???global.info.a_carregar???
I am a Full Professor in Education at the Universidade Aberta in Portugal, an Invited Research Fellow at the University of Hertfordshire, and an Honorary Doctoral PhD Supervisor at the University of Liverpool. With over twenty-three years of research and teaching experience in higher education, including working at various European universities, I have developed expertise in Higher Education Pedagogy, Doctoral Supervision, and Professional Development and Learning. My research focuses on understanding how staff and students engage in learning and teaching in higher education. I investigate the efforts made by institutions, departments, and individual educators to enhance the quality of teaching, learning, and supervision in different modes of delivery - blended and hybrid learning, face-to-face and distance education. Additionally, I evaluate the impact of professional development initiatives for academics in higher education. I have experience in supervising doctoral students to completion and in leading several international projects, demonstrating my leadership abilities and commitment to collaboration. I am passionate about contributing to the advancement of teaching and learning practices in higher education institutions globally. I am a member of two research centres: Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (CIDTFF) - (collaborator) and Distance Education and eLearning Laboratory (LE@D) - (full member).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria Catarino Huet e Silva

Nomes de citação

  • Huet, Isabel

Identificadores de autor

Ciência ID
D317-563E-5A57
ORCID iD
0000-0002-6215-0448

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2008
Concluído
Integrating teaching and research in Higher Education (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Aveiro, Portugal

University of Bristol School of Education, Reino Unido
2005
Concluído
PhD in Education (Doutoramento)
Especialização em Ciências da Educação
Universidade de Aveiro, Portugal

University of Strathclyde, Reino Unido
2000
Concluído
American Studies (Postgraduate Certificate)
Brookdale Community College, Estados Unidos
1999
Concluído
Portuguese and English Studies (5 years degree) with a Pgcertificate in Secondary Education (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/03 - 2013/09 Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/08 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2020/12 - 2024/07 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Centros de Investigação CIDTFF e LE@D, Portugal
2020/07/27 - 2020/12 Professor Associado (Docente Universitário) University of Hertfordshire, Reino Unido
2018/03/01 - 2020/07/26 Professor Associado (Docente Universitário) University of West London, Reino Unido
2013/09/17 - 2018/02/01 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Kingston and St George's School of Education, Reino Unido
2013/01/01 - 2015/10/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Agregação área científica de Educação e Ensino a Distância, subárea supervisão, formação e desenvolvimento pessoal Universidade Aberta, Portugal
2020/01/01 - Atual Invited Senior Research Fellow University of Hertfordshire, Reino Unido
2017/11/01 - Atual Honorary Doctoral Supervisor University of Liverpool, Reino Unido
2005/04/04 - 2015/09/13 Scientific coordinator of Courses for Higher Education members of staff UNAVE, Portugal
1999/09/01 - 2000/07/01 Teacher at the Portuguese School of Long Branch (recognised by the Portuguese government) Portuguese School of Long Branch, Estados Unidos
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/01 - Atual Desenhos, caminhos e processos da relação democracia e educação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2020/02 - Atual Redesenho da sala de aula para o estudante do seculo XXI Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
2021 - 2024 Enhancing hybrid teaching in higher education through chatbots
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2020/12 - 2022/09/30 O processo de formação de orientadores de pós-graduação na Amazônia
EDUCAÇÃO 12001015001P0
Investigador responsável
University of Hertfordshire School of Social Sciences Humanities and Education, Reino Unido
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Science and Engineering Research Council

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
2008/04 - 2013/03 Evaluation of Teaching 1st cycle and supervision 2nd cycle quality in Science and Engineering courses. Responses to Bologna
Provided by PTCRIS: CONT_DOUT/52/UA/194/6544/ 30/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006/01 - 2008/04 INTEGRATING UNIVERSITY RESEARCH AND TEACHING. A COMPARATIVE STUDY OF UNIVERSITIES IN THE UNITED KINGDOM AND PORTUGAL WITH REFERENCE TO UNIVERSITY POLICIES AND THE BOLOGNA PROCESS
Provided by PTCRIS: SFRH/BPD/21785/2005
17660DFA
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2006/10 - 2008/01 Pesquisa, Análise, Compreensão e Gestão da Informação P.A.C.G.I.
Provided by PTCRIS: POCI/CED/55465/2004
Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projeto

