???global.info.a_carregar???
Pedro Almeida Leitão is a PhD student in History and a researcher at CITCEM - University of Porto. His doctoral project, «Trademarks in Portugal (1883-1933)», is funded by a FCT grant. His work is focused on marketing practices in a business context in the late 19th and early 20th centuries. He is part of the «Made in Portugal: brands and designations of origin» project in which he studies the first 50 years of trademark registration in Portugal. His academic background also include the fields of Economics and Marketing.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Almeida Leitão

Nomes de citação

  • Leitão, Pedro Almeida

Identificadores de autor

Ciência ID
CE12-F4A3-CA21
ORCID iD
0000-0003-0242-9276

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia - História

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/09/15 - 2024/01/15
Em curso
History (PhD) (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Marcas registadas em Portugal (1883-1933)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2015 - 2016
Frequentou
Marketing (Postgraduate) (Pós-Graduação)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2011 - 2013
Concluído
Contemporary History (Master) (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"«Please call me Co'burn»: A Cockburn Smithes e a marca "Special Reserve" no mercado inglês de vinho do Porto (1962-76)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2006 - 2010
Concluído
Economics (BA) (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
13
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/10/01 - 2023/11/30 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Transdisciplinary Research Centre Culture, Space and Memory (CITCEM)
UID/HIS/04059/2019
UIDB/04059/2020
Investigador
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/01 - 2023/12 Made in Portugal: marcas e denominações de origem, entre o local e o global
Bolseiro de Doutoramento
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Pedro Almeida Leitão. "Branding Port: crisis, transformación y advenimiento de marcas modernas en el sector del vino de Oporto (1945-1975)". Revista RIVAR 6 17 (2019): 45-61. https://doi.org/10.35588/rivar.v6i17.3915.
    10.35588/rivar.v6i17.3915
Capítulo de livro
  1. Leitão, Pedro Almeida. "A Pioneer of Modernity: Raul de Caldevilla and the advertising business in Portugal". In Marcas e Denominações de Origem: História e Identidade. Porto, Portugal: CITCEM, 2023.
    Publicado
  2. Leitão, Pedro Almeida. "A publicidade e o desenvolvimento da imprensa de massas em Portugal: os casos dos periódicos "Diário de Notícias", "O Século" e "O Primeiro de Janeiro"". In Para uma história do jornalismo em Portugal, 43-66. Lisbon, Portugal, 2020.
    Publicado
Livro
  1. Leitão, Pedro Almeida (CE12-F4A3-CA21). Cockburn's: The First Two Hundred Years, 1815-2015. Porto, Portugal: Symington Family Estates. 2015.
Tese / Dissertação
  1. Leitão, Pedro. ""Please Call me Co'burn": A Cockburn Smithes e a marca Special Reserve no mercado inglês de vinho do Porto (1962-1976)". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Letras, 2013.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/09/16 - 2023/11/11 «Publicidade e Cinema: de Caldevilla ao Cinema novo» included a film program and an exhibition which adressed the relationship between film and advertising in Portugal from the 1910s to the 1960s. The exhibition «Cinema de Papel: a Caldevilla Film resgatada» depicted the story of this film company from the 1920s. (2023/09/16 - 2023/11/11)
Exposição (Coorganizador)
Batalha Centro de Cinema, Portugal
2021/05/13 - 2021/05/14 International Congress «Bands and Designations of Origin: History and Identity» (2021/05/13 - 2021/05/14)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2021/04/30 - 2021/04/30 Research workshop «Atlantic connections: business relations and cultural exchange in the 18th and 19th centuries» (2021/04/30 - 2021/04/30)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/05/25 - 2023/05/27 Communication: «The Portuguese trademark registration system, 1883-1933»
Conferência
48th Economic and Business History Society Conference
2022/11/15 - 2022/11/17 Communication: «The challenges of researching the history of advertising in Portugal from scratch» with Eduardo Cintra Torres
Conferência
9th Methodologies in Communication Research International Conference
Departamento de Ciencias de la Comunicación Aplicada / Facultad de Ciencias de la Información de la Universidad Complutense de Madrid., Espanha
2021/07/09 - 2021/07/10 Communication: «Advertising, sexuality, electricity: the commercialization of products for male sexual impotence in the beginning of the 20th century»
Conferência
40th Conference of APHES
Associação Portuguesa de História Económica e Social, Portugal
2021/05/13 - 2021/05/14 Communication: «Raul de Caldevilla and the Empresa do Bolhão: the creation of a modern advertising company»
Congresso
International Congress «Brands and Designations of Origin: History and Identity»
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2021/04/30 - 2021/04/30 Communication: «The quality of wine in the relations between the Douro, Oporto and London. The case of Cockburn's in the 19th century»
Oficina (workshop)
Resarch workshop «Atlantic connections: business relations and cultural exchange in the 18th and 19th centuries»
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2020/10/15 - 2020/10/16 Communication: «The accounts and businesses of 'O Século'. Economic and financial evolution of Portugal's largest circulation newspaper»
Conferência
II International Conference "History of Journalism in Portugal"
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da NOVA, Portugal
2019/10/03 - 2019/10/04 Communication: «Advertising and the development of the mass media in Portugal: the cases of the "Diário de Notícias", "O Século" and "O Primeiro de Janeiro" newspapers»
Conferência
I International Conference "History of Journalism in Portugal"
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Comunicação da NOVA, Portugal
2019/05/17 - 2019/05/17 Communication: «Brands, agents and media: brands and the advertising market in Portugal in the first third of the 20th century»
Oficina (workshop)
Research workshop «Brands and Designations of Origin II»
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Distinções

Prémio

2016 Student of the Year - 1st year of the Master in Marketing
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Outra distinção

2013 Merit Grant - Master in Contemporary History (2011/2012 and 2012/2013)
Universidade do Porto, Portugal