Musical and Liturgical Tradition within the European Context (14th-16th c.)
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/06/29 | Práticas de execução da música sacra em Portugal na segunda metade do século XVI |
Escola Superior de Música de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2022/05/18 | Preservar e valorizar o património cultural: o espólio musical de Fernando Lopes-Graça à distância de um clique |
Fundação Dom Luís I (Cascais)
|
2021/09/19 | Notas breves a propósito das canções de Fernando Lopes-Graça sobre poemas de Carlos de Oliveira |
Fundação Dom Luís I (Cascais)
|
2019/07 | Os livros manuscritos de polifonia de Vila Viçosa | I Jornadas Musicológicas do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança
Museu-Biblioteca da Casa de Bragança (Vila Viçosa, Portugal)
|
2018/06/01 | Problems encountered in the identification of Portuguese medieval liturgical fragments: a case study | Workshop on Iberian Musical Fragments
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2018/03/03 | Anima regis nostri Alphonsi requiescat in pace: Music for the Anniversary of the Kings in Santa Cruz, Coimbra | I Encontro NOVA-Complutense sobre a Ibéria medieval
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Instituto Cervantes (Lisboa, Portugal)
|
2017/01/06 | Some Philological Issues Revisited | 1st Open Symposium on Late 15th- and Early 16th- Century Iberian Polyphonic Music
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2016/06 | The Office of the Dead in Portuguese Medieval Uses: Braga and Coimbra | Doctoral Summer Seminar, 2016 edition
Universidade Nova de Lisboa, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2014/04/14 | Práticas de execução da música sacra em Portugal na segunda metade do século XVI | Curso Internacional de Música Antiga ESMAE/ESML
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (IPP), Escola Superior de Música de Lisboa (IPL) (Mafra, Portugal)
|
2012/07 | Some Identifying Features of Late Fifteenth- and Early Sixteenth-Century Portuguese Polyphony (And Some New Authorship Attributions) | 19th Congress of the IMS - International Musicological Society
International Musicological Society (Rome, Itália)
|
2012/06 | A Neglected Anonymous Requiem Mass of the Early Sixteenth Century and its Possible Context | International Colloquium ‘Musical Exchanges 1100-1650'
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisbon, Portugal)
|
2010/10 | Manuscript Évora, Biblioteca Pública, Cód. CLI/1-3: Its Origin and Contents, and the Stemmata of Late Sixteenth- and Early Seventeenth-Century Portuguese Sources | XVII Convegno della Società Italiana di Musicologia
Società Italiana di Musicologia (Pisa, Itália)
|
2010/06/09 | O códice CLI/1-3 da Biblioteca Pública de Évora e a transmissão de repertório nas fontes portuguesas de finais do século XVI | Música em Contexto
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2009/06/22 | Aspectos da recepção de Josquin e de idiomas norte-europeus na cultura e na música portuguesas |
Universidade de Évora, Departamento de Música (Évora, Portugal)
|
2008/06 | O património histórico-musical português de finais do Antigo Regime: principais fundos e problemas relevantes de preservação, descrição e estudo | Colóquio Luso-Brasileiro «As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações»
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2008/02/28 | A propósito das sonatas de Carlos Seixas: fontes e crítica textual | Música em Contexto
Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (Lisboa, Portugal)
|
2005/03 | A oratória e a retórica como instrumento e estratégia de análise para o repertório do Barroco final |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (IPP) (Porto, Portugal)
|
2004/09 | As sonatas de Carlos Seixas: interpretação e crítica textual |
Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (IPP) (Porto, Portugal)
|
2004/06 | Fontes e crítica textual para uma nova edição das sonatas de Carlos Seixas |
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | O stile antico em Portugal nas décadas de 1720 e 1730 (provisional title)
Orientador de Marta de Sousa Nunes Franco
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024 - Atual | O novo Museu Nacional da Música: Museologia e comunicação (provisional title)
Orientador de Maria Carolina Malato dos Santos
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023 - Atual | Polyphony, religion and subjectivity in Iberian Renaissance
Orientador de Luís André Neiva
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2023 - Atual | Os autógrafos de Giuseppe Toti (17??-1833): Crítica de fontes e proposta de cronologia