Designação Financiadores
2023/09/01 - 2026/08/31 MOOC-based micro-credentials for teacher professional development CRED4TEACH
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development Capacities
Em curso
2021 - 2024 Enhancing hybrid teaching in higher education through chatbots (HYBOT)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development Research Potential of Convergence Regions
Em curso
2019 - 2021 Redesenho da sala de aula para o estudante do seculo XXI
45204.UNI768.4248.14072019
Investigador
University of Hertfordshire Department of Social Sciences & Education, Reino Unido
Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2015 - 2018 TEACH me - Creating Moldovan E-network for promoting innovative e-teaching in the continuing professional education
Investigador responsável
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development
Concluído
2013 - 2017 SADRAS – Student, Academic, Development, Research Associate Scheme
n/a
Investigador responsável
Kingston University, Reino Unido
Office for Students
Concluído
2010 - 2013 Gestión Universitária Integral del Abandono
ALA/19.09.01/10/21526/254-909/ALFA III
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
European Commission
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Projecto Estratégico 2011-2012) | Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (Strategic Project 2011-2012)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2009 - 2012 WETEN - Western-Eastern Teacher Education Network in Higher Education
145035-TEMPUS-2008-LT-JPTHN
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
European Commission
Concluído
2008 - 2011 Avaliação e monitorização do envolvimento dos estudantes de licenciatura em atividades de investigação.
n/a
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Concluído
2006/10/02 - 2008/01/01 Research, Analysis, Comprehension and Information Management (R.A.C.I.M.)/Pesquisa, Análise, Compreensão e Gestão da Informação (P.A.C.G.I.)
POCI/CED/55465/2004
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004 - 2007 NETTLE - Network of European Tertiary Level Educators
114053-CP-1-2004-1-UK- ERASMUS-TN  
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
European Commission
Concluído
2005 - 2006 The Efficacy of Formative on-line Assessment in an Undergraduate Teaching context
n/a
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2004 - 2006 SAVI - Social Assistance for/with the visually impaired
116920-CP-1-2004-1-GR-MINERVA-M
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
European Commission
Concluído
2001 - 2003 Schoolscape@future Project - Shaping the School of the Future
89762-CP-1-2001-1-UK-MINERVA-M
Investigador
Universidade de Évora, Portugal
European Commission Third Framework Programme
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Paulo Chálo; Isabel Huet; Dimitra Nikoletou; Anabela Pereira. "Which competencies are essential to achieving a phd degree? the perceptions of Portuguese PhD supervisors.". 2021.
    10.48528/9R7C-Q311
  2. Chalo, P.; Huet, Isabel; Nikoletou, Dimitra; Pereira, Anabela Maria Sousa. Autor correspondente: Chalo, P.. "Saúde Mental dos alunos de Doutoramento: Desafios de um ciclo em mudança". Trabalho apresentado em V Congresso da RESAPES - Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades ¿ Contributos da Psicologia no Ensino Superior, 2021.
    Publicado
  3. Ferreira, C.; Pinho-Lopes, M.; Huet, I.. "Evaluation of the quality of teaching and learning for 1 st year engineering programmes - An initial contribution". 2018.
    10.1109/CISPEE.2018.8593473
  4. Huet, Isabel; van der Sluis, Hendrik; May, Steve. "STAFF-STUDENT PARTNERSHIPS IN PEDAGOGIC RESEARCH: THE BENEFITS FOR STUDENTS' DEVELOPMENT OF RESEARCH COMPETENCIES". 2016.
  5. Huet, Isabel; Rafael JA; Costa, Nilza; Oliveira, J.M.. "Quality Assurance System to monitor the teaching and learning process at the University of Aveiro (Portugal)". Trabalho apresentado em 10th European Quality Assurance Forum (EQAF), Londres, 2015.
    Publicado
  6. Cabral, A.P.; Huet, I.. "Research in higher education: The role of teaching and student learning". 2011.
    10.1016/j.sbspro.2011.11.211
  7. Huet, I.; Figueiredo, C.; Abreu, O.; Oliveira, J.M.; Costa, N.; Rafael, J.A.; Vieira, C.. "Linking a research dimension to an Internal Quality Assurance System to enhance Teaching and Learning in higher education". 2011.
    10.1016/j.sbspro.2011.11.327
  8. Ramos, Fernando; Huet, Isabel; Costa, Nilza; Souza, Dayse Neri de. "Programa de formação avançada de docentes do ensino superior da Universidade de Aveiro: avaliação de um percurso". 2011.
  9. Huet, Isabel; Casa Nova, Diogo; Ramos, Fernando; Holmes, Bryn. "Pass the port(o) to the right - building a community of practice for Portuguese professors to profess". 2009.
  10. Costa, Nilza Simões, Ana Raquel Marques, Bárbara Pinho, Carla Oliveira, Cristina Cruz, Eliane Martins, Idalina Huet, Isa. "O Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa da Universidade de Aveiro: da sua caracterização à ilustração de estudos realizados sobre avaliação do impacte de cursos de Mestrado no desenvolvimento profissional de professores de ciências.". 2008.
  11. Huet, Isabel; Tavares, José; Costa, Nilza; Ramos, Fernando; Caixinha, Hélder; Holmes, Bryn. "ICT in Higher Education: a case-study of mediated blended-learning". 2007.
  12. Huet, I.; Tavares, J.; Weir, G.. "Turning engineers into reflective university teachers". 2006.
    10.1109/FIE.2006.322451
  13. Ramos, Fernando; Costa, Nilza; Tavares, José; Huet, Isabel. "A staff development program for promoting change in Higher Education teaching and learning practices". 2006.
  14. Ramos, Fernando; Costa, Nilza; Tavares, José; Huet, Isabel. "Improving staff competences to promote quality of eLearning in Higher Education". 2006.
  15. Huet, Isabel; Pacheco, O. R.; Tavares, José; Weir, George. "New challenges in teaching introductory programming courses: A case study (Conference Paper)". Trabalho apresentado em Frontiers in Education Conference, FIE, 2004.
  16. Huet e Silva, I.; Pacheco, O.; Tavares, J.. "Effects of curriculum adjustments on first-year programming courses: Students' performance and achievment". 2003.
    10.1109/FIE.2003.1263370
Artigo em revista
  1. Paulo Chaló; Isabel Huet; Dimitra Nikoletou; Anabela Pereira. "Supporting Ph.D. students' skills development: A three-stage doctoral program". Frontiers in Education 8 (2023): http://dx.doi.org/10.3389/feduc.2023.1145342.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/feduc.2023.1145342
  2. Diogo Casanova; Isabel Huet; Fabiane Garcia. "The Experience of Co-Designing a Learning Space with Teachers and Students". Education Sciences 13 2 (2023): 103. http://dx.doi.org/10.3390/educsci13020103.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/educsci13020103
  3. Tan, Chekfoung; Alhammad, Muna M; Long, Shao Hong; Casanova, Diogo; Huet, Isabel. "Applying the UTAUT2 model to determine factors impacting the adoption of Microsoft Teams as an online collaborative learning tool". International Journal of Smart Technology and Learning 3 (2023): 300-324. http://dx.doi.org/10.1504/ijsmarttl.2023.10061782.
    Publicado • 10.1504/ijsmarttl.2023.136914
  4. Chekfoung Tan; Diogo Casanova; Isabel Huet; Muna Alhammad. "Online Collaborative Learning Using Microsoft Teams in Higher Education Amid COVID-19". International Journal of Mobile and Blended Learning (2022): https://doi.org/10.4018/IJMBL.297976.
    10.4018/IJMBL.297976
  5. Diogo Casanova; Graham Alsop; Isabel Huet. "Moving from lecturer to student-led digital assessment and feedback". International Journal of Technology Enhanced Learning 14 3 (2022): 328-328. http://dx.doi.org/10.1504/ijtel.2022.123668.
    10.1504/ijtel.2022.123668
  6. Isabel Huet; Diogo Casanova. "Exploring the professional development of doctoral supervisors through workplace learning: a literature review". Higher Education Research & Development (2021): https://doi.org/10.1080/07294360.2021.1877629.
    10.1080/07294360.2021.1877629
  7. Tan, Chekfoung; Huet, Isabel. "The design of an active learning strategy to promote collaborative and research-based learning in project management education". International Journal of Innovation and Learning (2021): https://publons.com/publon/51537591/.
  8. Casanova, Diogo; Alsop, Graham; Huet, Isabel. "Giving away some of their powers! Towards learner agency in digital assessment and feedback". Research and Practice in Technology Enhanced Learning (2021): https://publons.com/publon/48256886/.
    10.1186/S41039-021-00168-6
  9. Casanova, Diogo; Huet, Isabel. "Sustainable Online and Digital Assessment Practices in Higher Education: the case of an English University during the COVID19 pandemic". (2021): https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp5-21.