Orientador de Eva Mathilde Correia Ribeiro
|
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2021 - Atual | As antífonas "in Evangelio" para os Domingos do Advento e os Domingos depois do Pentecostes em fontes medievais portuguesas
Orientador de Carla Isabel Pereira Crespo
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018 - Atual | A música vocal em língua vernácula em Portugal c.1580-1700
Coorientador de Nuno de Mendonça Raimundo
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - Atual | A música no quotidiano da casa da rainha D. Catarina de Áustria (1507-1578): Discursos, práticas, sociabilidades e questões
de género
Orientador de Manuela Morilleau de Oliveira
|
Ciências Musicais (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017 - 2019 | Mateus de Aranda’s (c.1495-1548) Teachings on Counterpoint: A Partial Study and Translation of Aranda’s “Tractado de Canto
Mensurable y Contrapuncto” (1535)
Coorientador de Maria Bailey
|
Theory of Early Music (Mestrado)
Koninklijk Conservatorium Den Haag, Países Baixos
|
2009 - 2011 | A génese do tento para instrumentos de tecla no testemunho dos manuscritos P-Cug MM 48 e MM 242 (com uma edição crítica dos
ricercari de Jacques Buus e das suas versões recompostas)
Coorientador de Filipe Mesquita de Oliveira
|
Música e Musicologia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2009 - 2011 | Teoria e Prática do Baixo Contínuo em Portugal (1735-1820)
Coorientador de Mário Marques Trilha Neto
|
Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008 - 2010 | Os tentos de meio registo e as batalhas de Pedro de Araújo: questões de autoria e edição crítica
Coorientador de Sérgio Manuel Barros Rodrigues da Silva
|
Música (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2007 - 2009 | O Hino Veni Creator de Nicolas de Grigny - Uma análise interpretativa da obra com especial ênfase na ornamentação e inegalité
Coorientador de Margarida de Jesus Rodrigues Oliveira
|
Música (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2007 - 2009 | Modelos interpretativos contemporâneos na música de Carlos Seixas
Coorientador de Manuel Augusto Coelho Gonçalves Tavares
|
Música (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/06/27 - 2024/06/29 | Digital Technologies Applied to Music Research: Methodologies, Projects and Challenges (2024/06/27 - 2024/06/29)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2023/02/09 - 2023/07/10 | Hieronymite Musical and Liturgical Tradition within the European Context (14th-16th c.) (2023/02/09 - 2023/02/10)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2023/03/06 - 2023/03/07 | COST Action CA21161 EarlyMuse - A New Ecosystem of Early Music Studies: Workshops of Working Groups 1, 2, and 4 + Core Group
Meeting
(2023/03/06 - 2023/03/07)
Encontro (Outra)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2023 - 2023 | Lost & Found: Traces of Early Music. An International Colloquium on Fragmentology (2023/07/19 - 2033/07/22)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Fundação Dom Luís I, Portugal |
2020 - 2021/07 | 49th Medieval and Renaissance International Music Conference – MedRen 2021 Lisbon (2021/07/05 - 2021/07/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2018/06/27 - 2018/06/30 | International Conference The Anatomy of Polyphonic Music around 1500 (2018/06/27 - 2018/06/30)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2017/06/28 - 2017/12/17 | Ciclo-Homenagem ‘Fernando Lopes-Graça, 1906-1994: Retrospectiva nos 111 anos do Compositor’, including the Symposium ‘Fernando
Lopes-Graça em Retrospectiva’ (15-16 December) (2017/06/28 - 2017/12/17)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Fundação Dom Luís I, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2017/01/10 - 2017/01/10 | Indexing Polyphony in PEM (2017/01/10 - 2017/01/10)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2017/01/06 - 2017/01/06 | 1st Open Symposium on Late 15th- and Early 16th-Century Iberian Polyphonic Music (2017/01/06 - 2017/01/06)
Simpósio (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2015/12/04 - 2015/12/06 | Simpósio Internacional “O órgão histórico em Portugal” (2015/12/04 - 2015/12/06)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2014/05/10 - 2014/05/10 | I Seminário Nacional “A música na Província Portuguesa da Ordem Franciscana” (2014/05/10 - 2014/05/10)
Seminário (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2005/06/02 - 2005/06/05 | International Colloquium “Medieval Chant” (2005/06/02 - 2005/06/05)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Musicais, Portugal Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal |
2003/05/27 - 2003/05/29 | International Round-Table “Music in the Age of Renaissance” (2003/05/27 - 2003/05/29)
Mesa-redonda (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Musicais, Portugal Universidade de Évora Centro de História de Arte e Investigação Artística, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/06/27 - 2024/06/29 | Chair of Plenary session 2 - Digital early music, and Plenary session 5 - COST Early Muse II Roundtable - Practicalities of
Dealing with Endangered Sources: Affordances and Limitations of Analogue and Digital Approaches
Conferência
|
Digital Technologies Applied to Music Research: Methodologies, Projects and Challenges
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2023/01/20 - 2023/01/22 | Lecturer at Lost&Found @ESMAE. Workshop on musical analysis within the Project PTDC/ART-PER/0902/2020
Oficina (workshop)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal |
2022/07/04 - 2022/07/07 | Chair of session 62, "Music for the Memory of the Dead"
Conferência
|
Medieval and Renaissance International Music Conference
Uppsala Universitet, Suécia
|
2021/07/05 - 2021/07/09 | Chair of the session "Late Sacred Repertories" (session 34)
Conferência
|
49th Medieval and Renaissance International Music Conference – MedRen 2021 Lisbon
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
|
2019/11/14 - 2019/11/16 | Chair of the session ‘Manuscritos e impressos musicais no século XVII: colecções e percursos analíticos'
Conferência
|
ENIM 2019 - 9th Conference on Musical Research
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Departamento de Ciências Musicais, Portugal |
2017/12/05 - 2017/12/05 | Chair of the session ‘Diálogos em torno da diplomacia e da mercancia’
Simpósio
|
Renascimentos europeus - Diálogos sem fronteiras?
Universidade Nova de Lisboa CHAM - Centro de Humanidades, Portugal
|
2017/10/19 - 2017/10/21 | Chair of the session ‘Collections of Medieval Iberian Manuscripts II’
Conferência
|
Interdisciplinary Conference on Iberian Manuscripts
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2017/07/04 - 2017/07/08 | Organiser of the session ‘The Anatomy of Polyphonic Music around 1500: An Iberian Case Study’
Conferência
|
45th Medieval and Renaissance Music Conference
Charles University Prague Faculty of Arts Institute of Musicology, República Checa
|
2016/11/03 - 2016/11/05 | Organiser and chair of the session ‘Digital Technologies and Musicological Research: Case Studies from Materials in Databases’
Conferência
|
ENIM 2016 - VI Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal |
2013/11/01 - 2013/11/03 | Chair of Session 8
Conferência
|
ENIM 2013 - III Encontro Nacional de Investigação em Música
SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/06/27 | Modelos e singularidades na teoria musical luso-brasileira do Antigo Regime. A Escola de Canto de Orgão de Caetano de Melo
de Jesus (Salvador da Bahia, 1759-60)
Vogal
|
Mariana Isabel Portas de Freitas (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/05/20 | Antonio Tedeschi (1702-1770), «Doutíssimo Professor Músico de Sua Majestade»: Percurso biográfico, perfil artístico, estudo
e análise da obra
Arguente principal
|
Fernando Miguel Marques Jalôto (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/07/14 | A colecção de manuscritos musicais da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada: Elaboração do catálogo
Arguente principal
|
Francisco Oliveira Cymbron Furtado Cabral (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
|
2022/01/05 | Uso do canto gregoriano na obra Hommage à Frescobaldi de Jean Langlais. Relatório de Projecto Artístico
Arguente principal
|
Maria da Conceição Mendes Pires Gonçalves de Moura (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2021/09/16 | O Violoncelo na Música Sacra em Portugal entre 1750 e 1834
Vogal
|
Diana Gomes Vinagre (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/12/17 | Continuidades musicais: Estudo de relações e continuidades ao nível formal e dos conteúdos melódico-rítmicos, entre o repertório
musical das Cantigas de Santa Maria de Alfonso X e os vilancetes do Cancionero musical de Palacio
Vogal
|
Rui Alexandre Fernandes de Araújo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/10/07 | Livros de cantochão da Sé de Coimbra (1603- 1609): Tradições e reformas do canto gregoriano
Arguente
|
António Alberto Monteiro Medina de Seiça (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/10/30 | A música vocal em língua vernácula em Portugal c.1580-1700
Arguente principal
|