    https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp5-21
  10. Isabel Huet; Diogo Casanova. "Exploring the professional development of online and distance doctoral supervisors". Innovations in Education and Teaching International (2020): https://doi.org/10.1080/14703297.2020.1742764.
    10.1080/14703297.2020.1742764
  11. Casanova, D.; Huet, I.; Garcia, F.; Pessoa, T.. "Role of technology in the design of learning environments". Learning Environments Research (2020): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85085045307&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s10984-020-09314-1
  12. Micallef, Ricarda; Huet, Isabel; Kayyali, Reem. "Current reality and preferences for continuing professional development of pharmacists in England - supporting pharmacists to achieve their CPD requirements". Pharmacy Education (2020): https://publons.com/publon/39467224/.
  13. Lucy Spowart; Jennie Winter; Rebecca Turner; Penny Burden; Kathryn Ann Botham; Reema Muneer; Hendrik van der Sluis; Isabel Huet. "‘Left with a title but nothing else’: the challenges of embedding professional recognition schemes for teachers within higher education institutions". Higher Education Research & Development (2019): 1-14. https://doi.org/10.1080/07294360.2019.1616675.
    10.1080/07294360.2019.1616675
  14. Cabral, Ana; Huet, Isabel. "Investigação de qualidade em educação: dimensões relevantes na perspectiva dos investigadores". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/493.
    10.34624/id.v9i2.493
  15. Cabral, Ana Paula; Huet, Isabel. "Avaliação da qualidade da investigação em Educação: conceptualização de um projeto de investigação". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/3959.
    10.34624/id.v6i4.3959
  16. Mendonça, Constança; Huet, Isabel; Alves, Mariana Gaio. "Da construção à validação de um referencial de competências para a licenciatura em Terapia da Fala da Universidade de Aveiro". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4518.
    10.34624/id.v5i3.4518
  17. Baptista, Ana Vitória; Figueiredo, Cláudia; Huet, Isabel. "Relatório de avaliação do ENJIE2010". (2019): https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4566.
    10.34624/id.v3i1.4566
  18. Huet, I.. "Research-based education as a model to change the teaching and learning environment in STEM disciplines". European Journal of Engineering Education 43 5 (2018): 725-740. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85038127167&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/03043797.2017.1415299
  19. Ferreira, Carla; Pinho-Lopes, Margarida; Huet, Isabel. "Evaluation of the quality of teaching and learning for 1st year engineering programmes - an initial contribution". 3RD INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE PORTUGUESE SOCIETY FOR ENGINEERING EDUCATION (CISPEE) (2018): https://publons.com/publon/20676069/.
  20. van der Sluis, H.; Burden, P.; Huet, I.. "Retrospection and reflection: The emerging influence of an institutional professional recognition scheme on professional development and academic practice in a UK university". Innovations in Education and Teaching International 54 2 (2017): 126-134. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85008395128&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/14703297.2016.1273790
  21. Cabral, Ana; Huet, Isabel. "Investigação de qualidade em educação: dimensões relevantes na perspectiva dos investigadores". (2017): https://doi.org/10.34624/id.v9i2.493.
    https://doi.org/10.34624/id.v9i2.493
  22. Huet, I.; van der Sluis, H.; May, S.. "Staff-student partnerships in pedagogic research: the benefits for students' development of research competencies". ICERI2016 Proceedings (2016):
  23. ElShaer, A.; Calabrese, G.; Casanova, D.; Huet, I.. "Building a community of practice for engaging pharmacy students to learn in a collaborative research environment". Currents in Pharmacy Teaching and Learning 8 5 (2016): 698-707. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84978790772&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.cptl.2016.05.001
  24. Ana Paula Cabral; Isabel Huet. "Growing separation between teaching/ learning and research – anticipating the impacts from REF 2014.". Compass: Journal of Learning and Teaching 6 10 (2015): http://dx.doi.org/10.21100/compass.v6i10.205.
    10.21100/compass.v6i10.205
  25. Figueiredo, Cláudia; Pinheiro, Maria do Rosário; Huet, Isabel. "Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento". (2015): http://hdl.handle.net/10316/47288.
    https://doi.org/10.14195/1647-8614_49-1_5
  26. Cabral, Ana Paula; Huet, Isabel. "Assessment of research quality in higher education: contribution for an institutional framework". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2014): https://publons.com/wos-op/publon/39467246/.
    10.1016/J.SBSPRO.2014.01.429
  27. Cabral, Ana Paula; Huet, Isabel. "Avaliação da qualidade da investigação em Educação: conceptualização de um projeto de investigação". (2014): https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3959.
    https://doi.org/10.34624/id.v6i4.3959
  28. Mendonça, Constança; Huet, Isabel; Alves, Mariana Gaio. "Da construção à validação de um referencial de competências para a licenciatura em Terapia da Fala da Universidade de Aveiro". (2013): https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4518.
    https://doi.org/10.34624/id.v5i3.4518
  29. Baptista, A.V.; Huet, I.. "Postgraduate research supervision quality: Rethinking the value of doctoral supervision to design an integrative framework". International Journal of Learning 18 5 (2012): 175-194. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84866530599&partnerID=MN8TOARS.
    10.18848/1447-9494/cgp/v18i05/47611
  30. Baptista, Ana V.; Huet, Isabel. "Making sense of metaphors about doctoral students' competences: Analysis of supervisors' voices". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2012): https://publons.com/wos-op/publon/15335166/.
    10.1016/J.SBSPRO.2012.06.759
  31. Baptista, Ana V.; Huet, Isabel. "SUPERVISORS AND STUDENTS' CONCEPTIONS OF THE NATURE AND VALUE OF THE DOCTORATE". Revista Iberoamericana de Psicologia Y Salud (2012): https://publons.com/wos-op/publon/15335167/.
  32. Figueiredo, Claudia; Huet, Isabel; Pinheiro, Maria do Rosario. "Construction of scientific knowledge and meaning: perceptions of Portuguese doctoral students". Procedia - Social and Behavioral Sciences (2012): https://publons.com/publon/12685031/.
    10.1016/J.SBSPRO.2012.11.470
  33. Huet, Isabel; Figueiredo, Cláudia; Abreu, Odília; Oliveira, José Manuel; Costa, Nilza; Rafael, José Alberto; Vieira, Carla. "Linking a research dimension to an internal quality assurance system to enhance teaching and learning in higher education". (2011): http://hdl.handle.net/10773/8940.
  34. Baptista, Ana Vitória; Figueiredo, Cláudia; Huet, Isabel. "Relatório de avaliação do ENJIE2010". (2011): https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4566.
    https://doi.org/10.34624/id.v3i1.4566
  35. Silva,Ana Isabel Dias da; Machado,Jorge Mesquita Huet; Santos,Elizabeth Gloria Oliveira Barbosa; Maria Helena Palucci,Marziale. "Acidentes com material biológico relacionados ao trabalho: análise de uma abordagem institucional". (2011): http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0303-76572011000200010.
  36. Loureiro, M. J.; Huet, I.; Costa, N.; Baptista, A.; Casanova, D.. "Using ICT to enhance the on-line research supervision process". Acta Academica Supplementum 1 (2010): 151-174.
  37. Huet, I.; Baptista, A.V.; Costa, N.; Jenkins, A.; Abelha, M.. "Evaluation of undergraduate students' involvement in research projects". International Journal of Learning 16 9 (2009): 575-588. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77950306377&partnerID=MN8TOARS.
    10.18848/1447-9494/cgp/v16i09/46597
  38. Huet, I.; Baptista, A.V.; Costa, N.; Jenkins, A.; Abelha, M.. "Evaluation of undergraduate students' involvement in research projects". International Journal of Learning 16 9 (2009): 575-588. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77950306377&partnerID=MN8TOARS.
  39. Huet, Isabel Baptista, Ana Vitória Costa, Nilza Jenkins, Alan Abelha, Marta. "Evaluation of Undergraduate Students’ Involvement in Research Projects.". (2009): http://hdl.handle.net/11328/990.
  40. Costa, Nilza; Jenkins, Alan; Huet, Isabel; Tavares, José; Ribeiro, Claudia; Baptista, Ana Vitória; Tavares, José. "Strategies to Promote Effective Learning and Teaching in Higher Education". The International Journal of Learning: Annual Review 15 10 (2008): 157-164. http://dx.doi.org/10.18848/1447-9494/cgp/v15i10/45959.