Nuno de Mendonça Freire Nogueira Raimundo (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2018/10/30 | Tipologias de manuscritos de música religiosa em Portugal e no Brasil, entre os séculos XII e XIX
Arguente principal
|
Zuelma Paula Miranda Duarte Chaves (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/10/17 | Projecto «Acervo Histórico do Mosteiro de Arouca - Recuperação e catalogação»: Relatório e Estudo de Caso
Arguente principal
|
Cátia Paula Oliveira da Silva (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/07/24 | O Ofício de Defuntos – repertório musicado monódico, em fontes portuguesas, até c. 1700
Arguente
|
Zuelma Paula Miranda Duarte Chaves (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2017/07/17 | O Cancioneiro musical de Paris: Uma nova perspectiva sobre o manuscrito F-Peb Masson 56
Arguente
|
Nuno de Mendonça Freire Nogueira Raimundo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2016/09/24 | Aspectos de interpretação nas Flores de musica de Manuel Rodrigues Coelho: Uma análise dos cinco versos sobre Ave maris stella
Arguente principal
|
André Fernandes Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2015/12/16 | A Música no quotidiano da Casa de D. Catarina de Áustria (1507-1578): Discursos, práticas, sociabilidades e questões de género
Arguente principal
|
Manuela Morilleau de Oliveira (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/12/22 | Filipe Rosa de Carvalho: Actividade do primeiro organista português moderno
Arguente principal
|
Rafael Francisco Serra Cabeça dos Reis (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2014/10/27 | Os manuscritos litúrgico-musicais da Ordem de Cister em Portugal e na Galiza (Espanha)
Arguente
|
Mara Fortu de Araújo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2014/03/20 | A Missa de órgão de J. S. Bach: Um catecismo para a Fé Luterana
Arguente principal
|
Élio de Jesus Carneiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
|
2011/06/17 | Teoria e Prática do Baixo Contínuo em Portugal (1735-1820)
Orientador
|
Mário Marques Trilha Neto (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011/03/02 | Os tentos de meio-registo e as batalhas de Pedro de Araújo: questões de autoria e edição crítica
Orientador
|
Sérgio Manuel Barros Rodrigues da Silva (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011/01/31 | O Hino Veni Creator de Nicolas de Grigny - Uma análise interpretativa da obra com especial ênfase na ornamentação e inegalité
Orientador
|
Margarida de Jesus Rodrigues Oliveira (Mestrado)
Universidade de Évora, Portugal
|
2011/01/24 | Instrumentos e instrumentistas de sopro no século XVI português
Arguente principal
|
Maria Isabel Lopes Monteiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010/12/16 | Os órgãos de tubos de António Xavier Machado e Cerveira nos Açores
Vogal
|
José Nelson Leonardo Cordeniz (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010/10/27 | A música na liturgia das horas em Braga, Lamego e Viseu: da Idade Média ao Concílio de Trento. Estudo comparativo dos antifonários
de coro
Arguente principal
|
Diogo Maria Pupo Correia Alte da Veiga (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010/10/25 | A Iconografia Musical da Custódia de Belém
Arguente principal
|
João Pedro Romão Louro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010/09/30 | O sistema produtivo da Música Sacra em Portugal no final do Antigo Regime: a Capela Real e a Patriarcal entre 1750 e 1807
Arguente
|
Cristina Isabel Videira Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010/06/08 | A obra para órgão de Fr. José Marques e Silva (1782-1837) e o fim da tradição organística portuguesa no Antigo Regime
Vogal
|
João Manuel Neves Vaz (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2010/03/22 | O Alleluia na monodia litúrgica em Portugal até 1600: comparações melódicas
Arguente principal
|
Diogo Maria Pupo Correia Alte da Veiga (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2010/01/22 | A obra religiosa de Marcos António Portugal: catálogo temático, crítica de fontes e de texto, proposta de cronologia
Arguente principal
|
António Jorge Alves Marques (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2009/09/15 | As obras de Manuel de Tavares e o desenvolvimento da policoralidade na polifonia portuguesa do século XVII
Vogal
|
Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Castilho (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2009/06/18 | Modelos interpretativos contemporâneos na música de Carlos Seixas
Orientador
|
Manuel Augusto Coelho Gonçalves Tavares (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2008/07/21 | Circuitos de Produção e Circulação da Música Instrumental em Portugal entre 1750-1820
Arguente
|
Vanda de Sá Martins da Silva (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2007/12/17 | Les pratiques instrumentales de la musique sacrée portugaise dans son contexte ibérique. XVIe-XVIIe siècles. Le ms. 1 du fond
Manuel Joaquim (Coimbra)
Arguente principal
|
Paulo Estudante Dias Moreira (Doutoramento)
Université Paris-Sorbonne, Paris IV, França
|
2007/11/27 | A Música no Convento de Cristo em Tomar (desde finais do séc. XV até finais do séc. XVIII)
Arguente principal
|
Cristina Maria de Carvalho Cota (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2007/07/20 | O Vilancico na Capela Real Portuguesa (1640-1716): o testemunho das fontes textuais
Vogal
|
Rui Miguel Cabral Lopes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
2006/07/21 | A música orquestral em Portugal no século XVIII
Arguente principal
|
Jorge Manuel da Matta Silva Santos (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2020/09/21 - 2020/09/26 | 10th European Music Analysis Congress (EuroMAC-10) | Russian Society for Theory of Music and Moscow P. I. Tchaikovsky Conservatory |
2019/03/21 - 2019/03/23 | Música Analítica 2019: Porto International Symposium on the Analysis and Theory of Music | Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes |
2018/06/07 - 2018/06/09 | International Conference Authorship in Historical Keyboard Music | Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical |
2011/05/19 - 2011/05/21 | Performa '11 - Encontros de Investigação em Performance | Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Member of the Board of Founders | Fundação Dom Luís I, Portugal |
2017/07 - Atual | Member of the Scientific Board of the "Cátedra Cascais Interartes" | Fundação Dom Luís I, Portugal Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2021 - 2021 | Member of the Monitoring Panel of the Social Sciences and Humanities | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal |
1992 - 1997 | Consultant for the Inventory of Mobile Cultural Heritage – Bibliographic Collections | Secretaria de Estado da Cultura, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2021 - Atual | Paleografia Musical (Music Palaeography Seminar) - 1 semester | Ciências Musicais (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2009 - 2010 | Seminário de História da Música Ocidental (History of Western Music Seminar) | Música (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2009 - 2010 | Temas de História Cultural da Música (Cultural History of Music Seminar) | Música (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2008 - 2010 | Estudos de Repertório I (Repertorial Studies) | Música (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2008 - 2010 | Análise Musical V (Music Analysis) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2008 - 2009 | Análise Musical Avançada II (Advanced Music Analysis) | Música (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2008 - 2009 | Análise Musical I (Music Analysis) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2008 - 2009 | Análise Musical II (Music Analysis) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2008 | Análise Musical Avançada I (Advanced Music Analysis) | Musicologia (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2008 | Notações Ocidentais I (Music Palaeography) | Musicologia (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2008 | Notações Ocidentais II (Music Palaeography) | Musicologia (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2008 | Estudos de Fontes I (Source Studies) | Musicologia (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2008 | Estudos de Fontes II (Source Studies) | Musicologia (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2008 | Problemática da Edição Musical I (Critical Editing of Music) | Musicologia (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2008 | Problemática da Edição Musical II (Critical Editing of Music) | Musicologia (Mestrado) | Universidade de Évora, Portugal |
2007 - 2008 | Análise Musical IV (Music Analysis) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2005 - 2007 | História da Música em Portugal I-II (History of Music in Portugal) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2004 - 2007 | Análise Musical I-II (Music Analysis) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2004 - 2007 | Teoria da Música III-IV (Music Theory) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2005 - 2006 | Documentação Histórica (Theoretical and Practical Source Studies) | Música Antiga (Licenciatura) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2005 - 2006 | História da Música em Portugal (até c.1800) (History of Music in Portugal to c.1800) | Música Antiga (Licenciatura) | Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal |
2004 - 2006 | História da Música Ocidental I-II (History of Western Music) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2004 - 2006 | Notações Ocidentais I-II (Music Palaeography) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2002 - 2004 | Análise Musical I (Music Analysis) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2001 - 2004 | Teoria da Música II (Music Theory) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2000 - 2004 | História da Música Ocidental I (History of Western Music) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1999 - 2004 | Notações Ocidentais I (Music Palaeography) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2001 - 2002 | Teoria da Música III (Music Theory) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2000 - 2001 | Problemática da Edição Musical (Critical Editing of Music) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
2000 - 2001 | Teoria da Música I (Music Theory) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1998 - 2000 | História da Música em Portugal I (History of Music in Portugal) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1998 - 2000 | História da Música Ocidental II (History of Western Music) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1998 - 1999 | Teoria da Música II (Music Theory) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1997 - 1998 | História da Música I (History of Music) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1997 - 1998 | História da Música II (History of Music) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
1997 - 1998 | História da Música em Portugal (History of Music in Portugal) | Música (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2011 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Música | Member |
1992 - 2011 | Associação Portuguesa de Ciências Musicais | Founding member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022 - Atual | Editors of PEM - Portuguese Early Music Database at http://pemdatabase.eu/
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal |
2022 - Atual | Management Committee of COST Action CA21161 - A New Ecosystem of Early Music Studies (EarlyMuse)
Membro
|
European Cooperation in Science and Technology, Bélgica European Union, Bélgica |
2017 - Atual | Scientific Committee of Catálogo do Arquivo Musical do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança
Membro
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal Fundação da Casa de Bragança, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2021 - 2021 | Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology, new series (2183-8410) | SPIM, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; INET-md; CESEM |
2020 - 2020 | Acta Musicologica (0001-6241) | International Musicological Society, Bärenreiter |
2018 - 2018 | Revista Portuguesa de Musicologia / Portuguese Journal of Musicology, new series (2183-8410) | SPIM, Sociedade Portuguesa de Investigação em Música; INET-md; CESEM |
2017 - 2017 | Acta Musicologica (0001-6241) | International Musicological Society, Bärenreiter |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2023/03/01 - 2024/02/29 | Research Fellowship under the project PTDC/ART-PER/0902/2020 | Inês Nunes Trindade |
2023/03/01 - 2023/09/30 | Scientific Initiation Studentship under the project PTDC/ART-PER/0902/2020 | Pedro Guedes Marques |
2021/06/01 - 2023/05/31 | Research Fellowship under the project PTDC/ART-PER/0902/2020 | Tiago Miguel Gomes de Sousa |
2021/06/01 - 2023/05/31 | Research Fellowship under the project PTDC/ART-PER/0902/2020 | Carla Isabel Pereira Crespo |
2021/09/01 - 2023/02/28 | Postdoctoral Fellowship under the project PTDC/ART-PER/0902/2020 | Giulio Minniti |
2021/09/01 - 2022/02/28 | Scientific Initiation Studentship under the project PTDC/ART-PER/0902/2020 | Eva Mathilde Correia Ribeiro |
2018/06 - 2019/06 | Scientific Initiation Studentship under the project PTDC/CPCMMU/0314/2014 | Adriana Florêncio Dias |
2016/09 - 2019/05 | Research Fellowship under the project PTDC/CPCMMU/0314/2014 | Nuno de Mendonça Raimundo |
2016/09 - 2019/01 | Postdoctoral Fellowship under the project PTDC/CPCMMU/0314/2014 | Esperanza Rodríguez-García |
2017/09 - 2018/02 | Scientific Initiation Studentship under the project PTDC/CPCMMU/0314/2014 | António Paulo Brás dos Santos Baptista |
Distinções
Prémio
1993 | Prémio de Ensaísmo e Investigação Musical (Essay Writing and Research in Music)
Conselho Português da Música, Portugal
|