    Publicado • 10.18848/1447-9494/cgp/v15i10/45959
  41. Huet, I.; Tavares, J.; Costa, N.; Ramos, F.; Caixinha, H.; Holmes, B.. "ICT in higher education: A case study of mediated blended-learning at the University of Aveiro". Proceedings of the 6th IASTED International Conference on Web-Based Education, WBE 2007 (2007): 145-148. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84887295393&partnerID=MN8TOARS.
  42. Huet, I.; Tavares, J.; Costa, N.; Ramos, F.; Caixinha, H.; Holmes, B.. "ICT in higher education: A case study of mediated blended-learning at the University of Aveiro". Proceedings of the 6th IASTED International Conference on Web-Based Education, WBE 2007 (2007): 145-148. http://gateway.webofknowledge.com/gateway/Gateway.cgi?GWVersion=2&SrcAuth=ORCID&SrcApp=OrcidOrg&DestLinkType=FullRecord&DestApp=WOS_CPL&KeyUT=WOS:000246211500026&KeyUID=WOS:000246211500026.
  43. Tavares, José; Pereira, Anabela; Gomes, Ana A.; Cabral, Ana Paula; Fernandes, Cláudia; Huet, Isabel; Bessa, José; Carvalho, Rita; Monteiro, Sara. "Estratégias de promoção do sucesso académico: Uma intervenção em contexto curricular". (2006): http://hdl.handle.net/10400.12/6007.
  44. Tavares,José; Pereira,Anabela; Gomes,Ana A.; Cabral,Ana Paula; Fernandes,Cláudia; Huet,Isabel; Bessa,José; Carvalho,Rita; Monteiro,Sara. "Estratégias de promoção do sucesso académico: Uma intervenção em contexto curricular". (2006): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100007.
  45. Tavares,José; Pereira,Anabela; Gomes,Ana A.; Cabral,Ana Paula; Fernandes,Cláudia; Huet,Isabel; Bessa,José; Carvalho,Rita; Monteiro,Sara. "Estratégias de promoção do sucesso académico: Uma intervenção em contexto curricular". (2006): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100007.
  46. Huet, I.; Pacheco, O.R.; Tavares, J.; Weir, G.. "New challenges in teaching introductory programming courses: A case study". Proceedings - Frontiers in Education Conference, FIE 1 (2004): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-21644452527&partnerID=MN8TOARS.
  47. Huet e Silva, I.; Pacheco, O.; Tavares, J.. "Effects of curriculum adjustments on first-year programming courses: Students' performance and achievment". Proceedings - Frontiers in Education Conference 1 (2003): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-1642479294&partnerID=MN8TOARS.
  48. Huet e Silva, I.; Pacheco, O.; Tavares, J.. "Effects of curriculum adjustments on first-year programming courses: Students' performance and achievment". Proceedings - Frontiers in Education Conference 1 (2003): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-1642479294&partnerID=MN8TOARS.
Capítulo de livro
  1. Isabel Huet; Diogo Casanova; Fabiane Garcia. "The Professional Development of Doctoral Supervisors through an International Lens". 89-105. {BRILL, 2022.
    10.1163/9789004529304_007
  2. Isabel Huet; Cecília Guerra; Betina da Silva-Lopes. "Undergraduate Research in Portugal". In Learning in a Research Environment, 623-631. Cambridge University Press, 2022.
    10.1017/9781108869508.087
  3. Chaló, Paulo; Huet, Isabel; Nikoletou, Dimitra; Pereira, Anabela. "Which competencies are essential to achieving a phd degree? the perceptions of Portuguese PhD supervisors". UA Editora, 2021.
  4. Vieira, Carlos; Vieira, Isabel; Raposo, Luís. "Previsores do desempenho académico no ensino superior". Editora da UFPI, 2014.
  5. Huet, I. Baptista A. V.; Ferreira, C.. "Developing Undergraduate Students' Generic Competencies through Research Activities". editado por Nygaard, C.; Courtney, N.; Bartholomew, P.. 2013.
  6. Vieira, Carlos; Vieira, Isabel; Cachapa, Filipa. "Efeitos do Processo de Bolonha na Procura Global pelo Ensino Superior em Portugal". Ideia Editora, 2012.
  7. Ramos, Fernando; Holmes, Bryan; Leahy, Denise; Dolan, Dudley; Huet, Isabel; Gardner, John; Baldo, Teprine. "Perspectivas e práticas em e-learning no ensino superior e no ensino ao longo da vida em Portugal, na Irlanda e no Reino Unido". Editora Mediação, 2012.
  8. Ramos, Fernando; Huet, Isabel; Costa, Nilza; Sousa, Dayse Neri de. "Programa de Formação Avançada de Docentes do Ensino Superior da Universidade de Aveiro: avaliação de um percurso". Educación Editora, 2012.
  9. Martín Seijo, Maria; Figueiral, Isabel; Bettencourt, Ana M. S.; Gonçalves, António Huet Bacelar; Alves, M. I. Caetano. "A floresta e o mato: exemplos da exploração dos recursos lenhosos pelas comunidades da Idade do Bronze inicial e médio do Noroeste de Portugal". Inbio - Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, 2011.
  10. Ramos, Fernando; Costa, Nilza; Tavares, José; Huet, Isabel. "A staff development program for promoting change in Higher Education teaching and learning practices". Springer, 2006.
Livro
  1. Isabel Huet; Teresa Pessoa; Fátima Teresa Sol Murta. Excellence in Teaching and Learning in Higher Education: Institutional policies, research and practices in Europe. 2021.
    10.14195/978-989-26-2134-0
  2. Huet, Isabel; Nova, Diogo Casa; Baptista, Ana Vitória; Souza, Dayse Neri de; Schreurs, J.; Gudoniene, D.; Rutkauskiene, D.; Karlsson, G.. Pedagogic traditions, skills and competences in Higher Education: comparative analysis. WETEN, Kaunas University of Technology. 2011.
  3. Holmes, B.; Huet, I.; Leahy, D.; Gardner, J.; Dolan, D.; Tavares, J.. Elearning in european higher education: An analysis of present practice in Ireland, Portugal, and the UK, with lessons for the bologna process. 2009.
    10.1007/978-1-4020-9411-8_7
  4. Holmes, Bryn; Ribeiro, Luís Filipe Botelho; Silva, Leonardo Cunha da; Silva, Isabel Huet; Ferreira, Dulce; Neves, José. Ensino inclusivo para deficientes visuais : guia do professor. Cidade Berço. 2008.
  5. Ramos, F.; Costa, N.; Tavares, J.; Huet, I.. A staff development program for promoting change in higher education teaching and learning practices. 2006.
    10.1007/978-0-387-34731-8_52
Poster em conferência
  1. Chaló, Paulo Alexandre Ferreira; Huet, Isabel; Nikoletou, Dimitra; Pereira, Anabela Maria Sousa. "Fatores de risco no bem-estar e saúde mental dos alunos de doutoramento". Trabalho apresentado em 13º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, 2020.
Recurso online
  1. Casanova, Diogo; Huet, Isabel. Toolkit for more inclusive and engaging curriculum. 2018. http://campuspress.uwl.ac.uk/teaching/curriculum-design/tielt/.
Resumo em conferência
  1. Chalo, P.; Huet, Isabel; Nikoletou, Dimitra; Pereira, Anabela Maria Sousa. "Are there key competencies for PhD completion? Perceptions of English and Portuguese supervisors". Trabalho apresentado em SRHE Annual Research Conference 2021, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Marques, Bárbara Machado. "Avaliação da qualidade dos cursos do 1º ciclo na área da educação: proposta de um referencial". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10773/16949.
  2. Mendonça, Maria Constança de Castro Duarte de Barbosa. "Referencias de competências: uma proposta para avaliar a adequabilidade da formação superior em saúde ao mercado de trabalho". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10773/16819.
  3. Figueiredo, Claudia Raquel Cordeiro. "Educação doutoral, epistemologia pessoal e autonomia : uma metodologia mista para a avaliação de competências". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17479.
  4. Baptista, Ana Vitória. "Qualidade do processo de supervisão da investigação doutoral - desenho de um referencial para a sua avaliação e monitorização". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10773/10965.
  5. Azevedo, Liliana Fernanda Moreira Carvalho Bastos. "Avaliação das aprendizagens no ensino superior: estudo de um sistema de avaliação nas unidades curriculares de projeto de simulação empresarial". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9153.
  6. Valente, Maria Manuel Barbosa. "Avaliação da integração dos alunos nos cursos de educação e formação". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/10094.
  7. Oliveira, Ana Maria Duarte de. "Portfólio como ferramenta pedagógica na aprendizagem da língua inglesa: avaliação da sua utilização no desenvolvimento de competências dos estudantes". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10773/9820.
  8. Ribeiro, Cláudia Sofia Martins Fernandes. "Literacias e numeracias na promoção do desenvolvimento do jovem adulto no ensino superior". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10773/14441.
  9. Silva, Isabel Huet e. "Teaching and academic success in higher education: case study: teaching and learning of programming at the Universities of Aveiro and Strathclyde". Doutoramento, 2005. http://hdl.handle.net/10773/4559.

Outros

Outra produção
  1. Testemunho de uma supervisora de doutoramento a distância. Microcredenciais em Supervisão da Investigação Pós-Graduada. Coordenação científica: Isabel Huet. Entrevista a uma supervisora de doutoramento a distância da Universidade de Liverpool, Reino Unido - Professora Doutora Lucilla Crosta para partilhar a sua experiência de supervisão de doutoramentos a distância.. Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - UAb Impulso 2025. 2023. Huet, Isabel. http://hdl.handle.net/10400.2/13764.
  2. Como posso ajudar os meus estudantes a gerir o desenvolvimento das suas competências enquanto jovens investigadores?. Microcredenciais em Supervisão da Investigação Pós-Graduada. Coordenação científica: Isabel Huet. Recurso multimédia que sistematiza a importância do desenvolvimento de competências dos jovens investigadores.. 2023. Huet, Isabel. http://hdl.handle.net/10400.2/13760.
  3. Como dou feedback ao trabalho dos estudantes?. Microcredenciais em Supervisão da Investigação Pós-Graduada. Coordenação científica: Isabel Huet. Apresentação sumária da definição de supervisão da investigação pós-graduada e qualidade do processo de supervisão.. Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - UAb Impulso 2025. 2023. Huet, Isabel. http://hdl.handle.net/10400.2/13759.
  4. Quais são as nossas práticas e abordagens de supervisão?. Microcredenciais em Supervisão da Investigação Pós-Graduada. Coordenação científica: Isabel Huet. Refletir sobre as práticas e abordagens de supervisão a distância com o objetivo de melhorar a prática de supervisão/orientação de estudantes de mestrado ou doutoramento.. Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - UAb Impulso 2025. 2023. Huet, Isabel. http://hdl.handle.net/10400.2/13762.
  5. Testemunho de uma estudante de mestrado. Microcredenciais em Supervisão da Investigação Pós-Graduada. Coordenação científica: Isabel Huet. Entrevista a uma estudante do Mestrado em Supervisão Pedagógica da Universidade Aberta, Portugal – Dra. Cláudia Costa.. Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - UAb Impulso 2025. 2023. Huet, Isabel. http://hdl.handle.net/10400.2/13763.
  6. O que entendemos como uma supervisão de qualidade a distância?. Microcredenciais em Supervisão da Investigação Pós-Graduada. Coordenação científica: Isabel Huet. Recurso multimédia que explora o conceito de supervisão da investigação a distância de qualidade.. 2023. Huet, Isabel. http://hdl.handle.net/10400.2/13761.
  7. Provas de Agregação em Educação e Ensino a Distância: lição, relatório e curriculum. Provas de Agregação em Educação e Ensino a Distância apresentadas à Universidade Aberta em 30.03.2022. 2022. Huet, Isabel. http://hdl.handle.net/10400.2/11954.
  8. Guia para a preparação de provas com consulta. Pretende-se com este guia facultar aos docentes algumas considerações e recomendações para a preparação e realização de provas com consulta. Embora este tipo de avaliação seja comum nos cursos de 2º e 3º ciclo, é importante destacar alguns aspetos importantes sobre este tipo de avaliação que devem ser considerados na preparação dos enunciados das provas das Unidade Curriculares (UCs) de licenciatu. 2021. Neves, Claudia; Barros, Daniela Melaré Vieira; Huet, Isabel; Henriques, Susana. http://hdl.handle.net/10400.2/11329.
  9. Construção de um referencial de avaliação para monitorar e avaliar a qualidade da investigação um projecto na Universidade de Aveiro. 2011. Cabral,Ana Paula; Huet,Isabel; Elton,Lewis. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100014.
  10. Construção de um referencial de avaliação para monitorar e avaliar a qualidade da investigação um projecto na Universidade de Aveiro. 2011. Cabral,Ana Paula; Huet,Isabel; Elton,Lewis. http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502011000100014.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2014/01/01 - 2023/03/30 Avaliação do ensino centrado no estudante nos Cursos de Engenharia da Universidade de Aveiro. · Programa Doutoral em Educação · Universidade de Aveiro · Orientador
Orientador de Carla Susana Nunes Ferreira Vieira
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2023 - 2023 Ode à pedagogia no ensino superior: a indagação da pedagogia ao serviço do desenvolvimento profissional docente
Orientador
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2013 - 2013 Referenciais de competências: uma proposta para avaliar a adequabilidade da formação superior em saúde ao mercado de trabalho
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 Educação doutoral, epistemologia pessoal e autonomia: uma metodologia mista para a avaliação de competências
Coorientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 - 2012 Avaliação do ensino centrado no estudante nos Cursos de Engenharia da Universidade de Aveiro
Orientador
Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2008 - 2008 Qualidade do processo de supervisão da investigação doutoral: desenho de um referencial para a sua avaliação e monitorização
Orientador
Didáctica e Formação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
Distinções

Título

2021 Invited Research Fellow in Education
2017 Honorary Doctoral Supervisor in Education
University of Liverpool, Reino Unido
2014 Senior Fellow da Advance HE
Advance HE London, Reino Unido

Outra distinção

2003 Short Grant Award
2003 Best paper award
2002 Short Grant Award
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal